Notícias

por Interlegis — publicado 13/06/2018 08h16, última modificação 29/09/2022 10h54
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Presidente da Câmara sugere a implantação de parque infantil no Novo Centro

por Dirceu Portugal publicado 27/11/2023 18h02, última modificação 27/11/2023 18h02

Com o objetivo de atender aos pedidos dos moradores do bairro Novo Centro, o presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira (27), uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo a implantação de um playground - parque infantil - na Praça Luiz Massareto, localizada entre a Avenida Irmãos Pereira, Rua Francisco Alves Sobrinho e Rua Rodolpho Elias Bueno.

A Indicação será encaminhada à prefeitura através de um ofício.

“Em conversa com os membros da Associação de Moradores do Jardim Novo, eles solicitaram a implantação de um espaço onde as crianças possam desenvolver as atividades de recreação e lazer, e também para que o espaço contribua com o desenvolvimento da educação esportiva e social”, comentou Martins. “Os moradores comentaram que no bairro não há um parque infantil para o convívio das crianças”, disse.

Câmara discute e vota pauta na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 24/11/2023 15h42, última modificação 24/11/2023 15h42

Os 13 parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário na próxima segunda e terça-feira, (dias 27 e 28 respectivamente), para debater e aprovar - em primeiro e segundo turno - de discussão e votação, a pauta de trabalhos.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira (27), o acesso a sessão pode ser feito através do link https://www.youtube.com/watch?v=oILI67RFjuw. Na terça-feira (28), o acesso se dá por meio de um click no endereço https://www.youtube.com/watch?v=U69vboWWx7E

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara de Campo Mourão, serão apresentadas aos parlamentares, dois projetos de Leis de autoria do Poder Executivo, sendo um que solicita autorização para permutar imóvel do poder público, e outro que institui no município, a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate ao uso de drogas.

Serão apresentadas também 30 indicações, 08 requerimentos, ofícios da prefeitura em respostas aos requerimentos dos parlamentares de Campo Mourão, e a apresentação para conhecimento da Casa de Leis, de cinco projetos de autoria dos vereadores Escrivão Parma, Jadir Soares ‘Pepita’, Marcio Berbet, Subtenente Macedo e um de autoria da Mesa Executiva da Câmara.  

O vereador e líder do governo no Legislativo, Escrivão Parma, apresenta na sessão de segunda-feira (27), para conhecimento dos demais parlamentares, os projetos de Leis, denominando Playsan Walter, o prédio do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Campo Mourão, localizado na Rua das Andorinhas, no Jardim Gutierrez, e o projeto Instituindo a Lei de apoio às atividades turísticas no município.

O parlamentar Marcio Berbet apresenta o projeto de Lei 245/2023, que institui a política de proteção aos direitos da pessoa com câncer no município e o vereador Jadir Soares ‘Pepita’, o projeto de Lei 241/2023 que declara de utilidade pública o Instituto São José de Viola Caipira.

A Mesa Executiva da Câmara apresenta o projeto de Lei 240/2023, que altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei 4267, de 21 de dezembro de 2021, que dispõe sobre a concessão do auxílio-alimentação aos servidores públicos ativos efetivos e aos servidores ocupantes de cargos de provimentos em Comissão no Legislativo.  

O vereador Subtenente Macedo apresenta o projeto de Lei 247/2023, denominando vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), o nome do Centro Esportivo e Lazer – anexo ao Parque municipal governador Pedro Viriato Parigot de Souza.

O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), faleceu em julho do ano passado após se envolver em um grave acidente de moto no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá. Tucano como era conhecido estava no segundo mandato de vereador, fazia parte da Mesa Diretiva do Legislativo, como primeiro secretário e também exercia a presidência da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO). Tucano foi eleito no primeiro mandato em 2016 com 2.094 votos e reeleito em 2020 com 939 votos.

Após a apresentação dos projetos, os parlamentares discutem e votam em primeiro turno, as matérias constantes na pauta da Ordem do Dia. Serão sete projetos de Leis, sendo cinco de autoria dos vereadores, Bina, Marcio Berbet e Escrivão Parma, e dois, do Poder Executivo.     

‘Pepita’ apresenta várias Indicações sugerindo obras na cidade

por Dirceu Portugal publicado 22/11/2023 17h41, última modificação 22/11/2023 17h41

Na última sessão ordinária do Legislativo de Campo Mourão, o vereador Jadir Soares ‘Pepita’ apresentou várias Indicações com sugestões de obras na cidade ao Poder Executivo. Todos os documentos foram encaminhados à prefeitura, através de ofícios, para providencias das secretarias.

Entre as Indicações, “Pepita’ sugeriu a instalação de uma placa de sinalização proibido estacionar no acesso de carga e descarga do estabelecimento, localizado na Rua Araruna, ao lado do número 1292, na esquina com a Avenida Comendador Norberto Marcondes, no centro.

“A Indicação é uma solicitação do proprietário do estabelecimento por enfrentar dificuldades em acessar o setor de carga e descarga”, comentou o vereador.

O proprietário do estabelecimento comercial contou que a falta da placa de sinalização deixa-o em uma situação difícil. Ele lembrou que mesmo com a guia rebaixada, os motoristas - por lapso ou desconhecimento - insistem em estacionar em frente ao acesso, causando os mais diversos tipos de transtornos.

Outra Indicação, sugere a implantação da sinalização vertical e horizontal, com placas de via preferencial, pintura na via com a expressão PARE e pintura de faixa de pedestre, estacionamento de autos, nas seguintes vias do Jardim Veneza; Rua João Covalski Filho, Rua Jorge José dos Santos, Rua lzabel Montesino, e Rua Armando Russo.

“A Indicação tem por objetivo atender aos pedidos dos moradores, os locais citados estão sem as devidas sinalizações de trânsito correta, deixando o lugar perigoso, colocando em riscos os motoristas e pedestres que trafegam pelas ruas citadas”, argumentou ‘Pepita’.

Ele também sugeriu, a construção de um parque infantil (minicidade) com quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal, com vias de sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia e rotatória, nas imediações do Centro da Juventude ltachir Tagliari, localizado na Rua Robson Daciuk Paitach, no bairro Jardim Aeroporto.

“A Indicação é necessária para que as crianças aprendam na prática como funciona o trânsito, os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. As crianças terão oportunidades de participar ativamente aprendendo e também, orientar os pais de como funciona o trânsito no dia a dia”, disse o parlamentar.

Ele sugeriu também, a mudança do estacionamento para somente um lado da via, na Rua Caçanjure, trecho entre a Rua João Vecchi e Avenida Manoel Nogueira, no bairro Jardim Lar Paraná, nas proximidades do Colégio Estadual Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira.

“A Indicação atende os pedidos dos moradores, pois a rua tem um grande tráfego de veículos, por conta do Colégio Estadual Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira, e além de a rua ser estreita, tem veículos estacionados nos dois lados da via, dificultando e impedindo o tráfego de carros, vans escolares e ônibus”.

Macedo sugere a doação de terreno para a construção de casas populares

por Dirceu Portugal publicado 20/11/2023 17h50, última modificação 20/11/2023 17h50

Na última sessão ordinária do Legislativo de Campo Mourão, o vereador Subtenente Macedo, apresentou uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a doação de uma área para construção de casas populares, através da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

Segundo Macedo, a sugestão para a doação do terreno foi feita, após inúmeros pedidos de mourãoenses. “São pessoas que dependem da ajuda do governo e também necessitam de moradias, construídas pela Cohapar, onde as prestações são menores por conta de as casas serem subsidiadas pelo governo do estado”, comentou.

A Indicação aprovada em plenário foi encaminhada - através de ofício - ao Poder Executivo.

 

 

Vereadores participam da entrega de honraria à Igreja Adventista de CM

por Dirceu Portugal publicado 16/11/2023 18h58, última modificação 16/11/2023 18h58

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e o vereador Tio Leco, participaram na noite do último dia 15, da entrega da Menção Honrosa à Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A homenagem de autoria do deputado estadual Douglas Fabricio foi concedida pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), e entregue ao pastor Álvaro Martinho e aos fiéis presentes no culto. “A homenagem foi aprovada por unanimidade na Assembleia e é um reconhecimento pelo aniversário da fundação da Igreja”, comentou Fabricio.     

A honraria foi concedida em comemoração aos 80 anos da fundação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Campo Mourão.

“É uma singela homenagem pelo aniversário da fundação da igreja e também por todo o trabalho dos pastores em prol da comunidade de Campo Mourão”, disse Martins.

 

Parlamentares participam da inauguração de quiosque no centro de CM

por Dirceu Portugal publicado 16/11/2023 17h58, última modificação 16/11/2023 17h58

Os vereadores Bina, Marcio Berbet, Miltinho Cidade Nova e a Procuradora da Mulher de Campo Mourão, vereadora Naiany Hruschka Salvadori, participaram na manhã desta quinta-feira (16), da inauguração de mais um quiosque reformado e adequado ao novo padrão definido pelo município de Campo Mourão. O espaço, que irá comercializar sorvetes, recebeu investimentos na revitalização e novas máquinas.

O empreendedor João José Coelho destacou que valeu a pena o esforço e o investimento no ramo em que já atua e que promete muito movimento neste fim de ano. A concessão de uso é por 10 anos e a revitalização do espaço é por conta de cada empreendedor.

O investimento total dos empreendedores nos quiosques licitados é de quase R$ 1 milhão, sem dinheiro público. O valor varia de R$ 15 mil a R$ 302,5 mil conforme o tamanho e finalidade do quiosque.

"Era necessário regularizar a situação desses espaços públicos para garantir mais segurança jurídica aos empreendedores. Todos ganham e esse modelo de regularização não tem nenhuma despesa por parte do município”, enfatizou o prefeito Tauillo Tezelli.

Vereadora Naiany participa da Conferência Nacional de Educação em CM

por Dirceu Portugal publicado 14/11/2023 18h15, última modificação 14/11/2023 18h15

A Procuradora da Mulher e vereadora de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori, participou nesta terça-feira (14), da Conferência Nacional de Educação (CONAE), realizada em Campo Mourão para discutir e elaborar as diretrizes para o Plano Nacional de Educação, que neste ano tem como tema, "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".

O Plano terá validade para os próximos 10 anos. O CONAE desempenha um papel essencial na formulação de políticas educacionais no Brasil, promovendo discussões e diretrizes para o setor.

Legislativo entrega Prêmio Servidor do Ano

por Dirceu Portugal publicado 14/11/2023 17h52, última modificação 14/11/2023 17h52

 O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e os vereadores Escrivão Parma e Bina, participaram na tarde desta terça-feira (14), na Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, da entrega do Prêmio Servidor do Ano, aos servidores eleitos, escolhidos através de votação pelos colegas de trabalho.

No Legislativo, o servidor eleito foi Flavio Augusto de Mattos. Cada servidor escolhido recebeu uma placa de homenagem do município e uma airfrayer patrocinada pelo Sicoob, Santander, Sindiscam e Assercam.

“A premiação é uma forma de valorizar o servidor que trabalha pela coletividade do nosso município”, lembrou Martins.

Tio Leco sugere a construção de coberturas em escolas para proteger alunos em dias chuvosos

por Dirceu Portugal publicado 13/11/2023 17h34, última modificação 13/11/2023 17h34

O vereador Tio Leco apresentou na última sessão ordinária da Câmara, duas Indicações sugerindo ao Poder Executivo, a construção de coberturas em duas escolas municipais para proteger pais e alunos em dias chuvosos.

Na primeira, o parlamentar sugeriu a construção de uma cobertura do portão da entrada de alunos até o prédio em frente à Escola Municipal Gurilândia, localizada na Rua Guarapuava, esquina com a Avenida Jorge Walter.

“A lndicação tem por objetivo atender as solicitações dos pais. Segundo eles, os alunos ficam na chuva nos horários de entrada e saída da escola. Os profissionais das Vans também fizeram o mesmo pedido, eles têm de levar e buscar os alunos, e em dias chuvosos, ambos acabam se molhando muito. A instalação ou construção de uma cobertura iria facilitar a vida de todos”, comentou Tio Leco.

A mesma sugestão foi feita pelo parlamentar, para o CMEI Mundo Encantado, localizado na Rua Carlos Hakner, entre as Ruas Mogno e Rua Angelim no Jardim Flora.

“Nesse estabelecimento de Educação, os alunos, pais e motoristas de vans, enfrentam o mesmo dilema, a falta de uma cobertura em dias chuvosos”, lembrou Tio Leco.   

 

Vereadores de CM realizam sessões no início da próxima semana

por Dirceu Portugal publicado 10/11/2023 17h02, última modificação 10/11/2023 17h02

Os treze parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, na próxima segunda-feira (13), e terça-feira (14), a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos legislativos.

As sessões serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda, os moradores podem acompanhar o debate acessando https://www.youtube.com/watch?v=3Dg_wm5OAkY. Para assistir a sessão da terça-feira, um click no link https://www.youtube.com/watch?v=MVD0Hgd-lss.  

Pelo roteiro, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira - no início da sessão - serão apresentados em plenário para conhecimento dos parlamentares, dois projetos de Leis (PL) de autoria do Poder Executivo, dois (PL) de autoria do vereador, Escrivão Parma, líder do governo no Legislativo e um projeto de Resolução, de autoria de Paulo Pilatte com assinaturas dos outros 12 integrantes da Casa de Leis.     

Também serão votados 28 Indicações, cinco requerimentos, ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos e prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão.

Em primeiro turno, serão discutidos e votados sete projetos de Leis, todos de autoria do Poder Executivo.

Câmara de CM homenageia OAB com Comenda 10 de outubro

por Dirceu Portugal publicado 10/11/2023 12h57, última modificação 10/11/2023 12h57

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão homenagearam em uma sessão solene na noite da última quinta-feira (09), a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a Comenda 10 de outubro.

A sessão foi presidida pelo vereador Bina com a participação dos parlamentares Marcio Berbet, Paulo Pilatte, Toninho Machado e Escrivão Parma, autor do Projeto de Resolução que homenageou a (OAB), pelos seus 45 anos em Campo Mourão.    

“A Subseção em Campo Mourão desempenha um papel fundamental na garantia da justiça, na defesa dos direitos dos cidadãos e na promoção do Estado de Direito”, comentou Parma, durante a entrega da Comenda ao presidente da Ordem, Andrey Legnani.

Parma lembrou a importância da (OAB). “Em primeiro lugar, a Ordem em Campo Mourão é responsável por zelar pela ética e disciplina dos advogados da região. Através de seu sistema de fiscalização e controle, a OAB assegura que os advogados exerçam sua profissão de forma íntegra e de acordo com as normas estabelecidas, o que contribui para a confiança na advocacia local e para a proteção dos interesses dos clientes”, disse.

A Subseção da OAB em Campo Mourão foi instalada em 1976. “Nesse ano, a Subseção da Ordem completa 45 anos de existência, desempenhando um trabalho fantástico em prol dos advogados e da comunidade”, lembrou.

A atual diretoria é composta pelo presidente, Andrey Legnani, Anderson Carraro Hernandes (vice-presidente), Vainer Martins Reis (secretário geral), Jalane Tansin Kloster Ferreira (secretária-geral adjunto) e Ana Cristina González Sánchez (tesoureira).

Presidente do Legislativo sugere rampas e piso tátil na Avenida de acesso a UBS

por Dirceu Portugal publicado 09/11/2023 15h54, última modificação 09/11/2023 15h54

Edilson Martins apresentou na última sessão ordinária do Legislativo, uma Indicação, aprovada por unanimidade, sugerindo ao Poder Executivo, a adequação no passeio público, com rampas de acesso para cadeirantes e piso tátil para deficientes visuais.

A sugestão de Martins é para que seja implantado na Avenida Pedro Viriato de Souza Filho, desde a Rua Arquiteto Hamilton Tavela Borges até a Unidade Básica de Saúde, Diogo Ferraz Salvador, no bairro Jardim Paulista.

De acordo com o parlamentar, a Indicação com a sugestão foi apresentada, após os inúmeros pedidos dos moradores que trafegam pelo local. É de extrema importância pelo fato de o trecho não oferecer acesso aos portadores de necessidades especiais”, lembrou.

Martins comentou a respeito da regulamentação dos espaços públicos para facilitar a interação, entre pessoas com deficiência, oportunizando a plena e efetiva participação na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. “As calçadas estão obstruídas e em alguns pontos nem calçamento possuí, tornando inacessível até mesmo para quem não tem deficiência”, disse.

 

 

Olivino Custódio cobra esclarecimento da Copel sobre queda diária de energia em CM

por Dirceu Portugal publicado 08/11/2023 12h30, última modificação 08/11/2023 12h30

As constantes reclamações de consumidores da Companhia Paranaense de Energia (Copel), por conta da frequente queda de energia em residências e pontos comerciais em Campo Mourão, levou o vereador Olivino Custódio, a apresentar um requerimento - aprovado na última sessão ordinária - cobrando explicações da Companhia.   

No documento enviado à empresa do setor elétrico, o parlamentar fez vários questionamentos sobre os motivos da queda diária e constante de energia em todos os bairros da cidade. “A Companhia está notificando os moradores com antecedência dos horários que irão ocorrer as quedas? Em caso de desligamento não programado, se ocorrer a queima de aparelhos dos consumidores a Companhia está ciente do ressarcimento? A empresa está tomando alguma atitude para solucionar o problema? Qual é o prazo para a normalização da energia na cidade?”, questiona Custódio.

De acordo com o parlamentar, os moradores e comerciantes estão indignados com a falta de informações e de energia. “Centenas de consumidores me procuraram buscando informações e orientações sobre esse problema diário e constante. Os comerciantes estão tendo prejuízos. Eles precisam de energia para refrigerar os produtos, que acabam perdendo qualidade para o consumo, quando há falta de luz. Os consumidores ficam sem energia e também sem informações, motivos que me levaram a apresentar o Requerimento cobrando informações da Copel. Esse problema está incomodando e gerando prejuízos aos moradores de Campo Mourão”, comentou.

O requerimento foi encaminhado pela Câmara, através de ofício, à Copel.

Vereador sugere a instalação de lixeiras para colaborar com o Meio Ambiente

por Dirceu Portugal publicado 07/11/2023 10h48, última modificação 07/11/2023 10h48

Para deixar a cidade ainda mais limpa e agradável, colaborando principalmente com o Meio Ambiente, o vereador Miltinho Cidade Nova, apresentou na última sessão ordinária do Legislativo, uma Indicação, aprovada por unanimidade, sugerindo ao Poder Executivo a instalação de lixeiras na Avenida João Batista Salvadori - entre a Rua Apolônia Carmelina Bertoglio no conjunto Bella Vista, até a Rua Jose de Oliveira Rosa, no Conjunto Residencial Fortunato Perdoncini.

O pedido para a instalação das lixeiras foi feito pelo parlamentar, após receber pedidos por parte dos moradores, de pessoas que utilizam as ruas e avenidas para ir e vir do trabalho ou fazer caminhadas, e também, depois de presenciar pessoas jogando na rua e na ciclovia, garrafas plásticas, papel e outros tipos de lixo.

A sugestão do vereador é para que a prefeitura instale uma lixeira a cada 200 metros. “Os munícipes pedem a instalação das lixeiras, por conta da grande quantidade de pedestres e ciclistas que circulam pela avenida, a qual serve de trajeto até o Hospital Santa Casa e também para as caminhadas e ciclismo. Eles usam garrafas plásticas de água e outras embalagens e após o uso, precisam descartar esses materiais”, disse o parlamentar. “A instalação dessas lixeiras vai deixar nossa cidade ainda mais limpa e, principalmente, vamos colaborar com o Meio Ambiente”, destacou ele.

‘Pepita’ sugere a instalação de academia e parque infantil com brinquedo para crianças com necessidades especiais

por Dirceu Portugal publicado 01/11/2023 18h12, última modificação 01/11/2023 18h12

O vereador Jadir Soares ‘Pepita’ apresentou na última sessão ordinária do Poder Legislativo, uma Indicação, sugerindo a prefeitura a instalação de uma Academia da Primeira ldade (APl), da Terceira ldade (ATl) e um parque infantil com pelo menos um brinquedo adaptado para crianças com necessidades especiais.

A Indicação foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao Poder Executivo, através de um ofício.

‘Pepita’ sugeriu a implantação da academia no terreno localizado na Rua Erica Labes, no trecho entre a Rua Antônio Manfrini e Rua Luiz Zanotin, no Jardim lpanema.

“A Indicação tem por objetivo atender uma reivindicação dos moradores tendo em vista que com um parque infantil e academia da primeira e da terceira idade, a comunidade do bairro terá lazer e melhor qualidade de vida”, comentou o vereador.

Bina sugere a construção de parque infantil no Ilha Bela e Jardim Europa

por Dirceu Portugal publicado 01/11/2023 17h29, última modificação 01/11/2023 17h29

O vereador Ibneias Teixeira (Bina), apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, duas Indicações - aprovadas por unanimidade - sugerindo ao Poder Executivo, a construção de dois parques infantis em dois bairros de Campo Mourão.

Na primeira Indicação, Bina sugere que seja construído um parque com (playground), no Conjunto Residencial Ilha Bela, localizado na Rua Alexandre Tomporoski, entre as Ruas, João Batista Perdoncini e Airton Albuquerque.

Na outra Indicação, o parlamentar sugere a construção de um outro parque infantil - com (playground) - no Jardim Europa, localizado na Rua Pioneiro Sebastião Albino Leme, entre as Ruas Itália e Grécia.

“As indicações atendem as reivindicações dos moradores, visto que com os parques infantis instalados, as crianças terão mais qualidade de vida e lazer”, disse Bina.

Os dois documentos foram encaminhados, através de ofício, ao Poder Executivo.  

Vereadores se reúnem com Comitê de Crise após vendaval deixar rastro de destruição e prejuízos em CM

por Dirceu Portugal publicado 31/10/2023 15h57, última modificação 31/10/2023 15h57

Minutos antes do início da sessão ordinária desta terça-feira (31), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reuniram com o Comitê de Crise - Defesa Civil, secretaria de Obras, Coordenação Geral e secretaria de Meio Ambiente - para discutir ações que possam colaborar com o Executivo, após o vendaval no final da tarde da última segunda-feira (30), que deixou um rastro de destruição e prejuízos na cidade.   

O temporal teve início por volta das 17h15, durou cerca de cinco minutos, mas foi o suficiente para derrubar centenas de árvores em cima de carros, arrebentar e derrubar postes, fachadas de lojas, destelhar casas, prédios públicos e deixar as escuras inúmeros bairros e o centro da cidade. O segundo andar do Legislativo teve o acesso restrito aos funcionários, após os ventos fortes arrancarem parte das telhas de acrílico dos corredores.

“Foram repassadas todas as ações que estão sendo realizadas pelo Executivo, após esse vendaval que deixou um rastro de destruição e prejuízos em Campo Mourão. Os vereadores representam a população e eles são procurados pelos moradores para falar e orientar sobre o que fazer em casos de quedas de árvores, suspensão de atendimentos em unidades básicas de Saúde, escolas e CMEIS, entre outros assuntos”, disse o Coordenador Geral do município, Sergio Henrique dos Santos.

Ele comentou ainda, que os parlamentares podem ajudar o município. “Com políticas públicas emergenciais, e também auxiliando com informações para a população sobre as ações que estão sendo realizadas para que tudo retorne à normalidade”.

O vereador e líder de governo na Câmara, Escrivão Parma destacou a importância da reunião com órgãos públicos empenhados na solução dos problemas causados pelo vendaval. “Através da nossa articulação, a Defesa Civil e os secretários expuseram as ações para que possamos colaborar com medidas para ajudar o município”, comentou Parma.

O presidente em exercício da Câmara, vereador Miltinho Cidade Nova, lembrou que após o temporal, centenas de moradores ligaram pedindo informações e orientações. “O diálogo com o Comitê de Crise foi muito importante, pois a partir das informações sobre as ações da prefeitura, podemos orientar a comunidade quanto a queda de árvores, falta de luz, água, internet, atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre outros assuntos relacionados aos estragos causados pelo vendaval em Campo Mourão. Durante a reunião tiramos dúvidas - com os integrantes do Comitê - para repassar aos moradores”, lembrou Miltinho Cidade Nova.

Bancos terão de implantar escudos no interior de agências

por Dirceu Portugal publicado 30/10/2023 18h15, última modificação 30/10/2023 18h15

O vereador e líder de governo na Câmara de Campo Mourão, Escrivão Parma, apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira (30), um projeto de Lei, que prevê a implantação de escudo de proteção balística aos vigilantes.

O projeto apresentado para conhecimento dos demais parlamentares segue para análise dos membros das Comissões Parlamentares da Casa de Leis para na sequência ser levado ao plenário para votação.

De acordo com o autor da proposta, os escudos serão importantes por conta dos riscos os quais os vigilantes estão expostos. “Esse projeto é de suma importância para a segurança dos trabalhadores envolvidos. As agências bancárias são frequentemente alvo de crimes violentos, colocando em risco a vida dos trabalhadores da área de segurança. A instalação de escudos de proteção balística é uma medida preventiva que pode proteger os trabalhadores de possíveis ameaças à sua segurança”, comentou Parma.

Ele lembrou ainda que a implantação da proteção aos vigilantes é uma questão de responsabilidade social e empresarial. “As agências bancárias, como parte integrante da comunidade, têm a responsabilidade de garantir um ambiente de trabalho seguro para seus funcionários. A aprovação deste projeto de Lei não só protegerá os trabalhadores da área de segurança, mas também enviará uma mensagem à comunidade sobre a importância da segurança no local de trabalho”.

O parlamentar acredita que aprovação do projeto e a implantação dos escudos por parte das agências, poderá incentivar outras empresas a tomar a mesma iniciativa. “Contribuindo para um ambiente mais seguro para todos”, destacou Parma.

 

Parlamentares participam da inauguração da nova sede do Procon em CM

por Dirceu Portugal publicado 27/10/2023 22h49, última modificação 27/10/2023 22h49

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e os vereadores, Bina, Jadir Soares (Pepita) e Toninho Machado, participaram no final da tarde desta sexta-feira (27), da inauguração da nova sede do Procon, na cidade.

“É um momento impar para a cidade e um investimento que irá beneficiar os consumidores de Campo Mourão. É um órgão importante que tem por objetivo ajudar as pessoas que necessitam de apoio e orientação em relação aos seus direitos”, comentou Martins.

O imóvel localizado na Avenida Comendador Norberto Marcondes, 1314, entre as ruas Brasil e Francisco Albuquerque, foi adquirido pelo município, autorizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Consumidor.

“Essa sede própria representa uma conquista coletiva para todos os mourãoenses e um reconhecimento do trabalho que estamos fazendo para nossos consumidores”, disse o diretor do Procon, Sidnei Jardim.

Vereadores de CM se reúnem na próxima segunda e terça-feira para votar pauta de trabalhos

por Dirceu Portugal publicado 27/10/2023 21h29, última modificação 27/10/2023 21h29

Os 13 parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, na próxima segunda-feira (30), e terça-feira (31), a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos legislativos.

As sessões serão transmitidas pelo Youtube. Os moradores podem acompanhar o debate na segunda-feira (30), através do link https://www.youtube.com/watch?v=vdhe4bdHqQI. Na terça-feira (31), para assistir a sessão, basta dar um clique no link https://www.youtube.com/watch?v=IXGFIS8jwC4.

Pelo roteiro liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, serão apresentados para conhecimento do Legislativo, seis projetos de Leis, de autoria do Poder Executivo, quatro projetos de Leis e dois projetos de Resolução de autoria dos vereadores.

Em primeiro turno - serão discutidos e votados três projetos de Leis, sendo um de autoria do Executivo, dois de autoria do vereador e líder do governo na Casa de Leis, Escrivão Parma e uma Indicação Legislativa, também de autoria do parlamentar Parma.  

Serão votados também 23 indicações, sendo duas Indicações Legislativas, 10 requerimentos e ofícios de órgãos do governo do estado e de secretarias municipais, em respostas aos requerimentos dos vereadores de Campo Mourão.

Câmara realiza duas sessões extraordinárias para votar três projetos de Leis

por Dirceu Portugal publicado 25/10/2023 18h15, última modificação 25/10/2023 19h28

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário amanhã (quinta-feira, 26), para debater e aprovar - em primeiro de discussão e votação - três projetos de Leis, de autoria do Poder Executivo. A mesma ação acontece na sexta-feira (27), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Para assistir, os moradores devem acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=qFoF5W_mZuE. Para ter acesso ao debate na sexta-feira, basta dar um click no link https://www.youtube.com/watch?v=1bjZzBMGJKA.

Pelo roteiro, serão debatidos e votados os projetos de Leis; 206/2023, autorizando o Executivo a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar de R$ 1,4 milhão no orçamento de Campo Mourão, no exercício financeiro de 2023 e o projeto 209/2023, autorizando o Executivo a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar de R$ 3,5 milhões no exercício deste ano.

Os vereadores também irão analisar e colocar em votação, o projeto 210/2023, que autoriza o Executivo a efetuar a abertura de crédito adicional suplementar de R$ 581,358 mil no orçamento, exercício 2023.

Os três projetos foram amplamente discutidos e receberam pareceres favoráveis das Comissões Permanentes da Casa de Leis.

 

Líder de governo no Legislativo sugere a construção de uma Praça no Sol Nascente

por Dirceu Portugal publicado 25/10/2023 12h27, última modificação 25/10/2023 12h27

O vereador e Líder de governo na Casa de Leis de Campo Mourão, Escrivão Parma, protocolou uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a construção de uma Praça no bairro Jardim Sol Nascente.

Parma sugeriu a implantação da Praça com bancos, academia da Terceira Idade, parquinho infantil, paisagismo e pista de caminhada. “A ideia é proporcionar qualidade de vida e um local com toda a infraestrutura necessária para dar conforto aos moradores”, disse Parma.

O documento aprovado em plenário por unanimidade foi encaminhado à prefeitura.

Parlamentar sugere a construção de ciclovia entre Cidade Nova e Jardim Alvorada

por Dirceu Portugal publicado 25/10/2023 12h04, última modificação 25/10/2023 12h04

O vereador Miltinho Cidade Nova protocolou uma Indicação, aprovada na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, sugerindo ao Poder Executivo, a construção de uma ciclovia na extensão da Avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira, entre a Perimetral Presidente Tancredo de Almeida Neves, no Jardim Alvorada até a Avenida João Batista Salvadori, no Jardim Cidade Nova.

A sugestão do parlamentar tem por objetivo garantir mais segurança aos ciclistas que trafegam pelas ruas e avenidas da região. “Os munícipes clamam por esta ciclovia para ter mais tranquilidade e segurança ao trafegar pela região”, comentou Miltinho Cidade Nova.

A Indicação, aprovada por unanimidade, foi encaminhada através de ofício ao Poder Executivo.   

Legislativo homenageia presidente das Igrejas Evangélicas com título de Cidadania Honorária

por Dirceu Portugal publicado 23/10/2023 18h10, última modificação 23/10/2023 18h10

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, os vereadores Tio Leco e Olivino Custódio, o prefeito Tauillo Tezelli, o deputado estadual, Douglas Fabrício e a vice-prefeita Fátima Nunes, entregaram na última sexta-feira (20), o título de Cidadania Honorária ao pastor e presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus, do Paraná (Cieadep), Perci Fontoura.

A homenagem - de autoria do vereador e presidente do Legislativo - Edilson Martins com assinatura dos demais parlamentares foi entregue durante uma sessão solene realizada no salão do Recanto do Criador.

Conhecido no Paraná e fora do país, Pastor Perci, além de estar presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Paraná (Cieadep), exerce a vice-presidência da instituição no Brasil, liderando cerca de 22,5 milhões de fieis.

“Junto a Assembleia de Deus, ele realiza um trabalho reconhecido nacionalmente, voltado à sociedade. A homenagem singela é uma gratidão às ações realizadas pelo pastor Perci frente às Assembleias de Deus no país”, comentou o presidente do Legislativo, Edilson Martins. “As igrejas tem um papel fundamental e são reconhecidas por realizar um trabalho social, espiritual e material colaborando diretamente e desonerando o Poder Público”, lembrou Martins.

Legislativo assina contrato para implantação de ponto de entrega de resíduos

por Dirceu Portugal publicado 20/10/2023 18h44, última modificação 20/10/2023 18h44

O vereador Escrivão Parma (Líder de governo no Legislativo), assinou na tarde desta sexta-feira (20), junto com o prefeito Tauillo Tezelli, o contrato com a empresa que executará o projeto para a implantação de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos.

A estrutura será implantada ao lado da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA), onde hoje há um campo de futebol. Trata-se de um local fixo para o descarte ambientalmente adequado de materiais como móveis, colchão, eletrônicos, pneus e resíduos da construção civil (até um metro cúbico).

O local será dotado de infraestrutura adequada para recepção de resíduos da construção civil, resíduos volumosos e resíduos verdes de pequenos geradores e para os gerados nos serviços de limpeza urbana. A unidade contará como uma área para triagem, estoque temporário e destinação final adequada.

O PEV ocupará uma área total de 2.400 metros quadrados, com cinco baias cobertas, guarita, depósitos e administração. Conforme o edital, a empresa vencedora terá prazo de 270 dias para executar a obra, contratada pelo valor de R$ 578.985,74.

A construção do PEV beneficiará o meio ambiente e a comunidade local em diversos aspectos. “Além de um retorno econômico, diminuindo o valor gasto na limpeza pública urbana, haverá ainda a diminuição da poluição visual dos locais onde eram descartados incorretamente esses resíduos“, enfatiza o secretário municipal da SEMA, Franco Sanches.

A SEMA fará também ações de educação ambiental com a população para assegurar a correta utilização do PEV. “Para um bom funcionamento, a correta participação da comunidade é fundamental, seguindo as regras pré-dispostas pelo órgão que irá fazer a manutenção e zelo do local”, complementa o secretário.

Câmara participa da reabertura do Museu de CM

por Dirceu Portugal publicado 20/10/2023 11h19, última modificação 20/10/2023 11h19

O vereador Escrivão Parma (Líder de governo no Legislativo) e o presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins participaram na noite da última quinta-feira (19), da reabertura do Museu municipal Deolindo Mendes Pereira.

O prédio passou por reformas com investimentos de R$ 320 mil e teve toda a estrutura modernizada com aumento no número de salas expositivas, incluindo áreas antes inacessíveis ao público. “É mais uma obra sendo entregue aos moradores de Campo Mourão em uma parceria do Poder Legislativo com o Executivo. Quando essa parceria dá certo, todos os moradores são beneficiados, e é que isso está acontecendo em nossa cidade”, destacou o presidente do Legislativo, Edilson Martins.

A cerimônia, que teve o tradicional descerramento da placa, contou com a presença da comunidade, do prefeito Tauillo Tezelli, do deputado estadual Douglas Fabrício, autoridades municipais, representantes da cultura local e servidores da Fundação Cultural.

O coordenador do Museu, Jair Elias dos Santos Junior, enalteceu a iniciativa da administração municipal de incentivar que o espaço seja mais acessível a visitação. O diretor presidente da Fundação Cultural, Roberto Cardoso, também destacou sobre os avanços que o município tem alcançado, mesmo com o enfrentamento da pandemia de Covid-19, quando as atividades culturais ficaram paradas e os artistas sem renda.

Centenas de itens compõem o acervo do museu, desde pinturas, esculturas, móveis, moedas, documentos, fotografias e objetos, que remetem à vida dos mourãoenses e à história do próprio museu. O prédio reformado foi uma das primeiras edificações em alvenaria da cidade, construído como um posto de higiene durante o governo de Moysés Lupion em 1949.

Mobilidade urbana é debatida em reunião na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 19/10/2023 17h40, última modificação 19/10/2023 17h40

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e os parlamentares Olivino Custódio, Escrivão Parma (Líder de governo no Legislativo), Toninho Machado, Subtenente Macedo, Naiany Hruschka Salvadori, Elvira Schen e Tio Leco, participaram nesta quinta-feira (19), de uma reunião no plenário do Legislativo com técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Campo Mourão e da Universidade Livre do Meio Ambiente - responsável pela assessoria técnica do projeto de mobilidade urbana de Campo Mourão - para debater as propostas, ouvir sugestões e opiniões a respeito do plano de mobilidade urbana em Campo Mourão.

“Essa reunião foi uma apresentação aos vereadores das propostas de mobilidade urbana. O projeto deve chegar a Câmara para análise dos vereadores até o final do ano ou no máximo em março de 2024. O plano de mobilidade foi projetado para 10 anos e dentro do projeto terão indicações de ações a curto, médio e longo prazo para implementações das ações de mobilidade. Queremos uma visão de uma cidade onde as pessoas terão mais facilidade, tranquilidade e segurança nos deslocamentos seja de carro, patinete, bicicleta ou moto”, comentou o diretor presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento, Carlos Alberto Facco.

Segundo ele, na próxima quinta-feira (26), todos os temas relacionados à mobilidade urbana serão discutidos em uma audiência pública às 19 horas, no anfiteatro do Integrado, no centro da cidade. “Todos os moradores estão convidados a participar da audiência para conhecer e tirar as dúvidas em relação as propostas que serão apresentadas sobre mobilidade urbana. É uma oportunidade de conhecer o que está sendo pensado para os próximos anos para Campo Mourão. Se não tiver um plano, o crescimento da cidade será desordenado”, disse.   

 

Estudantes do Bento Mossurunga visitam Câmara de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 17/10/2023 16h19, última modificação 17/10/2023 16h19

Um grupo de cerca de 20 alunos do 5º ano da escola municipal Bento Mossurunga participou nesta terça-feira (17), de um tour pelas dependências da Câmara de Campo Mourão.  A visita faz parte do encerramento do conteúdo de patrimônio público da disciplina de história, ministrada pela professora, Tatiana Moyano.

Os alunos foram recebidos no plenário da Casa de Leis pelo presidente do Legislativo, Edilson Martins, pelos parlamentares, Marcio Berbet, Olivino Custódio, Jadir Soares (Pepita) e pela Procuradora da Mulher, Naiany Hruschka Salvadori.

Na visita no plenário, os alunos tiveram a oportunidade de perguntar e tirar dúvidas a respeito do funcionamento da Casa de Leis, as funções dos parlamentares eleitos e, sobre Leis envolvendo Educação, Segurança Pública, impostos municipais, saneamento, meio ambiente, entre outros temas.

De acordo com a professora de História, Tatiana Moyano, a visita teve o propósito de aproximar teoria e prática do encerramento do conteúdo de patrimônio público, da disciplina de História.

 

Câmara de CM autoriza suplementação orçamentária para compra de medicamentos

por Dirceu Portugal publicado 11/10/2023 16h07, última modificação 11/10/2023 16h07

Na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, os 13 vereadores aprovaram três projetos de Leis, de autoria do Poder Executivo, autorizando a prefeitura a efetuar crédito adicional suplementar, no orçamento deste ano, de cerca de R$ 538 mil. Os projetos tramitaram pelas Comissões Permanentes da Casa de Leis, receberam pareceres favoráveis e foram aprovados em plenário, por unanimidade.     

Os recursos serão utilizados pela secretaria de Saúde para compra de medicamentos e suplementos alimentares para a Saúde.

 

Vereadores aprovam empréstimo de R$ 20 milhões para Executivo aplicar em infraestrutura em CM

por Dirceu Portugal publicado 11/10/2023 10h57, última modificação 11/10/2023 10h57

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última sessão ordinária, o projeto de Lei 196/2023, de autoria do Poder Executivo, autorizando a prefeitura a fazer um empréstimo no Banco do Brasil de R$ 20 milhões para investir em várias áreas em Campo Mourão.

O projeto foi aprovado por unanimidade e os recursos do empréstimo serão investidos na segunda etapa da pavimentação asfáltica da Avenida João Batista Salvadori, na construção da usina fotovoltaica - para atender às necessidades de energia elétrica dos prédios públicos – na contratação de um sistema informatizado para implantação do Geoportal junto com o georreferenciamento e a atualização da planta genérica.

Conforme a justificativa do projeto, a pretensão do financiamento está de acordo com os limites de endividamento, nos moldes das Resoluções 40 e 41 do Senado Federal. “Considerando haver a necessidade de investimentos de infraestrutura urbana, usina fotovoltaica e implantação do Geoportal, buscou-se condições de obter uma operação de crédito em valor que pudesse custear os referidos projetos de infraestrutura em Campo Mourão”.

Ações do documento