Notícias

por Interlegis — publicado 13/06/2018 08h16, última modificação 29/09/2022 10h54
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Legislativo participa das comemorações dos 76 anos de CM

por Dirceu Portugal publicado 10/10/2023 11h20, última modificação 10/10/2023 11h20

Os vereadores Bina, Escrivão Parma (Líder de governo no Legislativo), Subtenente Macedo, Naiany Hruschka Salvadori, Elvira Schen, Marcio Berbet, Paulo Pilatte e Tio Leco participaram na manhã desta terça-feira (10), em frente ao Paço Municipal das comemorações dos 76 anos de emancipação política de Campo Mourão.

O vereador Bina, o prefeito Tauillo Tezelli e a vice-prefeita, Fátima Nunes hastearam as três bandeiras; do Brasil, do Paraná e da aniversariante, Campo Mourão.

Em 1947, Campo Mourão emancipou-se de Pitanga, tornando-se município pela Lei 02/47, sancionada pelo governador Moysés Lupion. José Antônio dos Santos foi  nomeado prefeito até a instalação do município e a posse de Pedro Viriato de Souza Filho, eleito prefeito com 230 votos.

Até 1960, o município compreendia toda a Microrregião 12 e os municípios que hoje a integram eram seus distritos administrativos. Na década de 80, foram desmembrados dois dos seus últimos distritos administrativos: Luiziana e Farol do Oeste, ficando sob sua tutela apenas o distrito de Piquirivaí.

Hoje ao completar 76 anos, a cidade localizada no Centro-Oeste do Paraná, conta com uma população de cerca de 100 mil habitantes e está se destacando pela sua evolução em áreas como infraestrutura, saúde, educação, esporte e cultura.

Vereadores mirins são empossados pela Câmara de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 06/10/2023 17h26, última modificação 06/10/2023 17h26

A Câmara de Campo Mourão empossou na noite da última quinta-feira (05), os 13 estudantes vereadores mirins, eleitos através do programa Parlamento Jovem, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

A posse dos eleitos foi realizada no plenário do Poder Legislativo pelos parlamentares Naiany Hruschka Salvadori, Bina, Marcio Berbet, Toninho Machado, Paulo Pilatte, Escrivão Parma e pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Tiago Paiva dos Santos, e pela chefe do cartório eleitoral de Campo Mourão, Sueli Bissi.

Neste ano, foram empossados os alunos do Colégio Estadual Darcy Costa; Isabely Colen Pereira, Lauro Sergio Tunnermann da Silva, Maria Fernanda Moreira Smanioto, Pablo Martins Nalin, Heloisa Cunha Cardoso, Isabelly de Oliveira, e os estudantes do Colégio Marechal Rondon; Mariana Bacetto, Gustavo Ribeiro, Nicolas Anderson de Oliveira, Júlia Nogueira, Rebeca de Oliveira, Queren Hapuque de Jesus e Marco Antônio Walter. Eles foram eleitos vereadores mirins em abril e diplomados pelo (TRE), em uma cerimonia virtual no dia 30 de maio.

A posse dos vereadores mirins foi realizada nos mesmos moldes dos parlamentares que compõem a atual legislatura. Após a leitura nominal dos vereadores mirins diplomados, eles realizaram o juramento e em seguida, a aluna Mariana Bacetto, do Colégio Marechal Rondon, fez o pronunciamento em nome dos demais parlamentares. Bacetto conquistou a maior votação entre os eleitos, teve 223 votos.

 

 

Procuradora da Mulher do Legislativo de CM participa de evento da Campanha Outubro Rosa

por Dirceu Portugal publicado 04/10/2023 17h28, última modificação 04/10/2023 17h28

A Procuradora da Mulher e vereadora de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori, participou na manhã desta quarta-feira (04), de um evento com a secretaria de Saúde e dezenas de mulheres, para falar sobre exames de mamografia, preventivos do câncer do colo do útero e sobre o início da Campanha Outubro Rosa, mês de Prevenção ao Câncer da Mama. O evento foi realizado, na Associação dos Servidores Municipais (ASSERCAM).

Câmara de Campo Mourão empossa 13 estudantes vereadores mirins

por Dirceu Portugal publicado 04/10/2023 17h17, última modificação 04/10/2023 17h17

Na próxima quinta-feira (04), às 17 horas, a Câmara de Campo Mourão dará posse à 13 estudantes vereadores mirins, eleitos através do programa Parlamento Jovem, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A posse dos eleitos será realizada no plenário do Poder Legislativo.

Neste ano, os alunos do Colégio Estadual Darcy Costa; Isabely Colen Pereira, Lauro Sergio Tunnermann da Silva, Maria Fernanda Moreira Smanioto, Pablo Martins Nalin, Heloisa Cunha Cardoso, Isabelly de Oliveira, e os estudantes do Colégio Marechal Rondon; Mariana Bacetto, Gustavo Ribeiro, Nicolas Anderson de Oliveira, Júlia Nogueira, Rebeca de Oliveira, Queren Hapuque de Jesus e Marco Antônio Walter, serão empossados. Eles foram eleitos vereadores mirins em abril e diplomados pelo (TRE), em uma cerimonia virtual no dia 30 de maio.

"A cerimônia de posse dos vereadores mirins acontece no plenário da Câmara, nos mesmos moldes da posse dos parlamentares que compõem a atual legislatura", lembrou o presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins.

Após a leitura nominal dos vereadores mirins diplomados, eles fazem o juramento e em seguida, a aluna Mariana Bacetto, do Colégio Marechal Rondon, faz o pronunciamento em nome dos demais parlamentares. Bacetto conquistou a maior votação entre os eleitos, teve 223 votos.

Parlamentares participam da 7ª edição do Empreende Week

por Dirceu Portugal publicado 04/10/2023 14h15, última modificação 04/10/2023 14h15

Os vereadores Bina, Marcio Berbet, Escrivão Parma e Olivino Custódio, participaram na noite da última terça-feira (04), da abertura da Sétima Edição do Empreende Week, no salão de eventos Mourão Garden. 

A palestrante, advogada e apresentadora do Saia Justa no canal GNT, Gabriela Prioli, abriu a sétima edição falando ao público sobre “Mais razão e menos emoção”.

O evento de ciência, tecnologia, inovação, empreendedorismo e negócios do Centro-Oeste do Paraná tem programação até o dia 6, com palestras, exposição de experiências tecnológicas, maratonas de programação, eventos setoriais e espaço de alimentação.

Hoje, às 19h30, Konrad Dantas, o Kondzilla, vai falar "Da quebrada para o mundo". Criador, produtor e diretor de “Sintonia”, a série de língua não inglesa mais assistida do mundo na Netflix, Kondzilla, é dono do canal do Youtube com mais de 66 milhões de inscritos.

Na quinta-feira (5), Lars Grael, ex-velejador campeão do iatismo e no dia 6 a jornalista Giuliana Morrone. Dias 7 e 8, na UTFPR, será realizada a maratona de programação Nasa Space Apps.

Desde 2017, o Empreende Week busca potencializar, com parcerias e conexões, um futuro mais inovador, inclusivo e sustentável, para Campo Mourão e Região.

 

Olivino Custódio sugere a criação de parque municipal no Jardim Cidade Verde

por Dirceu Portugal publicado 02/10/2023 17h13, última modificação 02/10/2023 17h13

O vereador Olivino Custódio protocolou uma Indicação, aprovada na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, sugerindo ao Poder Executivo um estudo com o objetivo de transformar um terreno localizado em frente à Rua das Papoulas, entre as Ruas das Petúnias e Laurindo Borges, no bairro Jardim Cidade Verde, em um parque municipal.

Na sugestão, Custódio indaga a possibilidade da prefeitura instalar no local, duas academias, sendo uma primeira e outra de terceira idade, além de um parquinho infantil.  “Fui procurado por moradores que já utilizam o local como refúgio para passar momentos de lazer, descontração e descanso em meio à natureza. Com a transformação da área em parque, os munícipes terão mais uma área de lazer para desfrutar com seus familiares, amigos e visitantes, proporcionando mais qualidade de vida e horas de descontração aos moradores da região”, lembrou Custódio.

Ele acredita em investimento no turismo. “Além de beneficiar a população, a transformação da área em parque, irá contribuir para o desenvolvimento do turismo em Campo Mourão”, frisou.  

Bina visita estação de tratamento e abastecimento da Sanepar

por Dirceu Portugal publicado 29/09/2023 18h42, última modificação 29/09/2023 18h42

O vereador Ibinéias Teixeira (Bina), representando o Poder Legislativo de Campo Mourão, participou na tarde desta sexta-feira (29), junto com o Procon, de uma visita técnica a Sanepar. O objetivo foi de conhecer a estrutura de tratamento e abastecimento e entender os motivos da falta de água durante a semana, em várias regiões da cidade.

Durante a visita, entrou em operação o segundo módulo de tratamento de água, o que representou uma solução definitiva para a falta de água em Campo Mourão.

“A capacidade de abastecimento de água pela Sanepar dobra a partir de agora e esse é um momento histórico para Campo Mourão que dificilmente terá falta de água novamente” afirmou o diretor do Procon, Sidnei Jardim.

‘Pepita’ sugere a perfuração de poço artesiano no São Benedito

por Dirceu Portugal publicado 29/09/2023 17h28, última modificação 29/09/2023 17h28

O vereador Jadir Soares (Pepita), protocolou uma indicação - aprovada na última sessão ordinária da Casa de Leis - sugerindo ao Poder Executivo, a perfuração de um poço artesiano para atender a comunidade rural São Benedito, com acesso pela Rodovia PR-317 (sentido à Farol) até a Rodovia BR-487 (estrada Boiadeira sentido à Cruzeiro do Oeste).

Segundo o vereador, a comunidade rural necessita da perfuração do poço para abastecer todos os moradores. “O pedido aprovado pelo plenário da Câmara é uma reivindicação da comunidade que precisa dessa obra. O poço artesiano irá facilitar a vida dos moradores”.

Desde 2019, o governo do estado, através do programa Água no Campo, do Instituto Água e Terra (IAT), já perfurou mais de 500 poços em diversos municípios, por meio de parcerias com as prefeituras, levando qualidade de vida com água tratada para milhares de famílias. Os poços significam mais conforto e qualidade de vida a centenas de famílias.

 

Tio Leco sugere implantação de horta comunitária no Lar PR

por Dirceu Portugal publicado 29/09/2023 11h30, última modificação 29/09/2023 11h37

O vereador Tio Leco apresentou na última sessão ordinária do Legislativo, uma Indicação, sugerindo ao Poder Executivo, a implantação de uma horta comunitária para atender os moradores do bairro Lar Paraná.

A horta comunitária é um espaço coletivo no qual se produz alimentos por meio do trabalho voluntário de pessoas que vivem na região. Além da economia, os moradores tem o privilégio de consumir uma alimentação melhor, criando hábitos saudáveis e, consequentemente, tendo uma qualidade de vida melhor.

“A presença de uma horta comunitária para a comunidade garante às famílias uma alimentação sem venenos e consequentemente mais saudáveis. Além desses benefícios, a horta comunitária também pode ser uma fonte de atividade física”, comentou Leco.

Na sugestão aprovada em plenário, o parlamentar indicou um espaço na Rua Liberdade, entre a Rua Abolição e Rodovia BR-272, no Conjunto Habitacional Mendes, ao lado do campo de futebol.

“Essa horta irá atender aos pedidos e ajudar os moradores, tendo em vista a existência de uma área que está em desuso, servindo tão somente para o depósito de entulhos”, lembrou o vereador.

A Indicação foi encaminhada através de um ofício ao Poder Executivo.

Receita municipal tem superávit de 17,22% no segundo quadrimestre de 2023

por Dirceu Portugal publicado 28/09/2023 16h39, última modificação 28/09/2023 16h39

O secretário municipal de Finanças e Orçamento, Aldecir Roberto da Silva, apresentou na manhã desta quinta-feira (28), durante a audiência pública de prestação de contas do Executivo aos vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, os dados das receitas e despesas do município, durante o 2º quadrimestre de 2023.

 A (CFO) é composta pelo presidente Jadir Soares (Pepita), e pelos vereadores membros, Miltinho Cidade Nova e Olivino Custódio.

No segundo quadrimestre, o município teve uma receita de R$ 412.109.606,14 milhões, um aumento real de 17,22% frente ao mesmo período do ano anterior, que demonstrou uma receita de R$ 351.583.630,34 milhões.

Esse crescimento na arrecadação foi impulsionado pelos  impostos com um aumento de (23,04%), das taxas com (35,87%), das transferências da União com (19,34%), e com as receitas da PREVISCAM com  aumento de (50,06%).

O dado negativo ficou por conta da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e das transferências do estado que sofreram quedas em percentuais de -1,74% e -1,34% respectivamente. No ano passado, o governo federal repassou no segundo quadrimestre R$ 42.143.964,36 e no mesmo período deste ano, R$ 41.412.308,69, representando uma queda de -1,74%.

Já as despesas com pessoal, dívidas, manutenção, materiais e Serviços, despesas de capital, Câmara Municipal e previdência municipal totalizaram R$ 342.478.745,35 milhões.

Em percentual, as maiores despesas do segundo quadrimestre foram com  despesa com pessoal (34,28%), seguida pelas despesas com manutenção/materiais/serviços (44,18%).

“No segundo quadrimestre de 2023, o município encerrou o período com um superávit de R$ 74.220.198,78, sendo um superávit de R$ 50.902.495,98 nas fontes livres e um superávit de R$ 23.317.702,80 nas fontes de recursos vinculados”, comentou o secretário de Finanças e Orçamento.

Ele lembrou ainda a capacidade de endividamento do município. “A disponibilidade de caixa é maior do que o montante da dívida de longo prazo apresentada, evidenciando que o município possui capacidade financeira atual para arcar com o pagamento da dívida de longo prazo”.

Saúde municipal presta contas para CFO da Câmara

por Dirceu Portugal publicado 28/09/2023 14h58, última modificação 28/09/2023 14h58

Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, realizam amanhã, uma audiência pública para prestação de contas da secretaria municipal de Saúde.

A (CFO) é composta pelo presidente Jadir Soares (Pepita), e pelos vereadores membros, Miltinho Cidade Nova e Olivino Custódio.

A audiência será realizada a partir das 09 horas, no plenário do Legislativo e poderá ser acompanhada por uma plataforma que permite a interação com os debatedores. Para participar basta clicar no link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/72.

Na prestação de contas da Saúde, a secretária Camila Kravicz Corchak e servidores da pasta apresentam um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada, referentes ao 2º quadrimestre de 2023.

 

Presidente do Legislativo sugere recape asfáltico na ciclovia do Lar Paraná

por Dirceu Portugal publicado 28/09/2023 11h42, última modificação 28/09/2023 11h42

Edilson Martins, presidente da Câmara de Campo Mourão, teve uma Indicação aprovada em plenário - na última sessão ordinária - em que sugere ao Poder Executivo, melhorias na iluminação com a substituição das lâmpadas antigas por Led e o recape asfáltico na ciclovia Júlio Vieira dos Santos, no bairro Lar Paraná.

O local, de acordo com moradores e ciclistas, apresenta buracos e raízes de árvores expostas, colocando em risco de acidentes, principalmente idosos que realizam caminhadas nos finais de tarde e a ciclistas.  

A sugestão de Martins é para que o recape asfáltico seja realizado através do Programa de Manutenção e Recuperação de próprios públicos, que inclui, a manutenção e a revitalização dos espaços públicos, como praças, calçadas, meio-fio, entre outros.

“A readequação desta ciclovia é de extrema importância e urgência, por conta do tempo em que ela vem apresentando diversas avarias na sua pavimentação, como alguns buracos que podem levar a queda dos ciclistas, ocasionado danos terríveis”, comentou Martins.

Conforme ele, a iluminação se encontra precária. “São inúmeras lâmpadas queimadas e as que ainda funcionam, são antigas. Sugerimos a substituição por lâmpadas de Led, cujo tempo de duração é maior, o que torna o custo beneficio, melhor. Com a substituição, o local se tornará mais seguro, proporcionando tanto aos motoristas, ciclistas e pedestres, tranquilidade e bem estar”.   

A Indicação foi encaminhada, através de ofício, à prefeitura de Campo Mourão.

Executivo e Saúde prestam contas amanhã e sexta-feira na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 27/09/2023 22h44, última modificação 27/09/2023 22h44

Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, realizam amanhã e na próxima sexta-feira (29), audiências públicas para prestação de contas do Executivo e da secretaria municipal de Saúde.

A (CFO) é composta pelo presidente Jadir Soares (Pepita), e pelos vereadores membros, Miltinho Cidade Nova e Olivino Custódio.

As audiências serão realizadas a partir das 09 horas, no plenário do Legislativo, sendo amanhã, apresentação dos dados do 2º quadrimestre de 2023 da secretaria de Fazenda e na sexta-feira (29), da secretaria municipal da Saúde.

As audiências da Fazenda e da Saúde serão realizadas no plenário do Legislativo e poderão ser acompanhadas através da plataforma que permite a interação online com os debatedores.

Para interação na audiência da Fazenda, os moradores terão de acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/73. Para acessar a audiência da Saúde, os moradores devem acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/72.

Na audiência da Fazenda, o secretário Aldecir Roberto da Silva, apresenta os dados das receitas e despesas do município durante o 2º quadrimestre. A prestação de contas é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na prestação de contas da Saúde, a secretária Camila Kravicz Corchak e servidores da pasta apresentam um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada, referentes ao 2º quadrimestre de 2023.

 

Audiência pública proporciona diálogo entre autoridades em Saúde

por Dirceu Portugal publicado 27/09/2023 18h58, última modificação 27/09/2023 18h58

Por cerca de 03h15, vereadores, prefeito, secretários, a nova direção da Santa Casa, o Conselho municipal de Saúde e o promotor de Justiça com atribuições em Saúde Pública, debateram no plenário lotado do Poder Legislativo, a ‘atual situação da Santa Casa e o pedido de intervenção requerido pelo Conselho Municipal de Saúde.

Os trabalhos da audiência foram comandados pela presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública, vereadora Naiany Hruschka Salvadori e pelos membros Subtenente Macedo e Paulo Pilatte. Além dos integrantes da Comissão, participaram da audiência os parlamentares, Miltinho Cidade Nova, Olivino Custódio, Tio Leco, Jadir Soares (Pepita), Elvira Schen, Toninho Machado, Escrivão Parma, Bina e o presidente do Legislativo, Edilson Martins.    

No início dos trabalhos, o vereador Marcio Berbet, autor do requerimento propondo a audiência, lembrou os motivos para convocação da reunião com autoridades de Saúde, direção da Santa Casa e com o Ministério Público. “O pedido para sessão foi feito antes da eleição da nova diretoria. O nosso objetivo é saber qual é a atual situação da Santa Casa. A audiência busca também uma solução para os problemas do hospital”, comentou Berbet.

A presidente do Hospital, Mariceli Bronoski, lembrou que a assumiu a direção da Casa de Saúde, há 67 dias, com inúmeros problemas. “Foi um período de muitas descobertas, batalhas e avanços. Todos os problemas que existem dentro do hospital podem ser resolvidos, chegou o tempo de começar uma nova história para a Santa Casa. A atual situação é o momento de resolvermos”, enfatizou Bronoski.

Segundo ela, a nova diretoria encontrou dívidas e problemas. “Encontramos uma dívida não auditada de cerca de R$ 57,8 milhões, falta de medicamentos, insumos e alimentos e fornecedores com atraso médio de oito meses, além de atraso de cinco meses nos salários de médicos, furos de escalas, cartas de desligamentos de profissionais de vários setores, falta de pagamentos de impostos e ausência total de controles básicos gerenciais, financeiros e operacionais”.

Bronoski lembrou ainda que foram encontradas falhas graves na parte administrativa. “Ausência do processo de gestão de custos e resultados, falta de processos envolvendo gestores, setores como, leitos, UTI adulta, centro cirúrgico e farmácia satélite, desativados, entre outros problemas graves. O endividamento que em 2012 era de R$ 11.818.106, 84 milhões, em 2022, passou para R$ 54.461.420,61. A sociedade tem de conhecer o que há dentro da Santa Casa”, destacou.

Ela destacou as linhas de ações ao assumir a direção do hospital. “Negociações com os médicos para continuar as escalas, pagamentos dos profissionais nos meses de agosto e setembro, negociação dos valores pendentes com médicos e fornecedores, além de solicitações de medicamentos ao município e de profissionais médicos das cidades da COMCAM para atendimentos em escalas na maternidade e UTI Neonatal da Santa Casa”.     

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Ciscomcam) e prefeito de Moreira Sales, Rafael do Prado, se colocou a disposição para buscar o diálogo. “Crise pior que essa que estamos atravessando, enfrentamos na Covid-19, nos unimos e salvamos vidas. Agora não é hora de chorar o leite derramado e sim buscar diálogos entre os prefeitos para amenizar a situação de um hospital que atende não só Campo Mourão, mas toda a região”, disse.

Já a presidente do Conselho municipal de Saúde, Lenilda Assis, enfatizou a ideia de tornar o hospital 100% SUS. “Defendemos o hospital Santa Casa 100% público, gratuito, sob a gestão do SUS e com ampla participação da comunidade”.

O coordenador Sergio Henrique dos Santos, ex-secretário municipal de Saúde, também buscou o diálogo e articulação para resolver os entraves. “Temos total interesse em resolver qualquer situação ligada a Saúde, seja a solução estar em nossas mãos ou necessite da articulação política. A Saúde pública é nosso objetivo”.    

 

Câmara realiza audiência pública sobre a Santa Casa de CM

por Dirceu Portugal publicado 27/09/2023 08h27, última modificação 27/09/2023 08h27

Na manhã desta quarta-feira (27), os vereadores da Câmara de Campo Mourão realizam uma audiência pública, às 09 horas, para tratar sobre a ‘Atual situação da Santa Casa - e o pedido de intervenção requerido pelo Conselho Municipal de Saúde’.

O debate será transmitido pela plataforma edemocracia e para participar, basta acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/71.

A audiência foi proposta pelo vereador Marcio Berbet, através de um requerimento aprovado em plenário. “A audiência tem por objetivo promover política pública sobre a “Atual situação da Santa Casa e o pedido de intervenção requerido pelo Conselho municipal de Saúde”, disse Berbet.

Segundo ele, o assunto preocupa a sociedade de Campo Mourão. “O debate busca dar uma noção ampla da atual situação do Hospital e também assegurar medidas de não fechamento da entidade e resguardar direitos dos servidores da Saúde”.

Para debater os temas da audiência foi convidado, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, a Secretaria Saúde, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, o Ministério Público, Promotoria de Proteção aos Direitos do Consumidor de Campo Mourão, Associação Comercial e Industrial, diretor-geral do Câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Educere, Faculdade Integrado, Sindicatos dos Empregados em estabelecimento de Serviço de Saúde, Ordem dos Pastores Evangélicos e Clubes de Serviços de Campo Mourão.

“A audiência visa esclarecer à população sobre quais dificuldades a Santa Casa enfrenta e também, debater politicas públicas para melhorar a unidade de Saúde”, frisou o vereador.

 

Projeto Cidade Natal é apresentado ao Legislativo de CM

por Dirceu Portugal publicado 26/09/2023 11h15, última modificação 27/09/2023 16h13

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e os vereadores Bina, Tio Leco, Naiany Hruschka Salvadori, Olivino Custódio, Marcio Berbet e o líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma, participaram na manhã desta terça-feira (26), no auditório da prefeitura, do lançamento do projeto Campo Mourão Cidade Natal, apresentado pela Companhia Sou Arte.

As festividades de Natal devem contar com várias atrações no centro e nos bairros, com uma programação que irá se estender de 2 a 22 de dezembro.

O projeto inclui apresentação de espetáculo de teatro, circo e dança nas praças São José (centro), Alvorada (Lar Paraná) e do Japão (jardim Tropical), com a chegada do Papai Noel. O Cortejo Natalino mais uma vez será na Avenida Irmãos Pereira. Também haverá a tradicional Mostra Cultural, Quintal do Noel (com quatro casas temáticas) e Carreata Natalina pela cidade.

 

Parlamentares participam da reinauguração do espaço reformado da antiga Associação da Vila Urupês

por Dirceu Portugal publicado 25/09/2023 16h55, última modificação 25/09/2023 17h01

Os vereadores Miltinho Cidade Nova, Escrivão Parma e Márcio Berbet, participaram no último sábado (23) da reinauguração do espaço - ao lado do ginásio da Vila Urupês - onde irá funcionar a Secretaria de Assuntos da Comunidade.

A cerimônia de entrega das reformas foi feita pelo prefeito Tauillo Tezelli e pelos deputados estaduais Douglas Fabricio e Marcio Nunes. O evento contou com as presenças de autoridades e lideranças da comunidade.

Além da reforma do imóvel, o entorno do ginásio também foi revitalizado e ganhou uma quadra de vôlei de areia, construção de muros e gradil, iluminação em LED, pintura e reforma do telhado da academia de saúde, calçamento e plantio de grama, parque infantil, novo acesso ao ginásio e reforço estrutural das paredes.

Em julho deste ano, o presidente da Câmara Edilson Martins, sugeriu ao Poder Executivo - através de Indicações - a cessão de uso do salão da antiga sede da Associação de Moradores da Vila Urupês (AMAVU), anexa ao ginásio, para atividades da Melhor Idade.

“O espaço irá contar com os mais diversos jogos, Clube de Mães, aula de ginastica, baile e atividades da Terceira Idade, sugestão do presidente da Câmara. Também estamos articulando a implantação de um projeto de dança contemporânea”, comentou a secretária de Assuntos da Comunidade, Marley Formentini (SEMAC).  

O prefeito Tauillo destacou a importância do investimento e explicou que a reforma da estrutura faz parte do projeto da administração municipal de garantir melhor utilização dos espaços públicos.

Segundo Martins o local irá atender as necessidades da Melhor Idade. “É mais uma conquista da Terceira Idade, que necessitava de um espaço para suas atividades”, comentou.

Parlamentares participam de encontro regional para entrega de veículo e tablets

por Dirceu Portugal publicado 22/09/2023 18h07, última modificação 22/09/2023 18h07

Os vereadores Elvira Schen, Escrivão Parma, Marcio Berbet, Miltinho Cidade Nova e Olivino Custódio, participaram na tarde desta sexta-feira (22), no Teatro Municipal, de um encontro regional com a primeira-dama do Paraná e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa. 

No evento, que contou com a participação de primeiras-damas da região, Luciana Massa, tratou também sobre as atividades da campanha de saúde feminina, Paraná Rosa.

Ela também autorizou a reformas em unidades de ensino, assinou contratos para linhas de crédito do Programa, Mulher Paranaense e fez a entrega de brinquedos - do Programa Paraná Pia. Também foi entregue um veículo para a Patrulha Escolar, além de tablets para colégios da rede estadual.

Campo Mourão realiza um trabalho permanente com preventivos femininos nas Unidades de Saúde e consultas com especialistas. Para a área do empreendedorismo feminino, entre 2019 e 2023, um total de R$ 2,5 milhões em linhas de crédito foram liberados através do Banco da Mulher Paranaense da Fomento Paraná.

Câmara entrega honraria a imortal da Academia de Letras

por Dirceu Portugal publicado 22/09/2023 17h48, última modificação 22/09/2023 17h48

Com as galerias da Câmara de Campo Mourão lotadas de familiares e amigos, a advogada, gerente geral da Unimed, escritora e membro da Academia Mourãoense de Letras, Marlene Kohts, recebeu, na noite da última quinta-feira (21), o título de Cidadania Honorária de Campo Mourão.

A honraria foi entregue pela autora do projeto de Resolução, vereadora Naiany Hruschka Salvadori - com a assinatura dos demais parlamentares - e pela vice-prefeita, Fátima Nunes.

“Uma alegria imensa ser a autora da proposição que reconhece e incentiva a atuação das mulheres de Campo Mourão”, destacou Naiany.

Além de um vasto curriculum em Ciências Contábeis, Direito, Recursos Humanos e Gestão de Negócios em Saúde, Marlene Kohts, coleciona também algumas obras literárias escritas de próprio punho; Um Céu Para Você (2014), Um Dia Normal (2020), Vida Breve, Breve Vida (2023), além de textos escritos para a Revista Bis (2015-2016).

Trabalhos Legislativos entram na pauta da Câmara de CM na segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 22/09/2023 17h12, última modificação 22/09/2023 17h12

Na próxima segunda-feira (25), os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário para debater e aprovar - em primeiro de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (26), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira (25), os moradores podem acompanhar o debate, acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=U26YytiqZH0. Para ter acesso ao debate na terça-feira, basta dar click no link https://www.youtube.com/watch?v=C59U-jNo4Zg

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara de Campo Mourão, serão apresentadas aos parlamentares, 50 indicações sendo uma Legislativa, sete requerimentos, dois projetos de Leis, e um projeto de Resolução (PR) de autoria da Mesa Executiva da Câmara. O (PR) 12/2023 dispõe sobre o regime de Teletrabalho no Poder Legislativo.  

Na sessão também serão apresentados aos parlamentares, ofício do Ministério da Saúde – informando a liberação de recursos e ofícios dos governos municipal, estadual e federal em respostas aos requerimentos dos parlamentares de Campo Mourão.

Em primeiro turno de discussão e votação, sete projetos de Leis, sendo um de autoria do Poder Executivo e seis dos vereadores Tio Leco, Jadir Soares (Pepita) e Escrivão Parma, estão na pauta. Um deles, 127/2023, de autoria do Executivo, dispõe sobre a substituição do uso de sacolas plásticas por sacolas ecológicas em Campo Mourão.   

Os vereadores também votam durante a sessão, quatro Indicações Legislativas, uma de autoria do vereador Tio Leco, duas do vereador Marcio Berbet e uma do vereador Jadir Soares (Pepita).

Parque infantil será instalado após aprovação de Indicação pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 21/09/2023 16h40, última modificação 21/09/2023 16h39

Em junho deste ano, o vereador Ibneias Teixeira (Bina), protocolou uma Indicação - aprovada em sessão ordinária do Legislativo - sugerindo ao Poder Executivo, a construção de um parque infantil (playground), anexo ao Ginásio de Esportes Juscelino Kubitschek (JK), no bairro Jardim Joana D`arc. “A Indicação tem por objetivo atender as reivindicações dos moradores”, lembrou Bina, na época. 

Na última quarta-feira (20), o prefeito Tauillo Tezelli, assinou o contrato com a empresa vencedora da licitação para a instalação do parque infantil. O investimento será de R$ 214,9 mil e o novo parque irá contar com piso emborrachado, balanço duplo, escalada meia lua, gangorra dupla, carrossel, dois escorregadores, pirâmide de cordas, banco de concreto, uma árvore ipê e 36 metros de gradil.  

“O parque irá proporcionar melhor qualidade de vida e lazer para a comunidade da região”, comemorou Bina.

Audiência pública irá debater Santa Casa de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 20/09/2023 16h55, última modificação 27/09/2023 08h15

Na manhã desta quarta-feira (27), os vereadores da Câmara de Campo Mourão realizam uma audiência pública, às 09 horas, para tratar sobre a ‘Atual situação da Santa Casa - e o pedido de intervenção requerido pelo Conselho Municipal de Saúde’.

A audiência foi proposta pelo vereador Marcio Berbet, através de um requerimento aprovado em plenário. “A audiência tem por objetivo promover política pública sobre a “Atual situação da Santa Casa e o pedido de intervenção requerido pelo Conselho municipal de Saúde”, disse Berbet.

Segundo ele, o assunto preocupa a sociedade de Campo Mourão. “O debate busca dar uma noção ampla da atual situação do Hospital e também assegurar medidas de não fechamento da entidade e resguardar direitos dos servidores da Saúde”.

Para debater os temas da audiência foi convidado, o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, a Secretaria Saúde, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, o Ministério Público, Promotoria de Proteção aos Direitos do Consumidor de Campo Mourão, Associação Comercial e Industrial, diretor-geral do Câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Educere, Faculdade Integrado, Sindicatos dos Empregados em estabelecimento de Serviço de Saúde, Ordem dos Pastores Evangélicos e Clubes de Serviços de Campo Mourão.

“A audiência visa esclarecer à população sobre quais dificuldades a Santa Casa enfrenta e também, debater politicas públicas para melhorar a unidade de Saúde”, frisou o vereador.

Câmara de CM homenageia imortal da Academia Mourãoense de Letras

por Dirceu Portugal publicado 20/09/2023 16h05, última modificação 21/09/2023 08h34

No início da noite desta quinta-feira (21), às 19 horas, os vereadores da Câmara de Campo Mourão homenageiam a advogada, gerente geral da Unimed, escritora e membro da Academia Mourãoense de Letras, Marlene Kohts, com o título de Cidadania Honorária de Campo Mourão.

A honraria será entregue no plenário do Legislativo, através de um projeto de Resolução, de autoria da vereadora Naiany Hruschka Salvadori, com a assinatura dos demais parlamentares.

“Parafraseando Fernando Pessoa, o lema pessoal da nossa homenageada, é; tudo vale a pena quando a alma não é pequena. Ela deseja manter as atividades que realiza, e contribuir com a sociedade mourãoense para que possa fazer um bom trabalho neste presente concedido por Deus, que é a vida”, comentou Naiany Hruschka Salvadori.

Além de um vasto curriculum em Ciências Contábeis, Direito, Recursos Humanos e Gestão de Negócios em Saúde, Marlene Kohts, coleciona também algumas obras literárias escritas de próprio punho; Um Céu Para Você (2014), Um Dia Normal (2020), Vida Breve, Breve Vida (2023), além de textos escritos para a Revista Bis (2015-2016).

  

 

Projeto de regulamentação financeira do piso salarial dos enfermeiros é aprovado em segundo turno em sessão extra

por Dirceu Portugal publicado 19/09/2023 17h07, última modificação 19/09/2023 17h07

A Câmara aprovou na tarde desta terça-feira (19), em sessão extraordinária - em segundo turno de discussão e votação - os projetos de Leis 188 e 189/2023, ambos de autoria do Poder Executivo, regulamentando o repasse de recursos do governo federal referente ao piso salarial dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O projeto 189/2023, também aprovado em plenário, autorizou o Executivo a efetuar abertura de crédito adicional especial de cerca de R$ 1,7 milhão no orçamento de 2023 para repassar os recursos à categoria dos enfermeiros.

O presidente da Câmara, Edilson Martins, agradeceu os trabalhos dos vereadores e dos servidores para que o projeto fosse votado em plenário. “Esse projeto foi aprovado em tempo recorde, graças ao empenho de todos, principalmente dos vereadores e dos servidores. A categoria foi beneficiada pelo trabalho incansável de todos do Poder Legislativo”, comentou Martins.                 

 

Câmara aprova regulamentação financeira do piso salarial dos enfermeiros

por Dirceu Portugal publicado 18/09/2023 17h09, última modificação 18/09/2023 17h09

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na tarde desta segunda-feira (18), durante a 7ª sessão extraordinária da 18ª Legislatura, o projeto de Lei 188/2023, de autoria do Poder Executivo, sobre a regulamentação da assistência financeira complementar - repassada pelo governo federal - do piso salarial nacional dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

O encaminhamento do projeto de Lei - por parte do Executivo - com tempo curto para avalição, estudo e aprovação das Comissões Permanentes da Casa de Leis, gerou críticas por parte dos parlamentares na hora do voto.  “A título de conhecimento, o projeto chegou a Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), no dia 13, realizamos reuniões dois dias depois e hoje estamos votando. Quando o projeto chegou tomamos todas as providências cabíveis para aprovar, por conta do prazo que estava por vencer. O trabalho do Legislativo é em favor de todas as classes”, comentou o presidente da (CFO), Jadir Soares (Pepita).

Ele destacou ainda, que o repasse não representa reajuste da classe.  “Só lembrando que o município já realiza o pagamento do piso salarial dos enfermeiros. O projeto não representa aplicação de reajuste salarial da classe e sim o repasse dos valores da União”, lembrou Pepita.

O líder de governo na Câmara e membro da Comissão de Legislação e Redação, vereador Escrivão Parma, elogiou a categoria dos profissionais da Saúde. “Durante a pandemia da Covid-19, vocês enfermeiros realizaram um verdadeiro trabalho de médicos. Nós trabalhamos contra o tempo para analisar e aprovar esse projeto. Graças a Deus ele está sendo votado hoje”, disse.

Miltinho Cidade Nova parabenizou a classe com os trabalhos na pandemia. “Parabenizo também todos os vereadores que trabalharam unidos para aprovar rapidamente o projeto proporcionando esses recursos aos enfermeiros. Vocês foram médicos na pandemia, parabéns a todos”.

O presidente da Câmara, Edilson Martins, agradeceu os trabalhos dos vereadores e dos  servidores para que o projeto fosse votado em plenário. “Esse projeto foi aprovado em tempo recorde, graças ao empenho de todos, principalmente dos vereadores e dos servidores. A categoria foi beneficiada pelo trabalho incansável de todos do Poder Legislativo”, comentou Martins.                 

O vereador Marcio Berbet, lembrou o trabalho dos parlamentares em relação ao projeto. “Somos representantes da população, legislamos e temos regras a serem seguidas para a validade do ato administrativo. O projeto chegou primeiramente para o Executivo e desde que nós recebemos o documento, atuamos com responsabilidade e com atenção para ser aprovado”.

Paulo Pilatte comentou o trabalho dos enfermeiros. “Vocês foram anjos na pandemia. Todo o reconhecimento será pouco, mas o reconhecimento financeiro também será feito, e servirá para tratar de forma digna as famílias de vocês”.

Toninho Machado agradeceu a Deus pelo voto favorável. “É justo que recebam o que é de direito. Agradeço a Deus pelo voto favorável a classe dos enfermeiros”, comentou.

Na próxima terça-feira (19), a Câmara vota o projeto em segundo turno em sessão extraordinária.  

 

Olivino Custódio pede R$ 100 mil ao governo do estado para reformas em CMEI

por Dirceu Portugal publicado 15/09/2023 17h28, última modificação 15/09/2023 17h28

O vereador Olivino Custódio protocolou um requerimento na Câmara de Campo Mourão – aprovado na última sessão ordinária - solicitando ao governo do estado, através do secretário do Turismo, deputado estadual Marcio Nunes, recursos de R$ 100 mil para melhorias no Centro de Educação Infantil (CMEI) São José, localizado no bairro Jardim Alvorada.

Os recursos, de acordo com o vereador, serão utilizados na reforma do muro em torno da unidade básica de ensino municipal, na construção de uma calçada, na pintura do prédio, na substituição dos portões entre outras melhorias.

“Recentemente fui procurado por vários pais de alunos preocupados com a segurança de seus filhos, visto os casos de ataques contra crianças em abril deste ano em Blumenau (SC),em Itajaí (SC), Saudades (Oeste de Santa Catarina), São Paulo, Aracruz (ES), Sobral (CE), Barreiras (BA), em Realengo e na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Todos esses ataques resultaram em vítimas fatais de crianças e funcionários”, lamentou Custódio.   

Segundo ele, a unidade municipal de ensino necessita de obras para dar mais tranquilidade às crianças, professores e aos pais. “O pedido de verba para a reforma no CMEI tem por objetivo dar mais segurança às crianças e também, mais praticidade aos profissionais da Educação que lidam diariamente com os desafios em seus trabalhos. As melhorias no CMEI irão contribuir para um ambiente mais seguro e adequado ao desenvolvimento das crianças, e assim proporcionará aos pais um alento sabendo que seus filhos estão sendo atendidos com mais zelo e segurança”.

Pepita sugere a instalação de caixa de água no interior do cemitério São Judas Tadeu

por Dirceu Portugal publicado 15/09/2023 16h34, última modificação 15/09/2023 16h34

O vereador Jadir Soares (Pepita), apresentou na última sessão ordinária do Legislativo mourãoense, uma Indicação - aprovada por unanimidade – sugerindo ao Poder Executivo, a instalação de uma caixa de água (reservatório), no interior do cemitério São Judas Tadeu.

A sugestão para a instalação do reservatório, segundo (Pepita), é para atender as reivindicações de pessoas que fazem manutenções e limpezas dos túmulos, localizados nos fundos do cemitério, próximo as Ruas João Maria Pereira Carneiro e Rua Tecla Mussak Brzezinski.

A Indicação foi encaminhada ao Poder Executivo.         

Presidente da Câmara sugere a compra de um Stump Grinder para retirada de tocos

por Dirceu Portugal publicado 15/09/2023 11h22, última modificação 15/09/2023 11h22

Edilson Martins - presidente da Câmara de Campo Mourão - apresentou em plenário uma Indicação sugerindo ao Poder Executivo, a compra de um equipamento para retirar tocos, após o corte de árvores. O maquinário será utilizado pela secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEIMOB).

A ferramenta, Stump Grinder (destocador) conta com um disco de alta velocidade com dentes de metal que tritura o toco e as raízes em pequenas lascas, até uma profundidade de 40 centímetros, com baixa intervenção evitando estragos em calçadas ou em edificações.   

 “A aquisição do destocador irá proporcionar benefícios na retirada de tocos, além de agilizar o serviço e evitar que as calçadas sejam danificadas. Os trabalhos manuais realizados atualmente acabam destruindo todo o calçamento, pelo fato das raízes estarem em uma profundidade considerável”, comentou Martins.

Ele ressaltou ainda, que os tocos deixados após o corte de árvores, podem causar acidentes. “Essas raízes podem levar pessoas a tropeçar, ocasionando sérios problemas. Além da questão estética, pois eles deixam o espaço com aparência de abandono. A RPC, sucursal de Maringá, mostrou recentemente em uma matéria jornalística, a importância do equipamento utilizado pela prefeitura de Maringá, que além da agilidade proporciona economia nos serviços de retirada dos tocos”.  

Martins lembrou que os restos de árvores podem servir de abrigo de animais peçonhentos. “Dependendo do lugar, serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, formigas, vespas e outros tipos animais podem se abrigar nos tocos, por conta disso, consideramos de extrema importância à aquisição do destocador para o município”, disse.

Segurança no Trânsito será debatida em audiência pública na próxima semana na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 14/09/2023 10h45, última modificação 14/09/2023 16h37

Na próxima segunda-feira (18), vereadores, representantes de órgãos públicos municipais, estaduais, federais, de clubes de serviços e a comunidade debatem, às 09 horas, em uma audiência pública no plenário do Legislativo de Campo Mourão, Segurança no Trânsito. O debate vai envolver temas importantes que afetam o dia-a-dia de autoridades, motoristas e pedestres, como; acidentes, fiscalização eletrônica e adequação da sinalização.

A proposta da audiência pública foi feita pelo vereador Marcio Berbet através de um requerimento aprovado por unanimidade dos parlamentares. “O debate tem com objetivo promover políticas públicas no trânsito, bem como, elencar os pontos de atenção e melhoria no município, trazendo à luz há situação atual do trânsito em Campo Mourão”, comentou Berbet.   

Segundo ele, o debate visa também atender pedidos da população que solicitaram intervenção do Legislativo no trânsito de Campo Mourão. “Eles pontuaram um aumento de acidentes, intervenção na fiscalização eletrônica, e pedidos de melhorias nas sinalizações das vias com placas e pintura. Visa também esclarecer a população as dificuldades e melhorias no trânsito e debater politicas públicas para o desenvolvimento de um trânsito mais inteligente”.

Para debater o tema com diversas ramificações envolvendo o trânsito foram convidados, o prefeito de Campo Mourão, o secretário municipal de Planejamento, a secretaria de Obras e Mobilidade Urbana (SEIMOB), o diretor da Diretran, o Conselho de Desenvolvimento Econômico (CODECAM) e Associação Comercial e Industrial (ACICAM), representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, do Centro Universitário Integrado, da Universidade Estadual do Paraná (Campus), do Núcleo Regional de Educação, do Ministério Público e da Policia Militar.

Bina representa Legislativo na abertura da 19ª dos Jogos Primários de CM

por Dirceu Portugal publicado 13/09/2023 10h45, última modificação 13/09/2023 10h45

O vereador Ibneias Teixeira (Bina) representou o Poder Legislativo, na noite da última terça-feira (12), durante a abertura da 19ª Edição dos Jogos Primários, no ginásio de Esportes JK. Cerca de 30 estabelecimentos de ensino público e privado devem participar dos jogos em Campo Mourão.  

No início do evento, uma apresentação circense da Companhia Arte Encenada elevou a euforia e a adrenalina de centenas de alunos que participavam da abertura dos jogos, que também contou com a apresentação das delegações e com o tradicional acendimento da pira e o juramento do atleta.

Os Jogos Primários são promovidos pela Fundação de Esportes e Secretaria Municipal de Educação. A disputa das 17 modalidades com alunos entre 6 e 11 anos (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), vai até dia 27 de setembro.

Nas duas semanas de competições serão disputadas as modalidades de atletismo, futsal, mini-basquetebol, mini-handebol, mini-voleibol, mini-futebol, natação, queimada, tênis de mesa, trilha, xadrez, cabo de guerra, corrida de pneu, corrida do saco, karatê, mini-futsal e dominó. As disputas acontecem em horário de aula, nas diversas praças esportivas do município, no Campus do Centro Universitário Integrado e na Assercam.

“Parabéns aos envolvidos no evento e sucesso a todos os competidores. A prática de esportes é benéfica não só para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social das crianças. Elas tornam-se mais confiantes e felizes com seu desempenho à medida que se aperfeiçoam em determinado esporte”, destacou o vereador Bina.

Ações do documento