Notícias

por Interlegis — publicado 13/06/2018 08h16, última modificação 29/09/2022 10h54
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Professor recebe Prêmio Município Modelo da Câmara de CM

por adm publicado 09/10/2019 10h42, última modificação 09/10/2019 10h42

 

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram na noite da última terça-feira (8), após a sessão ordinária, o prêmio Município Modelo ao professor, Geraldo Oliveira. A homenagem foi entregue pela vereadora Nelita Piacentini, após agradecer ao profissional pela dedicação do conhecimento repassado as crianças e jovens, em sala de aula.

Aposentado, Oliveira também foi responsável pela recuperação de dependentes químicos, tirando jovens do perigoso mundo das drogas. “Obrigado professor pelo exemplo que o senhor tem sido, pelos ensinamentos e pelas vidas salvas, enquanto cidadão preocupado na recuperação de dependentes químicos”, disse a vereadora.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Emaranhado de fios e uso de postes serão debatidos em audiência pública na Câmara de CM

por adm publicado 09/10/2019 08h14, última modificação 09/10/2019 08h14

 

Quem olha de longe pode até pensar se tratar de um ninho de pássaro ou uma teia de aranha, mas basta chegar um pouco mais perto para avaliar melhor a imagem bucólica que se forma no alto dos postes em Campo Mourão. Aos poucos a imagem se transforma num emaranhado de fios e cabos de concessionárias de serviços de energia, de telefonia, de internet e de TV a cabo.

Além de poluir a paisagem, o ‘bolo’ de fios dá um aspecto de desorganização e quando arrebentam - com as ventanias ou em quedas de árvores e postes – colocam em risco a integridade dos pedestres, motoristas e usuários das vias públicas.

Para buscar uma solução para o problema, a Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão convidou representantes de empresas privadas, de telefonia, internet, tv a cabo entre outras, para participar de uma audiência pública onde será debatido uma forma de eliminar ou amenizar a exposição do excesso de fios em postes da cidade.

“Presenciei um acidente no centro da cidade onde um dos veículos envolvidos na batida, derrubou um poste e os fios de alta tensão ficaram expostos no chão, colocando em riscos os envolvidos no acidente, assim como as pessoas que tentavam ajudar os feridos. Espero que esse emaranhado de fios nos postes esteja com os dias contados”, comentou o suboficial aposentado da Marinha, Jefferson Piersen, que reside em Campo Mourão, há cinco anos. “Não é um problema exclusivo de Campo Mourão, nas grandes cidades, a situação é ainda mais caótica, mas tem de começar a eliminar essa poluição visual”, disse.      

Além de afetar a estética do município, o excesso de fios de telecomunicações nas vias públicas pode trazer complicações para rede de energia. Essa preocupação também levou o vereador, Edson Battilani, a protocolar na Câmara, uma indicação solicitando a Copel para que notifique as empresas que utilizam os postes. “A indicação é para que essas empresas retirem o emaranhado de fios, pois além de danificar os postes, esse excesso pode causar acidentes graves”, lembrou Battilani.

Para o presidente da Câmara, Olivino Custódio, a participação da comunidade na audiência pública é de fundamental importância para ajudar em sugestões na solução desse problema que afeta a todos. “Não podemos deixar que esse emaranhado de fios coloque em risco os usuários das calçadas, dos canteiros e das vias públicas”, disse Custódio.     

A audiência será realizada na próxima quarta-feira (23), às 19 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão.   

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Professor recebe Prêmio Município Modelo da Câmara de CM

por adm publicado 08/10/2019 15h28, última modificação 08/10/2019 15h28

 

Vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam nesta terça-feira (8), às 19h30, durante a sessão solene, o prêmio Município Modelo ao professor, Geraldo Oliveira.

 A homenagem é uma forma de agradecer ao profissional que dedicou parte de sua vida inspirando crianças e jovens na busca pelo conhecimento, repassado em sala de aula.

Aposentado, Oliveira também foi responsável pela recuperação de dependentes químicos, tirando jovens do perigoso mundo das drogas. “Ele é uma referência afetiva, um professor cuja dignidade fez da educação um marco transformador de vida e da sociedade”, disse o autor do requerimento na época, vereador, Toninho Machado.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Comissão de Finanças e Orçamento dá parecer em projetos e relatório do Ministério da Saúde

por adm publicado 04/10/2019 15h26, última modificação 04/10/2019 15h26

A Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão se reuniu nesta sexta-feira (4) para analisar e dar parecer em um Projeto de Resolução, sete prestações de contas de entidades de Campo Mourão e um ofício do Ministério da Saúde (MS), com informações da liberação de R$ 4 milhões para investimentos em várias áreas da Saúde de Campo Mourão.   

Um dos projetos analisado pela (CFO), diz a respeito do parecer prévio pela regularidade das contas de 2015. O documento foi aprovado com ressalvas pela (CFO) e segue para o plenário para votação, na próxima semana.

A (CFO) é composta pelo presidente, Edson Battilani e vereadores, Miguel Batista Ribeiro e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano).

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

CEM analisa PLC de zoneamento urbano em Campo Mourão

por adm publicado 01/10/2019 16h35, última modificação 01/10/2019 16h35

 

A Comissão Especial de Mérito da Câmara de Campo Mourão (CEM), se reuniu na tarde da última segunda-feira (30), para apreciar e dar parecer no Projeto de Lei Complementar (PLC) 18/2019, de autoria da prefeitura e que altera a Lei de 2014.

Essa Lei trata do zoneamento e da ocupação do solo urbano e rural do município. Durante a reunião, o vereador Luiz Alfredo propôs uma emenda modificativa ao (PLC), que altera um dos mapas contidos no projeto. O documento foi encaminhado ao Executivo e nos próximos dias deve retornar à Comissão Especial para receber parecer. Em seguida o projeto segue ao plenário para votação.

A Comissão Especial tem como presidente, o vereador Edoel Rocha, o relator, vereador Luiz Alfredo da Cunha Bernardo e membros, os parlamentares, Edson Battilani e Nelita Piacentini.    

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara homenageia escola Ethanil com Comenda 10 de outubro

por adm publicado 01/10/2019 15h08, última modificação 01/10/2019 15h08

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam no próximo sábado (5), às 19h30, a Comenda 10 de outubro à escola municipal professor, Ethanil Bento de Assis. A honraria é uma homenagem aos 50 anos de fundação do estabelecimento de ensino público e será entregue nas dependências da escola, localizada na Rua Vicente Domanski, 1196, no Jardim Santa Cruz.

De acordo com o autor do Projeto de Resolução, vereador Edson Battilani, a comenda é uma forma de agradecer funcionários, diretores e professores pelos ensinamentos à comunidade. “O estabelecimento de ensino garante o princípio democrático de igualdade de condições de acesso e de permanência na escola, de gratuidade para a rede pública, de uma Educação Básica com qualidade em seus diferentes níveis e modalidades de ensino, vedada qualquer forma de discriminação e segregação”.

A escola municipal Professor Ethanil Bento de Assis foi criada em 1969 pela Lei 4024/61, com o nome de escola rural municipal Santa Cruz, iniciando suas atividades com 30 alunos em sala multisseriada e tendo como a primeira professora, Eloysa Komatsu. Em 1980, pela Lei 5.692/71 a escola deixa de ser rural e passa a se chamar “escola municipal Santa Cruz”; tendo como primeira diretora, Adonay Pereira Tini.

Em 1981, a escola foi doada a Fundação Educacional de Campo Mourão (FUCAM) conforme resolução n° 2601/81 de 17 de novembro de 1981, passando a ofertar o ciclo completo de 1° grau, com denominação de Unidade Escolar Santa Cruz. Em 1982, em virtude da existência de uma escola com o nome de Escola Santa Cruz, a mesma teve seu nome alterado para Escola Professor Ethanil Bento de Assis. Em 1986, a escola ganha um prédio novo em alvenaria, passando a atender 612 alunos.

Em 1987, assume a direção de 1ª a 4ª série, a professora Gercina de Carvalho da Silva e secretária, Célia Terezinha Affonso. Em 1991, a escola passa a chamar Escola Professor Ethanil Bento de Assis – de ensino pré escolar e 1º grau. Em 1992 a escola passa atender 956 alunos de pré a 8ª série, tendo como diretora de pré a 4ª série, a professora Gercina de Carvalho da Silva. No mesmo ano assume a direção de 5ª a 8ª série, o professor Anézio Cardeal Santana.

Em 1994, a escola atingiu o maior número de alunos de sua história - 1074 - divididos em 34 turmas, em virtude do surgimento de novos conjuntos habitacionais como; Batel, Mário Figueiredo e Silvana. Em 1996, pelo Decreto 1300 da prefeitura de Campo Mourão, a escola que havia sido doada á FUCAM, é revertida ao município.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Saúde presta contas à Comissão de Finanças e Orçamento

por adm publicado 30/09/2019 13h27, última modificação 30/09/2019 13h27

 

Servidores da secretaria municipal de Saúde apresentam à Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada, referentes ao 2º quadrimestre de 2019.

A prestação de contas é uma exigência estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal e será apresentada, hoje, a partir das 19 horas, no plenário da Câmara, localizado na Rua Francisco Ferreira Albuquerque, 1488, no centro da cidade.

“Além de ser obrigatória, a prestação de contas é uma oportunidade para que os vereadores- membros da Comissão de Finanças e Orçamento - e a população questionem o secretário e os servidores municipais, sobre eventuais dúvidas a respeito da Saúde”, lembrou o presidente do Legislativo, Olivino Custódio.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Executivo apresenta hoje relatório da situação financeira de 2019

por adm publicado 27/09/2019 09h36, última modificação 27/09/2019 09h36

 

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Mourão realiza nesta sexta-feira (27), a partir das 19 horas, no plenário do Legislativo, audiência pública para prestação de contas do Poder Executivo. Os números do relatório da situação financeira são relacionados ao segundo quadrimestre deste ano.

Na segunda (30), servidores da secretaria de Saúde apresentam, aos vereadores e à população, o relatório referente ao 2º quadrimestre deste ano com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada.  

A cada quatro meses, a prefeitura e a Saúde prestam contas conforme uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os números serão apresentados pelo secretário responsável pela pasta de Fazenda e Administração, Aldecir Roberto da Silva e pelo diretor municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.  

“As audiências além de serem obrigatórias são oportunidades dos vereadores- membros da Comissão de Finanças e Orçamento - e da população, de fazer questionamentos aos secretários para sanar eventuais dúvidas a respeito das receitas, despesas do município e da Saúde”, comentou o presidente do Legislativo, vereador Olivino Custódio.

Segundo ele, a audiência demonstra transparência do Executivo e do Legislativo. “A Câmara realiza as audiências por conta das Comissões e para tornar o processo transparente”.

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Vereador acompanha obras no km 31

por adm publicado 26/09/2019 14h51, última modificação 26/09/2019 14h51

O vereador Jadir Pepita protocolou na Câmara de Campo Mourão, inúmeros pedidos para que a prefeitura realize obras no município para beneficiar os moradores. Além de fazer os pedidos, Pepita tem por hábito acompanhar parte da execução dessas obras. “Na medida do possível acompanho para me certificar de que tudo está saindo conforme o previsto”, disse o vereador.

Na comunidade do Km 31, Pepita solicitou o cascalhamento de uma estrada rural. O agricultor Divonzir Wenker lembrou a dificuldade dos motoristas das ambulâncias em chegar à comunidade para prestar socorro. “Os moradores carregavam o doente nas costas até as ambulâncias, porque os motoristas não entravam com receio de ficar com os veículos encalhados. Ajudei várias vezes carregar doentes”, contou Wenker.

Um dos pacientes teria caído dentro de uma poça de barro, durante o transporte até a ambulância. “Já passamos por situações complicadas. Com esse cascalhamento, o acesso à comunidade vai ficar 100%”, disse.

A retirada da produção agrícola na comunidade do Km 31, também estava sendo prejudicada por conta de uma velha ponte de madeira. “Os funcionários da secretaria de Obras reconstruíram a ponte, dando mais tranquilidade aos agricultores na hora de sair da roça com os caminhões carregados”, lembrou Pepita.     

 

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Câmara de CM tem novas Leis sancionadas pelo Executivo

por adm publicado 26/09/2019 10h43, última modificação 03/11/2020 13h09

 

O prefeito em exercício Beto Voidelo sancionou novas Leis propostas pelos vereadores de Campo Mourão, Olivino Custódio, Cabo Cruz, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Sidnei Jardim, Nelita Piacentini e aprovadas em plenário pelos parlamentares.

As novas Leis denominam ruas do Residencial Fortunato Perdoncini II, de autoria dos vereadores, Nelita Piacentini – 80/2019 de 11 de setembro de 2019 e do presidente do Legislativo, Olivino Custódio – 88/2019 de 11 de setembro de 2019. A Lei 75/2019 que altera a ementa e dispositivos da Lei 9398 de 06 de novembro de 1995, torna obrigatória a existência de bebedouros e instalações sanitárias nas agências e postos de serviços das instituições financeiras do município, foi proposta pelos parlamentares, professor Cícero, Edilson Martins, Edoel Rocha, Edson Battilani, Elvira Schen, Jadir Soares, Miguel Batista Ribeiro, Cabo Cruz, Sidnei Jardim, Tucano e Olivino Custódio.

Voidelo também sancionou a Lei que garante a fé pública ao profissional da advocacia em processo no âmbito do município de Campo Mourão, de autoria do vereador, Cabo Cruz.

O prefeito em exercício lembrou a importância das Leis sancionadas e destacou o nome das pessoas que se tornaram nomes de ruas no Fortunato Perdoncini. “As pessoas que recebem o nome de uma rua numa cidade são pessoas que foram relevantes, que fizeram parte da história do município, e merecem este reconhecimento”, disse.

 


Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal

Ações do documento