"Banca do Jonas" entre o teatro e a Casa da Cultura

por adm publicado 01/09/2017 10h29, última modificação 01/09/2017 10h29

O vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) apresentou indicação para que a prefeitura de Campo Mourão viabilize a instalação da antiga Banca do Jonas no espaço existente entre o Teatro Municipal e a Casa da Cultura "Thomaz Edison de Andrade Vieira". Por aproximadamente 40 anos, a Banca do Jonas - a mais tradicional da cidade - funcionou na avenida Capitão Índio Bandeira, entre as ruas São Paulo e Mato Grosso.

Na proposição protocolada na Câmara de Vereadores, Sidnei Jardim propõem a administração municipal que a banca seja recuperada e utilizada nos eventos realizados pela Fundação Cultural (Fundacam). "A intenção é que seja viabilizada a recuperação e a preservação desse importante ícone da história local", explica o vereador.

Jardim enfatiza que a Banca do Jonas é constitui-se em verdadeiro patrimônio da memória mourãoense. Atualmente, a banca encontra-se abandonada no pátio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. O proprietário da banca, Jonas Bento de Deus, faleceu em 2005, aos 71 anos. Mesmo assim a Banca do Jonas continuou em funcionamento por mais cerca de nove anos, sob o comando da esposa, Isabel de Oliveira.

Melhorias

Sidnei Jardim também apresentou indicações na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie a realização de operação tapa buraco na rua Santa Cruz 9esquina com a avenida Jorge Walter - vila Urupês) e instale cobertura e bancos na área externa da unidade básica de saúde "Dr. Sadayoshi Shimizu", na região dos jardins Damasco, Fernando e Ipê.