Câmara de CM ficará Lilás no enfrentamento a violência contra a mulher

por Dirceu Portugal publicado 01/08/2022 14h55, última modificação 01/08/2022 15h41

O prédio da Câmara de Campo Mourão ficará iluminado à noite - durante todo mês de agosto - com a cor lilás, em referência ao Agosto Lilás, dedicado à prevenção, conscientização e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Em agosto do ano passado, a vereadora Naiany Hruschka Salvadori e o presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), tomaram a iniciativa de instalar um material plástico nas luminárias do prédio do Legislativo para chamar a atenção em defesa da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, a Câmara instalou refletores novos, programados para iluminar com a cor Lilás a frente do prédio.

“É a nossa luta em defesa das Leis que amparam as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial”, frisou Naiany Hruschka.

A campanha do Agosto Lilás foi criada em referência a sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto, e que em 2022, completa 16 anos.

Dados demonstram que mais de 4.600 casos de violência doméstica contra a mulher são registrados por mês no Paraná. Nos primeiros seis meses de 2021, por exemplo, foram 27.881 ocorrências no estado, ou, uma média de 4.646 todos os meses. O aumento é de 1% nos registros, na comparação com o mesmo período do ano anterior.  Em janeiro de 2022, as estatísticas apontaram que os casos de violência contra a mulher subiram 46% na capital paranaense.

A cada hora mais de 500 mulheres são vítimas de algum tipo de violência no Brasil. Os números são da pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Instituto Data Folha e mostram a importância de intensificar as ações em defesa da mulher.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Paraná, em todo o Estado, são quase 30 mil mulheres com medidas protetivas de urgência aplicadas pela Justiça. Em 2022, mais de nove mil delas estão na capital.