Câmara de CM realiza eleição na próxima semana no retorno do recesso parlamentar

por Dirceu Portugal publicado 05/08/2022 15h30, última modificação 05/08/2022 15h40

Na próxima segunda-feira (08), no retorno das atividades legislativas em plenário, os vereadores da Câmara de Campo Mourão, escolhem, às 09 horas, durante a 21ª sessão ordinária, um parlamentar para assumir a vaga de primeiro secretário da Mesa Executiva do Legislativo.

O cargo era ocupado, até então, pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro, falecido no mês passado, após se envolver em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá.

Conforme o artigo décimo do Regimento Interno do Legislativo, na hipótese de ocorrer vaga na Mesa Executiva, ela será preenchida, mediante eleição para completar o biênio.

Após a escolha e o anúncio do vereador eleito, os parlamentares debatem em primeiro turno de discussão e votação, a pauta de trabalhos com a apresentação de dois projetos de Leis – de autoria do Poder Executivo -ofícios da prefeitura, do governo do estado e do governo federal - em respostas aos questionamentos, através de requerimentos, dos parlamentares. Serão votadas e aprovadas também, as contas de entidades assistenciais, ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos, 132 Indicações, sendo uma Indicação Legislativa, 11 requerimentos e uma moção.

Dois projetos também serão apresentados em plenário, sendo um de Lei, de autoria do vereador Bina, que declara de utilidade pública, a Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita). O outro - um projeto de Resolução – propõe a concessão da Comenda 10 de outubro, à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense. A honraria proposta pelo parlamentar, Paulo Pilatte também contou com as assinaturas dos vereadores; Subtenente Macedo, Jadir Soares (Pepita), Escrivão Parma, Edilson Martins, Tio Leco, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori e Olivino Custódio.

Após o espaço da Palavra Livre, os vereadores debatem e votam em primeiro turno, sete projetos de Leis, sendo quatro de autoria do Poder Executivo e três de autoria dos parlamentares de Campo Mourão.

Na terça-feira (09), novamente os vereadores se encontram em plenário para votação da pauta de trabalhos em segundo turno. As duas sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados no debate devem acessar o link https://youtu.be/XCvp2m1w5ts e na terça, basta se conectar com o link https://youtu.be/3aNg1HPWsyY.