Circuito regional de cicloturismo

por adm publicado 04/09/2017 10h59, última modificação 04/09/2017 10h59
A realização de estudos para a criação de um Circuito Regional de Cicloturismo, envolvendo os municípios do Vale do Piquirivaí, foi recentemente sugerida pelo vereador Edson Battilani (PPS) ao prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli.

Trata-se de uma atividade em crescimento em todo o mundo e a região polarizada por Campo Mourão apresenta grande potencial para o fomento e exploração do cicloturismo.

A sugestão encaminhada ao chefe do executivo mourãoense é no sentido que os estudos sejam conduzidos através de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e as lideranças de grupos organizados de ciclistas existentes no Município.

Os roteiros para o circuito poderão ser idealizados, por exemplo, para interligar locais de contemplação da natureza (como parques, RPPN’s e outras áreas) com pousadas, fazendas, templos religiosos, etc.

Tendo em vista que poucas cidades possuem atrativos para o turismo convencional, mas que quase todas possuem atrativos para o cicloturismo, um conjunto de organizações elaborou um manual dirigido aos municípios brasileiros contendo dados e elementos de incentivo a criação de circuitos de cicloturismo.

Battilani também propôs à administração municipal a criação da central de atendimento à população “A Prefeitura Conectada ao Cidadão”, com funcionamento 24 horas (inclusive nos finais de semana). Reivindicou ainda o cumprimento de uma lei em vigor desde 2003 que prevê a realização dos Jogos Municipais das Pessoas Portadoras de Deficiência.

O vereador pediu,igualmente, melhorias para os jardins Batel I e II: rebaixamento das luminária com a instalação de lâmpadas de vapor de sódio, execução de nova pintura dos nomes das vias públicas nos postes, implantação de sinalização horizontal e vertical (em especial, placas de preferencial e faixas de pedestres) e a instalação de iluminação na rua Lauro de Souza (lateral do campus da Faculdade Integrado).

Outra indicação foi para a execução de melhorias no Viveiro de Mudas do Horto Municipal “Pioneiro Pedro Ovídio Pereira”. Entre elas, a reconstrução dos canteiros de produção (adaptando-os para o sistema de produção em tubetes), remoção de tanque utilizado como caixa de água (que corre o risco de queda) e a reforma das casas dos servidores.