Procuradora da Mulher pede ao Executivo envio de Projeto de Lei para contratação de estagiários de psicologia para auxiliar estudantes

por Dirceu Portugal publicado 09/01/2023 15h15, última modificação 09/01/2023 16h42

Na última sessão ordinária do Legislativo de Campo Mourão, a segunda secretária da Câmara, vereadora e procuradora da Mulher, Naiany Hruschka Salvador, apresentou aos demais colegas parlamentares, uma Indicação Legislativa 1587/2022, solicitando ao Executivo para que envie à Câmara, o projeto de Lei 1280 de 2000, que acrescenta dispositivos na Lei 1280, que dispõe sobre o serviço de psicologia e psicopedagogia escolar na rede pública de ensino municipal. O dispositivo visa autorizar a contratação de estagiários de psicologia.

O documento foi enviado ao Executivo. “A iniciativa consiste em concretizar a Lei 13.935/2019, que reza que as redes públicas de educação devem contar com serviços de psicologia. As equipes deveriam desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo educacional com a participação da comunidade escolar”, lembrou Naiany.

Com base em pesquisas realizadas pelos vereadores Mirins, Pedro Henrique Gouveia de Medeiros da Silva, Mariana Cristina Bonfim da Silva e Maria Vitória Bretas Barbosa, de dois a cada três estudantes do 5°ao 9º ano do Ensino Fundamental e quatro a cada cinco estudantes da 1ª a 3ª série do Ensino Médio relatam sintomas de depressão e ansiedade. Na maioria dos casos, as pessoas somente buscam a terapia quando já estão em condições de extremo sofrimento psíquico. O sofrimento psíquico é uma desordem emocional que pode ser progressiva.

Com as informações chegamos à conclusão que ter psicólogos nas escolas públicas é de extrema importância. “Pois para uma pessoa estar desanimada ao ponto de não se importar com o próprio futuro, ela tem que estar em um quadro de depressão muito grave. Além de ajudar os alunos com problemas pessoais, os psicólogos poderiam auxiliar os professores identificando os pontos que fazem o aluno a se desinteressar do conteúdo, buscando uma melhora e um resultado de aprendizagem mais satisfatório e, além de ajudar a desenvolver novas habilidades em sala de aula”, diz.

A vereadora pediu apoio aos demais parlamentares. “Contamos com a colaboração para que esse projeto seja executado, além de proporcionar a melhora na frequência escolar, e na aprendizagem estaremos dando uma esperança aos estudantes que não se veem em um futuro digno”, lembrou Naiany.