Programa de Proteção e Saúde Menstrual é lançado em CM

por Dirceu Portugal publicado 16/12/2022 16h40, última modificação 21/12/2022 12h10

A vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, vereadora Naiany Hruschka Salvadori, o presidente do Legislativo Jadir Soares (Pepita) e o prefeito Tauillo Tezelli lançaram, na manhã desta sexta-feira, o Programa de Proteção e Saúde Menstrual.

O programa foi criado através de um projeto de Lei de autoria da própria vereadora, aprovado em 2021, e tem como um dos objetivos oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão de mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual. “Estou recebendo um presente de Natal. Estamos encerrando o ano com muitas conquistas para as mulheres. Além do lançamento do programa, da reativação do Conselho da Mulher, da criação do Fundo da Mulher, da reabertura da Casa de Abrigo Fênix, e da criação do Centro de Referência de Atendimento a Mulher. No dia 2 de janeiro iremos receber a nova delegada da mulher. Esse ano entrará para a história pela quantidade de conquistas em prol das mulheres”, comentou a vereadora durante o lançamento do programa.

Uma das ações que entra em prática após o lançamento do programa será o fornecimento de forma gratuita de absorventes higiênicos para os estabelecimentos de ensino público municipal, unidades básicas de saúde e serviços socioassistenciais, mediante parcerias com a iniciativa privada ou organizações não governamentais.

Serão beneficiadas alunas do ensino fundamental, adolescentes, em regime de semiliberdade ou internação em estabelecimentos educacionais, detentas, adolescentes e mulheres acolhidas nas unidades e abrigos sob gestão do município, em situação de vulnerabilidade e as adolescentes e mulheres em risco social acompanhadas pela proteção social especial da política de assistência social.

“Estou muito feliz por mais essa conquista. É um programa de Educação, de Ação Social de prevenção a Saúde de extrema relevância para o município. Há casos que meninas faltam à escola por até 45 dias letivos do ano por conta do período menstrual, que é algo biológico do corpo. Temos de entender que faz parte da nossa vida e que temos de dar suporte a quem não tem condições de ter o absorvente intimo”, disse Naiany.

Para o prefeito Tauillo Tezelli, a união colaborou para o lançamento do Programa.  “Essa ação é resultado da união de esforços do Poder Legislativo, Poder Executivo, Conselho municipal dos Direitos das Mulheres e a sociedade civil organizada que contribuem para a garantia da dignidade e cidadania das mulheres que não tem condições de ter acesso a produtos de higiene básico”, lembrou Tezelli.

Segundo ele, inicialmente o programa foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Barros, no valor de R$ 250 mil. “A intenção garantir acesso ao produto de higiene a meninas e mulheres que não têm condições de comprar, o que acarreta riscos à saúde e à dignidade feminina”.

O presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), lembrou a importância da união em favor do bem comum. “Vamos continuar trabalhando em benefício dos moradores de Campo Mourão. Quando há um objetivo claro temos de unir forças para conseguir conquistá-lo”.