Proposta a implantação de Restaurante Popular

por adm publicado 04/09/2017 08h55, última modificação 04/09/2017 08h55

Entre as sugestões que o vereador Edson Battilani (PPS) apresentou recentemente ao prefeito Tauillo Tezelli está à instalação de Restaurante Popular em Campo Mourão. Trata-se de um programa social do governo federal que tem como princípio fundamental a produção e a distribuição de refeições saudáveis, com alto valor nutricional, a preços acessíveis, principalmente para as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar.

O pedido do vereador é no sentido de que o Poder Executivo providencie a inscrição do Município no programa, para que Campo Mourão possa participar do processo de seleção pública, visando conseguir benefício para a implantação de uma unidade. "O Restaurante Popular também seria um polo gerador de empregos e renda para os munícipes, pois prioriza a compra de gêneros alimentícios produzidos na própria região, como forma de reduzir custos e garantir qualidade e geração de renda aos agricultores locais, além de oferecer cursos profissionalizantes aos moradores", explica Battilani.

Farmácia da Partilha

Outra indicação de Edson Battilani foi para que a administração municipal cumpra a lei local - de 2004 - que dispõe sobre a Farmácia da Partilha. Normalmente as pessoas não consomem todo o medicamento contido nas embalagens, o que resulta em uma verdadeira farmácia doméstica, o que acaba oferecendo risco para as crianças. A proposta prevê a coleta da doação desses medicamentos, que despois de serem submetidos a uma triagem feita por profissionais serão destinados a pessoas que carecem desses remédios.

Battilani apresentou ainda requerimento para que a prefeitura preste informações e esclarecimentos sobre o calçamento com pedras poliédricas de estrada, a partir do rio da Várzea. O convênio com o Governo do Estado foi firmado em 2013, o processo licitatório aconteceu e a empresa vencedora foi contratada. O prazo para a execução da melhoria era de 18 meses, mas os serviços não foram realizados. O vereador pediu, igualmente, informações sobre a recuperação do trecho asfaltado, pois já se passou mais de um ano da licitação e a empresa vencedora sequer iniciou os trabalhos.

Em outro requerimento, o vereador do PPS apresentou diversos questionamentos a prefeitura sobre o imóvel adquirido próximo ao DER - com área de 2.850 metros quadrados - para a construção das novas instalações da Escola Municipal Gurilândia. Battilani quer saber qual a destinação que a nova administração municipal dará ao imóvel e quando.

Como na área existia uma casa de alto padrão que foi demolida, com área edificada de 590 metros quadrados, ele quer saber a destinação dada pelo governo municipal passado a 15 portas em cerejeira (com batentes de óleo pardo), 10 janelas em cerejeira (com grade de proteção),4 portas em arco com blindex, grade frontais, assoalho com tábuas de ipê e ao madeiramento em peroba rosa, entre outros materiais.