Radares são instalados no trevo do Barreiro das Frutas após requerimento de vereadores da Câmara de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 07/07/2022 15h30, última modificação 07/07/2022 15h39

No início do mês passado, o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), e o parlamentar Paulo Pilatte, solicitaram, através de dois requerimentos de urgência encaminhados pela Câmara Municipal de Campo Mourão ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a instalação de redutores de velocidade, radares, sinalização vertical e lombada eletrônica na rodovia BR-158, na altura do trevo de acesso ao Barreiro das Frutas, no cruzamento com a rodovia BR-272.

Na tarde da última terça-feira (05), os dois órgãos iniciaram a instalação de radares eletrônicos, para controlar a velocidade de veículos que trafegam nos dois sentidos da BR-158, no trevo de acesso ao Barreiro das Frutas, no cruzamento com a BR-272. O limite de velocidade no local passa a ser de 60 Km/h. A expectativa é que os radares já comecem a funcionar nos próximos 20 dias. Parte dos equipamentos já foi instalada, como os “pardais eletrônicos” e toda sinalização.

O presidente do Legislativo visitou o local e acredita que a instalação dos radares vai ajudar a evitar acidentes. “Com equipamentos instalados, naturalmente os motoristas irão diminuir a velocidade. O local tem pista rápida e muitas pessoas que moram em propriedades rurais no Barreiro das Frutas vêm à cidade e correm riscos atravessando a pista”, disse Pepita.

Ele lembrou ainda que prefeitura já está licitando uma empresa para fazer instalação de iluminação em led no local, o que aumentará a visibilidade dos motoristas, gerando mais segurança no trecho. “São medidas que visam preservar vidas”, comentou.

Para o vereador Paulo Pilatte, os equipamentos instalados na rodovia irão salvar vidas. “Vai proporcionar mais segurança aos moradores que precisam cruzar a rodovia e evitar acidentes graves, salvando vidas”, lembrou.

No início de junho, no local onde está sendo instalados os equipamentos de controle de velocidade, um grave acidente envolvendo um veículo e uma carreta causou a morte do empresário, Maximiliano Doneda, de 73 anos, proprietário de uma agropecuária no centro de Campo Mourão.

Doneda conduzia um veículo Saveiro Cross e teria tentado cruzar a pista quando foi atingido com violência por uma carreta que seguia no sentido a Maringá. Com o impacto, o veículo ficou destruído e o empresário teve morte instantânea. A carreta parou cerca de 100 metros do local da batida. O motorista da carreta não sofreu ferimentos.