Vereadores de Campo Mourão lamentam a morte do parlamentar Tucano

por Dirceu Portugal publicado 12/07/2022 17h40, última modificação 29/07/2022 08h54

Carismático sempre sorridente, humilde, atencioso e preocupado com o próximo. Amigo, companheiro, parceiro para todas as horas, brincalhão, responsável e cuidadoso com o bem público e sempre preocupado em ajudar as pessoas mais vulneráveis. Assim foi o estilo e comportamento descrito pelos parlamentares e amigos do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro, carinhosamente conhecido por Tucano. Ele exercia seu segundo mandato na Câmara de Campo Mourão.

No primeiro mandato (2017 a 2020), exerceu por dois anos (2017 a 2018), o cargo de segundo vice-presidente da Mesa Executiva e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO). No segundo mandato (2021 a 2023), exercia o cargo de 1º secretário da Mesa Executiva e presidente da (CFO).

No início da madrugada desta terça-feira (12), Tucano se envolveu em um grave acidente no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá. O Samu foi acionado para socorrê-lo, mas quando as equipes chegaram ao local ele já estava sem vida. Tucano deixa a esposa Edna e os filhos Jefferson Estevão Ribeiro, Vitor Antônio Pauloski Ribeiro e Lucas Miguel Pauloski Ribeiro.

O velório acontece a partir das 16h30 na Capela do Prever e o sepultamento será na manhã da quarta-feira (13), às 10h30, no Cemitério São Judas Tadeu.

Dono do clichê “É Nóis que Tá”, Tucano conquistava todos a sua volta. “Falar do Tucano para mim está sendo muito difícil, para quem conhecia ele há mais de 24 anos. Era uma pessoa espetacular, humilde, humana, sempre gostava de ajudar todos. Uma pessoa que vai deixar muitas saudades em todos nós. Peço a Deus que conforte o coração dos familiares e dos amigos. Acredito que não cai uma folha sem a permissão de Deus e o Tucano cumpriu sua missa na terra. Que Deus recebe-o de braços abertos”, disse o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).  

O vereador Paulo Pillate lamentou a morte do amigo de parlamento. “Foi uma pessoa de agradável convívio por cerca de um ano e meio. Nesse período pude perceber que ele era muito dedicado a politica. Teve sempre boas ideias com os projetos para que a cidade estivesse sempre adiante. Peço a Deus que o leve para o seu convívio no reino celestial. Descanse em paz meu amigo, estamos todos orando por você, pelos seus filhos, esposa, parentes e amigos. Sempre muito alegre, divertida, uma pessoa que brincava, mesmo nas horas de dificuldade tentava nos levar para cima. Somos gratos pelas suas boas obras e bons atos em favor, principalmente dos menos favorecidos”.

A vereadora e primeira vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara, Naiany Salvadori, comentou e lamentou a perda do parlamentar. “Conheci o vereador Tucano no exercício deste mandato e percebi que sempre foi muito atuante e disposto a ajudar o próximo. É uma perda enorme para todos”.

O vereador Toninho Machado lembrou a relação de amizade com Tucano.  “Conheci o Tucano em 2014, e quando ele foi eleito pela primeira  vez em 2017-2020, acabei o conhecendo melhor. Mas, agora nesse segundo mandato 2021- 2024,  estávamos trabalhando juntos no Legislativo. O vereador Tucano era uma pessoa de fácil  convivência e fantástica. Vamos sentir muito a sua falta. Que Deus conforte os seus familiares e amigos, amigos dos quais  eu faço parte. Saudades”, disse.

Vizinho de cadeira no plenário da Câmara, o vereador Escrivão Parma descreveu o parlamentar Tucano. “Estava sempre auxiliando as pessoas e tinha um coração bondoso. Ele não tinha eleitores, tinha amigos e se preocupava muito em não decepcioná-los. Com sua partida parte da alegria da Câmara se perdeu. Foi se embora as brincadeiras, o sorriso, a amizade o companheirismo. Meu amigo siga seu caminho que Deus o receba no céu Gostava muito dele”, comentou.

Marcio Berbet lembra a relação de amizade com o vereador. “Conheci o Tucano fora do espaço do Legislativo e sempre foi um excelente companheiro, amigo e parceiro. Conheci melhor após assumir uma cadeira na Câmara e perceber quanto ele trabalhava, principalmente pelo social, no atendimento as pessoas mais necessitadas de Campo Mourão. Nunca mediu esforços para ajudar o próximo, e quando percebia que não iria dar conta, recorria aos amigos vereadores para ajudar a quem lhe pedia uma mão. Perdemos uma pessoa, um amigo, um guerreiro que sempre legislava com consciência e acima de tudo, com o coração”, lamentou.

A vereadora Elvira Schen Lima também lembrou a convivência no período do mandato. “O Tucano sempre teve um coração generoso, ajudando pessoas carentes e colaborando com a nossa Associação PAIS e nossa luta. Que Deus abençoe e cuide de sua família e seus animaizinhos”.

O vereador Subtenente Macedo relembra os tempos de infância. “Conhecia ele na infância e sempre foi essa pessoa de bom coração. Na Câmara quando assumi o mandato, me deu total apoio e conseguimos produzir vários projetos juntos. O último, que instituía o Dia Municipal dos Colecionadores, Caçadores e Atiradores (CAC´S), era um projeto dele, mas passou a súmula para mim e produzimos juntos. Vou continuar o legado dele que sempre foi de ajudar os mais vulneráveis”, prometeu Macedo.  

Miltinho Cidade Nova jogou bola e recorda os bons momentos. “Desde 1989 conhecia ele. Jogávamos bola no Parigot de Souza, era uma pessoa boa que sabia trabalhar, sempre soube legislar e fiscalizar. Era um dos parlamentares que criava seus projetos para ajudar o próximo. Um deles foi o projeto de Lei para adoção de um ponto de ônibus. Que Deus proteja a sua família”.     

Edilson Martins conta que não consegue acreditar na tragédia. “Era uma pessoa que admirávamos muito, com um carisma que sempre conquistava as pessoas. Foi um grande parceiro dos servidores, dos vereadores nos dois mandatos que convivemos no Legislativo e de todos aqueles que os procuravam. Sempre foi parceiro nos projetos que ajudavam o município, em e contrapartida, a população. Foi um dos parlamentares que mais apresentou e teve os projetos sancionados pelo prefeito. Vai fazer muita falta para a família e para nós amigos dele. Não dá para acreditar”.

No cargo de 2º vice-presidente, Ibinéias Teixeira (Bina), dividia com Tucano a responsabilidade das decisões da Mesa Executiva da Câmara. “Conhecia o vereador Tucano há anos, antes mesmo de assumir minha cadeira no Legislativo. Era uma pessoa de bom coração, sempre jogando bola, convivendo e ajudando o esporte. Na Comissão de Finanças e Orçamento sempre estava ajudando com bons projetos, era um parceiro para todas as horas. É uma perda enorme e irreparável. Foi uma partida precoce. Pedi a Deus que conforte ele e toda a sua família”.       

O vereador Tio Leco também lamentou a morte do companheiro de plenário. “É uma perda gigante. Ele era uma pessoa que sempre estava de bem, transmitindo boas energias às pessoas que encontrava. Vai deixar saudades. Deus conforte o coração dos familiares e reserve um espaço de muita luz ao nosso amigo Tucano”.