Notícias

por Interlegis — publicado 23/03/2020 14h55, última modificação 16/11/2020 10h48
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Requerimento de Urgência para criação da Comissão Especial da Saúde é aprovado na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 27/04/2022 10h05, última modificação 27/04/2022 15h48

Por seis votos favoráveis e cinco contra - os vereadores da Câmara de Campo Mourão - aprovaram na última sessão ordinária do Legislativo, um requerimento de urgência, de autoria do vereador Marcio Berbet, para a criação de uma Comissão Especial de Saúde para avaliar a situação da Saúde na Santa Casa e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Todos nós estamos recebendo reclamações dos atendimentos nas Upas, e a questão da maternidade da Santa Casa, nos preocupa. O intuito da Comissão é de ajudar a resolver o problema, mas precisamos saber qual é o problema. Formando a Comissão poderemos nos fixar em estudos para levantar a problemática e ajudar a resolver”, comentou Berbet.

A Comissão Especial - composta por três vereadores escolhidos seguindo o regimento interno da Câmara e terá duração até o final do mandato da legislatura em 2024 - terá, segundo Berbet, o objetivo de acompanhar o sistema de saúde do município, incluindo o recebimento, repasses e aplicações dos recursos, entre outros.

“Precisamos de informações técnicas para buscar uma solução aos problemas que vem sendo apresentados. As verbas de emendas passam por esta Casa de Leis e nós é que somos responsáveis em liberar esses recursos. É de nossa responsabilidade fiscalizar o bom uso do dinheiro público”, enfatizou.

Os vereadores Edilson Martins e Escrivão Parma, votaram contra a criação da Comissão e defenderam a cautela nos assuntos relacionados a Santa Casa. “Temos de fiscalizar sim, mas com tato. As pessoas que estão na Santa Casa, trabalham muito para manter a instituição aberta”, lembrou Parma. “Como a Câmara já tem uma Comissão Permanente de Saúde, acredito que criando outra, teremos limitações”, comentou Martins.

O vereador Toninho Machado, defendeu o diálogo antes da formação da Comissão. “Eu, minha família, amigos e conhecidos somos muito bem atendidos na Santa Casa, que tem sido uma mãe – trabalhando via SUS – socorrendo a população. Não sou contra a formação da Comissão, mas a princípio, como temos total acesso a Santa Casa, principalmente com a diretoria, poderíamos convocar os diretores para um diálogo, até para sentir como está a situação, e se fosse o caso, abriríamos a Comissão”, disse Machado.

A vereadora Naiany Hruschka Salvadori defendeu a criação da Comissão. “A posição que ocupamos como fiscalizadores dos serviços prestados aos moradores de Campo Mourão, nos leva a dar um retorno a população quando aparecem situações como essas de reclamações nos atendimentos na Saúde”, destacou Naiany.

Com o voto favorável a implantação da Comissão, o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), justificou a sua decisão. “Temos sim de formar e trabalhar em conjunto com a secretaria de Saúde, com a própria Santa Casa, para buscar informações e levar para a população. Faremos uma parceria. Essa notícia do fechamento da maternidade da Santa Casa em muito me preocupa”, disse Pepita.  

Para o vereador Miltinho Cidade Nova, a Comissão Permanente de Saúde da Câmara, deveria fazer os trabalhos para solucionar os problemas, alvo das reclamações dos moradores. “Se existe uma Comissão no Legislativo, ela deveria fazer esse levantamento junto a Santa Casa e a secretaria de Saúde”, disse.

Vereadores pedem colaboração da população no combate a dengue

por Dirceu Portugal publicado 28/04/2022 14h45, última modificação 02/05/2022 13h40

O elevado número de casos de dengue na cidade fez os vereadores da Câmara de Campo Mourão, usarem o espaço da Palavra Livre, para cobrar e exigir dos moradores cuidados e apoio no combate à dengue, principalmente em um momento em que os números ultrapassam a marca dos 300 casos confirmados.

“Não adianta os moradores criticar a prefeitura, os vereadores e outras instituições, quando eles mesmos não cuidam dos próprios quintais. Quem tem carinho pelos familiares, ajuda a cuidar, não facilita para o mosquito, deixando vasilhames, latão e vasos com água. Tem uma pequena parcela dos moradores que é relaxada, joga lixo onde não deve, colocando a vida dos outros em risco”, comentou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita). “Peço a todos que colaborem, em prol do bem comum”, pediu Pepita.  

O vereador Miltinho Cidade Nova aproveitou para conclamar os moradores dos bairros Cidade Alta, Cidade Nova,Fortunato Perdonini entre outros, a participar da Caminhada Ecologia que acontece no próximo domingo (01), com saída às 08 horas do Parque das Torres. “Nós vamos fazer a nossa parte coletando material que pode servir de criador do mosquito Aedes aegypti e todos devem ajudar”, lembrou Miltinho Cidade Nova.  

O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, também é causador de outras doenças, como a zika e chikungunya.       

O vereador Ibneias Teixeira (Bina), reforçou que os cuidados básicos de limpeza dos quintais e de objetos que possam acumular água são fundamentais para acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti e combater a transmissão da doença na cidade. “Se cada um fizer a sua parte nos cuidados, todos ganham. O que não pode acontecer, são as equipes se organizarem em arrastões e ao ser atendidos nos portões das casas, o morador pede para entrar e limpar o quintal, não ajudando em nada. Isso não pode acontecer. Acho injusto ter de limpar quintal dos outros”, comentou Bina. “Se não houver a participação de todos, não há muito a ser feito”, lembrou.       

Vereador sugere a implantação de horta comunitária no Cidade Nova

por Dirceu Portugal publicado 28/04/2022 15h57, última modificação 28/04/2022 15h57

Além da inclusão social e das pessoas com a natureza através de práticas que proporcionam benefícios físicos e mentais, as hortas comunitárias proporcionam a produção de alimentos saudáveis, garantindo além de a segurança alimentar, a possibilidade de uma renda extra com a comercialização de seus produtos.

Com o objetivo de produzir alimentos com a participação da comunidade em áreas próximas às suas casas, o vereador Miltinho Cidade Nova, protocolou uma indicação na Câmara, aprovada na última sessão ordinária, sugerindo a prefeitura, a implantação de uma horta Comunitária com sementes e adubos para a fertilização do solo.

O local de implantação da horta, de acordo com o vereador, seria em um terreno localizado na Avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira, entre as Ruas Hideji Kobayashi e Rua Prefeito Antônio Jose dos Santos, no bairro Jardim Cidade Nova. “Essa horta é um sonho dos moradores da região do Jardim Cidade Nova. Eles pedem a horta para que possa servir para ajudar famílias carentes de bairros próximos”, comentou Miltinho Cidade Nova.

Além de escolher o próprio alimento, sem agrotóxico, os moradores voluntários terão qualidade de vida proporcionada em mão dupla: para quem cuida e para quem consome. “Além de produção de alimentos naturais e saudáveis, as hortas comunitárias também podem gerar renda”.

Câmara de vereadores e Codecam entregam Lei do Juntos Educar

por Dirceu Portugal publicado 02/05/2022 15h49, última modificação 02/05/2022 15h49

O presidente da Câmara de Campo Mourão Jadir Soares (Pepita), e a Câmara Temática da Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam), entregaram ao prefeito Tauillo Tezelli, a Lei das Políticas Públicas do projeto Juntos Educar.

O projeto de Lei 014/2022 – que Institui a política pública de incentivo à Educação, à Pesquisa, ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por meio do Projeto Juntos Educar, prevendo o desenvolvimento de ações complementares, voltadas ao avanço da educação e da qualidade do ensino e aprendizagem da Rede Municipal de Ensino de Campo Mourão, foi aprovado por unanimidade dos vereadores de Campo Mourão.

“O Poder Legislativo está de portas abertas para ajudar no desenvolvimento da Educação de Campo Mourão, para que a nossa cidade tenha respeito e dignidade”, comentou Pepita.

O prefeito Tauillo Tezelli destacou a importância do projeto direcionado ao desenvolvimento da Educação no município. “O principal objetivo dessa Lei é melhor a qualidade do ensino para que esse processo iniciado na nossa gestão tenha continuidade e produza cada vez mais resultados positivos”.

Fortalecer os conselhos escolares, acompanhar as ações na melhora do IDEB, com acompanhamento direto nas unidades de ensino e intervenções e assessorar a equipe pedagógica da secretaria de Educação estão entre as propostas da lei. “É muito importante essa integração da sociedade civil organizada e o poder público. Acredito muito no associativismo, porque quando nos unimos, temos mais forças”, lembrou o presidente do Codecam, Fernando Mizote.

O evento também contou com a participação do presidente da Câmara Temática da Educação, Ater Cristófoli, da secretária municipal de Educação, Tânia Caetano, de  educadores e lideranças locais.

Codusa presta contas na Câmara

por Dirceu Portugal publicado 03/05/2022 15h31, última modificação 03/05/2022 15h31

O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento (Codusa), Luiz Carlos Malavazi, apresentou aos vereadores - no plenário da Câmara de Campo Mourão - nesta terça-feira (03), um relatório com informações das ações e obras da Companhia nos últimos meses, em Campo Mourão. Depois de um processo de recuperação financeira na estão 2017-2020, a Codusa foi transformada em empresa de economia mista para empresa pública, sendo 100% municipal.  

As obras, conforme Malavazi vão desde a pavimentação, construção do meio fio com sarjeta, galerias emissoras, operações tapa-buracos entre outras obras que estão sendo realizadas em diversos bairros e em estradas rurais. Nos últimos meses foram readequados mais de 280 quilômetros de estradas para dar mais conforto, tranquilidade aos moradores das áreas rurais e também para facilitar o escoamento das safras.

“Os moradores pedem melhorias seja na área urbana ou rural, a Câmara faz o pedido e a prefeitura, através da Codusa, executa as obras garantindo tranquilidade os moradores de Campo Mourão”, comentaram os vereadores.     

 

Câmara de CM concede cidadania a médico cardiologista

por Dirceu Portugal publicado 04/05/2022 15h52, última modificação 04/05/2022 15h52

No próximo dia (19), os vereadores da Câmara de Campo Mourão homenageiam, com um título de cidadania honorária, o médico cardiologista, Paulo Sergio Bezerra da Silva. A honraria será entregue em um evento no plenário da Casa de Leis, às 09 horas.

O título de cidadania foi proposto pela vereadora, Naiany Hruschka Salvadori, com assinatura dos demais parlamentares e aprovado em plenário por unanimidade dos vereadores. “Como cardiologista e diretor Institucional do Hospital Evangélico de Curitiba, o Doutor Paulo Sergio Bezerra da Silva fez uma parceria com a ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka para atendimentos dos munícipes de Campo Mourão e de toda a Comcam, tanto na cardiologia como em outras especialidades”, contou a vereadora.

Ela lembra ainda, que como diretor de Expansão da Fundação Cardíaca, o médico Paulo Sergio Bezerra da Silva, homenageou com o título de Madrinha da Fundação, a ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka. "Ambos atuaram na obtenção de fundos para o desenvolvimento de pesquisas na área de Cardiologia e o resultado foi à realização dos primeiros transplantes cardíacos realizados no Paraná. Diante de todas as conquistas e reconhecimento da população Mourãoense, e seu grande legado deixado para novas gerações, com reflexos significativos para a cidade de Campo Mourão, não podemos deixar de reconhecer o brilhante trabalho realizado para a população de nossa cidade”, enfatizou Naiany Hruschka Salvadori.

 

Câmara de CM participa da posse do Conselho dos Direitos da Mulher

por Dirceu Portugal publicado 05/05/2022 16h44, última modificação 05/05/2022 16h44

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão, Elvira Maria Schen Lima, Naiany Hruschka Salvadori e Escrivão Parma participaram nesta quinta-feira (05), no salão de eventos da prefeitura, da posse dos membros do Conselho municipal dos Direitos da Mulher, biênio 2021/2023.  

Composto por 24 integrantes, o Conselho tem por objetivo assegurar melhores condições à mulher visando o exercício pleno de seus direitos, sua participação no desenvolvimento cultural, econômico, político e social.

“Quero parabenizar todas as integrantes do Conselho, desejar uma excelente gestão e colocar a Câmara de Campo Mourão a inteira disposição dos membros. O Conselho é uma conquista para a consolidação de novas políticas públicas voltadas para as mulheres, estimulando a participação e a integração no desenvolvimento social e nas atividades de cunho econômico, político e cultural da sociedade”, lembraram os vereadores Elvira Maria Schen Lima, Naiany Hruschka Salvadori e Escrivão Parma.

Ex-lateral direito do Qatar será homenageado pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 09/05/2022 15h55, última modificação 25/05/2022 16h30

O vereador Escrivão Parma entrega no próximo dia 28, às 10 horas, no plenário da Câmara de Campo Mourão, um título de cidadania benemérita ao ex-lateral direito Ângelo Ricardo Versari com passagem pelo Al-Sadd Sports Club sediado no distrito de Al-Sadd, em Doha, no Qatar, no Oriente Médio.

O projeto de Resolução de autoria do vereador Escrivão Parma - que concedeu a honraria ao atleta - teve a assinatura dos demais parlamentares e foi aprovado por unanimidade em plenário.

Ângelo Ricardo Versari, ao longo de sua carreira, atuou em 12 clubes brasileiros e um estrangeiro, o Al-Sadd Sports Club sediado no distrito de Al-Sadd, em Doha, no Qatar. “Diante de todas as conquistas e do seu legado para as futuras gerações, com reflexos para Campo Mourão, não podemos deixar de reconhecer o trabalho realizado pelo atleta, pelos clubes por onde atuou, incluindo o ADAP de Campo Mourão”, comentou o autor da homenagem, vereador Escrivão Parma.

 

 

Acadêmicos do curso de Direito visitam Poder Legislativo

por Dirceu Portugal publicado 10/05/2022 11h12, última modificação 10/05/2022 11h12

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão recepcionaram nesta terça-feira (10), durante a sessão ordinária do Legislativo, a visita de 20 alunos do primeiro período do curso de Direito da Faculdade Unicampo, em Campo Mourão. Os estudantes assistiram todo o debate em torno da pauta de trabalho dos parlamentares, trocaram informações sobre o andamento da sessão e apresentaram ideias sobre projetos aos vereadores.

De acordo com a professora do curso de Direito, Mayara Aparecida Nortok Nunes, a visita a Casa de Leis faz parte de uma atividade da disciplina Projetos Jurídicos. “A proposta é conhecer o trabalho dos três poderes para ampliar o conhecimento e com isso dar embasamento para que os alunos possam criar e apresentar projetos com retorno para a sociedade”.

Ao final, os estudantes realizaram um tour pelo prédio com visitas aos gabinetes dos parlamentares. “A visita e a troca de ideias vêm somar no curriculum dos acadêmicos e colaborar com o Poder Legislativo. Essa interação é de extrema importância a todos”, lembraram os vereadores.  

 

Fazenda e Saúde prestam contas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 10/05/2022 16h29, última modificação 10/05/2022 16h29

Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, realizam nos próximos dias 30 e 31, uma audiência pública para prestação de contas do Poder Executivo e da secretaria de Saúde. 

As audiências serão realizadas a partir das 09 horas, sendo no dia 30, apresentação dos dados do 1º quadrimestre de 2022 da secretaria de Fazenda e dia 31, da secretaria da Saúde.

A (CFO) é composta pelos vereadores, Sidney Ronaldo (Tucano), presidente da Comissão e pelos veadores membros, Naiany Hruschka Salvadori e Bina.

Na audiência da Fazenda, o secretário Aldecir Roberto da Silva, apresenta os dados das receitas e despesas do município. A prestação de contas é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na prestação de Contas da Saúde, o secretário municipal, Sergio Henrique dos Santos e servidores da pasta apresentam um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada, referentes ao 1º quadrimestre de 2022.

As audiências da Fazenda e da Saúde serão realizadas no plenário do Legislativo e poderão ser acompanhadas através da plataforma que permite a interação online com os debatedores. Para interação na audiência da Fazenda, os moradores terão de acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/56 

Na audiência da Saúde, os moradores podem participar através da plataforma https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/57

Nelsinho Cabeleireiro será homenageado com moção de congratulações

por Dirceu Portugal publicado 11/05/2022 13h45, última modificação 11/05/2022 14h49

Na próxima sessão ordinária, no dia 24 deste mês, os vereadores da Câmara de Campo Mourão, entregam uma moção de congratulações ao cabeleireiro Nelson Bento de Oliveira, popularmente conhecido por Nelsinho Cabeleireiro.

A sessão terá início às 09 horas e após a conclusão dos trabalhos em plenário, os parlamentares entregam a honraria ao profissional dedicado por 54 anos, pela paixão, vocação, ofício e estilo de vida.

A moção de autoria do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), em parceria Edilson Martins, contou com a assinatura dos demais parlamentares. Aprovada por unanimidade em plenário, a honraria segundo os autores, representa uma homenagem ao pioneiro, na atividade, que prestou relevantes serviços à comunidade. 

“São verdadeiros artistas da beleza que sempre surpreendem seus clientes. Os cabeleireiros iniciam tendências, influenciam estilos e mudam a maneira como os clientes visitam os salões. O Cabeleireiro Nelsinho é um exemplo do bom profissional pela competência e dedicação que sempre atendeu seus clientes”, comentou o vereador Tucano.   

De acordo com o vereador Edilson Martins, para ajudar os clientes a encontrar sua melhor versão, Nelsinho Cabeleireiro não media esforços. “Um artista e um inventor na arte de manusear suas tesouras. Nelsinho ao longo de sua carreira era o profissional que escutava que compreendia e que atendia as expectativas dos seus clientes”, lembrou. 

Ainda conforme os parlamentares, Tucano e Martins, em Campo Mourão, o cabeleireiro Nelsinho, montou seu primeiro Salão na Avenida Manoel Mendes de Camargo. “Nelsinho trabalhou mais de 54 anos dedicados à beleza de homens e mulheres. Também foi um mestre na arte de ensinar o seu ofício a muitos cidadãos e cidadãs de Campo Mourão. É uma singela homenagem ao professor na arte da tesoura”.

Vereador Escrivão Parma pede apoio á Casa de doentes com câncer

por Dirceu Portugal publicado 11/05/2022 16h03, última modificação 11/05/2022 16h03

O vereador Escrivão Parma utilizou o espaço da Palavra Livre durante a última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, para pedir atenção à Casa de Apoio aos doentes com câncer.

Por cerca de 10 minutos, Parma falou das dificuldades da administração para manter a Casa e pediu apoio dos deputados estaduais para a construção de um novo espaço destinado aos pacientes portadores da doença. “A Casa é administrada por um grupo com finalidade filantrópica e necessita de ajuda. Gostaria que o deputado estadual Marcio Nunes, que tem feito um trabalho diferenciado pelo Paraná, ajudasse na viabilidade de recursos para a construção de uma casa nova”, pediu Parma.

Segundo ele, a Casa está passando por necessidades. “As recentes chuvas deixaram as instalações danificadas e precisa de apoio de todos”.            

Comissão da Câmara debate mobilidade urbana com empresa de engenharia de tráfego

por Dirceu Portugal publicado 12/05/2022 15h35, última modificação 12/05/2022 15h54

Vereadores membros da Comissão Especial de Trânsito se reúnem na próxima segunda-feira (16), às 14 horas, na sala de reuniões do Legislativo, com técnicos e engenheiros da secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e da empresa Marchesini serviços de engenharia e projetos, para debater sobre os serviços de mobilidade urbana, contratos pelo município de Campo Mourão.

Os parlamentares da Comissão Especial, Marcio Berbet (presidente), Bina (Relator) e Toninho Machado, irão tratar também da contratação de serviços de assessoria e consultoria em engenharia de tráfego para elaboração de estudos e serviços técnicos especializados para melhorar as condições de tráfego e segurança viária na cidade.

“Essa reunião irá tratar de melhorias para nossa cidade. A empresa de transporte urbano, mudou, precisamos melhorar ainda mais”, comentaram os vereadores.

Para o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), a reunião é de extrema necessidade para debater pontos importantes do trânsito de Campo Mourão. “Principalmente com a mudança da empresa de transporte urbano de nossa cidade”, comentou.

   

   

Vereadores de CM participam da inauguração da Escola Gurilândia

por Dirceu Portugal publicado 13/05/2022 17h30, última modificação 13/05/2022 17h30

Os parlamentares da Câmara de Campo Mourão participaram nesta sexta-feira (13), da inauguração da nova sede da Escola Municipal Gurilândia, construída na esquina da Avenida Jorge Walter com a Rua Guarapuava.

O novo prédio, que vai atender cerca de 400 alunos, custou R$ 5,2 milhões, sendo R$ 4,4 milhões do governo federal e a contrapartida do município. “Hoje é um dia histórico para a Educação de Campo Mourão, com a inauguração do Gurilândia. É mais um investimento no futuro da nossa cidade”, comentaram os vereadores presentes na inauguração.  

O evento contou com apresentações artísticas de alunos da escola, com a presença de pais, professores e servidores da Educação do município. “É mais um dia histórico não só para a educação como para toda a cidade. Investir na educação é garantia de resultados e graças a parceria política do deputado Rubens,  conseguimos recursos do governo federal para construção dessa obra arrojada, moderna, para melhor atender nossa população”, lembrou o prefeito Tauillo Tezelli.

A nova unidade foi edificada numa área de 2,6 mil metros quadrados, com bloco verticalizado que contempla as funções administrativas, pedagógicas e de serviços, quadra coberta e estacionamento descoberto.

A área pedagógica conta com salas de aula para educação infantil; educação fundamental; multifuncional; altas habilidades; laboratório de ciências; salas de multimídia e de uso múltiplo; laboratório de informática e sala de leitura.

 

 

Mobilidade urbana em debate hoje na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 16/05/2022 08h27, última modificação 16/05/2022 08h27

Os parlamentares membros da Comissão Especial de Trânsito se reúnem hoje, às 14 horas, na sala de reuniões do Legislativo, com técnicos e engenheiros da secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e da empresa Marchesini serviços de engenharia e projetos, para debater os serviços de mobilidade urbana, contratos pelo município de Campo Mourão.

Os vereadores Marcio Berbet (presidente), Bina (Relator) e Toninho Machado, irão tratar também da contratação de serviços de assessoria e consultoria em engenharia de tráfego para elaboração de estudos e serviços técnicos especializados para melhorar as condições de tráfego e segurança viária na cidade.

“Essa reunião irá tratar de melhorias para nossa cidade. A empresa de transporte urbano, mudou, precisamos melhorar ainda mais”, comentaram os vereadores.

Para o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), a reunião é de extrema necessidade para debater pontos importantes do trânsito de Campo Mourão. “Principalmente com a mudança da empresa de transporte urbano de nossa cidade”, comentou.

 

Contagem de veículos, pedestres e caminhões terá início na próxima quinta-feira (19)

por Dirceu Portugal publicado 16/05/2022 17h15, última modificação 16/05/2022 17h15

Na próxima quinta-feira (19), técnicos da empresa vencedora da licitação com a prefeitura para a elaboração de um estudo especializado em trânsito, começam a contar veículos, caminhões, motos e pedestres. Os dados farão parte de um projeto sobre o trânsito que será entregue a prefeitura.  

A informação foi repassada pela engenheira Barbara Marchesini da empresa Marchesini Serviços de Engenharia e Projetos, durante uma reunião com vereadores, técnicos e engenheiros da secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, na tarde desta segunda-feira (16), na sala de reuniões da Câmara de Campo Mourão.

“Será feito um levantamento da sinalização existente em 10 pontos críticos e em áreas do entorno do município. Em relação à contagem, será feita através de filmagens, por uma câmera instalada no interior de um veículo da empresa - que irá captar - por 12 horas - informações importantes que irão constar no estudo. Esses dados irão ajudar a entender o panorama, traçar soluções e nos dar um direcionamento de fluxo em caso da implantação de semáforo, por exemplo”, explicou Marchesini.

Segundo ela, o estudo tem previsão de 12 meses com um cronograma inicial para ser encerrado em nove meses. “Uma parcela dos estudos estará concluída em 90 dias para que a prefeitura possa fazer intervenções. Os dados das contagens e os levantamentos das sinalizações serão importantes para um diagnóstico do local e para a apresentação de uma proposta com soluções para melhorar a fluidez e a segurança de alguns locais, a médio e longo prazo”.

Para os vereadores, o estudo e as ações colocadas em prática por parte da prefeitura, irão dar tranquilidade e segurança aos moradores de Campo Mourão. “A cidade se desenvolveu e necessita de melhorias para que o trânsito possa fluir com segurança aos motoristas e pedestres”.

 

Vereadores participam da assinatura do termo de colaboração para esterilização de cães e gatos

por Dirceu Portugal publicado 17/05/2022 15h57, última modificação 17/05/2022 15h57

Os parlamentares Elvira Schen, Escrivão Parma e Miltinho Cidade Nova participaram nesta terça-feira (17), da assinatura do termo de colaboração entre a prefeitura e a Associação Protetora dos Animais Independentes (PAIS) para procedimentos clínicos de esterilização em cães e gatos na unidade móvel (Castramóvel).

De acordo com Amanda Tonet, representante da Associação Protetora, a castração é um serviço aguardado há anos que irá chegar aos bairros. “É um serviço aguardado há muitos anos, que irá chegar aos bairros onde muitas pessoas não têm acesso a esse tipo de procedimento. Vamos primeiro fazer a inscrição das pessoas que se enquadram e depois iremos com o Castramóvel”.

Ao todo são R$ 200.250,00, divididos em nove parcelas à entidade, única a participar do chamamento público.

Os proprietários de pets serão avaliados por critérios sociais semelhantes aos empregados no ano passado durante o Castrapet, uma parceria do governo do Estado e a prefeitura de Campo Mourão. “O procedimento será para os animais de famílias com baixa renda, previamente cadastradas pela PAIS”, lembrou a secretária municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA), Shelly Nogueira.

Além de ser a medida mais segura, a esterilização é eficaz no controle populacional. “Além disso, o procedimento traz inúmeros benefícios para a saúde do animal”, comentaram os vereadores.

Méritos da Câmara de CM dá parecer em três projetos de Leis

por Dirceu Portugal publicado 18/05/2022 11h15, última modificação 18/05/2022 11h15

A Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão se reuniu na manhã desta quarta-feira (18), para dar parecer em três projetos de Leis que tramitam pelas Comissões da Casa de Leis.

Formada pelos vereadores, Miltinho Cidade Nova, Tio Leco e pelo presidente, Toninho Machado, a Comissão apreciou e deu parecer favorável nos projetos de Leis, 113/2021, de autoria do vereador Bina, que declara de utilidade pública, o Centro Municipal de Educação Infantil Dom Virgílio de Pauli e o projeto de Lei 29/2022, de autoria do parlamentar, Paulo Pilatte, que denomina Lauro de Oliveira Souza, logradouro público municipal, da planta geral do município.

A Comissão também deu parecer favorável no projeto de Lei 34/2022, de autoria dos vereadores Paulo Pilatte, Subtenente Macedo, Tucano, Elvira Schen Lima, Escrivão Parma, Bina, Miltinho Cidade Nova, Tio Leco, Naiany Hruschka Salvadori, Toninho Machado, Marcio Berbet, Edilson Martins e do presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), que denomina a unidade de conservação da natureza localizada no lote 127-I do conjunto habitacional Diamante Azul.  

Após os pareceres do presidente e dos membros da Comissão de Mérito, os projetos seguem para apreciação e parecer da Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública, formada pelos vereadores Elvira Schen Lima (presidente) e membros, Paulo Pilatte e Subtenente Macedo. Depois do parecer desta Comissão, os projetos seguem para votação em plenário.

Miltinho Cidade Nova participa da entrega de recursos para entidades assistenciais de CM

por Dirceu Portugal publicado 18/05/2022 15h56, última modificação 18/05/2022 15h56

O vereador Miltinho Cidade Nova, representando a Câmara de Campo Mourão, participou do repasse de recursos financeiros a seis entidades que prestam serviços assistenciais em Campo Mourão. Os R$ 671,5 mil foram entregues pelo prefeito Tauillo Tezelli.

Os repasses são feitos anualmente e neste ano foram beneficiadas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais  (APAE) com  R$ 111.054 mil, a Casa Lar Infantil Miriã  com R$ 122.244 mil, a Casa de Acolhimento A Mão Cooperadora com R$ 76.392,00, o Centro de Educação Santa Rita (CEDUS) com R$ 74.154,00, o Lar dos Idosos São Joaquim Sant´Ana com R$ 193.475,92 e a Casa de Passagem São Bento José Labre com R$ 94.242,00.

“São entidades que prestam um brilhante serviço à comunidade de Campo Mourão. Acredito que esses recursos irão ajudar as entidades e todos os assistidos por elas”, comentou o vereador Miltinho Cidade Nova.   

O repasse é feito anualmente por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Sabemos que o custo das entidades é muito alto e o trabalho que desempenham é primordial. O município é um parceiro desse serviço e tem feito sua parte, conforme as condições de arrecadação”, explicou a secretária Márcia Calderan.

A coordenadora do CEDUS, Elza Hanel, agradeceu o apoio. “A administração municipal e as entidades têm o mesmo objetivo, por isso essa parceria de tantos anos é muito importante. Sem esses recursos não teríamos condições de atender os 101 adolescentes na formação para o mundo do trabalho e encaminhamentos”, lembrou.

Além dos convênios com o município, as entidades que se encaixam nos projetos, também são contempladas com convênios do governo federal, estadual, bem como repasses destinados por contribuintes através da Campanha do Imposto de Renda.

 

Câmara entrega hoje cidadania a médico cardiologista

por Dirceu Portugal publicado 19/05/2022 08h35, última modificação 19/05/2022 08h35

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão homenageiam, na manhã desta quinta-feira (19), com um título de cidadania honorária, o médico cardiologista, Paulo Sergio Bezerra da Silva. A honraria será entregue em um evento no plenário da Casa de Leis, às 09 horas.

O título de cidadania foi proposto pela vereadora, Naiany Hruschka Salvadori, com assinatura dos demais parlamentares e aprovado em plenário por unanimidade dos vereadores. “Como cardiologista e diretor Institucional do Hospital Evangélico de Curitiba, o Doutor Paulo Sergio Bezerra da Silva fez uma parceria com a ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka para atendimentos dos munícipes de Campo Mourão e de toda a Comcam, tanto na cardiologia como em outras especialidades”, contou a vereadora.

Ela lembra ainda, que como diretor de Expansão da Fundação Cardíaca, o médico Paulo Sergio Bezerra da Silva, homenageou com o título de Madrinha da Fundação, a ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka. "Ambos atuaram na obtenção de fundos para o desenvolvimento de pesquisas na área de Cardiologia e o resultado foi à realização dos primeiros transplantes cardíacos realizados no Paraná. Diante de todas as conquistas e reconhecimento da população Mourãoense, e seu grande legado deixado para novas gerações, com reflexos significativos para a cidade de Campo Mourão, não podemos deixar de reconhecer o brilhante trabalho realizado para a população de nossa cidade”, enfatizou Naiany Hruschka Salvadori.

Médico cardiologista recebe honraria da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 19/05/2022 16h07, última modificação 19/05/2022 16h07

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram nesta quinta-feira (19), o título de cidadania honorária, ao médico cardiologista, Paulo Sergio Bezerra da Silva, durante uma sessão solene no plenário da Casa de Leis.

O título de cidadania foi proposto pela vereadora, Naiany Hruschka Salvadori, com assinatura dos demais parlamentares e aprovado em plenário por unanimidade dos vereadores. “Como cardiologista e diretor Institucional do Hospital Evangélico de Curitiba, o doutor Paulo Sergio Bezerra da Silva fez uma parceria com a ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka para atendimentos dos munícipes de Campo Mourão e de toda a Comcam, tanto na cardiologia como em outras especialidades”, contou a vereadora.

Em seu discurso durante a entrega da homenagem, Naiany destacou o profissionalismo do cardiologista. “Cresci escutando que havia um médico que sempre estava de braços abertos e disposto a ajudar quem precisasse. Essa homenagem é um singelo agradecimento pela sua dedicação de vida em sua profissão. Acredito que a profissão nós escolhemos, mas quando vem de dentro, vem de Deus. Gratidão minha e de todos que foram muito bem atendidos pelo senhor”, destacou Naiany.

Depois de homenagear os pais e todos que auxiliaram em sua carreira, o médico agradeceu a anfitriã. “Um agradecimento especial à vereadora Naiany que herdou da avó a capacidade de trabalhar e se preocupar com as pessoas mais necessitadas da nossa sociedade. Parabéns pela sua trajetória, comprometida com valores muito caros para os mais necessitados. Através de sua propositura me proporcionou um dos momentos mais importantes da minha vida profissional. Recebo esse título dessa importante cidade, através do seu gesto tão generoso com humildade e respeito. Meu respeito à vereadora, ao presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita) e os demais parlamentares, ao prefeito Tauillo Tezelli e principalmente, muito respeito ao povo de Campo Mourão. Minha eterna gratidão”, disse o homenageado.         

A vereadora lembrou ainda, que como diretor de Expansão da Fundação Cardíaca, o médico Paulo Sergio Bezerra da Silva, homenageou com o título de Madrinha da Fundação, a ex-deputada Amélia de Almeida Hruschka. "Ambos atuaram na obtenção de fundos para o desenvolvimento de pesquisas na área de Cardiologia e o resultado foi à realização dos primeiros transplantes cardíacos realizados no Paraná. Diante de todas as conquistas e reconhecimento da população Mourãoense, e seu grande legado deixado para novas gerações, com reflexos significativos para a cidade de Campo Mourão, não podemos deixar de reconhecer o brilhante trabalho realizado para a população de nossa cidade”, enfatizou Naiany Hruschka Salvadori.

Vereadores de CM votam pauta de trabalhos hoje e amanhã

por Dirceu Portugal publicado 20/05/2022 15h15, última modificação 23/05/2022 08h42

Na próxima segunda e terça-feira, 23 e 24 respectivamente, os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (24), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar todo o debate em casa, através do link https://youtu.be/xOprjTeNlzw. Para assistir a sessão na terça-feira, basta acessar link https://youtu.be/0gGLCvoVagg.  

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara,   será apresentado aos parlamentares, no início da sessão - quatro projeto de Lei sendo três de autoria do vereador Escrivão Parma e um do parlamentar Tucano – oito requerimentos, 31 indicações sendo uma legislativa, uma moção, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão - e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município.

Três indicações com pareceres favoráveis da Comissão de Legislação e Redação da Câmara serão votadas em plenário, e em seguida, encaminhadas com a minuta do projeto de Lei, ao Poder Executivo.   

A moção, de autoria do vereador Subtenente Macedo, com a assinatura dos parlamentares, Escrivão Parma, Bina, Tio Leco, Toninho Machado, Naiany Hruschka Salvadori, Marcio Berbet, Elvira Lima, Tucano, Paulo Pilatte, Miltinho Cidade Nova, Edilson Martins e do presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), irá prestar homenagem - com uma moção de congratulações - ao subtenente José Rubens Soares pelos relevantes serviços a comunidade em seus 35 anos de corporação, sendo ele, um dos pioneiros na composição do Grupo de Operações Especiais (GOE).  

Câmara suspende entrega de moção a Nelsinho Cabeleireiro

por Dirceu Portugal publicado 23/05/2022 15h25, última modificação 23/05/2022 15h25

A pedido da família do cabeleireiro Nelson Bento de Oliveira, popularmente conhecido por Nelsinho Cabeleireiro, a Câmara de Campo Mourão suspendeu na tarde desta segunda-feira (23), a entrega da moção de congratulações que seria feita na próxima terça-feira (24). A família vai definir uma nova data para que o homenageado receba a honraria.

A moção de autoria do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), em parceria Edilson Martins, contou com a assinatura dos demais parlamentares. Aprovada por unanimidade em plenário, a honraria segundo os autores, representa uma homenagem ao pioneiro, na atividade, que prestou relevantes serviços à comunidade. 

“São verdadeiros artistas da beleza que sempre surpreendem seus clientes. Os cabeleireiros iniciam tendências, influenciam estilos e mudam a maneira como os clientes visitam os salões. O Cabeleireiro Nelsinho é um exemplo do bom profissional pela competência e dedicação que sempre atendeu seus clientes”, comentou o vereador Tucano.   

De acordo com o vereador Edilson Martins, para ajudar os clientes a encontrar sua melhor versão, Nelsinho Cabeleireiro não media esforços. “Um artista e um inventor na arte de manusear suas tesouras. Nelsinho ao longo de sua carreira era o profissional que escutava que compreendia e que atendia as expectativas dos seus clientes”, lembrou. 

Ainda conforme os parlamentares, Tucano e Martins, em Campo Mourão, o cabeleireiro Nelsinho, montou seu primeiro Salão na Avenida Manoel Mendes de Camargo. “Nelsinho trabalhou mais de 54 anos dedicados à beleza de homens e mulheres. Também foi um mestre na arte de ensinar o seu ofício a muitos cidadãos e cidadãs de Campo Mourão. É uma singela homenagem ao professor na arte da tesoura”.

Projetos de R$ 6 milhões para Educação serão analisados pela (CFO) da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 24/05/2022 10h48, última modificação 24/05/2022 10h48

Nos próximos dias, os vereadores da Câmara de Campo Mourão irão analisar e dar parecer - na Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Legislativo (CFO) -, em dois projetos de Leis autorizando o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial de R$ 6 milhões, no orçamento deste ano, para investimentos em Educação. Os dois projetos são de autoria do Poder Executivo.

O primeiro a ser analisado e receber parecer da (CFO), da Câmara, autoriza a abertura de crédito de R$ 2 milhões com a finalidade de adequar o orçamento, objetivando a instalação de lousas digitais para escolas do ensino fundamental, compras de câmeras de segurança, móveis e equipamentos para as unidades de educação.

O segundo projeto a passar pelo crivo da (CFO), autoriza a prefeitura a abrir crédito adicional suplementar de R$ 4 milhões para contratar empresas que irão realizar reformas em estruturas educacionais.

“Os dois projetos de adequações orçamentarias, importantíssimos para a Educação do presente e do futuro, terão celeridade na Câmara. O propósito de investir na ferramenta da Educação em nosso município é de preparar as futuras gerações para que possam integrar a mercados em vertiginosa transformação. A automatização e as mudanças tecnológicas já estão dificultando o acesso de pessoas pouco qualificadas a conquistar um posto de trabalho. Para transformar o resultado dessa mudança, o caminho é investir em Educação, que irá oferecer melhores oportunidades e com isso proporcionar qualidade de vida às pessoas”, lembrou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).

Após a tramitação pela (CFO), composta pelos vereadores Sidney Ronaldo (Tucano), presidente da Comissão e pelos parlamentares Naiany Hruschka Salvadori e Bina, os dois projetos de Leis seguem para votação em plenário. “Investir em Educação transforma o ambiente em que vivemos, proporcionando qualidade de vida a população do nosso município”, garantem os membros da (CFO).  

Saúde e Fazenda prestam contas à CFO da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 25/05/2022 15h30, última modificação 29/07/2022 09h43

Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, realizam nos próximos dias 30 e 31, audiências públicas para prestações de contas da secretaria de Saúde e do Poder Executivo, respectivamente. 

As audiências serão realizadas a partir das 09 horas, sendo no dia 30, apresentação dos dados do 1º quadrimestre de 2022 da secretaria de Saúde e dia 31 da secretaria de Fazenda.

A (CFO) é composta pelos vereadores, Sidney Ronaldo (Tucano), presidente da Comissão e pelos veadores membros, Naiany Hruschka Salvadori e Bina.

Na prestação de Contas da Saúde, o secretário municipal, Sergio Henrique dos Santos e servidores da pasta apresentam um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada, referentes ao 1º quadrimestre de 2022.

Na audiência da Fazenda, o secretário Aldecir Roberto da Silva, apresenta os dados das receitas e despesas do município. A prestação de contas é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

As duas audiências serão realizadas no plenário do Legislativo e podem ser acompanhadas através da plataforma que permite a interação online com os debatedores. Para participar da audiência da Saúde, os moradores devem acessar a plataforma https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/57. Da audiência da Fazenda, o acesso será pelo link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/56.  

Projeto de Lei proíbe comércio de cobre e alumínio sem origem

por Dirceu Portugal publicado 25/05/2022 16h09, última modificação 25/05/2022 16h09

O vereador Escrivão Parma apresentou, na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, um projeto de Lei proibindo o comércio de cobre, alumínio e outros metais similares sem origem comprovada. O projeto - apresentado em plenário para conhecimento dos demais parlamentares - segue para análise e parecer das Comissões Permanentes da Casa de Leis.

Pelo projeto, a proibição será da comercialização de cobre, alumínio e similares em formato de fios ou cabos, sem origem comprovada.

“Considera-se praticante do comércio de cobre, alumínio e similares, toda e qualquer pessoa física ou jurídica que adquira, comercialize, exponha à venda, mantenha em estoque, use como matéria prima, beneficie, recicle, transporte e compacte material metálico procedente de anterior uso comercial, residencial, industrial ou de concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviços públicos, ainda que a título gratuito”, explicou Parma.

Segundo ele, os estabelecimentos, as pessoas jurídicas ou físicas que praticam o comércio do cobre, alumínio e outros metais similares, devem comprovar a origem. “Aqueles que não apresentarem a comprovação da origem dos produtos ficaram sujeitos à aplicação de multa, cassação do alvará de funcionamento e em caso de reincidência, o material será apreendido e ficará a disposição da prefeitura”.

Parma ressaltou ainda a responsabilidade de quem compra material sem origem. “Vale ressaltar que quem recebe ou compra esses materiais furtados pode ser processado por receptação de material furtado”.

A produção e a apresentação do projeto, conforme Parma foram para coibir os furtos. “O objetivo é diminuir os furtos, a comercialização, aquisição, estocagem, comercialização, transporte, reciclagem, processamento e o benefício de materiais sem comprovação de origem, vindos de cemitérios, empresas públicas, concessionária ou prestadora de serviços públicos, bem como aqueles utilizados em instalações residenciais, comerciais e industriais”, disse.

O vereador lembra que a cidade tem sido alvo constante de ações de vândalos no furto de diversos objetos. “Eles ainda encontram facilidade em comercializar os produtos, mesmo sem comprovação de origem. Há centenas de denúncias e registros de furtos de cabo de luz, tampas de bueiros, fios de cobre de cabos de telefonia e energia elétrica, hastes de cobre e alumínio, hidrômetros, abrigos protetores de hidrômetros, grades de ferro para proteção de bocas de lobo, baterias estacionárias de rede de telefonia e inclusive, artes de metais oriundos de cemitérios”, contou.  

Câmara de CM entrega cidadania a professor de artes marciais

por Dirceu Portugal publicado 26/05/2022 14h00, última modificação 26/05/2022 14h00

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram na manhã desta quinta-feira (26), durante uma sessão solene, o título de cidadania honorária ao professor de judô, Shigueru Matsumi. Aos 88 anos, o esportista recebeu a honraria e foi aplaudido pelos seus amigos, familiares e alunos, que lotaram o plenário do Legislativo.

A homenagem, segundo o autor, o ex-vereador Sidnei Jardim, com a assinatura dos ex-parlamentares Edson Battilani (In memoriam), Cabo Cruz, Miguel Batista Ribeiro (In memoriam), Edoel Rocha, Olivino Custódio, Professor Cícero e Professora Nelita Piacenlini e dos atuais vereadores, Edilson Martins, Elvira Schen, Tucano e pelo presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Campo Mourão.

Segundo o autor da moção, ao longo dos anos, o professor Shigueru Matsumi ensinou a prática do esporte a inúmeros atletas e a Associação municipal de Judô conquistou diversos títulos, sendo estes individuais e por equipe na região Noroeste e Centro-Oeste Paranaense e destaques no cenário Paranaense e Brasileiro. “Atuou como técnico e Chefe da região, diretor de graduação da Faixa Preta e Conselheiro da Federação Paranaense de Judô. No ano de 1998 aposentou-se com a faixa Vermelha-Branca 6° Dan”.

Vereador pede informações sobre empresas que estão descumprindo Lei ao transportar entulhos em caminhões caçambas em CM

por Dirceu Portugal publicado 26/05/2022 17h08, última modificação 26/05/2022 17h08

O vereador Marcio Berbet protocolou na Câmara de Campo Mourão, um requerimento de urgência, aprovado na última sessão ordinária, solicitando à prefeitura informações sobre cumprimento, por parte das empresas transportadoras de resíduos de construção civil e resíduos volumosos, do artigo 94 da Lei 3898/2018. A Lei instituiu o Plano municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

O artigo 94 da Lei obriga os transportadores de resíduos de construção civil e resíduos volumosos, a utilizar dispositivos de cobertura de carga em caçambas metálicas estacionárias ou outros equipamentos de coleta, durante o transporte dos resíduos. Obriga também a manter as caçambas metálicas devidamente pintadas, com adesivos refletivos e identificadas.

No requerimento, o parlamentar solicita informações sobre a quantidade de empresas cadastradas com alvará em funcionamento e também, se houve notificações exigindo das empresas a cobertura das caçambas durante o transporte do material nos anos de 2021 e 2022.

“Os caminhões caçambas que carregam resíduos, pedras, terra, lixo e não estão realizando a cobertura da caçamba conforme determina a legislação, espalhando os resíduos pelas ruas da cidade, deixando um rastro por onde trafegam. Esse material derrubado no asfalto pode causar danos irreparáveis às pessoas e veículos que estiverem transitando pelas vias. Para corrigir esta prática que está acontecendo em desrespeito a Lei, visando informar a população e também, organizar futuras ações preventivas, são necessárias informações”, disse Berbet.

Câmara de CM entrega amanhã homenagem à ex-lateral do Qatar

por Dirceu Portugal publicado 27/05/2022 17h30, última modificação 27/05/2022 17h36

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam amanhã, sábado 28, às 10 horas, no plenário do Legislativo, o título de cidadania benemérita ao ex-lateral direito Ângelo Ricardo Versari com passagem pelo Al-Sadd Sports Club sediado no distrito de Al-Sadd, em Doha, no Qatar.

O projeto de Resolução de autoria do vereador Escrivão Parma - que concedeu a honraria ao atleta - teve a assinatura dos demais parlamentares e foi aprovado por unanimidade em plenário.

Ângelo Ricardo Versari, ao longo de sua carreira, atuou em 12 clubes brasileiros e um estrangeiro, o Al-Sadd Sports Club sediado no distrito de Al-Sadd, em Doha, no Qatar. “Diante de todas as conquistas e do seu legado para as futuras gerações, com reflexos para Campo Mourão, não podemos deixar de reconhecer o trabalho realizado pelo atleta, pelos clubes por onde atuou, incluindo o ADAP de Campo Mourão”, comentou o autor da homenagem, vereador Escrivão Parma.

 

Saúde presta contas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 30/05/2022 15h28, última modificação 30/05/2022 15h28

Por uma hora e meia, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, apresentou aos vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Mourão, documentos com dados referentes ao 1º quadrimestre de 2022 sobre a Saúde em Campo Mourão.

A Comissão de Finanças e Orçamento é composta pelos vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Naiany Hruschka Salvadori e Bina. Os vereadores Tio Leco, Marcio Berbet e Paulo Pilattet também participaram da audiência.

Foram apresentados dados do montante e fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada.

Segundo o relatório apresentado pelo secretário, o demonstrativo de receitas apontou recursos de R$ 43.196.576,62 milhões vindo do governo federal, estadual, municipal e rendimentos bancários. As despesas foram de R$ 81,6 milhões.

Após a apresentação dos relatórios da Saúde, o secretário abordou um tema indagado pelo vereador Bina, relacionado ao sistema de Telemedicina, onde o médico poderá consultar o paciente de forma online, por um sistema de vídeo chamada. Ou seja, o paciente deixa de ir até a unidade de Saúde para ser atendido online, eliminando as filas. “A telemedicina é um futuro que não tem como segurar. Estamos criando os critérios para atendimentos e o edital para a contratação da empresa está quase pronto”, comentou.

O presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), questionou – após ler uma carta de uma moradora – a respeito da demora no retorno das consultas. “Há casos que o paciente faz todos os exames e quando consegue retorno para consultar, os exames já venceram e tem de fazer todos novamente”, lembrou.

Para tentar resolver pontos graves na Saúde, principalmente da falta de profissionais, novas medidas estão sendo tomadas. “Hoje temos a deficiência de cinco profissionais para atendimentos da população. Abrimos a contratação com salários de R$ 15,5 mil, mas não encontramos profissionais interessados em atender o município. Uma das saídas será encaminhada para a aprovação da Câmara que é o reajuste dos salários dos médicos para R$ 18,2 mil, dessa forma não teremos mais falta dos profissionais”, comentou Sérgio Henrique dos Santos, ao responder um questionamento do vereador Tio Leco, sobre a falta de médicos nas unidades de Saúde.     

Uma das alternativas encontradas para suprir a demanda no atendimento e a falta de profissionais, de acordo com o secretário, foi à contratação por hora. “Uma das inovações é atendimento por hora. Ao invés de contratar atrelados a 20 ou 40 horas, abrimos credenciamentos por hora, ou seja, se o médico quiser trabalhar por uma hora ele vai receber por esta hora atendida. Vamos poder deslocar os médicos com 30 ou 40 horas, para unidades com deficiências desses profissionais”, explicou Santos.  

Câmara entrega título à ex-lateral do Qatar

por Dirceu Portugal publicado 31/05/2022 10h52, última modificação 31/05/2022 10h52

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram no último sábado (28), no plenário do Legislativo, o título de cidadania benemérita ao ex-lateral direito Ângelo Ricardo Versari com passagem pelo Al-Sadd Sports Club sediado no distrito de Al-Sadd, em Doha, no Qatar.

O projeto de Resolução de autoria do vereador Escrivão Parma - que concedeu a honraria ao atleta - teve a assinatura dos demais parlamentares e foi aprovado por unanimidade em plenário.

Ângelo Ricardo Versari, ao longo de sua carreira, atuou em 12 clubes brasileiros e um estrangeiro, o Al-Sadd Sports Club sediado no distrito de Al-Sadd, em Doha, no Qatar. “Diante de todas as conquistas e do seu legado para as futuras gerações, com reflexos para Campo Mourão, não poderíamos deixar de reconhecer o trabalho realizado pelo atleta, pelos clubes por onde atuou, incluindo o ADAP de Campo Mourão”, comentou o autor da homenagem, vereador Escrivão Parma.

 

Comissão Especial da Saúde da Câmara escolhe presidente e membros

por Dirceu Portugal publicado 31/05/2022 14h35, última modificação 02/06/2022 09h19

A Comissão Especial de Saúde da Câmara de Campo Mourão escolheu na manhã desta terça-feira (31), durante uma reunião, a vereadora Naiany Hruschka Salvadori para presidir os trabalhos, o parlamentar Marcio Berbet para ser o relator, e Paulo Pilatte para ser membro da Comissão Especial.  

Os trabalhos iniciam na segunda-feira (06). “No próximo encontro vamos delimitar as linhas de atuações nas áreas de atendimentos primários e nas especialidades e alta complexidade. Os trabalhos irão depender das respostas dos ofícios, dos levantamentos de dados e dos documentos recebidos pela Comissão”, disse a presidente da Comissão, Naiany Hruschka Salvadori.

A Comissão Especial de Saúde foi criada a partir de um requerimento dos vereadores Marcio Berbet e Naiany Hruschka Salvadori para avaliar a situação da Saúde na Santa Casa e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “O intuito da Comissão é de ajudar a resolver o problema, mas precisamos saber qual é o problema”, comentaram os vereadores autores do requerimento.

O vereador membro da Comissão, Paulo Pilatte, lembra que para dar resultados, a Comissão precisa de colaborações. “Precisamos de informações técnicas para buscar uma solução aos problemas que vem sendo apresentado e dar um retorno a sociedade, que tanto nos indaga a respeito das filas, da longa espera no atendimento e da demora nas remarcações das consultas, entre outros problemas na Saúde, apresentados pelos moradores de Campo Mourão”.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), comentou sobre a Comissão. “Vamos trabalhar na legalidade e ajudar a nossa cidade”.  

 

Executivo apresenta números do 1º quadrimestre de 2022 na Câmara

por Dirceu Portugal publicado 31/05/2022 16h30, última modificação 31/05/2022 16h30

O secretário municipal de Fazenda e Administração, Aldecir Roberto da Silva, apresentou nesta terça-feira (31), na Câmara de Campo Mourão, um relatório de metas fiscais do 1° quadrimestre de 2022.

O documento foi apresentado à Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), da Casa de Leis, composta pelos parlamentares Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Naiany Hruschka Salvadori e Bina. Os vereadores Marcio Berbet, Escrivão Parma, Paulo Pilatte, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova e o presidente do Legislativo também participaram da prestação de contas.

O relatório exposto pelo secretário de Fazenda faz parte da prestação de contas da prefeitura que deve ser apresentado à Comissão de Finanças, da Câmara, a cada quatro meses, conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A apresentação dos dados teve por objetivo, demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais, definidas na Lei de Diretrizes Orçamentarias para o 1° quadrimestre deste ano”, lembrou Silva.

O relatório apresentado pelo secretário apontou uma receita de 185.535 milhões, um aumento de 20,49% em relação ao mesmo período de 2021, quando as receitas foram de R$ 153.986 milhões. O aumento nas receitas, segundo o secretário, se deve a alta de 16,27% com a arrecadação de impostos.

No 1° quadrimestre de 2021, a arrecadação foi de R$34.406 milhões e neste ano R$ 40.003 milhões. O Imposto Territorial Urbano (IPTU) que no 1° quadrimestre de 2021 teve arrecadação de R$19.404 milhões, neste ano – no mesmo período – teve arrecadação de R$ 22.491 milhões, um aumento de 15.90%.

No relatório também foram apresentadas as despesas que totalizaram R$ 110.390 milhões. O município fechou o quadrimestre com um superávit de R$ 75.144 milhões.

Para os vereadores presentes na prestação de contas, a audiência além de ser obrigatória é uma oportunidade dos membros da Comissão de Finanças e Orçamento - e da população, de questionar a administração para sanar eventuais dúvidas a respeito das receitas e despesas do município. “As audiências demonstram a transparência do Poder Legislativo e do Executivo”.

Câmara participa da premiação da Casa do Empreendedor

por Dirceu Portugal publicado 01/06/2022 11h05, última modificação 01/06/2022 11h09

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), participou da entrega do prêmio Selo de prata à Casa do Empreendedor, vinculada à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Seidec). O Selo – organizado pelo Sebrae (PR), foi concedido a Casa do Empreendedor pela qualidade no atendimento, com a nota nove.   

A premiação anual do Selo, faz parte de uma metodologia de avaliação com o foco em reconhecer, em nome do Sebrae, o desempenho e a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor. O Selo foi dirigido aos atendentes da Casa, tanto em cargos efetivos como estagiários.

Nos últimos quatro anos, a Casa do Empreendedor tem recebido os Selos prata e ouro, tornando-se referência em qualidade e em números de atendimentos. Só em 2021, foram 16 mil atendimentos presenciais e via whatsapp. Em 2022, no primeiro quadrimestre do ano, foram 11 mil atendimentos, com uma previsão de crescimento em 20% de empreendedores, a ser atendidos até dezembro.

O secretário da Seidec Eduardo Akira Azuma ressaltou que, mesmo durante a pandemia, a Casa do Empreendedor não parou os atendimentos, criando de forma estratégica um chat bot que facilitou os atendimentos aos empreendedores, chegando a ser a Sala de Empreendedor que mais atendeu no Paraná. “A Casa do Empreendedor tem como objetivo, preparar os empreendedores para além da formalização, ter sustentabilidade nos negócios, competitividade e inovação”, disse.

O atendimento presencial fica na Rua São Paulo, 1787 ou pelo WhatsApp 44 98405-0663.

Para o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), o Selo representa o reconhecimento pelos serviços prestados ao município pela Casa do Empreendedor. “A cidade fomenta e fortalece o empreendedorismo e esse selo é o reconhecimento aos servidores pelo comprometimento para o desenvolvimento empresarial e econômico do município. Acredito que a Casa do Empreendedor é um case de sucesso”, disse.

Câmara participa da inauguração Parque Pioneiro João Teodoro de Oliveira

por Dirceu Portugal publicado 06/06/2022 09h25, última modificação 06/06/2022 09h25

Os vereadores Edilson Martins, Bina, Escrivão Parma, Marcio Berbet, Paulo Pilatte, Toninho Machado e o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), participaram neste sábado (04), da inauguração do Parque Pioneiro João Teodoro de Oliveira, a antiga Pedreira do (DER), localizada aos fundos do bairro Jardim Santa Cruz.

Com investimento de R$ 3,2 milhões, viabilizados pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura de Campo Mourão, o parque conta com 62 mil metros quadrados, dotada de lagoa natural margeando um paredão de pedra fazendo divisa com o Rio Km 119, além de uma grande área de vegetação.

O novo parque conta com passeio público e ciclovia, estacionamento, cercamento do parque em alambrado, pórticos de acesso, academia ao ar livre, área de descanso com banheiros e área de serviço, playground, campo de futebol suíço com grama sintética, pista de caminhada, paisagismo com grama, iluminação, gradil de proteção junto ao mirante de pedra.

“Através do Poder Legislativo nasceu um sonho do finado Edson Battilani que fez uma Indicação Legislativa para a criação desse parque. Agradeço também ao ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Olivino Custódio, que deu nome ao parque através de um projeto de Lei. O Legislativo está trabalhando muito para o bem comum de todos os moradores de Campo Mourão”, lembrou Pepita.

O prefeito Tauillo Tezelli, comentou sobre área onde foi criado o parque. “Essa era uma área degradada e abandonada, que servia de ponto para marginalização, lixo e entulhos. Graças a essa importante parceria política que temos com nossos deputados, vereadores e especialmente com o empenho do governo do Estado, hoje estamos entregando oficialmente esse parque com toda essa infraestrutura para a comunidade. Esse investimento, além de proporcionar lazer à população, ainda valoriza os imóveis dessa região”, enfatizou Tezelli.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo Everton Souza, comentou da importância do parque para a comunidade de Campo Mourão. “Esse parque é um laboratório para a educação ambiental”.

Os deputados Márcio Nunes e Douglas Fabrício também destacaram sobre a união política para viabilidade do parque.

Vereadores de CM se reúnem em plenário na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 09/06/2022 17h31, última modificação 09/06/2022 17h31

Os treze vereadores da Câmara de Campo Mourão voltam a se reunir no plenário do Legislativo, na próxima segunda-feira (13), a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos dos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (14), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados em acompanhar o debate em casa, deve acessar link https://youtu.be/bDheDvJ9T2g. Para assistir a sessão na terça-feira, basta se conectar com o link https://youtu.be/dsAIOLG4NIM.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira serão debatidos em plenário, quatro projetos de Leis, de autoria do Poder Executivo, sete ofícios de órgãos municipais e quatro de autarquias e órgãos do governo do estado, em respostas a questionamentos dos vereadores.

No início da sessão também serão aprovadas as prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, apresentados quatro projetos de Leis, sendo dois de autoria da Mesa Executiva do Legislativo, um de autoria do vereador Escrivão Parma e outro do parlamentar Bina e ainda, 57 indicações, uma moção, uma mensagem de veto, ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município e 15 requerimentos, sendo três deles em regime de urgência.

Em um dos requerimentos, o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), solicita ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a instalação de redutores de velocidade, como radares, sinalização vertical e lombada eletrônica na rodovia BR-158, trecho que compreende a rotatória no cruzamento com a rodovia BR-272, no acesso a comunidade rural do Barreiro das Frutas.

Em outro requerimento de urgência, o vereador Paulo Pilatte solicita ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), reforço na sinalização vertical e a instalação de um redutor de velocidade nas proximidades do trevo de acesso à comunidade rural Barreiro das Frutas, na BR-158. O pedido do parlamentar também é direcionado ao deputado estadual delegado Jacovós.

Na última terça-feira (07), um acidente envolvendo um veículo e uma carreta causou a morte do empresário, Maximiliano Doneda, de 73 anos. A colisão aconteceu no trevo de acesso ao Barreiro das Frutas, no anel viário, na rodovia PR-158. Doneda conduzia um veículo Saveiro Cross e ao tentar cruzar a pista, foi atingido com violência por uma carreta que seguia no sentido a Maringá. Com o impacto, o veículo ficou destruído e o empresário teve morte instantânea. A carreta parou cerca de 100 metros do local da batida.

Vereadores pedem instalação de radares e lombada eletrônica no acesso ao Barreiro das Frutas

por Dirceu Portugal publicado 10/06/2022 09h42, última modificação 10/06/2022 09h42

O presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), e o parlamentar Paulo Pilatte, protocolaram na Casa de Leis, três requerimentos de urgência que serão encaminhados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Um dos requerimentos também será enviado ao deputado estadual, delegado Jacovós.

Os documentos estão na pauta da sessão da próxima segunda-feira (13) e antes de serem encaminhados aos órgãos competentes, serão debatidos e aprovados pelos vereadores em plenário.

Os parlamentares solicitam a instalação de redutores de velocidade, radares, sinalização vertical e lombada eletrônica na rodovia BR-158, no trecho que compreende a rotatória no cruzamento da rodovia BR-272, no acesso a comunidade rural do Barreiro das Frutas, onde residem centenas de moradores e produtores rurais.

No início da noite da última terça-feira (07), um grave acidente envolvendo um veículo e uma carreta causou a morte do empresário, Maximiliano Doneda, de 73 anos, proprietário de uma agropecuária no centro de Campo Mourão. A colisão aconteceu no trevo de acesso à comunidade do Barreiro das Frutas, no anel viário, na rodovia PR-158.

Doneda conduzia um veículo Saveiro Cross e teria tentado cruzar a pista quando foi atingido com violência por uma carreta que seguia no sentido a Maringá. Com o impacto, o veículo ficou destruído e o empresário teve morte instantânea. A carreta parou cerca de 100 metros do local da batida. O motorista da carreta não sofreu ferimentos.

Sessões ordinárias – Na próxima segunda e terça-feira, dias 13 e 14 respectivamente, os treze vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem no plenário do Legislativo, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta de trabalhos. A mesma ação acontece na terça-feira (14), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados em acompanhar o debate em casa, deve acessar link https://youtu.be/bDheDvJ9T2g. Para assistir a sessão na terça-feira, basta se conectar com o link https://youtu.be/dsAIOLG4NIM.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira serão debatidos em plenário, quatro projetos de Leis, de autoria do Poder Executivo, sete ofícios de órgãos municipais e quatro de autarquias e órgãos do governo do estado, em respostas a questionamentos dos vereadores.

No início da sessão também serão aprovadas as prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, apresentados quatro projetos de Leis, sendo dois de autoria da Mesa Executiva do Legislativo, um de autoria do vereador Escrivão Parma e outro do parlamentar Bina e ainda, 57 indicações, uma moção, uma mensagem de veto, ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município e 15 requerimentos, sendo três deles em regime de urgência.

 

Câmara aprova requerimentos com pedidos de instalação radares na rodovia BR-158

por Dirceu Portugal publicado 13/06/2022 16h38, última modificação 13/06/2022 16h38

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram nesta segunda-feira (13), durante a sessão ordinária, dois requerimentos de urgência que serão encaminhados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Um dos documentos será enviado ao deputado estadual, delegado Jacovós.

Os requerimentos de autoria do presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), e do parlamentar Paulo Pilatte, solicitam a instalação de redutores de velocidade, radares, sinalização vertical e lombada eletrônica na rodovia BR-158, no trecho que compreende a rotatória no cruzamento da rodovia BR-272, no acesso a comunidade rural do Barreiro das Frutas, onde residem centenas de moradores e produtores rurais.

“Esperamos as providências dos órgãos responsáveis para evitar mais acidentes graves no local”, destacaram os autores dos requerimentos.

No início da noite da última terça-feira (07), um grave acidente envolvendo um veículo e uma carreta causou a morte do empresário, Maximiliano Doneda, de 73 anos, proprietário de uma agropecuária no centro de Campo Mourão. A colisão aconteceu no trevo de acesso à comunidade do Barreiro das Frutas, no anel viário, na rodovia PR-158.

Doneda conduzia um veículo Saveiro Cross e teria tentado cruzar a pista quando foi atingido com violência por uma carreta que seguia no sentido a Maringá. Com o impacto, o veículo ficou destruído e o empresário teve morte instantânea. A carreta parou cerca de 100 metros do local da batida. O motorista da carreta não sofreu ferimentos.

 

Vereador questiona demora na disponibilidade de leitos de UTI no SUS

por Dirceu Portugal publicado 15/06/2022 10h14, última modificação 15/06/2022 10h14

O vereador Edilson Martins protocolou um requerimento, aprovado na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, solicitando informações dos motivos na demora da disponibilidade de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em hospitais do estado e do município, na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento, aprovado em plenário, será encaminhado ao governador Ratinho Junior, ao secretário estadual de Saúde, César Augusto Neves Luiz, ao deputado federal Rubens Bueno, ao deputado estadual, Douglas Fabrício e ao prefeito Tauillo Tezelli.

De acordo com o vereador, autor do requerimento, pedido de informações ocorreu após relatos de pacientes. “A grande dificuldade que os pacientes enfrentam para conseguir uma vaga em UTI, tanto no município, como na região da Comcam, e também outras cidades do estado, levaram a solicitar as informações”.

Edilson Martins lembra ainda que os pacientes correm riscos de morte na espera por uma vaga. “É muito preocupante a situação que vem ocorrendo nos últimos meses e merece atenção por se tratar do risco de morte que muitos pacientes se submetem por conta da demora na disponibilidade de uma vaga em UTI. Gostaria de saber o real motivo dessa demora e se já há algum plano de aumento de leitos em UTI, para que este problema possa ser resolvido ou amenizado”, questionou Martins.

Mesa Diretiva da Câmara recebe projeto de Lei para contratação de profissionais da Saúde

por Dirceu Portugal publicado 15/06/2022 16h11, última modificação 15/06/2022 16h11

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), e os vereadores Tucano, Bina, a vereadora, Naiany Hruschka Salvadori e o líder de governo, Escrivão Parma, receberam na manhã desta quarta-feira (15), do prefeito Tauillo Tezelli e do secretário da Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, o projeto de Lei que possibilita o reajuste dos salários dos celetistas e a contratação de novos profissionais para atendimentos na Saúde do município.

Pelo projeto serão contratados profissionais para implementação da equipe do Centro de Especialidades Odontológicas, para a Estratégia da Saúde da Família, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família e de profissionais de vigilância em Saúde para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que nos últimos meses levou milhares de pessoas aos postos de Saúde e as enfermarias dos hospitais. A cidade está com alto risco de contaminação pelo mosquito.

Conforme o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), o projeto estava sendo aguardado. “Estávamos esperando por esse projeto, agora vamos convocar uma reunião com todos os vereadores integrantes das Comissões Permanentes da Casa de Leis para dar encaminhamento e celeridade, nesse projeto de suma importância para a área da Saúde de Campo Mourão”, disse.

Ele comentou ainda, a necessidade da votação com urgência do projeto. “Sabemos da necessidade da população por mais profissionais engajados para dar um atendimento cada vez melhor na Saúde de nossa cidade. Vamos colocar o projeto com urgência para que seja votado o mais breve possível. Em média, o tempo de tramitação de um projeto oscila entre 30 e 60 dias, mas em virtude da relevância do tema, vamos dar celeridade a essa matéria importantíssima para resolver um dos gargalos da Saúde”, lembrou Pepita.

Para o secretário da Saúde Sérgio Henrique dos Santos, o projeto vai acelerar a Saúde do município. “Elaboramos o plano de reajustes aos celetistas (Funcionário cujos deveres e direitos estão previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e entregamos à Câmara para apreciação e votação. Em Campo Mourão não existia um plano de cargos e salários aos celetistas, agora estamos criando. O projeto vai beneficiar os funcionários celetistas com o reajuste e com um plano de avanço, mediante avaliação para os próximos anos. É uma importante ferramenta numa estratégia de termos profissionais de atenção primaria. Quem vai colher os frutos desse projeto será a população”, lembrou Santos.     

Na reunião na Câmara, o prefeito comentou a necessidade de contratar mais profissionais para Saúde. “Todos sabem da impossibilidade de contratar e dar aumento de salários aos funcionários. Sempre houve uma diferença entre estatutário e celetista causando dificuldade até mesmo na contratação de médicos para atendimento da população. Após a viabilidade econômica com aval da Fazenda encaminhamos o projeto para a Câmara. Precisamos da celeridade na aprovação do projeto para quem está trabalhando tenha os benefícios e a prefeitura possa contratar os profissionais que nos faltam para atender a população”, argumentou o prefeito.

Segundo ele, com as contratações, serão resolvidos problemas de vários setores da Saúde. “Resolvendo o atendimento na atenção básica, reduz os atendimentos na UPA. A parceria entre prefeitura e Câmara vai beneficiar os moradores de Campo Mourão”.

Projeto de Lei propõe julho sem plástico em Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 20/06/2022 11h00, última modificação 20/06/2022 11h00

O vereador Paulo Pilatte protocolou na Câmara de Campo Mourão, um projeto de Lei, instituindo o mês de julho sem plástico com o objetivo de conscientizar os cerca de 95,5 mil habitantes do município da necessidade de reduzir o uso do plástico. O projeto - apresentado aos demais parlamentares na última sessão ordinária do Legislativo - segue para as Comissões Permanentes da Casa de Leis para apreciação.

De acordo com o autor da proposta, a intenção é orientar a sociedade quanto ao uso do plástico e descarte correto. “O projeto pretende informar a coletividade sobre alternativas de uso do plástico para fins artesanais, utilizações diversas, bem como a sua reciclagem, além de orientar os mecanismos nas escolas, universidades, comércios e similares, sobre o uso de materiais compostáveis ou biodegradáveis como mudanças de hábitos, em substituição do plástico”.

Na pesquisa durante a elaboração do projeto, o vereador contou que em 2011 no mês de Julho, a instituição Australiana, "Earth Cares Waste Education", escolheu o mês dedicado à redução do uso de plástico, dando início ao movimento Pastic Free July. “O movimento ganhou proporções globais se estendendo por vários países, que entenderam a necessidade de sensibilizar e inspirar pessoas a repensarem seus hábitos e adotar pequenas mudanças no dia-a-dia, como diminuir o consumo de plástico descartável, em prol dos mares, oceanos e ambientes livres de plástico”, explicou Pilatte.

Conforme ele, a pesquisa mostrou ainda que no Brasil Organizações Não Governamentais, fundações e instituições com objetivos semelhantes ao movimento Pastic Free Juy, passaram a adotar o mês com a finalidade de trazer conscientização ao nosso país sobre a necessidade de reduzir o uso do plástico. “Isto porque, de acordo com o Fundo Mundial da Natureza, o Brasil foi considerado como o quarto maior produtor de lixo do mundo - perdendo apenas para os Estados Unidos, China e índia, reciclando um percentual de apenas 3% (três por cento) de todo esse lixo produzido”.

Pilatte lembrou ainda que devido a esses dados alarmantes, cabe ao Poder Público criar ações e promover medidas com o objetivo de auxiliar neste problema que tem causado danos ao ecossistema e ao meio ambiente. “Instituir em Campo Mourão o "Julho sem Plástico" é uma forma de contribuir não somente com o referido movimento, mas preservar a natureza e consequentemente a saúde de nossos munícipes, uma vez que o plástico não causa danos apenas ao meio ambiente, mas também é nocivo à saúde de toda a população”, comentou.

Câmara se reúne para debater suspensão dos serviços da Santa Casa

por Dirceu Portugal publicado 21/06/2022 10h50, última modificação 21/06/2022 11h17

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão se reuniram em caráter de urgência, na manhã desta terça-feira (21), para discutir e tentar encontrar uma solução para os problemas da Santa Casa. A reunião foi convocada pela Comissão Especial de Saúde da Câmara, composta pelos vereadores Naiany Hruschka Salvadori (presidente), Marcio Berbet (relator), e Paulo Pilatte (membro).

Um dos pontos mais debatidos e criticados pelos parlamentares foi à ausência - por parte da instituição de Saúde – de um ofício direcionado à prefeitura e à Câmara, informando a possível suspensão dos serviços à população. “Faltou gestão na Santa Casa”, criticaram.

Os parlamentares teriam sido comunicados por moradores da decisão do hospital. “Todos foram surpreendidos pelas redes sociais e por moradores informando da suspensão de alguns serviços do hospital, como cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais, e isso não poderia ter ocorrido. Antes de qualquer decisão, a prefeitura e a Câmara deveriam ter sidos oficializados. A Saúde envolve todas as esferas de governo e não apenas o prestador de serviços”, comentaram os vereadores presentes na reunião. “Vamos nos unir e garantir o atendimento à população”, destacaram.

Certificado de qualidade de pavimento asfáltico em loteamentos é aprovado pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 21/06/2022 16h08, última modificação 21/06/2022 16h08

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade na última sessão ordinária, o projeto de Lei 32/2002, que obriga as construtoras a emitir um certificado de qualidade dos pavimentos asfálticos em loteamentos no município.

A prefeitura elaborou o projeto, após o envio de uma Indicação Legislativa do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano). “O documento tem por objetivo responsabilizar as empresas de loteamento a oferecer qualidade no pavimento asfáltico dos loteamentos, e com isso evitar problemas de deterioração precoce do asfalto, após a entrega dos empreendimentos”, explicou Tucano.

“Os responsáveis pelos novos loteamentos serão obrigados a apresentar o certificado do pavimento asfáltico, atestar boa qualidade e seguir as normas técnicas vigentes. Em alguns casos de novos loteamentos, as ruas estão tomadas por buracos, tornando-se intransitáveis, causando transtornos aos moradores”, contou o vereador.

Ele explicou ainda, que após a aprovação do loteamento, o loteador fica liberado das obrigações. “O problema gera uma série de reclamações contra a administração municipal, e esta sem previsão orçamentária, não consegue atender às solicitações dos moradores. Acredito que a nova obrigação evitará transtorno para o Poder Executivo e para a população”, disse Tucano.

Câmara de CM homenageia Robervani Pierin do Prado

por Dirceu Portugal publicado 23/06/2022 14h26, última modificação 23/06/2022 14h26

No próximo dia (12) de agosto, os vereadores da Câmara de Campo Mourão homenageiam com um título de cidadania honorária, o professor, escritor e advogado, Robervani Pierin do Prado. A honraria será entregue em uma sessão solene no plenário da Casa de Leis, às 19 horas.  

O título de cidadania proposto pelo vereador, Ibnéias Teixeira (Bina), com assinatura dos demais parlamentares, foi aprovado em plenário por unanimidade dos vereadores.

Formado pela Faculdade de Direito (Unipar), doutor pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo, professor dos programas de Pós-Graduação em Direito Penal das Universidades de Maringá (UEM), Londrina (UEL) e de Pós Graduação da Univel (Cascavel), professor e coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário da faculdade Integrado (Campo Mourão), escritor de obras como; Caso Fortuito, Leis Penais Especiais, Crimes Hediondos e Assemelhados, entre outros, Robervani Pierin do Prado formou cerca de 1,6 mil bacharéis em Direito.

Além da dedicação pela Educação, o homenageado também participou da administração pública como procurador geral do município em dois mandatos, 2001 a 2004 e de 2017 a 2019, na gestão do atual prefeito Tauillo Tezelli.

O autor da honraria, vereador, Ibnéias Teixeira (Bina), lembra que o grande legado deixado às novas gerações é um dos motivos para a homenagem a Robervani Pierin do Prado. “Diante das conquistas e reconhecimento da população de Campo Mourão e do legado para novas gerações, não podemos deixar de reconhecer todo o trabalho e a dedicação do homenageado”, comentou Bina.   

Vereadores se reúnem em plenário na próxima semana

por Dirceu Portugal publicado 24/06/2022 08h50, última modificação 24/06/2022 08h50

Nos dias 27 e 28, (segunda e terça-feira respectivamente), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos dos parlamentares. 

Pelo roteiro, no início da sessão será apresentado aos parlamentares, um projeto de Lei – de autoria do Poder Executivo – que dispõe da reserva de 2% de casas populares para mulheres vítimas de violência doméstica. O roteiro conta ainda com 27 indicações, cinco requerimentos, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão e ofícios de órgãos do governo do estado e do município, em respostas aos requerimentos dos vereadores.

Após o espaço da Palavra Livre, os vereadores votam em primeiro turno, três projetos de Leis, de autoria do Executivo.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar todo o debate através do link https://youtu.be/XYOhZByBQIs. Para assistir a sessão na terça-feira, basta clicar no link https://youtu.be/_b5moFq65Wc.

 

 

Câmara de CM aprova projeto anulando doação de terreno

por Dirceu Portugal publicado 28/06/2022 15h00, última modificação 28/06/2022 15h00

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (28), durante a sessão ordinária, o projeto de Lei 21/2022, de autoria do Poder Executivo que torna sem efeito a Lei 531 de dezembro de 1986. Essa Lei autorizava o Executivo a doar um imóvel à Associação dos Docentes do Ensino Superior de Campo Mourão (ADESCAM).

Na época, o município fez a doação do terreno à Associação para abrigar a sede e para ser utilizada para as atividades recreativas dos professores e demais servidores filiados à Associação, sob pena de reversão do imóvel, em caso de desvio de finalidade. “Por meio do Protocolo Administrativo 26.83212018, foi constatado que a Associação beneficiada pela doação entregou as dependências do imóvel ao uso de um empresário que promoveu por vários anos bailes clandestinos, que somente se encerrou tais atividades após notificação encaminhada pelo município”, diz a justificativa do projeto que anula a Lei de doação do imóvel.

Ainda de acordo com a prefeitura, mesmo com a situação constatada, foram dadas oportunidades para que a Associação retomasse a utilização do imóvel apresentando a reestruturação do local. “Não bastasse tal situação, mesmo após o Poder Executivo oportunizar a Associação à retomada da utilização do imóvel, bem como, exigir da mesma um plano de reestruturação de suas atividades, nenhum ato foi levado a efeito para essa finalidade, sendo que, novamente a Associação cedeu o imóvel para terceiros, dessa vez, para a UNESPAR para que essa última utilizasse o imóvel como depósito de veículos inservíveis. Considerando o indiscutível desvio de finalidade da doação, considerando ainda a necessidade do município na demanda por imóveis para ocupação por suas secretarias ou mesmo com o fim de fomentar atividades industriais e o desenvolvimento econômico por meio da Lei do PróCampo, é necessário a revogação da Lei 531, de 2 de novembro de 1986”.

Para a vereadora, Naiany Hruschka Salvadori, o imóvel foi doado na época para uma determinada finalidade. “A Associação não cumpriu com a finalidade que era de proporcionar laser às famílias dos docentes do ensino superior. Somos nós que Legislamos e temos de cumprir a Lei”, destacou Salvadori.

Relator da Comissão Permanente de Legislação e Redação da Câmara, o vereador Escrivão Parma, visitou o local, antes de dar o parecer no projeto que torna sem efeito a Lei 531 de dezembro de 1986. “Constatei que o imóvel não está cumprindo a finalidade da doação e tem de ser revertido ao município para que seja doado para empresas que geram economia e postos de trabalho, em Campo Mourão”, defendeu Parma.

O vereador Paulo Pilatte defendeu a proteção do patrimônio público. “Não está sendo bem utilizado, tem de devolver ao município para que seja doado a quem produz, desta forma estaremos cuidando do patrimônio público”.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), disse estar realizando um levantamento das empresas que não cumpriram com as normas exigidas pela concessão dos terrenos no Parque Industrial. “Junto com a vereadora Naiany visitamos, fotografamos lotes e constatamos que tem pessoas beneficiadas com a doação de terrenos que há mais de 10 anos não fizeram nada, apenas uma casa de madeira, que está alugada. Vamos buscar os motivos da não fiscalização por parte do município. As empresas que receberam terrenos através de concessão e nada fizeram, esses imóveis tem de ser revertidos ao município. A Lei tem de ser igual para todos”, lembrou.

Ele assegurou que a Lei de concessão de terrenos, será alterada. “Já conversamos com setores da prefeitura e faremos várias alterações no projeto. Da forma como está, não poderá continuar”, destacou Pepita.   

DNIT e prefeitura devem fazer ondulação e reforçar iluminação no acesso ao Barreiro das Frutas

por Dirceu Portugal publicado 29/06/2022 11h34, última modificação 29/06/2022 11h34

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), recebeu no início da semana, um oficio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), apresentado na última sessão ordinária do Legislativo, informando sobre obras no acesso ao Barreiro das Frutas.

No início do mês, o local foi palco de um grave acidente envolvendo um veículo e uma carreta que causou a morte do empresário, Maximiliano Doneda, de 73 anos, proprietário de uma agropecuária no centro de Campo Mourão. 

Após o acidente, o presidente da Câmara e o parlamentar Paulo Pilatte, protocolaram na Casa de Leis, três requerimentos de urgência - encaminhados ao (DNIT) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Um dos requerimentos também foi enviado ao deputado estadual, delegado Jacovós.

Os parlamentares solicitaram a instalação de redutores de velocidade, radares, sinalização vertical e lombada eletrônica na rodovia BR-158, no trecho que compreende a rotatória no cruzamento da rodovia BR-272, no acesso a comunidade rural do Barreiro das Frutas.

Conforme o ofício do órgão federal, um acordo entre o (DNIT) e a prefeitura de Campo Mourão, viabilizou as obras no acesso a comunidade rural do Barreiro das Frutas, que concentra centenas de moradores e produtores rurais. “A prefeitura irá construir uma ondulação transversal e implantar iluminação próximo ao trevo. O DNIT ficará responsável pelo reforço na sinalização, próximo ao local de maior ocorrência de acidentes”, diz o documento.

Sobre o pedido dos parlamentares para a implantação de radares e lombada eletrônica na rodovia, o DNIT informou que a demanda foi encaminhada para análise do Serviço de Operações Terrestres do Órgão Federal.   

“Essas obras, mais uma conquista para a população, irão proporcionar mais segurança e tranquilidade aos moradores do Barreiro das Frutas, que diariamente trafegam pelo local”, comentaram o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e o vereador Paulo Pilatte.  

Presidente da Câmara participa da assinatura da ordem de serviço para duplicação da entrada de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 01/07/2022 09h45, última modificação 01/07/2022 10h02

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), participou no final da tarde da última quinta-feira (30), da visita do governador Ratinho Junior na PR-317, na entrada da cidade, e da assinatura da ordem de serviço para o início das obras de duplicação e revitalização da PR-317 e da PR-840.

O trecho total é de 3,7 quilômetros, o investimento por parte do governo do estado será de R$ 39,8 milhões é o prazo para a execução será de 630 dias, sendo os primeiros 180 destinados à elaboração de projetos. O Consórcio Itaipu – Conspel, formado pelas empresas Pedreira Itaipu Indústria e Comércio de Britas e Asfalto Ltda. e Conspel – Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda, vencedor da licitação, será responsável pela execução da obra.

“Essa obra, aguardada há muitos anos pelos moradores, irá colaborar com o crescimento de nossa cidade, além de proporcionar segurança aos usuários que irão acessar Campo Mourão”, lembrou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).     

Para acelerar o processo, a licitação seguiu a modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que prevê a elaboração do projeto básico, executivo de engenharia e a execução da construção em um mesmo contrato.

“Era um compromisso do governo do estado com a cidade, após uma espera de muitos anos. Campo Mourão é uma cidade representativa do Paraná e precisa de investimentos para se desenvolver. Porque quando Campo Mourão vai bem, o Paraná vai bem”, lembrou Ratinho Junior.

A revitalização e a duplicação terão início a partir do trecho já duplicado da PR-317 e seguem até o entroncamento com a Avenida Comendador Norberto Marcondes. Uma extensão de 3,7 quilômetros que inclui também a PR-840.

Serão duas faixas novas de 3,6 metros cada uma, com acostamento externo de 2,5 metros – espaço que será separado das pistas existentes por barreiras de concreto New Jersey, e ainda, a implantação de novas vias marginais, com duas faixas em cada sentido e largura variando de acordo com a disponibilidade da faixa de domínio, separadas da pista central por canteiros.

Estão previstas também três interseções em nível (rotatórias), sendo uma entre as ruas Francisco Preisner e Pioneiro Alberto Tanigut e outra no acesso ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão. Uma terceira rotatória será construída no entroncamento entre a PR-317 e a PR-840.

O prefeito Tauillo Tezelli destacou, durante a visita do governador no viaduto do anel viário, na saída para Peabiru, a importância das obras no acesso a Campo Mourão. “Só temos que agradecer ao governador por esse investimento, que é a maior obra do governo em Campo Mourão nos últimos 20 anos. É resultado de todo um trabalho junto com nossos deputados, vereadores e que agora vai se tornar realidade”, disse Tauillo.

Foto Ari Dias/AEN.

 

Câmara participa das comemorações de aniversário do prédio e da bandeira de CM

por Dirceu Portugal publicado 01/07/2022 10h49, última modificação 01/07/2022 10h49

Os vereadores Marcio Berbet, Miltinho Cidade Nova, Bina, Edilson Martins e o presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), participaram na manhã desta sexta-feira (01), no auditório da prefeitura, da cerimônia de aniversário de 58 anos do prédio do paço municipal e da bandeira do município, comemorados no dia 29 de junho.

O evento também contou com a participação dos netos do prefeito Antônio Teodoro de Oliveira, que administrava a cidade no início da construção do prédio da prefeitura, em 1962.

“Importante comemorar e relembrar a história da nossa cidade, reencontrando pessoas pioneiras que ajudaram na construção do município”, comentaram os vereadores.

No evento, os netos do prefeito na época, conduziram e entregaram ao prefeito Tauillo Tezelli a primeira versão da bandeira, ao som do Hino de Campo Mourão, executado por músicos do Conservatório Municipal e pela professora de canto Leide Daiane.

Tezelli lembrou que a escolha da bandeira, na época, teve participação da população. “Estamos mostrando e divulgando um pouco da história da cidade, que muitos não sabem. É importante mostrar à geração atual a história dos que ajudaram a construir a cidade e queremos, sempre que possível, fazer isso”, disse o prefeito.

A construção do Paço Municipal começou em 1962 e foi concluído em 1964, já na gestão do prefeito Milton Luiz Pereira.  A inauguração deu-se em 29 de junho de 1964, com missa campal, descerramento da placa inaugural pelo prefeito Antônio Teodoro de Oliveira e pelo advogado Francisco Irineu Brzezinski.

A bandeira foi criada em 1964 por uma comissão liderada pelo professor Ephigênio José Carneiro. Seis modelos para escolha popular foram expostos no hall do então Cine Plaza. O modelo vencedor foi divulgado em ato oficial dentro das novas instalações da Câmara de Vereadores. A bandeira sofreu alterações heráldicas em 1973 e 2005.

Câmara de CM homenageia Igreja do Evangelho Quadrangular no próximo domingo (03)

por Dirceu Portugal publicado 01/07/2022 16h28, última modificação 01/07/2022 16h28

O vereador Edilson Martins entrega no próximo domingo (03), às 19 horas, uma moção de congratulações para a 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular, localizada no bairro Jardim Tropical I, em Campo Mourão.

A honraria, em comemoração aos 30 anos de história da Igreja no município, será entregue na sede, na Avenida dos Pardais, 44, no Jardim Tropical I.

Autor da moção, Martins lembra que a honraria é o reconhecimento do Poder Legislativo pela contribuição à sociedade. “No início da criação da Igreja apenas o pastor Reinaldo e pastora Margueti realizavam os cultos e os trabalhos envolvendo jovens, círculos de orações e campanhas de acolhimento. A Igreja se desenvolveu e hoje há cerca de 200 membros. Essa moção é um reconhecimento do Poder Legislativo pela contribuição da Igreja para a sociedade de Campo Mourão”, destacou Martins.

Igreja do Evangelho Quadrangular recebe homenagem da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 04/07/2022 09h24, última modificação 04/07/2022 09h24

O vereador Edilson Martins e o prefeito Tauillo Tezelli entregaram na noite do último domingo (03), uma moção de congratulações para a 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular. A honraria, em comemoração aos 30 anos de história da Igreja, no município, foi entregue na sede, na Avenida dos Pardais, 44, no Jardim Tropical I, em Campo Mourão.

Com o templo lotado, Martins, autor da moção, lembrou que a honraria é um reconhecimento do Poder Legislativo pela contribuição da Igreja à sociedade. “Essa moção tramitou e foi aprovada por todos os parlamentares. São 30 anos de muito trabalho e dedicação por todos, e pela nossa cidade. A honraria é uma simples homenagem a todos os membros, aos fieis e à Igreja que não tem medido esforços em prol do bem comum”, disse Martins.

Ele lembrou ainda, que no início da criação da Igreja apenas o pastor Reinaldo e pastora Margueti realizavam os cultos e os trabalhos envolvendo jovens, círculos de orações e campanhas de acolhimento. “A Igreja se desenvolveu e hoje há cerca de 200 membros”.

Para o prefeito, o crescimento da igreja é fruto do trabalho de todos. “A Igreja prosperou pela sua equipe, pelo trabalho e pela vontade de todos os fieis em ouvir a Palavra de Deus. A igreja tem um papel fundamental na comunidade e hoje está sendo homenageada pelo Legislativo e pelo Executivo pelo trabalho desenvolvido em seus 30 anos”, comentou Tezelli, durante a entrega da homenagem.

Fundador do Judô Reação será homenageado pela Câmara de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 05/07/2022 10h56, última modificação 05/07/2022 10h56

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na próxima terça-feira (12), uma moção de congratulações ao professor de Judô e fundador do projeto Judô Reação, Gustavo Henrique Teixeira Tanahaki. A honraria, aprovada por unanimidade dos vereadores, será entregue no plenário do Legislativo, após a sessão ordinária, que terá início às 09 horas.

De acordo com o autor da honraria, vereador Marcio Berbet, a homenagem é um reconhecimento do Legislativo pelo trabalho de Tanahaki realizado em prol da comunidade de Campo Mourão.    

“Além de empresário no ramo imobiliário, poderia se dar por satisfeito em alcançar seu sucesso financeiramente. Mas, não, por amor ao esporte e principalmente ao Judô, ele faz seu trabalho social, com um, porém, e com algo que lhe é peculiar, sem querer aparecer, ou colocar sua figura a frente do trabalho social efetuado. Pessoas são grandes pelas suas atitudes, e Gustavo é uma delas”, disse Berbet.

Ele conta que o projeto Judô Reação fundado em 2013, está transformando vidas nos últimos anos, proporcionando as crianças, jovens e adultos a sabedoria, respeito e humildade que a arte marcial ensina. “O Judô é destaque entre as modalidades, pois a cada ano, graças ao empenho das pessoas envolvidas no Projeto, vem ampliando suas condições de treinamento, oportunizando a inúmeras crianças e adolescentes o contato com o esporte de forma saudável e também, o seu desenvolvimento como atleta e cidadão”, lembra Berbet.

O autor da proposta da moção, conta ainda que todo o trabalho está rendendo frutos. “Campo Mourão é referência no Paraná na descoberta, revelação e formação de jovens atletas nas categorias de base, refletindo esta posição no cenário esportivo. São inúmeras conquistas, revelações e convocações para seleções de atletas nas diversas categorias, fatos que ratificam o nome do município como uma das principais forças da modalidade no estado”.

O projeto Judô Reação atende atualmente cerca de 350 atletas de 10 a 18 anos em cinco locais de treinamentos; Centro da Juventude, Colégio Estadual Ivone Castanharo e Escola Municipal Monteiro Lobato, Integrado Campus e na Associação Mourãense de Judô.

Câmara transfere entrega de moção ao Fundador do Judô Reação

por Dirceu Portugal publicado 06/07/2022 15h07, última modificação 06/07/2022 15h07

A Câmara de Campo Mourão transferiu a data da entrega da moção de congratulações que seria feita na próxima terça-feira (12), ao professor de Judô e fundador do projeto Judô Reação, Gustavo Henrique Teixeira Tanahaki. A honraria, aprovada por unanimidade dos vereadores, será entregue em uma nova data a ser definida pelo Legislativo.

O autor da honraria, vereador Marcio Berbet, lembrou que a homenagem é um reconhecimento do Legislativo pelo trabalho de Tanahaki realizado em prol da comunidade de Campo Mourão. 

“Além de empresário no ramo imobiliário, poderia se dar por satisfeito em alcançar seu sucesso financeiramente. Mas, não, por amor ao esporte e principalmente ao Judô, ele faz seu trabalho social, com um, porém, e com algo que lhe é peculiar, sem querer aparecer, ou colocar sua figura a frente do trabalho social efetuado. Pessoas são grandes pelas suas atitudes, e Gustavo é uma delas”, disse Berbet.

Ele conta que o projeto Judô Reação fundado em 2013, está transformando vidas nos últimos anos, proporcionando as crianças, jovens e adultos a sabedoria, respeito e humildade que a arte marcial ensina. “O Judô é destaque entre as modalidades, pois a cada ano, graças ao empenho das pessoas envolvidas no Projeto, vem ampliando suas condições de treinamento, oportunizando a inúmeras crianças e adolescentes o contato com o esporte de forma saudável e também, o seu desenvolvimento como atleta e cidadão”, lembra Berbet.

O autor da proposta da moção, conta ainda que todo o trabalho está rendendo frutos. “Campo Mourão é referência no Paraná na descoberta, revelação e formação de jovens atletas nas categorias de base, refletindo esta posição no cenário esportivo. São inúmeras conquistas, revelações e convocações para seleções de atletas nas diversas categorias, fatos que ratificam o nome do município como uma das principais forças da modalidade no estado”.

O projeto Judô Reação atende atualmente cerca de 350 atletas de 10 a 18 anos em cinco locais de treinamentos; Centro da Juventude, Colégio Estadual Ivone Castanharo e Escola Municipal Monteiro Lobato, Integrado Campus e na Associação Mourãense de Judô.

Radares são instalados no trevo do Barreiro das Frutas após requerimento de vereadores da Câmara de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 07/07/2022 15h30, última modificação 07/07/2022 15h39

No início do mês passado, o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), e o parlamentar Paulo Pilatte, solicitaram, através de dois requerimentos de urgência encaminhados pela Câmara Municipal de Campo Mourão ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a instalação de redutores de velocidade, radares, sinalização vertical e lombada eletrônica na rodovia BR-158, na altura do trevo de acesso ao Barreiro das Frutas, no cruzamento com a rodovia BR-272.

Na tarde da última terça-feira (05), os dois órgãos iniciaram a instalação de radares eletrônicos, para controlar a velocidade de veículos que trafegam nos dois sentidos da BR-158, no trevo de acesso ao Barreiro das Frutas, no cruzamento com a BR-272. O limite de velocidade no local passa a ser de 60 Km/h. A expectativa é que os radares já comecem a funcionar nos próximos 20 dias. Parte dos equipamentos já foi instalada, como os “pardais eletrônicos” e toda sinalização.

O presidente do Legislativo visitou o local e acredita que a instalação dos radares vai ajudar a evitar acidentes. “Com equipamentos instalados, naturalmente os motoristas irão diminuir a velocidade. O local tem pista rápida e muitas pessoas que moram em propriedades rurais no Barreiro das Frutas vêm à cidade e correm riscos atravessando a pista”, disse Pepita.

Ele lembrou ainda que prefeitura já está licitando uma empresa para fazer instalação de iluminação em led no local, o que aumentará a visibilidade dos motoristas, gerando mais segurança no trecho. “São medidas que visam preservar vidas”, comentou.

Para o vereador Paulo Pilatte, os equipamentos instalados na rodovia irão salvar vidas. “Vai proporcionar mais segurança aos moradores que precisam cruzar a rodovia e evitar acidentes graves, salvando vidas”, lembrou.

No início de junho, no local onde está sendo instalados os equipamentos de controle de velocidade, um grave acidente envolvendo um veículo e uma carreta causou a morte do empresário, Maximiliano Doneda, de 73 anos, proprietário de uma agropecuária no centro de Campo Mourão.

Doneda conduzia um veículo Saveiro Cross e teria tentado cruzar a pista quando foi atingido com violência por uma carreta que seguia no sentido a Maringá. Com o impacto, o veículo ficou destruído e o empresário teve morte instantânea. A carreta parou cerca de 100 metros do local da batida. O motorista da carreta não sofreu ferimentos.

 

Trabalhos Legislativos entram na pauta da Câmara de CM hoje e amanhã

por Dirceu Portugal publicado 08/07/2022 15h40, última modificação 11/07/2022 09h02

Hoje e amanhã (dias 11 e 12 respectivamente), os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário para debater e aprovar - em primeiro e segundo turno - de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (12), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados podem acompanhar o debate através do link  https://youtu.be/cW6jm3gNadc. Para assistir a sessão na terça-feira, basta dar um click no link https://youtu.be/3K_EbjYa3XM.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, serão apresentados aos parlamentares, 26 indicações sendo uma Legislativa, 11 requerimentos, dois projetos de Leis Complementares, seis projetos de Leis e um projeto de Resolução, que concede o título de mérito militar mourãoense, ao capitão Anderson Luiz Feijo. Na sessão também serão apresentados, prestações de contas de entidades assistenciais, ofício do Ministério da Saúde – informando a liberação de recursos e ofícios do governo municipal e estadual em respostas aos requerimentos dos parlamentares de Campo Mourão.     

Câmara de CM transfere sessão ordinária após vereador morrer em acidente de trânsito

por Dirceu Portugal publicado 12/07/2022 10h05, última modificação 12/07/2022 12h22

A presidência da Câmara de Campo Mourão transferiu no início da manhã desta terça-feira (12), a sessão ordinária - que teria início às 9 horas – após tomar conhecimento da morte do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), em um acidente de moto na noite da última segunda-feira (11). O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, lamentou, em suas redes sociais, o falecimento do parlamentar e decretou luto oficial de três dias no município. O expediente no Legislativo foi cancelado.     

Tucano como era conhecido estava no segundo mandato de vereador, fazia parte da Mesa Diretiva do Legislativo, como primeiro secretário e também exercia a presidência da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO).  Tucano foi eleito no primeiro mandato em 2016 com 2.094 votos e reeleito em 2020 com 939 votos.

O velório será a partir das 16h30 na Capela do Prever e o sepultamento, na manhã da quarta-feira (13), às 10h30, no Cemitério São Judas Tadeu.

 

NOTA DE PESAR

por Dirceu Portugal publicado 12/07/2022 11h15, última modificação 12/07/2022 12h23

A Câmara de Campo Mourão lamenta profundamente e se solidariza com familiares e amigos, pela morte prematura do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), aos 44 anos, ocorrida no início da madrugada desta terça-feira (12), em decorrência de um acidente de trânsito. O velório será a partir das 16h30 na Capela do Prever e o sepultamento, na manhã da quarta-feira (13), às 10h30, no Cemitério São Judas Tadeu.

Vereadores de Campo Mourão lamentam a morte do parlamentar Tucano

por Dirceu Portugal publicado 12/07/2022 17h40, última modificação 29/07/2022 08h54

Carismático sempre sorridente, humilde, atencioso e preocupado com o próximo. Amigo, companheiro, parceiro para todas as horas, brincalhão, responsável e cuidadoso com o bem público e sempre preocupado em ajudar as pessoas mais vulneráveis. Assim foi o estilo e comportamento descrito pelos parlamentares e amigos do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro, carinhosamente conhecido por Tucano. Ele exercia seu segundo mandato na Câmara de Campo Mourão.

No primeiro mandato (2017 a 2020), exerceu por dois anos (2017 a 2018), o cargo de segundo vice-presidente da Mesa Executiva e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO). No segundo mandato (2021 a 2023), exercia o cargo de 1º secretário da Mesa Executiva e presidente da (CFO).

No início da madrugada desta terça-feira (12), Tucano se envolveu em um grave acidente no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá. O Samu foi acionado para socorrê-lo, mas quando as equipes chegaram ao local ele já estava sem vida. Tucano deixa a esposa Edna e os filhos Jefferson Estevão Ribeiro, Vitor Antônio Pauloski Ribeiro e Lucas Miguel Pauloski Ribeiro.

O velório acontece a partir das 16h30 na Capela do Prever e o sepultamento será na manhã da quarta-feira (13), às 10h30, no Cemitério São Judas Tadeu.

Dono do clichê “É Nóis que Tá”, Tucano conquistava todos a sua volta. “Falar do Tucano para mim está sendo muito difícil, para quem conhecia ele há mais de 24 anos. Era uma pessoa espetacular, humilde, humana, sempre gostava de ajudar todos. Uma pessoa que vai deixar muitas saudades em todos nós. Peço a Deus que conforte o coração dos familiares e dos amigos. Acredito que não cai uma folha sem a permissão de Deus e o Tucano cumpriu sua missa na terra. Que Deus recebe-o de braços abertos”, disse o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).  

O vereador Paulo Pillate lamentou a morte do amigo de parlamento. “Foi uma pessoa de agradável convívio por cerca de um ano e meio. Nesse período pude perceber que ele era muito dedicado a politica. Teve sempre boas ideias com os projetos para que a cidade estivesse sempre adiante. Peço a Deus que o leve para o seu convívio no reino celestial. Descanse em paz meu amigo, estamos todos orando por você, pelos seus filhos, esposa, parentes e amigos. Sempre muito alegre, divertida, uma pessoa que brincava, mesmo nas horas de dificuldade tentava nos levar para cima. Somos gratos pelas suas boas obras e bons atos em favor, principalmente dos menos favorecidos”.

A vereadora e primeira vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara, Naiany Salvadori, comentou e lamentou a perda do parlamentar. “Conheci o vereador Tucano no exercício deste mandato e percebi que sempre foi muito atuante e disposto a ajudar o próximo. É uma perda enorme para todos”.

O vereador Toninho Machado lembrou a relação de amizade com Tucano.  “Conheci o Tucano em 2014, e quando ele foi eleito pela primeira  vez em 2017-2020, acabei o conhecendo melhor. Mas, agora nesse segundo mandato 2021- 2024,  estávamos trabalhando juntos no Legislativo. O vereador Tucano era uma pessoa de fácil  convivência e fantástica. Vamos sentir muito a sua falta. Que Deus conforte os seus familiares e amigos, amigos dos quais  eu faço parte. Saudades”, disse.

Vizinho de cadeira no plenário da Câmara, o vereador Escrivão Parma descreveu o parlamentar Tucano. “Estava sempre auxiliando as pessoas e tinha um coração bondoso. Ele não tinha eleitores, tinha amigos e se preocupava muito em não decepcioná-los. Com sua partida parte da alegria da Câmara se perdeu. Foi se embora as brincadeiras, o sorriso, a amizade o companheirismo. Meu amigo siga seu caminho que Deus o receba no céu Gostava muito dele”, comentou.

Marcio Berbet lembra a relação de amizade com o vereador. “Conheci o Tucano fora do espaço do Legislativo e sempre foi um excelente companheiro, amigo e parceiro. Conheci melhor após assumir uma cadeira na Câmara e perceber quanto ele trabalhava, principalmente pelo social, no atendimento as pessoas mais necessitadas de Campo Mourão. Nunca mediu esforços para ajudar o próximo, e quando percebia que não iria dar conta, recorria aos amigos vereadores para ajudar a quem lhe pedia uma mão. Perdemos uma pessoa, um amigo, um guerreiro que sempre legislava com consciência e acima de tudo, com o coração”, lamentou.

A vereadora Elvira Schen Lima também lembrou a convivência no período do mandato. “O Tucano sempre teve um coração generoso, ajudando pessoas carentes e colaborando com a nossa Associação PAIS e nossa luta. Que Deus abençoe e cuide de sua família e seus animaizinhos”.

O vereador Subtenente Macedo relembra os tempos de infância. “Conhecia ele na infância e sempre foi essa pessoa de bom coração. Na Câmara quando assumi o mandato, me deu total apoio e conseguimos produzir vários projetos juntos. O último, que instituía o Dia Municipal dos Colecionadores, Caçadores e Atiradores (CAC´S), era um projeto dele, mas passou a súmula para mim e produzimos juntos. Vou continuar o legado dele que sempre foi de ajudar os mais vulneráveis”, prometeu Macedo.  

Miltinho Cidade Nova jogou bola e recorda os bons momentos. “Desde 1989 conhecia ele. Jogávamos bola no Parigot de Souza, era uma pessoa boa que sabia trabalhar, sempre soube legislar e fiscalizar. Era um dos parlamentares que criava seus projetos para ajudar o próximo. Um deles foi o projeto de Lei para adoção de um ponto de ônibus. Que Deus proteja a sua família”.     

Edilson Martins conta que não consegue acreditar na tragédia. “Era uma pessoa que admirávamos muito, com um carisma que sempre conquistava as pessoas. Foi um grande parceiro dos servidores, dos vereadores nos dois mandatos que convivemos no Legislativo e de todos aqueles que os procuravam. Sempre foi parceiro nos projetos que ajudavam o município, em e contrapartida, a população. Foi um dos parlamentares que mais apresentou e teve os projetos sancionados pelo prefeito. Vai fazer muita falta para a família e para nós amigos dele. Não dá para acreditar”.

No cargo de 2º vice-presidente, Ibinéias Teixeira (Bina), dividia com Tucano a responsabilidade das decisões da Mesa Executiva da Câmara. “Conhecia o vereador Tucano há anos, antes mesmo de assumir minha cadeira no Legislativo. Era uma pessoa de bom coração, sempre jogando bola, convivendo e ajudando o esporte. Na Comissão de Finanças e Orçamento sempre estava ajudando com bons projetos, era um parceiro para todas as horas. É uma perda enorme e irreparável. Foi uma partida precoce. Pedi a Deus que conforte ele e toda a sua família”.       

O vereador Tio Leco também lamentou a morte do companheiro de plenário. “É uma perda gigante. Ele era uma pessoa que sempre estava de bem, transmitindo boas energias às pessoas que encontrava. Vai deixar saudades. Deus conforte o coração dos familiares e reserve um espaço de muita luz ao nosso amigo Tucano”.

Câmara aprova projeto de Lei de exploração de quiosques e painel de LED em CM

por Dirceu Portugal publicado 27/07/2022 09h20, última modificação 27/07/2022 09h26

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na manhã da última terça-feira (26), em segundo turno de votação, durante a sessão extraordinária, o projeto de Lei 035/2022, de autoria do Poder Executivo, autorizando a prefeitura a licitar para fins comerciais, painel de LED e quiosques do calçadão, das praças e do terminal de ônibus.

Ao todo 12 quiosques, sendo sete localizados no calçadão, um no terminal de ônibus, dois na Praça São José, um na Praça Bento Munhoz da Rocha Netto, um na Praça da Amizade, e um painel de LED - instalado na Avenida Capitão Índio Bandeira - no centro da cidade, serão licitados para fins comerciais.  Atualmente os concessionários pagam uma taxa que oscila entre R$ 71 e R$ 923 e de acordo com o projeto de Lei - as permissões vencem no final deste ano e não podem ser renovadas.

“É injusto pagar de R$ 5 a 6 mil de locação em um ponto comercial no centro da cidade - com cerca de 100 metros quadrados – e ter em sua frente uma pessoa usando um espaço público pagando um valor ínfimo. Seria irresponsável da nossa parte, renovar essas concessões sem uma devida correção legal. É através de permissões e concessões de espaços públicos que o Executivo melhora a sua arrecadação”, lembrou Berbet. “Tem caso de quiosque pagando à prefeitura de Campo Mourão um valor baixo e sublocando o espaço por um valor alto, ou seja, o concessionário está obtendo lucro em cima de cada um de nós”, criticou Berbet.

Para o presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), todo o processo de licitação para os quiosques e o painel de LED, é necessário por conta da defasagem de valores. “As concessões foram realizadas há décadas passadas, estão vencendo ao final deste ano, não podem ser renovadas e precisam ter os valores reajustados”, comentou Pepita.    

Relator do projeto na Comissão, o vereador Escrivão Parma, defendeu a preferência aos comerciantes já instalados. “Relatamos a favor do projeto com uma sugestão, dentro do possível e da legalidade, se houver legalidade nisso, que é bem discutível, para que se dê preferência aos comerciantes já instalados, mas que eles participem do processo e paguem os valores adequados pelo município”, destacou Parma.

O vereador Toninho Machado também comentou sobre a licitação dos quiosques. “É perfeito que se faça uma nova licitação, pois é um bem público e o prefeito foi eleito para cuidar. Se estão baixos os valores, faz-se uma nova licitação ou concessão para que haja produtividade e o povo tenha seus direitos garantidos”, lembrou o parlamentar.

O parlamentar Paulo Pilatte destacou a importância da justiça social. “Temos de ter um denominador comum que promova a justiça social, dando igualdade de condições a todos, que terão de passar por um processo de licitação”, disse.

Câmara de CM aprova projeto de alterações na carreira e salários de contratados em regime da (CLT)

por Dirceu Portugal publicado 28/07/2022 11h11, última modificação 28/07/2022 11h11

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram em sessão extraordinária, o projeto de Lei 63/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o emprego público na administração direta, contratados em Regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A Lei que entra em vigor nos próximos dias irá fazer alterações na carreira e nos salários dos servidores públicos, entre elas; o avanço horizontal pelo desempenho do servidor, reajuste salarial, a regulamentação de licenças natalidade, adoção, paternidade e para tratamento de saúde do servidor e familiares, entre outros.

O objetivo do projeto é regularizar uma situação que vem ocorrendo há vários anos, entre elas de servidores de Programas Federais da área da Saúde, como Estratégia da Saúde da Família (ESF), Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Mourão (CEOCAM) e Combate ao Mosquito da Dengue, realizado pela equipe de vigilância em Saúde.

“Assim que o projeto foi disponibilizado, as Comissões da Câmara trabalharam com ainda mais celeridade para que o presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), marcasse as sessões - mesmo em recesso – para que o projeto fosse votado em plenário”, destacou o vereador, Escrivão Parma.

Para o presidente Comissão de Legislação e Redação, vereador, Edilson Martins, foram feitas diligências por parte da Comissão de Legislação e Redação por conta da cumplicidade do projeto, além da nossa responsabilidade na votação da matéria em plenário. “No período da pandemia da Covid-19, a responsabilidade em cuidar da Saúde foram dos servidores que não mediram esforços. É justo que o Legislativo junto com Executivo propicie o que o servidor almeja”, disse.

O vereador Tio Leco, lembrou a importância dos funcionários da Saúde quando o mundo estava um caos por conta da Pandemia da Covid-19. “Vocês representam os anjos divinos, nas horas mais difíceis, vocês estavam lá, se expondo e nos salvando. Não medimos esforços para estudar e aprovar o projeto”, lembrou.

O presidente da Casa de Leis, vereador Jadir Soares (Pepita), parabenizou as Comissões pelo empenho na avaliação e no estudo do projeto. “Mesmo em recesso, convocamos uma sessão extraordinária e todos os parlamentares não mediram esforços para aprovar esse projeto que irá fazer correções beneficiando os servidores municipais”, comentou Pepita.    

Foto; Ângela Ferreira.

Câmara de CM empossa Olivino Custódio

por Dirceu Portugal publicado 28/07/2022 14h07, última modificação 28/07/2022 14h07

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão empossaram na última segunda-feira (25), durante a sessão extraordinária, o suplente Olivino Custódio, como vereador. Custódio que já foi ex-presidente do Legislativo entre 2019 a 2020, assumiu a vaga deixada pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), vítima fatal de um acidente de moto no início da madrugada do dia 12 desse mês.

A posse contou com a presença do prefeito Tauillo Tezelli, familiares de Olivino e membros da comunidade. Após o juramento em plenário, Olivino lamentou assumir a vaga nas atuais circunstâncias, voltou a dizer sentir muito pela perda do colega e lembrou a responsabilidade ao assumir a cadeira, honrando seus votos e os votos de Tucano. Os dois exerceram mandatos juntos na 17ª Legislatura (2017 a 2020). “Era respeitador em todos os sentidos e tratava todo mundo muito bem. Dói a morte do companheiro”, disse emocionado Olivino.

Em seu discurso de posse, ele falou ainda em somar junto aos demais vereadores, priorizando o bem comum da cidade. Custódio tem 69 anos. Cumpriu seu primeiro mandato de vereador na Legislatura de 1983 a 1988. Foi reeleito para o mandato de 1989 a 1992. Na Legislatura seguinte ficou como suplente e acabou assumindo por 16 meses (1993-1995). No período de 1º de março de 1987 a 31 de dezembro de 1988, Olivino presidiu o Legislativo de Campo Mourão, retornando em 2019, 30 anos depois.

Nos anos de 2005/2006 ele foi chefe de máquinas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Em 2006 a 2007, assumiu como diretor da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e no período de 2007/2008, como diretor da Secretaria da Ação Social. De 2008 a 2012, Olivino foi diretor da Secretaria de Assuntos de Governo da Prefeitura de Campo Mourão.

Mesa Executiva da Câmara de CM designa Olivino Custódio como membro da CFO

por Dirceu Portugal publicado 29/07/2022 14h24, última modificação 29/07/2022 14h24

Em reunião no final da tarde da última quinta-feira (28), a Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, nomeou o vereador, Olivino Custódio, como membro da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), do Legislativo.

Custódio, que era suplente de Tucano nas últimas eleições, assumiu a vaga na Câmara e também como membro da Comissão por conta da morte do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), ocorrida no início da madrugada da última terça-feira (12), em decorrência de um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá.

As Comissões Permanentes do Legislativo de Campo Mourão tem por objetivo estudar e emitir pareceres sobre as matérias submetidas a seu exame. Os pareceres, aprovados pela maioria de membros de cada Comissão, contêm avaliações e observações de cada comissão sobre o tema em debate. Nos pareceres, os vereadores podem sugerir melhorias nas propostas legislativas e orientar o plenário quando um projeto vai à votação. As Comissões também tem a competência de realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil, convocar secretários e assessores de órgãos da administração para prestar informações aos integrantes das Comissões.

No caso da Comissão de Finanças e Orçamento, compete ao presidente e seus membros a atuação prioritária de acompanhar a execução orçamentária do Poder Executivo, bem como analisar os aspectos econômicos e financeiros de matéria tributária, abertura de crédito adicional, operações de crédito, dívida pública, anistias e remissões de dívidas, e outras que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita do município.

Compete também a CFO, analisar os aspectos econômicos e financeiros dos projetos do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do projeto de Lei do Orçamento Anual (LOA) e a prestação de contas do Executivo.

Bina é eleito novo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo de CM

por Dirceu Portugal publicado 29/07/2022 14h28, última modificação 29/07/2022 14h28

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) se reuniu na tarde da última quinta-feira (28), com os membros da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), para definir a nova presidência da (CFO). Durante a reunião, os três membros, Bina, Naiany Salvadori e Olivino Custódio, elegeram o parlamentar Bina como o novo presidente da Comissão Permanente.

A presidência da (CFO) ficou vaga, após a morte do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), ocorrida no início da madrugada da última terça-feira (12), em decorrência de um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá. O suplente de Tucano nas últimas eleições, Olivino Custódio, assumiu a vaga na Câmara e também como membro da CFO.

As Comissões Permanentes do Legislativo de Campo Mourão tem por objetivo estudar e emitir pareceres sobre as matérias submetidas a seu exame. Os pareceres, aprovados pela maioria de membros de cada Comissão, contêm avaliações e observações de cada comissão sobre o tema em debate. Nos pareceres, os vereadores podem sugerir melhorias nas propostas legislativas e orientar o plenário quando um projeto vai à votação. As Comissões também tem a competência de realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil, convocar secretários e assessores de órgãos da administração para prestar informações aos integrantes das Comissões.

No caso da Comissão de Finanças e Orçamento, compete ao presidente e seus membros a atuação prioritária de acompanhar a execução orçamentária do Poder Executivo, bem como analisar os aspectos econômicos e financeiros de matéria tributária, abertura de crédito adicional, operações de crédito, dívida pública, anistias e remissões de dívidas, e outras que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita do município.

Compete também a CFO, analisar os aspectos econômicos e financeiros dos projetos do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do projeto de Lei do Orçamento Anual (LOA) e a prestação de contas do Executivo.

 

Jardim Copacabana recebe recape asfáltico através de Indicação do vereador Tucano

por Dirceu Portugal publicado 29/07/2022 17h06, última modificação 29/07/2022 17h06

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), acompanhou na tarde desta sexta-feira (29), no Jardim Copacabana, o trabalho dos funcionários e máquinas da Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento de Campo Mourão (CODUSA), no recape asfáltico no bairro Jardim Copacabana.

A indicação, aprovada em plenário, à prefeitura foi feita recentemente pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), sugerindo obras na Avenida João Xavier Padilha, entre a Rua Edmundo Mercer e a Rua Prefeito Devete de Paula Xavier.

Tucano faleceu início da madrugada da última terça-feira (12), em decorrência de um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá.

“É mais uma obra, sugerida através de uma Indicação do nosso querido amigo Tucano, que está sendo realizada para beneficiar os moradores do Jardim Copacabana”, comentou Pepita.

  

   

Câmara de CM ficará Lilás no enfrentamento a violência contra a mulher

por Dirceu Portugal publicado 01/08/2022 14h55, última modificação 01/08/2022 15h41

O prédio da Câmara de Campo Mourão ficará iluminado à noite - durante todo mês de agosto - com a cor lilás, em referência ao Agosto Lilás, dedicado à prevenção, conscientização e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Em agosto do ano passado, a vereadora Naiany Hruschka Salvadori e o presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), tomaram a iniciativa de instalar um material plástico nas luminárias do prédio do Legislativo para chamar a atenção em defesa da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, a Câmara instalou refletores novos, programados para iluminar com a cor Lilás a frente do prédio.  

“É a nossa luta em defesa das Leis que amparam as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial”, frisou Naiany Hruschka.  

A campanha do Agosto Lilás foi criada em referência a sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto, e que em 2022, completa 16 anos. 

Dados demonstram que mais de 4.600 casos de violência doméstica contra a mulher são registrados por mês no Paraná. Nos primeiros seis meses de 2021, por exemplo, foram 27.881 ocorrências no estado, ou, uma média de 4.646 todos os meses. O aumento é de 1% nos registros, na comparação com o mesmo período do ano anterior.  Em janeiro de 2022, as estatísticas apontaram que os casos de violência contra a mulher subiram 46% na capital paranaense.

A cada hora mais de 500 mulheres são vítimas de algum tipo de violência no Brasil. Os números são da pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Instituto Data Folha e mostram a importância de intensificar as ações em defesa da mulher.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Paraná, em todo o Estado, são quase 30 mil mulheres com medidas protetivas de urgência aplicadas pela Justiça. Em 2022, mais de nove mil delas estão na capital.

 

 

 

 

 

Câmara de CM realiza eleição na próxima semana no retorno do recesso parlamentar

por Dirceu Portugal publicado 05/08/2022 15h30, última modificação 05/08/2022 15h40

Na próxima segunda-feira (08), no retorno das atividades legislativas em plenário, os vereadores da Câmara de Campo Mourão, escolhem, às 09 horas, durante a 21ª sessão ordinária, um parlamentar para assumir a vaga de primeiro secretário da Mesa Executiva do Legislativo.

O cargo era ocupado, até então, pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro, falecido no mês passado, após se envolver em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá.

Conforme o artigo décimo do Regimento Interno do Legislativo, na hipótese de ocorrer vaga na Mesa Executiva, ela será preenchida, mediante eleição para completar o biênio.

Após a escolha e o anúncio do vereador eleito, os parlamentares debatem em primeiro turno de discussão e votação, a pauta de trabalhos com a apresentação de dois projetos de Leis – de autoria do Poder Executivo -ofícios da prefeitura, do governo do estado e do governo federal - em respostas aos questionamentos, através de requerimentos, dos parlamentares. Serão votadas e aprovadas também, as contas de entidades assistenciais, ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos, 132 Indicações, sendo uma Indicação Legislativa, 11 requerimentos e uma moção.

Dois projetos também serão apresentados em plenário, sendo um de Lei, de autoria do vereador Bina, que declara de utilidade pública, a Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita). O outro - um projeto de Resolução – propõe a concessão da Comenda 10 de outubro, à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense. A honraria proposta pelo parlamentar, Paulo Pilatte também contou com as assinaturas dos vereadores; Subtenente Macedo, Jadir Soares (Pepita), Escrivão Parma, Edilson Martins, Tio Leco, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori e Olivino Custódio.

Após o espaço da Palavra Livre, os vereadores debatem e votam em primeiro turno, sete projetos de Leis, sendo quatro de autoria do Poder Executivo e três de autoria dos parlamentares de Campo Mourão.

Na terça-feira (09), novamente os vereadores se encontram em plenário para votação da pauta de trabalhos em segundo turno. As duas sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados no debate devem acessar o link https://youtu.be/XCvp2m1w5ts e na terça, basta se conectar com o link https://youtu.be/3aNg1HPWsyY.

Câmara escolhe primeiro secretário da Mesa Executiva em sessão ordinária

por Dirceu Portugal publicado 08/08/2022 08h44, última modificação 08/08/2022 08h44

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão escolhem hoje, às 09 horas, durante a 21ª sessão ordinária, um parlamentar para assumir a vaga de primeiro secretário da Mesa Executiva do Legislativo.

O cargo era ocupado, até então, pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro, falecido no mês passado, após se envolver em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá.

Conforme o artigo décimo do Regimento Interno do Legislativo, na hipótese de ocorrer vaga na Mesa Executiva, ela será preenchida, mediante eleição para completar o biênio.

Após a escolha e o anúncio do vereador eleito, os parlamentares debatem em primeiro turno de discussão e votação, a pauta de trabalhos com a apresentação de dois projetos de Leis – de autoria do Poder Executivo, ofícios da prefeitura, do governo do estado e do governo federal - em respostas aos questionamentos, através de requerimentos, dos parlamentares. Serão votadas e aprovadas também, as contas de entidades assistenciais, ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos, 132 Indicações, sendo uma Indicação Legislativa, 11 requerimentos e uma moção.

Dois projetos também serão apresentados em plenário, sendo um de Lei, de autoria do vereador Bina, que declara de utilidade pública, a Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita). O outro - um projeto de Resolução – propõe a concessão da Comenda 10 de outubro, à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense. A honraria proposta pelo parlamentar, Paulo Pilatte também contou com as assinaturas dos vereadores; Subtenente Macedo, Jadir Soares (Pepita), Escrivão Parma, Edilson Martins, Tio Leco, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori e Olivino Custódio.

Após o espaço da Palavra Livre, os vereadores debatem e votam em primeiro turno, sete projetos de Leis, sendo quatro de autoria do Poder Executivo e três de autoria dos parlamentares de Campo Mourão.

Na terça-feira (09), novamente os vereadores se encontram em plenário para votação da pauta de trabalhos em segundo turno. As duas sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados no debate devem acessar o link https://youtu.be/XCvp2m1w5ts e na terça, basta se conectar com o link https://youtu.be/3aNg1HPWsyY.

 

Miltinho Cidade Nova é eleito 1º secretário da Mesa Executiva da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 08/08/2022 14h40, última modificação 08/08/2022 14h40

O vereador Miltinho Cidade Nova foi eleito 1º secretário da Mesa Executiva, na manhã desta segunda-feira (08), durante a sessão ordinária do Legislativo. O parlamentar, único candidato, recebeu 12 dos 13 votos dos vereadores.  

Miltinho Cidade Nova assume o cargo que era ocupado pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro, falecido no mês passado, em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá.

O vereador eleito assumiu o cargo para completar o biênio da Mesa Executiva da Câmara.

 

Prefeito sanciona Lei proibindo comércio de cobre e alumínio sem origem

por Dirceu Portugal publicado 08/08/2022 17h43, última modificação 08/08/2022 17h43

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli sancionou na última sexta-feira (05), a Lei de autoria do vereador, Escrivão Parma, que proíbe a comercialização do cobre, alumínio e similares sem origem comprovada.

O projeto de Lei, apresentado no Legislativo no final do mês de maio, recebeu parecer favorável nas Comissões Permanentes da Câmara e foi aprovado em plenário no mês de julho.

De acordo com o autor da Lei, está proibida a comercialização de cobre, alumínio e similares em formato de fios ou cabos, sem origem comprovada. “Considera-se praticante do comércio de cobre, alumínio e similares, toda e qualquer pessoa física ou jurídica que adquira, comercialize, exponha à venda, mantenha em estoque, use como matéria prima, beneficie, recicle, transporte e compacte material metálico procedente de anterior uso comercial, residencial, industrial ou de concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviços públicos, ainda que a título gratuito”, explicou Parma.

Parma lembra ainda, que os estabelecimentos, as pessoas jurídicas ou físicas que praticam o comércio do cobre, alumínio e outros metais similares, devem comprovar a origem. “Aqueles que não apresentarem a comprovação da origem dos produtos ficaram sujeitos à aplicação de multa, cassação do alvará de funcionamento e em caso de reincidência, o material será apreendido e ficará a disposição da prefeitura”.

Ele ressaltou a responsabilidade de quem compra material sem origem. “Vale lembrar que quem recebe ou compra esses materiais furtados podem ser processado por receptação de material furtado”, disse.

Com a Lei sancionada, Parma acredita na redução das ocorrências de furtos de cabo de luz, tampas de bueiros, fios de cobre de cabos de telefonia e energia elétrica, hastes de cobre e alumínio, hidrômetros, abrigos protetores de hidrômetros, grades de ferro para proteção de bocas de lobo, baterias estacionárias de rede de telefonia e inclusive, artes de metais oriundos de cemitérios. “Todos os estabelecimentos terão de apresentar a origem do material, caso contrário, ficaram sujeitos à aplicação de multas e outras penalidades”.

Vereadores debatem em segundo turno pauta de trabalho Legislativo

por Dirceu Portugal publicado 09/08/2022 08h41, última modificação 09/08/2022 08h41

Nesta terça-feira (09), os vereadores se encontram novamente em plenário para votação da pauta de trabalhos em segundo turno. A sessão terá início às 09 horas e será transmitida pelo Youtube.

Os moradores interessados no debate podem acompanhar a sessão acessando o link https://youtu.be/3aNg1HPWsyY.

Câmara de CM homenageia subtenente da PM com moção de congratulações

por Dirceu Portugal publicado 09/08/2022 16h20, última modificação 09/08/2022 16h40

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram uma moção de congratulações ao subtenente da Policia Militar, José Rubens Soares, pelos 35 anos de corporação e relevantes serviços prestados à comunidade Mourãoense.

A moção de autoria do vereador, Subtenente Macedo, aprovada em plenário pelos 13 parlamentares foi entregue, após a sessão ordinária na manhã desta terça-feira (09), na presença de familiares, amigos e colegas da corporação.   

“Sub Rubens como é mais conhecido por todos, trabalhou 35 anos devotados à segurança pública de Campo Mourão e região, possuindo vários elogios em sua carreira, servindo de inspiração a vários outros policiais. Este é o ilustre cidadão e policial militar - gente como a gente - e ainda, uma figura importante na segurança publica e um ícone como profissional da Policia Militar em Campo Mourão”, comentou Macedo.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), disse em seu discurso, que a entrega da moção ao homenageado é um orgulho. “Falar do Rubens faz a gente se emocionar, pois a sua história em muito se parece com a minha. Homenagear Rubens, através do Subtenente Macedo e dos demais vereadores, é um orgulho, pois a PM foi muito bem representada nesses 35 anos de excelentes trabalhos prestados por você Rubens. É uma satisfação imensa fazer parte dessa história e poder entregar essa honraria a você, uma pessoa iluminada”.     

Soares dedicou a homenagem aos familiares, amigos de farda e a Macedo. “Agradeço imensamente a honraria concedida pelos amigos, resultado da dedicação em prol da segurança de Campo Mourão. Obrigado aos vereadores, ao Subtenente Macedo e aos familiares que sempre estiveram presentes nas conquistas”, agradeceu Soares.

Projeto de Lei aprovado reserva 2% de casas populares para mulheres vítimas de violência

por Dirceu Portugal publicado 10/08/2022 16h10, última modificação 10/08/2022 16h45

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram, na última terça-feira (09), em segundo turno de votação, o projeto de Lei 62/202022 que reserva 2% das casas populares para mulheres vítimas de violência doméstica.

As casas devem ser construídas pelo município com recursos próprios ou através de convênios com a União, Estado ou com a iniciativa privada. Aprovado por unanimidade dos parlamentares, o projeto de Lei foi elaborado pelo Poder Executivo, a partir de uma Indicação Legislativa do vereador, Escrivão Parma.

Pela Lei aprovada, configura violência doméstica e familiar contra a mulher, qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

Ainda segundo o projeto, para comprovar a violência, a mulher deve apresentar expedientes e procedimentos constantes da ação penal, transitada em julgado ou não, cópia do inquérito policial - elaborado nas delegacias especializadas na defesa e proteção das mulheres - da denúncia que concedeu a medida protetiva de urgência, certidão ou laudo social de acompanhamento psicológico, emitido por entidades públicas assistenciais ou organizações não governamentais.

O direito ao beneficio será concedido à mulher que comprovar residência há mais de dois anos em Campo Mourão, e estar inserida no artigo primeiro da Lei, que atesta as mulheres vítimas de violência doméstica. “Elas devem se cadastrar na prefeitura de Campo Mourão para estar aptas a concorrer a uma vaga de uma das casas. Os órgãos envolvidos no cadastro farão acompanhamento do benefício, do sigilo sobre os dados pessoais e das documentações da beneficiada e seus dependentes”, diz o projeto de Lei.

Para o autor da Indicação Legislativa – que se transformou em projeto de Lei – Escrivão Parma, a violência contra a mulher é um problema complexo que se tornou um fenômeno social devastador que afeta a saúde e a cidadania de mulheres em todo mundo. “Isso demanda a elaboração e efetivação de políticas sociais públicas e privadas de enfrentamento. São crescentes os casos em que mulheres são vitimadas por seus parceiros, companheiros e/ou familiares, e com a pandemia da COVID-19 se agravou ainda mais a violência contra a mulher. Assim, após sofrerem violência, as vítimas ficam desamparadas, sem ter pra onde ir, totalmente desprotegidas”, disse.

O presidente da Casa de Leis, Jadir Soares (Pepita), lembrou os benefícios da aprovação do projeto pelo Legislativo. “Foi um projeto bem elaborado - através de uma Indicação Legislativa do vereador Escrivão Parma - acatada pelo prefeito Tauillo Tezelli. Espero que o projeto beneficie as mulheres vítimas de violência”, lembrou. “A fiscalização terá de ser extremamente rigorosa para evitar que pessoas mal intencionadas utilizem o projeto para adquirir a casa e logo depois retornem ao convívio com o suposto ‘agressor’”, comentou Pepita.

Câmara de CM aprova julho sem plástico

por Dirceu Portugal publicado 11/08/2022 09h26, última modificação 11/08/2022 09h26

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última sessão ordinária, no início deste mês, o projeto de Lei 61/2022 de autoria do vereador, Paulo Pilatte, instituindo julho o mês sem plástico. O documento segue para o prefeito Tauillo Tezelli sancionar ou vetar.   

O objetivo da proposta é orientar e conscientizar os cerca de 100 mil habitantes do município da necessidade de reduzir o uso do plástico e do descarte correto. “O projeto pretende informar a sociedade sobre alternativas de uso do plástico para fins artesanais e reciclagem, além de orientar os mecanismos nas escolas, universidades, comércios e similares, sobre o uso de materiais compostáveis ou biodegradáveis como mudanças de hábitos, em substituição do plástico”, comentou Pilatte.

Ele comentou ainda que a ideia de propor julho sem plástico surgiu com a leitura de um texto sobre uma pesquisa de uma instituição australiana. “A instituição "Earth Cares Waste Education", escolheu o mês dedicado à redução do uso de plástico, dando início ao movimento Pastic Free July. O movimento ganhou proporções globais se estendendo por vários países, que entenderam a necessidade de sensibilizar e inspirar pessoas a repensarem seus hábitos e adotar pequenas mudanças no dia-a-dia, como diminuir o consumo de plástico descartável, em prol dos mares, oceanos e ambientes livres de plástico”.

Conforme ele, a pesquisa mostrou ainda que no Brasil Organizações Não Governamentais, fundações e instituições com objetivos semelhantes ao movimento Pastic Free Juy, passaram a adotar o mês com a finalidade de trazer conscientização ao nosso país sobre a necessidade de reduzir o uso do plástico. “Isto porque, de acordo com o Fundo Mundial da Natureza, o Brasil foi considerado como o quarto maior produtor de lixo do mundo - perdendo apenas para os Estados Unidos, China e índia, reciclando um percentual de apenas 3% de todo o lixo produzido”.

Pilatte lembrou ainda, que os dados alarmantes incentivaram a escrever o projeto. “Instituir em Campo Mourão o "Julho sem Plástico" é uma forma de contribuir não somente com o referido movimento, mas preservar a natureza e consequentemente a saúde de nossos munícipes, uma vez que o plástico não causa danos apenas ao meio ambiente, mas também é nocivo à saúde de toda a população”, disse.

 

 

Vereador pede instalação de instituição financeira e unidade do Corpo de Bombeiros no Lar PR

por Dirceu Portugal publicado 15/08/2022 16h15, última modificação 15/08/2022 16h22

O vereador Marcio Berbet protocolou dois requerimentos na Câmara de Campo Mourão, aprovados - por unanimidade - na última sessão ordinária, um solicitando a instalação de um Posto de Atendimento Eletrônico (PAE) da Caixa Econômica Federal, e o outro, a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros, no bairro Lar Paraná. Os documentos foram encaminhados à Superintendência da Caixa Econômica e à Secretaria de Segurança Pública (SSP).

No caso instalação da unidade bancária, Berbet lembrou que a instituição financeira disponibiliza condições de acessibilidade para proporcionar comodidade e respeito aos clientes e usuários.

“O bairro Jardim Lar Paraná possui certa de 30 mil habitantes e não conta com unidades de instituições financeiras. Os clientes e usuários dos bancos são obrigados a fazer deslocamentos superiores há cinco quilômetros para ter acesso às agências. Seria de extrema importância à instalação de um Posto de Atendimento Eletrônico para facilitar o acesso do cidadão à instituição bancária”, comentou Berbet.

No caso da instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros, o parlamentar lembrou que o pedido foi dos próprios moradores. “Em ocorrência como incêndio, acidente, entre outros, o bairro não possui amparo suficiente. Os moradores reclamam da longa espera nos atendimentos quando a unidade do 5° Grupo de Bombeiros está em outra ocorrência. Seria de extrema importância à instalação de um posto dos Bombeiros, no Lar Paraná”, disse.

Câmara entrega homenagem a Nelsinho Cabeleireiro

por Dirceu Portugal publicado 17/08/2022 11h19, última modificação 17/08/2022 11h19

Na próxima segunda-feira (22), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, entregam uma moção de congratulações ao cabeleireiro Nelson Bento de Oliveira, popularmente conhecido por Nelsinho Cabeleireiro. O profissional dedicou 54 anos de sua vida pela vocação, ofício e estilo de vida. A homenagem será entregue após a conclusão dos debates e votações da pauta de trabalho dos parlamentares.

A moção de autoria do ex-vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) - falecido no mês passado, em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá - foi feita em parceria com o parlamentar Edilson Martins e com a assinatura dos demais vereadores.

A honraria, segundo os autores, representa uma homenagem ao pioneiro, na atividade, que prestou relevantes serviços à comunidade. “O Cabeleireiro Nelsinho é um exemplo do bom profissional pela competência e dedicação. Um artista e um inventor na arte de manusear suas tesouras. Nelsinho ao longo de sua carreira era o profissional que escutava que compreendia e que atendia as expectativas dos seus clientes”, comentaram os vereadores na época da elaboração da moção.

Conforme eles, Nelsinho montou seu primeiro Salão na Avenida Manoel Mendes de Camargo, em Campo Mourão. “Ele trabalhou mais de 54 anos dedicados à beleza de homens e mulheres. Também foi um mestre na arte de ensinar o seu ofício a muitos cidadãos e cidadãs de Campo Mourão. É uma singela homenagem ao professor na arte da tesoura”.

 

Vereadores de CM votam pauta de trabalhos e entregam moções na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 19/08/2022 14h15, última modificação 19/08/2022 14h33

Na próxima segunda e terça-feira, 22 e 23 respectivamente, os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares.  

A mesma ação acontece na terça-feira (23), com votação em segundo turno. Duas moções de congratulações serão entregues, uma na segunda e outra na terça. O primeiro homenageado será o cabeleireiro Nelson Bento de Oliveira, popularmente conhecido por Nelsinho Cabeleireiro. O segundo será o professor de Judô e fundador do projeto Judô Reação, Gustavo Henrique Teixeira Tanahaki.

As sessões ordinárias terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores podem acompanhar todo o debate através do link https://youtu.be/Ve9Fauv7Hjs. Para assistir a sessão na terça-feira, basta acessar o link https://youtu.be/EZzuLWdQWjk.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, será apresentado aos parlamentares, no início da sessão – três projetos de Resolução e um de Lei - oito requerimentos, 46 indicações sendo uma Legislativa, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão - e ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao município.

Na sessão da segunda-feira (22), após o uso do espaço da Palavra Livre pelos vereadores, o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), coloca em votação três projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo.

Após a aprovação das matérias, os vereadores entregam uma moção de congratulações ao cabeleireiro Nelson Bento de Oliveira, popularmente conhecido por Nelsinho Cabeleireiro. O profissional dedicou 54 anos de sua vida pela vocação, ofício e estilo de vida. A moção - de autoria do ex-vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), falecido no mês passado, em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá - foi feita em parceria com o parlamentar Edilson Martins e com a assinatura dos demais vereadores.

Na terça-feira (23), além da votação e aprovação da pauta de trabalhos, ao final da sessão, os parlamentares entregam a moção de congratulações ao professor de Judô e fundador do projeto Judô Reação, Gustavo Henrique Teixeira Tanahaki.

De acordo com o autor da honraria, vereador Marcio Berbet, a homenagem é um reconhecimento do Legislativo ao trabalho de Tanahaki realizado em prol da comunidade de Campo Mourão.

Vereadores de CM entregam honraria a Nelsinho Cabeleireiro

por Dirceu Portugal publicado 22/08/2022 16h13, última modificação 22/08/2022 16h13

Com o plenário da Câmara de Campo Mourão lotado de amigos e familiares do cabeleireiro Nelson Bento de Oliveira, os vereadores do Legislativo entregaram na manhã desta segunda-feira (22), a moção de congratulações ao homenageado Nelsinho Cabeleireiro.  

A honraria de autoria do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), falecido no mês passado, em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá, foi entregue pelo coautor da proposta, vereador Edilson Martins. “Agradeço aos amigos, familiares e colegas de profissão do Nelsinho, ao amigo Tucano, que na época assinou a proposição para este profissional, dono de um carisma enorme, cheio de determinação e dedicação pela carreira brilhante. São 54 anos de muitas histórias”, disse Martins.

A singela homenagem, segundo os autores na época, representa um agradecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade. “Nelsinho ao longo de sua carreira era o profissional que escutava que compreendia e que atendia as expectativas dos seus clientes”, comentaram eles.

Ao receber a homenagem, Nelsinho agradeceu o reconhecimento dos vereadores. “Estou emocionado, pois hoje é meu dia de agradecer aos amigos e familiares que mais uma vez estão me fazendo feliz. É uma honra essa homenagem, sou grato a todos”, lembrou Nelsinho.    

Vereadores de CM entregam moção para fundador do projeto Judô Reação

por Dirceu Portugal publicado 23/08/2022 15h10, última modificação 23/08/2022 15h10

A Câmara de Campo Mourão entregou na manhã desta terça-feira (23), uma moção de congratulações ao professor de Judô e fundador do projeto Judô Reação, Gustavo Henrique Teixeira Tanahaki. A honraria, aprovada por unanimidade dos vereadores, foi entregue no plenário do Legislativo ao homenageado, na presença de diversos amigos, alunos e familiares.

“Devemos valorizar as pessoas que fazem jus as homenagens. Essa honraria é uma singela homenagem pelo que você fez, faz e por tudo que continua fazendo em Campo Mourão”, comentou o autor da moção, vereador Marcio Berbet. “Através do esporte você tira as crianças das ruas, do contato com as drogas, com as bebidas, e encaminha para ter contato com o esporte e com a disciplina. É um trabalho social e disciplinar”, lembrou Berbet.

O homenageado agradeceu a honraria. “Todo esse trabalho é por amor ao esporte e também, uma retribuição por tudo o que o judô fez por mim, retribuição aos professores, aos colegas, aos amigos e aos familiares”, disse Tanahaki.

O projeto Judô Reação fundado em 2013, está transformando vidas nos últimos anos, proporcionando as crianças, jovens e adultos a sabedoria, respeito e humildade que a arte marcial ensina. “Esse projeto não é meu, é do Judô de Campo Mourão”, lembrou Tanahaki.

O projeto Judô Reação atende atualmente cerca de 350 atletas de 10 a 18 anos em cinco locais de treinamentos; Centro da Juventude, Colégio Estadual Ivone Castanharo e Escola Municipal Monteiro Lobato, Integrado Campus e na Associação Mourãense de Judô.

 

Câmara de CM empossa três vereadores mirins na sexta-feira (26)

por Dirceu Portugal publicado 24/08/2022 08h35, última modificação 24/08/2022 08h42

Na próxima sexta-feira (26), às 10 horas, a Câmara de Campo Mourão empossa três vereadores mirins, eleitos através do programa Parlamento Jovem, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A posse dos eleitos será transmitida pelo Youtube e para acompanhar basta acessar o link https://youtu.be/XfQ7_aLBSxM.

Os estudantes Pedro Henrique Gouveia de Medeiro Silva, Mariana Cristina Bonfim e Maria Vitória Bretas, do Colégio Estadual Unidade Polo, foram eleitos vereadores mirins no início de julho e diplomados pelo (TRE), em uma cerimonia virtual. Os estudantes Luan Fabrycio Messias e Ewelyn Cristina Martins são suplentes.

De acordo com o vereador mirim, Pedro Henrique Gouveia Medeiros da Silva, de 15 anos, estudante do 9° ano, que conquistou 415 votos de alunos dos períodos da manhã e da tarde, a eleição foi uma experiência tranquila. “O dia da eleição foi muito bom, sai pedindo votos em todas as salas e não imaginava que teria essa votação. Vou analisar os problemas da escola e tentar resolver com a direção”, disse Silva. Além de Silva, também foram eleitos outros dois vereadores mirins, a estudante Mariana Cristina Bonfim da Silva e Maria Vitória Bretas. “Tiveram mais alunos eleitos, mas eles desistiram”, comentou Silva.

A cerimônia de posse dos vereadores mirins acontece no plenário da Câmara, nos mesmos moldes da posse dos parlamentares que compõem a atual legislatura.

Após a leitura nominal dos vereadores mirins diplomados, eles fazem o juramento e em seguida, o mais votado, faz o pronunciamento em nome dos demais parlamentares.

Vereador pede a instalação de distrito policial no Lar PR

por Dirceu Portugal publicado 24/08/2022 10h55, última modificação 24/08/2022 16h22

Por conta do crescimento populacional do Bairro Lar Paraná, em Campo Mourão, o vereador Escrivão Parma protocolou um requerimento na Câmara de Campo Mourão, documento aprovado por unanimidade na última sessão ordinária do Legislativo, solicitando ao secretário estadual de segurança pública e ao delegado geral da polícia civil do Paraná, a instalação de um distrito policial no bairro. O requerimento foi assinado por todos os vereadores. 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do senso de 2000, o bairro contava na época com 4.119 moradores. Na última contagem populacional em 2010, o bairro passou a contar com 4.625 moradores, um aumento de 12,26%.

“O pedido se justifica devido ao aumento da população em nossa cidade e no bairro. Isso elevou também os números da violência e da criminalidade. A instalação do distrito policial nas proximidades dos bairros adjacentes ao Lar Paraná poderá inibir a atuação dos marginais”, justificou Parma.

O documento foi encaminhado pela Câmara de Campo Mourão à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP).

Câmara participa da assinatura da ordem de serviço para a construção da pista de atletismo no Brzezinski

por Dirceu Portugal publicado 24/08/2022 14h43, última modificação 24/08/2022 14h43

Os vereadores Bina e Miltinho Cidade Nova participaram da assinatura da ordem de serviço para a construção da pista de atletismo no complexo esportivo Roberto Brzezinski.

A empresa Recoma Construções - vencedora da licitação de R$ 2,3 milhões, recurso de convênio do governo do estado, através da Paraná Esportes - terá 120 dias para a conclusão da obra.

Para o vereador Bina, a assinatura da ordem de serviço é uma conquista esportiva. “Representa a conquista de um sonho e é a satisfação de poder contribuir com o projeto e com o cidadão, que leva os ensinamentos, a disciplina e o esporte para a vida toda. O atletismo é mais que um esporte, pois trabalhamos a formação da criança e de cada cidadão que passa pelo projeto. Poder contribuir com essa formação é uma conquista gigante”, comemorou Bina.

O prefeito Tauillo Tezelli lembrou que a nova pista é um sonho de 30 anos. “Com certeza vamos consolidar nossa condição de destaque no atletismo, com uma estrutura muito melhor para os treinamentos dos atletas e até para ser sede de competições. Se com a pista que temos nossos atletas alcançam tantos pódios, merecem e necessitam de uma pista de alto padrão como essa que será construída", disse.

O vereador Miltinho Cidade Nova lembrou as articulações em Curitiba para conquistar a pista de atletismo. “Junto com os vereadores Bina, Tio Leco e com o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), participamos de reuniões para que fosse viabilizada a pista. É um investimento pensando nos atletas que estão conquistando medalhas dentro e fora do país, levando o nome de Campo Mourão ao pódio. Essa pista além de dar melhores condições, irá atrair ainda mais atletas, mais patrocinadores e consequentemente mais investimentos para a nossa cidade”, comentou.

Em maio do ano passado técnicos da Paraná Esporte, visitaram o Complexo Esportivo. O diretor presidente da Paraná Esporte, Walmir da Silva Matos, salientou, na época, a importância da obra. “Campo Mourão é uma referência nacional no atletismo. A cidade merece um complexo moderno”, lembrou.

 

Julho sem plástico é sancionada pelo Executivo de CM

por Dirceu Portugal publicado 24/08/2022 15h39, última modificação 24/08/2022 15h39

A prefeitura de Campo Mourão publicou no início desta semana no órgão oficial eletrônico, na edição extraordinária, a sanção da Lei 4335, de agosto de 2022, instituindo o mês “Julho sem Plástico”.

A Lei - de autoria do vereador Paulo Pilatte - sancionada pelo prefeito Tauillo Tezelli, começa a valer a partir da sua publicação no diário oficial.

De acordo com o autor da Lei, o objetivo é orientar e conscientizar os cerca de 100 mil habitantes do município da necessidade de reduzir o uso do plástico e do descarte correto. “Pretende-se com a Lei informar a sociedade sobre alternativas de uso do plástico para fins artesanais e reciclagem, além de orientar os mecanismos nas escolas, universidades, comércios e similares, sobre o uso de materiais compostáveis ou biodegradáveis como mudanças de hábitos, em substituição do plástico”, disse Pilatte.

Ele comentou ainda que a ideia de propor julho sem plástico surgiu com a leitura de um texto sobre uma pesquisa de uma instituição australiana. “A instituição "Earth Cares Waste Education", escolheu o mês dedicado à redução do uso de plástico, dando início ao movimento Pastic Free July. O movimento ganhou proporções globais se estendendo por vários países, que entenderam a necessidade de sensibilizar e inspirar pessoas a repensarem seus hábitos e adotar pequenas mudanças no dia-a-dia, como diminuir o consumo de plástico descartável, em prol dos mares, oceanos e ambientes livres de plástico”.

A pesquisa, de acordo com Pilatte, mostrou ainda que no Brasil Organizações Não Governamentais, fundações e instituições com objetivos semelhantes ao movimento Pastic Free Juy, passaram a adotar o mês com a finalidade de trazer conscientização ao nosso país sobre a necessidade de reduzir o uso do plástico. “Isto porque, de acordo com o Fundo Mundial da Natureza, o Brasil foi considerado como o quarto maior produtor de lixo do mundo - perdendo apenas para os Estados Unidos, China e índia, reciclando um percentual de apenas 3% de todo o lixo produzido”.

Ele lembrou ainda, que os dados alarmantes incentivaram escrever o projeto. “Instituir em Campo Mourão o "Julho sem Plástico" é uma forma de contribuir não somente com o referido movimento, mas preservar a natureza e consequentemente a saúde de nossos munícipes, uma vez que o plástico não causa danos apenas ao meio ambiente, mas também é nocivo à saúde de toda a população”, disse.

 

Vereadores participam da entrega de parque infantil para escolas

por Dirceu Portugal publicado 25/08/2022 15h00, última modificação 25/08/2022 15h00

Os vereadores Bina e Miltinho Cidade Nova participaram nesta quinta-feira (25), da entrega de um parque infantil para diversão das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Dom Virgilio de Pauli, no Conjunto Fortunato Perdoncini. O modelo entregue será instalado em outras 44 unidades de ensino da rede municipal.

O investimento do município de R$ 1,3 milhão irá beneficiar cerca de cinco mil crianças. “Visitei várias escolas e algumas não possuíam, ou o espaço de diversão das crianças estava com problemas. Agora todos os estabelecimentos de ensino infantil terão parques novos. Mais uma conquista para ajudar no desenvolvimento das crianças”, comentaram os vereadores Bina e Miltinho Cidade Nova.  

De acordo com a secretária municipal de Educação, Tânia Caetano, a ideia dos novos parques surgiu após uma sugestão de um pai de aluna. “O psicólogo Rafael Silvrestrin, reivindicou, fez um documento atestando a importância do equipamento às crianças e a partir disso, decidimos adotar para todas as unidades”, lembrou a secretária.

Câmara e (TRE) dão posse aos vereadores mirins em Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 26/08/2022 16h04, última modificação 26/08/2022 16h04

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, o diretor geral do (TRE), Valcir Mombach, o juiz eleitoral de Campo Mourão, Edson Jacobucci Rueda Junior e os vereadores; Naiany Hruschka Salvadori, Bina, Toninho Machado, Edilson Martins, Miltinho Cidade Nova, Elvira Schen e Olivino Custódio deram posse na manhã desta sexta-feira (26), aos vereadores mirins eleitos pelo Projeto Parlamento Jovem, desenvolvido em parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná e a Câmara de Campo Mourão.

As vereadoras e vereadores Mirins estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e médio do Colégio Cívico Militar Unidade Polo, Pedro Henrique Gouveia de Medeiro Silva, Mariana Cristina Bonfim, Maria Vitória Bretas e os estudantes suplentes Luan Fabrycio Messias e Ewelyn Cristina Martins, tomaram posse no plenário lotado, com familiares, estudantes e autoridades. “É um dia inesquecível”, comentou o vereador mirim, Pedro Henrique Gouveia Medeiros da Silva, de 15 anos, estudante do 9° ano, eleito com 415 votos.

A vereadora mirim Mariana Cristina Bonfim, em seu pronunciamento de posse lembrou a importância do programa. “Considero o projeto de suma importância para a sociedade, pois é através dele podemos vivenciar de forma prática o Poder Legislativo. Espero que possamos cumprir nossos papeis de forma dedicada e solista, buscando atingir os objetivos do programa”, disse. Bonfim.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura comemorou a posse dos novos eleitos. “Estamos aguçando a vontade desses jovens em participar do processo eleitoral. A essência, por meio da parceria com o Poder Legislativo é o futuro do nosso eleitorado, já que traz o jovem e a jovem para uma vivência mais próxima do processo eleitoral e da criação das leis. Os jovens sairão daqui mais seguros dos seus papéis no processo eleitoral. O futuro e a transformação do país, para melhor, dependem dos senhores”, lembrou Moura.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Naiany Hruschka Salvadori, parabenizou todos os envolvidos no processo. “Agradeço aos servidores e professores pela dedicação e ensinamentos. Além de toda a carga e responsabilidade de ensinar os conteúdos didáticos, ainda se preocupam em trabalhar valores essenciais para o bom desenvolvimento de uma sociedade, como a cidadania. Com os vereadores mirins eleitos temos a capacidade de transformar tudo o que está acontecendo, com uma sociedade justa e igualitária e mais fraterna”.

Câmara participa da abertura da Semana da Pátria

por Dirceu Portugal publicado 01/09/2022 10h23, última modificação 01/09/2022 10h23

O presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Bina, Paulo Pilatte, Escrivão Parma e Edilson Martins participaram na manhã desta quinta-feira (01), da cerimônia da Semana da Pátria, em comemoração ao aniversário de Independência do Brasil.

O ato cívico foi realizado em frente ao prédio da prefeitura de Campo Mourão, às 8 horas, com a presença de autoridades, do 11º BPM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de alunos dos Colégios Vicentino Santa Cruz, Unicampo, Marechal Rondon, Unidade Polo e Osvaldo Cruz.

“Comemorar a semana da Pátria é enaltecer um momento da história que foi determinante para a nossa nação”, lembrou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).

Professores do Conservatório Municipal Leone Di Biaggio executaram e cantaram o Hino Nacional durante o hasteamento das bandeiras pelas autoridades presentes no evento.

A Independência do Brasil foi proclamada no dia 7 de setembro de 1882, data em que oficialmente o país deixou de ser colônia de Portugal.

 

Dia do Campo Limpo é apresentado na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 05/09/2022 17h20, última modificação 05/09/2022 17h20

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), protocolou no Legislativo, um projeto de Lei – apresentado na manhã desta segunda-feira (05), durante a sessão ordinária – instituindo o dia municipal do Campo Limpo, a ser comemorado no dia 18 de agosto. Após a apresentação em plenário, o projeto segue para estudo e aprovações das Comissões Permanentes da Câmara para em seguida ser levado ao plenário para discussão e votação.      

A proposta do projeto, segundo o autor, é conscientizar os moradores sobre a necessidade de ser realizada a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, assegurando a destinação correta para a preservação do meio ambiente. “Instituir o Dia do Campo Limpo vai colaborar com logística reversa que aumenta os níveis de reciclagem diminuindo o impacto ambiental”, disse Pepita.

Pelo projeto, a data a ser comemorada, coincide com calendário anual instituído pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV). “A comemoração da data visa à conscientização dos agricultores de nossa cidade quanto à importância da manipulação, bem como da devolução de embalagens vazias de defensivos agrotóxicos. Instituir no calendário o Dia Municipal do Campo Limpo será uma forma de divulgar a logística reversa, para que o agricultor possa dar o destino correto às embalagens”, comentou Pepita.

Câmara participa de ato cívico em comemoração ao Bicentenário da Independência

por Dirceu Portugal publicado 07/09/2022 10h35, última modificação 07/09/2022 10h38

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Bina, Escrivão Parma, Edilson Martins e o prefeito Tauillo Tezelli, participaram na manhã desta quarta-feira (07), no pátio do 11º Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão, da solenidade cívica em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Além da corporação militar participaram das apresentações em comemoração ao Sete de Setembro, o Tiro de Guerra, Clube de Desbravadores, Colégio Unicampo e Ordem De Molay.

O objetivo do ato cívico foi de celebrar o “Dia da Pátria”, realçando o espírito cívico do povo brasileiro. A Independência do Brasil foi proclamada em 7 de setembro de 1882.

“A data é entendida como um marco de fundação do Brasil, um divisor de águas na história brasileira, e, por isso, deve ser celebrada coletivamente. Comemorar a semana da Pátria é enaltecer um momento da história que foi determinante para a nossa nação”, comentaram os vereadores presentes no evento.

Foto; gentileza Carlos Rodrigues.

Câmara de CM participa da assinatura de cessão de terreno a Salvando Vidas

por Dirceu Portugal publicado 12/09/2022 14h41, última modificação 12/09/2022 14h41

Os vereadores Edilson Martins, Bina e Miltinho Cidade Nova participaram na manhã desta segunda-feira (12), no gabinete do prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, da assinatura do termo de cessão de uso de um terreno para a Associação Casa de Recuperação Salvando Vidas.

O documento foi assinado pelos parlamentares, prefeito e pelo presidente da entidade, Adão Adriano. “O espaço onde a Casa de Recuperação estava atendendo era pequeno, precisávamos de um lugar mais amplo para os 25 internos. Vamos trabalhar com projetos sociais de rua, horto terapia, oficina interna, entre outros projetos em prol dos dependentes”, lembrou Adriano.

 

Câmara concede título de mérito militar ao comandante do Corpo de Bombeiros de CM

por Dirceu Portugal publicado 13/09/2022 15h35, última modificação 13/09/2022 15h35

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam na próxima terça-feira (27), em uma sessão solene no plenário do Legislativo, o título de mérito militar ao comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Anderson Luiz Feijó. A honraria será entregue às 09 horas. 

O oficial - comandante da corporação – será homenageado através de um projeto de Resolução de autoria do vereador Edilson Martins, com as assinaturas dos parlamentares Miltinho Cidade Nova, Paulo Pilatte, Escrivão Parma, Naiany Hruschka Salvadori, Toninho Machado, Tucano, Bina, Subtenente Macedo, Tio Leco, Elvira Lima e do presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita).

“O projeto de Resolução que concede o título de mérito militar tem por objetivo homenagear o capitão Anderson Luiz Feijó pelos relevantes serviços prestados à comunidade mouraoense. O oficial é uma figura ilustre que merece o devido reconhecimento”, comentou o autor do projeto que concede a honraria, vereador Edilson Martins.    

 

Vereadores participam de encontro para o fortalecimento da rede de proteção do idoso

por Dirceu Portugal publicado 13/09/2022 16h03, última modificação 13/09/2022 16h03

Na manhã desta terça-feira (13), os parlamentares Edilson Martins, Bina, Miltinho Cidade Nova e Naiany Salvadori, participaram no Polo de Educação a Distância (EAD), da Unicesumar, em Campo Mourão, do Primeiro Encontro de Gestores e Técnicos para o Fortalecimento da Rede de Proteção do Idoso.  

“É importante respeitar a condição do idoso, seu conhecimento, sua experiência e sua ampla visão do mundo, em equilíbrio com a capacidade de inovação, iniciativa e vitalidade do jovem. O desafio atual consiste em combater o isolamento, criar condições para o fortalecimento dos vínculos familiares e superar preconceitos, sob a perspectiva do envelhecimento com dignidade”, comentaram os vereadores. “O Legislativo de Campo Mourão está atento ao tema e também produzindo conteúdos com ênfase no Idoso”, lembraram os parlamentares.

De acordo com as acadêmicas do último período do curso de Serviço Social, da instituição de ensino superior, Unicesumar, o encontro promoveu um debate sobre gerontologia social. “O primeiro passo do encontro foi de entender e conhecer a dinâmica de ações da Assistente social e as politicas públicas aplicadas para o público estudado, com depoimentos de profissionais envolvidos em gerontologia social”.

Fazenda e Saúde prestam contas à CFO da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 13/09/2022 16h19, última modificação 13/09/2022 16h19

As secretarias municipais de Fazenda e Saúde de Campo Mourão apresentam nos próximos dias 29 e 30, respectivamente, audiências públicas para prestações de contas relativas ao 2° quadrimestre deste ano.

As contas serão apresentadas no plenário do Legislativo, às 09 horas, aos vereadores membros da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara, composta pelos parlamentares Bina (presidente), Naiany Salvadori e Olivino Custódio.

As audiências poderão ser acompanhadas através da plataforma que permite a interação online com os debatedores. Para participar da Fazenda, os moradores devem acessar a plataforma https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/59. O acesso à audiência da Saúde, no dia 30, deverá ser feito pelo link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/60.  

Na audiência da Fazenda, no dia 29, o secretário Aldecir Roberto da Silva, apresenta os dados das receitas e despesas do município. A prestação de contas é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na prestação de Contas da Saúde, o secretário municipal, Sergio Henrique dos Santos e servidores da pasta apresentam um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada, referentes ao 2º quadrimestre de 2022.

“A Câmara realiza as audiências por conta da Comissão e para tornar o processo transparente”, lembrou o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita).

 

Legislativo de CM participa da entrega da revitalização do JK

por Dirceu Portugal publicado 14/09/2022 10h19, última modificação 14/09/2022 10h19

Os vereadores Edilson Martins, Bina e Miltinho Cidade Nova participaram no final da tarde da última terça-feira (13), da entrega da reforma e revitalização do ginásio de esportes JK, construído em 1976 para sediar os Jogos Abertos do Paraná.

A obra custou aos cofres públicos R$ 1,3 milhão, sendo R$ 712,4 mil da prefeitura de Campo Mourão e R$ 600 mil do governo do estado.

Para o vereador Bina, as obras - importantes para o esporte de Campo Mourão - irão beneficiar todos. É um espaço importante que está abrigando e dando qualidade de vida a centenas de crianças, adolescentes e adultos envolvidos no brilhante projeto de basquete, comandado pelo técnico Emerson de Souza”, lembrou o vereador Bina.

Toda a estrutura do espaço esportivo foi revitalizada com a troca da cobertura, reforma na quadra, nos vestiários, banheiros, troca da iluminação, instalação de elevador e na parte externa, implantação de uma pista de caminhada, de uma ATI, de uma quadra de basquete 3×3, além da pintura, iluminação da pista de Skate e plantio de grama em torno do ginásio.

“É uma reforma necessária para adequar o ginásio às exigências legais para poder sediar jogos oficiais”, comentou o prefeito Tauillo Tezelli.

O técnico do basquete, Emerson de Souza, que comanda um projeto social envolvendo centenas de crianças, adolescentes e adultos, lembrou a importância das reformas no JK. “Nunca tivemos condição de jogar em casa a primeira divisão por conta das condições do ginásio. Essa reforma vem beneficiar desde os trabalhos de base até a categoria profissional para trabalharmos ainda de forma mais intensa para voltarmos à liga nacional”, disse.

Câmara assina ordem de serviço para construção de Unidade de Saúde no Jardim Europa

por Dirceu Portugal publicado 14/09/2022 15h39, última modificação 14/09/2022 15h39

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores, subtenente Macedo, Bina, Edilson Martins, Toninho Machado e Miltinho Cidade Nova, participaram na manhã desta quarta-feira (14), no gabinete do prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, da assinatura da ordem de serviço para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Jardim Europa.

Com investimento de R$ 650 mil do governo do estado e R$ 350 mil contrapartida do município, a nova unidade de Saúde começa a ser construída no início do próximo mês. “É uma estratégia de assistência para que os moradores do Lar Paraná tenha mais uma unidade de Saúde próxima a eles. Desta forma conseguiremos dividir o atendimento da Unidade Básica do Cohapar”, comentou o secretário de Saúde, Sergio Henrique dos Santos.

Ele explicou que a nova unidade terá as mesmas características das Unidades da Saúde da Família. “A nova unidade irá oferecer todo o atendimento para vacinação, exames preventivos, consulta com médicos da Saúde da Família, enfermagem, curativos e todos os procedimentos de uma unidade básica de Saúde para atender os moradores do Jardim Europa, Itália, Santa Rosa, Paulino e outros bairros do Lar Paraná”, disse Santos.

A nova unidade, conforme o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) irá representar mais tranquilidade aos moradores do Lar Paraná. “A população não irá mais precisar fazer grandes deslocamentos para conseguir um atendimento em uma Unidade de Saúde”, comentou Pepita.

Os vereadores Subtenente Macedo e Toninho Machado lembraram a importância da construção da (UBS). “A saúde é o clamor público e essa nova unidade vai beneficiar toda a comunidade do Lar Paraná”, afirmou Macedo. “Ficamos felizes, estamos juntos para que a população possa receber mais benefícios”, disse Machado.

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli ressaltou a importância do apoio do governo do estado e do Legislativo de Campo Mourão. “Com esses apoios estamos conseguindo inúmeras obras para nossa cidade. Avançamos muito no atendimento à saúde nos últimos anos e temos ciência de que precisamos melhorar. Por isso realizamos investimentos não apenas em estrutura, mas também na qualificação e melhorias no salário dos servidores que atuam nessa área”, enfatizou Tezelli.

Legislativo de CM participa da abertura dos Jogos Primários

por Dirceu Portugal publicado 15/09/2022 09h51, última modificação 15/09/2022 09h51

Os vereadores Naiany Salvadori e Bina participaram na noite da última quarta-feira (14), da cerimônia de abertura da 18ª edição dos Jogos Primários de Campo Mourão, no Ginásio de Esportes JK, com a apresentação das 29 unidades de ensino das redes pública e particular que irão participam da competição.

Os Jogos Primários são promovidos pela Fundação de Esportes e Secretaria Municipal de Educação com a disputa de 16 modalidades com alunos entre seis e 11 anos (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental).

As competições encerram na próxima segunda-feira (19). Serão 16 modalidades disputadas: atletismo, futsal, mini-basquetebol, mini-handebol, mini-voleibol, natação, queimada, tênis de mesa, trilha, xadrez, cabo de guerra, corrida de pneu, corrida do saco, karatê, mini-futebol e dominó, que acontecerão sempre em horário de aula, nas diversas praças esportivas do município e Campus do Centro Universitário Integrado.

“É gratificante ver novamente esse ginásio lotado com pais, crianças, atletas e professores. Esporte é o fortalecimento da saúde e o equilíbrio da mente e do corpo. O esporte colabora com a socialização, formação e desenvolvimento dos indivíduos. Parabéns a todos os envolvidos nesse brilhante evento”, comentaram Bina e Naiany.

Na abertura dos jogos, um grupo de atletas de basquetebol - conhecidos pelas acrobacias e enterradas - os Ginasloucos, levou as crianças que participam do evento, ao delírio. “Achei lindo as aventuras deles, tive vontade de fazer também. Eles são incríveis”, brincou a aluna do 5º ano do ensino fundamental, Manuella Iede.  

O grupo combina ginástica acrobática com enterradas de basquetebol individuais, duplas, trios e coletivas, com grau de dificuldade em cada jogada, envolvendo adrenalina, humor e animação do público.

Câmara de CM realiza sessões ordinárias hoje e amanhã

por Dirceu Portugal publicado 16/09/2022 15h35, última modificação 19/09/2022 08h43

Hoje e amanhã, os vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares.  

As duas sessões ordinárias serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores podem acompanhar todo o debate através do link https://youtu.be/Zzd4TUKbnWY. Para assistir a sessão na terça-feira, basta acessar o link https://youtu.be/_lgSPdbik8k.  

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, serão apresentados aos parlamentares, no início da sessão – quatro projetos de Leis, sendo três de autoria do Executivo e um do presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), que institui o Dia municipal do Agricultor em Campo Mourão, além de 81 indicações, sendo uma Legislativa, quatro requerimentos e ofícios de órgãos do governo do estado em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão.

Câmara concede cidadania honorária ao presidente do Tribunal de Justiça do PR

por Dirceu Portugal publicado 20/09/2022 16h55, última modificação 20/09/2022 22h27

Na próxima quarta-feira (28), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, entregam um título de cidadania honorária, ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador José Laurindo de Souza Netto. A honraria será entregue em uma sessão solene no plenário da Casa de Leis, às 17 horas.  

O título de cidadania proposto por Edilson Martins com a parceria do parlamentar Ibnéias Teixeira (Bina), com assinatura dos demais vereadores, foi aprovado em plenário por unanimidade.

Os autores da honraria lembraram o legado deixado às novas gerações, motivo para a homenagem ao presidente do Tribunal de Justiça. “O desembargador José Laurindo de Souza Netto foi o responsável pela liberação do Fórum e da Usina fotovoltaica em Campo Mourão. Assim, diante dessas conquistas e reconhecimento da população Mourãoense, e seu grande legado deixado para novas gerações, com reflexos significativos para o município, não podemos deixar de reconhecer”, lembraram Martins e Bina.

José Laurindo de Souza Netto formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná com mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, também é presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (CONSEPRE), membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas, professor, diretor geral e supervisor pedagógico da Escola da Magistratura do Paraná.

 

 

Projeto do Dia municipal do Agricultor é apresentado na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 21/09/2022 14h20, última modificação 21/09/2022 14h20

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), apresentou na última sessão ordinária, um projeto de Lei instituindo o Dia municipal do Agricultor, a ser comemorado no dia 28 de julho. O projeto - apresentado em plenário para conhecimento dos demais parlamentares - segue para apreciação das Comissões Permanentes do Legislativo.

De acordo com o autor da proposta, a criação municipal da data é uma forma de homenagear os trabalhadores rurais. “A presente proposição tem por objetivo instituir no município o Dia Municipal do Agricultor, que deverá ser comemorado, anualmente, no dia 28 de julho, data que é comemorado nacionalmente o Dia do Agricultor. É uma forma de homenagear os trabalhadores e produtores do campo, dignos de todo nosso respeito e admiração. É através deles - com as mãos calejadas – que nossa alimentação está todos os dias na mesa”, comentou (Pepita).

O presidente destacou ainda, que os agricultores são os trabalhadores que, junto aos produtores rurais, têm sido atores fundamentais para transformar e ampliar o agronegócio nas últimas décadas. “O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial”, completou Pepita.

     

Legislativo de CM assina ordem de serviço para construção da UBS Ney Braga

por Dirceu Portugal publicado 22/09/2022 14h24, última modificação 22/09/2022 14h24

Os vereadores Bina, Edilson Martins, Escrivão Parma e o presidente do Legislativo, parlamentar Jadir Soares (Pepita), participaram na manhã desta quinta-feira (22), no gabinete do prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, da assinatura da ordem de serviço para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Jardim San Marino.

Com investimento de R$ 949 mil, sendo R$ 299 mil contrapartida do município e o restante do governo do estado, a nova unidade de Saúde irá atender cerca de oito mil moradores dos bairros Kimberlym, San Marino, Isabel, Corinthians, Brasília, Maria Clara, Três Marias, Francisco Albuquerque, Villaggio Trombino, JoanaCarc, Flora II e conjunto residencial Ilha Bella.

A nova unidade irá representar mais tranquilidade aos moradores dos 12 bairros próximos a UBS. “É um orgulho participar da assinatura de mais uma unidade de Saúde em Campo Mourão. Estamos trabalhando para melhorar a vida dos moradores”, disse o presidente da Câmara.

 

Vereadores e prefeitura assinam ordem de serviço de reforma do deck no Parque do Lago

por Dirceu Portugal publicado 23/09/2022 16h02, última modificação 23/09/2022 16h02

Os vereadores Miltinho Cidade Nova, Escrivão Parma, Edilson Martins e o prefeito Tauillo Tezelli,  assinaram na tarde desta sexta-feira (23), na secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEIMOB), a ordem de serviço para reparos nos decks de madeira e nas pontes do parque Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago).   

A obra irá custar cerca de R$ 258 mil aos cofres do município e a empresa terá 90 dias para concluir as reformas. “São reformas necessárias que irão dar mais tranquilidade aos usuários do parque, cartão postal de Campo Mourão”, lembraram os vereadores.

 

Câmara entrega amanhã (terça-feira, 27) mérito militar ao comandante do CB

por Dirceu Portugal publicado 26/09/2022 09h15, última modificação 26/09/2022 15h00

A Câmara de Campo Mourão entrega amanhã (terça-feira, 27), em uma sessão solene no plenário do Legislativo, o título de mérito militar ao comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Anderson Luiz Feijó. O evento, que terá início às 09 horas, será transmitido pelo Facebook e pelo Youtube através do link https://youtu.be/1m_GojXJLPI

O oficial - comandante da corporação – será homenageado através de um projeto de Resolução de autoria do vereador Edilson Martins, com as assinaturas dos parlamentares Miltinho Cidade Nova, Paulo Pilatte, Escrivão Parma, Naiany Hruschka Salvadori, Toninho Machado, Tucano, Bina, Subtenente Macedo, Tio Leco, Elvira Lima e do presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita).

“O projeto de Resolução que concede o título de mérito militar tem por objetivo homenagear Anderson Luiz Feijó pelos relevantes serviços prestados à comunidade mouraoense. O oficial é uma figura ilustre que merece o devido reconhecimento”, comentou o autor do projeto que concede a honraria, vereador Edilson Martins.    

 

Ações do documento