Notícias

por Interlegis — publicado 23/03/2020 14h55, última modificação 16/11/2020 10h48
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadores entregam homenagem ao oficial do Corpo de Bombeiros

por Dirceu Portugal publicado 27/09/2022 17h43, última modificação 27/09/2022 17h43

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram nesta terça-feira, (27), durante uma sessão solene, o título de mérito militar ao comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Anderson Luiz Feijó.

“Hoje é um momento importante para o Poder Legislativo, para o Executivo em especial ao Corpo de Bombeiro, que tem a frente da instituição uma grande equipe comandada pelo amigo Anderson Luiz Feijó. Parabéns a todos pelo brilhante trabalho desenvolvido em Campo Mourão”, disse o vereador Edilson Martins, autor do projeto que homenageou Anderson Luiz Feijó.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), destacou os trabalhos realizados pela corporação em Campo Mourão. “Parabéns ao capitão Feijó, á todos os militares do Corpo de Bombeiros, aos policiais militares, aos alunos do Batalhão e aos vereadores que são sempre parceiros no Legislativo. Junto com o Executivo estamos unidos para trabalhar em prol da comunidade da nossa cidade”, lembrou Pepita.  

O projeto também contou com as assinaturas dos parlamentares Miltinho Cidade Nova, Paulo Pilatte, Escrivão Parma, Naiany Hruschka Salvadori, Toninho Machado, Tucano, Bina, Subtenente Macedo, Tio Leco, Elvira Lima e do presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita).

“Sou grato a Deus pela minha família, pela oportunidade de estar frente do Corpo de Bombeiros, aos 29 Bombeiros do grupamento, a Câmara - em especial ao vereador Edilson Martins - pela homenagem que é de todos nós do Corpo de Bombeiros. Obrigado a todos”, comentou Feijó.

Legislativo entrega hoje título de cidadania ao presidente do TJPR

por Dirceu Portugal publicado 28/09/2022 09h14, última modificação 28/09/2022 09h14

Hoje às 17 horas, no plenário do Legislativo, os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, entregam o título de cidadania honorária, ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador José Laurindo de Souza Netto.

A honraria será entregue em uma sessão solene transmitida pelo Youtube através do link https://youtu.be/NRvMFhAaJlQ e pelo Facebook. O título de cidadania foi proposto por Edilson Martins, com a parceria do parlamentar Ibnéias Teixeira (Bina), e assinaturas dos demais vereadores.

Os autores do título lembraram o legado deixado às novas gerações, motivo para a homenagem ao presidente do Tribunal de Justiça. “O desembargador José Laurindo de Souza Netto foi o responsável pela liberação do Fórum e da Usina fotovoltaica em Campo Mourão. Assim, diante dessas conquistas e reconhecimento da população Mourãoense, e seu grande legado deixado para novas gerações, com reflexos significativos para o município, não podemos deixar de reconhecer”, lembraram Martins e Bina.

José Laurindo de Souza Netto formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná com mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, também é presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (CONSEPRE), membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas, professor, diretor geral e supervisor pedagógico da Escola da Magistratura do Paraná.

 

Câmara de CM recebe projeto de Lei de cargos e salários do Magistério

por Dirceu Portugal publicado 28/09/2022 15h20, última modificação 29/09/2022 11h01

Uma comitiva com centenas de professores, diretores e demais profissionais da Educação lotou o plenário da Câmara na manhã desta quarta-feira (28), para participar da entrega do projeto de Lei de cargos e salários do Magistério. O documento foi entregue pelo prefeito Tauillo Tezelli e pela secretária de Educação, Tania Caetano, ao presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e aos parlamentares presentes na reunião em plenário.

O projeto de autoria do Executivo é uma reformulação e uma atualização do plano de cargos e salários, uma antiga reivindicação da categoria. O projeto entra em vigor, após a aprovação em plenário pelos parlamentares. “É uma honra e um orgulho receber os profissionais da Educação na Casa de Leis. Pelo regimento interno do Legislativo, tenho 30 dias para colocar em andamento, mas todos os projetos vindos do Executivo e que beneficiam os moradores de Campo Mourão, são despachados pela presidência com urgência para tramitar pelas Comissões Permanentes”, disse Pepita.

Ele prometeu articular com os vereadores das Comissões para acelerar a tramitação. “Vamos marcar uma reunião com todos os parlamentares membros das Comissões para tratar da análise e do andamento do projeto. Acredito que nas próximas sessões, nos dias 24 e 25, o projeto já estará em plenário para votação”, comentou.   

Pelo projeto recebido pela Câmara, entre os avanços estão à equiparação do salário do professor com o do orientador e a redenominação do cargo do orientador educacional para professor pedagogo. A última revisão do Plano foi em 2004.

“Se o projeto for aprovado no mês de outubro, o município já tem condições de conceder os benefícios a partir do mês de novembro”, garantiu o prefeito. “Esse é mais um momento histórico para a Educação do município. Essa reformulação foi elaborada com a participação dos professores e traz, além da melhoria nos salários, vários outros avanços”, destacou Tânia Caetano.

O novo Plano representa um incremento de quase R$ 7 milhões na folha de pagamento da rede municipal de Educação. “Esse Plano norteia todas as ações da Secretaria, inclusive distribuição de aulas, eleição de diretores, enfim, tudo o que envolve a vida profissional dos servidores”, complementou Caetano.

 

Desembargador do TJ recebe honraria da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 29/09/2022 16h09, última modificação 29/09/2022 16h09

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão entregaram no final da tarde da última quarta-feira (28), o título de cidadania honorária, ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR), desembargador José Laurindo de Souza Netto.

A honraria foi entregue pelos vereadores Edilson Martins e Bina, autores da homenagem em uma sessão solene no plenário do Legislativo. “Hoje é um dia especial para o Legislativo, o Executivo e em especial o Judiciário, que estamos honrando e homenageando o Tribunal de Justiça, através do seu representante, o desembargador José Laurindo, pelo seu trabalho e competência frente ao Tribunal”, disse Martins. “O desembargador foi o responsável pela liberação do Fórum e da Usina fotovoltaica em Campo Mourão, investimentos de cerca de R$ 50 milhões. Esses investimentos importantíssimos para o município justificam para a população o motivo de homenagear o presidente do Tribunal de Justiça, como cidadão honorário de nossa cidade”, lembrou Martins.

José Laurindo de Souza Netto formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná com mestrado e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, também é presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (CONSEPRE), membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas, professor, diretor geral e supervisor pedagógico da Escola da Magistratura do Paraná.

Para o vereador Bina, também autor da homenagem, o presidente do Tribunal de Justiça, está colaborando com o desenvolvimento da cidade ao prestigiar a cidade com o Fórum e a Usina fotovoltaica. “Diante dessas conquistas e do reconhecimento, em nome de toda a população, somos gratos ao presidente do TJ, muito obrigado”, agradeceu Bina.

Após receber a honraria, o desembargador José Laurindo de Souza Netto, assinou a autorização para início do processo licitatório da construção do novo fórum estadual e de uma usina fotovoltaica (energia solar).

“Fico muito feliz em receber essa homenagem e ter a oportunidade de assinar o lançamento dessas duas obras muito importantes para o Poder Judiciário e que trará melhores condições de trabalho para os serventuários da Justiça”, disse o desembargador José Laurindo de Souza Netto.

A produção de energia solar na usina de Campo Mourão será utilizada por todos os fóruns das comarcas do Estado. O terreno doado pelo município fica na Vila Guarujá, numa área de aproximadamente 100 mil metros quadrados. Já o novo Fórum Estadual será edificado nas proximidades do Parque do Lago.

“Agradeço a presença de todos, em especial do homenageado José Laurindo de Souza Netto, mais novo ilustre Cidadão Honorário de Campo Mourão. Parabéns pelo trabalho e dedicação frente ao TJ”, agradeceu o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).   

Câmara de CM entrega votos de louvores a policiais militares

por Dirceu Portugal publicado 30/09/2022 15h14, última modificação 30/09/2022 15h14

O vereador subtenente Macedo entregou nesta sexta-feira (30), nas dependências da Câmara de Campo Mourão, dois votos de louvores a dois policiais militares pela dedicação e pelo cumprimento do dever durante o atendimento a uma ocorrência realizada em agosto deste ano. Os votos de louvores foram aprovados por unanimidade dos parlamentares.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), a vice-presidente, Naiany Hruschka Salvadori e os vereadores, Paulo Pilatte, Escrivão Parma, Edilson Martins e Olivino Custódio participaram do evento em homenagens aos policias.

De acordo com o autor dos votos de louvores, Subtenente Macedo, no dia 09 de agosto deste ano, os sargentos Nelcides Antônio da Silva e Edson Batista de Paula, participaram de uma busca por conta de um roubo em uma propriedade rural que resultou na prisão dos marginais e apreensão de armamentos. “Os policiais se depararam com o veiculo roubado, houve intensa troca de tiros sendo que o resultado foi um dos ladrões feridos, o veículo recuperado, apreensão de armas de grosso calibre, sendo uma submetralhadora nove milímetros, uma espingarda calibre 12, uma carabina puma calibre 38 e um cano duplo de espingarda, calibre 28, que estavam escondidos em uma vegetação. Os policiais demonstraram ser merecedor do voto de louvor pelo atendimento impar da ocorrência”, destacou Macedo.

 

Vereadores participam da entrega de aparelhos auditivos

por Dirceu Portugal publicado 30/09/2022 15h30, última modificação 30/09/2022 15h30

Os parlamentares Bina, Edilson Martins e Miltinho Cidade Nova, participaram junto com o prefeito Tauillo Tezelli e o secretário de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, da entrega de aparelhos auditivos para 38 pacientes que aguardavam a vez.

A entrega foi realizada no Centro de Especialidades, no Lar Paraná.

“A entrega desses aparelhos mostra o nosso esforço de atender melhor e reduzir as filas de espera em várias especialidades. Sabemos que é muito difícil zerar a fila, mas temos trabalhado para que as pessoas sejam atendidas da melhor maneira possível”, destacou o prefeito.

Os vereadores lembraram a importância da ação. “Com essa entrega, o município proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes”, comentaram Bina, Edilson Martins e Miltinho Cidade Nova.

Vila Guarujá recebe escola reformada através da parceria entre prefeitura e Legislativo

por Dirceu Portugal publicado 30/09/2022 21h50, última modificação 30/09/2022 21h50

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Miltinho Cidade Nova, Márcio Berbet, Edilson Martins e Bina, participaram no final da tarde desta sexta-feira (30), da entrega das reformas da Escola municipal Castro Alves, na Vila Guarujá.

A escola iniciou as atividades em 1965 e atualmente atende alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e infantil, nível 1 e 2. “Muitos investimentos foram feitos na Vila Guarujá, não apenas na educação, como na infraestrutura do bairro, com as ruas asfaltadas, o acesso ao bairro e os imóveis regularizados. Em breve será reformado também o posto de saúde”, disse o prefeito, Tauillo Tezelli.

Ao todo o município investiu R$ 652 mil com a troca do telhado e reforma das salas de aulas, com substituição de janelas, portas, pisos e revestimentos cerâmicos, além da ampliação do depósito, da troca de tubulações hidráulicas, da troca de portão, pintura externa e interna e calçamento. “Chego na Vila Guarujá e encontro um bairro organizado, fruto dos investimentos maciços da administração. Em parceria com o Executivo estamos trabalhando pelo bem estar de nossa comunidade e a entrega destas obras aos professores, alunos e comunidade, é mais um resultado do trabalho do Legislativo em parceria com o município”, comentou o presidente da Câmara.

 

Câmara de CM homenageia Loja Maçônica na próxima quinta-feira (06)

por Dirceu Portugal publicado 03/10/2022 16h12, última modificação 03/10/2022 16h12

Os vereadores de Campo Mourão entregam na próxima quinta-feira (06), a comenda 10 de outubro à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense.  

A homenagem - proposta pelo vereador Paulo Pilatte – com as assinaturas dos parlamentares; Subtenente Macedo, Olivino Custódio, Escrivão Parma, Edilson Martins, Tio Leco, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori e do presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), será entregue às 19 horas, no plenário do Legislativo.  

Fundada em outubro de 2013 - a Loja - que conta com 35 obreiros – segundo Pilatte tem contribuído com a comunidade anonimamente por intermédio de ações de filantropia com a doação de alimentos, vestuário, medicamentos, entre outras atividades em prol da comunidade mourãoense.

“Somado a estas as ações, a Loja já foi sede do Encontro Regional de Aprendizes e Companheiros (ERAC), com a presença de mais de 200 obreiros da região e sediou o Congresso Nacional Maçônico, com a participação de obreiros de todo o país, gerando renda na cidade. O maior desafio foi em 2020, quando a Loja assumiu a Casa de Apoio a Doentes de Câncer de Campo Mourão, fechada e com dificuldades financeiras. Neste sentido, a homenagem à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense é mais que merecida”, lembrou Pilatte.

Santuário Nossa Senhora Aparecida será homenageado com comenda 10 de outubro

por Dirceu Portugal publicado 04/10/2022 16h25, última modificação 05/10/2022 09h06

No próximo domingo (09), vereadores da Câmara de Campo Mourão entregam a comenda 10 de outubro em comemoração aos 20 anos do Santuário Nossa Senhora da Aparecida, localizado no bairro Vila Urupês.

A homenagem - proposta pelo vereador Escrivão Parma - através de um projeto de Resolução - com as assinaturas dos parlamentares; Miltinho Cidade Nova, Subtenente Macedo, Olivino Custódio, Edilson Martins, Paulo Pilatte, Tio Leco, Toninho Machado, Bina, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori, Elvira Lima e do presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), será entregue às 16h30, em uma sessão solene no próprio santuário.  

“No natal de 1974 foi inaugurada a capela e em 1982, transformada em paroquia, a igreja construída pela comunidade. Em outubro de 2002, a paroquia foi elevada a condição de Santuário Diocesano e desde então vem promovendo acolhimento de pessoas necessitadas de fé e espiritualidade, e até mesmo de amor. O Santuário é reconhecido em todo o Brasil, além de toda a sua estrutura de acolhimento, acessibilidade, o santuário atua na área da ação social. Os números de beneficiados pelas parcerias e projetos atingem milhares de pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais”, contou Parma.

 

Miltinho Cidade Nova pede avaliações de árvores plantadas na cidade

por Dirceu Portugal publicado 05/10/2022 16h25, última modificação 05/10/2022 16h25

O vereador Miltinho Cidade Nova protocolou uma Indicação na Câmara de Campo Mourão, sugerindo ao Poder Executivo para que realize uma avaliação nas árvores plantadas na cidade. O documento foi lido, aprovado em plenário na última sessão ordinária do Legislativo e encaminhado à prefeitura.

A análise, de acordo com o parlamentar, teria por objetivo avaliar as condições das árvores para evitar a queda em dias de chuvas com ventos fortes. “As árvores comprometidas com a base podre seriam abatidas e as árvores com galhos quebradiços, seriam podadas”, comentou Miltinho.

Segundo ele, os moradores pedem as avaliações das árvores por conta dos prejuízos em dias de chuvas. “Eles pedem por conta dos riscos de vida e aos bens matérias em dias de chuva com fortes ventos”.

Câmara de CM participa do lançamento do CRAM e da abertura da Casa Fênix

por Dirceu Portugal publicado 06/10/2022 14h53, última modificação 06/10/2022 14h53

A vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori, o presidente Jadir Soares (Pepita) e o vereador, Escrivão Parma, participaram nesta quinta-feira (06), do lançamento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e da abertura da Casa Abrigo Fênix.

O CRAM é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.

A Casa Abrigo Fênix irá prestar serviço de acolhimento institucional provisório, destinado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, sob risco de morte ou ameaças, acompanhadas ou não dos filhos, residentes em Campo Mourão. O CRAM irá funcionar na própria sede da Secretaria. Já o endereço da Casa Abrigo não será divulgado para garantir a segurança e a proteção das mulheres e dos filhos.

Para a vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori, a casa vai proteger e salvar vidas. “Visitamos a casa e pudemos perceber em cada detalhe que tudo foi feito com muito amor. A mulher que chegar na casa estará destruída e os filhos angustiados, então o que irá fazer a diferença é o amor que terá na casa. Parabéns a todos os envolvidos e acredito que muitos bons frutos irão surgir. Podem contar com a Procuradoria da Mulher na Câmara e com a própria instituição, Legislativo”, enfatizou a vereadora. Naiany Hruschka.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Márcia Calderan, o CRAM é constituído de uma equipe interdisciplinar, com psicóloga, assistente social, advogada e orientadoras sociais. “Toda mulher que sofrer qualquer tipo de violência e necessitar de atendimento poderá procurar a Secretaria. Esse trabalho já era realizado pelo CREAS, mas agora teremos um espaço e equipe exclusivos”, explicou a secretária de Assistência Social, Márcia Calderan.

Ela lembrou ainda que neste período, as mulheres irão receber orientações, oficinas e até encaminhamento para o mercado de trabalho e para as demais políticas públicas que compõem a rede de atendimento. “O intuito é proteger e orientar a mulher nesse recomeçar da vida após rompimento com o agressor”, disse.

Loja Maçônica será homenageada hoje pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 06/10/2022 15h50, última modificação 06/10/2022 17h35

Os vereadores de Campo Mourão entregam hoje a comenda 10 de outubro à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense.  

A homenagem - proposta pelo vereador Paulo Pilatte – com as assinaturas dos parlamentares; Subtenente Macedo, Olivino Custódio, Escrivão Parma, Edilson Martins, Tio Leco, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori e do presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), será entregue às 19 horas, no plenário do Legislativo.  

Fundada em outubro de 2013 - a Loja - que conta com 35 obreiros – segundo Pilatte tem contribuído com a comunidade anonimamente por intermédio de ações de filantropia com a doação de alimentos, vestuário, medicamentos, entre outras atividades em prol da comunidade mourãoense.

“Somado a estas as ações, a Loja já foi sede do Encontro Regional de Aprendizes e Companheiros (ERAC), com a presença de mais de 200 obreiros da região e sediou o Congresso Nacional Maçônico, com a participação de obreiros de todo o país, gerando renda na cidade. O maior desafio foi em 2020, quando a Loja assumiu a Casa de Apoio a Doentes de Câncer de Campo Mourão, fechada e com dificuldades financeiras. Neste sentido, a homenagem à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense é mais que merecida”, lembrou Pilatte.

Câmara entrega Comenda 10 de Outubro à Loja Maçônica

por Dirceu Portugal publicado 07/10/2022 11h20, última modificação 07/10/2022 11h20

O vereador Paulo Pilatte entregou na noite da última quinta-feira (06), durante a sessão solene do Legislativo, a Comenda 10 de Outubro à Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense.  Acompanhado da procuradora geral do município, Alessandra Chiroli, o parlamentar fez a entrega da homenagem ao mestre da Loja Maçônica, Ériton Toledo Arcain.

“É um momento de celebração. A Casa de Apoio ao doente de câncer por longo período sofreu por dificuldades financeiras, estava prestes a fechar as portas e deixar de atender justamente a quem mais precisava. Surgiu a mão amiga da Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense, a qual com sabedoria, trabalho, organização e apoio financeiro, conseguiu restaurar a saúde da Casa de Apoio ao doente de câncer. A Comenda 10 de Outubro do Legislativo é uma singela homenagem pelo respeito e admiração da sociedade mouãoense aos trabalhos realizados pela Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense em prol da comunidade de Campo Mourão”, homenageou Pilatte.

A homenagem - proposta pelo vereador Paulo Pilatte – teve as assinaturas dos parlamentares; Subtenente Macedo, Olivino Custódio, Escrivão Parma, Edilson Martins, Tio Leco, Toninho Machado, Miltinho Cidade Nova, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori e do presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita). “Um agradecimento especial ao homenageado e à Loja Maçônica pelo gratificante trabalho realizado em benefício dos mourãoenses. É uma honra recebe-los no Legislativo”, lembrou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).   

Fundada em outubro de 2013 - a Loja - que conta com 35 obreiros – segundo Pilatte tem contribuído com a comunidade anonimamente por intermédio de ações de filantropia com a doação de alimentos, vestuário, medicamentos, entre outras atividades em prol da comunidade mourãoense.

Câmara participa das comemorações aos 75 anos da emancipação política de CM

por Dirceu Portugal publicado 10/10/2022 11h04, última modificação 10/10/2022 11h04

Os vereadores Bina, Escrivão Parma, Toninho Machado e o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), participaram na manhã desta segunda-feira (10), em frente ao prédio da prefeitura de Campo Mourão, de um ato cívico em comemoração aos 75 anos de emancipação política de Campo Mourão.

Em 10 de outubro de 1947, a cidade foi emancipada de Pitanga, tornando-se município pela Lei 02/47, sancionada pelo governador Moysés Lupion. José Antônio dos Santos foi nomeado prefeito até a instalação do município e a posse de Pedro Viriato de Souza Filho, eleito prefeito.

Durante a cerimônia cívica, foram entregues álbuns de figurinhas sobre a história do município para escolas municipais. Pela primeira vez foi executado em ato público o dobrado “Campo Mourão”, cuja partitura doada pelo maestro Leoni di Biagio, em 1978, foi encontrada pela Fundação Cultural dentro do processo de reorganização interna. A partitura foi oferecida por di Biagio, em 10 de outubro de 1959, quando o município comemorou pela primeira vez seu aniversário.

O presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), o prefeito Tauillo Tezelli e o deputado estadual, Douglas Fabricio, hastearam as três bandeiras, do Brasil, do Paraná e de Campo Mourão.  Ao final do evento, os participantes cantaram o parabéns a você.

 

Câmara entrega Comenda 10 de Outubro a Santuário Nossa Senhora Aparecida

por Dirceu Portugal publicado 10/10/2022 16h21, última modificação 10/10/2022 16h21

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão homenagearam no último domingo (09), o Santuário Nossa Senhora da Aparecida, localizado no bairro Vila Urupês, com a Comenda 10 de outubro, em comemoração aos 20 anos do Santuário.

A homenagem - proposta pelo vereador Escrivão Parma - através de um projeto de Resolução - com as assinaturas dos parlamentares; Miltinho Cidade Nova, Subtenente Macedo, Olivino Custódio, Edilson Martins, Paulo Pilatte, Tio Leco, Toninho Machado, Bina, Marcio Berbet, Naiany Hruschka Salvadori, Elvira Lima e do presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), foi entregue ao padre Wesley de Almeida dos Santos em uma sessão solene no próprio templo.  

“O Santuário é reconhecido em todo o Brasil, além de toda a sua estrutura de acolhimento, acessibilidade, o santuário atua na área da ação social. Os números de beneficiados pelas parcerias e projetos atingem milhares de pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais”, lembrou Parma.

Câmara e prefeitura inauguram parque infantil no Cidade Alta

por Dirceu Portugal publicado 11/10/2022 11h03, última modificação 11/10/2022 11h03

As crianças dos bairros, Cidade Alta I e II, Cidade Nova, Jardim Bronzel  1 e 2, Jardim Vitória, Jardim Santa Casa e Alphaville, ganharam um presente antecipado para brincar e se divertir no dia 12 de outubro, Dia das Crianças.   

No final da tarde da última segunda-feira (10), os vereadores Miltinho Cidade Nova, Bina e o presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), acompanhados do prefeito Tauillo Tezelli e do deputado estadual, Douglas Fabrício, entregaram um parque infantil para beneficiar os filhos dos moradores dos bairros; Cidade Alta I e II, Cidade Nova, Jardim Bronzel  1 e 2, Jardim Vitória, Jardim Santa Casa e Alphaville.

O parque infantil custou cerca de R$ 160,5 mil e conta com dois escorregadores, uma escalada meia lua, carrossel, gangorra e balanço duplo, pirâmide de corda, todos instalados em piso ecológico emborrachado, proporcionando mais segurança às crianças.

Autor de uma Indicação, protocolada e aprovada no plenário da Câmara, solicitando a instalação de um parque infantil - entre as Ruas professor Alex Denker e Maria Zuleica Theodoro - no bairro Jardim Cidade Alta II, o vereador Miltinho Cidade Nova, destacou a necessidade do investimento no bairro.

“Com a crescente expansão urbana na cidade de Campo Mourão, mais especificamente na região do Jardim Cidade Alta II, os moradores solicitaram a implantação de um local de lazer para levar os filhos nos finais de semana. Articulamos junto ao deputado Douglas Fabrício e hoje o pedido virou realidade. A comunidade merece, pois tem zelo pelo patrimônio público”, destacou Miltinho Cidade Nova.

Comissões Permanentes da Câmara dão pareceres favoráveis ao plano de cargos do Magistério

por Dirceu Portugal publicado 18/10/2022 18h22, última modificação 18/10/2022 18h22

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, presidentes e membros das quatro Comissões Permanentes do Legislativo, se reuniram na manhã desta terça-feira (18), e deram pareceres favoráveis ao projeto de Lei 98/2022, que dispõe sobre o plano de cargos, carreira e salários do Magistério.  O documento segue para ser votado em plenário nas próximas sessões ordinárias que acontecem nos dias 24 e 25 deste mês.

O projeto de autoria do Executivo é uma reformulação e uma atualização do plano de cargos e salários, uma antiga reivindicação da categoria. “No dia da entrega pelo prefeito e pelos representantes do Magistério, nos comprometemos a dar celeridade ao andamento do projeto e votar nas sessões dos dias 24 e 25. Estamos cumprindo o compromisso pelo fato do projeto corrigir uma reivindicação da categoria”, comentou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).  

Pelo projeto, entre os avanços estão à equiparação do salário do professor com o do orientador e a redenominação do cargo do orientador educacional para professor pedagogo. A última revisão do Plano foi em 2004.

De acordo com a secretária de Educação, Tânia Caetano, o novo Plano representa um incremento de quase R$ 7 milhões na folha de pagamento da rede municipal de Educação. “Esse Plano norteia todas as ações da Secretaria, inclusive distribuição de aulas, eleição de diretores, enfim, tudo o que envolve a vida profissional dos servidores”.

Câmara de CM vota nas próximas sessões projeto de Lei do Magistério

por Dirceu Portugal publicado 21/10/2022 11h13, última modificação 21/10/2022 11h13

Na próxima segunda e terça-feira, 24 e 25 respectivamente, os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares.

Um dos projetos que entra em plenário para discussão e aprovação dos parlamentares - dispõe sobre o plano de cargos, carreira e salários do Magistério. O projeto de Lei 98/2022, recebeu pareceres favoráveis das quatro Comissões Permanentes do Legislativo.  

De autoria do Executivo, o projeto é uma reformulação e uma atualização do plano de cargos e salários, uma antiga reivindicação da categoria. Entre os avanços estão à equiparação do salário do professor com o do orientador e a redenominação do cargo do orientador educacional para professor pedagogo. A última revisão do Plano foi em 2004. O novo Plano representa um incremento de quase R$ 7 milhões na folha de pagamento da rede municipal de Educação

Além do projeto, os vereadores irão debater e aprovar, na sessão de segunda-feira (24), a pauta com 76 indicações, 29 requerimentos, três Indicações Legislativas, três projetos de Leis, prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão, ofícios de órgãos do governo municipal e estadual - em respostas a questionamentos dos parlamentares de Campo Mourão. Três projetos de Leis, de autoria do Executivo, serão apresentados aos parlamentares durante a sessão ordinária.  

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os interessados podem acompanhar a sessão através do link https://youtu.be/bf8BidC-JhE. Para assistir a sessão da terça-feira, basta dar um click no link https://youtu.be/uZB2gwDyD3A.

Vereadores de CM aprovam por unanimidade projeto de Lei de valorização do Magistério

por Dirceu Portugal publicado 24/10/2022 16h20, última modificação 24/10/2022 16h20

 

Com o plenário lotado com dezenas de professores, diretores e demais profissionais da Educação, os vereadores da Câmara de Campo Mourão, aprovaram por unanimidade -  em primeiro turno de discussão e votação - em sessão ordinária - o projeto de Lei 98/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o plano de cargos, carreira e salários do Magistério.  

O projeto é uma reformulação e uma atualização do plano de cargos e salários, uma antiga reivindicação da categoria. Entre os avanços estão à equiparação do salário do professor com o do orientador e a redenominação do cargo do orientador educacional para professor pedagogo. A última revisão do Plano foi em 2004. O novo Plano representa um incremento de quase R$ 7 milhões na folha de pagamento da rede municipal de Educação

O projeto volta ao plenário na sessão da próxima terça-feira (25), para ser votado em segundo turno de discussão e votação. A sessão terá início às 09 horas e será transmitida pelo Youtube. Para assistir a sessão basta dar um click no link https://youtu.be/uZB2gwDyD3A.

Câmara de CM participa do lançamento do projeto Cidade Natal 22

por Dirceu Portugal publicado 24/10/2022 16h44, última modificação 24/10/2022 16h44

Os vereadores Bina, Edilson Martins, Escrivão Parma, Miltinho Cidade Nova e o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), participaram na manhã desta segunda-feira (24), no mini auditório da prefeitura, do lançamento do projeto Cidade Natal/2022, que irá contar com inúmeras atrações no centro e nos bairros de Campo Mourão.

Entre os eventos estão a tradicional apresentação da chegada do Papai Noel na Praça da Catedral de São, o cortejo natalino pela Avenida Irmãos Pereira, túnel de luzes, mostra cultural, carreata, Quintal do Noel, entre outras.

Projeto Lei de valorização do Magistério é aprovado pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 25/10/2022 14h50, última modificação 25/10/2022 17h24

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade na manhã desta terça-feira (25), em segundo turno de discussão e votação - em sessão ordinária - o projeto de Lei 98/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o plano de cargos, carreira e salários do Magistério.  Ao final da sessão, os parlamentares parabenizaram professores, diretores e demais profissionais da Educação pela conquista.  

O projeto aprovado é uma reformulação e uma atualização do plano de cargos e salários, uma antiga reivindicação da categoria. Entre os avanços estão à equiparação do salário do professor com o do orientador e a redenominação do cargo do orientador educacional para professor pedagogo. A última revisão do Plano foi em 2004. O novo Plano representa um incremento de quase R$ 7 milhões na folha de pagamento da rede municipal de Educação.

O projeto segue para o Executivo ser sancionado pelo prefeito Tauillo Tezelli.

“Agradecemos aos vereadores pela agilidade nos trâmites do projeto e aprovação desse plano, que norteia as ações da Secretaria de Educação e representa o reconhecimento ao trabalho dos nossos servidores”, disse Tezelli. 

 

Alunos e vereadores arborizam Parque das Torres

por Dirceu Portugal publicado 26/10/2022 16h20, última modificação 26/10/2022 16h20

Os vereadores Miltinho Cidade Nova, Paulo Pilatte e Elvira Schen, participaram na manhã desta quarta-feira (26), de uma ação ambiental no Parque das Torres. Junto com alunos da escola municipal Cidade Nova, os dois parlamentares ajudaram a arborizar o parque, plantando mais de 50 mudas de espécies Ipê e Rezedá.

A atitude ambiental faz parte da programação do aniversário de 75 anos do município. “São estudantes – em sua maioria moradores do bairro Cidade Nova - que contribuíram para tornar o parque cada vez mais arborizado e futuramente, poderão usar a sombra das árvores que eles mesmos plantaram.  Essa geração está ajudando a cuidar do planeta”, comentou o vereador, Miltinho Cidade Nova.

Vereadores aprovam projeto de Lei vedando a nomeação de condenados

por Dirceu Portugal publicado 26/10/2022 18h08, última modificação 26/10/2022 18h08

O plenário da Câmara de Campo Mourão aprovou por unanimidade, na última sessão ordinária do Legislativo, o projeto de Lei 13/22, vedando a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas criminalmente no município.

De autoria do vereador Marcio Berbet, o projeto veda a nomeação, na administração pública direta e indireta, dos Poderes Executivo e Legislativo do município, para todos os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração, de pessoas que foram condenadas nas condições previstas na Lei Federal 2.848 de dezembro de 1940. O bloqueio na contratação tem início com a condenação em decisão transitada em julgado, até o cumprimento da pena.

“Nos casos das pessoas com decisões transitadas em julgado - durante o exercício do cargo em comissão – elas devem ser exoneradas imediatamente até o cumprimento da pena”, lembrou Berbet.

Câmara de CM aprova voto de louvor a PM contra ‘Novo Cangaço’

por Dirceu Portugal publicado 27/10/2022 12h03, última modificação 27/10/2022 12h03

O plenário da Câmara de Campo Mourão aprovou na última sessão ordinária do Legislativo, o requerimento 181/2022, de autoria dos parlamentares, Edilson Martins, Escrivão Parma e Subtenente Macedo, concedendo voto de louvor ao comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, pela simulação de um ataque aos bancos pela quadrilha denominada ‘novo cangaço’.

Toda a ação - com uso de bombas, tiros de festim e bloqueios das principais avenidas do centro da cidade, onde estão localizados bancos, possíveis alvos da quadrilha, envolveu ‘bandidos’ e policiais e teve início às 23 horas do último dia 22 de setembro, se estendendo durante toda a madrugada.

As quadrilhas denominadas “novo cangaço”, são grupos criminosos fortemente armados que preferem atacar instituições que guardam dinheiro em cidades pequenas onde as forças de segurança não tem poderio bélico para enfrentar bandos fortemente armados.

O ‘novo cangaço’ está cada vez mais ousado, atacando com armamento pesado, usando, inclusive, reféns como escudos humanos para dificultar a ação policial.

A última ação da quadrilha instalou um clima de guerra e aterrorizou o município de Guarapuava, na Região Central do Paraná, deixando um morador e dois policiais feridos, em abril deste ano.

O bando, em oito veículos sendo cinco blindados, tentou assaltar uma empresa de valores, mas fugiu sem levar o dinheiro. A Secretaria de Segurança Pública acredita que o ‘novo cangaço’ contou com pelo menos 30 homens fortemente armados - com fuzis e duas armas ponto 50 – além de equipados com mochilas de mantimentos, com kits de primeiros socorros e capacetes balísticos.

“Solicitamos que seja inserido em ata, o voto de louvor, pelo excelente trabalho de prevenção e preparação da PM de Campo Mourão, e em ato de reconhecimento ao comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, na simulação”, disseram os vereadores Edilson Martins, Escrivão Parma e Subtenente Macedo.

Vereadores participam da sanção do projeto de Lei do Magistério

por Dirceu Portugal publicado 27/10/2022 18h31, última modificação 27/10/2022 18h31

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Olivino Custódio, Bina, Edilson Martins, Miltinho Cidade Nova, Tio Leco e Elvira Maria Schen, participaram na tarde desta quinta-feira (27), no salão de eventos da prefeitura, da sanção do projeto de Lei - aprovado pela Câmara - que institui o novo Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério.

A Lei - que será publicada no órgão oficial eletrônico e os benefícios garantidos aos servidores, como melhorias salariais, já serão pagos pelo município na folha de novembro - foi sancionada pelo prefeito Tauillo Tezelli.

O Plano, aprovado por unanimidade nesta semana pelo Poder Legislativo, representa um incremento de quase R$ 7 milhões na folha de pagamento da rede municipal de Educação.  Trata-se de uma reformulação e uma atualização do plano de cargos e salários, uma antiga reivindicação da categoria. Entre os avanços estão a equiparação do salário do professor com o do orientador e a redenominação do cargo do orientador educacional para professor pedagogo.

“Junto aos vereadores das Comissões Permanentes agilizamos o andamento do projeto para que fosse aprovado rapidamente em plenário e enviado ao Executivo com celeridade - para que todos os funcionários do Magistério recebessem a gratificação em novembro. Agradeço todos os parlamentares pela dedicação”, disse o presidente do Legislativo.

O prefeito Tauillo Tezelli agradeceu o Legislativo pela parceria com o Executivo. “Tínhamos um compromisso com os servidores quando as finanças do município permitissem, por isso essa é uma data história para a Educação. Não posso deixar de reconhecer o trabalho dos vereadores, que agilizaram os trâmites e aprovaram o projeto para podermos conceder as melhorias ainda este ano”, disse.

Lar dos Idosos Joaquim e Sant´Ana será homenageado pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 31/10/2022 16h27, última modificação 31/10/2022 16h27

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão apresentaram, na última sessão ordinária, um projeto de Resolução concedendo a Comenda 10 de outubro ao Lar dos Idosos Joaquim e Sant´Ana, em comemoração aos 50 anos da criação da entidade pública.

O projeto de autoria da vereadora Naiany Hruschka Salvadori com as assinaturas dos demais parlamentares segue para análise e pareceres das Comissões Permanentes e em seguida para votação em plenário, que deve acontecer nas sessões dos dias 21 e 22 do próximo mês.

O Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam - que em 2021 passou por mudanças na administração – e atualmente é denominado Lar dos Idosos Joaquim e Sant´Ana, foi inaugurado em 1972 e na época contava com 12 internos. Atualmente a instituição cuida de 55 idosos e conta com uma capacidade para até 65 idosos. A instituição tem previsão de aumentar o número de acolhidos, tendo em vista o envelhecimento populacional e a crescente demanda pelo serviço de instituição de longa permanência. “O Lar de Idosos Joaquim Sant'Ana planeja expandir sua capacidade visando o acolhimento para cerca de 100 idosos nos próximos anos, mas para isso ser viabilizado é necessário apoio financeiro para construção de um novo prédio e subsidio financeiro per capta condizente a manter um serviço de qualidade que vise o bem estar e a inclusão social desses idosos”, diz a instituição.

“O Lar de Idosos Joaquim Sant'Ana tem merecido o reconhecimento e o respeito de todos os mourãoenses, pois graças a implantação de um padrão de qualidade no atendimento institucional pautado na valorização da história de cada residente, no respeito à sua individualidade, autonomia e privacidade, na preservação dos vínculos e na participação na comunidade”, lembrou Naiany Hruschka Salvadori.

Vereadores “enterram” cápsula do tempo em CM

por Dirceu Portugal publicado 04/11/2022 11h10, última modificação 04/11/2022 11h14

A vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori  e os vereadores Miltinho Cidade Nova, Olivino Custódio, Edilson Martins, Escrivão Parma, Elvira Schen, Paulo Pilatte e Bina participaram do lançamento e do ‘enterro’ de uma cápsula do tempo em Campo Mourão. A iniciativa faz parte da programação dos 75 anos de emancipação do município.

A pequena caixa de inox – medindo 60 centímetros de comprimento por 40 cm de largura e 40 cm de profundidade - revestida com uma tinta prata anticorrosiva – foi enterrada em frente ao prédio da prefeitura e irá guardar por 25 anos, uma nota de R$ 10 depositada em um envelope por um morador da cidade, documentos, fotos, objetos da atualidade da Câmara, da prefeitura e de diversas entidades de Campo Mourão.

Na caixa também foram guardados máscaras, testes rápidos e um boletim com dados da maior tragédia sanitária do século XXI, a Covid-19, que matou no Brasil 688 mil pessoas e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15 milhões em todo o mundo.  

A caixa será aberta em 2047 quando a cidade completará 100 anos de emancipação.

“Queremos estar presentes para abrir essa caixa e contar a história de Campo Mourão”, comentaram os vereadores.    

Câmara entrega voto de louvor a PM contra Novo Cangaço

por Dirceu Portugal publicado 04/11/2022 11h39, última modificação 04/11/2022 11h39

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori, Miltinho Cidade Nova, Olivino Custódio, Edilson Martins, Escrivão Parma, Paulo Pilatte, Toninho Machado, Tico Leco e Bina entregaram ao comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, um voto de louvor, pelas ações durante a simulação de um ataque aos bancos pela quadrilha denominada ‘novo cangaço’. A homenagem foi proposta pelos vereadores Edilson Martins, Escrivão Parma e Subtenente Macedo.

Toda a ação - com uso de bombas, tiros de festim e bloqueios das principais avenidas do centro da cidade, onde estão localizados bancos, possíveis alvos da quadrilha, envolveu ‘bandidos’ e policiais e teve início às 23 horas do último dia 22 de setembro, se estendendo durante toda a madrugada.

As quadrilhas denominadas “novo cangaço”, são grupos criminosos fortemente armados que preferem atacar instituições que guardam dinheiro em cidades pequenas onde as forças de segurança não tem poderio bélico para enfrentar bandos fortemente armados.

O ‘novo cangaço’ está cada vez mais ousado, atacando com armamento pesado, usando, inclusive, reféns como escudos humanos para dificultar a ação policial.

A última ação da quadrilha instalou um clima de guerra e aterrorizou o município de Guarapuava, na Região Central do Paraná, deixando um morador e dois policiais feridos, em abril deste ano.

O bando, em oito veículos sendo cinco blindados, tentou assaltar uma empresa de valores, mas fugiu sem levar o dinheiro. A Secretaria de Segurança Pública acredita que o ‘novo cangaço’ contou com pelo menos 30 homens fortemente armados - com fuzis e duas armas ponto 50 – além de equipados com mochilas de mantimentos, com kits de primeiros socorros e capacetes balísticos.

“O voto de louvor é uma homenagem pelo excelente trabalho de prevenção e preparação da PM de Campo Mourão na simulação”, lembraram os vereadores Edilson Martins, Escrivão Parma e Subtenente Macedo.

Após a homenagem, os parlamentares também participaram da entrega de duas novas viaturas para o trabalho dos policiais militares, em Campo Mourão.

 

Câmara participa da Fantástica Fábrica do Natal

por Dirceu Portugal publicado 04/11/2022 12h36, última modificação 04/11/2022 12h36

A vice-presidente da Câmara, Naiany Hruschka Salvadori  e o vereador Paulo Pilatte, participaram na noite da última quinta-feira (03), da apresentação da peça a ‘Fantástica Fabrica do Natal’, encenado pela companhia Sou Arte de Campo Mourão.

A apresentação foi uma mostra do projeto social ARTE QUE TRANSFORMA, resultado de recursos vindos da campanha de imposto de renda do município.

O projeto oferece atividades para 35 jovens com oficinas de circo e dança, oficinas de psicoterapia em grupo, atendimentos psicológicos individuais e palestras com os mais variados temas, focado em atividades que promovem a inclusão social, o protagonismo e a defesa dos direitos dos adolescentes, utilizando a arte e a cultura como ferramenta.

A apresentação foi realizada no Teatro municipal de Campo Mourão.   

Vereadores de CM se reúnem em plenário na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 04/11/2022 16h48, última modificação 04/11/2022 16h48

Os treze vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, na próxima segunda-feira (07), para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos dos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (08), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira é possível acompanhar o debate em casa pelo link https://youtu.be/uGVns-nbLoU. Para assistir a sessão da terça-feira, basta se conectar ao link https://youtu.be/jjkbBO9Ofx8.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira será debatido em plenário; 117 indicações, 10 requerimentos, um projeto de Lei Complementar - de autoria do Executivo - quatro projetos de Leis, sendo um de autoria do Poder Executivo, dois do presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), um do vereador Paulo Pilatte e ofícios de órgãos municipais em respostas a questionamentos dos vereadores, além de prestações de contas de entidades assistenciais e duas Indicações Legislativas.

Câmara de CM aprova Dia do Agricultor e Campo Limpo

por Dirceu Portugal publicado 08/11/2022 17h40, última modificação 08/11/2022 17h40

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram nesta terça-feira (08), em segundo turno de discussão e votação, dois projetos de Leis direcionados aos agricultores, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita).

O projeto de Lei 92/2022 institui o Dia municipal do Agricultor, a ser comemorado no dia 28 de julho. “É uma forma de homenagear os trabalhadores e produtores do campo, dignos de todo nosso respeito e admiração. É através deles - com as mãos calejadas – que nossa alimentação está todos os dias na mesa”, lembrou Pepita.

Ele destacou ainda, que os agricultores são os trabalhadores que, junto aos produtores rurais, têm sido atores fundamentais para transformar e ampliar o agronegócio nas últimas décadas. “O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial”, completou.

O segundo projeto institui o Dia municipal do Campo Limpo, a ser comemorado no dia 18 de agosto.

A proposta do projeto, segundo Pepita é conscientizar os moradores sobre a necessidade de ser realizada a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, assegurando a destinação correta para a preservação do meio ambiente. “Instituir o Dia do Campo Limpo vai colaborar com logística reversa que aumenta os níveis de reciclagem diminuindo o impacto ambiental”, disse. “Instituir no calendário o Dia Municipal do Campo Limpo será uma forma de divulgar a logística reversa, para que o agricultor possa dar o destino correto às embalagens”, salientou Pepita.

Vereadores sugerem através de indicações obras em diversos bairros de CM

por Dirceu Portugal publicado 09/11/2022 17h23, última modificação 09/11/2022 17h23

Na última sessão ordinária da Câmara, os parlamentares de Campo Mourão apresentaram através de inúmeras indicações, sugestões à prefeitura, de obras e reformas em diversos bairros da cidade. Os documentos - aprovados em plenário - foram encaminhados pela Câmara ao Poder Executivo.

O vereador Edilson Martins apresentou 27 indicações com sugestões de obras, principalmente recapeamento asfáltico, nos bairros Jardim Araucária, Jardim Laura, Vila Teixeira, Jardim Flórida, Jardim Isabel, além de pedidos para o distrito de Piquirivaí e Comunidade do Alto Alegre.    

Paulo Pilatte encaminhou 24 indicações à prefeitura sugerindo a manutenção em obras, serviços de pulverização em formigueiros, operação tapa-buraco, pavimentação asfáltica entre outros.  Foram contemplados os bairros; Jardim Tropical, Barreiro das Frutas, Usina Mourão, Parque das Torres, Centro, Jardim Topázio, Comunidade Rural km 128, Jardim Gutierrez, Jardim Paulino, Vila Guarujá, Asa Leste, Jardim Francisco Ferreira Albuquerque e Vila Cândida.

O vereador Miltinho Cidade Nova sugeriu obras na área central da cidade e no bairro Pio XII. O presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), também sugeriu a implantação de um parque infantil (playground), uma academia da terceira idade e uma arena socity, no Jardim Aeroporto e o vereador Escrivão Parma, sugeriu a retirada de duas árvores, no Jardim Gutierrez.

 

 

Câmara de CM participa da assinatura do contrato para reforma de Cmei no Lar PR

por Dirceu Portugal publicado 11/11/2022 11h27, última modificação 11/11/2022 11h27

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e o vereador Toninho Machado, participaram na manhã desta sexta-feira (11), da assinatura do contrato e da ordem de serviço para a reforma e adequação do CMEI Vera Karam, no Jardim Indianópolis, no Lar Paraná.

Com a reforma, o CMEI ganha mais um banheiro infantil e duas salas de aula, melhorando o atendimento na unidade de Educação pública, que atende cerca de 200 crianças de zero a três anos, moradores dos bairros; Vila Cândida, Indianópolis, Pio XII, Lar Paraná, Damasco, Fernando, Ipê, e Conjunto Mendes.

O investimento será de R$ 391 mil. “Participar dessa assinatura é um orgulho, pois estou contribuindo com a Educação e com o futuro do nosso país. Espero assinar mais contratos de construções e reformas de escolas”, comentou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).      

Além do Vera Karam, estão em reformas os CMEIs Amor Perfeito (Lar Paraná), Nossa Senhora de Fátima (Jardim Paulino) e Mundo da Criança (Jardim Albuquerque). Em fase de projetos para reformas estão os CMEIs Santa Cruz e Doce Magia (Jardim Tropical).

Servidores de 2022 são homenageados pela Câmara e prefeitura de CM

por Dirceu Portugal publicado 11/11/2022 18h57, última modificação 11/11/2022 18h57

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), o prefeito Tauillo Tezelli e os secretários municipais entregaram na tarde desta sexta-feira (11), no anfiteatro da prefeitura, homenagens aos servidores municipais, eleitos servidores do ano em 2022. Eles receberam placas e presentes da administração municipal.

Todo ano são entregues premiações aos servidores escolhidos pelos próprios servidores da Câmara e das secretarias da prefeitura, como uma forma de reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação daqueles que se destacam no desempenho de suas funções.

Na Câmara, a escolha foi realizada no dia 07 outubro e a eleita foi à servidora Marilene de Souza Oliveira, Coordenadora do Sistema de Controle Interno, do Legislativo. “A homenagem e a premiação são formas de valorizar o servidor que trabalha pela coletividade de nosso município”, destacou Pepita.

O prefeito Tauillo Tezelli ao entregar as homenagens lembrou a importância do servidor público. “A responsabilidade pelo bom andamento da administração municipal passa por todos nós, desde o gestor público até os servidores municipais. Valorizar o funcionário para nós é muito especial, pois todos os serviços oferecidos à comunidade dependem do trabalho e da dedicação de cada um”.

 

Trabalhos Legislativos de CM entram em plenário na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 17/11/2022 17h56, última modificação 17/11/2022 17h56

Na próxima segunda e terça-feira, (dias 21 e 22 respectivamente), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, se reúnem em plenário para debater e aprovar - em primeiro e segundo turno - de discussão e votação, a pauta com os trabalhos parlamentares. A mesma ação acontece na terça-feira (22), com votação em segundo turno.

As sessões terão início às 09 horas e serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os interessados podem acompanhar todo o debate acessando o link https://youtu.be/6c8BVXWKUxQ. Para assistir a sessão da terça-feira, basta dar um click no link https://youtu.be/mPYY6UAP5m4.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara serão apresentadas aos parlamentares, 13 indicações, sendo duas Indicações Legislativas, sete requerimentos, uma moção de congratulações ao jornalista e escritor mourãoense, Dilmércio Daleffe e a discussão e votação, em primeiro turno, de dois projetos de Leis, de autoria do Poder Executivo, um que dispõe sobre a Comissão de Análise e Defesa de Autuação (CADA), da secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seimob) e o outro, que institui o dia do Conselheiro Municipal em Campo Mourão.  

Na sessão ordinária também serão apresentados aos vereadores, dois projetos de Leis, de autoria do vereador Marcio Berbet, um que dispõe sobre a inclusão de noções e conceitos de direitos fundamentais e cidadania na rede municipal de ensino de Campo Mourão e o outro, que dispõe sobre a inclusão de conceitos de Direitos Humanos na rede de ensino municipal.     

 

Presidente da Câmara solicita informações sobre serviços prestados no Cemitério São Judas Tadeu

por Dirceu Portugal publicado 22/11/2022 18h06, última modificação 22/11/2022 18h06

O vereador e presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), protocolou um requerimento - aprovado na última sessão ordinária do Legislativo - solicitando informações ao Poder Executivo sobre os serviços prestados no Cemitério municipal, São Judas Tadeu.

No documento, o parlamentar pede várias informações a respeito dos serviços de abertura e fechamento dos túmulos durante enterros, critérios para contratação de empresas ou pessoas físicas que prestam esse trabalho e os valores cobrados.

Pepita também solicitou uma prestação de contas dos serviços prestados no ano passado e neste ano. “A proposição tem por objetivo solicitar ao Executivo esclarecimentos sobre o Cemitério Municipal de Campo Mourão, pois munícipes, parentes de falecidos recentes, tem me questionado sobre as formas de cobranças e os serviço prestados. Parentes de falecidos dizem ter sofrido constrangimentos na hora de enterrar seus entes queridos no Cemitério municipal”, relatou Pepita.

O documento aprovado em plenário foi encaminhado à prefeitura.  

Vereador pede informações sobre coletivos estacionados ao lado do terminal urbano

por Dirceu Portugal publicado 23/11/2022 12h28, última modificação 23/11/2022 12h28

Na última segunda-feira (21), durante a sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, no espaço da Palavra Livre, o vereador Marcio Berbet cobrou providências quanto aos ônibus do transporte coletivo, estacionados ao lado do Terminal Urbano, no centro da cidade.

“Um dos requisitos da licitação do transporte coletivo era de que houvesse garagem para guardar os ônibus enquanto eles não estivessem sendo utilizados. Hoje eles parados em via pública ocupando espaço de veículos no quadrilátero que obriga o pagamento pelo estacionamento. Queria saber se esses coletivos estão pagando Pare Azul durante o período em que estão parados. Já protocolamos um requerimento solicitando informações à empresa”, afirmou Berbet.

Câmara de CM participa da apresentação do Moradia Legal

por Dirceu Portugal publicado 24/11/2022 10h59, última modificação 24/11/2022 10h59

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), participou na noite da última quarta-feira (23), da apresentação do Programa Moradia Legal, no espaço Celebra Eventos. 

O programa – desenvolvido pela prefeitura, Ministério Público e que será votado pelos vereadores da Câmara de Campo Mourão - irá garantir aos moradores, a documentação efetiva de imóveis que se encontram em situação irregular.   

“Há 21 anos sonhamos com a regularização da casa onde moramos, agora vamos conseguir com esse programa”, contaram os moradores da Vila Cândida, Marcos Aurélio Castro e sua mãe, dona Teresinha Castro.  

Na primeira fase do programa cerca de 500 famílias podem ser beneficiadas com titulação de moradias em vários bairros em Campo Mourão.

O diretor da empresa contratada pelo TJ para desenvolver o programa em Campo Mourão, Naim Neto, explica que o intuito é oferecer a oportunidade para quem detêm a posse do imóvel ter a propriedade plena. “A iniciativa do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da prefeitura e da Câmara de vereadores, traz ainda mais segurança jurídica ao programa e aos moradores”, diz.

Para o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), o programa torna realidade o sonho de centenas de moradores com regularização dos imóveis. “Projeto importantíssimo desenvolvido pelo TJ, prefeitura e Câmara, que irá transformar um sonho em realidade. Se depender dos 13 vereadores, o projeto terá celeridade para ajudar na regularização da documentação desses imóveis”, comentou.  

Vice-presidente participa da inauguração da delegacia da Mulher em Cianorte

por Dirceu Portugal publicado 01/12/2022 17h36, última modificação 01/12/2022 17h36

A vereadora e vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori participou, junto com a delegada-chefe da Divisão Policial Especializada da Mulher, Luciana de Novaes, no final da tarde da última quarta-feira (30), em Cianorte, da inauguração da nova delegacia da Mulher.

Em março deste ano, a parlamentar assumiu a Procuradoria da Mulher da Câmara de Campo Mourão. A Procuradoria da Mulher foi criada através de um projeto de Resolução - de autoria da própria vereadora – e aprovado em dezembro do ano passado, por unanimidade dos parlamentares, e tem por objetivo garantir a participação ativa da mulher na política, para cooperar no desenvolvimento de políticas públicas de equidades, para fazer parte de uma rede de proteção à mulher em situação de violência e para fiscalizar os serviços prestados a cada cidadã mouraoense.

A nova delegacia da Mulher de Cianorte possui amplo espaço com salas individuais e acessibilidade. “Estamos inaugurando uma nova delegacia, o que demonstra um grande comprometimento que o município tem com essa demanda do combate à violência contra a mulher”, afirmou à delegada-chefe.

Para a vice-presidente, Naiany Hruschka Salvadori, o novo espaço irá promover melhorias para os serviços de atendimento ao público e para o desempenho das atividades da polícia. “É um espaço amplo que trará conforto e dinamismo aos funcionários e as pessoas atendidas. A inauguração também foi um momento de articulação com a delegada-chefe da Divisão Policial Especializada da Mulher, Luciana de Novaes, para viabilizar mais estrutura e corpo técnico para a delegacia da Mulher em Campo Mourão”, lembrou Naiany.  

Delegada da Mulher e vice-presidente da Câmara de CM participam de reunião com delegado da 16ª

por Dirceu Portugal publicado 01/12/2022 18h20, última modificação 01/12/2022 18h17

A delegada-chefe da Divisão Policial Especializada da Mulher, Luciana de Novaes e a vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, vereadora Naiany Hruschka Salvadori, participaram de uma reunião - na tarde desta quinta-feira (01), na 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, com o delegado chefe, Nilson Rodrigues da Silva.

A pauta do encontro envolveu articulações para a vinda de mais policiais para o município, principalmente para melhorar a estrutura da delegacia da Mulher, em Campo Mourão. “Foi uma visita para conhecer a delegacia, tratar de projetos e ver as demandas da Delegacia da Mulher. Junto com a vereadora Naiany – Procuradora da Mulher – vamos conversar com a secretaria de Segurança Pública do estado, para viabilizar suporte técnico para a delegacia da Mulher em Campo Mourão”, comentou Novaes.

 

Câmara de CM participa da abertura do Cidade Natal na Praça São José

por Dirceu Portugal publicado 05/12/2022 11h55, última modificação 05/12/2022 11h54

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), participou – junto com o prefeito Tauillo Tezelli e autoridades - da abertura do projeto Campo Mourão Cidade Natal 2022, na Praça São José, na noite do último sábado (03).

O mau tempo impediu a tradicional chegada do Papai Noel e a apresentação do espetáculo Um, Dois, Três Reis”, com artistas da Associação Sou Arte.

Os espetáculos, seguindo o formato das edições anteriores, serão apresentados nas praças do Japão (Jardim Tropical – dia 6) e Alvorada (Lar Paraná - dia 7), além do túnel de luzes na Avenida Capitão Índio Bandeira e ambientação das praças que receberão o espetáculo, a programação conta com mostra cultural, carreata e Quintal do Noel. Este ano serão cerca de 500 pessoas envolvidas, dos quais 200 artistas profissionais.

Nesta quinta edição do projeto, que desde o surgimento é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério do Turismo-Secretaria Especial da Cultura, o presidente da Câmara lembrou a articulação para a realização do projeto Cidade Natal 2022. “Em novembro de 2021 fui procurado pela diretora da Associação Sou Arte, Edilaine Maria de Castro, e junto com os deputados federal Aline Sleutjes e Rubens Bueno conseguimos a liberação de recursos para a realização do projeto. Em 2021 não foi possível por conta da pandemia do Covid-19, mas, graças a Deus conseguimos - com o empenho de todos os parlamentares do Legislativo - realizar o projeto neste ano. Fico muito feliz por mais essa conquista para os moradores de Campo Mourão e região”, disse Pepita.

Pequenos gênios visitam Câmara de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 07/12/2022 17h20, última modificação 07/12/2022 17h18

Um grupo de alunos da rede municipal de ensino de Campo Mourão - estudantes das salas de recursos de altas habilidades - participou de um ‘tour’ pelas dependências do Legislativo na manhã desta quarta-feira (07).

As crianças, com idades entre seis e 11 anos, acompanhadas de duas professoras, visitaram o plenário, os gabinetes dos vereadores, os departamentos administrativos e aprenderam um pouco do funcionamento da Casa de Leis, com o presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita) e com a assessora da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotec), Marcia Aparecida Pereira.

De acordo com as professoras, Eliane Rais e Patrícia de Oliveira, a visita faz parte do conteúdo das disciplinas escolares. “Aliamos teoria à prática. Os alunos estavam curiosos em saber tudo da Câmara, principalmente como é o trabalho dos vereadores. Pela quantidade e qualidade das perguntas acredito que a visita foi muito válida”.

Câmara de CM participa de reunião sobre contagem populacional

por Dirceu Portugal publicado 07/12/2022 18h11, última modificação 07/12/2022 18h11

O presidente e a vice-presidente do Legislativo de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e a vereadora Naiany Hruschka Salvadori, participaram nesta quarta-feira (07), de uma reunião com o prefeito Tauillo Tezelli e com o coordenador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcos Vinicius Vicente, que apresentou números preliminares do censo de 2022.

Das residências visitadas pelos recenseadores em 2,5 mil não foram encontrados moradores nas várias tentativas realizadas pelos pesquisadores do IBGE. Em outras 514 os moradores se recusaram a atender e responder o rápido questionário.

De acordo com ele, o trabalho de coleta termina no próximo dia 18 de dezembro. Por isso uma ‘força-tarefa’ será realizada no próximo fim de semana para tentar encontrar os moradores ausentes.

Em Campo Mourão o IBGE disponibiliza ainda um número de telefone com aplicativo WhatsApp  (99181-0346) para atender ligação de quem ainda não respondeu o Censo. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

“Os dados corretos sobre os números de habitantes são importante para o município, pois é com base no número de habitantes que o governo federal repassa os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, explicou o coordenador do IBGE.

O último Censo Demográfico foi realizado em 2010 e contabilizou uma população de 87.194 habitantes em Campo Mourão. A nova contagem que deveria ter sido realizada em 2015 foi cancelada pelo governo federal em razão de corte de verbas. 

“É extremamente importante que os moradores de Campo Mourão recebam e respondam o questionário rápido dos recenseadores. Todos serão beneficiados”, comentaram os parlamentares.   

Legislativo de CM participa do Cidade Natal no Lar Paraná

por Dirceu Portugal publicado 08/12/2022 12h02, última modificação 08/12/2022 12h02

Milhares de pessoas lotaram a Praça Alvorada, no Jardim Lar Paraná, na noite da última quarta-feira (07), para assistir e prestigiar o espetáculo de Natal, Um, Dois, Três Reis, encenado pela Companhia Sou Arte.

O presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita) e o vereador Miltinho Cidade Nova, participaram do evento e destacaram a importância da articulação politica para que o evento fosse realizado. O projeto Campo Mourão Cidade Natal 2022 está sendo realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério do Turismo-Secretaria Especial da Cultura.

“Em novembro de 2021 fui procurado pela diretora da Associação Sou Arte, Edilaine Maria de Castro, e junto com os deputados federal Aline Sleutjes e Rubens Bueno conseguimos a liberação de recursos para a realização do projeto. Em 2021 não foi possível por conta da pandemia do Covid-19, mas, graças a Deus conseguimos - com o empenho de todos os parlamentares do Legislativo - realizar o projeto neste ano. Fico muito feliz por mais essa conquista para os moradores do grande Lar Paraná e de Campo Mourão”, destacou Pepita.   

Vereadores de CM se reúnem em plenário na próxima segunda e terça-feira

por Dirceu Portugal publicado 09/12/2022 12h41, última modificação 09/12/2022 12h41

Os treze parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, na próxima segunda-feira (12), e terça-feira (13), a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos legislativos.

As duas sessões serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda-feira, os moradores interessados em acompanhar o debate em casa, devem acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=ZcQCC0R3jOk. Para assistir a sessão da terça-feira, basta um click no link https://www.youtube.com/watch?v=x_tBJ1VtBQM.

Pelo roteiro prévio, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira será apresentado em plenário para conhecimento dos vereadores, um projeto de Lei, de autoria do vereador Subtenente Macedo, um projeto de Resolução, de autoria do parlamentar Edilson Martins, com as assinaturas dos demais vereadores, além de 50 Indicações, sendo cinco Legislativas, 18 requerimentos, ofícios do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos e prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão.

Em primeiro turno, serão discutidos e votados 16 projetos de Leis de autoria do Poder Executivo.

 

Vereador Edilson Martins é eleito presidente da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 13/12/2022 13h10, última modificação 21/12/2022 12h53

Com 10 votos, o vereador Edilson Martins foi eleito presidente da Mesa Executiva da Câmara Municipal de Campo Mourão para o biênio 2023-2024. A eleição aconteceu durante a sessão ordinária que o Poder Legislativo realizou na manhã desta terça-feira (13), e que também elegeu Miltinho Cidade Nova como 1º vice-presidente, Subtentente Macedo como 2° vice-presidente, Jadir Soares (Pepita), como 1º secretário e Naiany Salvadori como 2º secretário.  

A sessão de posse dos cinco integrantes da nova Mesa Executiva eleita está marcada para o dia 2 de janeiro, às 09 horas, no plenário Vereador José Pereira Carneiro.

Na disputa pela presidência do Legislativo o mourãoense, Edilson Martins obteve 10 votos, tendo outros três candidatos, vereadores Tio Leco, Toninho Machado e Paulo Pilatte conquistando um voto cada.

“Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade que me concedeu. Há três mandatos esperava essa oportunidade e na vida tudo há um tempo, e chegou o tempo do vereador Edilson Martins, eleito presidente da Câmara de Campo Mourão com o apoio dos demais vereadores. Vamos fazer um trabalho direcionado à população para que a comunidade de Campo Mourão seja beneficiada sempre, contando com o apoio do Executivo com quem temos um ótimo relacionamento e vamos melhorar ainda mais. Somos poderes independentes e harmônicos”, comentou o presidente eleito.   

Edilson Martins tem 47 anos, nasceu no dia 26 de março de 1975 e o seu primeiro mandato como parlamentar iniciou em janeiro de 2013 e terminou em dezembro de 2016. Martins foi reeleito para exercer o cargo como vereador de 2017 a 2020 e eleito novamente em outubro de 2020 para o mandato de 2021 a 2024. “A expectativa para os próximos dois anos é muito boa. Temos vários projetos em andamento, porém cada vereador trabalha de uma forma. Vamos se reunir com a nova Mesa eleita para juntos fazer com que a população seja beneficiada”, lembrou Martins.

Casado com Rosimeire Marconi Martins, o parlamentar Edilson Martins tem dois filhos e é formado em Gestão Pública - pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Na vida pública, Martins exerceu o cargo de diretor de governo, foi chefe de gabinete, assessor parlamentar estadual, gestor de contratos e convênios junto a Caixa Econômica Federal e atuou em inúmeros conselhos municipais.  

Câmara de CM entrega homenagem ao Lar dos Idosos Joaquim Sant´Ana

por Dirceu Portugal publicado 14/12/2022 16h51, última modificação 14/12/2022 16h51

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão homenageiam, na próxima quinta-feira (15), com a Comenda 10 de Outubro, o Lar dos Idosos Joaquim e Sant´Ana. A honraria será entregue às 10 horas durante uma sessão solene, no plenário do Legislativo, em comemoração aos 50 anos de criação da instituição pública.

A proposta da homenagem, de autoria da vereadora Naiany Hruschka Salvadori, com as assinaturas dos demais parlamentares, foi aprovada em plenário por unanimidade.

“O Lar de Idosos Joaquim Sant'Ana tem merecido o reconhecimento e o respeito de todos os mourãoenses pelo padrão de qualidade no atendimento pautado na valorização da história de cada residente, no respeito à sua individualidade, na autonomia, na privacidade, na preservação dos vínculos e na participação na comunidade”, destacou Naiany Hruschka Salvadori.

O Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam - que em 2021 passou por mudanças na administração – e atualmente é denominado Lar dos Idosos Joaquim e Sant´Ana, foi inaugurado em 1972 contando com 12 internos na época. Hoje, a instituição cuida de 55 idosos e conta com uma capacidade para até 65 idosos. Por conta do envelhecimento populacional e da crescente demanda pelo serviço de longa permanência, a instituição pretende aumentar as instalações para acolher mais idosos.  

“O Lar de Idosos Joaquim Sant'Ana planeja expandir sua capacidade visando o acolhimento para cerca de 100 idosos nos próximos anos, mas para isso é necessário apoio financeiro para construção de um novo prédio e subsídio financeiro per capta condizente a manter um serviço de qualidade que vise o bem estar e a inclusão social dos idosos”, diz a instituição.

Presidente do Lar dos Idosos recebe honraria em comemoração aos 50 anos da instituição

por Dirceu Portugal publicado 15/12/2022 18h09, última modificação 15/12/2022 18h09

A Câmara de Campo Mourão entregou na manhã desta quinta-feira (15), ao presidente do Lar dos Idosos, Joaquim e Sant´Ana, padre Adilson Naruishi, a Comenda 10 de Outubro em comemoração aos 50 anos de criação da instituição que abriga idosos em Campo Mourão.

A autora da honraria, vereadora Naiany Hruschka Salvadori, em seu discurso homenageou os fundadores, enalteceu os antigos e atuais moradores e agradeceu a administração do Lar.

“Não poderíamos deixar passar em branco esses 50 anos de uma instituição que tem feito muito pelos moradores de Campo Mourão. São 50 anos de serviços prestados, de doações dos cidadãos que ajudaram a construir o município. Gratidão à direção do Lar, aos servidores que se doam pelo bem estar dos nossos idosos. Quando chegamos ao fim da nossa jornada em que ajudamos tanto, muitas famílias não podem acolher os seus queridos com os cuidados que eles merecem, e o Lar consegue e tem feito isso com maestria, abraçando cada família mouraoense. Obrigado a todos pela dedicação com os nossos idosos”, disse Naiany.      

O Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam - que em 2021 passou por mudanças na administração – e atualmente é denominado Lar dos Idosos Joaquim e Sant´Ana, foi inaugurado em 1972 contando com 12 internos na época.

“A Instituição Lar dos Idosos Joaquim e Sant´Ana existe por conta de pessoas, não só de quem serve, mas também daqueles que são acolhidos e é nossa razão de servir. Existe situações em que a família não tem condições de manter o idoso em sua casa, e também ainda existe situações em que o idoso não tem família. Hoje podemos dizer que o nosso Lar é verdadeiramente uma casa, graças a toda uma historia que foi construída em 50 anos. Nasceu pela ideia de um homem extremamente religioso, da necessidade do município e há meio século vem oferecendo um serviço de excelência. Nossos idosos são felizes, valorizados e muito bem cuidados  na Instituição”, enfatizou o presidente do Lar dos Idosos, padre Adilson Naruishi.

Hoje, a instituição cuida de 55 idosos e conta com uma capacidade para até 65 idosos. “Agradeço pelo reconhecimento da comenda. Essa honraria representa muito para a instituição que funciona através de parcerias e a Câmara é nossa parceira. Às vezes imaginamos que um Lar é um lugar que abriga apenas pessoas menos favorecidas, a nossa prioridade é essa, mas se olharmos a história do Lar, iremos perceber quantos que por ali passaram ou que ainda estão e que tiveram uma vida maravilhosa, porém quis o destino morar conosco e ser cuidado por nós. Independente do jeito de ser, de estilo de vida ou da história, todos quando entram são tratados iguais, sem distinção e se tornam uma família. Os idosos ocupam um lugar importante no Lar e enquanto estivermos na direção, vamos lutar e fazer tudo para garantir o melhor aos idosos, para que a dignidade deles seja colocada acima de qualquer coisa. A vida, a realização e a felicidade sejam verdadeiramente reconhecidas e valorizadas por todas as pessoas”, disse Naruishi.

Segundo ele, o reconhecimento da Câmara com a honraria tem um papel fundamental na instituição. “Esse reconhecimento da Câmara será uma forma de continuarmos acreditando que vale a pena fazer esse serviço, gastar o nosso tempo aqui para que no céu possamos ganhar muito tempo ao lado de Deus. Agradeço a Câmara e a prefeitura pela parceria que tem mantido o Lar aberto”.

Para o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), o Lar tem um papel fundamental no cuidado com os idosos de Campo Mourão. “Gratidão ao trabalho de todos que se dedicam por cada pessoa que passou ou que está acolhido no Lar. Parabéns pelo trabalho exemplar”, destacou Pepita.  

Programa de Proteção e Saúde Menstrual é lançado em CM

por Dirceu Portugal publicado 16/12/2022 16h40, última modificação 21/12/2022 12h10

A vice-presidente da Câmara de Campo Mourão, vereadora Naiany Hruschka Salvadori, o presidente do Legislativo Jadir Soares (Pepita) e o prefeito Tauillo Tezelli lançaram, na manhã desta sexta-feira, o Programa de Proteção e Saúde Menstrual.

O programa foi criado através de um projeto de Lei de autoria da própria vereadora, aprovado em 2021, e tem como um dos objetivos oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão de mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual. “Estou recebendo um presente de Natal. Estamos encerrando o ano com muitas conquistas para as mulheres. Além do lançamento do programa, da reativação do Conselho da Mulher, da criação do Fundo da Mulher, da reabertura da Casa de Abrigo Fênix, e da criação do Centro de Referência de Atendimento a Mulher. No dia 2 de janeiro iremos receber a nova delegada da mulher. Esse ano entrará para a história pela quantidade de conquistas em prol das mulheres”, comentou a vereadora durante o lançamento do programa.

Uma das ações que entra em prática após o lançamento do programa será o fornecimento de forma gratuita de absorventes higiênicos para os estabelecimentos de ensino público municipal, unidades básicas de saúde e serviços socioassistenciais, mediante parcerias com a iniciativa privada ou organizações não governamentais.

Serão beneficiadas alunas do ensino fundamental, adolescentes, em regime de semiliberdade ou internação em estabelecimentos educacionais, detentas, adolescentes e mulheres acolhidas nas unidades e abrigos sob gestão do município, em situação de vulnerabilidade e as adolescentes e mulheres em risco social acompanhadas pela proteção social especial da política de assistência social.

“Estou muito feliz por mais essa conquista. É um programa de Educação, de Ação Social de prevenção a Saúde de extrema relevância para o município. Há casos que meninas faltam à escola por até 45 dias letivos do ano por conta do período menstrual, que é algo biológico do corpo. Temos de entender que faz parte da nossa vida e que temos de dar suporte a quem não tem condições de ter o absorvente intimo”, disse Naiany.  

Para o prefeito Tauillo Tezelli, a união colaborou para o lançamento do Programa.  “Essa ação é resultado da união de esforços do Poder Legislativo, Poder Executivo, Conselho municipal dos Direitos das Mulheres e a sociedade civil organizada que contribuem para a garantia da dignidade e cidadania das mulheres que não tem condições de ter acesso a produtos de higiene básico”, lembrou Tezelli.

Segundo ele, inicialmente o programa foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Barros, no valor de R$ 250 mil. “A intenção garantir acesso ao produto de higiene a meninas e mulheres que não têm condições de comprar, o que acarreta riscos à saúde e à dignidade feminina”.

O presidente da Câmara Jadir Soares (Pepita), lembrou a importância da união em favor do bem comum. “Vamos continuar trabalhando em benefício dos moradores de Campo Mourão. Quando há um objetivo claro temos de unir forças para conseguir conquistá-lo”.

Subtenente Macedo pede implantação de faixa elevada e pintura em quebra molas

por Dirceu Portugal publicado 19/12/2022 11h43, última modificação 19/12/2022 11h43

Moradores dos bairros Urupês e Lar Paraná solicitaram ao vereador Subtenente Macedo, atenção quanto à sinalização de um quebra molas e a construção de uma faixa de pedestres elevada, próximo à rodoviária de Campo Mourão. Macedo protocolou uma indicação e um requerimento, ambos aprovados em plenário.  

Na primeira solicitação, Macedo protocolou no Legislativo, um requerimento direcionado ao diretor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), solicitando um estudo técnico e a viabilidade da implantação de uma faixa de pedestres elevada para melhorar a segurança de pedestres que trafegam próximo à rodoviária.      

“O grande fluxo de veículos, em horários de pico, coloca em risco os pedestres. A construção de uma faixa elevada dará mais segurança aos pedestres”, comentou Macedo. O documento  foi encaminhado pelo Legislativo ao (DNIT).

Na segunda solicitação, os moradores da Vila Urupês pediram a sinalização horizontal e vertical do quebra molas, construído na Avenida Jorge Walter.

Macedo protocolou uma Indicação, sugerindo à prefeitura a sinalização do quebra molas. “A falta da pintura pode ocasionar a queda de motociclistas, colisões traseiras entre veículos e atropelamentos. Os moradores e comerciantes estão preocupados com a quantidade de acidentes por falta de sinalização na lombada”, comentou o vereador. A Indicação foi encaminhada pela Câmara à prefeitura.

 

Macedo homenageia atletas com votos de louvor

por Dirceu Portugal publicado 20/12/2022 20h00, última modificação 20/12/2022 20h00

O vereador Subtenente Macedo homenageou na manha desta terça-feira (20), quatro atletas com votos de louvor pelos desempenhos em competições nacionais e internacionais. As homenagens foram entregues nas dependências do Legislativo.

Os requerimentos, de autoria do vereador Subtenente Macedo, foram aprovados por unanimidade dos parlamentares. O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Tico Leco, Paulo Pilatte, Olivino Custódio, Escrivão Parma, Miltinho Cidade Nova e Bina participaram do evento.

Macedo homenageou o atleta paraolímpico, Leonardo Pauloski, da equipe de Natação do Centro Universitário. Ele conquistou três medalhas de ouro nas paraolimpíadas universitária brasileira.

“Para mudar a sociedade é necessário Educação e Esportes e os homenageados são exemplos para Campo Mourão.  Sabemos das dificuldades que os atletas de diversas modalidades enfrentam principalmente com a falta de patrocínio para treinar e participar das competições não só estadual como também nacional”, disse Macedo.

Segundo ele, no caso de Pauloski, mesmo enfrentando as dificuldades com patrocinadores e condições adversas, o atleta conquistou três medalhas de ouro nas paraolimpíadas, realizada em João Pessoa, na Paraíba. “O primeiro lugar foi nas provas 100 metros peito, 50 metros livre e 100 metros livres ficando a 0.30 milésimo pra bater o recorde brasileiro. O atleta merece o voto de louvor por destacar o nome de Campo Mourão nacionalmente”.

Os atletas Luana Henrique – ciclismo de longa distância – modalidade Randonneuring, destaque na prova de BRM 600 – Campo Mourão a Cidad Del Este (Paraguai), e Gustavo Balde de Oliveira, da equipe mourãonse Feras Fight de Kung Fu Wushu - campeão no 32º Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, e ainda, o professor e atleta Vilmar Alex Silvestre Junior, da equipe Feras Fight de Kung Fu Wushu, campeão no 32º Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, receberam votos de louvor pelo brilhante desempenho em suas competições.

“Os quatro atletas são merecedores destas singelas homenagens, pela determinação em conquistar seus objetivos, independentes das dificuldades enfrentadas”, elogiou Macedo.

Câmara de CM participa da sanção da Lei do IPUCM

por Dirceu Portugal publicado 20/12/2022 21h50, última modificação 20/12/2022 21h50

O vereador Edilson Martins, eleito novo presidente da Câmara de Campo Mourão (gestão 2023/2024) e o parlamentar Bina, participaram nesta terça-feira (20), da sanção da Lei criando o Instituto de Planejamento Urbano de Campo Mourão (IPUCM). A Lei foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo mourãoense e sancionada pelo prefeito Tauillo Tezelli.

O Instituto irá desenvolver o planejamento urbano, controlar a gestão territorial do município, em especial quanto ao uso e ocupação do solo e aos planos, projetos e empreendimentos.

“A Instituto irá promover cada vez mais a integração com a sociedade a partir de uma perspectiva de longo prazo, de projetos futuros e o produto do Instituto será projetos, seja urbano, territorial, econômico ou social. A execução será por conta das secretarias municipais. O Instituto nasce da esperança de fazer uma cidade melhor, de transformar vidas, de deixar as pessoas cada vez mais felizes com seu ambiente e com sua comunidade”, explicou o presidente do Instituto Carlos Alberto Facco. “Agradeço o Poder Legislativo e todos os vereadores que acreditaram e aprovaram a Lei criando o Instituto”, disse Facco.

O vereador Bina parabenizou a criação do Instituto que irá beneficiar o desenvolvimento do município. “Quem tem projetos em mãos, recebe recursos estaduais e federais, por isso a importância do Instituto que será responsável pela elaboração de bons projetos para nossa cidade”, comentou Bina.   

O Instituto de Planejamento Urbano de Campo Mourão (IPUCM), começa a funcionar no início de janeiro de 2023 e será instalado na Escola de Artes Circenses, próximo ao Parque do Lago. O imóvel está desocupado e irá passar por reformas e adequações para abrigar o IPUCM.

Lei protegendo idosos, enfermos, autistas e animais é sancionada pela prefeitura

por Dirceu Portugal publicado 21/12/2022 11h15, última modificação 21/12/2022 11h15

O prefeito Tauillo Tezelli sancionou na última terça-feira (20), a Lei proibindo a queima de morteiros, bombas, rojões, foguetes e fogos de artifícios com efeito de tiro ou estampidos, em Campo Mourão. A Lei foi publicada no órgão oficial do município, edição 2863, da última terça-feira (20) e é resultado de uma Indicação Legislativa de autoria dos vereadores Elvira Lima e Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), falecido na madrugada do dia 12 de julho deste ano, após se envolver em um grave acidente de moto, no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá.

Além da queima de fogos, a alteração na Lei de 1965, regulamenta também o uso no perímetro urbano, de máquinas, motores, alto falantes, anúncios e outros tipos causadores de ruídos.  “Sabe-se que a queima de fogos com estampido alto trás incômodo à população, especialmente aos idosos, enfermos, pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo e, em especial, aos animais. As pessoas com Transtorno são afetadas de forma negativa, devido à hipersensibilidade de sua visão e audição, manifestando crises de choro, momentos de medo, irritabilidade e outras reações imprevisíveis extremamente prejudiciais”, comentaram os parlamentares na época da Indicação Legislativa.

Lima e Tucano explicaram ainda que a soltura de fogos causa aos animais, traumas irreversíveis e em alguns casos os cães presos às coleiras se debatem levando a morte por asfixia. “Os gatos sofrem severas alterações cardíacas e os pássaros tem a saúde severamente afetada com as explosões. Dezenas de mortes, enforcamentos em coleiras, fugas desesperadas, quedas de janelas, automutilação, distúrbios digestivos acontecem na passagem do ano pelo barulho excessivo da queima dos fogos de artifícios com estampido”.

Pela Lei, será permitida a soltura de fogos de artifícios com efeitos de cores, luminosos e com estampidos silenciosos. Em casos de infrações, os produtos serão apreendidos e o infrator pagará multas estabelecidas pela prefeitura.

Novo presidente e nova Mesa Executiva da Câmara de CM tomam posse no dia 2 de janeiro

por Dirceu Portugal publicado 21/12/2022 12h40, última modificação 21/12/2022 12h49

O novo presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Edilson Martins e os parlamentares membros da nova Mesa Executiva, Miltinho Cidade Nova (1º vice-presidente), Subtenente Macedo (2º vice-presidente), Jadir Soares Pepita (1º secretário) e Naiany Hruschka Salvadori (2ª secretária), eleitos na sessão ordinária da última terça-feira (13), tomam posse às 09 horas, no plenário do Legislativo, no próximo dia 2 de janeiro para o biênio 2023/2024.

“Primeiramente agradeço a Deus pela oportunidade que me concedeu. Há três mandatos esperava essa oportunidade e na vida tudo há um tempo, e chegou o tempo do vereador Edilson Martins, eleito presidente da Câmara de Campo Mourão, com o apoio dos demais vereadores. Vamos fazer um trabalho direcionado à população para que a comunidade de Campo Mourão seja ainda mais beneficiada, contando com o apoio do Executivo, com quem temos um ótimo relacionamento. Somos poderes independentes e harmônicos”, lembrou o presidente eleito. 

Edilson Martins tem 47 anos, nasceu no dia 26 de março de 1975 e o seu primeiro mandato como parlamentar iniciou em janeiro de 2013 e terminou em dezembro de 2016. Martins foi reeleito para o mandato 2017 - 2020 e eleito novamente em outubro de 2020 para exercer o cargo como vereador de 2021 - 2024. “As expectativas para os próximos dois anos são muito boas. Temos vários projetos em andamento, porém cada vereador trabalha de uma forma. Vamos reunir, em janeiro, com a nova Mesa eleita para trabalhar ainda mais em prol dos moradores do nosso município”, enfatizou Martins.

Câmara de CM participa da assinatura da ordem de serviço da Praça do Fórum

por Dirceu Portugal publicado 22/12/2022 11h53, última modificação 22/12/2022 11h53

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), os vereadores Bina e Escrivão Parma e o novo presidente do Legislativo, eleito na última sessão da Casa de Leis para o biênio 2023/2024, Edilson Martins, participaram da assinatura da ordem de serviço para a revitalização da Praça do Fórum de Campo Mourão. A ordem foi assinada na prefeitura.  

A obra, com início previsto para a segunda quinzena de janeiro de 2023, terá um investimento de R$ 2,7 milhões - recursos do governo federal – e contemplará mais opções de lazer, atividades físicas, entretenimentos, além de melhorias na acessibilidade e na segurança do local.

Construída na década de 70, a Praça - ponto turístico da cidade - conta com características diferenciadas das demais, como a sede do Fórum da comarca, lanchonete, quiosque, quadra de vôlei de areia, ponto de ônibus, além de um monumento de aço inox alusivo ao lançamento do Plano Nacional de Conservação de Solos, construído em 1976.

Pelo projeto apresentado durante a assinatura da ordem de serviço - pelo prefeito Tauillo Tezelli – serão revitalizados os canteiros, a academia ao ar livre, a quadra de vôlei de areia, o playground, as áreas de convivência, os espaços para futuras instalações de duas lanchonetes entre outros.

“Os investimentos na Praça são para melhorar o ambiente proporcionando qualidade de vida aos moradores de Campo Mourão”, lembraram os vereadores presentes no evento.

Nova Mesa Executiva toma posse na Câmara de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 02/01/2023 18h30, última modificação 02/01/2023 18h40

Na manhã desta segunda-feira (02), o novo presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Edilson Martins e os parlamentares membros da nova Mesa Executiva, Miltinho Cidade Nova (1º vice-presidente), Subtenente Macedo (2º vice-presidente), Jadir Soares Pepita (1º secretário) e Naiany Hruschka Salvadori (2ª secretária), assinaram o termo de posse para o biênio 2023/2024.

“Temos um grande desafio pela frente nesse biênio 2023/2024, que será trabalhar sempre focado no crescimento da nossa cidade e no bem estar dos moradores de Campo Mourão. Agradeço aos membros da Mesa na gestão passada que desenvolveram um brilhante trabalho e aos eleitos para a nova Mesa Executiva. Vamos trabalhar para que o Poder Legislativo seja muito bem representado”, lembrou o novo presidente, Edilson Martins, em seu discurso de posse.

Martins firmou o compromisso de trabalhar junto com o Executivo em prol do crescimento e bem estar da população. “Fiz um compromisso com todos os vereadores e com a Casa de Leis, de trabalhar junto com o Executivo para beneficiar nossa cidade e os moradores. Temos um bom relacionamento com o Executivo, pois tudo o que acontece no município, passa pela Casa de Leis e Campo Mourão está crescendo por conta dos trabalhos do Executivo aliado ao Legislativo”, disse o presidente.

Ao final da explanação, Martins homenageou o ex-vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), que faleceu em julho do ano passado, após se envolver em um grave acidente de moto no trevo de acesso à Perimetral Tancredo de Almeida Neves, na saída para Maringá. “Era uma pessoa que sempre buscava dentro dessa Casa de Leis, o equilíbrio, e não tinha medo do trabalho. Todos os seus inúmeros projetos foram voltados à população de Campo Mourão, e em sua maioria, sancionados pelo prefeito Tauillo Tezelli”, lembrou.

Após a assinatura da posse, os novos membros da Mesa Executiva, se reuniram para deliberar sobre os assuntos da Câmara de Campo Mourão. “A reunião foi para tratar de assuntos do biênio 2023/2024”, comentou Martins.         

Novo presidente da Câmara assina indicação do Líder de Governo no Legislativo

por Dirceu Portugal publicado 03/01/2023 16h48, última modificação 03/01/2023 16h48

O novo presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, assinou e despachou na manhã desta terça-feira (03), o ofício 01/2023 do prefeito Tauillo Tezelli, que indicou pela segunda vez, o vereador Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma), como Líder do Governo durante as Sessões Legislativas, da 18ª Legislatura. A nova indicação começa a vale a partir desta terça-feira (03).

“É o Líder quem faz o trabalho de apresentação e intermediação dos projetos que irão para o Legislativo, além de promover as reuniões com os vereadores. Para essa tarefa tem que ter um bom relacionamento com todos os parlamentares, e o vereador Escrivão Parma tem esse perfil”, comentou o prefeito.

Indicado pela segunda vez como Líder de Governo, Parma agradeceu a escolha. “Vamos continuar atuando para que os Poderes permaneçam trabalhando de forma harmônica, sempre em prol do crescimento da cidade e do bem estar dos moradores de Campo Mourão”, comentou o parlamentar.

 

Câmara participa da apresentação da delegada da Mulher e de reforços na segurança de CM

por Dirceu Portugal publicado 03/01/2023 18h30, última modificação 03/01/2023 21h21

A segunda secretária da Câmara de Campo Mourão, vereadora e procuradora da Mulher, Naiany Hruschka Salvadori e o Líder de Governo, vereador Escrivão Parma - ambos representando o Poder Legislativo - participaram na última segunda-feira (02), na sede da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), da apresentação da delegada, Paloma Gonçalves Batista. Ela irá comandar a Delegacia da Mulher na cidade.

O evento, organizado pelo delegado chefe da 16ª Subdivisão Policial, Nilson Rodrigues, também contou com a participação dos parlamentares Olívino Custódio, Marcio Berbet, Paulo Pilatte e do novo presidente do Legislativo, Edilson Martins.

“Iniciamos o ano de 2023 com o pé direito com a chegada da nossa esperada delegada da mulher, Dra Paloma Batista. Sem palavras para descrever a alegria de hoje podermos dizer que estamos com a nossa rede de proteção à mulher vítima de violência completa em Campo Mourão. Obrigada por ter escolhido nossa Cidade. Gratidão a todos os envolvidos por nós ajudar a ter mais esta conquista”, disse a vereadora Naiany Salvadori.

No evento também foram apresentados os policiais que irão reforçar a segurança na cidade. A delegacia de Campo Mourão irá contar com o reforço de André Silva Dzisdke (delegado adjunto), Diego Alonso Gomes Cavalcanti (delegado plantonista) e Saulo de Tarso Cerqueira Baptista Neto (delegado operacional), além do trabalho de novos escrivães e investigadores.

 “Uma data histórica para Campo Mourão e região que vinha sofrendo com a falta de delegados. A cobrança era grande, inclusive por uma delegada para a delegacia de mulher”, declarou o delegado-chefe, Nilson Rodrigues. “Os novos profissionais chegam para suprir a demanda e recompor o quadro da Polícia Civil na área da 16ª SDP”, destacou ele.

Foto gentileza; João Silvestrin. 

Berbet sugere a notificação de proprietário de terreno abandonado no centro de CM

por Dirceu Portugal publicado 05/01/2023 17h49, última modificação 05/01/2023 17h49

O vereador Marcio Berbet protocolou uma Indicação – aprovada em plenário – sugerindo ao Poder Executivo, a notificação ao proprietário de um terreno abandonado na Rua Harrison José Borges, número 173, na esquina da Rua Josephina Wendling Nunes, no bairro Jardins Lourdes e Laura, próximo ao centro de Campo Mourão. Além da retirada de moradores de rua do imóvel, a indicação sugere o fechamento do local.

Segundo Berbet, moradores do bairro estão reclamando da presença de moradores de rua no local. “O imóvel está abandonado há anos e durante uma visita, constatamos a presença de moradores residindo no local. Os vizinhos solicitam urgência na notificação do proprietário, uma vez que, a presença dos "moradores de rua" no bairro trouxe perigo, bem como, insegurança. Eles relataram ainda não se sentirem seguros em casa e muito menos em deixar as residências por medo de furtos”.

Berbet comentou que a notificação tem o cunho de sanar os anseios dos moradores da região, além de assegurar o direito da segurança pública, a qual o município e o estado têm o dever de proporcionar a população. “Desta forma, para não causar perigo à vida dos moradores da rua, como também, evitar furtos, faz-se necessário à notificação do proprietário para que realize a retirada dos moradores de rua, e faça o fechamento do local”, explicou Berbet.

Miltinho Cidade Nova sugere obras em torno da escola Cidade Nova

por Dirceu Portugal publicado 06/01/2023 15h31, última modificação 06/01/2023 15h31

O vereador e 1º vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, Miltinho Cidade Nova, protocolou uma indicação – aprovada por unanimidade em sessão ordinária do Legislativo – sugerindo obras em torno da escola municipal Cidade Nova, no bairro com o mesmo nome. A sugestão foi enviada através de ofício ao prefeito Tauillo Tezelli.

Na indicação, Miltinho sugeriu a reforma na calçada com a instalação de piso táctil, utilizado na orientação de pessoas com deficiência visual, além do plantio de mudas para que três árvores comprometidas sejam retiradas do local.

“Em dias de ventos e chuvas fortes, as três árvores colocam em risco moradores e motoristas que trafegam pela Rua Prefeito José Antônio dos Santos. As calçadas estão em condições precárias para o tráfego de moradores, sem contar os morros de terras que já causaram acidentes com crianças da comunidade e estudantes da escola. Os pais pedem os serviços da prefeitura para que no local se torne transitável e seguro”, contou o vereador Miltinho Cidade Nova.

 

Pepita assume a Liderança do Cidadania na Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 06/01/2023 19h58, última modificação 06/01/2023 19h58

A partir da próxima segunda-feira (09), o vereador Jadir Soares (Pepita), assume a liderança da bancada do Cidadania, na Câmara de Campo Mourão. Ele entra no lugar do vereador Edilson Martins, eleito presidente do Legislativo, no último dia 13 de dezembro do ano passado, para o biênio 2023/2024.

A indicação de Pepita foi feita através da escolha pela maioria dos membros da Cidadania, composto ainda pelos parlamentares, Elvira Schen e Bina, além de Pepita e Edilson Martins.

“A escolha do vereador Pepita como Líder da bancada do partido foi tomada em uma decisão conjunta com a liderança do Cidadania”, disse o presidente do Legislativo, Edilson Martins.

O líder de bancada ou o porta-voz da bancada é o intermediário entre seus liderados e a Câmara municipal de Campo Mourão e o Executivo. Cabe ao líder a indicação de membros de sua representação para integrarem as comissões permanentes da Casa de Leis. “A função do Líder será atuar junto aos demais parlamentares nas questões legislativas”, explicou Martins.

A atuação dos líderes também é importante na eleição da Mesa Executiva, pois são eles que sinalizam quais vereadores, da sua respectiva bancada, vão ocupar os cargos da Casa.

“Vamos continuar os trabalhos e a articulação junto aos demais vereadores da Câmara de Campo Mourão, em prol do desenvolvimento e bem estar da nossa comunidade”, destacou Pepita.

Procuradora da Mulher pede ao Executivo envio de Projeto de Lei para contratação de estagiários de psicologia para auxiliar estudantes

por Dirceu Portugal publicado 09/01/2023 15h15, última modificação 09/01/2023 16h42

Na última sessão ordinária do Legislativo de Campo Mourão, a segunda secretária da Câmara, vereadora e procuradora da Mulher, Naiany Hruschka Salvador, apresentou aos demais colegas parlamentares, uma Indicação Legislativa 1587/2022, solicitando ao Executivo para que envie à Câmara, o projeto de Lei 1280 de 2000, que acrescenta dispositivos na Lei 1280, que dispõe sobre o serviço de psicologia e psicopedagogia escolar na rede pública de ensino municipal. O dispositivo visa autorizar a contratação de estagiários de psicologia.  

O documento foi enviado ao Executivo. “A iniciativa consiste em concretizar a Lei 13.935/2019, que reza que as redes públicas de educação devem contar com serviços de psicologia. As equipes deveriam desenvolver ações para a melhoria da qualidade do processo educacional com a participação da comunidade escolar”, lembrou Naiany.

Com base em pesquisas realizadas pelos vereadores Mirins, Pedro Henrique Gouveia de Medeiros da Silva, Mariana Cristina Bonfim da Silva e Maria Vitória Bretas Barbosa, de dois a cada três estudantes do 5°ao 9º ano do Ensino Fundamental e quatro a cada cinco estudantes da 1ª a 3ª série do Ensino Médio relatam sintomas de depressão e ansiedade. Na maioria dos casos, as pessoas somente buscam a terapia quando já estão em condições de extremo sofrimento psíquico. O sofrimento psíquico é uma desordem emocional que pode ser progressiva.

Com as informações chegamos à conclusão que ter psicólogos nas escolas públicas é de extrema importância. “Pois para uma pessoa estar desanimada ao ponto de não se importar com o próprio futuro, ela tem que estar em um quadro de depressão muito grave. Além de ajudar os alunos com problemas pessoais, os psicólogos poderiam auxiliar os professores identificando os pontos que fazem o aluno a se desinteressar do conteúdo, buscando uma melhora e um resultado de aprendizagem mais satisfatório e, além de ajudar a desenvolver novas habilidades em sala de aula”, diz.

A vereadora pediu apoio aos demais parlamentares. “Contamos com a colaboração para que esse projeto seja executado, além de proporcionar a melhora na frequência escolar, e na aprendizagem estaremos dando uma esperança aos estudantes que não se veem em um futuro digno”, lembrou Naiany.

Tio Leco sugere a instalação de semáforo próximo a UPA do Jardim Paulista

por Dirceu Portugal publicado 10/01/2023 16h45, última modificação 10/01/2023 16h45

Na última sessão ordinária do Legislativo, o vereador Tio Leco, apresentou uma Indicação, aprovada por unanimidade dos parlamentares, sugerindo ao Poder Executivo, a instalação de um semáforo próximo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Maria Zuleica Theodoro.

A indicação de Tio Leco é para que o semáforo seja instalado na rotatória da Avenida Armelindo Trombini, Rua arquiteto Hamilton Tavella Borges e Avenida Pedro Viriato de Souza Filho, no Jardim Paulista.           

“A Indicação apresentada em plenário aos parlamentares de Campo Mourão, visa atender as solicitações dos moradores e de pessoas que trafegam pelo local. Aquele trecho é de grande tráfego de veículos e alguns motoristas passam em alta velocidade, avançando a preferencial”, comentou o vereador.

Palco de diversos acidentes, o local não traz boas recordações ao mecânico José Aparecido Lins. “Estava na rotatória para seguir em direção ao Detran quando surgiu muito rapidamente um veículo. Ele não parou na preferencial. Evitei o acidente, mas tive prejuízos com a moto e alguns machucados nos braços e nas pernas. Deus me salvou e fez com que eu caísse em cima de monte de grama cortada. Foi minha salvação. O motorista sequer parou para ver se eu precisava de ajuda”, contou Lins.

Pilatte sugere obras em vários bairros de CM

por Dirceu Portugal publicado 11/01/2023 11h25, última modificação 11/01/2023 11h25

Na última sessão ordinária, o vereador Paulo Pilatte, apresentou em plenário aos demais parlamentares, oito indicações com sugestões, ao Executivo, de obras de recapeamento, cascalhamento e operações tapa-buracos em ruas de diversos bairros em Campo Mourão.

No Parque das Acácias, Pilatte sugeriu o recapeamento asfáltico na extensão das Ruas Tony Nishimura, entre a Rua Mário Kwitschal e Avenida Manoel Nogueira, e na extensão da Travessa Antiogenes Berthier Silveira, entre a Rua Mário Kwitschal e Avenida Manoel Nogueira. No bairro Jardim Maria Barletta, na extensão da Rua Dom Jaime Luiz Coelho, entre as Ruas Aleluia e Begônia.

No Conjunto Residencial Piacentini. A sugestão foi de recapeamento asfáltico na Rua Romilda Bambini Piacentini, entre a Rua João Mendes Pereira e o final da via (Rua sem saída) e na Rua Alfonso Germano Hruschka, entre as Ruas Ana Teodoro de Lima e Romilda Bambini Piacentini.

No Jardim Ipê, recapeamento asfáltico na extensão da Rua Castanheira, entre a Rua da Glória e o final da via (Rua sem saída). Já no Conjunto Habitacional Milton Luiz Pereira, o parlamentar sugeriu uma operação tapa buraco na Rua Daniel Motta Cordeiro, nas proximidades do número 492, entre as Ruas Guarani e Nelson Bittencourt Prado.

Pilatte também sugeriu o recapeamento asfático na Rua Perobal, entre as Ruas Apolinário Gorski e Fioravante João Ferri, no Jardim Santa Nilce.

As indicações com as sugestões do parlamentar foram encaminhadas ao Poder Executivo. “São pedidos feitos pelos moradores dos bairros de Campo Mourão”, destacou o vereador.  

Presidente do Legislativo acompanhado dos vereadores de CM recebe visita do Corpo de Bombeiros para discutir recursos e aumento de efetivo

por Dirceu Portugal publicado 11/01/2023 19h20, última modificação 11/01/2023 19h20

Na manhã desta quarta-feira (11), o presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins recebeu a visita do Comandante Anderson Luiz Feijó e o Subcomandante do Corpo de Bombeiros, André Brero para tratar de assuntos relacionados à segurança pública. O prefeito Tauillo Tezelli acompanhado do engenheiro Júlio Renisz, e os vereadores; Miltinho Cidade Nova, Olivino Custódio, Escrivão Parma e Subtenente Macedo, também participaram do encontro.

Na pauta da visita estava à articulação junto aos deputados estaduais, federais, governo estadual e federal, para conseguir recursos para investimentos na unidade do Corpo de Bombeiros em Campo Mourão.

A unidade - instalada há 41 anos – que conta com um efetivo de 29 profissionais quando deveria estar com 81, atende além de Campo Mourão outras 18 cidades, entre elas; Altamira do Paraná, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Iretama, Janiópolis, Luiziana, Mamborê, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Roncador e Ubiratã.

“Necessitamos de uma ambulância para o Siate e equipamentos de uso diário para salvar vidas. O efetivo é extremamente reduzido, mas estamos com expectativa de aumento dos profissionais que diariamente socorrem e salvam a vida de centenas de pessoas em Campo Mourão e na nossa Região”, comentaram os oficiais Bombeiros.

Segundo eles, há um requerimento de autoria do presidente do Legislativo, solicitando ao deputado estadual, Douglas Fabricio, recursos de cerca de R$ 500 mil para aquisição de um respirador e um desencarcerador, equipamento utilizado no resgate e salvamento de pessoas vitimas de acidentes que se encontram presas às ferragens de veículos. “Estamos aguardando os recursos e os equipamentos que serão de extrema importância para a unidade”.

O presidente do Legislativo, Edilson Martins e os vereadores Miltinho Cidade Nova, Olivino Custódio, Escrivão Parma e Subtenente Macedo, e o prefeito, apoiaram o pedido do Corpo de Bombeiros com o compromisso de lutar para conquistar a reivindicação, importante para o salvamento de vidas. “A Câmara junto com o prefeito já está articulando com os deputados estaduais no sentido de conseguir com o governo do estado, o aumento do efetivo”, lembraram os vereadores.

Martins destacou ainda que há um requerimento protocolado no Legislativo - de sua autoria – que será encaminhado em fevereiro (início dos trabalhos na Câmara Federal), direcionado ao ex-governador e deputado federal, Beto Richa (eleito em outubro de 2021), solicitando recursos para a aquisição dos equipamentos para o Corpo de Bombeiros. “Os deputados, federal Rubens Bueno e os estaduais (Douglas Fabrício e Marcio Nunes), que sempre estão direcionando recursos para Campo Mourão, também estão nessa articulação”, disse Martins.

Machado sugere a instalação de alambrado em rua do Conjunto Habitacional Milton Luiz Pereira

por Dirceu Portugal publicado 12/01/2023 11h36, última modificação 12/01/2023 11h36

O vereador Toninho Machado apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, uma indicação – aprovada em plenário por unanimidade dos parlamentares – sugerindo ao Poder Executivo, a instalação de um alambrado na Rua Nelson Bittencourt do Prado, no trecho entre a Rua das Emas até a Rua das Águias, no Conjunto Habitacional Dr. Milton Luiz Pereira.

Segundo o parlamentar, a indicação é fruto de pedidos dos moradores. “Fui procurado por munícipes que relataram a necessidade da proteção de alambrado, pois a reserva tem sido alvo de descarte incorreto de lixo, bem como tem sido utilizada de maneira inapropriada por alguns cidadãos, gerando assim desconforto para as crianças e moradores locais”.

O vereador também apresentou uma indicação sugerindo a identificação do nome das ruas através da pintura dos postes ou colocação de placas informativa, nas seguintes ruas: Caçanjurê, Jorge José dos Santos, Província, João Covalski Filho, 27 de Dezembro, Dr Décio Carlos Slomp, Dr Antônio Fernando Slomp, Dr Hugo Lisot Slomp, Cândida Lain, André Slomp Azevedo e Daniele Slomp Busarelo, no Jardim Veneza.

Câmara participa da assinatura de R$ 25 milhões para construção do novo Ciscomcam

por Dirceu Portugal publicado 12/01/2023 18h51, última modificação 12/01/2023 18h51

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, e os vereadores Miltinho Cidade Nova, Bina, Escrivão Parma, Toninho Machado e Marcio Berbet, participaram na tarde desta quinta-feira (12), da assinatura do convênio de R$ 25 milhões, pelo secretário Estadual da Saúde (Sesa), Beto Preto, para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o novo Ciscomcam.

A nova unidade médica irá reforçar o atendimento ambulatorial especializado, atuando em parceria com os consórcios e municípios da região. “O novo prédio será diferente com abordagem e acolhida diferente com corredores largos para dar mais conforto aos usuários do novo Ciscomcam. O paciente do SUS merece respeito e é assim que será tratado”, destacou Beto Preto.

O Consórcio de Saúde foi criado em 1992 para atender consultas em diversas especialidades médicas aos municípios da microrregião 12. “Estamos assinando o convênio, será colocado para licitação, o projeto para dotação orçamentaria irá para votação na Câmara e no final do mês de fevereiro deve estar sendo licitado. Dentro de um ano e meio teremos um prédio novo para atender ainda melhor a nossa população”, frisou o secretário.  

A nova sede será construída próxima a Santa Casa e terá 37 consultórios e dez salas de exames em um espaço de aproximadamente de quatro mil metros quadrados. Entre as especialidades, o novo Ciscomcam irá atender obstetrícia, infectologia, medicina nuclear, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, odontologia, oftalmologia, órteses e próteses, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, pediatria, reumatologia, urologia, psiquiatria, psicologia, entre outras especialidades.

“Agradeço os vereadores da Câmara de Campo Mourão, o prefeito Tauillo Tezelli, os deputados estaduais Douglas Fabricio e Marcio Nunes, o deputado federal Rubens Bueno, o secretário de Saúde, Beto Preto e o governador Ratinho Junior, pela articulação e liberação dos recursos para a construção do novo Ciscomcam. A população do nosso município e os moradores de cidades da região serão os beneficiados com uma estrutura melhor para oferecer um atendimento de excelência”, lembrou o presidente do Legislativo, Edilson Martins. “O presidente do Ciscomcam, Rafael Bolacha, prefeito de Moreira Sales, e a família Gurgel, doadora do terreno, estão de parabéns pela dedicação em prol da Saúde da nossa região”, destacou Martins.  

 

Olivino Custódio sugere obras em estrada rural para melhorar escoamento da produção agrícola

por Dirceu Portugal publicado 13/01/2023 12h19, última modificação 13/01/2023 12h19

O vereador Olivino Custódio apresentou, na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, aos demais parlamentares, uma indicação sugerindo ao Poder Executivo, o cascalhamento em uma estrada para facilitar o tráfego de moradores e principalmente, contribuir com produtores rurais na hora de retirar a produção agrícola.

A obra sugerida por Custódio começa na estrada SR 272 até o sítio Nossa Senhora Aparecida, na comunidade rural Pingo d´água. “Os moradores reclamam da dificuldade em transitar pela estrada em dias de chuva. Já os produtores rurais têm problemas com os caminhões na época de retirar a produção agrícola, e com tratores em períodos de plantio das safras e da aplicação de defensivos nas plantações. O cascalhamento iria facilitar a vida de todos os moradores e agricultores da comunidade”, lembrou Custódio.

 

Câmara de CM recebe relatório de emendas parlamentares para orçamento de 2023

por Dirceu Portugal publicado 13/01/2023 17h26, última modificação 13/01/2023 17h26

A Câmara de Campo Mourão, presidida pelo vereador Edilson Martins, recebeu durante essa semana, o ofício 091, do deputado federal Rubens Bueno com informações da destinação de emenda parlamentar impositiva no Orçamento Geral da União (OGU), para o exercício de 2023. Os recursos, cerca de R$ 9,3 milhões, são para investimento em Campo Mourão.

Entre eles, consta na prestação de contas do parlamentar federal, emendas de R$ 2,4 milhões para custeio da Saúde, R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos para Santa Casa, R$ 300 mil para o Sistema Integrado de Saúde (SISNOR), compra de equipamentos, R$ 400 mil para custeio da Saúde da APAE, R$ 530 mil para o Fundo municipal de Assistência Social, R$ 2,5 milhões para construção de laboratórios na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – campus Campo Mourão), R$ 800 mil para investimentos na Unespar e R$ 415 mil para Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Familiares de Campo Mourão (COAFCAM), para aquisição de um veículo Sprinter para entrega de produtos. “O objetivo das emendas de minha autoria, para o orçamento de 2023, são para atender pedidos da Saúde e da Educação de Campo Mourão”, destacou Bueno.

O presidente da Câmara, Edilson Martins parabenizou o parlamentar federal pela destinação dos recursos para o município. “As emendas do deputado Rubens Bueno para Saúde irão salvar vidas e para Educação, construir um país melhor para as futuras gerações”, lembrou Martins.    

Parma sugere reformas na Escola de Circo em CM

por Dirceu Portugal publicado 19/01/2023 11h34, última modificação 19/01/2023 11h34

Na última sessão ordinária do Legislativo, o vereador Escrivão Parma, apresentou uma Indicação, aprovada por unanimidade dos parlamentares, sugerindo ao Poder Executivo, reformas na Escola de Circo, localizado na Vila Teixeira.

Parma sugeriu na Indicação, a capinagem de todo o terreno, a pintura das salas de aulas, a troca, conserto ou a manutenção dos móveis, substituição dos vidros quebrados, a pintura dos muros, na parte interna e externa e a limpeza do lago.

Parma justificou a Indicação como um pedido dos moradores em torno da Escola Circense. “Os moradores me procuraram e solicitaram as reformas e as obras na escola”, comentou o vereador.

A Indicação foi encaminhada ao Poder Executivo para providências.  

Sanepar informa - Paralização no abastecimento de água no dia 31/01/2023

por adm publicado 20/01/2023 17h04, última modificação 20/01/2023 17h04

Na manhã desta quinta-feira os vereadores desta Casa de Leis se reuniram com a Equipe da Sanepar, representada pela Gerente Regional da Sanepar de Campo Mourão, Araceli Eliane Pendiuk Stela e também o Gerente Geral Noroeste – Sanepar, Sérgio Augusto Portel, a fim de repassar e detalhar as informações da necessidade de paralização produção da Estação de Tratamento de Água de Campo Mourão, em virtude de interligações necessárias para colocar em operação o novo módulo de tratamento de água que está em execução, bem como apresentar relatório com as obras de melhoria em andamento no município. 

Na ocasião Araceli informou sobre a paralisação na produção de água do Sistema de Abastecimento do município de Campo Mourão, no dia 31/01/203, que afetará o abastecimento de água em toda cidade. 

Esta paralisação faz parte de obra de ampliação que está em andamento e irá garantir qualidade, regularidade e quantidade de água no sistema de Abastecimento de Campo Mourão pelos próximos 30 anos. A obra, com investimento de 30,9 milhões de reais irá dobrar a capacidade de captação e tratamento de água do Rio do Campo, principal manancial que abastece a cidade. Esta paralisação, e as outras que virão em sequência, são necessárias para a interligação do sistema novo com o que está em operação, sendo de fundamental importância para trazer à população o benefício gerado pela obra que é o incremento de produção de 720mil litros por hora de água tratada com qualidade, destaca Araceli. 

Comissão Representativa analisa Projeto do Executivo

por adm publicado 27/01/2023 11h24, última modificação 27/01/2023 11h24

A Comissão Representativa (CR) da Câmara de Campo Mourão se reuniu, nesta sexta-feira (27), para analisar o Projeto de Lei nº 23/2023, o qual tem por objetivo a suplementação de dotação orçamentária no valor de R$ 2.350.659,58 (dois milhões, trezentos e cinquenta mil, seiscentos cinquenta e nove reais e cinquenta e oito centavos), no orçamento do município de Campo Mourão exercício financeiro de 2023, para repasse deste valor, na forma de subvenção social, aos prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde – SUS.

Estiveram presentes na reunião o presidente Edilson Martins e os membros Miltinho, Toninho Machado, Subtenente Macedo, Escrivão Parma e Bina (relator), todos deram parecer favorável à tramitação do projeto.

Sendo assim, na próxima segunda e terça-feira (30 e 31 respectivamente) os 13 vereadores se reúnem em plenário, a partir das 09 horas, em Sessão Extraordinária, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação o referido projeto.

Câmara de CM participa da entrega do barracão da Codapar à PC

por Dirceu Portugal publicado 02/02/2023 17h14, última modificação 02/02/2023 17h14

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e o vereador Marcio Berbet participaram na última quarta-feira (01), da entrega das chaves do barracão da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), ao delegado chefe da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão (SDP), Nilson Rodrigues da Silva.

O barracão - localizado no bairro Lar Paraná, na Avenida John Kennedy - será utilizado pela Polícia Civil como depósito de carros apreendidos envolvidos em crimes, veículos roubados e furtados.

“Parabenizo o delegado, Nilson Rodrigues da Silva e sua equipe pela articulação e conquista da cessão do barracão - com cerca de 20 mil metros quadrados - de propriedade do governo do estado, e que irá servir a Polícia Civil para realocação dos veículos apreendidos. O local é mais seguro, amplo e, além disso, a polícia civil irá economizar deixando de pagar alugueis”, lembrou o presidente do Legislativo, Edilson Martins.

Segundo o delegado, a Polícia Civil já possui um barracão no Lar Paraná para esta finalidade, mas a estrutura não vem mais atendendo as necessidades. “O espaço da Codapar irá servir à Polícia Civil e à criminalística que poderão realizar perícia no local com tranquilidade. A PM poderá trazer veículos apreendidos e também realizar perícia neste local”.

Nilson Rodrigues da Silva lembrou também que a nova estrutura irá desafogar o pátio da delegacia, frequentemente tomada por veículos apreendidos em ações policiais ou recuperados de furtos e roubos. “O local terá plantão 24 horas, tendo um agente permanentemente no local”, disse o delegado.

O vereador Marcio Berbet destacou a importância do novo espaço. “O barracão visa suprir a necessidade de veículos objetos de ilícito penal, os quais ficam a disposição da Autoridade Policial e Justiça, até ulterior decisão para destinação ou perdimento do bem apreendido. O barracão foi cedido pelo (Codapar). Ressaltamos a importância e empenho da Câmara Legislativa e do Poder Executivo em estar comprometido em busca da realização da Obra da Delegacia Cidadã, cuja doação do imóvel foi efetuada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado para devida construção, e que esta não fique somente no esquecimento”, frisou.

Abertura da Semana Pedagógica contou com a participação da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 02/02/2023 19h15, última modificação 02/02/2023 19h15

O presidente do Legislativo de Campo Mourão, Edilson Martins e o vereador Marcio Berbet participaram, na última quarta-feira (01), das atividades motivacionais e das palestras da abertura da semana pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

O evento reuniu cerca de 1600 servidores da Educação da rede municipal e contou com as palestras da escritora Léia Casol (Literatura) e do humorista, escritor, palestrante, professor e influencer Diogo Almeida. Ele aborda e faz reflexões sobre a rotina dos professores, debatendo assuntos comuns ao dia a dia de escolas de uma forma leve e divertida.

“É a preparação da Secretaria para deixar tudo organizado para receber nossos alunos na próxima semana, sempre focados em colher os resultados do trabalho que estamos realizando nos últimos anos”, comentou a secretária municipal de Educação, Tânia Caetano.

As aulas terão início na próxima segunda-feira (06). “Saímos recentemente de um quadro complicado da pandemia do Covid-19, que assustou e aterrorizou o planeta, ficamos parados no tempo por mais de dois anos. A pandemia resultou na instabilidade significativa, incluindo a maior recessão global desde a Grande Depressão, também conhecida como a Crise de 1929, maior crise financeira dos Estados Unidos. Na Educação todos tiveram de se reinventar. Os professores ensinaram os alunos de forma online e todo esse processo foi extremamente complicado para ambas as partes. Voltar a participar de um momento único - onde cerca de 1600 servidores da rede municipal de ensino estavam juntos trocando ideias – é um privilegio. Parabéns a secretaria de Educação e o Executivo pelo evento e também pelo trato com a Educação no município”, disse o presidente da Câmara, Edilson Martins.

Martins e Berbet lembraram a parceria da Câmara com a Educação. “Todos os projetos beneficiando a Educação - enviados pelo Executivo à Casa de Leis - mesmo no recesso, foram imediatamente analisados e votados pelos vereadores.  O Legislativo está de portas abertas para a Educação”, destacaram os dois parlamentares.

Presidente da Câmara participa da entrega de 100 tablets para agentes comunitários da Saúde

por Dirceu Portugal publicado 03/02/2023 17h20, última modificação 03/02/2023 17h20

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, participou na tarde desta sexta-feira (03), junto com o prefeito Tauillo Tezelli e secretário de Saúde, Sergio Henrique dos Santos, da entrega de 100 tablets aos 100 agentes comunitários da secretaria municipal de Saúde.

Os aparelhos eletrônicos adquiridos com recursos municipais e estaduais custaram aos cofres públicos cerca de R$ 127 mil, sendo uma contrapartida do município de cerca de R$ 19 mil.

Os tablets serão utilizados pelos agentes comunitários da Saúde com o objetivo de informatizar o trabalho deles potencializando o tempo das visitas e consequentemente aumentando o número de famílias atendidas.

Os agentes antes de receber os aparelhos, tinham de anotar a caneta as informações e depois colocar os dados no sistema. “Os equipamentos irão facilitar o trabalho dos agentes e aumentar o número de pessoas atendidas. Parabéns ao prefeito e ao secretário de Saúde pela iniciativa que irá beneficiar os moradores de Campo Mourão”, destacou o presidente da Câmara, Edilson Martins.      

O prefeito Tauillo Tezelli, lembrou a importância dos eletrônicos entregues aos agentes de comunitários. “É mais uma iniciativa do município para modernizar e facilitar o trabalho dos servidores. Quando a atenção básica é bem feita diminuem os custos com hospitais e especialidades”, comentou.

Câmara participa da assinatura para a construção do novo Centro de Empreendedorismo

por Dirceu Portugal publicado 06/02/2023 17h15, última modificação 07/02/2023 11h09

O vereador Toninho Machado, representando o Poder Legislativo, participou do evento onde foram assinados, pelo prefeito Tauillo Tezelli, o contrato e a ordem de serviço para construção do Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Campo Mourão. O novo Centro terá um investimento de R$ 2,5 milhões e será construído próximo ao Ginásio de Esportes JK.

“Será um prédio com arquitetura moderna, que vai marcar esse desenvolvimento tecnológico do município. É a materialização do ecossistema de inovação que cada vez mais projeta Campo Mourão no âmbito do Estado”, destacou o coordenador geral do município, Carlos Alberto Facco.

O Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia será um espaço de atendimento ao microempreendedor, com foco em projetos e negócios em fase inicial, que contenham inovação e base tecnológica. Serão 614,46 metros quadrados de construção com sala de treinamento, consultoria, coworking, copa, estacionamento e uma área de convivência.

"É mais uma obra para alavancar o desenvolvimento de Campo Mourão", lembrou o parlamentar Toninho Machado. 

 

 

 

 

 

Mesa Executiva da Câmara prorroga mandato da Procuradora da Mulher

por Dirceu Portugal publicado 07/02/2023 10h59, última modificação 07/02/2023 10h59

A Mesa Diretora da Câmara de Campo Mourão decidiu em reunião prorrogar por mais um ano, o mandato da vereadora, Naiany Hruschka Salvadori como Procuradora da Mulher, no Legislativo mourãonse.

A Mesa Executiva do Legislativo é composta pelo presidente, Edilson Martins e pelos parlamentares Miltinho Cidade Nova (1º vice-presidente), Subtenente Macedo (2º vice-presidente), Jadir Soares Pepita (1º secretário) e Naiany Hruschka Salvadori (2ª secretária).

Naiany assumiu o cargo no dia 08 de março do ano passado, após a aprovação de um projeto de Resolução, de autoria da própria vereadora, criando a Procuradoria da Mulher. O cargo não gera custo ao Poder Legislativo e foi criado para garantir a participação da mulher na política, para cooperar no desenvolvimento de políticas públicas de equidades, para fazer parte de uma rede de proteção à mulher em situação de violência e para fiscalizar os serviços prestados às cidadãs mouraoenses.

 “A criação da Procuradoria da Mulher nesse um ano de mandato foi de extrema relevância para a reestruturação da rede de proteção a mulher vítima de violência em Campo Mourão, sendo essa, uma das principais pautas da Procuradoria, que é o combate a todos os tipos de violência contra a mulher, não só a doméstica, mas a violência política, violência no trabalho, o assédio e a violência sexual”, comentou Naiany.

Ela lembrou ainda que os trabalhos de fiscalizações e atuações da Procuradoria - junto aos órgãos competentes - se destacaram em um ano de mandato, com a criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e a reabertura da Casa Abrigo Fênix. A Casa abriga mulheres em situação de violência doméstica e familiar, com medida protetiva, acompanhadas ou não dos filhos.

“Com o apoio de parlamentares e da Procuradoria Estadual recebemos a delegada, Paloma Gonçalves Batista para comandar a Delegacia da Mulher na cidade. Todas essas ações auxiliam na reestruturação da rede de proteção a mulher vítima de violência em Campo Mourão”, disse.  “O gabinete da Procuradoria da Mulher, na Câmara, está de portas abertas para todas as mulheres”, destacou Naiany Hruschka Salvadori.

Parlamentares de CM participam da inauguração do novo CMEI no Avelino Piacentini

por Dirceu Portugal publicado 07/02/2023 17h51, última modificação 07/02/2023 17h51

O primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Miltinho Cidade Nova e os parlamentares, Bina e o Líder de governo no Legislativo, Escrivão Parma, participaram no final da tarde da última segunda-feira (06), representando a Casa de Leis, da inauguração do novo CMEI Primeiros Passos.  

A obra, licitada pela primeira vez em 2014, sofreu várias paralisações ao longo do tempo e precisou de novas licitações e readequações no projeto para que fosse levada a diante.

O novo espaço educacional público construído no Conjunto Habitacional Avelino Piacentini, inaugurado pelo prefeito Tauillo Tezzeli, pelos vereadores, professores e lideranças do bairro, custou cerca de R$ 2,3 milhões, recursos do governo federal e contrapartida do município, e vai atender cerca de 150 crianças com idades entre 0 a cinco anos no período parcial e integral.   

“Mais uma brilhante obra, parceria do Executivo com o Legislativo e o governo federal - que irá beneficiar centenas de crianças e pais moradores nos bairros; Conjunto Avelino Piacentini, Jardim Tropical I e II, Silvana e América, além de moradores de outros bairros que necessitarem matricular o filho/a no CMEI”, comentaram os vereadores, Bina, Miltinho Cidade Nova e Escrivão Parma.

O novo CMEI – que será comandado pela gestora educacional Mirianildi Maria Gaspar Renisz – cirá contar com diversos ambientes, como secretaria; sala de professores, diretoria, almoxarifado, sanitários, lactário, fraldário, depósitos, cozinha, refeitório, lavanderia, área de serviços e oito salas de aula. Na área externa, playground, pátio coberto, solário e central de gás.

Vereadores se reúnem com deputado federal em busca de recursos para CM

por Dirceu Portugal publicado 08/02/2023 17h20, última modificação 08/02/2023 17h55

O presidente da Câmara, Edilson Martins e o vice-presidente do Legislativo, Miltinho Cidade Nova - acompanhados dos vereadores Bina, Marcio Berbet e Olivino Custódio, participam de visitas e audiências com deputados federais, em Brasília, buscando recursos para investimentos e desenvolvimento de Campo Mourão.

Com documentos em mãos, os cinco parlamentares cumpriram na última terça-feira (07), de uma extensa agenda com o ex-governador e atualmente, deputado federal pelo Paraná, Beto Richa.

Um dos pedidos apresentado a Richa pede a inclusão de uma emenda ao orçamento da união, de R$ 900 mil, para aquisição de uma ambulância e de equipamentos para atender as necessidades diárias do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

Além da ambulância, com os recursos serão adquiridos kits de salvamento vertical, de mergulho, de salvamento em montanhas e equipamentos autônomos de proteção respiratória. “Com o apoio de todos os vereadores da Câmara de Campo Mourão estamos trabalhando para conseguir esses recursos que serão investidos no Corpo de Bombeiro e consequentemente, em vidas. São equipamentos de uso diário que irão fazer a diferença na hora de salvar vidas, na cidade e na Região”, destacou Martins.

Segundo ele, o pedido ao deputado federal Beto Richa, é uma necessidade de Campo Mourão. “O pedido se dá, em virtude da grande importância que o Corpo de Bombeiros representa para nossa cidade e nossa região, e para o nosso estado, mas, para fazer frente às demandas existentes, necessitamos de recursos para aquisição de equipamentos capazes de desenvolver o trabalho da corporação com rapidez e segurança”, disse. “Precisamos da colaboração dos deputados estaduais e federais para que Campo Mourão se desenvolva cada vez mais”, disse. 

Na audiência, o deputado federal além de elogiar a administração do prefeito Tauillo Tezelli, enalteceu a articulação dos vereadores, do ex-deputado federal Rubens Bueno e dos deputados estaduais, Marcio Nunes (secretário de Meio Ambiente) e Douglas Fabricio (secretário de Esporte do Turismo), na gestão de Beto Richa frente ao Palácio Iguaçu. “No mandato como governador, a cidade foi beneficiada diversas vezes com recursos, por conta do bom relacionamento com os três deputados de Campo Mourão. Como deputado federal, vamos suprir as demandas desse importante município do Paraná”, frisou Richa.   

Grupamento do Corpo de Bombeiros

De acordo com o comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Anderson Luiz Feijó, o município tem prioridades quanto a veículos e equipamentos. “Para o atendimento na cidade e na Região, a prioridade é uma auto ambulância, pois a ambulância que estamos utilizando é de 2013 e um veículo de emergência não tem recomendações para rodar mais que cinco anos em atendimentos. Nossos veículos têm mais de 10 anos de uso. Sair em atendimento de emergência com um veículo com mais de cinco anos, coloca em risco a equipe de socorro”, alertou Feijó.

Além do risco de acidente com a equipe, a população pode ficar com o atendimento prejudicado em caso de pane no veículo. “O tempo de resposta para atendimento de uma ocorrência pode aumentar, sem contar no alto custo de manutenção desses veículos. Esses recursos economizados podem ser utilizados em outras prioridades dentro do grupamento”, disse Feijó.

Ele lembrou ainda, que os equipamentos de proteção respiratória além da essencialidade, são obrigatórios no combate a um incêndio e no atendimento a uma ocorrência envolvendo produtos químicos. “Sem os equipamentos, a corporação não consegue dar uma resposta. São equipamentos de difícil aquisição e de vida útil curta. Sem recursos não conseguimos renovar a frota e os equipamentos de forma adequada. Isso coloca em risco a saúde e a vida das equipes do Corpo de Bombeiros”, comentou Feijó.      

Até 2007, os veículos utilizados pelo Corpo de Bombeiros eram adquiridos com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná (FUNREBOM), que tem a finalidade de prover recursos para reequipamento, material permanente, estudos e projetos técnicos de prevenção e combate a incêndio, aquisição de imóveis, construção e ampliação de instalação e despesas de administração e manutenção.

 “Com a perda de arrecadação do FUNREBOM, o governo do estado teve de readequar as licitações para suprir todas as unidades, antes atendidas pelos municípios. O ex-governador e deputado federal Beto Richa sabe quanto é difícil renovar a frota em cinco anos. Estamos trabalhando para conseguir os recursos - via emenda parlamentar – para renovar a frota e os equipamentos, que salvam vidas das equipes e da comunidade que necessita de atendimento, em sua maioria, de emergência”, frisou o comandante.                

Subtenente Macedo assume interinamente a presidência da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 09/02/2023 16h55, última modificação 09/02/2023 17h12

O segundo vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, vereador Subtenente Macedo, assumiu de forma interina, a presidência do Legislativo até a próxima sexta-feira (10), quando o presidente da Casa de Leis, Edilson Martins retorna de viagem a capital federal. 

Macedo despachou da sala da presidência, na última quarta-feira (08), todo o material administrativo e também de expediente das duas próximas sessões do ano, que acontecem nos dias 27 e 28 deste mês.

“Assumir interinamente a presidência do Poder Legislativo é uma honra para mim e para a categoria que represento da Segurança Pública. Estou feliz, primeiro, por ter sido eleito o policial militar mais votado na história de Campo Mourão e agora despachar como presidente, representando os policiais militares e a segurança pública de Campo Mourão, é uma grande honra”, comentou Macedo.

Ele lembrou ainda, que em toda a história do Legislativo, está é a primeira vez que um policial militar assume a presidência da Casa de Leis. “Além de feliz estou honrado. Todo o trabalho na Câmara é muito diferente dos anos que estive frente a Policia Militar, já me adaptei, e acredito que estou fazendo um trabalho voltado a ajudar e tentar resolver os impasses da comunidade mourãoense”, disse.

Macedo acredita que em seus dois anos de mandato, como parlamentar, está cumprindo a missão de legislar em prol da comunidade de Campo Mourão. “Nestes dois anos de mandato, participei ativamente de inúmeras reuniões das Comissões Permanentes, das sessões ordinárias e extraordinárias - votando projetos importantíssimos para o desenvolvimento de Campo Mourão, e também, na rua visitando a comunidade e em meu gabinete junto com os assessores, trabalhando na produção de indicações, requerimentos, projetos de Leis, entre outros”.

Ele destacou ainda, a importância do papel do vereador inserido na sociedade. “Às vezes as pessoas não tem conhecimento da fundamental importância de um vereador na cidade. Cito como exemplo, o caso de um projeto do Executivo que não seja interessante à sociedade, se passar pela Casa de Leis sem a observação dos vereadores e do departamento jurídico, pode causar um dano gigante a sociedade. Não é o caso do atual prefeito, pois ele é extremamente detalhista. O Poder Legislativo tem um papel importantíssimo para o Executivo no desenvolvimento do município”.

Hemonúcleo faz Hemotur para ampliar o estoque de sangue

por Dirceu Portugal publicado 13/02/2023 15h07, última modificação 13/02/2023 15h07

O presidente do Legislativo, Edilson Martins - acompanhado do vereador Marcio Berbet - recebeu na manhã desta segunda-feira (13), a chefe do Hemonúcleo de Campo Mourão, Michele Cristiane Araújo Berbet, e a técnica em laboratório do mesmo órgão, Sandra Dias para tratar do projeto Hemotur, que irá acontecer nas dependências do Hemonúcleo no dia 24 deste mês, às 14 horas.

O projeto tem por finalidade apresentar o funcionamento do Ciclo do Sangue (coleta, fracionamento e distribuição do sangue), com objetivo de sensibilizar e mobilizar novos doadores.

“Doar sangue é um ato de solidariedade e cada doação pode salvar a vida. A participação de cada um é de extrema importância para que o trabalho no Hemonúcleo continue salvando vidas”, lembraram as duas profissionais do Hemonúcleo.

Segundo elas, há necessidade do estoque estar sendo renovado diariamente. “O sangue e seus componentes são insubstituíveis. Não é possível a fabricação do sangue, por isso a extrema importância da doação”.

Por conta dos inúmeros acidentes dos últimos dias, alguns de extrema gravidade, o estoque do liquido precioso para a vida, está com um nível baixo. “Nos meses de janeiro e fevereiro, períodos de férias, o estoque cai e aumenta a necessidade por conta do aumento de pacientes por cirurgias, traumatismos, sangramentos gastrintestinais e partos nos quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas. Pacientes com câncer também recebem, frequentemente, transfusões de sangue”, lembraram elas.

Em média cerca de 40 bolsas, com 400 ml cada uma, é coletada diariamente no Hemonúcleo de Campo Mourão. “No caso de uma cirurgia cardíaca, um paciente utiliza 18 bolsas e por conta disso, há extrema necessidade da doação voluntária para que o estoque sempre esteja abastecido”, comentaram as profissionais do Hemonúcleo, Michele e Sandra.

O sangue doado não faz falta para quem doa. “Homens e mulheres em fase adulta possuem cerca de 5 litros de sangue no organismo. Em uma coleta de 450 ml, 8% do volume total, o corpo consegue repor essa parte doada em até 24 horas”, explicaram elas.   

Em caso de dúvidas sobre a doação de sangue, os doadores podem entrar em contato com o Hemonúcleo pelo do telefone (44) 35251102 ou pelo e-mail dirhemocampo@sessa.pr.gov.br

Há três anos, o motorista Camilo Fagundes sofreu um grave acidente de caminhão e lembra quanto foi importante as doações de sangue. “Os médicos contaram que perdi muito sangue e se não fosse às bolsas doadas pelos anjos doares, não estaria aqui contando essa história. Após minha completa recuperação, me tornei um doador, entendi que assim como fui salvo, posso salvar vidas, com gesto simples e que não me custa nada. Quem puder doar, não perca a oportunidade de salvar uma pessoa”, enfatizou Fagundes.

Para Martins e Berbet, o projeto é de fundamental importância para salvar vidas. “O Legislativo é parceiro nesta proposta e está de portas abertas para colaborar no incentivo a doação de sangue, um ato nobre, que salva VIDAS”, comentaram os parlamentares.

  

Leco sugere melhorias no acesso ao Santa Cruz

por Dirceu Portugal publicado 14/02/2023 17h04, última modificação 14/02/2023 17h04

O vereador Tio Leco protocolou uma indicação - aprovada em plenário por unanimidade dos parlamentares -  sugerindo ao Poder Executivo, melhorias na BR-158 que dá acesso ao bairro Jardim Santa Cruz.

Leco sugeriu a duplicação, a construção de uma passarela e de um trevo para facilitar o acesso dos moradores ao bairro.

Ele justificou o pedido, baseado em relatos dos moradores que enfrentam dificuldades principalmente em horários de pico quando há congestionamentos nas vias. “Pedestres, ciclistas e motoristas reclamam da falta de segurança e da dificuldade de acesso ao bairro. Eles contaram histórias de acidentes com vítimas fatais no local”, disse Leco.

O vereador acredita que as obras irão proporcionar mais segurança e tranquilidade aos moradores. “A duplicação da pista, a construção de uma passarela e de um trevo, irá facilitar a vida de todos, proporcionando mais segurança e tranquilidade aos moradores”, comentou Leco.   

Câmara de CM recebe pauta de reivindicações do Sindiscam

por Dirceu Portugal publicado 15/02/2023 17h04, última modificação 15/02/2023 17h04

O presidente interino da Câmara de Campo Mourão, Miltinho Cidade Nova e a 2ª secretária da Mesa Executiva do Legislativo, Naiany Hruschka Salvadori, receberam nesta quarta-feira (15), da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campo Mourão (Sindiscam), a pauta com reivindicações da categoria, referentes à data base de 2023, que vence em março.

A pauta, definida em assembleia geral dos servidores, no dia 11 de fevereiro, conta com o reajuste salarial de 15%, elevação do auxílio alimentação para R$ 700,00, reajuste no auxílio transporte, no auxílio deslocamento, o reenquadramento e readequações da tabela de vencimentos do quadro dos servidores, o pagamento de insalubridade a quem tem direito e ainda, o pagamento dos pisos de enfermagem, do magistério e dos cirurgiões dentistas.

De acordo com a diretora Tesoureira, Aline Ambrósio, e a diretora e secretária geral do Sindicato, Josiane Munis Silva, uma mesa de negociação junto à administração já foi solicitada. “Vamos debater a pauta com as reivindicações da categoria e aguardar um posicionamento do Executivo”.

O documento recebido pelo presidente interino da Câmara, Miltinho Cidade Nova e pela 2ª secretária da Mesa Executiva do Legislativo, Naiany Hruschka Salvadori, foi despachado para conhecimento dos demais parlamentares da Casa de Leis.

 

Fazenda e Saúde prestam contas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 16/02/2023 15h47, última modificação 16/02/2023 15h47

Vereadores da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento (CFO), da Câmara de Campo Mourão, realizam nos próximos dias 23 e 24, audiências públicas para prestação de contas do Poder Executivo e da secretaria municipal de Saúde. 

As audiências serão realizadas a partir das 09 horas, no plenário do Legislativo, sendo no dia 23, apresentação dos dados do 3º quadrimestre de 2022 da secretaria de Fazenda e dia 24, da secretaria municipal da Saúde.

A (CFO) é composta pelo presidente Jadir Soares (Pepita), e pelos vereadores membros, Miltinho Cidade Nova e Olivino Custódio.

Na audiência da Fazenda, o secretário Aldecir Roberto da Silva, apresenta os dados das receitas e despesas do município no 3º quadrimestre. A prestação de contas é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na prestação de Contas da Saúde, o secretário municipal, Sergio Henrique dos Santos e servidores da pasta apresentam um relatório com informações sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada, referentes ao 3º quadrimestre de 2022.

As audiências da Fazenda e da Saúde serão realizadas no plenário do Legislativo e poderão ser acompanhadas através da plataforma que permite a interação online com os debatedores. Para interação na audiência da Fazenda, os moradores terão de acessar o link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/62 

Na audiência da Saúde, os moradores podem participar através da plataforma https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/63

Bina sugere a construção de ATI no Canadá

por Dirceu Portugal publicado 17/02/2023 16h20, última modificação 17/02/2023 16h20

O vereador Bina protocolou uma Indicação na Câmara de Campo Mourão, aprovado em plenário por unanimidade dos parlamentares – sugerindo ao Poder Executivo, a construção de uma Academia da Terceira Idade (ATI), no Jardim Canadá.

A (ATI), de acordo com o parlamentar, seria implantada na área institucional do município localizada na Rua Damasco, esquina com a Rua Sérgio Luiz Hercoli. “A Indicação tem por objetivo atender uma reivindicação dos moradores do bairro, tendo em vista que uma academia irá proporcionar melhor qualidade de vida e lazer aos moradores da região”, comentou Bina.

O ofício com a sugestão foi encaminhada pela Câmara ao prefeito Tauillo Tezelli.

Parma sugere obras no Parque do Lago

por Dirceu Portugal publicado 17/02/2023 17h12, última modificação 17/02/2023 17h12

O vereador Devanildo Parma Bassi (Escrivão Parma), Líder do Governo na Câmara, protocolou duas indicações no Legislativo, aprovadas em plenário por unanimidade dos parlamentares – sugerindo ao prefeito Tauillo Tezelli, duas ações no Parque do Lago.

Na primeira Indicação, Parma sugere o emborrachamento da pista de caminhada do Parque Joaquim Teodoro de Oliveira, (Parque do Laqo). Segundo ele, a sugestão da obra foi por conta da quantidade de pessoas que diariamente praticam atividades físicas no parque. “Acredito que com o emborrachamento, mais adeptos de práticas esportivas irão frequentar o parque”, disse.

Parma também sugeriu com uma segunda Indicação, a pintura e conserto das armações de estacionamento no bicicletário do Parque Joaquim Teodoro de Oliveira. “Os usuários do Parque quando vão até o local para passeios não tem onde deixar suas bicicletas”, comentou.

O ofício, com as sugestões, foi encaminhado pela Câmara ao Poder Executivo.

 

Olivino Custódio sugere a construção de uma praça e duas academias no Tropical II

por Dirceu Portugal publicado 17/02/2023 17h42, última modificação 17/02/2023 17h42

O ex-presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Olivino Custódio protocolou no Legislativo, uma Indicação aprovada em plenário por unanimidade dos vereadores - sugerindo ao prefeito Tauillo Tezelli, a implantação de uma praça, de duas academias, uma para terceira idade e a outra, destinada a primeira idade.

As obras sugeridas por Custódio seriam realizadas na esquina das Ruas das Flores com a Santa Rita, no Jardim Tropical II.

“Naquela localidade e em seus arredores não há pracinha e nem mesmo academias seja da terceira ou da primeira idade para uso dos munícipes. São cerca de 500 famílias e nessa região não há área de lazer para que mães, crianças e idosos utilizem nas horas vagas. Fui procurado pelos moradores do bairro que solicitaram as obras. Os investimentos irão beneficiar todos, melhorando o convívio entre os moradores”, comentou Olivino.

O ofício com a sugestão foi encaminhada pela Câmara ao Poder Executivo.

 

‘Pepita’, sugere mudanças no estacionamento da Jhon Kenedy e alteração para sentido único na Rua Conrado Pochapski

por Dirceu Portugal publicado 22/02/2023 17h57, última modificação 22/02/2023 17h57

O vereador Jadir Soares (Pepita), protocolou duas Indicações na Câmara de Campo Mourão - aprovadas em plenário por unanimidade - sugerindo ao Poder Executivo - mudanças no estacionamento de duas vias públicas, uma no Lar Paraná e outra no Jardim Conrado.

Na primeira Indicação, Pepita sugeriu o recuo para estacionamento diagonal de automóveis, no Canteiro, da Avenida Presidente Jhon Kennedy, próximo ao número 1300, trecho entre a Rua Curripião e Rua Lemos do Prado, no bairro Lar Paraná.

“A Indicação é uma solicitação dos comerciantes da região, visando melhorar o tráfego de veículos na Avenida, garantindo a segurança de pedestres que trafegam pelo local”, disse Pepita.

Na segunda Indicação, o vereador sugeriu mudança da via para sentido único, ou mudança do estacionamento para somente um lado da via, com a sinalização vertical e horizontal na Rua Conrado Pochapski, no trecho entre a Rua Engenheiro Mercer e Rua Apolinário Gorski, no bairro Jardim Conrado. “A Indicação visa atender ao pedido dos moradores do local. A rua além de estreita, com estacionamento dos dois lados da pista, tem um tráfego intenso de veículos, dificultando a passagem dos automóveis e pedestres”, comentou Pepita.

Os ofícios com as sugestões foram encaminhados pela Câmara ao Poder Executivo.

 

 

Câmara de CM participa da assinatura da ordem de serviço do novo acesso a CIS-COMCAM

por Dirceu Portugal publicado 23/02/2023 17h30, última modificação 23/02/2023 17h30

O presidente da Câmara, Edilson Martins e os vereadores Bina, Elvira Schen, Marcio Berbet, Toninho Machado, Naiany Salvadori e o líder de governo, Escrivão Parma, participaram nesta quinta-feira (23), da assinatura do contrato das obras de pavimentação da rua de acesso às novas instalações do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

A obra de 2.857,97 mil metros quadrados terá investimento do município de R$ 694,6 mil. “Todos serão beneficiados com essa obra. Agradeço aos nobres vereadores do Poder Legislativo que em tempo recorde deram pareceres favoráveis aos projetos do Executivo que auxiliam no desenvolvimento de nossa cidade e também, beneficiam os moradores do município. Os deputados estaduais, Douglas Fabricio e Marcio Nunes, também tem um papel fundamental nas obras que estão sendo realizadas em Campo Mourão”, lembrou o presidente do Legislativo, Edilson Martins.  

O novo Cis-comcam será construído próximo a Santa Casa com investimentos do governo do estado de cerca de R$ 26 milhões. O espaço médico vai atender pacientes de Campo Mourão e dos demais municípios da região. “O AME será gerenciado pelo Cis-Comcam e após cinco anos da entrega da obra, o município poderá repassar para o consórcio”, explicou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

Vereadores de CM assinam reforma e ampliação da Escola do Trabalho

por Dirceu Portugal publicado 23/02/2023 18h31, última modificação 23/02/2023 18h31

Na tarde desta quinta-feira (23), os vereadores da Câmara de Campo Mourão, Bina, Miltinho Cidade Nova, Subtenente Macedo, Tio Leco, Toninho Machado e o líder de governo, Escrivão Parma, assinaram - junto com o prefeito Tauillo Tezelli e os deputados estaduais Marcio Nunes e Douglas Fabricio - o contrato de reforma e ampliação do imóvel onde funcionava a Escola do Trabalho, no Jardim Pio XII. A obra terá investimentos do município de R$ 1.040.423 mil.     

No espaço - fechado há alguns anos por falta de condições estruturais - após a reforma, terá em funcionamento o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Lar Paraná, atividades de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos, além da oferta de cursos de qualificação profissional. “A atual administração em parceria com a Câmara de Vereadores, sempre buscou recursos que possibilitasse a reforma e ampliação do espaço. É mais uma conquista que irá atender os moradores do Lar Paraná”, lembrou o vereador Toninho Machado, que representou o Legislativo no evento.   

A secretária municipal de Assistência Social, Márcia Calderan, lembrou a importância da obra de reforma e ampliação do espaço. “A recuperação desse espaço é muito importante porque será utilizado para prestação de serviços socioassistenciais e de acesso ao mundo do trabalho voltado às pessoas residentes no Lar Paraná”, disse Calderan.

Vereadores assinam contrato de reforma da escola Manoel Bandeira no Jardim Alvorada

por Dirceu Portugal publicado 24/02/2023 19h17, última modificação 24/02/2023 19h17

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, o vice-presidente Miltinho Cidade Nova e o vereador Bina, assinaram na tarde desta sexta-feira (24), junto com o prefeito Tauillo Tezelli, o contrato de reforma da escola municipal Manoel Bandeira, no bairro Jardim Alvorada.

O estabelecimento de ensino público atende 360 alunos dos bairros Jardim Alvorada, Perdoncini e Santa Nilce, desde a Educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental.  

O investimento de R$ 514,5 mil vai contemplar a readequação das coberturas, recomposição do forro de PVC, reforma dos muros em alvenaria e pintura, a recomposição das calçadas e reforço na estrutura metálica, pintura e concretagem da quadra de esportes, substituição das telas de alambrado, reforma do pátio, implantação de grama sintética no parquinho, além da pintura geral da escola.

“Investir em Educação é pensar no futuro de Campo Mourão. As obras que serão realizadas na escola irão beneficiar alunos, professores e a comunidade”, comentou durante o evento, o vice-presidente do Legislativo, Miltinho Cidade Nova.            

Em busca de novos doadores Hemonúcleo de CM mostra o Ciclo do Sangue

por Dirceu Portugal publicado 24/02/2023 20h13, última modificação 24/02/2023 20h13
Os vereadores Marcio Berbet e Tio Leco participaram na tarde desta sexta-feira (24), do projeto Hemotur, desenvolvido nas dependências do Hemonúcleo de Campo Mourão. O projeto teve por finalidade apresentar o funcionamento do Ciclo do Sangue (coleta, fracionamento e distribuição do sangue), com objetivo de sensibilizar e mobilizar novos doadores.
“A participação de cada um é de extrema importância para que o trabalho no Hemonúcleo continue salvando vidas”, lembraram a chefe do Hemonúcleo, Michele Cristiane Araújo Berbet, e a técnica em laboratório do mesmo órgão, Sandra Dias.
Em média cerca de 40 bolsas, com 400 ml cada uma, é coletada diariamente no Hemonúcleo de Campo Mourão. “No caso de uma cirurgia cardíaca, um paciente utiliza 18 bolsas e por conta disso, há extrema necessidade da doação voluntária para que o estoque sempre esteja abastecido”, comentaram as profissionais do Hemonúcleo, Michele e Sandra.
Para os vereadores Marcio Berbet e Tio Leco, o projeto apresentado e desenvolvido tem papel fundamental para conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue. “Conhecer todo o processo facilita na hora de explicar e orientar a população dos benefícios da doação de sangue, um ato nobre, que salva VIDAS”, lembraram os vereadores.
Em caso de dúvidas sobre a doação de sangue, os doadores podem entrar em contato com o Hemonúcleo pelo do telefone (44) 35251102 ou pelo e-mail dirhemocampo@sessa.pr.gov.br.

Parlamentares são homenageados pela CRECI 6ª Região

por Dirceu Portugal publicado 27/02/2023 15h48, última modificação 27/02/2023 15h48

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins e o vereador Marcio Berbet foram homenageados com certificados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI 6ª Região-PR), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento da cidade e do mercado imobiliário.

A homenagem foi entregue aos dois parlamentares, no gabinete da presidência do Legislativo, pelo delegado municipal de Campo Mourão do (CRECI 6ª Região-PR), Geber Nasser.

“O certificado é uma singela homenagem do Conselho pela desenvoltura dos vereadores em prol do crescimento de Campo Mourão. Como corretores necessitamos de pessoas que estejam preocupadas e conectadas com o desenvolvimento da cidade, e por conta disso, realizamos esse estreitamento com a Câmara para ter uma cidade preparada para 10 anos de desenvolvimento”, comentou Nasser.

Martins e Berbet destacaram a importância do Legislativo no crescimento de Campo Mourão. “É pelo Legislativo que tramitam os projetos voltados ao desenvolvimento de nossa cidade, e todos os parlamentares tem sido parceiros na hora de analisar, dar pareceres e votar nos projetos que beneficiam a sociedade e o crescimento do município. O CRECI regula a venda e compra de imóveis, acompanha e fomenta o mercado imobiliário”.

     

Jadir Soares (Pepita) solicita projeto de Lei para instalação de placas solares em edificações públicas

por Dirceu Portugal publicado 28/02/2023 13h58, última modificação 28/02/2023 13h58

O vereador Jadir Soares (Pepita) apresentou na sessão ordinária da última segunda-feira (27), uma Indicação Legislativa, aprovada por unanimidade, solicitando ao Poder Executivo, o envio à Câmara de um projeto de Lei que dispõe sobre a instalação de placas solares para geração de energia em edificações públicas do município.

O projeto, de acordo com o vereador, tem como proposta a instalação dos equipamentos solares para geração de energia fotovoltaica ou eólica, nas edificações já construídas e planejamento de instalações do sistema de energia solar nas futuras construções.

“A energia elétrica sofre consequentemente ajustes e este impacto chega aos órgãos públicos, que têm um custo alto diante da extrema necessidade da energia para o funcionamento das escolas, secretarias, entre outros”, comentou Pepita.

Além do impacto ambiental menor com o uso da energia solar, o vereador lembra também, a economia aos cofres públicos com a implantação das placas solares. “Embora o investimento inicial possa ser considerado alto, há um retorno do valor investido. Além disso, a otimização de energia limpa possui vida útil e longa, garante proteção contra a inflação energética e não causa poluição sonora e visual”, disse.

A proposta, conforme Pepita é de criar alternativas para o alto custo das tarifas de eletricidade e tornar o município sustentável, desenvolvendo recursos renováveis para abastecer os órgãos públicos municipais. “Ressaltamos que a energia solar tem se mostrado uma opção extremamente importante em diversos lugares no Brasil e no mundo. É uma excelente opção que não gera resíduos poluentes, gases causadores de efeito estufa e diferente da energia elétrica, não necessita de geradores para produção”.

Pela minuta do projeto, depois de instalado o sistema e quando estiver em condições de gerar energia, os prédios públicos municipais deverão consumir esta energia gerada e, somente na falta dela, podem usar outra fonte de energia. Em prédios públicos em que a necessidade de energia elétrica for superior à possibilidade de geração de energia solar, será permitida a complementação por outra fonte de energia.

Presidente da Câmara sugere a implantação de um caixa 24h na rodoviária de CM

por Dirceu Portugal publicado 28/02/2023 16h16, última modificação 28/02/2023 16h16

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (28), uma indicação - aprovada por unanimidade – sugerindo a implantação de um caixa eletrônico 24 horas na rodoviária de Campo Mourão.  

O pedido para implantação do caixa no terminal Rodoviário, Estanislau Gurginski, segundo Martins, será de extrema importância para os passageiros. “Algumas empresas ainda não recebem o pagamento das passagens via pix”, disse Martins.

De acordo com Martins, o caixa iria beneficiar os passageiros que necessitam do dinheiro em espécie. “Além de não conseguir realizar o pagamento das passagens através do pix, os passageiros não tem a alternativa do caixa eletrônico para realizar o saque. A implantação de um caixa iria facilitar a vida de quem utiliza o terminal rodoviário. Em muitas rodoviárias do Paraná, o caixa eletrônico já é uma realidade”, comentou Martins.

O ofício com a sugestão para a implantação do caixa eletrônico foi encaminhado à prefeitura.

CODECAM fará apresentação da estrutura na Tribuna Livre da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 01/03/2023 16h27, última modificação 01/03/2023 16h27

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (CODECAM), Fernando Mizote, visitou nesta quarta-feira (01), a Câmara de Campo Mourão, para explanar sobre os objetivos e as diretrizes do Conselho, criado em 2017, pautado no desenvolvimento econômico de Campo Mourão. Ele foi recebido pelo presidente do Poder Legislativo, Edilson Martins.

Na pauta, parcerias com o Legislativo. “O propósito é de estreitar ainda mais as relações. Nas próximas sessões ordinárias, com data ainda a ser definida, o CODECAM fará uma explanação - utilizando o espaço da Tribuna Livre – apresentando os objetivos e diretrizes do Conselho aos demais parlamentares e à comunidade”, comentou o presidente do Legislativo, Edilson Martins.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão tem por finalidade aproximar a sociedade civil do Poder Público para unidos buscar o desenvolvimento econômico da cidade.  

“O desafio é tornar a cidade um lugar cada vez melhor para se viver, com qualidade de vida e oportunidades a seus moradores, seguindo o lema; “Campo Mourão com o olhar no futuro.” Nesse aspecto, os esforços empreendidos pelo CODECAM têm contribuído na construção de uma base sólida para que as próximas gerações tenham melhores perspectivas econômicas”, lembrou Mizote.

O CODECAM tem em sua estrutura o Conselho Pleno; Mesa Diretora e as Câmaras Temáticas, sendo seis ativas atuando nos segmentos, Câmara Temática do Agronegócio, Câmara Temática de Atração e Captação de Investimentos, Câmara Temática de Comércio e Serviços, Câmara Temática de Educação e Empreendedorismo, Câmara Temática de Cultura e Turismo, Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico em Saúde, Câmara Temática de Indústria, Tecnologia e Inovação e Câmara Temática de Urbanismo e Infraestrutura.

Prêmio Mulher Cidadã será entregue nesta quarta-feira (08)

por Dirceu Portugal publicado 02/03/2023 14h30, última modificação 08/03/2023 08h38

No dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (08), os vereadores da Câmara de Campo Mourão farão uma sessão solene exclusiva, toda direcionada a homenagear 13 mulheres com o Prêmio Mulher Cidadã. As honrarias - pelos trabalhos desenvolvidos em prol da sociedade mourãoense – serão entregues no plenário da Casa de Leis, às 19 horas.

Serão homenageadas; Abigail Barbosa Fonseca, Adriana Aparecida de Mello, Angela Colombo, Claidir Simonetti de Carvalho, Ester Martins dos Santos, Francisca do Carmo, Ilaide Gardino Mendes, Iria Dsiedzic Nogara, Karoline dos Santos Fonseca, Luzia Terezinha Grasso Frreira, Neide dos Santos, Priscila Nascimento de Oliveira e Rumi Sonoda Ferreira da Silva.  

O Mulher Cidadã é resultado do projeto de Resolução 32, que instituiu, em 2013, o prêmio concedido anualmente às mulheres que prestam contribuição voluntária à comunidade.

“O Prêmio Mulher Cidadã surgiu como uma forma do Poder Legislativo homenagear as mulheres que fazem a diferença no município, por isso, a Casa de Leis abre as portas para a comunidade conhecer essas personalidades”, comentou o presidente da Câmara, Edilson Martins.

Vereadores de CM se reúnem em plenário hoje e amanhã

por Dirceu Portugal publicado 03/03/2023 17h45, última modificação 06/03/2023 08h22

Os treze parlamentares da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, hoje e amanhã - terça-feira (07) - a partir das 09 horas, para debater e aprovar em primeiro e segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos legislativos.

As sessões serão transmitidas pelo Youtube. Na segunda, os moradores podem acompanhar o debate acessando https://www.youtube.com/watch?v=TNL6OQm8Sc0. Para assistir a sessão da terça-feira, um click no link https://www.youtube.com/watch?v=lHQUcPOXePg

Pelo roteiro, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, na segunda-feira será apresentado em plenário para conhecimento dos vereadores, um projeto de Lei Complementar, de autoria do vereador Miltinho Cidade Nova, e um projeto de Lei, de autoria do parlamentar Toninho Machado, além de 30 indicações, quatro requerimentos, ofícios e prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão.

Em primeiro turno, serão discutidos e votados dois projetos de Leis, sendo um de autoria do vereador Miltinho Cidade Nova e outro, do Poder Executivo.

Câmara de CM se reúne amanhã para votar em segundo turno a pauta de trabalhos Legislativos

por Dirceu Portugal publicado 06/03/2023 16h56, última modificação 06/03/2023 16h56

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão se reúnem em plenário, amanhã - terça-feira (07) - a partir das 09 horas, para debater e aprovar em segundo turno de discussão e votação, a pauta com os trabalhos legislativos, votados e aprovados em primeiro turno.

A sessão será transmitida pelo Youtube. Os moradores podem acompanhar o debate acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=lHQUcPOXePg.

Pelo roteiro, liberado pelo Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, será discutido - em segundo turno de discussão e votação - um projeto de Lei, de autoria do vereador Miltinho Cidade Nova, e um projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo, além de 35 indicações, um requerimento, ofícios do Ministério da Saúde informando a liberação de recursos e prestações de contas de entidades assistenciais de Campo Mourão.

Vereador solicita emendas parlamentares a Moro e Dallagnol

por Dirceu Portugal publicado 07/03/2023 15h03, última modificação 07/03/2023 15h03

Toninho Machado apresentou dois requerimentos na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, um direcionado ao deputado federal Deltan Dallagnol e outro ao senador Sergio Moro. Os documentos foram aprovados em plenário e serão encaminhados aos parlamentares, em Brasília.  

No primeiro requerimento, o vereador solicitou a Moro, uma emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos em saúde, em média e alta complexidade. No segundo documento, direcionado a Dallagnol, o vereador solicitou o mesmo valor para a mesma finalidade.

“Os requerimentos se fazem pertinentes, visto que o município precisa complementar as despesas do setor, dado a grande demanda de serviços desde a atenção básica até a média e alta complexidade. Por isso, qualquer recurso adicional é importante, pois da mais autonomia ao município para fazer frente às demandas do setor, já que este é um dos setores mais sensíveis para a população”, argumentou Machado.

Ações do documento