Notícias

por Interlegis — publicado 23/03/2020 14h55, última modificação 16/11/2020 10h48
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Saúde: Vereador requer informações

por adm publicado 09/02/2018 09h45, última modificação 09/02/2018 09h45
Edson Battilani (PPS) protocolou para a sessão que a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza no próximo dia 19 está um pedido para que a prefeitura preste uma série de informações relacionadas a área da saúde.

Entre as proposições que o vereador Edson Battilani (PPS) protocolou para a sessão que a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza no próximo dia 19 está um pedido para que a prefeitura preste uma série de informações relacionadas a área da saúde. Será a primeira sessão de caráter ordinário do Poder Legislativo em 2018.

Battilani quer saber da administração municipal se em janeiro de 2017, quando assumiu o prefeito Tauillo Tezelli, havia lista de espera de pacientes para consultas com especialistas, exames em geral e de cirurgias. Em caso positivo, a prefeitura terá de fornecer relação com o número de pacientes que aguardavam consultas com especialistas, exames e cirurgias.

“Ao longo de 2017, as listas foram ampliadas, mantidas ou reduzidas?” questiona Edson Battilani no requerimento. Também indaga se existe previsão para atendimento de pacientes que aguardam atendimento.

Reiterados

O vereador do PPS também protocolou várias indicações reiterando a prefeitura reivindicações apresentadas anteriormente e que não foram atendidas ainda. Entre elas, a instalação de sistema de controle de velocidade – fixo ou móvel – na avenida Armelindo Trombini, a substituição de luminárias queimadas em oito ruas e avenidas dos jardins Copacabana I e II, a realização de poda na arborização de seis ruas do jardim Copacabana I e a instalação de sinalização de estacionamento em apenas um lados em sete vias dos jardim Copacabana I e II.

A reconstrução em concreto e alargamento de cinco pontes foi outro pedido reiterado por Edson Battilani. Três pontes são no rio do Campo: nos fundos do jardim Aeroporto,, na estrada da comunidade Alto Cafezal e no acesso pela estrada velha para Farol. As outras pontes são no rio Água do Monjolo e no rio Imbaúva.

Em outra indicação protocolada, voltou a solicitar a prefeitura que notifique a empresa que construiu o prédio da unidade básica de saúde do jardim Copacabana II para que realize uma revisão na edificação, que apresentada infiltrações em todas as dependências. Também solicitou a prefeitura a aquisição de geladeira e fogão para a cozinha da unidade, além da designação de uma cirurgiã dentista para atender na UBS.


“Tucano” reitera reivindicações

por adm publicado 15/02/2018 08h39, última modificação 15/02/2018 08h39
Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) reiterando pedidos de melhorias encaminhados em 2017 a prefeitura e que ainda não foram atendidos.

O roteiro da primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Mourão em 2018, marcada para a próxima segunda-feira (19/2), vai incluir várias indicações de autoria do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) reiterando pedidos de melhorias encaminhados em 2017 a prefeitura e que ainda não foram atendidos.

Uma das proposições que serão reiteradas é a da disponibilização de uma área de 22 mil metros quadrados (ao lado da Praça da Juventude – jardim Paulista) para a construção do Centro de Treinamento da Associação Desportiva Asa Leste. Também será reiterado o pedido da construção de vestiários e da instalação de alambrado no campo de futebol do conjunto habitacional Parque Verde.

Outras reivindicações que serão reiteradas pelo vereador: realização do “Teste da Linguinha” em recém nascidos no Município, asfaltamento de trecho da rua Ludovico Bucoski (jardim Paulista), operação tapa buraco na rua Tamanduá (jardim Lar Paraná), demarcação de faixa de pedestres na avenida Jorge Walter (próximo ao cruzamento com a rua Miguel Luiz Pereira - centro) e conserto da tampa de bueiro localizado na rua Antônio Justino Ferreira (jardim Flor do Campo).

Quatro indicações protocoladas pelo vereador Tucano são para que a prefeitura providencie a execução de recuo na parada de ônibus das praças Abelar Gonçalves Netto (conjunto habitacional Parigot de Souza), Bento Munhoz da Rocha Netto (centro) e da Amizade (jardim Isabel). Em outra indicação reforçou o pedido de execução de recuo para estacionamento diagonal de veículos na praça da Amizade.

Entre os novos pedidos apresentados pelo vereador Tucano estão a realização de capinagem e limpeza em terrenos localizados nas ruas Vereador Laurentino Batista Guimarães (jardim Nossa Senhora Aparecida) e Abolição (conjunto habitacional Parque Verde).

Informação

Na sessão do Poder Legislativo também será discutido e votado requerimento em que o vereador Tucano solicita a prefeitura informações sobre a destinação de terreno que o Município possui entre a rua Abolição (conjunto habitacional Parque Verde) e a BR 272.


Sidnei Jardim solicita serviços de manutenção

por adm publicado 15/02/2018 08h42, última modificação 15/02/2018 08h42
Sidnei Jardim (PPS) protocolou para as sessões ordinárias que a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza no início da próxima semana são com pedidos a prefeitura de execução de serviços de manutenção em bairros da cidade.

Boa parte das indicações que o vereador Sidnei Jardim (PPS) protocolou para as sessões ordinárias que a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza no início da próxima semana são com pedidos a prefeitura de execução de serviços de manutenção em bairros da cidade.

A realização de operação tapa buracos na rua Vicente Zawadniak (entre as ruas Tubarão e Aleixo Piovesan – jardim Aeroporto) é uma das melhorias pleiteadas. Em outras indicações solicita a substituição de luminárias queimadas nas ruas Dr. Hugo Lisot Slomp (jardim Paulino) e das Glórias (jardim Ipê).

Sidnei Jardim também protocolou indicações para que a administração municipal providencie a limpeza e capinagem nas ruas Quinto Salvadori (jardim Cidade Nova), João Eraston Schneider (jardim Gutierrez), Dr. Hugo Lisot Slomp (jardim Paulino) e Elci Slomp Iurk (jardim Paulista).

C. Mourão: Legislativo agenda audiências

por adm publicado 15/02/2018 08h44, última modificação 15/02/2018 08h44
No dia 23 a audiência é para que o Poder Executivo preste contas referente ao terceiro quadrimestre de 2017. Já no dia 28 a Secretaria Municipal de Saúde, na condição de gestora local do SUS, apresentará relatório de trabalho referente ao terceiro quadrimestre do ano passado.

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão, através da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, agendou a realização de duas audiências públicas para esta segunda quinzena de fevereiro.


No dia 23 a audiência é para que o Poder Executivo preste contas referente ao terceiro quadrimestre de 2017. Já no dia 28 a Secretaria Municipal de Saúde, na condição de gestora local do SUS, apresentará relatório de trabalho referente ao terceiro quadrimestre do ano passado.

As duas audiências públicas, abertas ao público, terão início às 18h30min e serão realizadas no plenário do Poder Legislativo. Três vereadores compõem a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento: Elvira Schen Lima (presidente), Luiz Alfredo e Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano.

Edoel Rocha quer melhorias

por adm publicado 15/02/2018 11h02, última modificação 15/02/2018 11h02
Edoel Rocha (PDT) protocolou diversas indicações para que a prefeitura execute melhorias nos bairros.

Revisão do sistema de iluminação e a execução de serviços roçada e limpeza das margens da BR 158 (saída para Maringá), em caráter de urgência. A realização desses serviços de manutenção está sendo reivindicados ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) em requerimento que o vereador Edoel Rocha (PDT) protocolou na Câmara Municipal.

A proposição será deliberada nas sessões que o Poder Legislativo de Campo Mourão realiza no início da próxima semana. Na justificativa do requerimento, o vereador ressalta que várias indústrias e empresas comerciais estão instaladas no trecho apontado, além de apontar que a vegetação alta e os pontos de escuridão geram insegurança.

Outro requerimento protocolado pelo vereador é para que a empresa Engelétrica Serviço de Limpeza informe porque não vem sendo feita a coleta de materiais recicláveis no jardim Cidade Nova. Já a coleta do lixo comum, de acordo com a proposição, estaria sendo feita em apenas metade do bairro.

Edoel Rocha também protocolou diversas indicações para que a prefeitura execute melhorias nos bairros. Entre elas, a instalação de um poste de iluminação na rua Luiza Aurélio Gurgel (entre as ruas Avelino Antônio Vieira e Afonso Edson Labiak – jardim Aeroporto), implantação de Academia da Terceira Idade (ATI) no Parque das Torres, revisão de todo o sistema de iluminação pública da rua Maria Olímpia Jardim (entre as ruas Antônio Gomes e Tiziu - jardim Nossa Senhora Aparecida), construção de redutores de velocidade na rua Antônio Vargas Neto (jardim Modelo) e a arborização pública em toda a extensão da avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira.

Mais reivindicações apresentadas pelo vereador: roçada e limpeza nas imediações da quadra poliesportiva do conjunto residencial Capricórnio e revisão de todo o sistema de galerias pluviais - com o desentupimento de bueiros nas ruas Ozório Barnabé Pontes e Hideji Kobayashi (jardim Cidade Nova).

Cidade Nova: Cascalhamento de acesso a PR 558

por adm publicado 15/02/2018 11h08, última modificação 15/02/2018 11h08
Edilson Martins (PR) reivindicou a adequação e cascalhamento da estrada entre a rodovia Bento Fernandes Dias (Campo Mourão – Araruna/PR 558) e a rua São José (jardim Cidade Nova).

A adequação e cascalhamento da estrada entre a rodovia Bento Fernandes Dias (Campo Mourão – Araruna/PR 558) e a rua São José (jardim Cidade Nova) é uma das reivindicações do vereador Edilson Martins (PR) a prefeitura de Campo Mourão. Na próxima semana, a Câmara Municipal delibera indicação de autoria do vereador com o pedido ao prefeito Tauillo Tezelli.

A via apontada por Edilson Martins para receber as melhorias liga o jardim Cidade Nova e vários bairros vizinhos ao Hospital Santa Casa. “A execução dos serviços de adequação e cascalhamento do trecho é de suma importância e proporcionará um acesso mais rápido e seguro aos que trafegam pela via”, destaca o vereador.

O trecho é bastante utilizado, com grande movimento de veículos. Na justificativa da indicação, Edilson Martins observa ainda que nos dias de chuva a lama toma conta da via, enquanto nos dias secos o problema é a poeira “existem ainda muitos buracos na via, causando riscos de acidentes”, finaliza.

Cabo Cruz: Mais segurança no trânsito

por adm publicado 15/02/2018 11h12, última modificação 15/02/2018 11h12
Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) protocolou várias indicações na Câmara Municipal.

O vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) protocolou várias indicações na Câmara Municipal com pedidos a prefeitura de obras e serviços para assegurar a comunidade mais segurança no trânsito em Campo Mourão. Nas sessões da próxima semana, as proposições serão deliberadas.

Revisão na iluminação da Av. Presidente Kennedy

por adm publicado 16/02/2018 16h41, última modificação 16/02/2018 16h41
Edoel Rocha (PDT) está encaminhando à Prefeitura, a revisão completa da iluminação da avenida Presidente John Kennedy
A realização de uma completa revisão no sistema de iluminação pública da avenida Presidente John Kennedy, em caráter de urgência, é um dos pedidos que o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) está encaminhando a prefeitura de Campo Mourão. Segundo moradores da Asa Oeste, luminárias da via ficam acesas durante o dia todo, desperdiçando energia elétrica.

O pedido à administração municipal está sendo feito através de indicação protocolada na Câmara Municipal, que será apreciada e deliberada nas sessões ordinárias marcadas para a próxima semana. Cinco trechos da avenida que corta toda a Asa Oeste da cidade, onde os problemas no sistema de iluminação são mais constantes, foram apontados pelo vereador.

Edoel Rocha também protocolou indicações para que a prefeitura providencie a execução de serviços de roçada e limpeza no terreno ao lado da unidade básica de saúde do DANFERI, cascalhamento de trecho de estrada que dá acesso a BR 369 (nas proximidades das torres de televisão) e a realização de estudo para a transformação da rua Germano Francisco Rodolfo Bathke (entre as ruas Prefeito Horácio Amaral e Francisco Beltrão – jardim Santa Cruz) em mão única ou construir dois redutores de velocidade.

O vereador do PDT solicitou ainda a realização de serviço de compactação com pedras e piche no estacionamento do Cemtro Municipal de Educação Infantil Pequenos Brilhantes (jardim Maia).

Louvor

Nas sessões da próxima semana, a Câmara Municipal também apreciará requerimento do vereador Edoel Rocha que propõe Voto de Louvor a Caroline dos Reis Biazin pela participação e sucesso alcançado no programa The Voice Brasil (Rede Globo).

Melhorias na iluminação, reivindica Sidnei Jardim

por adm publicado 21/02/2018 14h30, última modificação 21/02/2018 14h30
Sidnei Jardim (PPS) apresentou várias indicações nas sessões da Câmara Municipal de Campo Mourão realizadas no início desta semana foram com pedidos à prefeitura para que execute serviços de manutenção no sistema de iluminação pública em bairros da cidade.

A maioria das indicações que o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) apresentou nas sessões da Câmara Municipal de Campo Mourão realizadas no início desta semana foram com pedidos à prefeitura para que execute serviços de manutenção no sistema de iluminação pública em bairros da cidade. Outras indicações foram para que a administração municipal providencie a execução de serviços de limpeza e capinagem em vias públicas, além de serviços em unidade da Rede Municipal de Ensino.

O vereador pediu a substituição de luminárias queimadas nas avenidas Manoel Nogueira (jardim lar Paraná) e Bronislau Wronski (jardim Aeroporto), na travessa João Durski (jardim Batel) e nas ruas Dr. Nelson Bittencourt Prado e Primavera (jardim lar Paraná) e São Carlos (jardim Flórida).

Duas indicações foram para que seja realizada a limpeza e capinagem na rua Sabiá (jardim Tropical) e no canteiro central da rua Pássaro Preto (conjunto Dr. Milton Luiz Pereira).

Escola

Sidnei Jardim reforçou ainda o pedido para que a prefeitura providencie a execução de uma série de serviços e melhorias na Escola Municipal Cidade Nova (jardim Cidade Nova). Além da limpeza, o vereador pediu a realização de serviços de manutenção da cobertura, muros, passeio público, troca de mobiliário e retirada de entulhos.

Câmara: Duas audiências públicas

por adm publicado 21/02/2018 14h31, última modificação 21/02/2018 14h31

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores de Campo Mourão agendou a realização de duas audiências públicas para os próximos dias.

Nesta sexta-feira (23/2) a audiência é para que o Poder Executivo preste contas referente ao terceiro quadrimestre de 2017. Já no dia 28 a Secretaria Municipal de Saúde, na condição de gestora local do SUS, apresentará relatório de trabalho referente ao terceiro quadrimestre do ano passado.

As duas audiências públicas, abertas ao público, terão início às 18h30min e serão realizadas no plenário do Poder Legislativo. Três vereadores compõem a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento: Elvira Schen Lima (presidente), Luiz Alfredo e Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano.

Vereador requer documentos

por adm publicado 23/02/2018 08h00, última modificação 23/02/2018 08h00
Luiz Alfredo (PT do B) é o autor do requerimento aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo para que a prefeitura forneça os documentos e preste as informações.

A prefeitura de Campo Mourão tem prazo máximo de 30 dias para fornecer cópia a Câmara Municipal de uma série de documentos referentes à recente contratação da empresa Embracol Transportes para a prestação de serviço de transporte escolar. Também terá de informar que veículos serão utilizados em cada linha (número do veículo, placa, número de lugares, etc.), bem como o horário, o motorista de cada carro, o número de alunos em cada veículo e o nome do monitor.

O vereador e advogado Luiz Alfredo (PT do B) é o autor do requerimento aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo para que a prefeitura forneça os documentos e preste as informações. Foi requerida cópia integral do relatório elaborado pela Secretaria da Educação nas vistorias realizadas na empresa Embracol nos dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, da documentação de cada um dos veículos utilizados no transporte escolar, do laudo do INMETRO e também do processo licitatório.

Animais

Luiz Alfredo apresentou ainda requerimento para que a prefeitura forneça cópia integral do processo administrativo licitatório (chama pública) para o credenciamento de entidades da sociedade civil para transferência de recursos financeiros para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco com propostas de programas de proteção aos animais. O pedido foi aprovado por unanimidade na última sessão do Poder Legislativo.

Rampas de acesso em praças de C. Mourão

por adm publicado 23/02/2018 08h03, última modificação 23/02/2018 08h03
Edson Battilani (PPS) reivindicou a prefeitura, através de indicação apresentada na última sessão do Poder Legislativo.

A construção de rampas de acesso para portadores de deficiência física nas praças São José e Getúlio Vargas, no centro de Campo Mourão, foi uma das melhorias que o vereador Edson Battilani (PPS) reivindicou a prefeitura, através de indicação apresentada na última sessão do Poder Legislativo.

Para o Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), o vereador solicitou a implantação de sistema de drenagem nas áreas gramadas do logradouro, em especiais nas proximidades do parque infantil e da rena multiuso. Já para o Parque das Torres e para a praça Getúlio Vargas pediu a instalação de parques infantil semelhantes ao implantado recentemente no Parque do Lago.

Mais melhorias pleiteadas por Edson Battilani: implantação de sistema de controle de velocidade – fixo ou móvel na rua Curió (jardim Gutierrez), recapeamento asfáltico nas ruas Edmundo Mercer e Curucaca (conjunto habitacional Capricórnio), instalação de lixeiras de coleta seletiva e reconstrução da calçada em frente a Escola Municipal Gurilândia (centro) e a substituição de luminárias existentes por lâmpda de LED em toda a extensão da rua Egydio Cardoso de Lima (jardim Gutierrez). Também pediu a colocação de rede de iluminação pública na rua Sebastião Ferreira (entre a avenida Afonso Botelho e a rua Coelho Júnior – jardim Flora).


Responsável pela manutenção da perimetral: Prefeitura ou DNIT?

por adm publicado 26/02/2018 08h22, última modificação 26/02/2018 08h22
Edilson Martins (PR) questionou quanto a responsabilidade pela manutenção e limpeza da perimetral Tancredo de Almeida Neves.

Por iniciativa do vereador Edilson Martins (PR), a Câmara Municipal encaminhou ofício à prefeitura de Campo Mourão e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) indagando quanto a responsabilidade pela manutenção e limpeza da perimetral Tancredo de Almeida Neves. A formalização do pedido de informações foi aprovada por unanimidade nas sessões que o Poder Legislativo realizou nesta semana.

Edilson Martins esclarece que o questionamento é devido à situação crítica em que se encontra o trecho da via entre o cruzamento com as ruas Araruna e Francisco Albuquerque. No requerimento apresentado na Câmara Municipal, o vereador destaca que as reclamações por parte da população são muitas.

Através de outras proposições, o vereador solicitou a readequação de redutor de velocidade na rua Dr. Nelson Bittencourt Prado (em frente a Igreja Pentecostal Bom Pastor – jardim Lar Paraná). Também pediu a construção de redutores de velocidade na avenida José Tadeu Nunes (entre as ruas Ferrucio Panessa e Laurentino Batista Guimarães – jardim Nossa Senhora Aparecida) e Mamborê (entre as avenida Jorge Walter e Guilherme de Paula Xavier – centro).

Edilson Martins apresentou ainda indicações para que a prefeitura providencie o desentupimento de bueiros localizados na Perimetral Tancredo Neves (jardim Alvorada) e na rua Rouxinol (entre a rua Faisão e a avenida dos Pardais – jardim Tropical I).

Vereador pede sinalização em 19 vias de cinco bairros

por adm publicado 26/02/2018 08h30, última modificação 26/02/2018 08h30
Jadir Soares – Pepita (PPS) quer que a prefeitura providencie em 19 vias públicas de cinco bairros de Campo Mourão.

Execução de sinalização horizontal e vertical, em especial a colocação de placas de via preferencial, pintura de faixa de pedestres e identificação de nome de ruas e avenidas nos postes. É o que o vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) que que a prefeitura providencie em 19 vias públicas de cinco bairros de Campo Mourão.

As melhorias foram solicitadas esta semana através de indicações apresentadas na sessão da Câmara Municipal. Estas são as ruas apontadas para receber as melhorias: Euclides Slomp, Sérgio Lisa, Padre Pedro Poletto, Sócrates Stamatto, Edvino Spacki, Flávio de Paula Emer e Padre João Viecelli (jardins Maia I e II), Segesmundo Staniszewski e Miguel Sharan (jardim Vitória Régia), Nicolau Assad, Eugênio Zalewski, Ignácio Trombini, Bonifácio Paes Carneiro, Padre Aloysio Jacobi, Miguel Sharan e Diógenes Alves Cabral (conjunto Capricórnio), Araucária, Seringueiras e Sibipirunas (jardim Casali).

Outra indicação do vereador foi para que a prefeitura construa redutor de velocidade e pinte faixa de pedestres nas ruas Engenheiro Mercet (conjunto Primavera) e Vani Borges Macedo (jardim Cidade Nova), além da construção de redutores de velocidade na rua Hideji Kobayashi (jardim Cidade Nova).

Dia da Mulher: Legislativo entrega prêmios

por adm publicado 26/02/2018 08h33, última modificação 26/02/2018 08h33
A sessão solene no plenário do Poder Legislativo está marcada para às 20 horas e comemora o Dia Internacional da Mulher.

Doze mulheres de Campo Mourão, indicadas pelos vereadores, vão receber no dia 8 de março o Prêmio Mulher Cidadão, outorgado pelo Poder Legislativo. A sessão solene no plenário do Poder Legislativo está marcada para às 20 horas e comemora o Dia Internacional da Mulher..

A honraria será entregue a Alaíde Ferreira da Silva, Aparecida de Freitas Miranda, Cidália Guimarães de Araújo, Elisabete Schefer Santos, Elza Maria Teixeira Campanha, Evelyn Oliveira de Souza, Ivone Maggioni Fiore, Jacira Bueno Machado, Maria Liria Gadoti Piotrowski, Maria Rosa Ribeiro, Nilsa dos Santos Benez e Rosaria de Oliveira Santana.


Limpeza de lotes baldios

por adm publicado 27/02/2018 08h06, última modificação 27/02/2018 08h06
Edoel Rocha (PDT) apresentou na última sessão do Poder Legislativo de Campo Mourão foram com pedidos a prefeitura para que notifique, em caráter de urgência, proprietários de terrenos baldios tomados pelo mato e determine prazo para que providenciem a limpeza dos imóveis.

Várias das proposições que o vereador Edoel Rocha (PDT) apresentou na última sessão do Poder Legislativo de Campo Mourão foram com pedidos a prefeitura para que notifique, em caráter de urgência, proprietários de terrenos baldios tomados pelo mato e determine prazo para que providenciem a limpeza dos imóveis.

É o caso de terreno localizado na avenida Paraná (jardim Nossa Senhora Aparecida). Segundo moradores vizinhos, o mato contribui para a proliferação de animais peçonhentos e insetos, além de gerar insegurança. Edoel Rocha também quer que a administração municipal notifique todos os proprietários de imóveis ao longo de toda a avenida Guilherme de Paula Xavier para que construam calçadas.

A substituição de luminárias queimadas em toda a extensão da rua Robson Daciuk Paitach (jardim Nossa Senhora Aparecida), a realização de operação tapa buracos na avenida Armelindo Trombini (jardim Albuquerque), colocação de grade em bueiro na rua Dr. Hugo Slomp (jardim Paulino) e a execução de serviço de manutenção no sistema de iluminação da quadra de vôlei do centro da Juventude Itachir Tagliari foram outras melhorias reivindicadas pelo vereador.

Retorno

O vereador apresentou ainda indicação para que a prefeitura reative o sistema de ilumi nação convencional (luminárias altas) na rua Eufrozina Teodoro de Oliveira, entre as ruas Victor Alessi e João Batista Salvadori (residencial Fortunato Perdoncini). O sistema de iluminação pública rebaixada em funcionamento na via tem gerado reclamações por parte dos moradores, que alegam pouca eficiência do sistema e ressaltam que a escuridão resulta em insegurança.


Saúde: Remanejamento de vagas é proposto por vereador

por adm publicado 27/02/2018 08h08, última modificação 27/02/2018 08h08
Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) propôs a prefeitura de Campo Mourão o remanejamento de vagas de atendimento odontológico da unidade de saúde “Edemilson Zaperlon” (jardim Laura) para a unidade de saúde “Dr. José Carlos Ferreira” (jardim Paulista). Trata-se de um pedido de moradores da Asa Leste, pois estariam sobrando vagas na unidade que funciona no CSU, enquanto faltam vagas na unidade do jardim Paulista.

O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) propôs a prefeitura de Campo Mourão o remanejamento de vagas de atendimento odontológico da unidade de saúde “Edemilson Zaperlon” (jardim Laura) para a unidade de saúde “Dr. José Carlos Ferreira” (jardim Paulista). Trata-se de um pedido de moradores da Asa Leste, pois estariam sobrando vagas na unidade que funciona no CSU, enquanto faltam vagas na unidade do jardim Paulista.

O vereador também apresentou indicações para que a administração municipal providencie a realização de operação tapa buracos na rua Aurélio Gurgel (esquina com a rua Afonso Edson Labiak – jardim Aeroporto). Pediu ainda o conserto ou substituição das lixeiras do calçadão da avenida Jorge Walter (vila Urupês), em frente ao Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida).

Em outra indicação, o vereador Tucano reiterou o pedido de designação de um vigia para trabalhar na unidade básica de saúde do jardim Paulista, no horário das 16 às 6 horas.

Vereadores querem melhorias

por adm publicado 27/02/2018 08h27, última modificação 27/02/2018 08h27
Os moradores do bairro não têm espaço apropriado para a prática de atividades físicas e a área apontado pelos vereadores -que encontra-se abandonada – é de propriedade do Município.

A instalação de uma Academia de Terceira Idade (ATI) e a construção de pista de caminhada na área verde localizada no jardim Cidade Verde (entre as ruas Curitiba , Marins Pereira, das Petúnias e Santos Dumont) voltou a ser reivindicada a prefeitura pelos vereadores Edson Battilani (PPS) e Cícero Pereira de Souza – professor Cícero (PR).

Os moradores do bairro não têm espaço apropriado para a prática de atividades físicas e a área apontado pelos vereadores -que encontra-se abandonada – é de propriedade do Município.

Já o vereador Miguel Batista Ribeiro – Dr. Miguel (PRB) reivindicou o rebaixamento da iluminação pública em toda a extensão da rua Esperança (conjunto Mendes e Parque Verde).

Audiência

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão, através da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, realiza audiência pública nesta quarta-feira (28/2) para a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao terceiro quadrimestre de 2017. Será a partir das 18h30min, no plenário do Poder Legislativo.

Informações: Vereador indaga sobre estacionamento rotativo

por adm publicado 28/02/2018 15h48, última modificação 28/02/2018 15h48
Requerimento do vereador Edson Battilani (PPS) para que a prefeitura informe – no prazo máximo de 30 dias – sobre a situação do processo de implantação do estacionamento rotativo nas vias públicas centrais de Campo Mourão.

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, requerimento do vereador Edson Battilani (PPS) para que a prefeitura informe – no prazo máximo de 30 dias – sobre a situação do processo de implantação do estacionamento rotativo nas vias públicas centrais de Campo Mourão.

O vereador apresentou ainda indicação para que a administração municipal substitua as luminárias existentes na rua Curió (jardim Gutierrez) por lâmpadas de LED, com a extensão da rede de baixa tensão nos dois extremos da via (com iluminação pública). Reivindicou ainda a colocação de tampa em bueiro localizado na rua Érica Labes (jardim Ipanema).

Battilani também pediu a prefeitura que notifique os proprietários de terrenos não edificados nos jardins Ipanema I e II para que providenciem a limpeza dos imóveis. Caso o serviço de roçada não seja executado, que a prefeitura limpe os terrenos e multe os proprietários.

Reiterados

Vinte e três das indicações que Edson Battilani apresentou na última sessão da Câmara Municipal foi para reiterar solicitações de obras e serviços encaminhadas a prefeitura nos últimos meses.

Reparos em escolas, sinalização,, recuperação asfáltica, instalação de Academia da Terceira Idade (ATI), construção de barracão comunitário, transformação da quadra de esportes do Centro Social Urbano em uma quadra poliestiva destinada a pessoas com deficiências, inscrição do Município no programa Restaurante Popular, implantação de horta comunitária, iluminação foram alguns dos pedidos reiterados.

Dia da Mulher: Legislativo entrega honrarias

por adm publicado 07/03/2018 17h03, última modificação 07/03/2018 17h03

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza sessão solene nesta quinta-feira (8/3), a partir das 20 horas, comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. No evento aberto ao público, que vai acontecer no Plenário Vereador José Pereira Carneiro, será feita a entrega do Prêmio Mulher Cidadã, instituído em 2014 e outorgado pela primeira vez em 2015.

Doze mulheres de Campo Mourão, indicadas pelos vereadores, vão receber nesta quinta-feira o Prêmio Mulher Cidadão, outorgado pelo Poder Legislativo. A honraria foi criada através de projeto de autoria da vereadora Nelita Piacentini (PR).

A honraria será entregue a Alaíde Ferreira da Silva, Aparecida de Freitas Miranda, Cidália Guimarães de Araújo, Elisabete Schefer Santos, Elza Maria Teixeira Campanha, Evelyn Oliveira de Souza, Ivone Maggioni Fiore, Jacira Bueno Machado, Maria Liria Gadoti Piotrowski, Maria Rosa Ribeiro, Nilsa dos Santos Benez e Rosaria de Oliveira Santana.

C. Mourão: Qualidade do asfalto será Investigada por comissão

por adm publicado 12/03/2018 14h03, última modificação 12/03/2018 14h03

Nos próximos dias deverão ser designados os vereadores que vão compor a comissão especial do Poder Legislativo de Campo Mourão que vai conferir a qualidade dos serviços de revestimento e pavimentação asfáltica realizadas na cidade nos últimos cinco anos.

A criação da comissão especial é resultado de requerimento apresentado nesta semana, na sessão ordinária da Câmara Municipal, pelos vereadores Luiz Alfredo e Olivino Custódio. Pelo menos quatro vereadores deverão compor a comissão, que terá prazo de 90 dias – a partir da escolha do presidente e relator - para concluir os trabalhos.

Mediante técnicas específicas, deverá ser conferida a qualidade da sub-base, bases (TST, TSD ou CBUQ) dos revestimentos e pavimentação asfáltica realizados em logradouros do Município. O trabalho vai abranger serviços executados com recursos próprios do Município e também os realizados através de convênios ou financiamentos. Também serão conferidos aqueles executados pela iniciativa privada (em loteamentos, conjuntos habitacionais, etc.).

A intenção é verificar se as obras seguiram as determinações constantes nos projetos previamente aprovados e as técnicas específicas. A comissão especial poderá e deverá realizar diligências, vistorias, solicitar documentos perante órgãos públicos e/ou privados, bem como tomar medidas judicias, se necessário.

Para a realização dos estudos e trabalhos, a comissão especial poderá contratar técnicos e/ou empresas especializadas, que deverão realizar testes, emitir laudos e pareceres acerca dos trabalhos executados e a qualidade do material empregado nas obras.


Podologia na Rede Municipal de Saúde de Campo Mourão

por adm publicado 12/03/2018 14h04, última modificação 12/03/2018 14h04

A disponibilização de atendimento de podologia pela Rede Municipal de Saúde de Campo Mourão, com a contratação de técnicos na área, foi uma das indicações que a vereadora Nelita Piacentini (PR) apresentou nesta semana ao prefeito Tauillo Tezelli. No pedido encaminhado é destacado que a podologia previne, diagnostica e trata as alterações dos pés e as suas repercussões no corpo humano, sendo necessário o tratamento para pés diabéticos, melhorando a saúde e qualidade de vida dos pacientes.

Nelita Piacentini também apresentou indicação para que a prefeitura providencie a instalação de 13 academias especiais para uso de deficientes físicos: praças Alice Alves de Macena (jardim Santa Nilce I), São José (centro), Bento Munhoz da Rocha Neto (centro), nos conjuntos habitacionais Dr. Milton Luiz Pereira, Ilha Bela e Moradias Avelino Piacentini, no complexo esportivo Roberto Brzezinski, na vila Urupês, no Parque das Torres, no ginásio de esportes Walternei de Oliveira, no distrito de Piquirivaí, no jardim Alvorada.

Reivindicou ainda a construção de um salão para a realização de bailes e outras atividades para a terceira idade em anexo ao Centro de Convivência do Idoso “Carmem Moreno de Araújo” (complexo esportivo Roberto Brzezinski) e a instalação de uma Academia Popular de Musculação no ginásio de esportes Juscelino Kubitschek, além da construção de uma pista de skate no estádio Roberto Brzezinski.

Pepita pede melhorias em escolas municipais

por adm publicado 12/03/2018 14h09, última modificação 12/03/2018 14h09

Reparos no telhado, forro dos corredores e calçada do pátio, instalação de toldo na entrada, construção de muro no parque infantil, reforma do banheiro feminino e pintura de todas as instalações. Essas foram algumas das melhorias que o vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) reivindicou a prefeitura de Campo Mourão para a Escola Municipal Bento Mussurunga (jardim Copacabana).

Os pedidos foram formalizados através de indicação apresentada e deliberada na última sessão do Poder Legislativo. Pepita também solicitou a execução de reparos na quadra poliesportiva do estabelecimento escolar, com a pintura e marcação da cancha, manutenção da cobertura e calhas, além da substituição de redes e alambrados de proteção.

Para o Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida (vila Urupês), o vereador pleiteou a realização de reparos no telhado e pintura completa do prédio (incluindo os muros). Já para o Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima (jardim Paulino) pediu a pintura completa das instalações e a instalação de cobertura parcial no parque infantil.

Em outra indicação, Jadir Soares reivindicou a pintura completa do Centro Municipal de Educação Infantil São José (jardim Alvorada), além da reforma do toldo na entrada da unidade.

Bairros

O vereador do PPS também apresentou várias indicações com pedidos de melhorias para os bairros de Campo Mourão. Solicitou, por exemplo, a recuperação da pavimentação asfáltica das ruas Cândida Lain (jardim Paulino), Aristhoteles Xavier do Rego, Vereador Carlos Stalmann e Pedro Staniszewski (conjunto habitacional Piacentini), professor José Roberto Rodrigues (jardim Modelo) e Marechal do Ar Eduardo Gomes (jardim Tomasi).

Legislativo: Cumprimentos a pastores

por adm publicado 12/03/2018 14h11, última modificação 12/03/2018 14h11

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou nesta semana o envio de moções de congratulações aos pastores Cerino José Barbosa e José Anunciação dos Santos (da igreja evangélica Assembleia de Deus). O primeiro completa 94 anos no dia 1º de maio próximo e o segundo comemora o 87º aniversário no dia 25 de março.

O vereador Edilson Martins (PR) foi o autor das moções e todos os demais 12 vereadores de Campo Mourão subscreveram as proposições deliberadas em sessões que o Poder Legislativo realizou no início desta semana.

Predominam os pedidos de manutenção da iluminação

por adm publicado 12/03/2018 14h19, última modificação 12/03/2018 14h19

Das 31 proposições que o vereador Sidnei Jardim (PPS) apresentou nas sessões que a Câmara Municipal de Campo Mourão realizou nesta semana, 19 foram para que a prefeitura providencie a execução de serviços de manutenção no sistema de iluminação pública, com a substituição de luminárias queimadas.

Foi solicitada a realização da melhoria nas ruas Dr. Hugo Lisot Slomp (jardim Paulino), Urutau e Caçanjurê (jardim Pio XII), Thomaz Edson de Andrade Vieira e Aleixo Piovesan (jardim Aeroporto), Clementino Farago (jardim três Marias), Bom Pastor (vila rural Pedro Kloster Júnior), Porfírio Querino Pereira (jardim Modelo), Canafistula (jardim Santa Nilce I), Sanhaço e Jacutinga (jardim Tropical), Michel Scharan (conjunto habitacional Capricórnio), Nova Esperança (jardim Ana Eliza), Roberto Brzezinski (centro), José Teodoro de Oliveira (jardim Flórida) e Faustino Elias dos Santos (jardim Nossa Senhora Aparecida).

A substituição de luminárias queimadas também foi pedida nas avenidas Manoel Nogueira (Lar Paraná), Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira (jardim Santa Nilce II) e Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho (jardim Tropical).

Indicações

O vereador Sidnei Jardim também apresentou indicações para que a prefeitura execute pavimentação asfáltica em toda a extensão da rua Antonio Justino Ferreira (jardim Paulista), coloque cobertura ou toldo no corredor entre o ginásio de esportes e o pátio da escola municipal Maria do Carmo Pereira (jardim Paulista) de providencie o desentupimento e limpeza de bueiro na avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira (jardim Santa Nilce II).

Vereador do PT quer melhorias

por adm publicado 12/03/2018 16h21, última modificação 12/03/2018 16h21

Através de indicações apresentadas no Poder Legislativo, o vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT) reivindicou a prefeitura que providencie a execução de serviço de terraplanagem na área localizada nos fundos da Escola Municipal Castro Alves – ao lado da quadra de esportes (vila Guarujá).

Outra indicação apresentada pelo vereador é para que a administração municipal substitua luminárias queimadas na extensão da rua Rubens Vaz (entre as ruas Currupião e Lemos do Prado), no jardim Fernando.

Pedida a reforma da pista de atletismo do estádio

por adm publicado 12/03/2018 16h22, última modificação 12/03/2018 16h22

A execução de reforma na pista de atletismo do completo esportivo “Roberto Brzezinski” foi reivindicada na semana passada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Edson Battilani (PPS). Na justificativa do pedido, o vereador destaca que a modalidade tem projetado a cidade em competições estaduais, nacionais e até internacionais.

O atletismo movimenta grande número de crianças e jovens em Campo Mourão, com o trabalho desenvolvido através da Fundação de Esportes (Fecam) não apenas revelando e formando atletas de destaque para integrar a equipe que representa o Município. Também merece destaque o reflexo positivo das atividades na formação do caráter dos participantes.

Através de outras indicações apresentadas na última sessão da Câmara Municipal, Edson Battilani voltou a reivindicar ao prefeito Tauillo Tezelli a retomada de dois programas: Lixo é Real e Jovem jardineiro. Reforçou ainda o pedido de melhorias na área de lazer do conjunto Capricórnio (limpeza, melhorias na iluminação, conserto de aparelhos da Academia da Terceira Idade e reforma do telhado do quiosque), além da colocação de bancos na parte externa – sob a marquise – do Centro Social Urbano jardim Laura).

Ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), o vereador solicitou a construção de um bueiro na avenida Presidente John Kennedy (entre as ruas Piquirivai e Miss Yolanda – Lar Paraná). Já ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) solicitou a instalação de placa indicativa de acesso ao Centro de Espiritualidade e Fraternidade O Caminho (PR 558).


C. Mourão: Notificação de proprietários de veículos abandonados na rua

por adm publicado 12/03/2018 16h23, última modificação 12/03/2018 16h23

A pedido do vereador e advogado Edoel Rocha (PDT), a prefeitura de Campo Mourão deverá notificar em caráter de urgência os proprietários de veículos de grande porte (carretas) que encontram-se em estado de abandono na rua Engenheiro Mercer (conjunto habitacional Antilhas). Segundo o vereador, os veículos estão em total estado de abandono e o pedido é para que sejam retirados da via pública.

Na justificativa da indicação apresentada no Poder Legislativo, Edoel Rocha destaca: “a comunidade reclama da falta de cuidados necessários, sendo estas carretas propagadoras de doenças como a dengue, por exemplo”. O vereador solicitou ainda a construção de redutor de velocidade na rua Expedito Antônio dos Santos (jardim Santa Nilce I), a substituição de luminárias queimadas nas ruas Lar Paraná e Guarani (jardim Lar Paraná) e a extração de árvores nas ruas Bela Vista (jardim Pio XII) e Carlos Behrens (jardim Country Clube).

Para o jardim Europa, o vereador pleiteou a pintura do nome das vias nos postes das ruas José Natal da Rocha, Professor Amani Spachinski de Oliveira, Professor Nelson Denker e Pioneiro Sebastião Albino Leme. A construção de redutor de velocidade ou a instalação de placas de velocidade permitida na rua Nossa Senhora Aparecida (jardim Pio XII) também foi solicitada por Edoel Rocha.

As demais indicações apresentadas pelo vereador foi para que a prefeitura providencie a limpeza de terreno localizados nas ruas Manoel Nogueira (entre as ruas Tamanduá e Javali -jardim Lar Paraná) e as calçadas em toda a extensão da rua Luiz da Silva Rézio (vila Cândida). Também pediu que seja notificado a empresa de terreno localizado na rua Licinio Rodrigues dos Santos (vila Cândida) para que execute serviço de limpeza total.

PM: Rondas entorno de colégios

por adm publicado 13/03/2018 11h17, última modificação 13/03/2018 11h17

O vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) apresentou requerimento na Câmara Municipal de Campo Mourão, em regime de urgência, para que a Polícia Militar intensifique a realização de rondas entorno de colégios, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos, nos períodos matutino e vespertino.

A reivindicação foi aprovada por unanimidade pelo Poder Legislativo e já encaminhada ao comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, major Júlio César Vieira da Rosa, bem como ao comando do Pelotão de Trânsito.. Foi solicitada a intensificação das rondas em três estabelecimentos de ensino: Colégio estadual de Campo Mourão, Colégio estadual Marechal Rondon e Colégio Estadual Unidade Polo.

“Tendo em vista os recentes acontecimentos, que viralizaram nas redes sociais, de brigas ocorridas entre alunos, em frente as referidas instituições, necessário se faz um patrulhamento mais ostensivo nestas localidade para prevenir a ocorrência deste tipo de conduta”, justifica o vereador Dr. Miguel.

Campo Mourão: Melhorias para a Vila Rural

por adm publicado 13/03/2018 16h45, última modificação 13/03/2018 16h45

A execução de uma série de melhorias na Vila Rural Pedro Kloster Júnior, localizada as margens da rodovia Campo Mourão-Araruna (PR 558), foi reivindicada na semana passada pelo vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) ao prefeito Tauillo Tezelli. Na mensagem justificativa da indicação apresentada no Poder Legislativo, o vereador destaca: “Os moradores da Vila Rural de Campo Mourão necessitam de uma melhor atenção”.

Foi solicitada a reforma do campo de futebol suíço ((incluindo alambrado) e da cancha de malha, instalação de Academia da Terceira Idade (ATI) e a recuperação da malha asfáltica e das lombadas em toda a extensão da rua Bom Jesus. Tratam-se de pedidos das famílias que residem na vila rural.

Pepita também apresentou indicações para que a prefeitura providencie a instalação de Academia da Terceira Idade (ATI) anexa ao Centro de Integração Esperança (jardim Modelo) e ao campo de futebol suíço do jardim Indianópolis, além da construção de calçada no passeio público em torno do Tiro de Guerra (jardim Flórida).Solicitou ainda a reposição de tampa em bueiro localizado na rua Luiz da Silva Rézio (vila Cândida) e o plantio de grama “esmeralda” no lugar da existente nos canteiros centrais em toda a extensão das avenidas Afonso Botelho, João Bento, José Custódio de Oliveira, Irm~´aos Pereira, Capitão Índio bandeira, Goioerê, Comendador Norberto Marcondes, Guilherme de Paula Xavier e Jorge Walter.

Ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o vereador Jadir Soares – Pepita reivindicou a doação de raspa de asfalto para melhorar a trafegabilidade na rua Bom Jesus (vila rural Pedro Kloster Júnior).


Melhorias na sinalização da ciclovia do Lar Paraná

por adm publicado 13/03/2018 16h49, última modificação 13/03/2018 16h49

A execução de sinalização vertical e horizontal – pintura da via, faixas de pedestre e placas – ao longo de toda a Ciclovia Júlio Vieira dos Santos, localizada na avenida Presidente John Kennedy, foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR). “Sem a devida sinalização, a via torna-se perigosa, causando risco de acidentes aos ciclistas e pedestres que por ali transitam”, alerta o vereador.

O pedido é para que, na execução das melhorias solicitadas, sejam observadas as determinações contidas no Manual de Sinalização Rodoviário do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit). A ciclovia estende-se entre as ruas Miguel Luiz Pereira e Pavão.

O vereador Tucano também apresentou indicações para que a prefeitura providencie o rebaixamento da iluminação pública na avenida Manoel Mendes de Camargo (entre as ruas Santos Dumont e Panambi – centro), a limpeza de bueiros em toda a extensão da rua José Francisco da Silva (vila Rio Grande) e construa um barracão para sede da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Mendes.

Outras reivindicações apresentadas pelo vereador: instalação de cobertura – com banco – na parada do transporte coletivo urbano em ponto localizado na avenida Goioerê, construção de trevo de acesso no entroncamento do conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira, Parque Industrial I e conjunto habitacional Mendes (saída para Goioerê),, instalação de Academia da Terceira Idade (ATI) na praça Abelar Gonçalves Neto (conjunto habitacional Parigot de Souza) e a execução de recape asfáltico na rua Apolinário Gorski (jardim Santa Nilce II).

A direção da Sanepar, o vereador Tucano solicitou a construção de rede de esgoto sanitário na rua Turmalina (conjunto residencial Diamante Azul), enquanto ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre pediu a instalação de placa indicativa na BR 487 de acesso ao jardim Araucária, centro e a Coamo Agroindustrial Cooperativa.

Vereador Cabo Cruz pede obras esportivas

por adm publicado 14/03/2018 14h18, última modificação 14/03/2018 14h18

Boa parte das indicações que o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) apresentou na última sessão do Poder Legislativo foi com pedidos à prefeitura para a execução de obras na área esportiva em diversas localidades de Campo Mourão. Mas o vereador também fez reivindicações relacionadas à segurança no trânsito, recuperação da pavimentação asfáltica e atividades para a terceira idade.

Na área esportiva, o vereador Cabo Cruz solicitou a construção de uma piscina destinada ao público infantil no complexo esportivo Roberto Brzezinski, a execução de uma quadra de areia na comunidade rural de São Benedito e a revitalização da quadra de futsal do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago). Também pediu \a compra de material básico para o atletismo, a construção de uma pista de skate no jardim Lar Paraná, a reforma das salas administrativas do complexo esportivo “R. B.” e a construção de ciclovia entre o início da avenida Ney Braga até às proximidades do Parque de Exposição Getúlio Ferrari, passando pela avenida José Tadeu Nunes.

A construção de faixa elevada para travessia de pedestres em frente ao Colégio Estadual Unidade Polo (rua Santos Dumont) foi apenas uma das obras voltadas à segurança no trânsito pleiteadas pelo vereador. Ele também solicitou a construção de faixa elevada para travessia de pedestres em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Dom Virgílio de Pauli (conjunto habitacional Fortunato Perdoncini) e a execução de sinalização horizontal e vertical em toda a extensão da avenida Paraná (jardim Nossa Senhora Aparecida).

Quatro indicações foram para a construção de redutores de velocidade nas avenidas Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira (jardim Cidade Nova), José Tadeu Nunes e Paraná (jardim Nossa Senhora Aparecida), bem como na rua Iguatemi (conjunto habitacional Parigot de Souza).

Cabo Cruz reivindicou ainda a instalação de Academia da Terceira Idade na comunidade rural de São Benedito e o asfaltamento das ruas Cristo Rei, dos Encontros, dos Chacareiros, das Missões, do Lazer e Ipanema (jardim Tropical II), José de Oliveira (jardim Damasco). Outras indicações do vereador foram para a realização de operação tapa buraco na rua Presbítero José dos Santos Filho (jardim Country Club), Teodoro Metchko (jardim Copacabana) e Chafic Bader Maluf (jardim Laura II), além da readequação da pavimentação na esquina da rua Galo da Serra com a avenida Jacutinga (jardim Tropical II) e recape asfáltico na rua Santa Catarina (entre as avenida Guilherme de Pula Xavier e Jorge Walter).


Limpeza de terrenos baldios

por adm publicado 14/03/2018 14h23, última modificação 14/03/2018 14h23

A Câmara Municipal de Campo Mourão, por iniciativa do vereador Olivino Custódio (PSC), sugeriu a prefeitura que sejam notificados os proprietários de terrenos desocupados localizados nas ruas Begónia e Aleluia (jardim Maria Barleta) para que realizem o corte de grama e a limpeza dos lotes.

Segundo moradores do bairro, a grama alta e o mato que avançam para o passeio público dificultam a passagem de pedestres, além da falta de manutenção adequada dos imóveis contribuir para a proliferação de insetos e doenças.

Outra indicação do vereador Olivino Custódio foi para que a prefeitura providencie a poda de árvore localizada no Parque Municipal Governador Pedro Viriato Parigot de Souza que pode cair e danificar uma residência vizinha.

Pontos públicos de mototáxis

por adm publicado 14/03/2018 14h26, última modificação 14/03/2018 14h26

O presidente da Câmara Municipal de Campo Mourão, vereador Edson Battilani (PPS), voltou a reivindicar a prefeitura a instalação de pontos públicos de mototáxis na área central da cidade e em outros pontos da área urbana. No ano passado, o vereador já havia feito duas vezes à sugestão ao governo municipal.

“Os pontos existentes estão distribuídos nos bairros do Município e alguns em avenidas. Porém, não estão onde se encontra a maior concentração da população que pode vir a precisar do serviço, o que prejudica o bom funcionamento da atividade”, ressalta Edson Battilani.

O vereador também voltou a pedir a execução de melhorias no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago). Entre elas, a restauração do busto do pioneiro Joaquim Teodoro de Oliveira e a elevação do pedestal para evitar que fique ao alcance de vândalos, a recuperação do calçamento da pista de caminhada e também do talude.

Mais reivindicações reiteradas por Edson Battilani: recuperação da pavimentação asfáltica e da sinalização horizontal e vertical - em especial de via preferencial – de 15 ruas e avenidas do jardim Araucária, rebaixamento das luminárias de cinco ruas dos jardins Três Maria e Maria Clara, melhorias nas instalações do Clube de Mães Margarida (conjunto residencial Ilha Bela) e asfaltamento da rua Alcides Hauagge (divisa entre os jardins Santa Cruz e Modelo)

Câmara promove cursos em parceria com INTERLEGIS

por adm publicado 15/03/2018 16h05, última modificação 15/03/2018 16h08

Parte das inovações tecnológicas implementadas na Câmara Municipal de Campo Mourão são em parceria com a INTERLEGIS do Senado Federal. Visando difundir essas inovações em processos e websites a custo zero, firmou-se a parceria para ministrar cursos a outras Câmaras em Campo Mourão.

Entre os dias 9 e 13 de abril a Câmara Municipal de Campo Mourão e Senado Federal realizam oficina do Interlegis para apresentação do Portal Modelo e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). São ferramentas desenvolvidas pelos técnicos do Programa Interlegis. O Portal possibilita a inclusão digital das Câmaras Municipais, também atende a legislação de transparência e de acesso à informação. E o SAPL informatiza todo o processo legislativo de uma Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das reuniões plenárias. Sem custos para as casas parceiras, o Programa Interlegis disponibiliza vários produtos e serviços, entre cursos a distância (Saberes), treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas, sempre privilegiando o uso de sistemas não proprietários, ou seja, que possam ser gratuitamente customizados e aprimorados pela Casa Legislativa.

Jovens: Campanha de alistamento eleitoral, solicita vereador

por adm publicado 15/03/2018 16h15, última modificação 15/03/2018 16h15
A realização de uma campanha com o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral de jovens, com a emissão do primeiro Título de Eleitor, foi solicitada pelo vereador e advogado Sidney Jardim (PPS). O pedido foi encaminhado pela Câmara Municipal ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, bem como aos juízes da 31ª e da 183ª Zona Eleitoral de Campo Mourão, Mayra dos Santos Zavattaro e Edson Jacobucci Rueda Júnior, respectivamente.

A intenção é que a campanha tenha como foco o incentivo ao adolescente – de 16 e 17 anos – para que participem do processo eleitoral deste ano, embora o voto para eles seja facultativo. “O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição Federal”, explica o vereador.

O Artigo 14 da Carta Magna estabelece que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos”. Com a campanha, a intenção é também fornecer informações sobre os prazos para transferência e atualização do Título Eleitoral.

Limpeza

Sidnei Jardim também apresentou indicações na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie a execução de serviços de manutenção e limpeza na Academia da Terceira Idade do jardim Nossa Senhora Aparecida e no Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima (jardim Paulino). Pediu ainda a limpeza de terrenos localizados na avenida Jorge Walter (entre as ruas Laurindo Borges e Santa Cruz – vila Urupês) e nas ruas Vereador Antônio Abrão dos Santos e Paulino Gozer (jardim residencial Isabelita), Santa Rita (no cruzamento com a rua dos Encontros – jardim Tropical II).

Lago Azul: Legislativo pede orientação a Marinha sobre diretrizes

por adm publicado 15/03/2018 16h24, última modificação 15/03/2018 16h24

A Câmara Municipal de Campo Mourão encaminhou pedido de orientação à Marinha do Brasil para a elaboração de um plano com a finalidade de definir o uso de trechos da margem do reservatório do Parque Estadual Lago Azul (Usina Mourão) para o desenvolvimento de atividades diversas de recreação e lazer.

A solicitação resultou de requerimento apresentado pela vereadora Nelita Piacentini (PR), apreciado em regime de urgência na última sessão ordinária do Poder Legislativo. Aprovado por unanimidade, o pedido foi encaminhado à capitã tenente Erika Moraes Lisboa Sernagiotto, encarregada da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania Fluvial do Rio Paraná.

A Marinha conta com o NORMAM – 03 DPC (Normas da Autoridade Marítima para Amadores, Embarcações de Esporte e/ou Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas). Com o pedido, a vereadora espera receber diretrizes que possam direcionar a demarcação de áreas em terra (para jogos) e na água (destinadas aos banhistas) para a Zona Turística e de Estância Balneária do Parque Estadual do Lago Azul.

Obras

Nelita Piacentini também apresentou indicações para que a prefeitura providencie a execução de cobertura e fechamento lateral para aquecimento da piscina do Centro da Juventude Itacir Tagliari e a instalação de semáfaro no cruzamento da avenida Armelindo Trombini com a rua Souza Naves (jardim Albuquerque). Solicitou ainda a construção de ciclovia em toda a extensão da avenida Armelindo Trombini e de pistas de caminhada às margens da área de preservação no conjunto Capricórnio e ao redor da praça esportiva Mauricio Fruet (jardim Batel).

Outra indicação da vereadora foi para que a prefeitura construa redutores de velocidade nas avenidas João Batista Salvadori, Vani Borges de Macedo, bem como nas ruas Deputado Darcy Deitos, Deputado Dr. Armando Queiróz de Moraes, Dilmar Daleffe, Dr. Germano Traple, Eufrosina Teodoro de Oliveira, Hideji Kobayashi, José de Oliveira Rosa, Olívio Salvadori, Pedro da Veiga, Dr. Jorge Garcia Elizardo Árias, Vereador Sérgio Sebastião Miguel e Victor Alessi (Residencial Fortunato Perdoncini).

Execução de hino nas escolas de C. Mourão

por adm publicado 15/03/2018 16h29, última modificação 15/03/2018 16h29

Estimular o civismo e o conhecimento do Hino de Campo Mourão entre as crianças e adolescentes atendidos pela Rede Municipal de Educação. Esses são os objetivos do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) com o pedido encaminhado ao prefeito Tauillo Tezelli para que seja incluído no cronograma de atividades semanas das unidades de ensino a execução do Hino do Município pelos estudantes.

No ano passado, a sugestão já havia sido encaminhada duas vezes à administração municipal pelo vereador, através de indicações apresentadas através do Poder Legislativo. O Hino de Campo Mourão tem música de autoria da professora Walkiria Boz e letra do professor Egydio Martello.

O vereador Tucano também reiterou pedidos para que a prefeitura providencie a execução de serviços de limpeza e manutenção nos bueiros das ruas Eucalipto e Xambrê (conjunto habitacional Parigot de Souza), recape asfáltico na rua dos Crisântemos (conjunto habitacional Primavera), construção de parque infantil na praça da Amizade (jardim Isabel) e rebaixamento da iluminação pública de sete ruas do conjunto habitacional Parque Verde.

Trânsito

Várias das proposições que o vereador Tucano apresentou na última sessão do Poder Legislativo estão relacionadas a área de trânsito. Ele voltou a pedir a alteração na sinalização semafórica nos cruzamento da Perimetral Tancredo Neves com as ruas Eulália Carneiro de Campos, Engenheiro Mercer e Araruna (para que a temporização seja semelhante a adotada no semáfaro existente no cruzamento com a rua Panambi). Também pediu a construção de redutores de velocidade na avenida Armelindo Trombini (jardim Albuquerque) e nas ruas José Wierzchon e Frederico Leopoldo Sefrin.


“Tucano” pede obras e serviços nos bairros

por adm publicado 20/03/2018 16h00, última modificação 20/03/2018 16h00
O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) voltou a solicitar a prefeitura de Campo Mourão a mudança do estacionamento na rua Teodoro Metchko (entre as ruas Marechal-do-Ar Eduardo Gomes e Edmundo Mercer – jardim Copacabana) para apenas um dos lados da via.

Trata-se de um pedido dos moradores do bairro. A via é estreita e o estacionamento de veículos nos dois lados gera uma série de problemas, principalmente devido ao tráfego de ônibus escolares em razão da escola municipal Bento Mossurunga. Foi a terceira vez que o vereador solicitou a mudança.

“Tucano” também reiterou o pedido de manutenção e reposição de equipamentos na Academia da Primeira Idade do jardim Aeroporto. Para a Academia da Terceira Idade do jardim Cidade Nova solicitou a instalação de iluminação e a reposição de equipamentos. Já para o conjunto habitacional Mendes pleiteou a construção de uma praça e de Academia ao Ar Livre. A extensão de rotas do transporte coletivo urbano para atender os moradores do Residencial Cidade Alta II foi solicitada pelo vereador a prefeitura e a Viação Mourãoense.

Pela terceira vez, o vereador também reivindicou o rebaixamento da iluminação em sete vias públicas do conjunto habitacional Mendes e a instalação de iluminação na extensão da rua Arapongas (entre a rua Dr. Nelson Bittencourt Prado e a avenida Presidente John Kennedy – conjunto Milton Luiz Pereira) e na praça professor Ephigênio José Carneiro (Residencial Cidade Alta II).

Vereadora requer informações

por adm publicado 20/03/2018 16h02, última modificação 20/03/2018 16h02

Parte das proposições que a vereadora Nelita Piacentini (PR) apresentou na última sessão da Câmara Municipal foi para requerer informações à prefeitura de Campo Mourão. Em um deles, solicitou à administração que informe quais as atividades desenvolvidas no Centro da Juventude, especificando dias e horários, além do público alvo.

A vereadora também quer saber quais os dias e horários das aulas de natação para adultos e crianças na piscina do complexo esportivo Roberto Brzezinski, bem como das aulas de hidroginástica para a terceira idade e adultos. Através de outro requerimento solicitou ao governo municipal que informe quais os projeto desenvolvidos para a comunidade nas Arenas Esportivas, especificando como à população tem acesso.

Nelita Piacentini questionou ainda à administração municipal de Campo Mourão: quais são as atividades desenvolvidas com os idosos no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) localizado no complexo esportivo Roberto Brzezinski (antigo Centro de Convivência do Idoso Carmen Moreno de Araújo).

Legislativo: Formada a comissão que vai auditar contas da Previscam

por adm publicado 26/03/2018 13h40, última modificação 26/03/2018 13h40

Foi publicada na edição nº 2.245 do órgão Oficial Eletrônico de Campo Mourão, datada de 16 de março, a Portaria nº 51 da Câmara Municipal, que designou cinco vereadores para integrar a comissão especial que vai auditar as contas da Previscam -Previdência dos Servidores Públicos Municipais.

A criação da comissão especial é resultado de requerimento do vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB), aprovado por unanimidade – em regime de urgência – na sessão que o Poder Legislativo de Campo Mourão realizou no dia 20 de fevereiro. Segundo o vereador, o trabalho da comissão especial se fez necessário em razão do déficit junto a Previscam, informado publicamente pela administração municipal.

No requerimento, Miguel Batista Ribeiro acentuou que a comissão poderá buscar assessoria técnica necessária, expedir notificação, analisar contas e aplicações realizadas, examinar processos de aposentadoria e suas revisões. Os resultados do trabalho deverão ser apresentados à comunidade em Audiência Pública da Câmara de Vereadores.

A comissão especial é composta pelos vereadores Edoel Rocha (PDT), Elvira Schen Lima (PPS), Miguel Batista Ribeiro (PRB), Nelita Piacentini (PR) e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL). Na edição do Órgão Oficial Eletrônica deste final de semana foi publicada portaria que altera a composição da comissão especial, com o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro - Tucano (PR) substituindo a vereadora Nelita Piacentini (PR).

Moção

Neste sábado (14/3), às 19 horas, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (rua Araruna, 88), a Câmara Municipal de Campo Mourão faz a entrega de Moção de Congratulações ao Pastor José Anunciação dos Santos. A homenagem é resultado de proposição do vereador Edilson Martins (PR).


C. Mourão: Sessões da Câmara Municipal

por adm publicado 26/03/2018 13h42, última modificação 26/03/2018 13h42

Na segunda e terça-feira (26 e 27/3), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro, a Câmara Municipal de Campo Mourão, sob a presidência de Edson Battilani, realiza as últimas sessões de caráter ordinário de março. As sessões são abertas à comunidade.

Do roteiro prévio consta a deliberação de 192 indicações e 12 requerimentos protocolados pelos vereadores. Através das proposições, os vereadores propõem obras e melhorias à administração municipal nas mais diferentes áreas, contemplando bairros e o centro da cidade, além de comunidades rurais. A maioria dos requerimentos são com pedidos de informações e documentos à prefeitura.

Da ordem do dia para as sessões, de acordo com o roteiro prévio, consta a discussão e votação de três projetos de lei, oriundos do Poder Executivo, que tratam da abertura de créditos no orçamento do Município. Na segunda-feira, durante o dia, mais projetos poderão ser incluídos na pauta para deliberação.


Interlegis: Participantes de 5 estados em curso na Câmara de C. Mourão

por adm publicado 13/04/2018 13h53, última modificação 13/04/2018 13h53

Representantes de oito câmaras municipais do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso participam de treinamento que começou na última segunda-feira (9/4) e encerra-se nesta sexta-feira (13/4), na Câmara de Vereadores de Campo Mourão. A realização do curso é resultado de parceria com o Interlegis – programa vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro, do Senado Federal.

Os participantes estão sendo capacitados para utilizar o Portal Modelo, que possibilita a inclusão digital das Câmaras Municipais e atende as exigências das Leis de Acesso à Informação e Transparência e também oSistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). O SAPL informatiza todo o processo legislativo de uma Câmara, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das reuniões plenárias. Em sua nova versão, também disponibiliza o painel eletrônico, entre outras funcionalidades.

Cláudio Morale e Adalberto Oliveira, servidores do ILB, são o instrutores do treinamento que conta com 14 alunos vindos de Planura (MG), Ribas do Rio Pardo (MS), Erechim (SC), Colniza (MT), Roncador, Fênix, Sabáudia e Campo Mourão. Alguns servidores que participam do treinamento fizerem uma viagem de quase dois mil quilômetro, como foi o caso dos servidores Eduardo Aparecido e Vilmar Nunes, de Colniza (MT). Do treinamento também participam integrantes do Observatório Social de Campo Mourão.

Sem custos para as casas parceiras, o Programa Interlegis oferece vários produtos e serviços, entre cursos a distância (Saberes), treinamentos presenciais e ferramentas tecnológicas, sempre privilegiando o uso de sistemas não proprietários, ou seja, que possam ser gratuitamente customizados e aprimorados pelas casas legislativas.

Durante a semana foram realizadas duas oficinas conduzidas por técnicos do Senado Federal. O objetivo é disseminar o uso de ferramentas tecnológicas como o Portal Modelo e o SAPL, desenvolvidas pelos técnicos do Programa Interlegis e disponibilizadas sem custos para as casas legislativas.


Melhorias em 17 bairros na pauta de Edoel Rocha

por adm publicado 17/04/2018 08h01, última modificação 17/04/2018 08h01

Através de proposições apresentadas recentemente na Câmara Municipal, o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) reivindicou a execução de inúmeras melhorias para diversos bairros e comunidades rurais de Campo Mourão. A quase totalidade dos pedidos foi encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli.

Em uma das indicações apresentadas, o vereador pediu a realização de estudos, em caráter de urgência, para a construção de canteiro central na rua Maria Olímpia Jardim, entre as ruas Meron Lapezak (trevo de acesso ao Paraná Supermercados Família). Edoel destaca que a melhoria se faz necessária “Devido ao grande fluxo de veículos e pedestres” no trecho. Outra opção, na sua opinião, seria a mudança da entrada do supermercado para a rua Meron Lapezak (jardem Izabel).

O vereador solicitou também a pintura de faixa de pedestres (com a implantação de sinalização vertical) em frente a escola municipal Monteiro Lobato (jardim lar Paraná), recapeamento asfáltico em toda a extensão da rua Dourados (jardim Lar Paraná),, construção de redutor de velocidade na rua Iguatemi (conjunto Parigot de Souza), asfaltamento da rua Santa Rita (entre os jardins Tropical II e Silvana) e a manutenção da iluminação pública em frente ao Colégio estadual de Campo Mourão.

Mais reivindicações de Edoel Rocha encaminhadas à prefeitura de Campo Mourão: realização de operação tapa buracos em toda a extensão da rua Alcatraz (jardim Kimberlim), compactação do solo em toda a extensão da rua Tico Tico (jardim Tropical I), instalação de Academia da Primeira Idade na praça Alvorada (jardim Lar Paraná) e o cascalhamento da estrada que liga a PR 558 até a olaria localizada abaixo da sede da AABB.

Cinco indicações foram para que sejam tomadas as medidas necessárias para a execução de roçada e limpeza na rua Ilha de Abrolhos (jardim Albuquerque) e Ivailândia (jardim América), bem como nas avenidas Presidente John Kennedy (jardim Lar Paraná). Pediu ainda a notificação de proprietários de terrenos localizados na rua Primavera (vila Cândida) e na avenida Jorge Walter (vila Urupês) para que providenciem a execução de roçada e limpeza.


“Pepita” pede sinalização e obras de acessibilidade

por adm publicado 17/04/2018 08h03, última modificação 17/04/2018 08h03

A construção de rampa para cadeirantes aos banheiros do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), com a instalação de placas de sinalização de sanitários e água potável, foi um dos pedidos que o vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) formulou a prefeitura de Campo Mourão. Ele também quer a execução de serviços de manutenção nos banheiros do logradouro (inclusive com adaptação para pessoas com necessidade especiais).

“O Parque do Lago é frequentado por grande parte da população de nossa cidade para à prática esportiva e lazer. Faz-se necessário a adaptação dos banheiros para portadores de necessidades especiais. As melhorias pleiteadas facilitarão ainda o acesso de idosos”, explica o vereador.

“Pepita” pediu ainda a pintura de faixa de pedestres nas ruas Brilhante e Ágata (conjunto habitacional Diamante Azul), bem como na frente das paróquias Divino Espírito Santo (jardim Aeroporto) e Nossa Senhora do Rosário de Fátima – com redutor de velocidade (jardim Tropical II).

O asfaltamento de trechos da avenida Prefeito Dr. Horácio Amaral e das ruas Pedro Introvini e Francisco Preisner jardim Santa Cruz) também foi solicitado pelo vereador do PPS. Outras reivindicações apresentadas por Jadir Soares – “Pepita”: manutenção dos quiosques da praça do Japão (conjunto habitacional Montes Claros), instalação de iluminação pública na rua Pioneiro Ladislau Lonkoski (que liga a BR 487/Cruzeiro do Oeste a PR 58/Araruna), além da execução de serviços de limpeza e controle de erosão na reserva ambiental existente no conjunto habitacional Diamante Azul.


Audiência pública sobre o uso de postes de iluminação

por adm publicado 17/04/2018 08h08, última modificação 17/04/2018 08h08

Por iniciativa do vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS), a Câmara Municipal de Campo Mourão vai realizar audiência pública para tratar sobre o cumprimento da legislação referente ao uso adequado dos postes da rede elétrica/iluminação pública por empresas privadas. A data e horário do evento ainda não foram definidos pelo Poder Legislativo.

“É comum observarmos em postes por toda a cidade fios arrebentados e soltos nas vias públicas. Ou ainda amarrados em árvores, por exemplo. Na maioria dos casos, essa fiação pertence a empresas dos ramos de telefonia fixa, internet e tv a cabo, entre outras”, acentua o vereador. Sidnei Jardim explica que a intenção da audiência pública é discutir o problema e encontrar soluções viáveis para que a situação não continue a ocorrer no Município.

Na justifica do requerimento em que propôs a realização da audiência pública, o vereador observa que a os fios arrebentados e pendurados, além de causar uma grande poluição visual, pode causar prejuízos ao sistema de distribuição, comprometendo os postes e as próprias instalações. “Além disso, expõe ao risco toda a população, principalmente idosos e crianças, que por vezes passam próximo à fiação exposta sem saber se está conectada a energia elétrica ou não”, alerta.

Para a audiência pública serão convidados representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Procon local, prefeitura, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Copel, operadoras de telefonia e de empresas de internet.

Melhorias

Sidnei Jardim também apresentou indicações para que a prefeitura de Campo Mourão providencie a execução de diversas melhorias nos bairros da cidade. Por exemplo: substituição de luminárias queimadas nas seguintes vias públicas: Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira (jardim Cidade Nova), Pica Pau (conjunto habitacional Milton Luiz Pereira), Lourival Borba (jardim Isabel), Guilherme Nalmann (jardim Bandeirantes, Pioneiro Antonio Minikoski (jardim Maria Barletta), Guarani (jardim Lar Paraná), Chafic Bader Maluf (jardim Country Club), Germano Francisco Rodolfo Bathke (jardim Santa Cruz), Prefeito Devete de Paula Xavier (centro), Jorge Walter (centro), Interventor Manoel Ribas (centro), Turquesa (jardim Tropical I), Ponta Grossa (jardim Tropical II), Prefeito Dr. Horácio Amaral (jardim Santa Cruz) e Dom Bosco (jardim Lar Paraná).

Academia de Saúde fechada

por adm publicado 17/04/2018 16h36, última modificação 17/04/2018 16h36

“Qual o motivo da Academia de Saúde Vereador Júlio Vieira dos Santos, localizada no conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira, não estar em funcionamento?”. O questionamento é da vereadora Nelita Piacentini (PR) e foi formulado à administração municipal através de requerimento apresentado na última sessão do Poder Legislativo. O prefeito Tauillo Tezelli tem prazo máximo de 30 dias para prestar a informação.

A vereadora também apresentou indicação para que a prefeitura designe um médico ginecologista para atender na unidade básica de saúde “Dr. Germano Traple”, localizado no conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira. Pediu ainda a instalação de uma Academia da Primeira Idade e de uma Academia da Terceira Idade ao lado da Biblioteca Cidadã "Professor Ephigênio José Carneiro”, no jardim Alvorada.

Outra indicação apresentada por Nelita Piacentini épara que a prefeitura providencie a instalação de placas de preferencial e a pintura de faixas de pedestres em 14 vias públicas do Residencial Fortunato Perdoncini. As melhorias foram pedidas para as avenidas João Batista Salvadori e Vani Borges de Macedo, bem como para as ruas Deputado Darcy Deitos, Deputado Dr. Armando Queiróz de Moraes, Dilmar Daleffe, Dr. Germano Traple, Eufrosina Teodoro de Oliveira, Hideji Kobayashi, José de Oliveira Rosa, Olívio Salvadori, Pedro da Veiga, Vereador Dr. Jorge Elizardo Garcia Árias, Vereador Sérgio Sebastião Miguel e Victor Alessi.

A execução de serviço de roçada e limpeza no terreno onde funcionava um laticínio, ao lado do conjunto residencial Piacentini, foi outro pedido da vereadora. De acordo com a vereadora, a área é de responsabilidade da prefeitura.

Doação

A vereadora Nelita Piacentini apresentou também requerimento para que a administração municipal informe sobre a possibilidade da doação de um terreno na Zona Turística e de Estância Balneária do Parque Estadual Lago Azul (Usina Mourão) para a Associação dos Desbravadores Órion do Lar Paraná.


Disque-denuncia para perturbação do sossego

por adm publicado 17/04/2018 16h43, última modificação 17/04/2018 16h43

Na última sessão da Câmara Municipal, o vereador Olivino Custódio (PSC) apresentou indicação ao prefeito Tauillo Tezelli para que seja implantado um serviço de disque-denúncia para receber reclamações de casos de perturbação do sossego e poluição sonora.

Na justificativa da proposição, o vereador explica que recebeu o pedido de um munícipe que entra tais incômodos e não consegue retorno. “Ele relatou a importância de se ter um número de telefone onde se possa fazer a denúncia sem ser identificado. Através do disque denuncia seriam evitados maiores problemas”, justifica Olivino Custódio.

Em outras duas indicações apresentadas, o vereador reivindicou a recuperação da pavimentação asfáltica das ruas Sérgio Lisa (jardim Maia) e dos Buritis (jardim Botânico). Também pediu a instalação de sinalização de área escolar e a pintura de faixa de pedestres em frente ao Colégio Estadual Professor Darcy José Costa (conjunto habitacional Parigot de Souza), além da realização de serviço de poda em uma árvores localizada no pátio do estabelecimento.

Chuva: Edson Battilani pede melhoria em terminal

por adm publicado 17/04/2018 16h49, última modificação 17/04/2018 16h49

Uma das indicações que o vereador Edson Battilani (PPS) apresentou na última sessão do Poder Legislativo foi para que a prefeitura busque uma forma de evitar que os bancos instalados no Terminal de Transporte Coletivo Urbano “Pioneiro Benedito de Almeida” molhem nos dias de chuva. Os bancos estão instalados próximo ao muro de divisa com o Bosque das Copaíbas.

São muitas as reclamações dos usuários do terminal, que em dias de chuva não conseguem utilizar os bancos enquanto aguardam pelos ônibus. Não havendo alternativa para solucionar o problema, que já é antigo, o vereador propõem que sejam mudados os bancos de lugar.

Battilani também apresentou indicações para que a administração municipal providencie a instalação de pontos para fornecimento de energia elétrica na praça São José, eliminando as instalações irregulares. Ele alerta que as “gambiarras” trazem risco e são proibidas pela legislação (Código de Arborização Urbana). Ele solicitou ainda a reforma do ponto de táxi localizado na praça Getúlio Vargas.

Mais reivindicações apresentadas pelo vereador: recape asfáltico na travessa dos Gerânios e na rua das Petúnias (conjunto Moradias Verdes Campos), tapa buracos e limpeza dos canteiros na Ciclovia Júlio Vieira dos Santos (Lar Paraná), doação de terreno para a instalação da sede da Associação de Trabalhadores com Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços Vila Guarujá (Associguá) e notificação dos proprietários de terrenos não edificadas no Residencial Novo Centro e também a Copel para que seja feita a limpeza e roçada (linhão).

O vereador quer ainda que o prefeito Tauillo Tezelli interceda junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) para que seja construída uma boca-de-lobo na avenida Presidente John Kennedy (entre as ruas Piquirivaí e Miss Yolanda Pereira (Lar Paraná).

Emprego Público

Através de requerimento apresentado em regime de urgência, aprovado por unanimidade no Poder Legislativo, Edson Battilani indagou a administração municipal se existe estudo para adequação na tabela de vencimento dos servidores da saúde contratados pelo regime de emprego público. Também questionou se existe estudo visando a implantação de um plano de carreira para esses servidores.

Solicitado o rebaixamento da iluminação de 30 vias públicas

por adm publicado 17/04/2018 16h52, última modificação 17/04/2018 16h52

A prefeitura de Campo Mourão já recebeu os pedidos apresentados pelo vereador Miguel Batista Ribeiro (PRB), através do Poder Legislativo, para que seja providenciado o rebaixamento da iluminação pública em 30 ruas e avenidas de três bairros e do Parque Industrial Augusto Tezelli Filho.

A melhoria foi pedida para as ruas Dr. Décio Carlos Slomp, Dr. Hugo Lisot, Dr. Antônio Fernando Slomp, Daniele Slomp Bussarelo, André Slomp Azevedo, Cândida Lain (jardim Paulino), França, Espanha, Portugal, Rússia, Grécia, Itália, Ucrânia (jardim Europa), Juriti, dos Tucanos, Pássaro Preto, Sangue de Boi, João Ribeiro Haenisch, Maracanã, Pássaro Lira (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira).

A mudança no sistema de iluminação pública também foi solicitada em 10 ruas do principal parque industrial de Campo Mourão: Joaquim Elias Netto, Artur Tramujas Filho, Leonel Sonsin, dos Gaúchos, Balmenha Wurzius Trombini, Eloy Maciel, Hélio Germano Eickhoff, Norberto Alcântara Padilha, Delcides Constantino Miguel e na Via do Trabalhador.

Sinalização

O vereador Dr. Miguel apresentou ainda indicação para que a administração municipal instale, em caráter de urgência, placas de “Pare” e “Preferencial”, além da pintura de faixas de pedestres, em todos os cruzamentos de nove vias públicas do jardim Veneza: Javali, Izabel Montesino, Caçanjure, Jorge José dos Santos, da Província, João Kovalski Filho, Armando Russo, Dr. Hugo Lisot e Dr. Décio Carlos Slomp.

A Câmara Municipal aprovou ainda, por unanimidade, requerimento do vereador Miguel Batista Ribeiro para que a prefeitura e a empresa Piacentini e Gehring Ltda enviem ao Poder Legislativo cópia do contrato para a prestação de serviços médicos no Posto 24 Horas, bem como a escala dos médicos. Ressalta o vereador que é necessário um esclarecimento, dado o grande número de pessoas que procuram atendimento na unidade e a falta de médicos. Segundo pessoas ouvidas pelo vereador no Posto 24 Horas, apenas dois médicos atendem na unidade.


Jardim Batel: “Tucano” quer informações sobre construção de escola

por adm publicado 19/04/2018 14h33, última modificação 19/04/2018 14h33

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) para que órgãos do Governo do Estado informem sobre a previsão do início da construção de prédio próprio para o Colégio Estadual Novo Horizonte, no jardim Batel.

O questionamento foi encaminhado ao presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), Sérgio Brun. Também foi enviado a chefe do Núcleo Regional de Educação, Rosimeire Aparecida de Caires. Eles deverão informar ainda sobre o andamento do processo para a edificação do estabelecimento de ensino, que vai atender alunos de vários bairros. Atualmente a escola funciona em salas cedidas pela escola municipal Professor Ethanil Bento de Assis.

O vereador Tucano também apresentou indicações no Poder Legislativo para que a prefeitura providencie a execução de serviços de recuperação asfáltica nas ruas Porto Velho, das Tulipas, das Sálvias, das Gardênias, das Alfazemas (conjunto habitacional Primavera), das Araucárias (jardim Araucária), das Papoulas (jardim Cidade Verde). Pediu ainda o cascalhamento em toda a extensão da rua Orlando Haesbaert (jardim Nossa Senhora Aparecida), bem como no trecho da rua São Paulo (confluência com a perimetral Tancredo Neves).

Mais melhorias reivindicadas pelo vereador: revitalização do campo de futebol (com reforma de alambrados e traves) no jardim Paulista, instalação de bosque no espaço de preservação natural localizado na rua Antônio Justino Ferreira (jardim Paulista) e a construção de redutor de velocidade – com sinalização horizontal e vertical -nas ruas Nossa Senhora Aparecida (vila Cândida), Ponta Grossa (jardim Tropical II), Antúrio (jardim Paulista) e em frente a escola municipal Manoel da Nóbrega (Comunidade do KM 128).

Mudança na Travessa Operária

por adm publicado 19/04/2018 14h34, última modificação 19/04/2018 14h34

A implantação de conversão na travessa Operária em mão única, entre as ruas Laurindo Borges e Santos Dumont, foi sugerida a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Edilson Martins (PR), através de indicação apresentada na Câmara Municipal. A proposta do vereador é de que seja adotado o sentido rumo a rua Santos Dumont, mas ele entende que deve ser ouvido o parecer técnico do Departamento de Trânsito do Município (Diretran).

“A execução da conversão da rua em mão única é de suma importância devido ao fato que o trecho é muito estreito, o que vem causando transtornos aos moradores. Além da mão dupla, os carros estacionados na via dificultam a passagem dos veículos. A mudança proposta proporcionará um acesso mais seguro aos que por ali trafegam”, ressalta o vereador.

Edilson Martins solicitou ainda a substituição de luminária queimada na avenida Paraná (entre as ruas Dr. Ari Geraldo Assunção e Ivo Bichara), no jardim Nossa Senhora Aparecida.


Canil Setorial no 11º BPM

por adm publicado 19/04/2018 14h54, última modificação 19/04/2018 14h54

A implantação de um Canil Setorial no quartel do 11º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Campo Mourão, foi recentemente reivindicada pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) ao Governo do Estado e ao comando geral da Polícia Militar do Paraná.

Na justificativa do pedido, o vereador destaca a crescente criminalidade, a necessidade de contribuir para a melhoria da segurança pública em Campo Mourão e a localização da cidade em trajetos rodoviários que dão acesso a região de fronteira (principalmente com o Paraguai). “Proporcionar melhorias ao efetivo do 11º BPM, trazendo com a instalação do canil o devido auxílio aos policiais, é o objetivo. A modalidade de policiamento com cães é de grande importância para a sociedade e contribuirá para a diminuição dos índices de criminalidade”, explica Sidnei Jardim.

Diversos municípios paranaenses já contam com patrulhamento motorizado especial com cães, que realizam buscas, localização e resgates de pessoas perdidas, captura de meliantes homiziados, busca e localização de materiais entorpecentes, armamento e artefatos explosivos, busca de pessoas soterradas, restos mortais e ossadas humanas, controle de distúrbios civis e policiamento ostensivo.

Melhorias

Através de indicações apresentadas na Câmara Municipal, Sidnei Jardim também solicitou à prefeitura diversas melhorias para os bairros de Campo Mourão. Entre elas, a realização de serviços de manutenção em abrigos do transporte coletivo urbano na avenida Presidente John Kennedy (Lar Paraná), recuperação asfáltica em toda a extensão das travessas Dom Bosco (jardim Lar Paraná) e Vergílio Alves de Oliveira (jardim paulista II) e instalação de um portão de acesso ao cemitério municipal São Judas Tadeu pela travessa Uru (jardim Isabel).

A direção da Viação Mourãoense, o vereador Sidnei Jardim indagou sobre a possibilidade e previsão para a inclusão de alguns pontos de parada do transporte coletivo urbano no jardim Sol Nascente.

Legislativo: Cabo Cruz pede melhorias

por adm publicado 19/04/2018 15h11, última modificação 19/04/2018 15h11

A revitalização da quadra esportiva do distrito de Piquirivaí, o asfaltamento da rua José Antônio Fuchs (jardim Silvana), a implantação de mão única na rua Pedro da Veiga (via onde esta instalado o Centro Municipal de Educação Infantil Dom Virgílio de Pauli – conjunto Fortunato Perdoncini) e a realização de operação tapa buraco em toda a extensão da rua Ferrucio Panessa (jardim Nossa Senhora Aparecida). Essas foram apenas algumas das melhorias que o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) apresentou a prefeitura de Campo Mourão.

Através de indicações deliberadas na última sessão do Poder Legislativo, o vereador solicitou ainda a implantação de sinalização horizontal e vertical de horário e local de embarque e desembarque de alunos em frente ao Colégio Estadual de Campo Mourão e a Unidade Polo. Pediu ainda a colocação de placa de preferencial na avenida José Wierzchon (esquina com a rua João Goulart – jardim Albuquerque) e a execução de sinalização horizontal e vertical na rotatória localizada no cruzamento entre as avenidas Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho e Armelindo Trombini (jardim Aeroporto).

Ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o vereador Cabo Cruz pleiteou a manutenção das grades do bueiro localizado no quilômetro quatro da BR 158. Já à prefeitura pediu a colocação de tampa em bueiro localizado na rua das Emas (conjunto Dr. Milton Luiz Pereira).

Cascalhamento

Quatro indicações do vereador foram para que a municipal realize a readequação e cascalhamento na estrada que dá acesso á comunidade da Ponte do Rio Ranchinho e ao Sítio dos Santos, à comunidade do Divisor e a comunidade Boiko e ao sítio São Pedro II (Piquirivaí). A melhoria foi solicitada ainda para trechos não pavimentados das ruas Prefeito Rosalino Mansueto Salvadori e Santa Rita (jardim Silvana) e na rua Pioneiro Ladislau Lonkoski.

Comissões do Legislativo com reuniões agendadas

por adm publicado 20/04/2018 16h36, última modificação 20/04/2018 16h36

Neste sábado (feriado), a partir das 9 horas, reúne-se a comissão especial designada pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão para analisar projeto de lei complementar que altera o novo Código de Limpeza Urbana do Município. De autoria do Poder Executivo, o projeto tem por objetivo viabilizar o atendimento mais célere, além de regulamentar oito procedimentos administrativos relacionados à limpeza e manutenção de imóveis edificados ou não.

A comissão especial é integrada pelos vereadores Edoel Rocha (PDT), Jadir Soares – “Pepita” (PPS) e Miguel Batista Ribeiro (PRB). Na reunião será eleito o presidente da comissão e o relator da matéria.

Já a Comissão Permanente de Legislação e Redação do Poder Legislativo reúne-se na segunda-feira (23/4), às 10h30min, para apreciar nove projetos de lei, um projeto de resolução, uma mensagem de veto do Poder Executivo e três indicações legislativas. Para às 11 horas está marcada reunião conjunta das comissões permanentes de Legislação e Redação, Finanças e Orçamento e de Méritos Temáticos. Na pauta, o projeto de lei – oriundo do Poder Executivo – que estabelece normas gerais para o serviço de transporte coletivo municipal de passageiros.


Proposta mudança na prescrição de remédios

por adm publicado 20/04/2018 16h42, última modificação 20/04/2018 16h42

O vereador Edoel Rocha (PDT) sugeriu a prefeitura de Campo Mourão que seja solicitado aos médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para que prescrevam somente remédios contidos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (Resme) e na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune).

A proposta foi formulada através de indicação que o vereador apresentou na última sessão do Poder Legislativo. “Sob o ponto de vista que a nossa população sofre quando os médicos do SUS prescrevem nas receitas medicamentos que não estão nas relações essenciais, obrigando desta forma o paciente a comprar o remédio, muitas vezes sem ter recurso financeiro para isso”, explica Edoel Rocha.

O vereador também apresentou requerimento para que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) execute, com urgência, a adequação e a sinalização da entrada da estrada rural que liga a PR 558 até a olaria localizada abaixo da sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Já a gerência regional da Sanepar, Edoel Rocha solicitou a realização de serviço na rede de coleta e tratamento de esgoto na avenida Presidente John Kennedy (entre as ruas Lemos do Prado e da Província).

Gratuitos: Vereador questiona sobre cursos profissionalizantes

por adm publicado 20/04/2018 16h51, última modificação 20/04/2018 16h51

Requerimento para que a prefeitura de Campo Mourão informe sobre a programação de cursos profissionalizantes gratuitos para 2018, ofertados à população, foi apresentado pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” na Câmara Municipal. A administração municipal terá de comunicar, no prazo máximo de 30 dias, os cursos que está ofertando e que irá ofertar até o final do ano.

O vereador também indagou ao Poder Executivo sobre a realização dos Jogos da Terceira Idade. Uma lei (de setembro de 2003) e um decreto (de fevereiro de 2004) dispõem sobre a realização da competição anualmente em Campo Mourão. A prefeitura terá de comunicar a programação dos Jogos da Terceira Idade para 2018.

“Tucano” aproveitou ainda para reiterar o pedido a administração municipal que execute serviços de preparação de terreno localizado na rua Abolição (conjunto habitacional Parque Verde) para que a comunidade plante mandioca. Ressalta o vereador que além de melhorar a alimentação da população, o plantio vai evitar que pessoas joguem lixo e entulho na área, a proliferação de insetos e a infestação pelo mosquito da dengue.

Mais reivindicações apresentadas por “Tucano” à prefeitura: capinagem e limpeza do campo de futebol do jardim Cidade Nova, instalação de sinalização vertical, pintura de faixa de pedestre e de faixa para estacionamento diagonal na rua Edmundo Mercer (entre as avenidas Goioerê e Manoel Mendes de Camargo) e implantação de iluminação na rua 27 de Dezembro e na estrada de acesso ao Frigorífico Orion & Magistral (vila Carolo).

As demais indicações apresentadas foram para a execução de reparos em bueiros na rua Maria Olímpia Jardim e nas avenidas Capitão Índio Bandeira, Ney Braga, João Xavier Padilha e Armelindo Trombini; implantação de estacionamento exclusivo para idosos e deficientes físicos na avenida Manoel Mendes de Camargo (em frente a Central Hospitalar), melhorias na sede da Associação de Moradores da Comunidade do KM 128 e a readequação do canteiro da rua Araruna (esquina com a avenida Irmãos Pereira) para que o sentido de tráfego seja nos dois sentidos.

Campo Mourão: Sessões da Câmara Municipal

por adm publicado 23/04/2018 07h53, última modificação 23/04/2018 07h53

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão volta a se reunir na segunda e terça-feira (23 e 24/4), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro, sob a presidência de Edson Battilani (PPS). Serão as últimas sessões de caráter ordinário do mês de abril.

Noventa e uma indicações, 12 requerimentos e duas indicações legislativa foram protocoladas pelos vereadores para deliberação nas duas sessões. O roteiro prévio divulgado pela Coordenadoria de Assuntos Legislativos da Câmara Municipal prevê a discussão e votação de projeto de lei, de autoria do vereador Sidnei Jardim (PPS), que institui o Dia Municipal do Direito à Vida (8 de outubro). Mais projetos deverão ser incluídos na ordem do dia na segunda-feira.

Moção

Foi marcada pelo Poder Legislativo de Campo Mourão para o próximo dia 30, às 19 horas, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, a entrega de Moção de Congratulações ao Pastor Cerino José Barbosa.

ATI na vila Guarujá

por adm publicado 23/04/2018 16h49, última modificação 23/04/2018 16h49

A instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) na vila Guarujá, no terreno entre o Centro de Integração Vila Viva e a escola municipal Castro Alves, foi reivindicada à prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS). Destaca o vereador que o bairro não dispõe espaço de lazer para a terceira idade e a comunidade em geral.

Através de outras indicações apresentadas na Câmara Municipal, “Pepita” solicitou a recuperação do passeio público em frente ao Centro de Educação Infantil Menino Jesus (jardim Lopes) e o rebaixamento de guia para acesso de cadeirantes em frente ao portão principal da escola municipal Professor Florestan Fernandes (jardim Albuquerque), além do rebaixamento e construção de calçada no canteiro central (na sequência da faixa de pedestres em frente ao portão).

O vereador solicitou também a transformação de trechos da rua Roberto Brzezinski (entre as avenidas Afonso Botelho e Manoel Mendes de Camargo) e da rua Araruna (entre a avenida Manoel Mendes de Camargo e a perimetral Tancredo Neves) em vias preferenciais. Pediu ainda melhorias na sinalização horizontal e vertical (de via preferencial) na avenida Capitão Índio Bandeira (cruzamento com a rua Francisco Albuquerque) e a demarcação de rotatórias em toda a extensão das avenidas Afonso Botelho, João Bento, José Custódio de Oliveira, Irmãos Pereira, Capitão Índio Bandeira, Manoel Mendes de Camargo, Goioerê, Comendador Norberto Marcondes, Guilherme de Paula Xavier e Jorge Walter.

Asfalto: Pedido é atendido e trecho da BR 487 foi recuperado

por adm publicado 25/04/2018 15h28, última modificação 25/04/2018 15h28

O vereador Edson Battilani (PPS) recebeu ofício da diretoria geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) comunicando a execução de serviços de reparo e recuperação na pavimentação da BR 487, no trecho compreendido entre a Fazenda Onça Parda (Campo Mourão) e o Rio Muquilão (Iretama). No final de fevereiro passado, o vereador reivindicou as melhorias através de requerimento aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo onde também manifestou estranheza ao órgão federal, já que o trecho da rodovia que apresentava problemas havia recebido recapeamento há poucos meses.

De acordo com o Dnit, os problemas verificados no trecho da BR 487 “são pontuais com aparecimento de buracos superficiais em locais de fresagem descontínuas, localizados em segmentos de muitas sombras devido a vegetação lindeira motivados ainda por deficiência de drenagem subterrânea com confinamento de águas no subleito e na maioria situados nos cortes”, explica o ofício.

Ressalta ainda o ofício do Dnit: “Outras patologias encontradas são as trilhas de rodas em faixa de rolamento e terceira faixas presentes no sentido de tráfego Campo Mourão a Guarapuava, motivadas pelo excesso de carga devido aos transportes de safras para o porto e outras para cooperativas com causas devido à falta de balanças e ou outra fiscalização eletrônica para coibir o excesso de peso”.

Desde meados do ano passado, o trecho da BR 487 passou para a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). No ofício que a Câmara Municipal de Campo Mourão enviou ao Dnit no começo deste ano, por iniciativa do vereador Edson Battilani, foi destacada a necessidade da realização de uma vistoria urgente com a elaboração de perícia técnica para identificação das possíveis causas dos problemas, além da notificação da empresa responsável pelo recapeamento para a execução de obras de correção no trecho apontado.

Saúde: Vereador indaga sobre piso salarial de agentes

por adm publicado 25/04/2018 15h28, última modificação 25/04/2018 15h28

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou requerimento para que o prefeito Tauillo Tezelli informe se a administração municipal atende as exigências relacionadas ao piso salarial da categoria dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. A iniciativa do questionamento foi do vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT) e o Poder Executivo tem prazo máximo de 30 dias para prestar as informações.

O vereador quer saber ainda se o piso salarial tem sido subsidiado com recursos do Município ou com recursos federais. O Artigo 9º da Lei Federal nº 12.994/14 ressalta: “É criado incentivo financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação de agentes comunitários de saúde de combate às endemias”. Tais recursos são repassados aos municípios, estados e Distrito Federal desde que estejam em conformidade com a lei.

O Poder Executivo mourãoense terá de explicar se já agrega ao piso salarial da categoria o subsídio oriundo do governo federal. Em caso negativo, o vereador Professor Cícero consultou sobre a possibilidade do Município se enquadrar na política de subsídio ao piso nacional da categoria.

Água do S. João: Adequação de estrada rural

por adm publicado 25/04/2018 15h28, última modificação 25/04/2018 15h28

A execução de serviços de adequação e recuperação na estrada rural que liga a rua Antônio Bueno de Camargo a comunidade rural Água do São João, conhecida como a Estrada do Pedro Schat, foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Olivino Custódio (PSC).

A melhoria foi solicitada através de indicação apresentada esta semana na sessão da Câmara Municipal. Olivino Custódio alertou a administração municipal sobre a precariedade da estrada, que apresenta dificuldade para a passagem de veículos de todos os portes e, igualmente, para os ônibus do transporte escolar. Também destacou a necessidade da realização de serviço de cascalhamento da via rural.

Outra indicação do vereador foi para que a prefeitura notifique os responsáveis por uma obra em andamento na avenida Norberto Marcondes para que retirem materiais de construção da calçada.

Homenagens

No próximo dia 30, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão entrega Moção de Congratulações ao Pastor Cerino José Barbosa. Será às 19 horas, no templo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (rua Guarani, 730 – Lar Paraná).

Já no dia 22 de maio, às 19h30min, o Poder Legislativo de Campo Mourão faz a entrega de Tíitulo de Mérito Militar a José Aparecido Silva. A sessão solene será no Plenário Vereador José Pereira Carneiro, na sede da Câmara Municipal.

Academias de Saúde: Vereadora questiona prefeitura

por adm publicado 27/04/2018 16h19, última modificação 27/04/2018 16h19

Quem é o responsável pelas Academias de Saúde? Quais são as atividades desenvolvidas? Quais são os grupos atingidos? Quais os dias e horários de funcionamento? Os questionamentos são da vereadora Nelita Piacentini (PR) ao

prefeito Tauillo Tezelli e foram formulados através de requerimento – aprovado por unanimidade - apresentado em regime de urgência na última sessão do Poder Legislativo.

A vereadora também apresentou indicação para que a administração municipal providencie a execução de serviço de recape asfáltico na rua Lemos do Prado, entre as avenidas Presidente John Kennedy e Manoel Nogueira (jardim Fernando).


Jardim Tropical Reforma da cancha de malha

por adm publicado 27/04/2018 16h19, última modificação 27/04/2018 16h19

Uma das reivindicações que o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) apresentou esta semana a prefeitura, através da Câmara Municipal, foi da reforma da cancha de malha localizada no jardim Tropical I (fundos da escola municipal Professor Domingos José de Souza).

Ele também solicitou a instalação de iluminação na rua das Tilápias (entre a rua dos Pioneiros e a BR 487 – vila Cândida), a construção de redutor de velocidade na avenida José Custódio de Oliveira (esquina com a rua Francisco Albuquerque) e a eliminação de árvores nas ruas Assad Nasser (jardim Damasco) e Chafic Bader Maluf (jardim Laura II) que estão poderes e eminente risco de queda.

Ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o vereador pediu o desentupimento de bueiro localizado no quilômetro quatro da na BR 158 (saída para Maringá).

Juntamente com o vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS), o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz reivindicou o asfaltamento da avenida Prefeito Pedro Viriato de Souza Filho (entre a avenida da Natureza e a rua Galo da Serra – jardim Tropical).

Lei Lucas: Alessandra Zamora esteve na Câmara de C. Mourão

por adm publicado 02/05/2018 16h58, última modificação 02/05/2018 16h58

Ela é mãe do menino Lucas, de 10 anos, que morreu engasgado

 

Na manhã desta sexta-feira (27/4), o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, Edson Battilani (PPS), recebeu a visita de Alessandra Begalli Zamora, mãe do garoto Lucas Begali Zamora de Souza, de 10 anos, que no dia 29 de setembro do ano passado faleceu engasgado (asfixia), no interior de São Paulo. Desde o falecimento do filho único, ela lidera uma mobilização – que ganhou âmbito nacional – para que professores e profissionais que trabalham com crianças recebam treinamento para prestar primeiros socorros.

Dados oficiais dão conta que 810 crianças, na faixa de zero a 14 anos, morreram no país em decorrência de engasgamento no ano de 2015, último levantamento disponível nos órgãos competentes. Acredita-se, porém, que o número real seja ainda maior. Sobre sequelas permanentes deixadas em crianças vítimas de engasgamento não existem estatísticas oficiais. Nas redes sociais e na internet são incontáveis os registro de casos de crianças que perderam a vida por não terem recebido o devido socorro depois de se engasgar com alimentos, principalmente.

O menino Lucas engasgou-se ao comer um cachorro quente durante um passeio da escola a Cordeirópolis (SP). Ele morava em Campinas e, apesar de atendido por uma equipe de socorristas deslocada até o local, faleceu dois dias depois em um hospital de Limeira, após sete paradas cardíacas. A equipe levou oito minutos para chegar ao local, depois de acionada, mas a falta de uma pessoa capacitada para prestar os primeiros socorros de imediato resultou na morte.

Mobilização

Na tentativa de evitar que crianças continuem a perder a vida por falta de pessoas capacitadas a prestar os primeiros socorros em casos de asfixia, Alessandra Zamora iniciou uma mobilização no final de outubro do ano passado. Sua irmã criou uma página no Facebook para alertar outras mães. Em apenas alguns dias, a página alcançou mais de 10 mil curtidas e milhares de relatos de vítimas de engasgo foram postados na rede social. Atualmente, a página "Vai Lucas" conta com mais de 142 mil seguidores.

"Do luto à Luta", é assim que Alessandra Zamora, de Campinas, caracteriza a mobilização. Projeto de lei que torna obrigatória a realização de treinamento em primeiros socorros para professores e profissionais que trabalham com crianças já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente encontra-se em apreciação no Senado Federal. Em centenas de municípios e vários estados estão em tramitação ou já foram aprovadas leis adotando a medida.

Campo Mourão

Em Campo Mourão, os vereadores Edson Battilani, Edoel Rocha, Sidnei Jardim e Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” apresentaram indicação legislativa, no início deste mês, alterando a legislação em vigor no Município, desde 2014, que tornou obrigatória a realização de cursos de primeiros socorros a todos os funcionários de instituições de ensino que oferecem educação infantil.

A indicação é no sentido de que a obrigatoriedade se aplique a todas as instituições de ensino contempladas com educação infantil, da rede pública e particular. Também denomina a legislação de “Lei Lucas”. Aos estabelecimentos que se adequarem as exigências, a proposta é que seja conferido o selo “Lucas Begalli Zamora de Souza”. Já aqueles que não se adequarem, a proposta é que sejam punidos. Inicialmente com advertência por escrito, depois multa de 500 UFIR’s e até cassação de alvará (quando se tratar de creches ou escola particular).

“É muito importante que funcionários e professores das creches e escolas da rede pública e particular tenham noções básicas de primeiros socorros, devido ao grande número de crianças com que convivem diariamente”, explicam os vereadores na mensagem justificativa da indicação legislativa. Eles ressaltam ainda que os primeiros socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um profissional de saúde especializado.


Saúde: Vereador quer explicação para a falta de médicos no 24 Horas

por adm publicado 02/05/2018 16h59, última modificação 02/05/2018 16h59

“Por qual motivo não havia médico para atender no Posto 24 Horas (jardim Lar Paraná) no dia 13 de março?”. O questionamento foi apresentado pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) através de requerimento - aprovado por unanimidade - na última sessão do Poder Legislativo e deverá ser respondido pelo prefeito Tauillo Tezelli no prazo máximo de 30 dias.

A administração municipal terá ainda de informar se a chefia da unidade de saúde tem conhecimento da falta de atendimento a munícipe que formulou a denúncia ao vereador e, em caso positivo, quais foram as orientações repassadas à paciente. Também terá de informar o número de médico que prestam atendimento na unidade de saúde 24 Horas e de que forma são organizados os plantões, bem como os horários de troca dos plantões. “Há algum período em que a unidade fica sem um médico para prestar atendimento?”, indagou o vereador.

Sidnei Jardim também apresentou proposições na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie a construção de uma pista para a prática de esportes Off-Road, além da construção de uma praça com quadra de esportes e playground entre as ruas Tiziu e Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, Maria Olímpia Jardim e José Tadeu Nunes (jardim Nossa Senhora Aparecida).

Outras indicações do vereador foram para que a administração municipal construa redutores de velocidade na rua Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira(entre a avenida Armelindo Trombini e a rua Angelim – jardim Flora), realize a mudança do ponto de parada do transporte coletivo urbano da rua São Josafat (entre as avenidas Goioerê e Comendador Norberto Marcondes).

Battilani faz reivindicações à deputados e ao governo

por adm publicado 02/05/2018 17h01, última modificação 02/05/2018 17h01

Na última sessão do Poder Legislativo de Campo Mourão foram aprovados – por unanimidade – vários requerimentos do vereador Edson Battilani (PPS) com reivindicações a deputados eleitos pela região e também a instituições ligadas ao Governo do Estado.

Ao deputado federal Rubens Bueno solicitou que priorize recursos no orçamento da União para a construção de um barracão no Lar dos Velhinhos “Frederico Ozanan”, destinado a abrigar promoções da entidade para garantir a manutenção do atendimento ofertado a 65 idosos e também para locação.

Já ao deputado estadual Douglas Fabrício pediu que interceda junto ao Governo do Estado no sentido de agilizar a liberação de recursos para a reforma nas instalações do Hemonúcleo e da 12ª Regional de Saúde. Pleiteou ainda ao parlamentar e a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária que informem se existem estudos para a instalação do Instituto de Criminalística em Campo Mourão e, em caso positivo, a previsão para a implantação.

Dois requerimentos do vereador foram encaminhados à direção do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Um deles com o pedido da construção de um novo portal de entrada no Parque Estadual Lago Azul. Através do outro requerimento indagou os motivos da demora na oficialização da Reserva Particular do patrimônio Natural (RPPN) na propriedade do agricultor Pedro Jort, em Campo Mourão. O requerimento para a criação da unidade foi assinado na presença do presidente do IAP, durante visita há Campo Mourão há mais de quatro anos.

Melhorias

Edson Battilani também apresentou indicações ao prefeito Tauillo Tezelli para que seja executado serviço de recape asfáltico na rua Euclides Slompo (jardim Maia) e a recuperação, cascalhamento dos trechos críticos e melhoria pluvial na estrada velha para Roncador (entrada para a entidade de recuperação de drogas ilícitas e álcool Santa Luzia).

Vinte e duas indicações apresentadas pelo vereador foram para reiterar pedidos de melhorias feitos no ano passado à prefeitura e que ainda não foram atendidos. Vários dos pedidos foram apresentados pela terceira vez. Alargamento da ponte sobre o rio do Campo (entrada Campo bandeira), doação de terreno ao Ministério Público para a construção de sua sede ao lado do futuro fórum, construção de uma ciclovia paralela a BR 487 (entre Campo Mourão e o portal do Parque Estadual Lago Azul), recuperação da pavimentação de várias vias públicas, melhorias na iluminação pública e na sinalização, além de ações relacionadas a arborização pública, foram alguns dos pedidos reiterados por Edson Battilani.

“Paraná Cidadão” e “Cartão Reforma” em Campo Mourão

por adm publicado 02/05/2018 17h03, última modificação 02/05/2018 17h03

Entre as atrações para os participantes da 27ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, que Campo Mourão vai realizar em julho, poderá estar o projeto “Paraná Cidadão”, que disponibiliza gratuitamente inúmeros serviços à população. Entre os serviços ofertados estão à confecção de documentos, atendimento jurídico e casamento comunitário.

Requerimento para que o prefeito Tauillo Tezelli atue junto a Secretaria Estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, para que o Governo do Estado disponibilize toda a estrutura do projeto Paraná Cidadão no evento gastronômico, foi apresentado pelo vereador Edoel Rocha (PDT).

Através de outras proposições, o vereador iniciou gestões junto à administração municipal para que Campo Mourão seja cadastrado no programa Cartão Reforma, desenvolvido pelo Ministério das Cidades. Trata-se de um programa federal que irá fornecer um cartão para a aquisição de materiais de construção, com o objetivo de reformar habitações de famílias de baixa renda O subsídio é a fundo perdido e a renda bruta familiar mensal máxima é de R$ 2.811,00.

Edoel Rocha também apresentou indicação para que o governo municipal interceda junto ao Governo do Estado para que sejam nomeados peritos para atender aos servidores públicos assistidos pelo SAS. Atualmente, os servidores públicos estaduais de Campo Mourão e região precisam se deslocar até Cianorte.

Melhorias

Várias das indicações que o vereador do PDT apresentou na última sessão do Poder Legislativo foram com pedido a prefeitura de melhorias para os bairros de Campo Mourão. Por exemplo, a instalação de uma Academia da Terceira Idade no jardim Albuquerque (entre a avenida Armelindo Trombini e as ruas Dr. Carlos Boenig. Luiz Carlos Klank e Miguel Giani), construção de dois redutores de velocidade na avenida Armelindo Trombini (nos dois sentidos), designação de vigia para atuar na praça Alvorada (jardim Lar Paraná),, colocação de lixeiras na avenida Capitão Índio Bandeira (entre as ruas Panambi e Rocha Pombo).

Lista de empresas devedoras de tributos, requer vereador

por adm publicado 02/05/2018 17h09, última modificação 02/05/2018 17h09

No prazo máximo de 30 dias, a prefeitura de Campo Mourão terá de fornecer a Câmara de Vereadores a relação atualizada de empresas devedoras de ISS, IPTU, ITBI, alvará e outros tributos, inscritos na dívida ativa do Município. O documento foi solicitado, uma vez mais, pelo vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT), através de requerimento aprovado por unanimidade na última sessão do Poder Legislativo.

O relatório deverá apontar ainda quais dessas empresas inadimplentes já tiveram falência decretada, além de indicar aquelas que aderiram as últimas edições do programa de Recuperação Fiscais (Refiscam) ou outros tipos de refinanciamento de dívidas com o Município.

O vereador Professor Cícero quer saber também quais dessas empresas participam de programas de incentivo fiscal mantidos pelo Município. “Solicitamos as informações a fim de que possamos responder aqueles que nos procuram a respeito do assunto”, explica o vereador.

No início do ano passado, o vereador solicitou praticamente as mesmas informações à prefeitura, que no mês de maio enviou ofício em que solicitou “um prazo médio de seis meses para levantamento e apuração precisa do crédito da fazenda municipal”, destaca a correspondência.

Novos acessos entre os jardins Paulino e Europa

por adm publicado 02/05/2018 17h11, última modificação 02/05/2018 17h11

A abertura de novas vias ligando as ruas Dr. Antônio Fernando (jardim Paulino) e Rússia (jardim Europa I) e as ruas Dr. Hugo Lisot Slomp (jardim Paulino) e Projetada “B” (jardim Europa II) foi reivindicada a prefeitura pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS).

No pedido encaminhado a administração municipal, o vereador observa que a abertura das novas vias facilitará o acesso daqueles que se deslocam do centro da cidade com destino aos jardins Europa I e II, que atualmente precisam fazer a volta pelo conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira.

Oito indicações apresentadas pelo vereador foram com pedidos a prefeitura para que providencie o rebaixamento da iluminação pública nas ruas João Bueno, Lino Hermógenes da Silva, Porto Alegre, Antônio Frederico Ozanan (jardim Tomasi), Graúna, Edmar Caetano Pinto (jardim Orly), José Francisco da Silva (jardim Lopes) e José Voidelo (jardim Voidelo).

“Pepita” pleiteou ainda a execução de serviços de manutenção na iluminação na perimetral Tancredo Neves (entre a avenida Miguel Luiz Pereira e a rua Araruna), no canteiro central da perimetral Tancredo Neves (em frente ao Terminal Rodoviário) e nas ruas José Francisco da Silva (Jardim Lopes) e Lino Hermógenes da Silva (jardim Tomasi). Para a rua Flamboyant (entre as ruas Antônio Justino Ferreira e Antônio Custódio de Souza – jardim paulista) solicitou a instalação de iluminação pública.

Outra indicação do vereador foi para que a administração municipal execute a pavimentação asfáltica (ou, ao menos, a adequação com cascalhamento) da rua Taquari (jardim Paulista).


Santuário: Limpeza do calçadão do santuário da vila Urupês

por adm publicado 04/05/2018 16h49, última modificação 04/05/2018 16h49

A execução – com urgência – de serviço de limpeza na quadra em frente ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na vila Urupês, foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador e advogado Edoel Rocha (PDT). Sua sugestão é que seja utilizado um caminhão pipa para lavar aquele trecho da avenida Jorge Walter (entre as ruas São José e Santa Cruz).

O vereador observa que existe muita areia e terra acumulada em frente ao templo “que hoje é reconhecido nacionalmente como um ícone religioso e cartão postal do Município, visitado semanalmente por pessoas de todo o Vale do Piquirivaí”, salienta Edoel Rocha.

Através de outras indicações apresentadas na Câmara Municipal, o vereador solicitou a instalação de Academia da Terceira Idade no jardim Albuquerque, a transformação das ruas Panambi e São José em vias preferenciais (no trecho abaixo da perimetral Tancredo Neves) e a extensão do transporte coletivo urbano até o jardim Cidade Alta II.

Edoel pleiteou ainda a realização de recape asfáltico na rua André Slomp Azevedo (jardim Paulino), Altônia, Atalaia e Eucalipto (conjunto residencial Parigot de Souza) e Dom Jaime Luís Coelho ( jardim Lar Paraná). Para duas vias públicas, pediu a realização de operação tapa buraco: ruas João Eraston Schneider (jardim Gutierrez) e José Backes (jardim Santa Nilce I).

Outras melhorias solicitadas por Edoel Rocha: construção de redutores de velocidade nos dois sentidos da avenida Armelindo Trombini, iluminação pública na rua Curió (entre as ruas Egydio Cardoso de Lima e Dalmo Albuquerque – jardim Gutierrez), substituição de luminárias queimadas nas ruas José Backes e João Eraston Schneider, colocação de tampa em bueiro na avenida Armelindo Trombini e limpeza de boca de lobo na rua Jardineira (conjunto São Francisco de Assis).

R$ 28 milhões para C. Mourão

por adm publicado 04/05/2018 16h51, última modificação 04/05/2018 16h51

Antes de Beto Richa deixar o governo do estado, o chefe da Casa Civil do Palácio Iguaçu, Valdir Rossoni, enviou ofício a lideranças de Campo Mourão comunicando que recursos da ordem de R$ 28.099.078,20 estavam autorizados para o Município. Ressalta o ofício, datado de 20 de março, que esses recursos encontram-se disponíveis no orçamento das secretarias estaduais e/ou depositados em subcontas no Banco do Brasil.

O comunicado especifica os recursos, destinação e secretaria competente: Parque infantil adaptado (R$ 15 mil), reforma da Apae (R$ 100 mil), veículo tipo van par o esporte (R$ 105 mil), transporte sanitário (R$ 120 mil), equipamentos de saúde (R$ 150 mil), veículos para administração (R$ 150 mil), ambulância tipo A (R$ 240 mil), infraestrutura – escolas estaduais (R$ 320 mil), equipamentos de informática (R$ 339.0078,20), usina de oxigênio (R$ 360 mil), ampliação do aterro sanitário (R$ 600 mil), escola (R$ 900 mil), revitalização de praças e ginásios (R$ 900 mil), equipamentos rodoviários (R$ 900 mil), caminhões e ambulâncias UTI (R$ 1 milhão), sinalização e rotatórias (R$ 2,5 milhões), infraestrutura urbana/pavimentação (R$ 4,4 milhões) e infraestrutura urbana (R$ 15 milhões).

O comunicado da Casa Civil foi enviado ao prefeito Tauillo Tezelli, ao vice-prefeito Beto Voidelo e ao presidente da Câmara de Vereadores, Edson Battilani.


Módulo odontológico no jardim Modelo

por adm publicado 04/05/2018 16h51, última modificação 04/05/2018 16h51

A instalação de um módulo odontológico ao lado da unidade de saúde do jardim Modelo foi reivindicada ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR), através de proposição apresentada na Câmara Municipal. Atualmente, os moradores do bairro têm que buscar atendimento odontológico na unidade de saúde do jardim Tropical.

Há muito os moradores do jardim Modelo e comunidades vizinhas pedem a implantação de um módulo odontológico. Por outro lado, a população reclama que o prédio sugerido para a instalação da unidade (que antigamente abrigava a unidade básica de saúde do jardim Modelo) tem sido alvo da ação de vândalos.

“O vereador Tucano também apresentou indicações para que a prefeitura providencie a instalação de sinalização semafórica no cruzamento da perimetral Tancredo Neves com a rua São José (vila Urupês) e construa redutores de velocidade – devidamente sinalizados – nas ruas Antônio Constâncio de Souza (jardim Paulista) e Ivo Bichara (jardim Nossa Senhora Aparecida).

Outras reivindicações que o vereador encaminhou à administração municipal: realização de operação tapa buracos na rua João Serathiuk (entre as ruas Brasil e Araruna – jardim Paraíso do Campo), serviço de manutenção da iluminação pública na avenida João Xavier Padilha (esquina com a rua Marechal do Ar Eduardo Gomes – jardim Copacabana) e a limpeza de bueiro na rua Engenheiro Mercer (esquina com a rua Porto Velho – jardim Santa Nilce II).

Melhorias na iluminação pública, pede vereador

por adm publicado 04/05/2018 16h53, última modificação 04/05/2018 16h53

Várias das indicações que o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) apresentou na última sessão do Poder Legislativo foram com pedidos a prefeitura de execução de serviços de manutenção e melhorias na iluminação pública de Campo Mourão. A iniciativa contempla bairros e também pontos da área central da cidade.

Foi pedida a substituição de luminárias queimadas nas ruas Curruira (jardim Tropical), Tarumã (jardim Lar Paraná), Belém (jardim Vitória), Ipanema (jardim Tropical II) e em 15 vias do distrito administrativo de Piquirivaí. Foi ainda solicitada a melhoria da iluminação do Recanto dos Tropeiros (ao lado do Museu Municipal).

Sidnei Jardim indagou também o Poder Executivo sobre a previsão para a conclusão das obras para implantação de galerias pluviais no jardim Isabela e reivindicou a execução de serviços de limpeza e manutenção em bueiros das ruas José de Oliveira (jardim Fernando) e Engenheiro Mercer (cruzamento com a avenida Guilherme de Paula Xavier).. Outra indicação apresentada foi para que a administração municipal adote as medidas necessárias para assegurar a realização de limpeza e capinagem em terrenos localizados na rua Antônio Zaramela (jardim Silvana).


C. Mourão: Câmara devolveu mais de R$ 1 milhão em 4 meses

por adm publicado 04/05/2018 16h54, última modificação 04/05/2018 16h54

Apenas nos primeiros quatro meses deste ano, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão devolveu R$ 1.015.000,00 a prefeitura. Por determinação da legislação, o Poder Legislativo Municipal agora recebe mensalmente o duodécimo da dotação a que tem direito no orçamento do Município. Anteriormente, a atual mesa diretora da Câmara de Vereadores de Campo Mourão requeria mensalmente apenas o valor necessário para cobrir seus gastos.

No início deste ano, por iniciativa dos vereadores, foi retirado R$ 1 milhão do orçamento anual da Câmara Municipal. A dotação foi repassada para o Poder Executivo com o compromisso de destinar 50 por cento do montante para a área da Educação e 50 por cento para a área da Saúde, ao longo de 2018.

.O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, Edson Battilani, ressalta que inúmeras medidas têm sido implementadas para reduzir os gastos “o que tem possibilitado a devolução de recursos à prefeitura todos os meses para atender demandas da população nas mais diferentes áreas”, acentua. Mesmo com a retirada de R$ 1 milhão do orçamento anual, o duodécimo repassado mensalmente tem sido suficiente para cobrir todos os gastos, com um sobra média de R$ 250 mil por mês.

C. Mourão: Pedidas informações sobre aprovação de loteamentos

por adm publicado 09/05/2018 17h04, última modificação 09/05/2018 17h04

O vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT) apresentou requerimento na Câmara Municipal para que a prefeitura de Campo Mourão preste uma série de informações sobre os procedimentos necessários para a inclusão de lotes de terras ao perímetro urbano. Trata-se do primeiro passo para que os terrenos tornam-se legalmente habilitados para loteamentos residenciais.

À pedido do vereador, a administração municipal deverá esclarecer os critérios e procedimentos necessários para que o munícipe peça a inclusão da área de terras de sua propriedade a área urbana. Também deverá informar o prazo médio para esses atendimentos. “Existe atualmente, de acordo com os registros do Executivo Municipal, algum processo desta ordem que eventualmente não tenha sido respondido dentro do prazo legal necessário? Em caso positivo, quais?”, indagou ainda Cícero de Souza a prefeitura de Campo Mourão.

Nivelamento

O vereador do PT reivindicou ainda a prefeitura a execução de serviço de nivelamento entre o pavimento de recape asfáltico e a o asfalto antigo nos cruzamentos da avenida Goioerê com as ruas Harrison José Borges, Brasil e Francisco Albuquerque.


Louvor a primeira comandante da Polícia Militar do Paraná

por adm publicado 09/05/2018 17h04, última modificação 09/05/2018 17h04

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou Voto de Louvor, nesta semana, a coronel Audilene Rosa de Paula Dias, que recentemente assumiu o comando geral da Polícia Militar do Paraná. Ela é a primeira mulher a comandar a corporação criada há 164 anos e que tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado.

A iniciativa da homenagem foi da vereadora Nelita Piacentini (PR). Nascida no Município de Terra Rica, em 1º de junho de 1965, a coronel Audilene Rosa De Paula Dias Rocha ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1985, através do curso de Formação de Oficial da Academia Policial Militar do Guatupê.

Nelita Piacentini também apresentou Voto de Louvor a Comunidade Terapêutica Redenção (CTR) pela passagem do 20º aniversário de fundação da entidade no último mês de abril.

Proibição

Em outra proposição apresentada esta semana na sessão da Câmara Municipal, a vereadora sugeriu a prefeitura que seja proibida a entrada de alimentos, bebidas e animais na área do parque infantil da recém reinaugurada Praça Alice Alves de Macena, localizada no jardim Santa Nilce I.

Legislativo: Recursos federais para a Saúde, pede Cabo Cruz

por adm publicado 09/05/2018 17h04, última modificação 09/05/2018 17h04

Através de requerimentos aprovados esta semana pela Câmara Municipal, o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) reivindicou ao deputado federal Fernando Francischini que priorize recursos no orçamento da União para investimento na saúde pública de Campo Mourão.

O vereador mourãoense solicitou a destinação de recursos federais para a aquisição de um aparelho de ultrasson doppler para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída na Asa Leste da cidade, além do repasse de R$ 130 mil para a compra de um furgão para o transporte de medicamentos pela Secretaria Municipal de Saúde.

À prefeitura, o vereador Cabo Cruz solicitou a readequação da pavimentação da rua Dr. Carlos Boenig (entre as ruas Miguel Giani e Dr. Luiz Carlos Klank – jardim Albuquerque), a implantação de faixa elevada para travessia de pedestres na avenida Armelindo Trombini (em frente a Escola Municipal Florestan Fernandes (Caic) e na rua Moato Grosso (em frente a Paróquia São Francisco de Assis (jardim Gutierrez), Pediu também a readequação – com cascalhamento – da rua seis da vila Guarujá, que dá acesso a Escola Municipal Castro Alves.

Vila Rural: Ciclovia iluminada na PR 558

por adm publicado 09/05/2018 17h04, última modificação 09/05/2018 17h04

A construção de ciclovia com sistema de iluminação na PR 558 (Campo Mourão-Araruna), no trechocompreendido entre o Hospital Santa Casa e a Vila Rural Pedro Kloster Júnior, foi reivindicada ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) pelo vereador mourãoense Jadir Soares - "Pepita“ (PPS). Cópia do pedido, formulado através de requerimento aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, foi encaminhado à governadora Cida Borghetti.

Na justificativa do pleito, o vereador destaca que a obra se faz necessária porque a rodovia não tem acostamento e, portanto, os moradores da Vila Rural não têm um local adequado para transitar com segurança no trecho. Ressalta ainda que a rodovia tem grande movimento, com a ocorrência de muitos acidentes.

“Pepita” também apresentou indicações para que a prefeitura de Campo Mourão execute melhorias nos centros municipais de educação infantil Afonso Staniszewski (cobertura nas laterais do refeitório) e Criança Feliz (rampa de acesso ao pátio). Pediu ainda a execução, com urgência, de recape asfáltico na rua das Garças (jardim Gutierrez) e a reforma total das instalações da unidade básica de saúde do jardim Paulista, com a elevação do muro, colocação de portão lateral, e de toldo na ligação do pavilhão a sala de atendimento).

Apoio: Colégio Militar em Campo Mourão

por adm publicado 09/05/2018 17h04, última modificação 09/05/2018 17h04

Por iniciativa do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR), a Câmara Municipal enviou ofício ao Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) solicitando apoio junto ao Governo do Estado para a instalação de um Colégio Militar em Campo Mourão.

Destaca o vereador que a iniciativa visa diminuir o acesso das crianças e adolescentes ao mundo do crime e das drogas “oferecendo uma oportunidade de educação diferenciada, numa tentativa de se reduzir o ciclo do crime e, de tal forma, garantindo uma educação de qualidade para os munícipes de nossa cidade e região”, acentua. O pedido de apoio foi encaminhado ao presidente do Conseg, Andrey Legnani.

“Tucano” também apresentou indicações para que a prefeitura execute melhorias no campo de futebol suíço da Associação de Moradores da comunidade rural do KM 128. Entre elas, entre elas a limpeza e corte de grama do redor da quadra, reforma do alambrado, além de instalação de cobertura e de iluminação.

Mais melhorias solicitadas pelo vereador: pintura de faixa de pedestres e colocação de sinalização na avenida Comendador Norberto Marcondes (esquina com a rua Brasil), substituição de luminárias queimadas na rua Porto Velho (jardim Santa Nilce II), limpeza e conserto de tampa em bueiro da rua Engenheiro Mercer (jardim santa Nilce II).


Previscam: Vereador acumula cargos na comissão para auditar contas

por adm publicado 09/05/2018 17h03, última modificação 09/05/2018 17h03

A comissão especial criada pela Câmara Municipal de Campo Mourão para auditar as contas da Previscam - Previdência dos Servidores Públicos Municipais reuniu-se nessa semana para definir o presidente e relator, a fim de dar início aos trabalhos. Para ocupar os dois cargos foi escolhido o vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB), que também foi o autor do requerimento para a criação da comissão especial.

Na sessão que o Poder Legislativo realizou no dia 20 de fevereiro foi aprovado – por unanimidade e em regime de urgência - o requerimento para a criação da comissão especial. A Portaria nº 51, publicada na edição nº 2.245 do órgão Oficial Eletrônico de Campo Mourão, datada de 16 de março, designou os vereadores para integrar a comissão. Posteriormente a composição foi alterada.

Segundo o vereador Miguel Batista Ribeiro, o trabalho da comissão especial se fez necessário em razão do déficit junto a Previscam, informado publicamente pela administração municipal.

No requerimento, Miguel Batista Ribeiro acentuou que a comissão poderá buscar assessoria técnica necessária, expedir notificação, analisar contas e aplicações realizadas, examinar processos de aposentadoria e suas revisões. Os resultados do trabalho deverão ser apresentados à comunidade em Audiência Pública da Câmara de Vereadores.

A comissão especial é composta pelos vereadores Edoel Rocha (PDT), Elvira Schen Lima (PPS), Miguel Batista Ribeiro (PRB), Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

Mérito Militar

No próximo dia 22, às 19h30min (após a sessão ordinária), a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza sessão solene para a entrega de Título de Mérito Militar a José Aparecido Silva. O autor da proposição para a outorga da homenagem foi o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

Melhorias para escolas e CMEI’s de Campo Mourão

por adm publicado 14/05/2018 08h45, última modificação 14/05/2018 08h45

Entre as proposições que o vereador Edson Battilani apresentou na última sessão do Poder Legislativo predominaram os pedidos a prefeitura de melhorias para as unidades da Rede Municipal de Ensino

O vereador do PPS solicitou a aquisição de dois computadores para o Centro Municipal de Educação Infantil Pioneiro Afonso Staniszewski (jardim Batel), a construção de refeitório para a escola municipal Parigot de Souza (jardim Gutierrez) e a redução do passeio público e inserção de estacionamento destinado exclusivamente para ônibus escolares em frente à escola municipal Florestan Fernandes (jardim Albuquerque).

Mais reivindicações apresentadas pelo vereador: contratação de um estagiário para o Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz (vila Guarujá), troca da fiação elétrica, reforma do prédio (correção de infiltrações e rachaduras), nova placa de identificação, conserto da cerca palito e contratação de vigias para os finais de semana para o Centro Municipal de Educação Infantil Santa Cruz (jardim Santa Cruz).

Para o Centro Municipal de Educação Infantil Pioneiro Afonso Staniszewski (jardim Batel) pediu também a reforma, cobertura e adequação do parque infantil, a reforma da cobertura, a troca de portas danificadas pela chuva e a execução de sinalização horizontal e vertical (em especial placas de preferencial, limite de velocidade e de identificação de área escolar). A sinalização também foi pedida para a escola municipal Professor Nicon Kopko (jardim Modelo).

Cultura

Edson Battilani reiterou ainda os pedidos de melhorias para a Escola de Música Rose Mary Albuquerque (jardim Araucária): correção de infiltrações, adequação da iluminação da entrada e pátio (com a colocação de lâmpadas de vapor de sódio), além da aquisição de instrumentos musicais.

Legislativo: Documentos e explicações são requeridos a prefeitura

por adm publicado 14/05/2018 16h13, última modificação 14/05/2018 16h13

Um dos requerimentos que o vereador e advogado Luiz Alfredo apresentou na última sessão da Câmara Municipal de Campo Mourão foi para que a prefeitura preste uma série de informações sobre o funcionamento e atendimento ofertado à população na unidade básica de saúde do jardim Alvorada.

No prazo máximo de 30 dias, a administração municipal terá de informar qual a área de abrangência de atendimento ofertado pela unidade. Também deverá fornecer a relação de funcionários lotados na UBS, com respectivos cargos; número de atendimentos/consultas; densidade populacional na área de atendimento da unidade, enumerando os bairros atendidos.

Luiz Alfredo quer saber ainda se procede à informação de que os moradores do jardim Santa Nilce II estão sendo orientados a procurar a UBS do jardim Cidade Nova. Em caso positivo, ele quer saber os motivos do não atendimento desses moradores pela UBS do jardim Alvorada.

Moradores do jardim Santa Nilce II relataram ao vereador que ao procurarem a UBS do jardim Alvorada, distante aproximadamente 500 metros de suas residências, foram comunicados que deveriam procurar a UBS do jardim Cidade Nova, distante aproximadamente dois quilômetros. “Fato esse inaceitável, já que pela distância deveriam ser atendidos pela UBS mais próxima de suas residências”, salienta Luiz Alfredo.

Leilão

Outro requerimento de autoria do vereador Luiz Alfredo, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, é para que a prefeitura forneça cópia integral do processo administrativo referente a leilão para a alienação de bens declarados inservíveis (árvores em pé com destoca da área de corte – espécies pinus, araucária e eucalipto).

Legislativo: Policial civil homenageado

por adm publicado 14/05/2018 16h15, última modificação 14/05/2018 16h15

O investigador Leonel da Silva Inglez, lotado na 16ª Subdivisão Policial, recebeu Moção de Congratulações do Poder Legislativo de Campo Mourão pelos relevantes serviços prestados à comunidade (principalmente na área de investigação de homicídios).

A homenagem foi iniciativa do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), através de proposição subscrita pela maioria dos demais vereadores mourãoenses e que foi aprovada por unanimidade na última sessão da Câmara Municipal. Nascido em Catanduvas, passou a residir em Campo Mourão no ano de 1984 e ingressou na Polícia Civil, na função de investigador, em 2000. “A partir de então, vem realizando um exímio trabalho de investigação de homicídios, tendo mais de 90 por cento dos casos solucionados”, explica o vereador Cabo Cruz.

Na justificativa da proposição apreciada e deliberada na última sessão do Poder Legislativo, o autor incluiu uma relação de casos de maior repercussão onde o investigador atuou e chegou aos culpados.

Melhorias

A instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) na escola municipal Professor Domingos José de Souza (jardim Tropical I) e a execução de serviço de roçada em terreno na avenida dos \Lagos (jardim Tropical II) foram reivindicadas a prefeitura de Campo Mourão pelos vereadores Jadir Soares – Pepita (PPS) e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).


Vereador do PT indaga sobre transporte para professores

por adm publicado 15/05/2018 16h54, última modificação 15/05/2018 16h54

Por unanimidade, o Poder Legislativo de Campo Mourão aprovou requerimento do vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT) para que a prefeitura informe se existe atualmente algum programa de fornecimento de vale transporte para os professores da rede municipal de ensino. “O Poder Executivo concede aos professores da rede municipal algum tipo de repasse ou subsídio nesse sentido?”, quer saber o vereador.

No requerimento, apreciado e deliberado na última sessão da Câmara Municipal, o vereador questiona ainda se é fornecido algum tipo de vale transporte metropolitano para professores que eventualmente residam em cidades próximas, como Peabiru e Araruna, por exemplo.

Caso não exista nenhuma espécie aos professores municipal na questão do transporte, o vereador Cícero de Souza quer saber se existe algum estudo de viabilidade com o objetivo de suprir a demanda.

Santa Casa

O vereador do PT também apresentou requerimento para que a direção do Hospital Santa Casa quais os municípios atualmente conveniados com a instituição, quais os inadimplentes e o que é necessário para que as prefeituras firmem parceria. Indagou aina se existe déficit financeiro atualmente e, em caso positivo, o montante.

Mais questionamento apresentados à direção do hospital pelo vereador: Quantos atendimento – em média – são realizados mensalmente? Qual a porcentagem desses atendimentos corresponde a casos de urgência? Qual a porcentagem corresponde a atendimentos de emergência? Qual a porcentagem desses atendimentos corresponde a atendimentos de alta complexidade? Quantos médicos prestam atualmente atendimento na Santa Casa de Campo Mourão? Quantos são exclusivos? Quais as especialidades atendidas? A instituição recebe recursos do Governo do Estado? Qual o montante? Os repasses estão em dia? Quais as maiores necessidades do Hospital Santa Casa?

Piscina pública no Lar Paraná

por adm publicado 15/05/2018 16h55, última modificação 15/05/2018 16h55

A construção de uma piscina junto ao ginásio de esporte Valternei de Oliveira, no jardim Lar Paraná, foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pela vereadora Nelita Piacentini (PR), através de proposição apresentada na última sessão da Câmara Municipal.

Destaca a vereadora que a iniciativa “visa trazer benefícios para a saúde e atender a solicitação da população”, salienta. Para a piscina do complexo esportivo Roberto Brzezinski, ela pediu a disponibilização de mais armários e a instalação de uma escada de um metro para idosos e pessoas com sobrepeso.

Nelita Piacentini reivindicou ainda a instalação de uma Academia Popular de Musculação anexa ao ginásio de esportes Valternei de Oliveira e a execução de serviço de recape asfáltico na rua Santa Cruz, entre a avenida Jorge Walter e a perimetral Tancredo Neves (jardim Horizonte).

Santa Casa recebe moção por conquista de prêmio

por adm publicado 16/05/2018 16h06, última modificação 16/05/2018 16h06

A Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Sidnei Jardim (PPS), enviou Moção de Congratulações ao Hospital Santa Casa de Campo Mourão pela conquista do Prêmio “CIHDOTT Revelação/2017”, conferido no Congresso da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Vários outros vereadores subscreveram a proposição – aprovada por unanimidade – conferida a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do mais antigo hospital local.

“A CHIDOTT do Hospital Santa Casa de Campo Mourão – salienta Sidnei Jardim – tem beneficiado pessoas que estão há tempos à espera de um transplante. O hospital mantém um programa de conscientização a doação de órgãos através de várias campanhas, inclusive com emissão do cartão do doador, com mais de cinco mil cartões emitidos”. Nos últimos anos, o número de captações de órgãos no hospital tem aumentado.

A CHIDOTT é responsável por organizar o hospital para que seja possível identificar potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplante; viabilizar o diagnóstico de morte encefálica (conforme resolução do Conselho Federal de Medicina); criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos a possibilidade da doação e articular-se com a Central de Transplante do Estado para o processo de doação e captação de órgãos e tecidos.

Sidnei Jardim também apresentou indicação no Poder Legislativo para que todos os profissionais que atuam em instituições de ensino da rede municipal sejam inclusos no grupo de risco para vacinações, em especial a vacina do vírus Influenza (causador das gripes H1N1 e sazonal).

Melhorias

Outras indicações apresentadas a prefeitura pelo vereador do PPS: construção de faixas de pedestres elevadas no quadrilátero formado entre as avenidas Goioerê e José Custódio de Oliveira e as ruas São Josafat e Santa Catarina (centro), instalação de placas de sinalização de trânsito nas ruas Pedro Massareto, Nicolau Macowski, Horley Tadeu Casali e na travessa Dr. Aracyldo Carvalho Marques (jardim Flora II); substituição de luminárias queimadas na rua Abolição (Parque Verde) e Periquito (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira).

C. Mourão: Audiências Públicas no Legislativo

por adm publicado 16/05/2018 16h09, última modificação 16/05/2018 16h09

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Campo Mourão realiza duas audiências públicas até o final de maio. Presidida pela vereadora Elvira Schen Lima, a comissão é integrada ainda pelos vereadores Luiz Alfredo e Sydney Ronaldo Ribeiro – “Tucano”.

No dia 23, ás 14 horas, acontece audiência pública para a prestação de contas do Poder Executivo. Já no dia 30, às 14 horas, será realizada audiência pública para a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, que é a gestora local do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para esta quinta-feira (17/5), às 11 horas, está marcada reunião da Comissão Permanente de Legislação e Redação do Poder Legislativo. Nove projetos de lei, duas indicações legislativas e um projeto de resolução constam da pauta. Sidnei Jardim (presidente), Edilson Martins e Miguel Batista Ribeiro são os vereadores que integram a comissão.

Solene

A Câmara Municipal de Campo Mourão realiza sessão solene no próximo dia 22, às 19h30min, para a entrega de Título de Mérito Militar a José Aparecido Silva. A outorga da honraria é resultado de proposição apresentada pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz.

C. Mourão: Legislativo Municipal tem sessões na segunda e terça

por adm publicado 18/05/2018 14h26, última modificação 18/05/2018 14h26

As duas últimas sessões de caráter ordinário da Câmara Municipal de Campo Mourão acontecem na segunda e terça-feira (21 e 22/5), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro. Abertas ao público, as sessões serão comandadas pelo presidente do Poder Legislativo, Edson Battilani (PPS).

O roteiro prévio, divulgado nesta semana pela Coordenadoria de Assuntos Legislativos, prevê a deliberação de 75 indicações e nove requerimentos protocolados pelos vereadores. Já da ordem do dia consta a discussão e votação de projeto de lei que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 20 mil para indenizações em casos de queda de árvore sobre patrimônio de terceiros (quando não ocorrem por força da natureza).

Também será discutido e votado o projeto de resolução da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento que aprova o parecer prévio pela regularidade das contas – com ressalvas – do Tribunal de Contas do Paraná referente ao exercício de 2013 do Poder Executivo de Campo Mourão. Mais projetos de lei e de resolução poderão ser incluídos na ordem do dia na segunda-feira

Solene

Na terça-feira, após a sessão a sessão ordinária, a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza sessão solene para fazer a entrega de Título de Mérito Militar a José Aparecido Silva. A outorga da honraria é resultado de proposição do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

Táxi: Transferência de ponto

por adm publicado 21/05/2018 16h00, última modificação 21/05/2018 16h00

Sugestão para que o Ponto de Táxi nº 1, localizado na avenida Capitão Índio Bandeira (entre as ruas Brasil e Francisco Albuquerque), seja transferido para dentro da praça São José, foi encaminhada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Edoel Rocha (PDT).

A mudança foi apresentada através de indicação deliberada pelo Poder Legislativo e a sugestão é no sentido de que o primeiro ponto de táxi da cidade passe a funcionar paralelo com o trecho da rua Brasil que corta o logradouro. Ressalta o vereador que a transferência possibilitará a liberação de aproximadamente 10 vagas de estacionamento na principal avenida de Campo Mourão, além de propiciar mais segurança e conforto aos taxistas.

Legislativo: Mérito Militar para o 1º sargento J. Silva

por adm publicado 21/05/2018 16h02, última modificação 21/05/2018 16h02

Nesta terça-feira (22/5), após a sessão ordinária, a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza sessão solene para a entrega do Título de Mérito Militar ao primeiro sargento José Aparecido Silva, do 11º Batalhão de Polícia Militar. A cerimônia – aberta ao público - está prevista para começar às 19h30min e será realizada na sede do Poder Legislativo.

O homenageado – que é mais conhecido como sargento J. Silva – nasceu em Campo Mourão e ingressou na Polícia Militar do Paraná em 23 de agosto de 1995. Completou 46 anos no último dia 2 e tem dois filhos: Aron Marcus Ribeiro (23 anos) e Heloisa Bruniere (5 anos).

O currículo do primeiro sargento J. Silva registra sua participação em várias missões pela Força Nacional. Entre elas, na segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro e nas missões Defesa da Vida (Rondônia), Missão Tekohá (Mato Grosso do Sul) e Missão Guarani (Mato Grosso do Sul). Também registra sua participação em mais de 20 cursos de especialização (de Inteligência/Polícia Investigativa, operações especiais, controle de distúrbios civis, intervenção tática prisional, policiamento especializado de fronteiras, policiamento de alto risco, manuseio de explosivos “Blaster”, etc.).

Em seus praticamente 23 anos na PM/PR já atuou no Grupo de Operações Especiais do 11º BPM, no Grupo Águia, na Agência Local de Inteligência (ALI/P2), na Força Especial de Pronto Emprego e na Força Alfa (policiamento especializado de fronteira).

Condecorações

A conquista de cinco honrarias consta do currículo o sargento J. Silva: Medalha Policial Militar de Bronze, Medalha Policial Militar de Prata, Menção Honrosa de Mérito Pessoal, Medalha de Sangue (por ter sido alvejado no atendimento de ocorrência em 2003) e Medalha Missão de Paz (conferida pela Associação dos Integrantes do Batalhão de Suez pela atuação nos Jogos Olímpicos e Paraolímpico no Rio de Janeiro). Também registra mais de 25 elogios por bons serviços prestados no atendimento de ocorrências e vários ofícios de agradecimento, além de mais de 195 apresentações – até 2015 – em audiências no Fórum na função de condutor ou testemunha.

A outorga da honraria pela Câmara Municipal de Campo Mourão ao primeiro sargento J. Silva é resultado de proposição apresentada pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

C. Mourão outorga honraria ao sargento J. Silva, da PM

por adm publicado 23/05/2018 08h35, última modificação 23/05/2018 08h35

Com a presença de autoridades, lideranças da comunidade e populares, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realizou na noite desta terça-feira (22/5) sessão solene para a entrega de Título de Mérito Militar ao primeiro sargento José Aparecido Silva, do 11º Batalhão de Polícia Militar.

A cerimônia teve a presença do major Júlio César Vieira da Rosa (comandante do 11º BPM), do prefeito Tauillo Tezelli e de várias outras autoridades. Coube aos vereadores Edilson Martins e Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano conduzirem o homenageado a mesa principal. Após a execução do Hino Nacional, o vereador Jadir Soares – Pepita fez a leitura de um trecho bíblico.

Como autor do projeto de resolução que concedeu a honraria, o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz discursou em nome do Poder Legislativo. O Título de Mérito Militar foi entregue ao sargento J. Silva pelo prefeito Tauillo Tezelli e o vereador Cabo Cruz. Na sequência falaram a soldado Luciane Biondaro Peters, o comandante do 11º BPM, major Júlio César Vieira da Rosa; o prefeito Tauillo Tezelli e o homenageado. O último a discursar foi o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Battilani.

O Homenageado

O homenageado – que é mais conhecido como sargento J. Silva – nasceu em Campo Mourão e ingressou na Polícia Militar do Paraná em 23 de agosto de 1995. Completou 46 anos no último dia 2 e tem dois filhos: Aron Marcus Ribeiro (23 anos) e Heloisa Bruniere (5 anos).

O currículo do primeiro sargento J. Silva registra sua participação em várias missões pela Força Nacional. Entre elas, na segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro e nas missões Defesa da Vida (Rondônia), Missão Tekohá (Mato Grosso do Sul) e Missão Guarani (Mato Grosso do Sul). Também registra sua participação em mais de 20 cursos de especialização (de Inteligência/Polícia Investigativa, operações especiais, controle de distúrbios civis, intervenção tática prisional, policiamento especializado de fronteiras, policiamento de alto risco, manuseio de explosivos “Blaster”, etc.).

Em seus praticamente 23 anos na PM/PR já atuou no Grupo de Operações Especiais do 11º BPM, no Grupo Águia, na Agência Local de Inteligência (ALI/P2), na Força Especial de Pronto Emprego e na Força Alfa (policiamento especializado de fronteira).

A conquista de cinco honrarias consta do currículo o sargento J. Silva: Medalha Policial Militar de Bronze, Medalha Policial Militar de Prata, Menção Honrosa de Mérito Pessoal, Medalha de Sangue (por ter sido alvejado no atendimento de ocorrência em 2003) e Medalha Missão de Paz (conferida pela Associação dos Integrantes do Batalhão de Suez pela atuação nos Jogos Olímpicos e Paraolímpico no Rio de Janeiro). Também registra mais de 25 elogios por bons serviços prestados no atendimento de ocorrências e vários ofícios de agradecimento, além de mais de 195 apresentações – até 2015 – em audiências no Fórum na função de condutor ou testemunha.

Festa do Carneiro: Vereador requer documentação

por adm publicado 24/05/2018 08h24, última modificação 24/05/2018 08h24

Cópia integral do processo administrativo que originou a inexigibilidade de licitação para a contratação da produção do espetáculo Guardião do Fogo e realização de cortejo na 27ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco foi requerida a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador e advogado Luiz Alfredo (Avante). Através de aviso de Inexigibilidade de Licitação nº 13/2017, publicado no Órgão Oficial Eletrônico, a administração contratou os serviços por R$ 80 mil.

O fornecimento da documentação foi solicitado através de requerimento que o vereador protocolou na Câmara Municipal. Recentemente, o Ministério Público do Paraná ajuizou ação civil pública em que requer a suspensão do contrato celebrado entre a Fundação Cultural do município e uma associação cultural responsável pela realização de espetáculos na 27ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, que acontecerá no município no dia 7 de julho de 2018.

De acordo com investigação conduzida pela 3ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão, que tem atribuição na área de proteção ao patrimônio público, em abril deste ano, a Fundação Cultural, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cultura, publicou no Diário Oficial procedimento de inexigibilidade de licitação para a referida contratação. Segundo nota oficial do MP, por não haver comprovação de que a entidade escolhida possua exclusividade de atuação no ramo, o que justificaria a inexigibilidade, conforme determina a legislação, o procedimento licitatório foi considerado irregular. Além disso, destaca a nota oficial, foi verificada a ocorrência de superfaturamento, já que o contrato foi celebrado no valor de R$ 80 mil, montante superior ao pago em anos anteriores.

Além do pedido, em caráter liminar, de suspensão do contrato, a ação também busca, na análise do mérito, a declaração de nulidade do processo conduzido pela Fundação Cultural, assim como a condenação, por prática de atos de improbidade administrativa, da entidade contratada e da secretária de cultura do município, agente público responsável pelo procedimento.


Vereador quer melhorias em estádio de C. Mourão

por adm publicado 25/05/2018 08h21, última modificação 25/05/2018 08h21

A execução de uma série de melhorias no estádio municipal José Carlos Galbier (antigo Estádio dos Amadores), localizado na avenida José Tadeu Nunes (jardim Nossa Senhora Aparecida), foi reivindicada nesta semana a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB).

Foi solicitada a construção de arquibancada coberta e de vestiários, além da instalação de placa indicativa com o nome daquela praça esportiva. Construído na gestão do prefeito José Pochapski para a sediação da fase final dos Jogos Abertos do Paraná de 1987, o Estádio dos Amadores recebeu o nome de José Carlos Galbier em outubro de 2001, através da lei Municipal nº 1.392.

Prédios: Acidentes de trabalho preocupam vereador

por adm publicado 25/05/2018 08h35, última modificação 25/05/2018 08h35

A corriqueira cena de trabalhadoras domésticas penduradas em janelas de prédios e condomínios, executando serviços de limpeza sem qualquer equipamento de segurança, levou o vereador Sidnei Jardim (PPS) a apresentar requerimento na Câmara Municipal com pedido de informações a Procuradoria Regional do Trabalho. Em abril passado, na cidade de Cianorte, uma mulher que realizava a limpeza de janelas em um apartamento no sexto andar morreu após cair.

No requerimento, aprovado por unanimidade, o vereador questiona a Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região se o órgão realiza algum tipo de fiscalização sobre o trabalho de limpeza de janelas realizado na maioria das vezes por domésticas, zeladoras e auxiliares de serviços gerais em condomínios e prédios de Campo Mourão.

Em caso afirmativo, os procuradores do Trabalho deverão detalhar como é feita a fiscalização. Já em caso negativo, Sidnei Jardim indagou se há possibilidade de se promover a implementação de medidas preventivas e uma fiscalização mais rigorosa para garantir a segurança desses trabalhadores.

Melhorias

Entre as melhorias que o vereador Sidnei Jardim reivindicou na última sessão do Poder Legislativo, através de indicações ao prefeito Tauillo Tezelli, estão: instalação de bancos para uso da população em frente a unidade básica de saúde do jardim Paulista, viabilização de área para a construção de praça – com Academia da Terceira Idade e parque infantil – ao lado do campo de futebol do jardim Araucária e execução de redutor de velocidade na rua Bela Vista (jardim Pio XII).

Também pleiteou a manutenção e demarcação de redutor de velocidade localizado na rua Faisão (jardim Tropical), a realização de operação tapa buracos na malha asfáltica que dá acesso ao estacionamento do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (vila Urupês) e a substituição de luminárias queimadas na avenida Manoel Nogueira (jardim Lar Paraná), na rua Laurindo Borges (centro) e na BR 158 (no trecho compreendido entre as ruas Jabuti e Antônio Gomes – jardins Esperança e Nossa Senhora Aparecida).

Em outras indicações pediu a realização de limpeza e capinagem em terrenos localizados nas ruas Faisão (jardim Tropical), Dr. Hugo Lisot (jardim Paulino) e Tubarão (conjunto habitacional Montes Claros).

Comissão do Legislativo tem reunião nesta sexta

por adm publicado 25/05/2018 08h49, última modificação 25/05/2018 08h49

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Campo Mourão, que é presidida pela vereadora Elvira Schen Lima (PPS), reúne-se nesta sexta-feira (25/5), a partir das 10 horas. Na pauta, a apreciação de projetos de lei oriundos do Poder Executivo, ofícios dos ministérios da Educação e da Saúde informando a liberação de recursos para o Município e prestações de contas de entidades.

Entre os projetos de lei está o que cria o Comitê Municipal de Transporte Escolar. Outro autoriza a filiação do Município à Comcam - Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Da pauta constam ainda dois projetos que tratam de mudanças no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município, Autarquias e da Fundações Municipais.


Ilha Bela: Cabo Cruz propõe estacionamento

por adm publicado 25/05/2018 08h55, última modificação 25/05/2018 11h05

A utilização de terreno localizado ao lado da Escola Municipal Ilha Bela (conjunto Residencial Ilha Bela) em estacionamento para os professores e funcionários que trabalham na unidade foi proposta nesta semana à prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

A casa que existia no terreno foi recentemente demolida e os servidores lotados na unidade escolar necessitam de um local adequado para estacionar seus veículos. Com a efetiva implementação da proposta será, inclusive, será melhorado o fluxo de veículos na via pública em frente à escola.

O vereador Cabo Cruz pediu ainda a eliminação – com urgência - de árvore de grande porte localizada na rua Mato Grosso (entre as avenidas José Custódio de Oliveira e João Bento – jardim Gutierrez), que está podre e que oferece eminente risco de queda sobre uma residência.


Ilha Bela: Cabo Cruz propõe estacionamento

por adm publicado 28/05/2018 08h01, última modificação 28/05/2018 08h01

A utilização de terreno localizado ao lado da Escola Municipal Ilha Bela (conjunto Residencial Ilha Bela) em estacionamento para os professores e funcionários que trabalham na unidade foi proposta nesta semana à prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

A casa que existia no terreno foi recentemente demolida e os servidores lotados na unidade escolar necessitam de um local adequado para estacionar seus veículos. Com a efetiva implementação da proposta será, inclusive, será melhorado o fluxo de veículos na via pública em frente à escola.

O vereador Cabo Cruz pediu ainda a eliminação – com urgência - de árvore de grande porte localizada na rua Mato Grosso (entre as avenidas José Custódio de Oliveira e João Bento – jardim Gutierrez), que está pode e que oferece eminente risco de queda sobre uma residência.

“Pepita”: Melhorias para bairros de C. Mourão, pede vereador

por adm publicado 28/05/2018 08h04, última modificação 28/05/2018 08h04

O asfaltamento das ruas Currupião (entre as ruas José de Oliveira e Ramos de Lima – jardim Fernando), Daniele Slomp Bussarelo (entre as ruas Cândida Lain e André Slomp Azevedo - jardim Paulino) e Lemos do Prado (entre as ruas Silva Ribeiro e José de Oliveira – jardim Fernando) foi reivindicado nesta semana à prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS).

Através de outras indicações apresentadas na sessão da Câmara Municipal, o vereador solicitou a recuperação da malha asfáltica na rua Belém (entre as ruas Interventor Manoel Ribas e Santa Catarina – jardim Ione), Interventor Manoel Ribas (entre as ruas Belém e Curitiba – jardim Horizonte), das Violetas (entre as ruas das Petúnias e dos Hibiscos – Moradias Verdes Campos). Solicitou ainda a execução de serviços de recuperação da malha asfáltica em trechos das ruas Laurindo Borges e Curitiba (jardim Vitória).

Mais melhorias pleiteadas pelo vereador Pepita: abertura de uma nova via interligando as ruas Porto Alegre e José Francisco Silva (vila Rio Grande) e a instalação de poço artesiano na comunidade rural da Água da Vespa. Para o ginásio de esportes Walternei de Oliveira pediu a construção de novas cabines adequadas para a imprensa e a instalação de ponto de internet e de linha de transmissão.


“Tucano” propõe ações a administração municipal

por adm publicado 29/05/2018 13h04, última modificação 29/05/2018 13h04

A demarcação das faixas de estacionamento e de pedestre na rua Harrison José Borges, entre as avenidas José Custódio de Oliveira e João Bento, foi apenas uma das melhorias reivindicadas a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR).

Através de indicações apresentadas na última sessão da Câmara Municipal, o vereador voltou a pedir também a realização de operação tapa buraco na rua Urutau (entre as ruas Ubirajara e Lemos do Prado – jardim Pio XII). Reiterou ainda as solicitações de reforma da parada de transporte coletivo urbano na rua Eulália Carneiro de Campos (jardim Alvorada), execução de reparos na tampa de bueiro na perimetral Tancredo Neves (esquina com a rua Santa Catarina – jardim Constantino) e a mudança de sentido do tráfego de veículos na rua das Andorinhas (entre as ruas Vereador Valdomiro Cilião de Araújo e Falcão – vila Teixeira).

Outras proposições reapresentadas pelo vereador Tucano: instalação de sinalização semafórica no cruzamento da avenida Capitão Índio Bandeira com as ruas Mato Grosso e Francisco Albuquerque, demarcação de faixa de pedestre na rua Brasil (entre as avenida Capitão Índio Bandeira e Irmãos Pereira e melhorias no parque infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus, da vila Rio Grande (com a reposição de brinquedos quebrados, ampliação do número de brinquedos e a troca de equipamentos não utilizados).

A realização de capinagem e limpeza no campo de futebol localizado na rua Antônio Constâncio de Souza (esquina com a rua Germano Scheidt – jardim Paulista) também foi novamente solicitada pelo vereador. “Tucano” apresentou Voto de Pesar a família do ex-vereador Juvenal Vieira, que faleceu no dia 30 de abril.

Ações do documento