Notícias

por Interlegis — publicado 23/03/2020 14h55, última modificação 16/11/2020 10h48
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Recape e iluminação, solicita Edoel Rocha

por adm publicado 29/05/2018 13h08, última modificação 29/05/2018 13h08

O vereador Edoel Rocha (PDT) apresentou indicação na Câmara Municipal para que a prefeitura de Campo Mourão providencie a execução, com urgência, de serviço de recape asfáltico na rua Pássaro Lira (entre as ruas Pavão e Juriti), no conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira.

O vereador solicitou ainda a instalação de postes e rede de baixa e alta tensão na rua Hortência (entre as ruas Célia Simão Broza e José Roberto Rodrigues), no jardim Modelo. Outra indicação de Edoel Rocha é para que a prefeitura realize serviços de limpeza e roçada em terreno pertence ao Município, localizado no jardim Modelo (que antigamente pertencia ao DER).


Olivino Custódio: Balanço sobre atuação do Procon, requer vereador

por adm publicado 29/05/2018 13h13, última modificação 29/05/2018 13h13

Quantas reclamações e denúncias foram recebidas pelo Procon de Campo Mourão entre janeiro e abril deste ano? Quantas dessas denúncias e reclamações foram solucionadas? Essas são algumas das informações que o vereador Olivino Custódio (PSC) solicitou na semana passada ao prefeito Tauillo Tezelli.

O pedido foi feito através de requerimento aprovado por unanimidade na última sessão do Poder Legislativo. Na justificativa da proposição, o vereador destaca que tem recebido reclamações a respeito do atendimento do Procon local “no sentido de não serem resolvidas as pendências que os consumidores estão levando até o órgão”, explica Olivino Custódio.

O chefe do executivo mourãoense tem prazo máximo de 30 dias para fornecer as informações requeridas e deverá responder a outro questionamento do vereador: “O aproveitamento do Procon, enquanto órgão de proteção ao consumidor, está sendo satisfatório?”.

Olivino Custódio apresentou ainda indicações na Câmara Municipal reivindicando melhorias para os bairros. Solicitou a execução de serviços de manutenção na iluminação pública das ruas Laurindo Borges (entre a avenida Jorge Walter e a perimetral Tancredo Neves) e Curitiba (entre as ruas Santa Catarina e Interventor Manoel Ribas – jardim Ione), além do cascalhamento da rua dos Encontros (jardim Tropical II).

Também reivindicou a reforma do alambrado do Parque Municipal Governador Pedro Viriato Parigot de Souza (conjunto habitacional Parigot de Souza), além da aplicação de veneno para combater a proliferação de formigas no logradouro.


Battilani: Recuperação asfáltica e melhorias em escolas

por adm publicado 04/06/2018 08h16, última modificação 04/06/2018 08h16

Boa parte das proposições que o vereador Edson Battilani (PPS) apresentou na última sessão da Câmara Municipal de Campo Mourão foi com pedidos de melhorias em escolas e centros de educação infantil, além da recuperação da pavimentação de vias públicas de bairros.

O vereador voltou a solicitar a cobertura parcial do parque infantil da escola municipal Professor Ethanil Bento de Assis (jardim Santa Cruz), com a colocação ainda de areia ou grama sintética ou natural. Já para o Centro Municipal de Educação Infantil Doce Magia (conjunto Diamante Azul) pediu a ampliação do prédio, reforma ou troca de calhas, cobertura do parque infantil e a instalação de pelo menos um brinquedo adaptado para crianças portadoras de necessidades especiais.

Também para a escola municipal Professor Nicon Kopko (jardim Modelo) foram reiterados pedidos de melhorias: construção de novo muro (em substituição ao muro “palito”), reposição de telhas do corredor central, troca da tampa da caixa de energia da quadra de esportes, reforma da cobertura da cozinha refeitório, sala dos professores e biblioteca e substituição ou restauração da placa de identificação da unidade.

Outra proposição foi com pedido de melhorias para o Centro Municipal de Educação Infantil Sossego da Mamãe (centro). Battillani quer a execução de reforma para eliminar problemas de infiltração e pintura total do prédio.

Asfalto

Cinco indicações foram com solicitações de recuperação da pavimentação asfáltica de vias dos jardins Flórida, Paulino, Alvorada, Bandeirantes e do Grande Lar Paraná. Outras indicações apresentadas por Edson Battilani foi para a implantação de estacionamento para veículos em frente ao portão lateral do ginásio de esportes “J.K.” e de estacionamento para micro-ônibus e ônibus na parte dos fundos da praça esportiva, recuperação de bueiro na rua dos colonizadores (jardim Albuquerque) e a execução de sinalização horizontal e vertical _com a pintura de faixas de pedestres, redutores de velocidade e a colocação de placas de preferencial em 14 vias do jardim Santa Cruz.

O vereador do PPS reivindicou ainda a recuperação da estrada que liga o Anel Viário a Fazenda Santa Maria – com o cascalhamento de trechos críticos- e a substituição da ponte do Rio Ranchinho. Para o jardim Damasco pediu a pavimentação asfáltica da rua Hale Nasser (com a limpeza e manutenção de bueiros) e a recuperação da pavimentação asfáltica da rua Houssein Charrouf.


Moção do Legislativo para o Instituto Cruzeiro do Sul

por adm publicado 04/06/2018 14h15, última modificação 04/06/2018 14h15

Nesta terça-feira (5/6), durante sessão ordinária que começa às 19 horas, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão fará a entrega de Moção de Congratulações em homenagem ao Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul. A outorga da honraria é resultado de proposição do vereador Edson Battilani (PPS).

“Aproximando voluntários e estimulando a solidariedade social” é o slogan do Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul, fundado em 2011. A entidade atua em três frentes: ações de integração maçônica, de filantropia e de responsabilidade social. O instituto tem como associadas às esposas de maçons da Loja Verdade e Justiça e da Loja Maçônica Fraternidade Mourãoense.

Rosemeire Cristina Gussão Letenski é a atual presidente do Conselho de Administração do Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul. O cargo já foi ocupado por Dâmares Ferreira (2011-2012), Adriane de Matos Alves Pereira (2012-2013), Elisabeth Neco da Silva Sanches Hernandes (2013-2014), Melissa Marques Carraro Hernandes (2014-2015), Neusa Yumie Isseyri (2015-2016) e Rúbia Vansin do Vale (2016-2017).

Estes são os valores que norteiam o instituto: amor à família, obediência à lei, solidariedade social, livre iniciativa e trabalho livre e a liberdade de expressão e de pensamento, além da prática da tolerância. O estatuto social também estabelece às finalidades da entidade: 1) Promover, apoiar ou realizar atividades sociais, filantrópicas, culturais e de educação cívica para o pleno exercício da cidadania; 2) Promover ações voltadas ao desenvolvimento e à preservação da ética, da paz, da cidadania, da democracia e de outros valores universais; 3) Promover, estimular e executar o voluntariado; 4) Promover, apoiar ou fornecer processos informais de educação; 5) Desenvolver, colaborar ou apoiar o desenvolvimento de programas de orientação sobre economia doméstica e/ou práticas do lar; 6) dentre outras.

Em 2013, com a promoção da apresentação da Orquestra Filarmônica Unicesumar, a entidade arrecadou uma tonelada de alimentos para a filantropia. A entidade mantém o projeto Hidratação Solidária, que em três anos forneceu 18 mil doses de água de coco para doentes com câncer atendidos pelo Hospital Santa Casa.

Anualmente, o instituto realiza campanha para arrecadar doações de cobertores, agasalhos, alimentos, brinquedos e materiais de higiene para entidades assistenciais. Também contribui com a Casa das Fraldas, onde as associadas do instituto já confeccionaram mais de 16 mil fraldas.

Na área de responsabilidade social, o instituto apoia o projeto de Educação Fiscal conduzido pelo Observatório Social e o Conselho do Jovem Empresário (Conjove), da Associação Comercial e Industrial (Acicam). Em parceria com o Colégio Estadual Marechal Rondon, a entidade criou o projeto Ser Profissional Vale a Pena, onde profissionais maçons estimulam e ajudam jovens estudantes a escolher sua vocação profissional.

Em 2016, o instituto criou o projeto Tâmara – Educação para a Cidadania, buscando estimular maçons e membros da sociedade civil a exercerem a cidadania, através de ações cotidianas e também do voto. O projeto levou a criação de um fórum permanente para discussão de temas da cidadania. Inúmeros eventos já foram realizados e a ação trouxe à Campo Mourão, por exemplo, o juiz federal Sérgio Moro e Deltan Dallagnol (coordenador da operação Lava Jato), entre outros.

O Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul realizou ainda campanhas de cidadania responsável nas eleições municipais de 2016, de apoio à Justiça Federal e ao Ministério Público na operação Lava Jato. Também contribuiu na elaboração do Plano Plurianual de Campo Mourão (PPA/2018/2021) e participou da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam).

Edilson Martins pede melhorias à prefeitura

por adm publicado 12/06/2018 09h40, última modificação 12/06/2018 09h40

A execução de serviços de recuperação da pavimentação asfáltica da rua Nossa Senhora Aparecida, entre as ruas 29 de Dezembro e da Província (jardim Pio XII), foi apenas uma das reivindicações que o vereador Edilson Martins (PR) apresentou a prefeitura de Campo Mourão na última sessão do Poder Legislativo.

Através de outras indicações, o vereador solicitou a construção de redutor de velocidade na rua Juscelino Kubitschek de Oliveira (entre as ruas Dr. Luiz Carlos Klank e João Pessa Júnior – jardim Corinthians) e o desentupimento de galeria pluvial localizada na rua da Província (jardim Pio XII).

Os pedidos de melhorias foram deliberados favoravelmente pelo Poder Legislativo a ainda nesta semana serão encaminhados ao prefeito Tauillo Tezelli.


Trânsito: Pedida a substituição de lombadas por “pardais”

por adm publicado 12/06/2018 09h41, última modificação 12/06/2018 09h41

Proposição da vereadora Nelita Piacentini (PR) para que a prefeitura de Campo Mourão providencie a substituição de redutores de velocidade existentes na área central da cidade por “pardais” foi deliberada favoravelmente na sessão que o Poder Legislativo realizou na noite de segunda-feira (4/6).

Na justificativa da indicação, a vereadora acentua que a proposição atende solicitação da família de Irene Coneglian Pereira, de 77 anos, que faleceu no dia 15 de maio último, após ser atropelada na avenida Goioerê. Nelita Piacentini alerta ainda que muitos outros acidentes têm ocorridos nas vias públicas da cidade e que medidas precisam ser adotadas pelo governo municipal.

A proposição apresentada pela vereadora e encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli é para que sejam substituídos redutores de velocidade (lombadas) por “pardais” (detectores de velocidade) nas avenidas Goioerê, Irmãos Pereira, Capitão Índio Bandeira, Manoel Mendes de Camargo, José Custódio de Oliveira e Jorge Walter, entre as ruas Guarapuava e Santos Dumont.

Outra indicação apresentada por Nelita Piacentini foi para que a prefeitura providencie a instalação de um parque infantil e uma Academia da Terceira Idade (ATI) na travessa Recelene Cavalcante Teixeira (entre as ruas Souza Naves e Anita Gaspari Albuquerque – vila Corinthians). Também reivindicou a instalação de uma Academia da Primeira Idade e de uma Academia da Terceira Idade na antiga pedreira do DER (fundos do conjunto habitacional Governador José Richa).

Recape e melhorias em praças, escolas e creches

por adm publicado 12/06/2018 09h51, última modificação 12/06/2018 09h51

A execução de diversas melhorias em duas praças de Campo Mourão foi reivindicada nesta semana pelo vereador Edson Battilani (PPS) ao prefeito Tauillo Tezelli. Ele também apresentou pedidos para a realização de melhorias em oito escolas e 21 centros municipais de educação infantil, além de solicitar a recuperação da pavimentação asfáltica de sete trechos de vias públicas. Todos os pleitos foram formalizados através de indicações no Poder Legislativo.

Para a praça Bento Munhoz da Rocha Netto (praça do Fórum), Edson Battilani pediu a troca de toda a iluminação por luminárias de LED, a instalação de Academia da Terceira Idade e Academia da Primeira Idade, reforma total da cancha de areia (troca do alambrado e da areia, além da reforma dos pilares de sustentação da rede de vôlei) e a realização de serviços de limpeza, revitalização paisagística, controle de pragas e substituição do calçamento.

Já para a praça em frente à capela do jardim Paulino solicitou a instalação de iluminação com luminárias de LED, instalação de Academia da Terceira Idade e de mesas para jogos, além de execução de serviços de limpeza do logradouro.

Educação

O vereador do PPS reivindicou melhorias para as escolas municipais Castro Alves (vila Guarujá), Maria do Carmo Pereira (jardim Paulista), Monteiro Lobato (jardim Lar Paraná), Domingos José de Souza (jardim Tropical I), Mário Quintana (jardim Ione), Paulo VI (jardim Pio XII), Eroni Maciel Ribas (jardim Lar Paraná) e Espaço Aberto (vila Urupês). Praticamente todos os centros municipais de educação infantil foram contemplados com pedidos de melhorias apresentados por Edson Battilani.

Já a realização de serviços de recuperação asfáltica foi solicitada pelo vereador para as ruas Guarani (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira), Bem-Te-Vi (vila Teixeira), Andirá (jardim Flora), Sebastião Albino Ferreira (jardim Flórida), Valparaíso (jardim Pio XII), Harrison José Borges (jardim Laura) e em frente ao Centro de Referência da Assistência Social Unidade Asa Leste “Oficina da Família” (jardim Paulista).

Vila Rural: Vereador quer explicação da Viação Mourãoense

por adm publicado 12/06/2018 09h53, última modificação 12/06/2018 09h53

O vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) quer saber da Viação Mourãoense por que os ônibus do itinerário com destino a Vila Rural Pedro Kloster Júnior têm, aos domingos, o Hospital Santa Casa como ponto final. A empresa que realiza o serviço de transporte coletivo urbano também terá de informar quando será restabelecido o percurso até a Vila Rural nos domingos.

O pedido de esclarecimento foi feito através de requerimento que o vereador apresentou esta semana na sessão do Poder Legislativo. Todos os vereadores presentes aprovaram a proposições. Edoel Rocha acentua que os moradores da Vila Rural têm reclamado da alteração do percurso aos domingos.

Através de outras proposições, o vereador Edoel Rocha solicitou a construção – com urgência – de uma redutor de velocidade em frente à escola municipal Professora Eroni Maciel Ribas (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira), a realização eliminação de buraco na pavimentação asfáltica na avenida Capitão Índio bandeira (em frente a Lojas Colombo) e a notificação de proprietário de estabelecimento comercial na rua Lourival Borba (jardim Isabel) para que providencie a realização de limpeza.

Outros requerimentos do vereador foram com Voto de Pesar às famílias de João Carlos Leonello e Mitika Seki Uehara, falecidos em maio.

Arena multiuso no jardim América

por adm publicado 12/06/2018 09h57, última modificação 12/06/2018 09h57

O pedido de instalação de uma arena multiuso no jardim América foi apresentado pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) na sessão que o Poder Legislativo de Campo Mourão realizou nesta semana. Encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli, a proposição acentua que os moradores do bairro carecem de uma área de lazer.

“Pepita” pleiteou ainda a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) no espaço público localizado entre a rua João Xavier Padilha e a perimetral Tancredo Neves (centro), a reforma e pintura da quadra poliesportiva da comunidade rural do KM 128 e a execução de serviços de limpeza e manutenção nos bueiros da rua Colibri (entre as ruas Vereador Valdomiro Cilião de Araújo e das Garças – jardim Gutierrez).

Cinco proposições do vereador Jadir Soares foram com pedidos de recuperação da pavimentação asfáltica. A melhoria foi solicitada para trechos das ruas São Josafat, Nicolau Assad, Ignácio Trombini e Leone de Biagio (conjunto habitacional Capricórnio), Ivailândia (jardim Tropical II), Periquito (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira) e Pitanga (centro).

Barracões comunitários no Lar Paraná e Guarujá

por adm publicado 12/06/2018 10h00, última modificação 12/06/2018 10h00

Através de indicações apresentadas na Câmara Municipal, o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) reivindicou a prefeitura de Campo Mourão a construção de dois barracões comunitários: um na região do Lar Paraná e outro na vila Guarujá. Os espaços, além de contribuir para ações comunitárias, poderão ser utilizados para a realização de cursos profissionalizantes para a comunidade ou até para o desenvolvimento de atividades que resultem na geração de renda para os moradores.

O vereador Cabo Cruz também propôs o alargamento da rua Interventor Manoel Ribas (em frente à escola municipal Mário Quintana) para facilitar o tráfego de ônibus escolares sem impedir o fluxo normal de veículos. Também apresentou Voto de Louvor à 4ª Igreja Presbiteriana Renovada de Campo Mourão pela comemoração do seu sétimo aniversário e a munícipe Leonora de Oliveira Santos (que completou 100 anos no dia 20 de abril).

Juntamente com o vereador Jadir Soares – Pepita (PPS), o vereador Cabo Cruz pleiteou a prefeitura que sejam fornecidos uniformes aos funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos


J.K.: Pedida nova cobertura para ginásio de esportes

por adm publicado 12/06/2018 10h03, última modificação 12/06/2018 10h03

Uma das sugestões que a vereadora Nelita Piacentini (PR) apresentou a administração municipal de Campo Mourão é no sentido de que seja determinada a troca da cobertura do ginásio de esportes “Juscelino Kubitscheck de Oliveira”. Trata-se de uma das praças esportivas mais utilizadas da cidade e a cobertura vem apresentando deficiências e problemas já há algum tempo.

Nelita Piacentini apresentou outras duas indicações ao governo municipal: a execução de pavimentação asfáltica em toda a extensão da avenida Central (localizada na Zona Turística e de Estância Balneária do Parque Estadual Lago Azul/Usina Mourão) e a abertura de uma ligação na avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira, no trecho que passa ao lado do Condomínio Rio do Campo e dá acesso ao Condomínio Jardim do Lago.

Cohapar: Pedida intensificação de rondas

por adm publicado 12/06/2018 10h14, última modificação 12/06/2018 10h14

Em razão do constante registro de casos de perturbação do sossego em alguns pontos do bairro, o vereador Sidnei Jardim (PPS) solicitou ao comando do 11º Batalhão de Polícia Militar a intensificação das rondas no conjunto habitacional Milton Luiz Pereira. No pedido é destacado que tais ocorrências causam “medo e transtornos aos moradores”.

A reivindicação foi formulada ao comandante do 11º BPM, Júlio César Vieira da Rosa, através de requerimento – aprovado por unanimidade – deliberado na última sessão ordinária do Poder Legislativo. Salienta o vereador que o pedido de intensificação das rondas tem o intuito “de evitar que esse tipo de situação continue a acontecer, proporcionando maior segurança aos moradores do bairro”, explica.

Outra indicação apresentada por Sidnei Jardim é para que sejam tomadas as providências necessárias para coibir a entrada de animais na escola municipal Professor Florestan Fernandes (jardim Albuquerque). Ele pleiteou ainda a construção de uma rampa de acesso à veículos com entrada na área ´principal da praça São José (onde é realizada a Feira da Economia Criativa), a construção de redutor de velocidade na rua São José (cruzamento com a rua Reineiro Bernardes – jardim John Kennedy) e a realização de operação tapa buraco em trecho da rua Bela Vista (entre as ruas Pavão e dos Pioneiros).

Mais reivindicações apresentadas pelo vereador do PPS: instalação de placa de Preferencial na rua Silvio Percy (cruzamento com a rua Lourival Borba – jardim Isabel), extinção e proibição de estacionamento na rua Menon Lapezak (jardim Isabel), disponibilização de servidores municipais para trabalhar em cargos administrativos na 16ª Subdivisão Policial e a implantação de estacionamentos nas ruas Luís da Silva Résio e Dourados (jardim Lar Paraná).

Câmara: Audiência pública vai discutir o uso de postes

por adm publicado 12/06/2018 10h24, última modificação 12/06/2018 10h24

O cumprimento da legislação referente ao uso adequado dos postes da rede de iluminação pública por empresas privadas de telefonia, internet, TV a cabo e outras será o tema de audiência pública que a Câmara de Vereadores de Campo Mourão vai realizar no dia 10 de julho.

“É comum observarmos em postes por toda a cidade fios arrebentados e soltos nas vias públicas. Ou ainda amarrados em árvores, por exemplo. Na maioria dos casos, essa fiação pertence a empresas dos ramos de telefonia fixa, internet e tv a cabo, entre outras”, acentua o vereador Sidnei Jardim, autor da proposição para a realização da audiência pública. Ele acentua que a intenção é discutir o problema e encontrar soluções viáveis para que a situação não continue a ocorrer no Município.

Para a audiência pública foram convidados representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Procon local, prefeitura, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Copel, operadoras de telefonia e de empresas de internet. A Comissão Permanente de Méritos Temáticos do Poder Legislativo vai conduzir a audiência pública.

Na justifica do requerimento em que propôs a realização da audiência pública, o vereador observa que a os fios arrebentados e pendurados, além de causar uma grande poluição visual, pode causar prejuízos ao sistema de distribuição, comprometendo os postes e as próprias instalações. “Além disso, expõe ao risco toda a população, principalmente idosos e crianças, que por vezes passam próximo à fiação exposta sem saber se está conectada a energia elétrica ou não”, alerta.

Legislativo: Comenda nos 20 anos do Rotary Araucária

por adm publicado 12/06/2018 10h35, última modificação 12/06/2018 10h35

Fundado no dia 3 de junho de 1998, o Rotary Clube Campo Mourão Araucária recebe nesta quarta-feira (13/6) a Comenda 10 de Outubro, conferida pelos Poderes Executivo e Legislativo do Município. A honraria em homenagem aos 20 anos de atuação do clube de serviços será entregue em sessão solene que a Câmara de Vereadores realiza a partir das 19 horas em sua sede.

A outorga da honraria oficial do Município é resultado de projeto de resolução de autoria do vereador Edson Battilani (PPS), que foi subscrito também pelos vereadores Olivino Custódio, Elvira Schen Lima, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Edilson Martins, Miguel Batista Ribeiro, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano, Cícero Pereira de Souza, Jadir Soares – Pepita, Sidnei Jardim, Luiz Alfredo e Nelita Piacentini. A Comenda 10 de Outubro é a principal honraria oficial concedida por Campo Mourão a entidades, empresas, clubes e outras instituições.

Pioneiro

O Rotary Club Araucária foi apadrinhado pelo Rotary Club de Campo Mourão, o mais antigo da cidade, quando o governador do Distrito 4630 era João Maria de Oliveira. Foi o primeiro Rotary misto – homens e mulheres – de Campo Mourão e da região, acatando normativa do Rotary Internacional baixada na época. Assim, o Rotary Clube Campo Mourão Araucária foi também o primeiro da região presidido por uma mulher – Euripedes Ozília Wierchon – já no ano de fundação.

Três anos após a fundação, a entidade homenageada passou a promover anualmente o Café Rural. O evento foi criado com o intuito de ajudar as famílias que desenvolviam a agroindústria familiar e, ao mesmo tempo, contribuir com entidades sociais locais que necessitavam de apoio.

Várias outras ações junto à comunidade são desenvolvidas pelo Rotary Araucária: Caminhada pela Saúde, Festa do Sorvete, projetos de interação e ambientais, etc.

Moção

No próximo dia 19, durante a sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão fará a entrega de Moção de Congratulações a Leonel da Silva Inglez, que atua como investigador na 16ª Subdivisão Policial.

A homenagem é resultado de iniciativa do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), através de proposição subscrita pela maioria dos demais vereadores mourãoenses e que foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal. Nascido em Catanduvas, passou a residir em Campo Mourão no ano de 1984 e ingressou na Polícia Civil, na função de investigador, em 2000. “A partir de então, vem realizando um exímio trabalho de investigação de homicídios, tendo mais de 90 por cento dos casos solucionados”, explica o vereador Cabo Cruz.

Na justificativa da proposição, o vereador incluiu uma relação de casos de maior repercussão onde o investigador atuou e chegou aos culpados. A homenagem é pelos relevantes serviços prestados à comunidade (principalmente na área de investigação de homicídios).

Trânsito: Reiterado pedido de mão única em 15 vias centrais

por adm publicado 12/06/2018 13h34, última modificação 12/06/2018 13h34

Os vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) voltaram a sugerir a implantação de tráfego de veículos em mão única em trechos de ruas e avenidas da área central de Campo Mourão. O pedido, que já havia sido feito a prefeitura em novembro do ano passado, foi reiterado neste mês, através de indicação apresentada na Câmara Municipal.

A proposta é que seja implantada mão única em trechos de 11 ruas, entre as avenidas Goioerê e Irmãos Pereira. Pela proposta, a mudança deveria abranger trechos das ruas Santa Cruz, São José, Interventor Manoel Ribas, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo, Harrison José Borges, Brasil, Francisco Albuquerque, Araruna e Roberto Brzezinski.

Foi solicitada ainda a implantação de tráfego de veículos em sentido único nas avenidas Goioerê, Manoel Mendes de Camargo, Capitão Índio Bandeira e Irmãos Pereira, entre as ruas Santa Cruz e Roberto Brzezinski.

Segundo os vereadores, a mudança visa melhorar o fluxo de veículos na área central da cidade. Eles destacam que a frota de veículos aumentou muito nos últimos anos em Campo Mourão. Também apontam que a última pesquisa realizada pelo IBGE apontou a existência de 62.957 veículos.

O vereador Tucano também apresentou indicação para que a prefeitura providencie a mudança de estacionamento para apenas um dos lados nas ruas Ilha do Mel, Ilha de Marajó, Ilha de Itaparica e João Goulart (conjunto residencial Ilha Bela), com a execução de sinalização horizontal e vertical. Trata-se de um pedido de moradores do bairro, já que as vias são muito estreitas.

Em outra indicação, os vereadores Sidnei Ronaldo Ribeiro – Tucano e Jadir Soares – Pepita (PPS) solicitaram a execução de recape asfáltico na rua Pitanga, entre as avenidas Irmãos Pereira e João Bento.


Melhorias para o Alto Alegre

por adm publicado 13/06/2018 08h20, última modificação 13/06/2018 08h21

A execução de várias melhorias em espaços públicos à disposição dos moradores da comunidade rural do Alto Alegre foi novamente reivindicada à prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Edson Battilani (PPS). Em 2017, os pedidos foram apresentados duas vezes a administração municipal.

Battilani quer a pintura do imóvel onde funciona o Clube de Mães, a iluminação do campo de futebol e a instalação de alambrado no entorno da quadra de esportes, com a pintura do pavimento.

Através de outras indicações, o vereador solicitou a recuperação e cascalhamento de trechos críticos de seis vias públicas do jardim Guarujá, a recuperação de bueiro na rua Vereador Geremias Cilião de Araújo (esquina com a rua João Pessa Júnior – jardim Albuquerque) e a notificação do proprietário do imóvel do antigo laticínio localizado na saída para Goioerê para que realize a limpeza da área, com o controle de animais peçonhentos.

Doação de terreno a UTFPR

por adm publicado 13/06/2018 15h00, última modificação 13/06/2018 15h00

Da pauta para a reunião que a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Vereadores realiza nesta quinta-feira (14/6) está o projeto de lei que autoriza a desafetação de imóveis públicos e sua permuta e subdivisão, bem como a doação à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Campo Mourão. Outro projeto de lei autoriza a abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 70 mil, para a viabilização da permuta de áreas e posterior doação de lote, com o fim de ampliar a estrutura do campus local da instituição.

A comissão vai apreciar ainda projeto de lei, de autoria do vereador Edson Battilani, que dispõe sobre a isenção do pagamento de valores à título de inscrição em concursos públicos, no âmbito de Campo Mourão, para eleitores convocados e nomeados que tenham prestado serviço eleitoral.

Outro projeto de lei, oriundos do Poder Executivo, autoriza a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 140 mil para cobrir gastos com a manutenção de praças esportivas, preparação de alojamentos e locação de máquinas e equipamentos para a sediação da fase final dos 65º Jogos Escolares do Paraná. Também será apreciado projeto de lei, enviado pelo Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar – no valor de R$ 200 mil – para a realização de festivais de circo, teatro e música, prestação de serviços em outros eventos, etc.

A pauta inclui ainda projetos de resolução que concede a Comenda 10 de Outubro ao Sindicato Rural de Campo Mourão (pela comemoração dos 50 anos) e outorga Título de Cidadania honorária a Danilo Leão Sousa (pelos relevantes serviços prestados à comunidade mourãoense).

20 Anos: Rotary Araucária recebe Comenda 10 de Outubro

por adm publicado 14/06/2018 08h53, última modificação 14/06/2018 08h53

Os Poderes Executivo e Legislativo do Município fizeram a entrega da Comenda 10 de Outubro ao Rotary Clube Campo Mourão – Araucária na noite desta quarta-feira (13/6). Autoridades, lideranças da comunidade, empresários, profissionais liberais, representantes de instituições e membros do clube de serviço participaram da sessão solene realizada na sede da Câmara de Vereadores.

A cerimônia foi aberta com a composição da mesa principal e a execução do Hino Nacional. O presidente do clube homenageado, Erickosn Joaldo Saran, foi levado a mesa principal pelos vereadores Professor Cícero e Cabo Cruz. Coube ao vereador Edoel Rocha fazer a leitura de um trecho bíblico.

Em seguida, o vereador Edson Battilani, na qualidade de autor do projeto que concedeu a honraria oficial do Município ao clube de serviços, usou da tribuna. Inicialmente ele discorreu sobre a Comenda 10 de Outubro, os critérios para outorga e a importância do reconhecimento e homenagem daquelas pessoas e instituições que trabalham em prol da comunidade.

Battilani falou ainda sobre o trabalho realizado pelo Rotary Club em todo o mundo e a relevante folha de serviços que o Rotary Club Campo Mourão Araucária prestou a Campo Mourão e aos mourãoenses nos seus 20 anos de existência. Observou ainda que foi o primeiro Rotary Club misto (homens e mulheres) do Vale do Piquirivaí e também o primeiro por uma mulher - Euripes Ozília Wierchon – nesta região. O prefeito Tauillo Tezelli, que encontra-se em viagem a Brasília, foi representado pelo secretário municipal de Fiscalização, Controle e Ouvidoria, Cristiano Calixto, que também discursou

Na sequência usou da tribuna o governador eleito do Distrito 4.630 do Rotary Internacional, Carlos Roberto Naves de Souza. Em nome do Rotary Clube Araucária discursou o presidente Erickson Joaldo Saran, que agradeceu a homenagem, falou sobre a filosofia que norteia a atuação da instituição e discorreu sobre ações desenvolvidas em Campo Mourão.

A outorga da Comenda 10 de Outubro ao Rotary Clube Araucária é resultado de projeto de resolução de autoria do vereador Edson Battilani (PPS), que foi subscrito também pelos vereadores Olivino Custódio, Elvira Schen Lima, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Edilson Martins, Miguel Batista Ribeiro, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano, Cícero Pereira de Souza, Jadir Soares – Pepita, Sidnei Jardim, Luiz Alfredo e Nelita Piacentini. A Comenda 10 de Outubro é a principal honraria oficial concedida por Campo Mourão a entidades, empresas, clubes e outras instituições.

A sessão solene foi encerrada com a execução do Hino de Campo Mourão.

Rotary Araucária

Fundado no dia 3 de junho de 1998, o Rotary Clube Campo Mourão Araucária foi apadrinhado pelo Rotary Club de Campo Mourão, o mais antigo da cidade, quando o governador do Distrito 4630 era João Maria de Oliveira. Três anos após a fundação, a entidade homenageada passou a promover anualmente o Café Rural. O evento foi criado com o intuito de ajudar as famílias que desenvolviam a agroindústria familiar e, ao mesmo tempo, contribuir com entidades sociais locais que necessitavam de apoio.

Várias outras ações junto à comunidade são desenvolvidas pelo Rotary Araucária: Caminhada pela Saúde, Festa do Sorvete, projetos de interação e ambientais, etc.

Legislativo de C. Mourão realiza sessões ordinárias

por adm publicado 15/06/2018 13h35, última modificação 15/06/2018 13h37

As últimas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Campo Mourão neste mês de junho serão realizadas na segunda e terça-feira (18 e 19/6), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro. Além de quatro sessões ordinárias por mês, o Poder Legislativo realiza ainda sessões extraordinárias, sessões solenes, audiências públicas e reuniões de comissões, entre outras atividades internas.

O roteiro prévio para as sessões da próxima semana inclui a apresentação e deliberação de 37 indicações, 12 requerimentos e uma moção protocolados pelos vereadores nas últimas semanas. Já da ordem do dia constam sete projetos de lei para discussão e votação. Mais projetos de lei e de resolução poderão ser incluídos na segunda-feira.

Homenagem

Durante a sessão da terça-feira, a Câmara de Vereadores fará a entrega de Moção de Congratulações a Leonel da Silva Inglez, que é investigador na 16ª Subdivisão Policial. A homenagem foi proposta pelo vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), através de proposição subscrita pela maioria dos demais vereadores mourãoenses que foi aprovada por unanimidade.

Nascido em Catanduvas, Leonel da Silva Inglez passou a residir em Campo Mourão no ano de 1984 e ingressou na Polícia Civil, na função de investigador, em 2000. “A partir de então, vem realizando um exímio trabalho de investigação de homicídios, tendo mais de 90 por cento dos casos solucionados”, explica o vereador Cabo Cruz.

Na justificativa da proposição, o vereador incluiu uma relação de casos de maior repercussão onde o investigador atuou e chegou aos culpados. A homenagem é pelos relevantes serviços prestados à comunidade (principalmente na área de investigação de homicídios).

Legislativo homenageou investigador da 16ª SDP

por adm publicado 20/06/2018 08h50, última modificação 20/06/2018 08h50

O investigador lotado na 16º Subdivisão Policial, Leonel da Silva Inglez, recebeu Moção de Congratulações na sessão ordinária que a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realizou na noite desta terça-feira (19/3). Há 18 anos o homenageado atua no órgão de segurança pública e sua ficha funcional registra a elucidação de inúmeras ocorrências – sobretudo homicídios -, inclusive de diversos casos de grande repercussão.

O diploma da honraria foi entregue ao homenageado pelo vereador autor da proposição da moção, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), juntamente com o secretário municipal da Fiscalização, Controle e Ouvidoria, advogado Cristiano Calixto, que representou o prefeito Tauillo Tezelli, que encontrava-se em Curitiba. Da mesa principal da cerimônia também fez parte o promotor público Luciano Matheus Rahal, além da maioria dos vereadores.

O primeiro a discursar foi o vereador Cabo Cruz, que discorreu sobre o trabalho realizado pelo homenageado. Em seguida falou o delegado chefe da 16ª SDP, Gustavo de Pinho Alves, que teceu elogios a atuação do homenageado e a equipe de investigadores lotada no órgão.

Após o discurso do representante do prefeito Tauillo Tezelli, o homenageado usou da tribuna para agradecer a honraria recebida. Também discorreu sobre o trabalho realizado, os resultados alcançados e a importância da atuação dos órgãos de segurança. O último a falar foi o presidente da Câmara Municipal, Edson Battilani.

O Homenageado

Nascido em Catanduvas, Leonel da Silva Inglez passou a residir em Campo Mourão no ano de 1984 e ingressou na Polícia Civil, na função de investigador, em 2000. Na justificativa da proposição, que foi subscrita pela maioria dos vereadores mourãoenses, foi incluída uma relação de casos de maior repercussão onde o investigador atuou e chegou aos culpados.

Conjunto: Mais pontos de parada e novos horários de ônibus

por adm publicado 21/06/2018 16h52, última modificação 21/06/2018 16h52

A Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou proposição do vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) para que a Viação Mourãoense providencie a instalação de novos pontos de embarque/desembarque do transporte coletivo urbano no conjunto habitacional Fortunato Perdoncini. Também reivindicou a criação de novos horários para a linha que atende o conjunto habitacional (com o aumento da frota), principalmente em horários de pico (às 7h30min, 11horas, 13 horas e às 18 horas).

Os dois pedidos também foram encaminhados à administração municipal, já que a exploração do serviço de transporte coletivo urbano é uma concessão da prefeitura. Na justificativa das proposições, o vereador ressalta que as duas reivindicações foram formuladas por diversos moradores do conjunto habitacional durante recente visita que fez ao bairro.

Segundo os moradores, atualmente os ônibus trafegam lotados em horários de pico “tornando o trajeto um caos”, acentua o vereador. Os horários também são poucos, causando prejuízos e transtornos aos moradores que necessitam do transporte. As famílias que residem no bairro querem ainda a instalação de mais pontos de embarque/desembarque com urgência.

Pepita pede melhorias para bairros e o centro

por adm publicado 21/06/2018 16h55, última modificação 21/06/2018 16h55

Através de sete indicações apresentadas nas sessões ordinárias que a Câmara Municipal realizou no início desta semana, o vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) reivindicou ao prefeito Tauillo Tezelli a realização de melhorias em diversos bairros e também na área central de Campo Mourão.

Para o conjunto habitacional Parigot de Souza solicitou a execução de sinalização horizonta e vertical (em especial, a colocação de placas de via preferencial e a pintura de faixas de pedestre), além da identificação das vias. As melhorias foram solicitadas para as ruas Xambrê, Japurá, Colorado, Colombo, Altônia, Paiçandu, Palotina, Loanda, Rolândia, Eucalipto e Iguatemi.

Quatro proposições foram com pedidos de recuperação da pavimentação asfáltica. O vereador solicitou a realização da melhoria nas ruas Carlos Behrens (entre as ruas Mato Grosso e São Paulo – jardim Laura) e Padre Pedro Poleto (entre as ruas Roberto Brzezinski e Diógenes Cabral – jardim Maia I). Também pleiteou a execução de recape asfáltico em trechos das ruas Cruzeiro do Oeste, e Peabiru (centro), bem como na travessa dos Hibiscos (jardim Verdes Campos) e nas ruas Nova Esperança (jardim Santa Nilce I) e Laurindo Borges (jardim Cidade Verde).

Em outra indicação, o vereador do PPS reivindicou a instalação de iluminação pública na travessa Jequitibá (entre a avenida Manoel Nogueira e a rua Cajueiras – Parque Residencial Ipê).

Parque do Lago

Também para o Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago) foram solicitadas melhorias. O vereador Jadir Soares – Pepita pediu a colocação de lixeiras no passeio público em torno do logradouro e próximo à quadra de areia. Também solicitou a instalação de placas de conscientização para que os frequentadores recolam o lixo gerado e depositem nas lixeiras.

Tanque de batismo em parque

por adm publicado 21/06/2018 16h57, última modificação 21/06/2018 16h57

A construção de um tanque de batismo e de vestiário no Parque das Torres, localizado no jardim Cidade Nova, foi uma das reivindicações que o vereador Edilson Martins (PR) encaminhou nesta semana a prefeitura de Campo Mourão. O pedido foi formulado através de indicação deliberada na sessão da Câmara Municipal.

O vereador salienta que as obras solicitadas são de extrema importância “pois há um grande número de evangélicos em Campo Mourão e muitas igrejas precisam de tanque de batismo e vestiário”, acentua. Edilson Martins acrescenta que grande parte das igrejas não possui estrutura física e nem financeira para a construção de tanque de batismo e vestiário.

Em outra indicação apresentada no Poder Legislativo, o vereador reivindicou a adequação e cascalhamento da estrada de acesso a Vila Rural Pedro Kloster Júnior. As melhorias também foram solicitadas para a rua principal da Vila Rural.

C. Mourão: Proposto novo Refiscam

por adm publicado 25/06/2018 08h16, última modificação 25/06/2018 08h16

Com base no sucesso alcançado pelo programa no ano passado e também levando em conta a crise que atinge o país, o vereador e advogado Edoel Rochal (PDT) propôs ao prefeito Tauillo Tezelli a realização de nova edição do Refiscam – Programa de Recuperação Fiscal neste ano. O pedido foi formulado através de indicação apresentada na última sessão do Poder Legislativo.

Edoel Rocha quer que o Resficam/2018 inclua débitos de Impostos sobre Serviços (ISSQN), Alvará e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), entre outros impostos e taxas. No ano passado, o programa teve a adesão de grande número de contribuintes em atraso com os cofres municipais. Ressalta o vereador que não se trata de um benefício aos maus pagadores “muitos dos inadimplentes não conseguiram quitar os tributos por falta de tempo e de recursos financeiros na época”, explica.

Por meio de outras indicações, Edoel Rocha pediu a pintura nos postes da iluminação do nome de sete ruas: Curió (jardim Gutierrez), Primavera, das Tilápias, Armil Rodrigues do Prado e Licínio dos Santos (vila Cândida), Vereador Júlio Vieira dos Santos e Maria da Luza Veiga Mello (jardim Pio XII). Ele solicitou ainda a substituição de luminárias queimadas na rua Portugal (entre as ruas Grécia e Ucrânia – jardim Europa I).

Lar Paraná: Instalação de semáfaro em trevo é pedido novamente

por adm publicado 25/06/2018 08h17, última modificação 25/06/2018 08h17

A instalação de um semáfaro na rotatória de acesso a região do Lar Paraná, antiga reivindicação dos mourãoenses que já foi encaminhada incontáveis vezes pelos vereadores a prefeitura de Campo Mourão, voltou a ser pedida na sessão que a Câmara Municipal realizou nesta semana. Desta vez, o pedido foi feito pela vereadora Nelita Piacentini (PR).

O objetivo é evitar a ocorrência de acidentes no local, onde colisões ocorrem com frequência e muitos já perderam a vida. Trata-se de um local com tráfego intenso de veículos de todos os portes, inclusive caminhões e ônibus. Pelo local passam boa parte dos ônibus intermunicipais e interestaduais com destino a estação rodoviária e o trevo dá acesso a uma das áreas mais densamente habitadas de Campo Mourão, com dezenas de jardins e vários conjuntos habitacionais, além de diversas indústrias.

O Poder Legislativo já chegou a devolver recursos financeiros a prefeitura – em gestão passada – para que fosse instalado o semáfaro no local. Nos últimos anos, a imprensa noticiou muitas vezes que o projeto técnico para a instalação do semáfaro tramitava ora no DER e hora no DNIT. Em meados de maio último foi divulgado, por exemplo, que faltava somente a aprovação do DNIT.

Nelita Piacentini também apresentou indicação para que a prefeitura providencie a instalação de uma Academia da Terceira Idade no espaço da Academia de Saúde Vereador Júlio Vieira dos Santos (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira). Também pediu a instalação de Academia da Primeira Idade e Academia da Terceira Idade em três locais: conjunto residencial Ilha Bela, ginásio de esportes Walternei de Oliveira (jardim Lar Paraná) e no conjunto habitacional Moradias Avelino Piacentini.

Controle de velocidade na av. Armelindo Trombini

por adm publicado 25/06/2018 16h57, última modificação 25/06/2018 16h57

O vereador Edson Battilani (PPS) reiterou a administração municipal, na semana passada, o pedido da instalação de sistema de controle de velocidade – fixo ou móvel – nas duas pistas da avenida Armelindo Trombini. Pela terceira vez em um ano e meio, o vereador solicitou a melhoria..

O pedido é que o sistema de controle de velocidade seja instalado na esquina da avenida Armelindo Trombini com a rua Admar Ferreira Caldas (próximo a faixa de pedestre), em frente ao Condomínio Residencial Village das Hortências. No ano passado, a reivindicação do vereador foi encaminhada duas vezes à prefeitura.

“Infelizmente, condutores de veículos e motocicletas são incapazes de transitar pelas vias públicas em velocidade compatível com a segurança”, destaca Edson Battilani. Ele acrescenta ainda: “O excesso de velocidade já provocou acidentes, inclusive com vítimas fatais, na avenida Armelindo Trombini”, acentua.

Na justificativa da indicação reapresentada na Câmara Municipal, o vereador alerta ainda que a velocidade excessiva de carros e motos coloca em risco permanente não apenas os usuários daquela via pública, mas também os moradores do jardim Albuquerque e de vários outros bairros da Asa Leste da cidade. “O Poder Público Municipal tem a obrigação da tomada de ações preventivas, que são de sua responsabilidade, com o intuito de atender aos contribuintes e resguardar as suas vidas”, frisa.

Melhorias

Através de outras indicações, Battilani pleiteou a realização de recape asfáltico nas ruas Edmundo Mercer e Curucaca (conjunto residencial Capricórnio) e a instalação de lixeiras de coleta seletiva dentro e fora da escola municipal Gurilândia, além de reconstrução da calçada em frente ao estabelecimento de ensino. Também voltou a pedir o cumprimento de lei municipal em vigor de 2013 que instituiu o Censo-Inclusão e Cadastro-Inclusão para a identificação, mapeamento e cadastramento do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em Campo Mourão.

Cabo Cruz pede melhorias

por adm publicado 25/06/2018 16h59, última modificação 25/06/2018 16h59

A completa reforma da quadra poliesportiva do conjunto residencial Capricórnio, com a instalação ainda de alambrado e a demarcação da cancha para a pratica de diferentes modalidades, foi uma das reivindicações que o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) apresentou a prefeitura na última sessão do Poder Legislativo.

Através de outras indicações, pediu a realização de operação tapa buraco em toda a extensão da rua das Pombas (vila Teixeira) e a execução de limpeza no entorno do Posto 24 Horas, com a instalação ainda de container de lixo em frente a unidade. O vereador salienta que o fluxo diário de pessoas no Posto 24 Horas (jardim Lar Paraná) é grande, o que gera um volume expressivo de lixo variado. Acentua ainda que a unidade não dispõe de um local adequado para depósito desses resíduos até o recolhimento pela empresa responsável.


C. Mourão: Vereadora faz pedido presidente da Sanepar

por adm publicado 26/06/2018 16h53, última modificação 26/06/2018 16h53

Providências urgentes no sentido de solucionar o problema de vazamento da rede de esgoto na rua José de Oliveira (jardim Fernando – Asa Oeste de Campo Mourão) foram solicitadas pela vereadora Nelita Piacentini diretamente ao presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o “mourãoense” Ricardo Soavisnki.

O pedido foi formulado através de requerimento – aprovado por unanimidade - que a vereadora apresentou em regime de urgência na última sessão do Poder Legislativo de Campo Mourão. Trata-se de um problema antigo e medidas no sentido de sanar a deficiência já foram solicitadas diversas vezes a Sanepar. Principalmente em dias de chuva, o esgoto transborda da rede de coleta e escorre pela via pública, causando uma série de problemas aos moradores do bairro.

Nelita Piacentini também apresentou indicação para que a prefeitura providencie a manutenção e reposição de aparelhos da Academia da Terceira Idade do Lar Paraná. Sugeriu ainda o desenvolvimento de aulas do Programa Campo Mourão + Ativa (Terceira Idade) no jardim Pio XII e na associação do Expresso Nordeste (jardim Maia).

Mais bancos no calçadão

por adm publicado 26/06/2018 16h58, última modificação 26/06/2018 16h58

A instalação de mais bancos de jardim no calçadão da avenida Capitão Índio Bandeira, entre as ruas São Paulo e Francisco Albuquerque, foi reivindicada recentemente a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR).

Através de outras indicações apresentadas no Poder Legislativo, o vereador também solicitou a construção de uma Academia ao Ar Livre e de uma cancha de malha ao lado do campo de futebol do jardim Paulista. Para o conjunto habitacional Parigot de Souza pediu a instalação de rede de proteção para a cobertura do campo da área multiuso esportiva recentemente implantada no bairro.

Já para o jardim Santa Nilce II, o vereador Tucano reivindicou ainda a limpeza dos bueiros em toda a extensão da rua Porto Velho e também a construção de calçada em terreno localizado na mesma via (entre as ruas Eulália Carneiro de Campos e dos Crisântemos), com a notificação do proprietário após a execução da obra.

Saúde: Vereador propõe sistema de pesquisa de satisfação

por adm publicado 28/06/2018 08h10, última modificação 28/06/2018 08h10

Indicação para que a Secretaria de Saúde de Campo Mourão implante um sistema de pesquisa de satisfação voluntária foi apresentada pelo vereador Sidnei Jardim (PPS) na última sessão do Poder Legislativo e já encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli. Pela proposta encaminhada a administração municipal, o sistema de pesquisa deve ser disponibilizado nas unidades básicas de saúde, bem como no Posto 24 Horas.

“São constantes as reclamações de usuários sobre os atendimentos realizados nessas unidades. A grande maioria dessas reclamações se refere a atendimentos prestados na recepção, triagem, tempo de espera, corpo clínico, enfermagem, instalações e limpeza das unidades”, explica o vereador. Sidnei Jardim ressalta que o sistema de pesquisa é uma forma de incentivo e apoio na busca de uma maior participação dos usuários npo acompanhamento e fiscalização dos serviços prestados, auxiliando a administração municipal na identificação e solução dos problemas.

Melhorias

Através de outras indicações, o vereador Sidnei Jardim pediu a substituição de luminárias queimadas na BR 369 (entre a avenida Miguel Luiz Pereira e o campus da UTFPR – em especial no trevo de acesso a instituição de ensino) e a construção de um redutor de velocidade na avenida da Natureza (entre as ruas Curruira e Faisão – jardim Tropical). Também solicitou a realização de recape ou tapa buracos na rua Ivo Mário Trombini (jardim Laura) e de serviços de manutenção em bueiro localizado na rua Panambi (centro).

Vereador do PT cobra recursos para a Cultura

por adm publicado 28/06/2018 08h12, última modificação 28/06/2018 08h12

Requerimento em regime de urgência foi apresentado pelo vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT), na última sessão do Poder Legislativo de Campo Mourão, para que o prefeito Tauillo Tezelli preste informações sobre a execução da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

No prazo máximo de 30 dias, a administração municipal terá de explicar por que a Fundação Cultural de Campo Mourão (Fundacam) não lançou no ano passado o edital para a apresentação de projetos por empreendedores culturais privados visando a captação de recursos previsto no orçamento. Também terá de esclarecer o que foi feito com os recursos previamente destinados ao Fundo Especial de Promoção das Atividades Culturais (Fepac).

Ressalta o vereador que nos últimos anos em a lei foi cumprida, os editais de convocação de empreendedores interessados foram publicados no ano anterior a execução dos projetos aprovados. O vereador Professor Cícero quer saber agora se a Fundação Cultural lançará o edital neste ano e a programação prevista. “Qual o cronograma previsto para lançamento e efetivação dos projetos que eventualmente forem aprovados, a partir da publicação do edital, recebimento e seleção dos projetos artístico-culturais neste ano?”, indaga o vereador.

Na última sessão da Câmara Municipal, o vereador usou da tribuna para falar sobre a importância da liberação desses recursos alocados no orçamento do Município para o fomento do movimento artístico-cultural de Campo Mourão. Observou ainda que importantes projetos que contemplavam as mais diferentes atividades culturais deixaram de ser executados na cidade.

2018: Tucano já apresentou 18 Indicações Legislativas

por adm publicado 28/06/2018 16h45, última modificação 28/06/2018 16h45

Nos primeiros seis meses deste ano, o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) apresentou 18 indicações legislativas com propostas de ações à administração municipal, contemplando as mais diferentes áreas de atuação. Todas já tramitaram no Poder Legislativo e foram encaminhadas ao Poder Executivo.

Uma das indicações legislativas apresentadas por Tucano foi para que a prefeitura encaminhe projeto de lei a Câmara de Vereadores para instituir e implantar o programa de reciclagem de entulhos da construção civil no Município. Também foi o autor de indicação legislativa para que o governo municipal encaminhe projeto de lei dispondo sobre a obrigação das agências bancárias manterem cadeira de rodas para uso por parte de pessoas com deficiência, idosos e demais cidadãos com mobilidade reduzida.

Outra indicação legislativa de Sidney Ribeiro foi para que a prefeitura apresente projeto de lei dispondo sobre a implantação do Programa Troca de Lixo Reciclável por Hortigranjeiros nos bairros da cidade. Ele propôs ainda o encaminhamento de projetos sobre a padronização ecológica de lotes vazios, a implantação de Refeitório Comunitário e a atenção à saúde ocupacional dos profissionais de enfermagem.

Mais indicações legislativas de autoria do vereador do PR: ampliação da licença paternidade dos servidores municipais; obrigatoriedade da remoção de cabos e fiação aérea excedente e sem uso instalados por concessionárias que utilizam postes em vias públicas e construção de faixa elevada para travessia de pedestres e pessoas com necessidades especiais em frente a todas as instituições de ensino – públicas e privadas – de Campo Mourão.

A criação e implantação de três programas foi proposta pelo vereador Tucano neste ano. Ele quer a criação de programa de serviço voluntariado no poder público; de conscientização, prevenção e combate a intimidação sistemática (bullyng) nas instituições da rede municipal de ensino; e do programa Adote uma Praça.

Através de outras indicações legislativas propôs a instituição da Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo, da Semana Municipal de Conscientização sobre a Doação de Sangue e a Semana Farroupilha no calendário oficial de eventos do Município. Também propôs a realização da campanha Vizinho Solidário nos bairros de Campo Mourão.

Juntamente com a vereadora Elvira Schen Lima (PPS), o vereador Tucano propôs a implantação do projeto Viva Voz – Programa Municipal de Saúde Vocal do Professor da Rede Municipal de Ensino.

A Indicação Legislativa é acompanhada de minuta do projeto de lei e destina-se a obter do Poder Executivo o envio de mensagem à Câmara de Vereadores, por força de competência atribuída pela Lei Orgânica do Município.

Em C. Mourão, eliminador de ar nas ligações de água

por adm publicado 02/07/2018 08h19, última modificação 02/07/2018 08h19

Um dos projetos de lei que o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) apresentou neste ano, no Poder Legislativo de Campo Mourão, dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação das ligações ao sistema de abastecimento de água da empresa concessionária do serviço no Município.

Pelo projeto, a Sanepar fica obrigada a instalar – por solicitação do consumidor – o equipamento. As despesas decorrentes da aquisição do eliminador de ar e instalação correrão por conta do consumidor, de acordo com o projeto. No caso de hidrômetros instalados após a entrada em vigor da lei deverão ter o eliminador, sem ônus adicional para o consumidor.

Determina ainda o projeto de lei que o equipamento deve estar de acordo com as normas legais do órgão fiscalizador competente e devidamente patenteado. Especifica ainda que a lei deverá ser divulgada aos consumidores - por meio de informação impressa na conta mensal de água, emitida pela concessionária - nos três meses subsequentes a publicação da medida, bem como em materiais publicitários.

Sidnei Jardim explica que a água fornecida pela Sanepar é distribuída sob pressão na rede de abastecimento “Como a água é bombeada, é comum e perfeitamente compreensível à presença de ar na tubulação. O que não se pode aceitar é que o consumidor, por vezes, pague por esse ar, como se fosse água, uma vez que o ar representa pelo menos de 20 a 30 por cento do consumo cobrado pela distribuidora”, salienta o autor do projeto.

Na justificativa do projeto de lei, o vereador explica que estudos realizados em determinada condições – principalmente quando a rede é desligada – podem surgir bolsões de ar nas tubulações “o que acaba por proporcionar aumento, indevido e considerável, do valor da conta de consumo. Ao chegar ao hidrômetro, esses bolsões de ar fazem girar o contador, inclusive de uma forma naturalmente mais livre do que quando há água somente”, alerta.

O problema ocorreria com mais frequência em regiões altas e nos imóveis próximos ao final da rede onde ocorre rodízio no abastecimento, pois são áreas que ficam primeiro sem água. Ao ser normalizado o fornecimento, a água empurra o ar que fica na tubulação para os pontos de saída da rede. “Isso significa prejuízo ao consumidor”, denuncia Sidnei Jardim.

Outro ponto destacado na justificativa do projeto é que a instalação do equipamento significa uma economia média de 35 por cento nas contas de água, como estudos apontado ainda que o percentual pode variar de uma região para outra, de acordo com a frequência das interrupções no fornecimento de água.

O projeto de lei apresentado por Sidnei Jardim foi subscrito também pelos vereadores Olivino Custódio, Jadir Soares – Pepita, Nelita Piacentini, Edoel Rocha, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano, Elvira Schen Lima e Cícero Pereira de Souza.

Lei Maria da Penha nas escolas de C. Mourão

por adm publicado 02/07/2018 08h21, última modificação 02/07/2018 08h21

Indicação Legislativa que institui a Semana Municipal de Ações Voltadas à Lei Maria da Penha nas escolas municipais de Campo Mourão foi recentemente apresentada no Poder Legislativo pelo vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB). “O objetivo é promover a conscientização da comunidade escolar, notadamente os alunos, sobre a necessidade da prevenção, combate e punição para toda pessoa física ou jurídica que cometa atos de qualquer tipo de violência contra a mulher”, explica o vereador.

Especifica a proposição que as atividades deverão ser direcionadas aos alunos do quinto ao novo ano do Ensino Fundamental. Na mensagem justificativa que acompanha a Indicação Legislativa, o autor acentua: “Não podemos permitir dentro da nossa sociedade que mulheres sejam inferiorizadas, ignoradas e violentadas”.

A minuta do projeto de lei que acompanha a proposição aponta que as ações deverão ser desenvolvidas anualmente, na primeira semana de agosto. Também esclarece que a finalidade é proporcionar aos alunos conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e a sua importância, promover a conscientização sobre a prevenção, combate e punição contra atos de violência sofridos pela mulher, contextualização da realidade atual da mulher, viabilização da prática de boas ações relacionadas à paz, não-violência, igualdade de condições de vida, plena cidadania, conquista de direitos, dignidade e respeito e outras ações voltadas ao bem-estar da mulher, possibilidade da erradicação da violência contra a mulher e reforço da ideia sobre igualdade de condições de vida entre homem e mulher.

Em Campo Mourão, projeto “Amigos do Meio Ambiente”

por adm publicado 04/07/2018 08h21, última modificação 04/07/2018 08h21

Entre as proposições que o vereador Jadir Soares – Pepita (PPS) apresentou no primeiro semestre deste ano, no Poder Legislativo de Campo Mourão, está o projeto de lei que institui o projeto Amigos do Meio Ambiente. O objetivo é estimular pessoas físicas e jurídicas a contribuírem para a limpeza pública e educação ambiental.

A adesão ao projeto, de acordo com o projeto, poderá ser na forma de doações de materiais, realização de obras e serviços: reforma, manutenção e conservação de praças e parques, etc. Também poderá ser através de outras ações que visem beneficiar a qualidade da limpeza pública ou projetos de educação ambiental.

Estabelece ainda o projeto que os interessados em participar submeterão suas propostas a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, que terá a prerrogativa de aprovar, rejeitar, cancelar ou sugerir adequações, bem como o tempo de vigência. Pessoas jurídicas participantes do projeto “Amigos do Meio Ambiente” poderão divulgar as ações com fins publicitários.

C. Mourão: Isenção para inscrição em concursos públicos

por adm publicado 04/07/2018 08h22, última modificação 04/07/2018 08h22

Nas comissões permanentes da Câmara Municipal de Campo Mourão tramita projeto de lei, de autoria do vereador Edson Battilani (PPS), que dispõe sobre a isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos para os eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral para trabalhar em eleições, plebiscitos ou referendos. A isenção proposta é para concursos realizados pela administração pública direta e indireta, autarquias, fundações públicas e entidades mantidas pelo Poder Executivo de Campo Mourão.

O vereador ressalta na mensagem justificativa do projeto de lei que a isenção proposta atende solicitação da direção geral do Tribunal Regional Eleitoral. O benefício contemplaria os eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná que prestarem serviços no período eleitoral (preparação, execução e apuração). O projeto enumera os beneficiados: presidente de mesa, primeiro e segundo mesário, secretários e suplentes; membro, escrutinador e auxiliar de Junta Eleitoral; coordenador de Seção Eleitoral; secretário de prédio e auxiliar de Juízo; designado para auxiliar os trabalhos da Justiça Eleitoral (inclusive aqueles destinados a preparação e montagem dos locais de votação).

Para ter direito à isenção, o eleitor convocado terá que comprovar o serviço prestado à Justiça Eleitoral por – no mínimo – duas eleições, plebiscitos ou referendo, consecutivos ou não.

Lei Lucas

No primeiro semestre deste ano, os vereadores Edson Battilani (PPS), Edoel Rocha (PDT) e Sidnei Jardim (PPS) apresentaram indicação legislativa propondo alterações na lei que instituiu a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros a todos os funcionários das instituições de ensino infantil de Campo Mourão.

Pela proposição apresentada, a legislação vigente recebe o nome de Lei Lucas, em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora de Souza que faleceu depois de engasgar-se ao comer um cachorro quente durante uma excursão em Cordeirópolis (SP). O menino não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada e morreu por asfixia mecânica.

Outra alteração proposta na lei original estende a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros também às escolas particulares. Também foram propostas penalidades as instituições de ensino que não se adequarem a lei (de advertência à cassação de alvará de funcionamento, quando se tratar de creche ou escola particulares), fornecimento de selo “Lucas Begalli” aos estabelecimentos que se adequarem a lei e ainda autoriza a afixação de cartazes explicativos e de treinamento de funcionários sobre as técnicas conhecidas como “Manobra de Heimlich” e “Tapotagem” nas salas de aula e em locais visíveis nas escolas.


Tipo sanguíneo e Fator RH de recém-nascidos e da mãe

por adm publicado 04/07/2018 08h25, última modificação 04/07/2018 08h25

Um dos projetos que o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) apresentou na Câmara Municipal, no primeiro semestre deste ano, dispõe sobre a obrigatoriedade hospitais e maternidade de Campo Mourão a fazerem a inserção do tipo sangue e do Fator RH do recém-nascido e de sua mãe nos documentos fornecidos.

Destaca o autor do projeto que essas informações são de grande importância para todas as pessoas “pois, habitualmente, poucos sabem a sua tipagem sanguínea e muitos não possuem nenhuma informação”, acentua. Observa ainda que tratam-se de informações de fundamental importância em casos, por exemplo, de acidentes ou doenças graves que necessitem de transfusão de sangue.

O vereador Tucano também apresentou projeto de lei que institui o programa Conhecendo a Câmara Municipal de Campo Mourão. Estimular o civismo e desenvolver a cidadania entre os estudantes, proporcionar aos alunos o conhecimento das atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo e as funções do vereador; apresentar aos visitantes os setor da Câmara Municipal (inclusive os gabinetes dos vereadores e o plenário), bem como as atividades desenvolvidas, são os objetivos. O projeto prevê ainda a realização de conversas de cunho educativo, expondo a importância do voto consciente para contribuir com a formação de eleitores sérios e comprometidos.

Honraria

No primeiro semestre deste ano, o vereador Tucano também apresentou projeto de resolução que concede o Título de Cidadania Honorária de Campo Mourão ao médico Danilo Leão Sousa, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Graduado pela Universidade Federal de Dourados (MS) e com título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, o homenageado radicou-se em Campo Mourão no início de 2013. Atualmente é Médico da Família e Comunidade da Equipe 12 da Estratégia da Família do jardim Paulista, plantonista do Posto 24 Horas e médico de Família e Comunidade no consultório MD Vida em Campo Mourão.

O projeto de resolução é assinado também pelos vereadores Jadir Soares – Pepita, Olivino Custódio, Miguel Batista Ribeiro, Edilson Martins, Cícero Pereira de Souza, Edson Battilani, Sidnei Jardim, Edoel Rocha, Elvira Schen, Nelita Piacentini e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz.

IPTU Solar em C. Mourão

por adm publicado 04/07/2018 16h32, última modificação 04/07/2018 16h32

Indicação Legislativa para que a prefeitura encaminhe projeto de lei instituindo o IPTU Solar em Campo Mourão, de autoria da vereadora Nelita Piacentini (PR), tramitou no primeiro semestre deste ano no Poder Legislativo do Município. Além de fomentar a preservação e proteção do meio ambiente, a proposta assegura aos contribuintes que adotarem sistema de aquecimento hidráulico solar ou a geração de energia solar fotovoltaica desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Pela minuta do projeto de lei que acompanhou a Indicação Legislativa enviada ao prefeito Tauillo Tezelli, o IPTU Solar deve contemplar imóveis residenciais e não residenciais. Também estabelece desconto de quatro por cento no IPTU e que os interessados em obter o benefício, caso a administração municipal adote o programa, deverão protocolar pedido de desconto no órgão competente da Prefeitura. Mas o incentivo fiscal será concedido exclusivamente aos contribuintes quites com as obrigações tributárias junto ao Município.

C. Mourão: Proposto fornecimento de uniformes escolares

por adm publicado 04/07/2018 16h36, última modificação 04/07/2018 16h36

O vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) apresentou Indicação Legislativa na Câmara Municipal de Campo Mourão, no primeiro semestre deste ano, para que a prefeitura passe a fornecer uniforme gratuitamente aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

“É notório que grande parte dos alunos da rede de ensino municipal é oriunda de famílias carentes, não tendo condições de arcar com as despesas com uniformes e materiais escolares”, explica o vereador. Pela proposição enviada ao governo municipal deverão ser contemplados os alunos das escolas e centros municipais de educação infantil mantidos pelo Município.

A Indicação Legislativa propõe que o Poder Executivo encaminhe projeto de lei ao Poder Legislativo dispondo sobre o fornecimento de uniformes escolares gratuitamente. Na minuta do projeto de lei é estabelecido que a distribuição de uniformes deve ser realizada duas vezes a cada ano letivo e que que a unidades da Rede Municipal de Ensino deverão adotar o uniforme padronizado, exigindo seu uso diário. “O estudante sem uniforme, com a devida justificativa dos pais ou responsáveis, poderá assistir normalmente às aulas, por período de tempo determinado, não podendo ser submetido a qualquer constrangimento em decorrência do fato”, determina a minuta.

A proposta especifica ainda que fica expressamente proibido o uso de propaganda ou publicidade, de forma direta ou indireta, bem como logomarcas ou símbolos que identifiquem ou vinculem os uniformes escolares a gestão municipal ou a partidos políticos.

C. Mourão: Mais segurança em piscinas

por adm publicado 06/07/2018 08h10, última modificação 06/07/2018 08h10

Um dos primeiros projetos de lei que o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) apresentou este ano na Câmara Municipal de Campo Mourão tornou obrigatória à colocação de dispositivos para interromper o processo de sucção em piscinas de uso coletivo: clubes sociais e esportivos, condomínios, hotéis, academias, etc. Protocolado em janeiro, foi aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo e sancionado pelo Poder Executivo.

Sidnei Jardim destaca na mensagem justificativa do projeto que tomou a iniciativa em razão da necessidade “cada vez mais presente e urgente, de impedir efetivamente a ocorrência de acidentes por sucção em piscinas, o que não é novidade e nem acontece de forma isolada”, observa. O vereador acrescenta: “Os casos são frequentes e tem sempre o mesmo motivo: a falta de equipamentos e mecanismos de proteção contra acidentes por sucção”.

Existe no mercado uma boa quantidade de equipamentos que, em maior ou menor grau, se voltam à segurança e proteção daqueles que utilizam piscinas contra acidentes por sucção. Porém não existe exigência legal, em âmbito nacional, quanto à instalação desses equipamentos. Com a iniciativa do vereador Sidnei Jardim, o uso desses equipamentos em piscinas de uso coletivo agora é obrigatório em Campo Mourão.

A lei determina que o dispositivo de segurança deve ser colocado em local de fácil alcance, inclusive para crianças e portadores de necessidades especiais, devidamente sinalizados. Piscinas construídas agora devem ter, além do dispositivo para interromper a sucção, contar também com bombas que interrompam o processo automaticamente sempre que o ralo estiver obstruído.

O descumprimento da lei sujeita o infrator a penalidades, que vão de notificação com interdição da piscina, aplicação de multa, em casos de reincidência multa em dobro, suspensão e até cassação de alvará de funcionamento.

Lixo Eletrônico

Sidnei Jardim também apresentou Indicação Legislativa para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe ao Poder Legislativo projeto de lei instituindo a coleta contínua de lixo eletrônico em Campo Mourão.

Neste primeiro semestre, a Câmara Municipal também aprovou projeto de resolução do vereador Sidnei Jardim que concedeu a Comenda 10 de Outubro ao Sindicato Rural de Campo Mourão pela comemoração dos 50 anos de fundação. Outros oito vereadores subscreveram a proposição: Edson Battilani, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano, Edoel Rocha, Olivino Custódio, Jadir Soares – Pepita, Elvira Schen Lima, Edilson Martins e Cícero Pereira de Souza.

1º Período: Últimas sessões do Poder Legislativo

por adm publicado 09/07/2018 08h16, última modificação 09/07/2018 08h16

Na segunda e terça-feira (9 e 10/7), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro, a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza as últimas sessões de caráter ordinário do primeiro período de 2018. Os trabalhos ordinários em plenário serão retomados pelo Poder Legislativo nos dias 6 e 7 de agosto.

O roteiro prévio para as sessões da próxima semana inclui a deliberação de 67 indicações, 17 requerimentos e uma moção protocolados pelos vereadores nas últimas semanas. Também serão apresentadas e encaminhadas para apreciação cinco indicações legislativas apresentadas pelos vereadores.

Da ordem do dia contam quatro projetos de lei para discussão e votação. Um deles, de autoria do Poder Executivo, dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) do Município para 2019.

Câmara cancela audiência pública sobre uso de postes

por adm publicado 10/07/2018 10h19, última modificação 10/07/2018 10h19

Foi cancelada a audiência pública que a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realizaria nesta terça-feira (10/7) para tratar do cumprimento da legislação referente ao uso adequado dos postes da rede de iluminação pública por empresas privadas de telefonia, internet e TV a cabo, entre outras.

O cancelamento do encontro foi solicitado pelo próprio autor do pedido de convocação de audiência pública, vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS), em razão da ausência de representantes de órgãos públicos intrinsicamente ligados a questão. Entre eles, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Agência Nacional de Energia Elétrica. No pedido de cancelamento, o vereador solicita que o encontro seja remarcado futuramente.

Problema

“É comum observarmos em postes por toda a cidade fios arrebentados e soltos nas vias públicas. Ou ainda amarrados em árvores, por exemplo. Na maioria dos casos, essa fiação pertence a empresas dos ramos de telefonia fixa, internet e tv a cabo, entre outras”, acentua Sidnei Jardim na proposição que pediu a realização da audiência pública. Ele acentua que a intenção é discutir o problema e encontrar soluções viáveis para que a situação não continue a ocorrer no Município.

Para a audiência pública foram convidados representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Procon local, prefeitura, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Copel, operadoras de telefonia e de empresas de internet. A Comissão Permanente de Méritos Temáticos do Poder Legislativo conduziria a audiência pública.

Na justifica do requerimento em que propôs a realização da audiência pública, o vereador observa que a os fios arrebentados e pendurados, além de causar uma grande poluição visual, pode causar prejuízos ao sistema de distribuição, comprometendo os postes e as próprias instalações. “Além disso, expõe ao risco toda a população, principalmente idosos e crianças, que por vezes passam próximo à fiação exposta sem saber se está conectada a energia elétrica ou não”, alerta.

Centro: Correção de rampas de acesso, pede vereador

por adm publicado 12/07/2018 08h19, última modificação 12/07/2018 08h19

Através de indicação apresentada na Câmara Municipal, o vereador Olivino Custódio (PSC) solicitou à prefeitura de Campo Mourão a correção de rampas de acesso de cadeirantes localizadas na área central da cidade. A melhoria foi reivindicada ao vereador por munícipes, sob a alegação de que o acesso para cadeirantes nos locais apontados está prejudicado, com rampas precariamente executadas.

Foi pedida a execução de serviços de correção nas rampas existentes nas esquinas da avenida Manoel Mendes de Camargo com as ruas Francisco Albuquerque e Brasil. Também na rua Francisco Albuquerque (em frente a sede do Poder Legislativo).

Olivino Custódio também apresentou indicações para que a administração municipal providencie a instalação de sinalização e pintura de faixa de estacionamento para deficientes e idosos em frente ao Núcleo Regional de Educação e a Clínica Clinicentro (credenciada ao Detran). Outras indicações do vereador foram para que a prefeitura execute serviços de manutenção – com a substituição de luminárias queimadas – na avenida Capitão Índio (entre a rua Santos Dumont e o semáfaro do cruzamento da avenida Ney Braga e Manoel Mendes de Camargo) e a pintura de sinalização da área destinada à estacionamento de táxis na avenida Manoel Mendes de Camargo (Ponto de Táxi nº 4).

Requeridas informações sobre o corte de árvores

por adm publicado 12/07/2018 08h23, última modificação 12/07/2018 08h23

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) para que a prefeitura preste informações sobre o corte de árvores localizadas na calçada entre as ruas Guarapuava e Pitanga e as avenidas Jorge Walter e Guilherme de Paula Xavier.

No prazo máximo de 30 dias, a administração municipal terá de informar se houve estudo técnico para a eliminação das árvores e quais espécies serão plantadas em reposição. “O plantio de árvores tem papel fundamental no equilíbrio do meio ambiente, além de combater à poluição, melhora o visual urbano e é uma ótima solução para melhorar a qualidade de vida”, observa o vereador.

Em outro requerimento, o vereador Cabo Cruz cobrou explicações da prefeitura para a paralisação dos serviços de asfaltamento da via que liga a avenida Irmãos Pereira ao jardim Novo Centro. Ele quer saber ainda se há previsão para a retomada dos trabalhos e a previsão para término da obra.

O vereador solicitou ainda a substituição de luminárias queimadas em trechos de vias públicas do jardim Novo Centro. Oito ruas e avenidas foram indicadas para a execução do serviço: Ermínia Mandolini Laurani, João Laurani, Kensei Agarie, Virgílio Mandolini, Maria Elisa Laurani, Rodolfo Elias Bueno, Márcio August Amoedo Valente e Neusa Shamberlain.

O Poder Legislativo de Campo Mourão aprovou ainda Voto de Louvor ao soldado Bottega, do 11º Batalhão de Polícia Militar, pelas palestras realizadas nos SCFV Vila Viva e Primavera, sobre o tema “Prevenção ao Uso de Drogas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vida”. A iniciativa foi do vereador Cabo Cruz.


Saúde: Vereador quer explicação para a falta de especialista

por adm publicado 13/07/2018 08h51, última modificação 13/07/2018 08h51

No prazo máximo de 30 dias, a prefeitura de Campo Mourão terá de esclarecer ao vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) a razão da inexistência de médicos especialistas para atendimento ao público na Unidade Básica de Saúde “Dr. Sadayoshi Shimizu”, localizada na região dos jardins Damasco, Fernando e Ipê (Damferi). Também terá de informar se a unidade voltará e contar com médicos especialistas e, em caso positivo, a previsão para que isso aconteça.

Segundo o vereador, os moradores da região atendida pela unidade têm reclamado constantemente da falta de médico especialistas. Segundo os munícipes, os usuários da unidade estão sendo encaminhados para outras UBS’s “ficando sem o devido atendimento”, acentua Edoel Rocha.

Na última sessão do Poder Legislativo, realizada nesta semana, o vereador também apresentou indicação para que a prefeitura realize estudo visando a transformação em mão única ou proibindo o estacionamento de um dos lados da rua João Batista Perdoncini (entre as ruas Ney Braga e Juscelino Kubitschek – jardim Três Marias). Pediu ainda a abertura, extensão e asfaltamento da rua Eufrozina Teodoro de Oliveira (entre as ruas Pedro da Veiga e Aristhoteles Xavier do Rego), ligando o conjunto residencial Fortunato Perdoncini ao jardim Bandeirantes.

Várias outras indicações apresentadas pelo vereador Edoel Rocha foram com pedidos de serviços de manutenção em bairros: substituição de luminárias queimadas nas ruas Vereador Geremias Cilião de Araújo (jardim Albuquerque) e Airton Albuquerque (jardim Três Marias), operação tapa buraco na rua João Batista Perdoncini (jardim Albuquerque), construção de redutor de velocidade na avenida Armelindo Trombini (entre as ruas João Batista Perdoncini e Airton Albuquerque - jardim Albuquerque), fechamento de valeta na rua Daniel Mota Cordeiro (conjunto Dr. Milton Luiz Pereira), recape asfáltico na rua Pedro Gênero (jardim Isabel), substituição de tampas de bueiros na rua Lourival Borba (jardim Isabel).

Bairros: “Pepita” quer sinalização

por adm publicado 13/07/2018 16h31, última modificação 13/07/2018 16h31

Quatro indicações que o vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) apresentou na última sessão da Câmara Municipal foram com pedidos a prefeitura de instalação de sinalização horizontal e vertical – em especial com a colocação de placas de via preferencial e a pintura de faixas de pedestres em vias públicas de quatro bairros. Ele também reivindicou a identificação das vias com a pintura dos nomes das ruas e avenidas nos postes.

As melhorias foram pleiteadas para as seguintes vias: Porto Alegre (Vila Rio Grande), José Francisco da Silva (jardim Lopes), Antônio Frederico Ozanan, Graúna, João Bueno e Lino da Silva (jardim Tomasi), Apolônia Staniszewski, Carlos Otto Roeder, Cecília Meireles, dos Expedicionários, Edmundo Mercer, Franz Kaiser, Jacy Brandão, João Xavier Padilha, Joaquim Slomp, Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, Quinto Salvadori e Teodoro Metchko (jardim Copacabana).

Outra indicação do vereador Jadir Soares foi para que a administração municipal providencie a construção de um campo de futebol suíço na comunidade rural do KM 128.

Proposta a transformação de rua em eixo comercial

por adm publicado 13/07/2018 16h33, última modificação 13/07/2018 16h33

Uma das indicações que a vereadora Nelita Piacentini (PR) apresentou esta semana na Câmara Municipal foi para que o prefeito Tauillo Tezelli solicite apoio do Conselho Municipal da Cidade - Campo Mourão (Concidade) para transformar a rua Hideji Kobayaski - no conjunto residencial Fortunato Perdoncini – em eixo comercial.

Com a mudança proposta, aquela via pública poderá dispor de farmácias e outros locais “relevantes, trazendo comodidade aos moradores da região”, explica Nelita Piacentini. Através de outras indicações, ela pediu que seja providenciado um vestiário infantil e a reforma da piscina e das plataformas de salto do complexo esportivo Roberto Brzezinski. Já para o Parque das Torres solicitou a construção de uma pista de skate e que seja reservado um espaço para que os moradores deixem seus cavalos pastando no logradouro.

Mais melhorias solicitadas pela vereadora: instalação de Academia da Terceira Idade nas praças São José e Getúlio Vargas, restauração do parque infantil e a instalação de Academia da Terceira Idade no conjunto Residencial Fortunato Perdoncini e a execução de recape asfáltico na rua José Oliveira (jardim Fernando) e na Via do Trabalhador (Parque Industrial Augusto Tezelli Filho). Também pediu a realização de manutenção dos aparelhos de ginástica para deficientes e a ampliação do parque infantil do Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), asfaltamento em toda a extensão da avenida Lago Azul (Usina Mourão), instalação de Academia da Terceira Idade na Casa da Cultura e a construção de um campo de futebol e o plantio de grama no restante do espaço da Academia da Terceira Idade do jardim Bandeirantes.

Insegurança: “Quantos ônibus foram assaltados no Anel Viário?”, indaga Battilani

por adm publicado 16/07/2018 16h22, última modificação 16/07/2018 16h22

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Campo Mourão aprovou requerimento do vereador Edson Battilani (PPS) para que os órgãos de segurança informem o número de ônibus assaltados nos últimos dois anos no trecho do Contorno Sul da cidade (anel viário). O questionamento foi encaminhado a Polícia Rodoviária Federal, a 16ª Subdivisão Policial e ao 11º Batalhão de Polícia Militar.

O vereador também quer saber dos órgãos de segurança instalados na cidade se existem estudos visando à adoção de medidas para conter as excessivas ocorrências de assaltos naquela via. “Rotineiramente tomamos conhecimento pela imprensa da ação de marginais que tomam de assalto ônibus, quer de turismo ou de transporte regular de passageiros. Essas ações têm gerado prejuízos às empresas de transporte coletivo, bem como aos seus usuários, que têm seus pertences subtraídos”, explica o vereador.

Melhorias

Battilani também apresentou nova indicação na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie a instalação de sinalização de estacionamento em apenas um lado em sete vias dos jardins Copacabana I e II: Apolônia Staniszewski, Carlos Otto Roeder, Expedicionários, Franz Kaiser, Jacy Brandão, Edmundo Mercer e João Xavier Padilha (entre as ruas Marechal do Ar Eduardo Gomes e João Bueno).

Outras melhorias reivindicadas pelo vereador: recape asfáltico na rua Brasílio Pereira de Lima/Radilista Zé Mané, instalação de parque infantil na praça Alvorada, instalação de lâmpadas de vapor de sódio em vias públicas dos jardins Copacabana I e II, além da extração de árvores secas nas avenidas Capitão Índio Bandeira e Irmãos Pereira.

Câmara questiona prefeitura sobre varrição de vias públicas

por adm publicado 16/07/2018 16h24, última modificação 16/07/2018 16h24

“Estão sendo executados os serviços de varrição de ruas e avenidas, através da empresa Seleta, na cidade de Campo Mourão e no distrito de Piquirivaí?”. O questionamento à administração municipal foi feito pelo vereador Edilson Martins (PR), em requerimento apresentado no Poder Legislativo que foi subscrito por outros oito vereadores.

Caso o serviço esteja sendo realizado, a prefeitura deverá encaminhar ao Poder Legislativo relatório ou demonstrativo dos locais abrangidos pela varrição. Já no caso da interrupção do serviço, a administração municipal deverá explicar os motivos e informar quando deverá ser retomada a varrição.

Edilson Martins explica que tem recebido muitas reclamações por parte da população devido à sujeira em ruas e avenidas de diversos bairros de Campo Mourão. “Solicitamos esclarecimentos ao Poder Executivo para que possamos informar aos munícipes o que realmente está acontecendo, pois em alguns bairros a situação é bem crítica com relação à limpeza urbana de ruas e avenidas”, alerta o vereador.

O requerimento, apresentado em regime de urgência na última sessão da Câmara Municipal, também foi subscrito pelos vereadores Edoel Rocha (PDT), Miguel Batista Ribeiro (PRB), Cícero Pereira de Souza (PT), Sidnei Jardim (PPS), Elvira Schen (PPS), Jadir Soares – Pepita (PPS) e Sidney Ronaldo Ribeiro (PR).

O vereador Edsil Martins também apresentou indicação na Câmara Municipal para que a prefeitura construa um redutor de velocidade na rua Apolônia Staniszewski (entre as ruas Teodoro Mectchko e Jacy Brandão), no jardim Copacabana.

Legislativo: Auxílio Alimentação nas comissões

por adm publicado 16/07/2018 16h26, última modificação 16/07/2018 16h26

O projeto de lei que institui o auxílio alimentação para os servidores de menor remuneração do Poder Legislativo de Campo Mourão será apreciado nesta terça-feira (17/7) em reunião conjunta das comissões permanentes de Legislação e Redação, Finanças e Orçamento e de Méritos Temáticos.

A reunião está marcada para às 10 horas e o projeto de lei é de autoria da mesa executiva da Câmara de Vereadores. Após a apreciação das comissões permanentes, o projeto será levado à discussão e votação em plenário.

Projeto institui, em C. Mourão, o Banco de Ideias Legislativas

por adm publicado 20/07/2018 13h34, última modificação 20/07/2018 13h34

Aproximar o Poder Legislativo do Município da comunidade, com a criação de um canal para que as associações, ONGs, sindicatos, partidos políticos e também o cidadão – individualmente - possa sugerir projetos. Esse é o objetivo do vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) com a apresentação de projeto de lei que institui, em Campo Mourão, o Banco de Ideias Legislativas.

Mecanismo similar já existe na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e em algumas Câmaras Municipais. Na mensagem justificativa que acompanha o projeto de lei, o vereador ressalta que a implantação do sistema não acarretará em custos para o Poder Legislativo de Campo Mourão. “Será um importante canal de comunicação entre o Poder Legislativo e a comunidade, que poderá se valer dele para apresentar suas demandas e reivindicações”, explica Miguel Ribeiro.

O projeto define que as sugestões deverão conter a identificação do autor ou autores e meios para contato. Estabelece ainda que as sugestões deverão ser apresentadas por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponibilizado através do site da Câmara Municipal. Também poderá ser solicitado via e-mail ou na secretaria do Poder Legislativo.

As sugestões, de acordo com a proposta, serão catalogadas de acordo com autor, tema e data de cadastro. Todas as sugestões cadastradas serão disponibilizadas para consulta permanente pelos vereadores e a comunidade. A mesa executiva da Câmara Municipal, as comissões permanentes e os vereadores – individualmente – poderão se valer das sugestões catalogadas no Banco de Ideias Legislativas para elaborar e protocolar proposições.

“Um dos objetivos é promover a legislação participativa no âmbito do Município de Campo Mourão. Também visa integrar as entidades da sociedade civil às discussões sobre o ordenamento jurídico do Município”, explica o autor.

O projeto de lei tramita nas comissões permanentes do Poder Legislativo e, na sequência, será levado a discussão e votação em plenário.

Indicações

O vereador Miguel Batista Ribeiro também apresentou indicações na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie a construção em abrigo em pontos do transporte coletivo urbano localizados nas ruas Eulália Carneiro Campos e Gustavo João Quenehen (jardim Alvorada) e de um redutor de velocidade na rua João Castorino Smoliak (jardim Alvorada). Reivindicou ainda ao prefeito Tauillo Tezelli que disponibilize um servidor - da área de serviços gerais ou cozinha –, de segunda a sexta-feira, no período da manhã, para a Casa de Apoio ao Doente de Câncer.

Vereador requer laudos da fiscalização de recape

por adm publicado 20/07/2018 13h41, última modificação 20/07/2018 13h41

Por iniciativa do vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS), a Câmara Municipal requereu a prefeitura cópia dos laudos da fiscalização realizada nos serviços de recape asfáltico que estão sendo executados em diversas vias públicas de Campo Mourão, através de parceria com órgãos estaduais. A administração municipal tem prazo máximo de 30 dias para fornecer os documentos solicitados.

Segundo o vereador, nas ruas e avenidas centrais da cidade já foram realizados 128.555 metros quadrados de reperfilamento e 20 mil metros quadrados de recapeamento através do primeiro contrato do Município com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, por meio da empresa Paraná Cidade. Do segundo contrato já foram executados 30.237 metros quadrados de reperfilamento e recape.

A fiscalização dos trabalhos, de acordo com o que tem sido divulgado, vem sendo realizada pelo Município, com supervisão e de acordo com, critérios definidos em edital pela Paraná Cidade (agente financiador das obras) e do Tribunal de Contas. Sidnei Jardim acentua na justificativa do requerimento que o pedido dos laudos é para que “não paire nenhuma dúvida da transparência do processo e também seja assegurado o cumprimento do contrato estabelecido entre as partes”.

Melhorias

Na última sessão do Poder Legislativo, o vereador Sidnei Jardim também apresentou diversas indicações para que a prefeitura execute melhorias nos bairros. Pediu, por exemplo, a execução de recape ou ao menos uma operação tapa buraco na rua Belém (jardim John Kennedy), a poda da arborização na rua Laurindo Borges (entre as avenidas Comendador Norberto Marcondes e Guilherme de Paula Xavier) e a substituição de luminárias queimadas nas ruas Bronislau Wronski (jardim Aeroporto), Laurindo Borges (centro), Colmeia (jardim Alvorada) e Osório Barnabé Pontes (jardim Cidade Nova).

Professor Cícero reivindica modernização do sistema de iluminação em vias públicas de Campo Mourão.

por adm publicado 20/07/2018 13h53, última modificação 20/07/2018 13h53

Indicações para que a prefeitura providencie a modernização do sistema de iluminação públicas em torno de dois tradicionais estabelecimentos de ensino público de Campo Mourão, com a utilização de luminárias de LED, foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT).

A proposição já foi encaminhada ao prefeito Tauillo Tezelli e o pedido é para que a melhoria seja executada nas ruas e avenidas do entorno do campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e do Colégio Estadual de Campo Mourão. Ressalta o vereador Professor Cícero que “as lâmpadas de LED iluminam melhor as vias

públicas, geram economia de recursos a médio e longo prazo, além de tornar o espaço urbano mais seguro e com melhor visibilidade durante a noite”, acentua.

A implantação do novo sistema de iluminação pública foi solicitado para trechos das avenidas Guilherme de Paula Xavier, Jorge Walter e Comendador Norberto Marcondes, bem como das ruas Edmundo Mercer, São Josafat.

Trânsito: Vereador pede sinalização

por adm publicado 23/07/2018 09h31, última modificação 23/07/2018 09h31

A execução, com urgência, de sinalização de trânsito nas vias públicas dos jardins Europa I e Campelle foi reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB). Além da colocação de placas de “Pare” e “Dê a Preferência”, foi pedida a pintura de faixas de pedestres em todos os cruzamentos dos dois bairros.

Tratam-se de jardins novos que ainda necessitam de placas de sinalização nas vias públicas. As melhorias foram solicitadas para as ruas Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Grécia e Ucrânia (jardim Europa I), Dr. Francisco Irineu Brzezinski, Daniel Krachychyn, Sônia Sekcinski, Matheus Rafael Raschen, Pioneiro Manoel Gabriel de Lara, Débora Cristina Brzezinski Fuzeto e Ana Maria Zamoro.

Miguel Ribeiro propôs ainda a administração municipal a transformação do estacionamento da rua Manoel Silvério Pereira (entre as ruas Apolinário Gorski e Eulália Carneiro Campos – jardim Alvorada) em mão única. No trecho instalado escola, creche e unidade de saúde, o que resulta em grande fluxo de veículos. Como a via é estreita, o trânsito fica tumultuado.

O vereador solicitou também a prefeitura que notifique proprietários de terrenos não edificados, tomados pelo mato, nos jardins Veneza e Campelle.

Esgoto no jardim Modelo

por adm publicado 23/07/2018 09h35, última modificação 23/07/2018 09h35

A realização de estudos visando a implantação de rede de coleta de esgoto na rua José Roberto Rodrigues (jardim Modelo) foi solicitada pelo vereador e advogado Luiz Alfredo (Avante) ao presidente da Sanepar, o “mourãoense” Ricardo Soavinski. O pedido foi formulado através de requerimento aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Campo Mourão.

“Munícipes que residem naquela via pública há anos enfrentam problemas para escoamento da água. Devido as características do terreno, as fossas sépticas são rasas e frequentemente transbordam, causando inúmeros transtornos aos moradores, que se obrigam a transitar em meio ao esgoto”, alerta o vereador Luiz Alfredo.

Battilani quer saber sobre a fiscalização de calçadas

por adm publicado 23/07/2018 09h37, última modificação 23/07/2018 09h37

Através de requerimento apresentado na Câmara Municipal, o vereador Edson Battilani (PPS) indagou ao prefeito Tauillo Tezelli se estão sendo fiscalizadas as construções, reconstruções ou a execução de reparos em calçadas. Um decreto de fevereiro de 2010, que sofreu algumas alterações em setembro de 2013, regulamenta e estabelece critérios para a execução desses serviços em Campo Mourão.

Battilani também reapresentou indicação para que a prefeitura providencie a reconstrução em concreto e alargamento de cinco pontes. Uma delas está localizada nos fundos do jardim Aeroporto e outra na estrada que leva à comunidade Alto Cafezal. A melhoria foi pedida ainda para pontes localizadas nos rios Água do Monjolo, Imbaúva (estrada Água da Cascata) e do Campo (acesso pela estrada velha para Farol – Comunidade rural de Alto Alegre).

Outra indicação foi para que a administração municipal providencie a realização de serviço de poda da arborização pública em seis vias do jardim Copacabana (entre as ruas Marechal-do-Ar Eduardo Gomes e Edmundo Mercer): Teodoro Metchko, Apolônia Staniszewski, Carlos Otto Roeder, Expedicionários, Franz Kaiser e Jacy Brandão.

Sidnei Jardim fez pedidos a governadora Cida Borghetti

por adm publicado 24/07/2018 15h29, última modificação 24/07/2018 15h29

Construção de moderna pista de atletismo foi uma das reivindicações

 Através de requerimentos apresentados na Câmara Municipal, aprovados por unanimidade, o vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS) reivindicou a governadora Cida Borghetti a construção de uma moderna pista de atletismo em Campo Mourão. Também solicitou uma academia especial para pessoas portadoras de deficiência física para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae local.

“A construção de uma moderna pista de atletismo em nosso Município visa atender a uma reivindicação antiga dos mourãoenses, na busca de resultados ainda melhores nessa modalidade”, explica o vereador. Ele acrescenta: “A concretização desta obra proporcionará uma estrutura mais adequada para a preparação dos atletas mourãoenses, que já vêm apresentando excelentes resultados, destacando-se constantemente em competições de nível estadual, nacional e até mesmo internacional”.

Na fundamentação do pleito encaminhado ao Governo do Estado é ressaltado o destaque alcançado por Campo Mourão no atletismo por meio de um programa realizado pela Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), em parceria com a Caixa Econômica Federal. “Programa que nasceu com o objetivo de ser um projeto social, através da oferta de atividades a crianças de baixa renda e que hoje, apadrinhado pelo maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, atende cerca de duas mil crianças e transformou-se em um verdadeiro celeiro de velocistas, fundistas, saltadores e arremessadores”, salienta Sidnei Jardim.

Apae

No pedido da instalação de uma academia especial na Apae de Campo Mourão, o vereador acentua que é de conhecimento geral que a prática de atividades físicas é de grande eficácia para a promoção da saúde e bem estar do ser humano “não diferente para as pessoas portadoras de deficiências ou mobilidade reduzida”. Também observa que a prática de atividades físicas e esportivas deve ser um direito de todos e serve como auxílio ao portador de deficiência, podendo melhorar sua mobilidade, autoestima e promover socialização, principalmente na fase inicial da vida – a infância.

Sidnei Jardim apresentou ainda requerimentos para que o11º Batalhão de Polícia Militar intensifique as rondas no conjunto habitacional Parigot de Souza e no jardim Shangrilá.

Legislativo: Comissão Representativa reúne-se nesta quinta-feira

por adm publicado 25/07/2018 15h55, última modificação 25/07/2018 15h55

Para apreciar três projetos de lei e quatro indicações legislativas, a Comissão Representativa da Câmara Municipal de Campo Mourão reúne-se nesta quinta-feira (26/7), a partir das 10 horas. Seis vereadores integram a comissão: Edson Battilani (PPS), Edoel Rocha (PDT), Miguel Batista Ribeiro (PRB), Nelita Piacentini (PR), Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) e Sidnei Jardim (PPS).

Um dos projetos que será apreciado institui o Banco de Ideias Legislativas no Município de Campo Mourão, de autoria do vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro. Também será apreciado projeto de lei, oriundo do Poder Executivo, que institui o programa Turismo Educativo na Rede Municipal de Ensino. O terceiro projeto de lei constante da pauta declara de utilidade pública a Associação Mourãoense de Karatê-do Tradicional (de autoria da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento).

As indicações legislativas são de autoria dos vereadores Edson Battilani e Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR).

Autismo: Indicação para garantir benefícios

por adm publicado 30/07/2018 16h48, última modificação 30/07/2018 16h48

Indicação Legislativa para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe projeto de lei a Câmara Municipal reconhecendo o transtorno do espectro do autismo como deficiência foi apresentado pelo vereador Edson Battilani (PPS). O objetivo é assegurar que os portadores da deficiência aproveitem os direitos sociais garantidos pela Lei Orgânica e a legislação ordinária de Campo Mourão.

“A iniciativa objetiva assegurar direitos que o Município concede a outros deficientes em sua legislação ordinária e na Lei Orgânica”, explica Battilani. Ele destaca ainda a importância da identificação precoce da doença pelos pais e responsáveis “buscando o auxílio imediato do poder público, amparando a dignidade da pessoa humana, para efeitos, em conjunto com a cidadania”, acentua.

Na justificativa da Indicação Legislativa, o vereador enfatiza que pesquisas apontam que quanto antes há o tratamento para crianças com risco do Transtorno do Espectro do Autismo, como uma especialidade específica, maiores as chances de haver o desenvolvimento funcional e alguns especialistas arriscam-se a falar até em cura.

O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento. Ou seja, algo que faz parte da constituição do indivíduo e afeta seu desenvolvimento, provoca alterações na interação social, na comunicação e no comportamento. Em geral, costuma manifestar-se até os três anos de idade e persiste durante a vida adulta. Entretanto, há outros distúrbios do desenvolvimento que se enquadram no perfil.

Segurança: Fiscalização nos serviços de limpeza de janela em prédios

por adm publicado 31/07/2018 16h52, última modificação 31/07/2018 16h52

A Agência Regional do Trabalho e Emprego de Campo Mourão terá de informar ao Legislativo Municipal se realiza algum tipo de fiscalização sobre o serviço de limpeza de janelas realizado em prédios da cidade, na maioria das vezes por domésticas, zeladoras e auxiliares de serviços gerais. Em caso positivo, o órgão terá de detalhar como é feita a fiscalização.

O pedido de informações foi apresentado pelo vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS), em requerimento aprovado por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara Municipal. “É comum, ao andarmos pela cidade, avistarmos trabalhadores pendurados em janelas de prédios e condomínios, realizando a limpeza de janelas sem qualquer tipo de proteção, expostos a risco de acidentes provavelmente fatias”, acentua o vereador.

Caso o órgão ainda não execute esse tipo de serviço, deverá comunicar qual a possibilidade de implantar medidas preventivas e uma fiscalização mais rigorosa para garantir a segurança dos trabalhadores. “Quais medidas podem ser tomadas pela Gerência Regional do Trabalho no intuito de prevenir o risco de acidentes neste tipo de trabalho?”, indagou Sidnei Jardim.


OS/C. Mourão: transmissão das licitações pela internet

por adm publicado 02/08/2018 08h20, última modificação 02/08/2018 08h20

Entidade também quer a gravação em áudio e vídeo

 O Observatório Social de Campo Mourão formalizou nesta quarta-feira (1/8), junto ao Poder Legislativo do Município, pedido que se torne obrigatória a gravação em áudio e vídeo de todos os processos licitatórios realizados pela administração pública direta e indireta local, com a transmissão – em tempo real – pela internet.

O pedido foi apresentado por membros da diretoria do OS/Campo Mourão, liderados pelo presidente Roberval Melo Ruscetto, ao presidente da Câmara de Vereadores, Edson Battilani.

No ofício que a entidade entregou ao vereador é destacado que a medida ampliará a transparência “dos trâmites de um processo primordial no Poder Público, que são as licitações de compras e serviços, possibilitando consequentemente o controle pela população em geral”, acentua. Ressalta ainda o documento que a transmissão em tempo real vai permitir que os empresários acompanhem e tomem conhecimento do que está sendo adquirido, das obras, materiais e equipamentos ajudando a desmitificar a ideia de que a participação em processo licitatórios é algo inatingível às empresas. “Com isso, o Município poderá incentivar e ampliar a participação de empresas locais, permitindo que os recursos permaneçam aqui”, conclui o ofício.

O Observatório Social anexou ao pedido cópia das leis que instituíram as medidas propostas nos municípios de Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Maringá e Apucarana. Também foi anexada uma lei estadual que dispõe sobre a medida.

Missão

Uma das missões do Observatório Social é o controle social e o acompanhamento dos gastos públicos. Trata-se de uma prerrogativa prevista na Constituição Federal, na Lei de Acesso a Informação e na própria Lei Orgânica do Município.


Campo Mourão: Sessões do Legislativo nesta segunda e terça

por adm publicado 06/08/2018 15h17, última modificação 06/08/2018 15h17

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão retoma seus trabalhos em plenário com a realização de sessão de caráter ordinário nesta segunda e terça-feira (6 e 7/8), a partir das 19 horas, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro. Serão presididas por Edson Battilani e secretariadas por Jadir Soares – Pepita.

O roteiro prévio prevê a deliberação de 111 indicações, 13 requerimentos e uma moção, protocolados pelos vereadores nas últimas semanas. Na maioria são pedidos à administração municipal de melhorias para os bairros, a área central da cidade e também para a zona rural.

Da ordem do dia constam sete projetos de lei – quatro oriundos do Poder Executivo e dois de autoria do Poder Executivo e três de autoria de vereadores -, além de projetos de resolução.

Durante a sessão de terça-feira, a Câmara Municipal fará a entrega de Moção de Congratulações a Ana Maria Martins Klein.


Jardim Conrado: Rebaixamento da iluminação

por adm publicado 08/08/2018 13h42, última modificação 08/08/2018 13h42

Pedido para que a iluminação pública da avenida Guilherme de Paula Xavier (entre as ruas Engenheiro Mercer e Apolinário Gorski – jardim Conrado) seja rebaixada foi apresentado à administração municipal pelo vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB).

Em vista ao bairro, o vereador constatou que a via é muito escura, com as árvores encobrindo as luminárias instaladas nos postes “o que vem trazendo risco aos moradores. Necessária se faz a melhoria da iluminação pública no jardim Conrado”, destaca Miguel Ribeiro na indicação apresentada na Câmara Municipal.

Congratulações

O Poder Legislativo de Campo Mourão aprovou proposição, de autoria do vereador Miguel Batista Ribeiro, para o encaminhamento de Moção de Congratulações ao pioneiro no comércio Dirceu Antônio de Almeida. Ele tem quatro filhos e nasceu em 9 de dezembro de 1946, no distrito de Piquirivaí. “Juntamente com sua família, trabalha e luta por uma cidade melhor”, ressalta o autor da proposição.

Outros dez vereadores subscreveram a moção. Miguel Ribeiro ressalta que o homenageado “além de ter feito parte de diversas entidades e órgãos públicos, é um cidadão que acompanha de perto as decisões tomadas no Município, em especial as do Poder Legislativo”, finaliza.


C. Mourão: Creche do Idoso e Mostra de Talentos da 3ª Idade

por adm publicado 08/08/2018 13h45, última modificação 08/08/2018 13h45

Através de indicações apresentadas esta semana na Câmara Municipal, a vereadora Nelita Piacentini (PR) propôs a prefeitura de Campo Mourão a construção de uma Casa Dia do Idoso (Creche do Idoso) e também a realização da Mostra de Talentos da Terceira Idade.

Com a i9nstalação da Creche do Idoso, o objetivo é oferecer um local onde os familiares possam deixar seus idosos para trabalhar, oferecendo um serviço de qualidade. Já a realização da mostra visa proporcionar a interação social e cultural entre as famílias e amigos com os idosos, além de estimular a participação do idoso em atividades artísticas, sócio culturais e esportivas “garantido a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida”, explica a vereadoras.

As proposições foram encaminhadas ao prefeito Tauillo Tezelli.

Ponte

Nelita Piacentini apresentou ainda indicação para que a prefeitura providencie o alargamento da ponte localizada na rua Antônio Bueno de Camargo, próximo ao Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago).

Entrega de Moção na Câmara

por adm publicado 09/08/2018 08h09, última modificação 09/08/2018 08h09

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão fez a entrega de Voto de Congratulações a Ana Maria Martins Klein na sessão ordinária realizada na noite da última terça-feira (7/8). A homenagem resultou de moção apresentada pelo vereador e advogado Edoel Rocha (PDT), com o apoio de outros 10 vereadores.

Ana Klein foi homenageada “pelos valorosos serviços prestados à comunidade mourãoense na área da Educação”, destaca o autor da proposição. O diploma de reconhecimento foi entregue a homenageada pelo vice-prefeito Beto Voidelo e o vereador Edoel Rocha.


Trânsito de C. Mourão será tema de audiência pública

por adm publicado 09/08/2018 16h23, última modificação 09/08/2018 16h23

Nos próximos dias, a Câmara Municipal de Campo Mourão vai agendar a realização de audiência pública para tratar da questão do trânsito na cidade. Com o aumento da frota de veículos, o crescimento da população e a expansão do perímetro urbano, os problemas no sistema de trânsito se agravaram e o objetivo é discutir soluções para as deficiências existentes.

A iniciativa da realização da audiência pública é do vereador Edson Battilani (PPS). Nesta semana ele apresentou requerimento na sessão do Poder legislativo – aprovado por unanimidade – para a realização do encontro e apontou algumas autoridades para serem convidada para a audiência pública. Entre elas, o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, major Júlio César Vieira da Rosa; o comandante do Pelotão de Trânsito do 11º BPM, Jesse Pereira Barreto; o presidente do Conselho de Segurança (Conseg), Andrei Legnani; o presidente da Associação Comercial e Industrial (Acicam), Alcir Rodrigues da Silva; e o chefe da 8ª Ciretran, Neuri José Dal Molin, além de representantes do Poder Executivo (Secretaria de Planejamento e do Departamento de Trânsito – Diretran) e Edna Simão (da Secretaria de Saúde).

Celeridade

Battilani também apresentou indicação para que o prefeito Tauillo Tezelli determine ao setor competente para que se dê celeridade aos procedimentos com vistas à municipalização integral do trânsito de Campo Mourão. “Têm sido constantes as reclamações dos munícipes sobre as dificuldades a que são submetidos ao transitarem pelas vias públicas da cidade, bem como a necessidade do controle de abusos cometidos pelos condutores de veículos”, explica o vereador.

Através de outras indicações a administração municipal, Edson Battilani reiterou – pela quarta vez – pedidos para a execução de sinalização horizontal e vertical (em especial de via preferencial) em vias públicas dos jardins Shangrilá I e II, Flórida, Flora I e II, Gutierrez, Laura, Lourdes e Country Clube, bem como na vila Teixeira, Para o Parque das Acácias, solicitou a execução de sinalização vertical e horizonta, além da regulamentação de estacionamento em apenas um lado – de nove vias do bairro.

Outras reivindicações do vereador do PPS na área de trânsito: instalação de sistema de controle de velocidade – fixo ou móvel – na rua Curió (entre as ruas Aparecida Caldas Lapezak e João Eraston Schneider – jardim Gutierrez) e a instalação de sinalização de estacionamento em apenas um lado da rua Rocha Pombo (entre a avenida José Custódio de Oliveira e a rua Vila Rica – centro).

Recape asfáltico e sinalização solicitados por Edoel Rocha

por adm publicado 09/08/2018 16h26, última modificação 09/08/2018 16h26

Dez das indicações que o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) apresentou esta semana nas sessões da Câmara Municipal foram com pedidos à prefeitura de execução de serviços de recape asfáltico em ruas e avenidas de bairros de Campo Mourão. A melhoria foi solicitada, em caráter de urgência, em vias públicas dos jardins Santa Nilce II, Flora I e II, Country Clube, Shangrilá e Flórida.

O Legislativo Municipal também aprovou requerimento de autoria do vereador para que a prefeitura esclareça por que o serviço de recapeamento asfáltico não foi executado em toda a extensão da rua Colmeia (jardim Alvorada). No prazo máximo de 30 dias, o governo municipal terá de informar ainda se os trabalhos serão retomados naquela via.

Edoel Rocha também reivindicou a instalação de placas de “Pare” nas ruas Shuhei Uetsuka (jardim Lar Paraná) e Araruna (esquina com a avenida Jorge Walter), além da construção de redutor de velocidade na avenida Jorge Walter (entre as ruas Araruna e Francisco Albuquerque) e a sinalização horizontal e vertical do redutor de velocidade localizado na rua Araruna (esquina com a avenida Jorge Walter).

Mais melhorias na área de trânsito pedidas pelo vereador: manutenção das placas de sinalização da rua Araruna (esquina com a avenida Jorge Walter), pintura de faixas de pedestres nas ruas Higienópolis (vila Cândida) e Araruna (esquina com a avenida Jorge Walter) e a poda na arborização que atrapalha a visualização das placas indicativas de trânsito na rua Araruna. Solicitou ainda a transferência de placa indicativa de redutor de velocidade existente na avenida Jorge Walter (esquina com a rua Araruna) e a pintura do estacionamento de veículos em diagonal nos dois lados da rua Roberto Brzezinski (entre as avenidas Goioerê e Manoel Mendes de Camargo).

Melhorias em bairros e no centro de Campo Mourão

por adm publicado 09/08/2018 16h28, última modificação 09/08/2018 16h28

Nas sessões realizadas nesta semana, a Câmara Municipal de Campo Mourão deliberou favoravelmente três indicações de autoria do vereador Olivino Custódio (PSC) para que a prefeitura execute melhorias em bairros e no centro da cidade.

Para o jardim Isabel, o vereador solicitou o cascalhamento da rua Maria Olímpia Jardim, com o objetivo de amenizar os transtornos causados aos moradores pela falta de pavimentação asfáltica na via. Já para o jardim John Kennedy, Olivino Custódio pediu a construção de redutor de velocidade na rua Panambi (próximo ao cruzamento com a rua Curitiba).

Outra indicação do vereador foi para que a prefeitura providencie a substituição de luminárias queimadas na rua Brasil (entre as avenidas Manoel Mendes de Camargo e Goioerê).

Dia dos Pais Comércio atende em horário especial nesta sexta e sábado

por adm publicado 09/08/2018 16h29, última modificação 09/08/2018 16h29

O atendimento aos consumidores no comércio lojista de Campo Mourão, nesta sexta-feira (10/8) e sábado (11/8), será em horário especial, em razão da comemoração do Dia dos Pais no próximo domingo. Com o horário dilatado de funcionamento das lojas, aqueles que procuram presentes poderão visitar o comércio mourãoense, pesquisar produtos e fazer suas compras com mais comodidade.

Nesta sexta-feira, as lojas poderão abrir das 9 às 21 horas. Termo de acordo foi firmado pelo Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão e Região (Sindicam) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindecam), através dos presidentes Nelson José Bizoto e Mauro de Oliveira, respectivamente.

No sábado, véspera do Dia dos Pais, o comércio lojista atenderá das 9 às 17 horas. Na recente Convenção Coletiva de Trabalho (CCT – 2017/2018) firmado pelas duas entidades, o funcionamento do comércio lojista de Campo Mourão e da região ficou autorizado o abrir das 9 às 17 horas nos dois primeiro sábados de cada mês.

Acordo

Pelo acordo firmado para o atendimento em horário especial nesta sexta-feira, as empresas que abrirem após às 19 horas devem fornecer janta – acompanhada de refrigerante ou suco – aos funcionários, no valor mínimo de R$ 17,50. As empresas podem, a seu critério, liberar o empregado para fazer refeição em sua residência após as 17h25min, com intervalo mínimo de 1h30min.

No acordo ficou estipulado que as empresas devem liberar os funcionários imediatamente após às 21 horas e que a jornada extra será paga como horas extraordinárias a todos os funcionários – independentemente da função -, com adicional de 80 por cento. A compensação não é permitida. A prorrogação de jornada de trabalho para empregados estudantes após às 18 horas é vetada.

Vereador Tucano quer melhorias nos bairros

por adm publicado 10/08/2018 15h59, última modificação 10/08/2018 15h59

Através de 17 indicações apresentadas esta semana na Câmara Municipal, o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) reivindicou ao prefeito Tauillo Tezelli a execução de inúmeras melhorias em diversos bairros de Campo Mourão. Ele propôs, por exemplo, a realização de campanha para doação de mudas de grama Esmeralda para o plantio em lotes vazios como forma de evitar o acúmulo de lixo e a proliferação do mato, fomentando a educação ecológica e a limpeza urbana.

O recuo na parada de ônibus localizados nas praças Abelar Gonçalves Neto (conjunto habitacional Parigot de Souza), da Amizade (jardim Isabel) e Bento Munhoz da Rocha Netto (centro) foi outra melhoria sugerida pelo vereador. Melhorar o tráfego de veículos e garantir mais segurança no embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo aos pedestres é o objetivo. Para a praça da Amizade propôs ainda o recuo para estacionamento diagonal de automóveis.

Tucano também pediu a realização de operação tapa buracos nas ruas Rocha Pombo (entre as avenidas José Custódio de Oliveira e João Bento) e Tamanduá (entre as avenidas John Kennedy e Manoel Nogueira – jardim Lar Paraná). Duas indicações foram para que a prefeitura providencie a pavimentação de trechos das ruas Pedro Cavalli e Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira (jardim santa Cruz) e Ludovico Bucoski (jardim Paulista).

Mais reivindicações apresentadas pelo vereador Tucano: construção de vestiário e instalação de alambrado no campo de futebol do conjunto habitacional Parque Verde, demarcação da faixa de pedestre na avenida Jorge Walter (próximo ao cruzamento com a rua Miguel Luiz Pereira), substituição de luminárias queimadas na rua Bom Jesus (Vila Rural Pedro Kloster Júnior), construção de redutor de velocidade na rua Tapejara (ao lado do Parque Parigot de Souza), limpeza de terreno na rua da Abolição (conjunto habitacional Parque Verde, disponibilização de área de 22 mil metros quadrados na avenida Pedro Viriato de Souza Filho (jardim Paulista para a construção do Centro de Treinamento da Associação Desportiva Asa Leste (ao lado da praça da Juventude) e conserto da tampe de bueiros na avenida José Custódio de Oliveira (em frente ao Banco do Brasil) e na rua Antônio Justino Ferreira (jardim Flor do Campo).


Faixa elevada de pedestres em frente a dois colégios

por adm publicado 10/08/2018 16h00, última modificação 10/08/2018 16h00

O pedido é do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL), que nesta semana apresentou indicações na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie a construção de faixa elevada para travessia de pedestres na frente do Colégio Estadual

Marechal Rondon e do Colégio Estadual de Campo Mourão.

Segundo o vereador, trata-se de uma melhoria pedida pela comunidade em razão do intenso fluxo de veículos e pessoas nas proximidades dos dois estabelecimentos de ensino localizados na área central da cidade, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos.

O vereador Cabo Cruz também solicitou a construção de redutor de velocidade na avenida Manoel Nogueira (entre a rua Tony Nishimura e a Travessa Antiogenes Berthier Silveira – Parque das Acácias), a reforma da calçada e a pintura de faixa de pedestres em frente ao Centro de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida (vila Urupês), a colocação de tampa em bueiro na rua Pitanga (centro) e a implantação de sinalização vertical referente ao tráfego e caminhões de carga e descarga (especialmente sobre o peso permitido) na área central da cidade.

Piscina: Viabilização de melhorias para o Centro da Juventude

por adm publicado 14/08/2018 14h13, última modificação 14/08/2018 14h13

A Câmara Municipal de Campo Mourão, por iniciativa do vereador Sidnei Jardim (PPS), encaminhou ofício a governadora Cida Borghetti solicitando a viabilização de recursos e parcerias para a execução de uma série de melhorias na estrutura da piscina existentes no Centro da Juventude Itachir Tagliari. Foi sugerida, por exemplo, a formalização de parcerias com a Sanepar e a Copel para a captação dos recursos necessários.

A cobertura e fechamento lateral da piscina, além da instalação de sistema de aquecimento da água, são as melhorias pretendidas. Inaugurado em 2012, o Centro da Juventude Itachir Tagliari foi construído em parceria com o Governo do Estado e conta com espaços para o desenvolvimento de atividades educativas e esportivas. Dispõe de anfiteatro, estúdio de rádio, biblioteca, tele centro com 12 computadores, sala de dança, vestiários, piscina semiolímpica, teatro de arena, pista de skate e quadra poliesportiva, além de dependências administrativas. A estrutura soma 3,2 mil metros quadrados e está localizada na Asa Leste de Campo Mourão.

Mais de cinco mil pessoas são atendidas por mês no Centro da Juventude com 17 atividades de rotina. Dentre elas, ballet clássico, dança criativa, dança flamenca, circo, cine pipoca, aulas de violão e teclado, oficina de hip hop, capoeira, judô, skate, futsal, vôlei, tênis de mesa, natação, hidroginástica e condicionamento físico. Através de parcerias com empresas, são ainda oferecidos cursos profissionalizantes. A unidade também conta com programas como Saúde do Homem, Juventude em Debate, Viva Mais Adolescente.

Melhorias

Sidnei Jardim também apresentou indicação na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie a execução de sinalização horizontas e vertical na avenida José Custódio de Oliveira (cruzamento com a rua Mamborê – proximidades da Lanchonete Tio Patinhas). Solicitou ainda a pavimentação – ou ao menos o cascalhamento – em toda a extensão da rua Lambari (jardim Alvorada) e a regulamentação de vaga de estacionamento exclusiva para deficientes físicos em frente ao Centro de Reabilitação Física Restaurar (centro).

ATI no jardim Copacabana II

por adm publicado 14/08/2018 14h17, última modificação 14/08/2018 14h17

A instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) ao lado da unidade básica de saúde “Dilmar Daleffe”, no jardim Copacabana II, foi reivindicada na semana passada ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Jadir Soares – Pepita (PPS). Na indicação apresentada na Câmara Municipal, o vereador acentua “a melhoria se faz necessária devido a região não possuir uma área apropriada para a prática de atividade física”.

Pepita pleiteou ainda o recapeamento da rua Ubirajara Giani (no cruzamento com a Travessa Maria da Luz Veiga Mello – jardim Lar Paraná) e a colocação de tampa em bueiros nas ruas Leonel Sonsin (Parque Industrial Augusto Tezelli Filho) e Ubirajara Giani.

Para a praça Alvorada (jardim Lar Paraná), o vereador solicitou a reforma completa do coreto, manutenção dos bancos, reforma completa do parque infantil, manutenção e instalação de lixeiras, , além da execução de serviços de manutenção do sistema de escoamento da água no entorno do correto e da tela de proteção da quadra de areia.

Ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Jadir Soares pediu a construção de um redutor de velocidade na BR 558, no trecho que antecede o trevo de acesso ao Hospital Santa Casa (sentido Campo Mourão-Araruna).

Escola: Readequação de calçada

por adm publicado 14/08/2018 15h00, última modificação 14/08/2018 15h00

Poste impede a passagem de pedestres

Em razão da existência de um poste da iluminação pública exatamente na parte pavimentada da calçada da escola municipal Urupês, o vereador e advogado Luiz Alfredo solicitou a prefeitura de Campo Mourão a execução – com urgência – da readequação do passeio público naquele trecho. Pais de alunos matriculados no estabelecimento de ensino procuraram o vereador para relatar a situação e pedir providências.

O poste no meio da estreita faixa com calçamento obriga os alunos e pedestres – inclusive cadeirantes – a transitar pela pista de rolamento ou pela parte do passeio público sem pavimento “onde há pouca grama e muita terra”, observa o vereador.

Com a execução da readequação solicitada, o objetivo é garantir acessibilidade aos alunos e pedestres em geral.

Tucano requer informações

por adm publicado 15/08/2018 08h08, última modificação 15/08/2018 08h08

Vários requerimentos com pedidos de informações ao Poder Executivo foram apresentados pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) na última sessão da Câmara Municipal de Campo Mourão. Todos foram aprovados por unanimidade e a administração municipal tem prazo máximo de 30 dias para atender as proposições.

Um dos requerimentos é para que a prefeitura informe quais são as ações pertinentes ao Dia Internacional do Doador de Sangue desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Regional da Saúde. Ele quer saber ainda quando e de que forma são desenvolvidas essas ações. Também indagou quais os conteúdos pré-estabelecidos na proposta pedagógica curricular, como é proposto o tema na Rede Municipal de Ensino e em quais séries é aplicado o tema.

Em outro requerimento, o vereador Tucano questionou o Poder Executivo sobre a destinação pretendida para terreno que o Município possui na rua Abolição (conjunto habitacional Parque Verde), que está tomado pelo mato. Ele também solicitou a administração municipal que informe quais são as atividades disponibilizadas ao público da terceira idade, como e quando são ofertadas.

O quarto requerimento do vereador foi para que a prefeitura forneça respostas precisas sobre quais as ações, qual o período e de que forma é cumprida a Norma Reguladora (NR) 32, que assegura os critérios de segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde (aos profissionais de enfermagem) no Município.

Sindiscam

O Poder Legislativo aprovou ainda requerimento do vereador Tucano solicitando ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiscam) que se posicione quanto a ampliação da Licença Paternidade da categoria de cinco para 20 dias. Indagou também se a entidade pode apresentar o impacto orçamentário decorrente da medida e se a proposta da mudança pode ser incluída na pauta de reivindicações do sindicato aos Poderes Executivo e Legislativo.


Louvor ao Guerreiro do Comércio

por adm publicado 15/08/2018 08h11, última modificação 15/08/2018 08h11

Por iniciativa da vereadora Nelita Piacentini (PR), o Poder Legislativo de Campo Mourão aprovou a outorga de Voto de Louvor ao empresário Alcir Rodrigues da Silva, que recentemente recebeu o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná, concedido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo/Sistema Fecomércio Sesc Senac.

Trata-se de uma das principais honrarias conferidas pela entidade estadual e o mourãoense homenageado possui duas empresas na cidade, além de lojas em Cascavel e Toledo. Também é presidente da Associação Comercial e Industrial (Acicam).

Nelita Piacentini também apresentou requerimento para a outorga de Voto de Louvor a equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) pela contribuição, através do Hospital Santa Casa de Campo Mourão, para que o Paraná alcançasse o primeiro lugar em doação de órgãos para transplantes no Brasil.

A vereadora apresentou ainda indicação para que o prefeito Tauillo Tezelli solicite ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem a doação de material fresado que está sendo retirado da BR 487 para que seja utilizado em toda a extensão da avenida Santa Maria (Usina Mourão).

Cidade Verde: ATI e pista de caminhada

por adm publicado 15/08/2018 08h12, última modificação 15/08/2018 08h12

Os vereadores Edson Battilani (PPS) e Cícero Pereira de Souza (PT) reiteraram ao Poder Executivo – pela quarta vez – o pedido de instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) e da construção de uma pista de caminhada na área verde que o Município possui no jardim Cidade Verde.

“A reivindicação – explicam os vereadores na justificativa da indicação apresentada no Poder Legislativo – é para atender solicitações dos moradores da área, que não têm um espaço próprio para se exercitarem. A área verde encontra-se abandonada e pode ser útil para tal finalidade”.

O pedido foi apresentado duas vezes no ano passado e já havia sido reiterado no começou de 2018. A área verde indicada pelos vereadores está localizada entre as ruas Curitiba, Marins Pereira, das Petúnias e Santos Dumont.

Vereador questiona sobre varrição de vias públicas

por adm publicado 16/08/2018 13h47, última modificação 16/08/2018 13h47

A pedido de moradores, o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) apresentou requerimento na Câmara Municipal de Campo Mourão para que a prefeitura informe por que não vem sendo executado o serviço de varrição nas vias públicas do conjunto residencial Ilha Bela e do jardim Flórida. Já há algum tempo o serviço não é realizado e o vereador quer saber quando o trabalho será restabelecido.

Edoel Rocha também apresentou indicações na sessão da Câmara Municipal para que a prefeitura instale uma Academia da Terceira Idade na esquina da avenida João Bento com a rua Vila Rica (jardim Flora) e realize estudos pra a transformação do estacionamento da rua Laurindo Borges (entre as avenidas Capitão Índio Bandeira e Goioerê) em diagonal.

O vereador solicitou ainda a execução, em caráter de urgência, de limpeza nos bueiros da rua Araruna (entre as avenidas Guilherme de Paula Xavier e Jorge Walter) e a substituição de luminárias queimadas nas ruas Antônio Vargas Neto, Ana Teodoro de Lima, Porfírio Querino Pereira, Professor José Roberto Rodrigues, Célia Simão Broza (jardim Modelo) e Vicente Domanski (jardim Santa Cruz).

Através de outra indicação solicitou a realização de limpeza nos arredores do campo de futebol do jardim Aeroporto, bem como em torno da casa do caseiro.

Sinalização preocupa vereador

por adm publicado 16/08/2018 13h51, última modificação 16/08/2018 13h51

A instalação de placas de sinalização de trânsito – em especial de indicação de via preferencial – em toda a extensão da avenida Bronislau Wronski (jardim Aeroporto), foi reivindicada ao prefeito Tauillo Tezelli pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Sidnei Jardim (PPS). Trata-se de uma das principais vias de acesso aos barros da área e não dispõe de sinalização.

Sidnei Jardim também pediu a administração municipal que execute serviço de poda nas árvores da avenida Jorge Walter (entre as ruas Panambi e Mamborê – em especial no cruzamento com a rua a Araruna) que estejam atrapalhando a visibilidade das placas de sinalização de trânsito.

Através de outras indicações apresentadas na última sessão do Legislativo Municipal, o vereador pediu a substituição de luminárias queimadas nas ruas João Vecchi (jardim Lar Paraná) e das Águias (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira), a realização de serviço de manutenção em bueiro localizado na rua das Emas (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira) e a notificação do proprietário de imóvel situado na rua Mamborê (centro) para que realize as adequações necessárias do passeio público.

Autismo: Símbolo nas placas de atendimento prioritário

por adm publicado 16/08/2018 13h59, última modificação 16/08/2018 13h59

No Poder Legislativo de Campo Mourão tramita projeto de lei, de autoria do vereador Edson Battilani (PPS), que dispõe sobre a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados localizados no Município inserirem o símbolo mundial do Autismo nas placas de atendimento prioritário. O objetivo é igualar os portadores dos Transtornos do Espectro Autista aos demais beneficiários do atendimento prioritário.

O vereador também voltou a reivindicar a instalação de uma Academia da Terceira Idade (ATI) ao lado da unidade básica de saúde “Dr. Sadayoshi Shimizu” (Danferi) e a construção de rampas de acesso para portadores de deficiência física nas praças São José e Getúlio Vargas. Também pediu o aproveitamento de área existente no jardim Albuquerque para a construção de praça pública, com a execução de serviços de paisagismo e a instalação de equipamento de esporte e lazer.

Outras reivindicações reiteradas a administração municipal por Edson Battilani: formalização de parceria com o Corpo de Bombeiros para o desenvolvimento de atividades esportivas com crianças e adolescentes na quadra poliesportiva existente no quartel da corporação e a execução de reparos no telhado e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Tancredo Neves (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira).

Para o Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), o vereador voltou a pedir a implantação de sistema de drenagem nas áreas gramadas (em especial próximo ao parque infantil e a arena multiuso) e a revitalização da fonte “Cabeça do Macaco”, além da instalação de bancos ao longo da pista de caminhada.


Faixa elevada para pedestres em frente a todas às escolas

por adm publicado 16/08/2018 14h01, última modificação 16/08/2018 14h01

Indicação Legislativa para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe a Câmara Municipal projeto de lei dispondo sobre a construção de faixa elevada para travessia de pedestres e pessoas com necessidades especiais em frente a todas às instituições de ensino – públicas e privadas - de Campo Mourão foi apresentada pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR). Proporcionar maior segurança e acessibilidade aos pedestres é o objetivo e a meta é implantar a melhorias em frente às escolas municipais e estaduais, faculdades e escolas técnicas.

“Tucano” também apresentou indicação legislativa para a implantação do programa Troca de Lixo Reciclável por Hortifrutigranjeiros nos bairros da cidade. Uma das intenções é promover a conscientização da população sobre a correta separação dos resíduos recicláveis e orgânicos com a finalidade de combater o descarte irregular de lixo. Em troca, os participantes receberiam alimentos hortifrutigranjeiros.

O vereador apresentou ainda indicações legislativas para a implantação do Programa de Serviço Voluntariado em Serviço Público e dispondo sobre a obrigatoriedade de remoção dos cabos e fiação aéreas – excedente e sem uso – instalados por concessionárias que operam ou utilizam a rede área em Campo Mourão.

Honraria para Leila Tonello

por adm publicado 20/08/2018 11h13, última modificação 20/08/2018 11h13

Projeto de Resolução que outorga o Título de Cidadania Honorária do Município a empresária Leila Maria Tonello da Luz (do Supermercado Paraná) tramita desde meados de julho na Câmara de Vereadores de Campo Mourão. Trata-se da principal honraria concedida pelo Município e a iniciativa da homenagem é da vereadora Nelita Piacentini (PR). Outros nove vereadores subscrevem o projeto.

Leila Tonello nasceu na cidade de Selbach (Rio Grande do Sul) e sua família migrou para a localidade rural de Campina do Amoral (que na época pertencia a Campo Mourão) quando tinha apenas seis anos. Ela cursou o antigo primário no Colégio Santa Cruz. Depois fez dois anos do segundo grau (atual Ensino Médio) no Colégio Estadual Marechal Rondon. Em 1964 teve que parar os estudos e já no ano seguinte começou a lecionar para alunos de primeira à quarta série em uma escola municipal localizada na Serraria Cadeado (do Grupo Slavieiro), no patrimônio da Campina do Amoral. Até 1972 atuou como professora.

Em 1970, a empresária casou-se com Adalberto Machado (in memorian) e foi convidada pelos pais do marido a ajudar no Armazém São Sebastião, de propriedade da família, que também funcionava na serraria. No ano de 1982, o casal adquiriu a mercearia Casa Tristão, localizada na entrada do jardim Lar Paraná, que deu origem a empresa Tonello e Machado da Luz Ltda. – Paraná Supermercados.

Consolidação

Com o decorrer dos anos, o supermercado ganhou novas instalações, passou por ampliações, filiais foram instaladas e a família diversificou os investimentos. Em 2003, por exemplo, foi inaugurado o Tonello Business Hotel.

A primeira filial do Paraná Supermercados – com 1.100 metros quadrados de área de vendas – foi inaugurado em 2004, na cidade de Ivaiporã. Dois anos depois – em 2006 – foi inaugurado o Paraná Supermercados Max – com 1.200 metros quadrados de área de vendas – na área central de Campo Mourão.

O ano de 2008 foi marcado pela implantação de um amplo e moderno Centro de Distribuição no parque industrial de Campo Mourão. Na unidade foi centralizada a administração da empresa, com departamento de compras, contabilidade e recursos humanos. Também foram criadas mais duas empresas: de logística e de tecnologia da informação.

A quarta loja do grupo foi criada em 2010, com a inauguração do Paraná Supermercados Família (o primeiro hipermercado da rede), em Campo Mourão. Tem 14 mil metros quadrados de área edificada e conta com 3.600 metros quadrados de área de vendas. O empreendimento alia compras com entretenimento, dispondo de 31 espaços para lojas diversas, praça de alimentação, esteira rolante, play ground e estacionamento com 370 vagas. E, breve ganhará um cinema.

Mais três lojas foram inauguradas nos anos seguintes: 2014 - em Cianorte, com área construída de 7.800 metros quadrados e 3.500 metros quadrados de área de vendas; 2015 – em Ivaiporã, com 3.800 metros quadrados de área construída e 2.500 metros quadrados de área de vendas: 2017 – em Goioerê, com 3.200 metros quadrados de área construída e 1.800 metros quadrados de área de vendas. Neste ano, o grupo comprou as antigas instalações do Supermercado Daimaru, na área central de Campo Mourão.

De acordo com o ranking 2017 da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, o Paraná Supermercados é a 24ª empresa paranaense entre os maiores varejistas do país. No ranking estadual da ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados ocupa a 11ª posição. Já no ranking nacional ocupa a 117ª posição. Atualmente, o grupo empresarial comandado pela família Tonello da Luz – que começou com apenas dois funcionários – tem mais de 900 funcionários diretos e 3.000 mil indiretos.

O casal Adalberto - Leila Tonello teve três filhos: Álvaro, Lilian e Rodrigo. Em 2010, a empresária recebeu o Troféu Empreendedora Destaque, outorgado pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio).

C. Mourão: Legislativo realiza sessões

por adm publicado 20/08/2018 11h15, última modificação 20/08/2018 11h15

As últimas sessões de caráter ordinário da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, em agosto, acontecem na segunda e terça-feira (20 e 21/8), a partir das 19 horas. Serão realizadas no Plenário Vereador José Pereira Carneiro, sob a presidência de Edson Battilani. As sessões são abertas à comunidade.

O roteiro prévio prevê a deliberação de 78 indicações, nove requerimentos e uma indicação legislativa que foram protocolados pelos vereadores. Nenhum projeto de lei ou projeto de resolução consta da ordem do dia do roteiro prévio para discussão e votação.

Porém, as comissões permanentes do Poder Legislativo tiveram reuniões nos últimos dias e vários projetos receberam parecer. Essas matérias deverão ser incluídos segunda-feira no roteiro para deliberação nas duas sessões.

Projeto outorga Mérito Militar

por adm publicado 20/08/2018 11h17, última modificação 20/08/2018 11h17

O vereador Miguel Batista Ribeiro (PRB) apresentou projeto de resolução na Câmara Municipal de Campo Mourão que concede o Título de Mérito Militar Mourãoense ao soldado Gilmar Sidnei de Paula. Outros 10 vereadores subscreveram a proposição que tramita nas comissões permanentes do Poder Legislativo e, em breve, será levada a discussão e votação em plenário.

Gilmar Sidnei de Paula ingressou na Polícia Militar do Paraná em dezembro de 1996, integrando a Companhia de Choque. Foi promovido a soldado de primeira classe em meados de 1997. Também trabalhou e realizou o curso de Cinofilia no Canil Central da PM, em Curitiba. No ano de 1998 retornou a Campo Mourão e ingressou no Grupo de Operações Especiais e passou pela RONE – Rondas Ostensivas de Natureza Especial. Ajudou ainda a criar o canil do Pelotão de Choque de Campo Mourão e atualmente encontra-se no Pelotão de Radiopatrulha da primeira companhia do 11º BPM.

Formado em Pedagogia pela Unicesumar, o soldado Sidnei foi agraciado com as medalhas Policial Militar de Bronze e Prata por 10 e 20 anos de serviços consecutivos sem qualquer punição administrativa. Recebeu ainda Menção Honrosa, concedida apenas aos policias que cumprem requisitos como lealdade, comprometimento com a causa pública, dedicação à família, retidão moral, etc. Encontra-se no comportamento Excepcional, segundo as rígidas regras do Regulamento Disciplinar do Exército.

No mês de setembro de 2009 foi considerado por oficiais e praças do 11º BPM o policial militar destaque. O currículo do soldado Sidnei aponta a realização dos cursos de Cinofilia, de operações especiais – rondas ostensivas de natureza especial, de cães de busca de narcóticos, de adestramento de cães, de motociclista e de condutor de veículos de emergência.

Em maio de 2000 casou-se com Márcia Miskiw (que depois ingressou na Polícia Militar do Paraná) e têm dois filhos: Anderson (17 anos) e Andressa (14 anos). Nascido em Peabiru, o soldado Gilmar Sidnei de Paula tem 45 anos e há 23 anos está na PM do Paraná. Ele já participou de inúmeras operações na área do 11º BPM e em outros batalhões.

“O soldado Sidnei – explica o vereador Dr. Miguel – é um policial militar exemplar, sendo o escolhido pelos policiais militares do Pelotão de Radiopatrulha da 1ª Companhia para representá-los neste momento importante”. Ressalta ainda o vereador que o pelotão de Radiopatrulha é o mais importante pelotão de atendimento à população, pois faz o atendimento via 190 de todos os pedidos de socorro, combatendo todos os crimes e contravenções na área de Campo Mourão.

Tucano propõe incentivo ao ciclismo e Vizinho Solidário

por adm publicado 23/08/2018 14h02, última modificação 23/08/2018 14h02

Mais duas indicações legislativas foram protocoladas no Poder Legislativo de Campo Mourão pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR). Através das indicações legislativas, os vereadores propõem a administração municipal que encaminhe projeto de lei para a implementação de ações que são de atribuição exclusiva do Poder Executivo.

Uma das indicações legislativa apresentadas pelo vereador Tucano é para que seja instituída no calendário oficial do Município a Semana de Incentivo ao Ciclismo. Pela minuta do projeto que acompanha a proposição, a semana de Incentivo ao Ciclismo deverá ser comemorada de 13 a 19 de agosto, quando serão realizadas ações e políticas públicas de incentivo a utilização de bicicletas como meio de transporte alternativo, para a prática esportiva, proteção ao meio ambiente e cuidados com a saúde.

A segunda indicação legislativa do vereador Tucano propõe a instituição da campanha Vizinho Solidário nos bairros de Campo Mourão. Explica o autor da proposição que a campanha “consiste em incentivar a comunidade mourãoense a formar uma rede de vizinhos que cooperem mutuamente para a vigilância do seu bairro”.

Battilani pede parques infantis

por adm publicado 23/08/2018 14h09, última modificação 23/08/2018 14h09

A instalação de parque infantil na praça Getúlio Vargas e no Parque das Torres – iguais aos colocados no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago) – voltou a ser reivindicada a prefeitura de Campo Mourão pelo vereador Edson Battilani (PPS). Ele também pediu a instalação de parque infantil na praça em frente à capela do jardim Paulino.

Em outra indicação, o vereador solicitou a transformação da área institucional existente no Parque das Acácias em espaço de lazer público, com a instalação de equipamentos de esportes e lazer – infantil e adulto -, como Academia da Primeira Idade, Academia da Terceira Idade, academia especial e parque infantil.

Para a escola municipal Ethanil Bento de Assis (jardim Santa Cruz), Battilani pleiteou a troca de toda a rede elétrica e hidráulica, a reforma dos banheiros e da cobertura, além da pintura de todo o prédio. Já para o Centro Social Urbano – CSU pediu a substituição de toda a parte hidráulica e elétrica, a pintura do prédio e a reforma da cobertura.

Saúde

Pela terceira vez, o vereador Edson Battilani sugeriu a administração municipal que notifique a empresa que construiu a unidade básica de saúde “Dilmar Daleffe” (jardim Copacabana II) para que faça uma revisão na edificação para eliminar as infiltrações existentes em todas as dependências. Também pediu a contratação deum cirurgião dentista para atender na unidade.

Mais reivindicações apresentadas pelo vereador do PPS: instalação de iluminação na parte externa da Academia de Saúde “Júlio Vieira dos Santos” (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira), reconstrução da calçada nos dois lados da rua Prefeito Roberto Brzezinski (entre a rua Padre João Viecelli/jardim Maia II e a rua das Araucárias/Jardim Araucária), recape asfáltico na avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira (entre a avenida Armelindo Trombini e a rua Angelim – jardim Flora) e nas ruas Décio Carlos Slomp e Antônio Fernando Slomp (jardim Paulino).

Battilani solicitou ainda a recuperação da malha asfáltica da avenida Luciano Marmontel (jardim Araucária) e melhorias na iluminação pública nas ruas Egydio Cardoso de Lima e Currió (jardim Gutierrez) e na avenida Comendador Norberto Marcondes (entre a rua Alberto Santos Dumont e a BR 158).

Reconhecimento: Congratulações a Associação das Senhoras de Rotarianos

por adm publicado 23/08/2018 14h20, última modificação 23/08/2018 14h20

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão fará a entrega de Moção de Congratulações a Associação das Senhoras de Rotarianos no dia 4 de setembro, durante a sessão do Poder Legislativo. A homenagem constitui-se no reconhecimento a vasta folha de serviços prestados à comunidade pela entidade fundada há 43 anos. Alessandra Aparecida Fachini Zago é a atual presidente.

A outorga da moção é resultado de proposição apresentada pela vereadora Nelita Piacentini (PR). Outros oito vereadores subscreveram a proposição: Miguel Batista Ribeiro (PRB), Sidnei Jardim (PPS), Olivino Custódio (PSC), Edilson Martins (PR), Edoel Rocha (PDT), Jadir Soares – Pepita (PPS), Edson Battilani (PPS) e Cícero Pereira de Souza (PT).

A ASR é uma entidade filantrópica, sociedade civil de caráter assistencial, moral e cultural, sem fins lucrativos. Como integrantes participam as senhoras de rotarianos e ainda sócias colaboradoras. A entidade local é vinculada a Coordenadoria Nacional Distrital, que há cada dois anos realiza um encontro com a participação de delegações de todo o país. Recentemente o encontro nacional aconteceu em Fortaleza (CE).

A ASR/Campo Mourão já foi contemplada com o terceiro prêmio pelo projeto Horta Auto Sustentável com a captação de água da chuva. Foram implantadas cisternas na Casa de Passagem e Acolhimento São José e na Comunidade Terapêutica Redenção (CTR).

Na área da educação, a entidade atua com o projeto Paraná Alfabetizado, arrebanhando analfabetos para frequentar a sala de aula e desenvolvendo ações para mantê-los até o final do curso em sala de aula. Considerando que 75 por cento das desistências eram por deficiência visual, hipertensão, obesidade e diabetes, a ASR passou a proporcionar acesso aos benefícios necessários, através de parceria com a Faculdade Integrado e exames de vista com profissionais, além da entrega de óculos.

Ainda na área da Educação, desenvolve o projeto “Divertidas Formas de Ensinar”, que consiste no repasse de livros infantis e fantoches. No total, 22 escolas municipais e centros municipais de educação infantil já foram comtemplados coma ação.

A ASR desenvolve ainda o projeto “Delas para Elas (que empresta perucas para pacientes que realizam quimioterapia) e o projeto Solidárias aos Recicladores (que leva lanches aos membros da Cooperativa de Resíduos Solidários. Material escolar é repassado aos filhos dos recicladores.

Outros projetos desenvolvidos: “Compartilhar o que Sabemos” (nas áreas de artesanato, culinária e palestras) e “Pedalando cona a Pólio”. No dia das Crianças, a entidade distribui picolés na Escola Municipal “Florestan Fernandes”.


Risco: Passarela preocupa vereador

por adm publicado 27/08/2018 15h51, última modificação 27/08/2018 15h51

Através de indicação apresentada na última sessão da Câmara Municipal, o vereador e advogado Luiz Alfredo reivindicou a prefeitura de Campo Mourão que providencie a adequação (reforma) ou substituição da passarela em madeira que interliga o conjunto residencial Fortunato Perdoncini e o jardim Alvorada.

Fotos anexadas à proposição já enviada ao Poder Executivo evidenciam a precariedade da passarela localizada na rua Eufrozina Teodoro de Oliveira. Na indicação, o vereador alerta a administração municipal que a passarela oferece risco aos munícipes que transitam no local.

Luiz Alfredo apresentou ainda indicação ao governo municipal para que instale sistema de controle de velocidade - fixo ou móvel - na rua Alecrim (entre as ruas das Tipuanas e dos Buritis – jardim Botânico I). Trata-se de um pedido dos moradores da via e de transeuntes “pois é constante o excesso de velocidade dos motociclistas ao passarem pelo local, colocando em risco a segurança e vida das demais pessoas”, enfatiza o vereador.

Ao comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Júlio César Vieira da Rosa, o vereador Luiz Alfredo solicitou que sejam intensificadas as rondas policiais nos jardins Botânico I e II.

Bairros querem melhorias

por adm publicado 27/08/2018 15h54, última modificação 27/08/2018 15h54

Em visitas realizadas a diversos bairros de Campo Mourão, o vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) recebeu dos moradores pedidos de diversas melhorias. Na última sessão do Poder Legislativo, através de indicações, o vereador encaminhou as reivindicações ao prefeito Tauillo Tezelli.

Solicitou, por exemplo, a construção de calçada na rua Osório Barnabé Pontes, entre a avenida Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira e a rua Cinerária (jardim Cidade Nova). Para o mesmo trecho pediu a instalação de cerca com tela entre o passeio público e a mata existente no local. Grande quantidade de lixo encontra-se acumulado no local e a instalação da cerca visa impedir a prática.

Miguel Ribeiro também pediu a abertura do canteiro central da avenida Irmãos Pereira (entre as ruas São Josafat e Prefeito Devete de Paula Xavier) por onde passa a faixa de pedestre que dá acesso a entrada do Centro Universitário Integrado/Colégio Integrado. O canteiro dificulta a utilização da faixa de pedestre por deficientes físicos, por exemplo.

Outras reivindicações apresentadas pelo vereador: poda de árvore na avenida Guilherme de Paula Xavier (jardim Santa Nilce), implantação de faixa de pedestres elevada na rua Laurindo Borges (em frente ao Colégio Evolução) e corte de árvore na rua Santos Dumont (jardim Santa Nilce). Ele pleiteou ainda a instalação de cerca com tela entre o passeio público e a mata na rua Eufrozina Teodoro de Oliveira (entre a avenida Vani Borges de Macedo e a rua Victor Alessi – Residencial Fortunato Perdoncini) e na avenida Vani Machado Borges (entre as ruas Panambi e Engenheiro Mercar – jardim Cidade Alta).


Pedidos: Trânsito e iluminação na pauta de Sidnei Jardim

por adm publicado 27/08/2018 15h55, última modificação 27/08/2018 15h55

A pintura de sinalização horizontal dos redutores de velocidade localizados na avenida Goioerê (em especial entre as ruas Brasil e Mamborê) foi um dos pedidos que o vereador e advogado Sidnei Jardim (PP) encaminhou na semana passada a prefeitura de Campo Mourão. Ele também pediu a construção de um redutor de velocidade na avenida Jorge Walter (próximo ao cruzamento com a rua São Josafat - centro).

Através de outras indicações apresentadas na Câmara Municipal, o vereador pediu a execução de serviços de manutenção em bueiros localizados nas avenidas Jorge Walter (centro) e dos Lagos (Moradias Avelino Piacentini), a substituição de luminárias queimadas na Travessa Brasilízio Pereira de Lima e a limpeza e capinagem nos terrenos e propriedades rurais existentes na avenida dos Lagos (jardim Tropical II). Também solicitou a execução de serviços de limpeza e capinagem em terreno situado na rua João Casturino Smoliak (cruzamento com a rua Hilda Munin Brzezinski – jardim Alvorada).

“Pepita” pede sinalização

por adm publicado 27/08/2018 15h56, última modificação 27/08/2018 15h56

A execução de sinalização horizontal e vertical de trânsito – em especial, a colocação de placas de via preferencial, faixas de pedestres e a pintura de nomes das vias nos poste – de 19 ruas e avenidas de cinco bairros foi reivindicada pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS) ao prefeito Tauillo Tezelli. Os pedidos contemplam vias públicas dos jardins Casali, Vitória Régia e Maia I e II, além do conjunto Capricórnio.

Em outra indicação apresentada na Câmara Municipal, o vereador pleiteou a construção de redutor de velocidade e a pintura de faixas de pedestres – devidamente sinalizados – na rua Engenheiro Mercer (conjunto Primavera – jardim Cidade Nova). Também pediu a construção de redutores de velocidade na rua Hideji Kobayashi (jardim Cidade Nova).

“Pepita” reivindicou ainda o asfaltamento da ruas das Tilápias (entre as ruas Luiz da Silva Résio e Tarumã – Vila Cândida) e a recuperação da malha asfáltica de trechos das ruas Aristhoteles Xavier do Rego, Vereador Carlos Stalmann e Pedro Staniszewski, além da realização de serviços de manutenção em bueiros em quatro vias públicas: da rua José Antônio dos Santos (jardim Cidade Nova), rua Santa Catarina (jardim Flórida), avenida Presidente John Kennedy (jardim Lar Paraná) e Avenida Jorge Walter (centro).

Em outra indicação, propôs o plantio de grama “Esmeralda” em substituição a grama existente atualmente em canteiros de nove avenidas da cidade: Afonso Botelho, João Bento, José Custódio de Oliveira, Irmãos Pereira, Capitão Índio Bandeira, Goioerê, Norberto Marcondes, Guilherme de Paula Xavier e Jorge Walter.

Mais estacionamento para idosos e deficientes físicos

por adm publicado 29/08/2018 15h36, última modificação 29/08/2018 15h36

A implantação de estacionamento exclusivo para idosos e deficientes físicos – com a devida demarcação horizontal e sinalização vertical – em frente a 16 unidades básicas de saúde localizadas em bairros de Campo Mourão foi reivindicada a prefeitura pelo vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano”.

O pedido foi feito através de proposição apresentada na última sessão do Poder Legislativo e a melhoria foi solicitada para as UBS dos conjuntos Milton Luís Pereira e Fortunato Perdoncini; dos jardins Lar Paraná, Alvorada, Lourdes, Paulista, Modelo, Tropical UI e II, Pio XII, Copacabana II e Cidade Nova; do distrito de Piquirivaí e das vilas Urupês e Guarujá.

Tucano também solicitou a sinalização de redutores de velocidade existentes nas ruas Mato Grosso (entre as avenidas João Bento e Afonso Botelho), São Josafat (entre a avenida Afonso Botelho e Eugênio Zalewski – conjunto Capricórnio) e Santa Catarina (entre as avenidas João Bento e Afonso Botelho). Pediu ainda o conserto ou substituição de lixeiras no calçadão da avenida Jorge Walter em frente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida – vila Urupês) e a realização de serviço de recuperação da malha asfáltica em trechos da rua Luiz Aurélio Gurgel (jardim Aeroporto) e Professor Ethanil Bento de Assis (jardim Ana Elisa).

Refeitório Comunitário

Através de Indicação Legislativa, o vereador Tucano propôs ao Poder Executivo à implantação de Refeitório Comunitário em Campo Mourão. O objetivo é oferecer refeições balanceadas a famílias e pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Estrada preocupa vereador

por adm publicado 29/08/2018 15h36, última modificação 29/08/2018 15h36

A execução de serviços de adequação e cascalhamento na estrada rural da região do barreiro das Frutas, nas proximidades do Sítio Olho D’Água, foi solicitada ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Edilson Martins (PR). “Tratam-se de melhorias de suma importância e que vão proporcionar um acesso mais ra´poido e seguro para os que transitam pela via”, destaca o vereador na proposição apresentada na Câmara Municipal.

Edilson Martins reivindicou ainda a readequação e reforma da Academia da Saúde “Júlio Vieira dos Santos” (conjunto habitacional Dr. Milton Luiz Pereira”), além da implementação de ações de vigilância no local. Inaugurada no final de março de 2015, a academia encontra-se depredada pela ação de vândalos, que já danificaram o telhado, retiraram paver, quebraram bueiro, etc.

O vereador pediu ainda a realização de reparos na demarcação viária da rua São Paulo (entre as avenida Manoel Mendes de Camargo e Capitão Índio bandeira – centro). Segundo ele há sinalização confusa no trecho, causando transtornos. A placa indica que é estacionamento de moto e no asfalto a demarcação é de vaga para carros.

Programa: Bombeiro Mirim em C. Mourão

por adm publicado 30/08/2018 08h20, última modificação 30/08/2018 08h20

Proporcionar maior integração entre o Corpo de Bombeiros, a família e a comunidade, com a criação de circuitos alternativos de vivência e convivência de adolescentes de 12 a 14 anos. Esse é um dos objetivos da criação do programa Bombeiro Mirim na unidade local do órgão de segurança.

A proposta é da vereadora Nelita Piacentini (PR), que apresentou Indicação Legislativa na última sessão do Poder Legislativo para que a administração municipal encaminhe projeto de lei instituindo o programa em Campo Mourão. Por se tratar de matéria de iniciativa exclusiva do Poder Executivo, a vereadora apresentou a proposição.

A intenção é também de ocupar os menores com atividades cívicas, socioculturais, esportivas e recreativas, além de orientar sobre o exercício da cidadania, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito, prevenção de acidentes, doenças transmissíveis, ecologia e meio ambiente.

A minuta do projeto de lei que acompanha a Indicação Legislativa acentua que os adolescentes devem participar de atividades exclusivamente relacionadas com a aprendizagem, sendo vedada a sua participação em atividades operacionais do Corpo de Bombeiros.

A proposta é de que o programa seja desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, mediante convênio com o Município e o apoio de secretarias municipais, Polícia Militar, Conselho Tutelar, faculdades locais, empresas, Ministério Público, organizações não governamentais (ong’s) e conselhos municipais.

Nelita Piacentini ressalta que o conjunto de ações proposto tem como eixo principal a defesa da vida, o respeito à cidadania e a garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente. “O programa vai atuar como instrumento social focado na promoção da qualidade de vida, prevenção da criminalidade e da violência, através de um conjunto estruturado de políticas públicas voltadas para a inclusão social, integração e mobilização comunitária”, detalha a vereadora.

Cabo Cruz propôs ações

por adm publicado 30/08/2018 08h22, última modificação 30/08/2018 08h22

Na última sessão da Câmara Municipal de Campo Mourão foram deliberadas indicações de autoria do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) com várias proposições ao prefeito Tauillo Tezelli para a execução de melhorias em diversas áreas.

Uma das indicações propõe que a administração municipal realize a manutenção das placas de sinalização de trânsito (indicativas, educativas, de serviços auxiliares e de orientação de destinos). Ressalta o vereador que as placas têm grande relevância para o trânsito por garantir um fluxo de trânsito em ordem e segurança. Mas acentua que as placas estão deterioradas em razão do tempo, da exposição ao sol e chuva. Também têm sofrido a ação de vândalos e muitas estão encobertas pela arborização.

Cabo Cruz pediu que o trabalho de manutenção seja realizado na BR 158 (saída para Maringá), entre as ruas Engenheiro Mercer e Deputado Ulisses Guimarães; na perimetral Tancredo Neves (entre as ruas Cruzeiro do Oeste e Elias Xavier do Rego); na rua Miguel Luiz Pereira ( (entre a avenida João Bento e a rua Duque de Caxias), na avenida Capitão Índio Bandeira (entre a avenida Ney Braga e a rua Peabiru), na avenida Presidente John Kennedy (entre as ruas Miguel Luiz Pereira e Leonel Sonsin) e na avenida Goioerê (entre as ruas Peabiru e Engenheiro Mercer).

Apae Rural

O vereador Cabo Cruz solicitou ainda a instalação de ponto de ônibus com cobertura em frente a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae Rural, às margens da BR 487 (saída para Guarapuava).

“Pepita” pede melhorias para escolas municipais

por adm publicado 31/08/2018 08h05, última modificação 31/08/2018 08h05

A execução de melhorias nas instalações de escolas e centros municipais de educação infantil (creches) localizadas em bairros de Campo Mourão foi reivindicada ao prefeito Tauillo Tezelli pelo vereador Jadir Soares – “Pepita” (PPS). Todos os pedidos foram formalizados através de indicações deliberadas na última sessão do Poder Legislativo do Município.

Para a escola municipal Bento Mussurunga (jardim Copacabana), o vereador solicitou a realização de reparos no telhado e forro dos corredores, calçamento do pátio. Também pediu a execução de reparos na tela de proteção e no muro do parque infantil, a reforma do banheiro feminino, instalação de toldo na entrada e pintura total do prédio. Para a quadra esportiva pleiteou a execução de reparos na quadra, pintura e marcação da cancha, manutenção do telhado e calhas, além da substituição das redes e alambrados de proteção.

Já para o Centro Municipal de Educação Infantil São José (jardim Alvorada), solicitou a pintura do prédio e a reforma do toldo de entrada. Para o Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida (viola Urupês) pediu a realização de reparos no telhado, pintura total do prédio (inclusive do muro).

Pepita reivindicou ainda a pintura completa das instalações do CMEI Nossa Senhora de Fátima (jardim Paulino), com a instalação de cobertura parcial do pátio onde está o parque infantil. Para a escola municipal Manoel da Nóbrega (comunidade rural do KM 128) solicitou a abertura de um acesso ligando a BR 487.

Melhorias

Outras indicações de melhorias apresentadas pelo vereador: construção de calçada em torno do Tiro de Guerra (jardim Flórida), instalação de Academia da Terceira Idade no jardim Modelo e a readequação – com cascalhamento – para escoamento da água pluvial na Estrada Paineiras.

Para a Vila Rural Pedro Kloster Júnior, o vereador Pepita solicitou: reforma do campo de malha (incluindo alambrado), instalação de Academia da Terceira Idade, recuperação da malha asfáltica da rua Bom Jesus (com a construção de lombadas).

Conselho Tutelar: Dispensa de registro de jornada

por adm publicado 31/08/2018 08h06, última modificação 31/08/2018 08h06

Através de Indicação Legislativa recentemente apresentada na Câmara Municipal, o vereador e advogado Edoel Rocha (PDT) propôs a prefeitura de Campo Mourão que os membros do Conselho Tutelar sejam dispensados do registro de horário de trabalho em livro ponto, cartão ponto, registro digital ou qualquer outra forma de controle de jornada.

Salienta o vereador que o Conselho Tutelar deve atuar de forma itinerante, numa perspectiva preventiva com foco no coletivo, o que exige um trabalho em campo na maioria das vezes em bairros distantes, inclusive nos finais de semana e no período noturno. “Um Conselho Tutelar meramente burocrático, que se limite a dar expediente e assinar cartão ponto e efetuar o registro digital eletrônico, não interessa à sociedade”, enfatiza Edoel Rocha.

O vereador do PDT também apresentou requerimento para que a prefeitura esclareça por que pacientes atendidos com hemodiálises chegam a aguardar até quatro horas para que ambulâncias do Município façam o translado até a residência. “Há a possibilidade de diminuir este tempo de espera, tendo em vista que estas pessoas já estão doentes, debilitadas e psicologicamente abaladas diante da situação”, questiona Edoel Rocha.

Melhorias

Várias melhorias foram reivindicadas, em caráter de urgência, pelo vereador. Entre elas a pavimentação da rua 27 de Dezembro (entre as ruas Dr. Nelson Bittencourt do Prado e Nossa Senhora Aparecida – jardim Pio XII), substituição de luminária queimada na rua Galo da Serra (jardim América), recape asfáltico nas ruas Licínio Rodrigues dos Santos (jardim Lar Paraná) e das Tilápias (vila Cândida). Também pediu a limpeza de bueiro na rua Ivo Bichara (jardim Nossa Senhora Aparecida) e a poda de árvores que atrapalham a iluminação pública na rua Curucaca (Parque São João).

Battilani: Regulamentação do comércio ambulante, solicita vereador

por adm publicado 03/09/2018 08h47, última modificação 03/09/2018 08h47

O vereador Edson Battilani (PPS) reiterou ao prefeito Tauillo Tezelli o pedido de regulamentação – via decreto – da lei municipal de 2002 que dispõe sobre o comércio ambulante em Campo Mourão. “A regulamentação precisa acontecer o mais rápido possível para que aqueles que se dedicam a atividade possam se legalizar para trabalhar com tranquilidade”, observa o vereador.

Na opinião de Battilani, a regulamentação “feita de forma criteriosa, é ao meu modo de ver a forma de solucionar o problema no Município”. Na justifica da indicação apresentada no Poder Legislativo, ele acentua que a busca de uma solução definitiva para o problema do comércio ambulante na cidade vem sendo postergada há muito tempo, com o agravamento da situação e o surgimento de muitos problemas e situações indesejáveis. “Saliente-se que a omissão do poder público em passado recente levou a disseminação da atividade pela cidade, até como resultado direto do agravamento do problema do desemprego no país”, destaca Battilani.

Outro ponto destacado pelo vereador é que a regulamentação daria não somente a necessária segurança aqueles que desenvolvem suas atividades de forma legal, como também contribuiria para evitar situações desagradáveis, propiciando aos órgãos encarregados da fiscalização melhores ferramentas para exercer a função.

Escola do Trabalho

Através de requerimento apresentado na Câmara Municipal, aprovado por unanimidade, Edson Battilani solicitou a prefeitura que informe – no prazo máximo de 30 dias – quais as providências tomadas em relação a reforma e a destinação a ser dada ao prédio que abrigava a Escola Comunitária do Trabalho, localizada na região do Lar Paraná.


Sanepar: Vereador quer documentos e informações sobre prorrogação

por adm publicado 03/09/2018 08h49, última modificação 03/09/2018 08h49

As negociações em torno da proposta de prorrogação do contrato entre o Município de Campo Mourão e a Sanepar, para a prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, levou o advogado Luiz Alfredo da Cunha Bernardo a requerer informações e certidões junto à direção da empresa. Como base para o pedido foram utilizadas disposições da Lei de Ação Popular e o autor do requerimento enfatiza que as informações e documentos podem até justificar a não judicialização da questão, que a princípio aponta como nefasta e teratológica.

Em audiência pública realizada no dia 15 de agosto, nas dependências do Centro da Juventude, foi afirmado que o contrato de prorrogação do contrata de exploração dos serviços já estava assinado e em fase de envio para referendo do Poder Legislativo local. Anteriormente, representantes da empresa e integrante do Executivo Municipal estiveram reunidos com alguns vereadores para discutir a proposta da Sanepar.

Luiz Alfredo destaca no ofício enviado a Sanepar que na apresentação do plano de expansão da rede para os próximos 30 anos não foram expostas informações técnicas, pareceres, laudos de auditoria, estudos ou mesmo justificativas. Pede ainda informações e documentos “em face da iminente lesão aos erário público, ofensa ao princípio da legalidade e moralidade, que devem reger os atos administrativos”, conclui.

Pela nova pactuação – com prazo de vigência por 30 anos - se extingue o contrato de concessão firmado em 1976 e prorrogações. Dezenas de questionamentos foram apresentados à direção da Sanepar. Ele quer saber, por exemplo, se o superávit apresentado pela exploração dos sistemas – que seria de aproximadamente R$ 600 mil mensais – não reverterá em favor dos usuários locais.

O advogado quer saber também qual o valor quitado ao Município, já que no mínimo 25 por cento de todo o sistema lhe pertence, de acordo com cláusula do contrato de concessão firmado em 1976. O patrimônio estaria avaliado em R$ 130 milhões.

Legislativo realiza sessões

por adm publicado 03/09/2018 08h51, última modificação 03/09/2018 08h51

Na segunda e terça-feira (3 e 4/8), a partir das 19 horas, a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza sessões de caráter ordinário, abertas à comunidade. Serão realizadas no Plenário Vereador José Pereira Carneiro, sob a presidência do vereador Edson Battilani.

Do roteiro prévio, divulgado nesta sexta-feira pela Coordenadoria de Assuntos Legislativos, cona a deliberação de 132 indicações, oito requerimentos e um moção protocolados pelos vereadores. Seis indicações legislativas de autoria de vereadores serão apresentadas em plenário e encaminhadas para a apreciação das comissões permanentes da Câmara Municipal.

A ordem do dia do roteiro prévio prevê a discussão e votação de três projetos de lei, oriundos do Poder Executivo, que autorizam a abertura de créditos no orçamento do Município.

Congratulações

Na sessão de terça-feira, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão fará a entrega de Moção de Congratulações a Associação das Senhoras de Rotarianos, em reconhecimento a vasta folha de serviços prestados à comunidade pela entidade fundada há 43 anos. Alessandra Aparecida Fachini Zago é a atual presidente.

A outorga da moção é resultado de proposição apresentada pela vereadora Nelita Piacentini (PR). Outros oito vereadores subscreveram a proposição: Miguel Batista Ribeiro (PRB), Sidnei Jardim (PPS), Olivino Custódio (PSC), Edilson Martins (PR), Edoel Rocha (PDT), Jadir Soares – Pepita (PPS), Edson Battilani (PPS) e Cícero Pereira de Souza (PT).

Ações do documento