Orçamento e Finanças

por Interlegis — última modificação 14/09/2017 09h25

Receitas Extraorçamentárias

Valores provenientes de toda e qualquer arrecadação que não figure no orçamento anual do Município e, consequentemente, toda arrecadação que não constitui renda do Município. O seu caráter é de extemporaneidade ou de transitoriedade nos orçamentos.

Receitas Extraorçamentárias - Leia mais…

Balanço Orçamentário - Despesas

Montante das despesas autorizadas e liquidadas no ano, e a diferença entre ambas, desdobradas por classificação econômica até o nível de modalidade de aplicação, caracterizadas conforme Lei nº 9.755/98 de 16/12/1998 / Instrução TCU nº28 de 05/05/1999 art. 2º, Inciso XIV.

Balanço Orçamentário - Despesas - Leia mais…

Demonstrativo das Despesas

Montante das despesas autorizadas e liquidadas no ano e o percentual de execução, desdobradas por classificação econômica até o nível de modalidade de aplicação, caracterizadas conforme Lei nº 9.755/98 de 16/12/1998 / Instrução TCU nº28 de 05/05/1999 art. 2º, Inciso XVI.

Demonstrativo das Despesas - Leia mais…

Despesas com Diárias

Discrimina informações sobre as diárias e as passagens pagas a servidores públicos em viagens em razão do trabalho, ou a colaboradores eventuais em viagens de interesse da Entidade.

Despesas com Diárias - Leia mais…

Despesas com Diárias - Relatório Mensal

Discrimina mensalmente informações sobre as diárias e as passagens pagas a servidores públicos em viagens em razão do trabalho, como justificativa para tal, destino, meio de transporte utilizado, ou a colaboradores eventuais em viagens de interesse da Entidade.

Despesas com Diárias - Relatório Mensal - Leia mais…

Despesas com Passagens

Discrimina mensalmente informações sobre as passagens pagas a servidores públicos em viagens em razão do trabalho, ou a colaboradores eventuais em viagens de interesse da Entidade.

Despesas com Passagens - Leia mais…

Empenhos a Pagar

Caracterizam-se empenhos a pagar, todas aquelas despesas legalmente efetivadas porém não pagas. Entram também nesta situação as despesas provenientes de restos a pagar, despesas estas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro do ano anterior.

Empenhos a Pagar - Leia mais…

Empenhos Emitidos

É o ato emanado de autoridade competente, que cria para o estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição; a garantia de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido; é o primeiro estágio da despesa pública.

Empenhos Emitidos - Leia mais…

Execução do Orçamento da Despesa

Montante das despesas autorizadas e empenhadas no exercício, e montante das despesas liquidadas no bimestre, e acumuladas até o bimestre, caracterizadas conforme Lei nº 9.755/98 de 16/12/1998 / Instrução TCU nº28 de 05/05/1999 art. 2º, Inciso XII.

Execução do Orçamento da Despesa - Leia mais…

Liquidação de Empenhos

Verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. A liquidação terá por base o contrato, o ajuste ou acordo, a nota de empenho e os comprovantes de entrega do material ou da prestação do serviço.

Liquidação de Empenhos - Leia mais…

Orçamento da Despesa

Montante das despesas previstas para o exercício, desdobradas pela codificação orçamentária, caracterizadas conforme Lei nº 9.755/98 de 16/12/1998 / Instrução TCU nº28 de 05/05/1999 art. 2º, Inciso X.

Orçamento da Despesa - Leia mais…

Pagamentos

O pagamento consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa. A Lei nº 4.320/1964, em seu artigo 64, define ordem de pagamento como sendo o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa liquidada seja paga. A ordem de pagamento só pode ser exarada em documentos processados pelos serviços de contabilidade.

Pagamentos - Leia mais…

Ações do documento