Câmara homenageia delegado e equipe da 16ª Subdivisão Policial de CM por apreensão de 430 kg de coca escondida no interior de um helicóptero

por Dirceu Portugal publicado 20/12/2023 16h34, última modificação 20/12/2023 16h34

Com as galerias do Legislativo de Campo Mourão tomadas por familiares e colegas de ‘farda’, o delegado chefe da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, Nilson Rodrigues da Silva, recebeu na noite da última terça-feira (19), uma moção de congratulações, um reconhecimento aos relevantes serviços prestados aos moradores do município.

A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara, Edilson Martins. O evento contou também com a presença do deputado estadual, Douglas Fabrício e lideranças da comunidade.

Na entrega da honraria - pelo autor da moção, vereador e líder de governo na Casa Legislativa, Escrivão Parma e pelo prefeito Tauillo Tezelli - o delegado Nilson Rodrigues da Silva representou os policiais civis da 16ª SDP, que em novembro de 2020, realizaram uma grande apreensão de drogas. Junto com policiais federais a equipe da Polícia Civil apreendeu mais de 430 kg de cocaína escondidas no interior de um helicóptero abandonado em Corumbataí do Sul, cerca de 50 quilômetros de Campo Mourão.

Dois suspeitos foram presos em flagrante em um veículo carregado com tambores com cerca de 300 litros de combustível para a aeronave. Um deles confessou ser o piloto e disse ter saído de Terra Roxa, próximo à fronteira com Paraguai, com destino a São Paulo e receberia R$ 100 mil pelo transporte da droga.

“A Polícia Civil é uma instituição que exerce funções de polícia judiciária nas unidades federativas do Brasil, conforme está prescrito no artigo 144 da Constituição Federal de 1988, em que pode se destacar a defesa da ordem e a manutenção da segurança pública. Desta forma, a atuação dos policiais civis na sociedade é de extrema importância, pois é somente através dos serviços prestados por estes bravos homens que a ordem social pode ser preservada e que as violações à Lei podem ser corrigidas”, lembrou Parma.

Segundo ele, após a breve explanação sobre a Policia Civil, nada mais justo que homenagear os Policiais que atuaram de forma enérgica na operação que contou com o apoio da polícia civil e polícia federal. “Eles tiraram de circulação mais de 430Kg de cocaína, droga essa que iriam para nas mãos de crianças, ocasionando mais furtos para alimentar esse vício maldito. Essa apreensão contribuiu com a população mourãoense e com todos os Brasileiros”, destacou ele.

Parma lembrou ainda que todos que fazem parte da família chamada Policia Civil merecem esse título. “Inclusive as famílias de todos os policiais civis, que sabem que seus heróis saem de casa sem saber se voltam, e por muitas vezes, ficam mais de 48 horas fora de casa na labuta. Por esse motivo de enaltecer esses heróis e listar todos que participam da família lotada em Campo Mourão”, disse.

Participaram do evento da entrega da honraria; o delegado chefe: Nilson Rodrigues da Silva, o escrivão chefe, Éder Luiz Pereira de Andrade, o superintendente: Rodrigo Diari, a equipe de escrivães de Polícia Civil, o Grupo de Diligências Especiais (GDE), a equipe de Investigações de Crimes Contra a Vida (Homicídios), a equipe de Plantões Policiais Setor de Termos Circunstanciados de Infrações Penais, os agentes de apoio e os servidores cedidos de outros órgãos.