10 de outubro: Transferência de feriado levou grande público ao Legislativo

por adm publicado 05/09/2017 15h53, última modificação 05/09/2017 15h53
Audiência pública aconteceu no dia 31/08.

Com a presença de empresários, consumidores e inúmeras lideranças locais, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realizou audiência pública na noite desta quinta-feira (31/8) para ouvir a comunidade sobre a proposta de transferência do feriado alusivo ao aniversário do Município (10 de outubro) para a segunda-feira seguinte. Projeto de lei que altera o feriado, de autoria do Poder Executivo, tramita nas comissões permanentes do Poder Legislativo e deverá ser levado a discussão e votação em plenário já nas próximas sessões.

Ao longo da audiência pública, favoráveis e contrários a transferência do feriado usaram da tribuna para expor as razões de seus posicionamentos. Representantes de várias entidades patronais ligadas ao comércio e empresários do setor enfatizaram a importância da transferência do feriado por acontecer atualmente na antevéspera do Dia das Crianças, prejudicando sobremaneira as vendas em uma das principais datas especiais para as lojas. Também observaram que a semana normalmente tem dois feriados (dias 10 e 12), comprometendo de forma acentuada as vendas e contribuindo para a evasão de consumidores para outros centros. Foi alegado ainda que vários outros municípios já transferiram o feriado do aniversário para a segunda-feira seguinte

Os defensores da manutenção do feriado na data do aniversário do Município ressaltaram o aspecto histórico. Já o historiado Jair Elias dos Santos reafirmou que Campo Mourão comemora o aniversário do Município em data errada há 58 anos.

Projeto

Pelo projeto em tramitação no Poder Legislativo, o feriado será transferido – a partir de 2018 - para a segunda-feira subsequente ao dia 12 de outubro, sempre que não coincidir com o domingo da semana em que se comemora o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

A mudança do feriado é uma antiga reivindicação do comércio local. A realização da audiência pública atendeu a proposição do vereador Miguel Batista Ribeiro (PRB) e foi conduzida pela Comissão Permanente de Méritos Temáticos do Poder Legislativo, presidida por Edoel Rocha (PDT).  Dos 13 vereadores de Campo Mourão, 12 participaram da audiência pública.