2017: Legislativo de C. Mourão deixou mais de R$ 3 mi para o Executivo

por adm publicado 08/01/2018 09h22, última modificação 08/01/2018 09h22

A implementação de uma série de medidas de contenção de gastos pela Câmara de Vereadores de Campo Mourão ao longo do ano redundaram em uma economia da ordem de R$ 3.012.829,17 em 2017. Do orçamento anual de R$ 10.374.948,00, o Poder Legislativo requereu à prefeitura e utilizou R$ 7.362.118,83. Com os recursos economizados, a administração municipal viabilizou serviços de recuperação asfáltica, a redução das filas de pacientes que aguardavam por cirurgias e outros atendimentos, a recuperação de estradas rurais, melhorias nas escolas e o pagamento de dívidas herdadas da gestão anterior.

Quase 30 por cento do orçamento da Câmara Municipal foi economizado. Nesta semana, o Poder Legislativo local devolveu a prefeitura cerca de R$ 80 mil que restavam em suas contas bancárias. Os atuais vereadores mourãoenses adotaram, desde o início do ano, a medida de solicitar a prefeitura não o valor equivalente ao duodécimo do orçamento a que tem direito o Poder Legislativo, mas apenas o valor necessário para custear suas despesas.

Outro indicativo concreto do resultado alcançado pelas medidas de economia adotadas é a diminuição da ordem de R$ 479.235,30 nos gastos da Câmara Municipal de Campo Mourão neste ano, em comparação ao ano anterior. Em 2016, as despesas do Poder Legislativo local somaram R$ 7.809.580,70 enquanto neste ano ficaram em R$ 7.362.118,83.

O presidente da Câmara Municipal Edson Battilani (PPS) ressalta que a economia alcançada é resultado de medidas adotadas pela mesa executiva, com o apoio de todos os vereadores. Destaca ainda que a queda nos gastos foi conseguida através da somatória de medidas que redundaram em dispêndios de maior e menor expressão. “O importante é que a Câmara Municipal economizou praticamente um terço do seu orçamento e assim contribuiu para o atendimento de demandas da população nas mais diferentes áreas”, acentua Battilani.