‘Pepita’ apresenta várias Indicações sugerindo obras na cidade

por Dirceu Portugal publicado 22/11/2023 17h41, última modificação 22/11/2023 17h41

Na última sessão ordinária do Legislativo de Campo Mourão, o vereador Jadir Soares ‘Pepita’ apresentou várias Indicações com sugestões de obras na cidade ao Poder Executivo. Todos os documentos foram encaminhados à prefeitura, através de ofícios, para providencias das secretarias.

Entre as Indicações, “Pepita’ sugeriu a instalação de uma placa de sinalização proibido estacionar no acesso de carga e descarga do estabelecimento, localizado na Rua Araruna, ao lado do número 1292, na esquina com a Avenida Comendador Norberto Marcondes, no centro.

“A Indicação é uma solicitação do proprietário do estabelecimento por enfrentar dificuldades em acessar o setor de carga e descarga”, comentou o vereador.

O proprietário do estabelecimento comercial contou que a falta da placa de sinalização deixa-o em uma situação difícil. Ele lembrou que mesmo com a guia rebaixada, os motoristas - por lapso ou desconhecimento - insistem em estacionar em frente ao acesso, causando os mais diversos tipos de transtornos.

Outra Indicação, sugere a implantação da sinalização vertical e horizontal, com placas de via preferencial, pintura na via com a expressão PARE e pintura de faixa de pedestre, estacionamento de autos, nas seguintes vias do Jardim Veneza; Rua João Covalski Filho, Rua Jorge José dos Santos, Rua lzabel Montesino, e Rua Armando Russo.

“A Indicação tem por objetivo atender aos pedidos dos moradores, os locais citados estão sem as devidas sinalizações de trânsito correta, deixando o lugar perigoso, colocando em riscos os motoristas e pedestres que trafegam pelas ruas citadas”, argumentou ‘Pepita’.

Ele também sugeriu, a construção de um parque infantil (minicidade) com quadras delimitadas por meio-fio, pistas de rolamento com sinalização vertical e horizontal, com vias de sentido único e duplo de circulação, vias preferenciais e binários, travessia elevada, lombada, ciclovia e rotatória, nas imediações do Centro da Juventude ltachir Tagliari, localizado na Rua Robson Daciuk Paitach, no bairro Jardim Aeroporto.

“A Indicação é necessária para que as crianças aprendam na prática como funciona o trânsito, os direitos e deveres de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. As crianças terão oportunidades de participar ativamente aprendendo e também, orientar os pais de como funciona o trânsito no dia a dia”, disse o parlamentar.

Ele sugeriu também, a mudança do estacionamento para somente um lado da via, na Rua Caçanjure, trecho entre a Rua João Vecchi e Avenida Manoel Nogueira, no bairro Jardim Lar Paraná, nas proximidades do Colégio Estadual Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira.

“A Indicação atende os pedidos dos moradores, pois a rua tem um grande tráfego de veículos, por conta do Colégio Estadual Prefeito Antônio Teodoro de Oliveira, e além de a rua ser estreita, tem veículos estacionados nos dois lados da via, dificultando e impedindo o tráfego de carros, vans escolares e ônibus”.