“Estradas rurais em boas condições ajudam a agricultura” afirmam produtores de CM

por Dirceu Portugal publicado 14/04/2021 17h45, última modificação 14/04/2021 17h52

Produtores rurais de Campo Mourão e Araruna participaram na tarde desta quarta-feira (14), de uma reunião com o presidente do Poder Legislativo, vereador Jadir Soares, Pepita, para explanar sobre a qualidade das estradas rurais na época da colheita de soja e do plantio de milho safrinha.

Segundo os produtores rurais, Marcio Alves, da Comunidade do Km 128 e Marcos Haroldo da Silva, de Campo Mourão, neste ano, a qualidade das estradas rurais contribuíram com a retirada da produção de soja e com o acesso de maquinários para o plantio do milho safrinha. “Parabenizo os vereadores pela rápida atuação com os pedidos de melhorias nas estradas rurais. Essa articulação rápida dos vereadores com a administração ajudou, em muito, os produtores rurais, principalmente do Km 128, na retirada da safra. A Câmara não mediu esforços para ajudar os agricultores e a comunidade do Km 128”.

Conforme os dados do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), foram colhidos 683.100 hectares de um total de 690.000 e a produção estimada na região pela Seab é de 2.434.844 de toneladas, uma média de 3.548 quilos por hectare.

A safra de grãos 2020/2021 do Paraná poderá somar 42 milhões de toneladas, volume 3% superior ao do ciclo passado. A área total, de 10,2 milhões de hectares, é 2% maior.

“A Câmara sempre estará de portas abertas para atender e ajudar a solucionar possíveis problemas da comunidade. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos, em parceria com a Codusa (Companhia de Desenvolvimento Urbano e Saneamento), tem realizado um importante trabalho de melhorias em estradas rurais do município, e isso beneficia todos nós”, lembrou Pepita.

Os trabalhos de adequação de estradas, pó de pedra e cascalho, auxiliam o dia-a-dia do produtor rural e de quem vive em comunidades rurais. “Essas ações ajudam os agricultores a escoar melhor a produção das lavouras e facilita a vida de quem vive nas comunidades e utiliza as estradas rurais”, comentou Pepita, autor de vários pedidos para readequação de estradas em comunidades agrícolas, em Campo Mourão.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.