“Serão abertos mais 10 leitos, mas precisamos baixar a contaminação”, disse secretário de Saúde

por Dirceu Portugal publicado 10/06/2021 16h26, última modificação 10/06/2021 16h26

Por mais de duas horas, vereadores e o secretário municipal de Saúde debateram questões relacionados a Saúde pública em tempos de pandemia do Covid-19, durante a reunião – de forma remota - da Comissão Especial da Câmara, responsável em acompanhar, fiscalizar, orientar e se manifestar em assuntos relacionados ao novo coronavírus.

A Comissão - composta pelos parlamentares; Marcio Berbet (presidente), Bina (relator) e os membros, Toninho Machado e Naiany Hruschka Salvadori – levantou pontos relacionados a flexibilização do último decreto, abertura do comércio de rua, horário de funcionamento das unidades de Saúde, identificação de pacientes positivados, testagem em massa versus isolamento, multas para pacientes positivados flagrados não cumprindo o isolamento, contratação de empresa terceirizada para fiscalização, abertura de leitos para tratamento de pacientes Covid-19 e contratação de oito médicos para atendimentos nas unidades de Saúde.

“Por conta dos últimos acontecimentos relacionados a Covid-19, resolvemos convocar essa reunião para escutar o secretário municipal de Saúde. Todos os pontos foram muito bem explicados, com sugestões dos parlamentares que participaram da reunião sendo acolhidas pela secretaria de Saúde”, comentou o presidente da Comissão Especial Covid-19, Marcio Berbet.

Durante a reunião Berbet sugeriu a elaboração de um projeto de Lei para multar as pessoas positivadas que forem flagradas descumprindo o isolamento social. A fiscalização seria feita por uma empresa terceirizada. “Vamos levar essas sugestões ao Executivo”, disse o secretário de Saúde, Sergio Henrique dos Santos. “Também estamos pensando em alternativas para identificar as pessoas com teste de Covid-19 positivo”, comentou.

O secretário lembrou ainda que 10 novos leitos de UTI devem ser criados nos próximos dias, e oito médicos contratados para atender as unidades de Saúde. “Precisamos baixar a contaminação, senão os leitos abertos não irão dar conta da demanda regional e macrorregional. O vírus está cada vez mais agressivo”, disse Santos.

Também participaram da reunião, os vereadores Bina, Elvira Schen, Escrivão Parma e Subtenente Macedo.