“Tem uma turma de semianalfabetos chegando à universidade, gente que não consegue elaborar um texto e chega à universidade”, constata o Coordenador da Câmara Temática de Educação, Ater Cristófoli

por Dirceu Portugal publicado 14/05/2021 10h33, última modificação 14/05/2021 10h33

Vereadores de Campo Mourão receberam no final da tarde da última quinta-feira (13), a equipe da Câmara Temática de Educação, vinculada ao Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam), para apresentação do Projeto Juntos Educar.

Com objetivo principal de elevar qualitativamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) - indicador utilizado para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas -, o projeto baseia-se em organizar um sistema educacional colaborativo, visando o efetivo desenvolvimento intelectual, a formação humana e cidadã dos alunos, por meio de ações que visam o desenvolvimento contínuo e sincronizado, ou seja, contemplando a tríplice hélice da educação: Aluno, Escola e Comunidade. De imediato, o projeto se propõe a atingir a média 80 no IDEB em 2024, e a média 95 no mesmo indicador até 2030, envolvendo instituições e organizações da sociedade civil organizada.

O Coordenador da Câmara Temática de Educação, Ater Cristófoli, lembrou que o projeto Juntos Educar em sua essência, preza por um ensino de qualidade e eficiente, envolvendo diferentes instituições e organizações que formam a cidade de Campo Mourão que, contempla em sua totalidade, o atendimento de 43 unidades de ensino (21 CMEIs - Educação Infantil e 22 Escolas de Ensino Fundamental I), aproximadamente 10.000 alunos, 970 professores, 80 orientadores e demais profissionais da educação que somam 1.500 ao todo.

Ater lembrou ainda uma triste constatação no ensino de alunos. “Tem uma turma de semianalfabetos chegando à universidade, gente que não consegue elaborar um texto e chega à universidade. No caso das escolas técnicas é muito pior. Quando você chega às empresas, não tem pessoas qualificadas para gerar um produto de melhor qualidade, um serviço de maior valor agregado e trazer para nossa cidade, melhores empregos e mais impostos”.

De acordo com Ater, investimento pesado em Educação básica é a solução. “Como podemos potencializar melhores produtos e serviços para a cidade? Com melhores e mais engenheiros, com mais pessoas qualificadas. Isso não é somente em Campo Mourão, o Brasil está muito mau. A China forma por ano 450 mil engenheiros, o Brasil forma 39 mil e a qualidade dos nossos profissionais está despencando ano a ano e isso é um prejuízo enorme para nós. Como podemos resolver isso, investindo forte em Educação básica de qualidade, da mesma forma como a Coreia fez”.

O presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), destacou a importância da apresentação do projeto e da responsabilidade de todos com a Educação. “Estamos sempre à disposição. Vamos estudar esse projeto, trabalhar em equipe, esse é objetivo do Poder Legislativo, contribuir da melhor forma possível com o projeto”.