60 Anos: Comenda 10 de Outubro para Biblioteca Prof. Egydio Martello

por adm publicado 28/09/2017 14h38, última modificação 28/09/2017 14h38
Honraria será entregue nesta sexta-feira
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza sessão solene na noite desta sexta-feira (29/9) para fazer a entrega da Comenda 10 de Outubro a Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello, que está comemorando 60 anos de fundação.

Primeiro órgão cultural do município, a biblioteca surgiu de um movimento liderado por um pequeno grupo de cidadãos e inicialmente funcionou em uma sala locada, com o aluguel pago pela comunidade. Depois chegou a funcionar na moradia de uma das integrantes do grupo, em razão da dificuldade para pagar o aluguel.

A outorga da honraria a Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello é resultado de projeto de resolução apresentado pelo vereador Edson Battilani (PPS) e a sessão solene para a entrega da comenda começa às 19h30min, no Plenário Vereador José Pereira Carneiro.

História

A história registra que as primeiras manifestações para a fundação de uma biblioteca em Campo Mourão aconteceram em 1950, quando o município tinha apenas três anos de emancipação. Do grupo que liderou a mobilização faziam parte Roger Miguel Vargas, Afonso Germano Hruschka e Dornélia Lourdes Huber. No dia 6 de agosto de 1995, no Clube Social e Recreativo 10 de Outubro (que na época era de madeira), o grupo realizou o Baile do Livro, com a finalidade de arrecadar recursos para a compra de acervo bibliográfico.

A biblioteca foi aberta pouco tempo depois, com um acervo de aproximadamente 500 livros. Por aproximadamente dois anos funcionou uma sala alugada pelo grupo na avenida Capitão Índio Bandeira. Posteriormente, em razão da dificuldade enfrentado para pagar o aluguel, o acervo foi levado para a residência de Dornélia Lourdes Huber, onde os usuários passaram a ser atendidos.

Em 1957, três vereadores – João Othales Mendes, Antônio Marques de Oliveira e Joaquim Teodoro de Oliveira – apresentaram projeto de lei para que o Município encampasse a biblioteca. A proposta foi aprovada por unanimidade, em regime de urgência. Através da Lei 7/57, de 30 de setembro de 1957, sancionada pelo prefeito Roberto Brzezinski, a biblioteca foi assumida definitivamente pelo Município.

O acervo foi então transferido para o prédio da prefeitura. Posteriormente a biblioteca funcionou nas dependências da Faculdade Estadual de Ciências e Letras e também na Casa da Cultura. Atualmente está instalada na Estação da Luz Dom Eliseu Simões Mendes, no centro da cidade. A escolha do nome do professor Egydio Martello (que durante anos foi diretor do Colégio Estadual de Campo Mourão) para a biblioteca municipal foi através de concurso promovido por órgãos da prefeitura.