Agricultura Urbana em C. Mourão

por adm publicado 04/09/2017 16h05, última modificação 04/09/2017 16h04

Nas comissões permanentes do Poder Legislativo de Campo Mourão tramita indicação legislativa, de autoria do vereador Edson Battilani (PPS), que propõe a prefeitura o envio de projeto de lei dispondo sobre a política municipal de apoio a agricultura urbana. Também define seus objetivos e estabelece ações a serem empreendidas, em articulação com o Estado e a União, para a consecução das finalidades propostas.

Na mensagem justificativa que acompanha a indicação legislativa, o vereador aponta algumas vantagens de se praticar a agricultura urbana. Por exemplo, a produção de alimentos para consumo próprio ou para comercialização, visando à redução da insegurança alimentar das populações urbanas vulneráveis e a geração de renda. Também cita o melhor aproveitamento de espaços ociosos, evitando o acúmulo de lixo e entulhos ou o crescimento desordenado de plantas daninhas, onde abrigam-se insetos e pequenos animais prejudiciais a saúde humana.

Battilani aponta também a atividade como alternativa  ocupacional, evitando o ócio e diminuindo a marginalização de pessoas na sociedade, além da valorização estética dos espaços vegetados e o favorecimento da infiltração de água no solo, diminuindo o escorrimento de água em vias públicas.

Outra indicação legislativa apresentada pelo vereador  propõe mudanças na lei que instituiu o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente ( CMDRS).