Alunos da Escola do Campo de Piquirivaí participam da sessão da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 09/11/2021 17h25, última modificação 09/11/2021 21h50

Trinta alunos da escola do Campo, Jaelson Biácio, do distrito de Piquirivaí, participaram nesta terça-feira (09), da sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão. Os estudantes acompanharam todo o debate, a votação e a aprovação, em segundo turno de discussão e votação dos projetos da pauta de trabalhos.

A presença deles na sessão da Câmara teve por objetivo aprender - na prática – uma parte do funcionamento do Poder Legislativo.  “Estamos mostrando aos alunos o funcionamento de uma parte do Legislativo, onde são formuladas as Leis do nosso município. Durante as aulas, em sala de aula, iremos conversar sem causar surpresa nos alunos, pois eles estão vivenciando - na prática - uma parte dos trabalhos do Legislativo”, comentou a secretária de Assuntos da Comunidade e professora, Marley Formentini.

Todos os alunos presentes na sessão desta terça-feira (09), nunca haviam participado de uma sessão presencial na Câmara. “Foi à primeira vez em que os alunos tiveram contatos com o plenário da Casa de Leis. São alunos com idades de fazer o titulo, de participar da democracia. Aqui é mais uma escola”, comentou Formentini.

Segundo ela, os alunos estão elaborando uma Lei para participar do projeto Geração Atitude, do Ministério Público em parceria com o governo do estado.  “O objetivo principal do projeto é apoiar a formação cidadã de estudantes da rede estadual de ensino, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. As ações do programa buscam despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam a escola, o bairro, a cidade, o estado e o país”.

Para a professora e diretora da Escola do Campo, Cristiane Kloster, a experiência dos alunos durante todo o trabalho dos parlamentares em plenário, foi única. “Ao final da sessão eles não estavam querendo ir embora. Acredito que todos puderam acompanhar de forma presencial o debate, a votação e a aprovação de Leis importantes para o nosso município”, comentou.

O presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), destacou a participação dos alunos e dos professores na sessão da Câmara. “Para nós é um momento muito feliz, esperamos receber vocês mais vezes. Quero parabenizar todos os alunos e as professoras pela busca do conhecimento aqui na Câmara. Em cinco anos de mandato é a primeira vez que vejo pessoas novas, interessadas em aprender e conhecer o trabalho dos vereadores. Em outras circunstancias, as pessoas estavam presentes na sessão porque tinham seus interesses em uma votação em plenário e não para buscar o conhecimento, como vocês alunos estão adquirindo hoje”, lembrou Pepita.

Ao final dos Trabalhos Legislativos, os parlamentares agradeceram a presença dos alunos e dos professores. “A Câmara está de portas abertas para colaborar com a Educação em nosso município”, frisaram os vereadores.