Asfalto: Pedido é atendido e trecho da BR 487 foi recuperado

por adm publicado 25/04/2018 15h28, última modificação 25/04/2018 15h28

O vereador Edson Battilani (PPS) recebeu ofício da diretoria geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) comunicando a execução de serviços de reparo e recuperação na pavimentação da BR 487, no trecho compreendido entre a Fazenda Onça Parda (Campo Mourão) e o Rio Muquilão (Iretama). No final de fevereiro passado, o vereador reivindicou as melhorias através de requerimento aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo onde também manifestou estranheza ao órgão federal, já que o trecho da rodovia que apresentava problemas havia recebido recapeamento há poucos meses.

De acordo com o Dnit, os problemas verificados no trecho da BR 487 “são pontuais com aparecimento de buracos superficiais em locais de fresagem descontínuas, localizados em segmentos de muitas sombras devido a vegetação lindeira motivados ainda por deficiência de drenagem subterrânea com confinamento de águas no subleito e na maioria situados nos cortes”, explica o ofício.

Ressalta ainda o ofício do Dnit: “Outras patologias encontradas são as trilhas de rodas em faixa de rolamento e terceira faixas presentes no sentido de tráfego Campo Mourão a Guarapuava, motivadas pelo excesso de carga devido aos transportes de safras para o porto e outras para cooperativas com causas devido à falta de balanças e ou outra fiscalização eletrônica para coibir o excesso de peso”.

Desde meados do ano passado, o trecho da BR 487 passou para a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). No ofício que a Câmara Municipal de Campo Mourão enviou ao Dnit no começo deste ano, por iniciativa do vereador Edson Battilani, foi destacada a necessidade da realização de uma vistoria urgente com a elaboração de perícia técnica para identificação das possíveis causas dos problemas, além da notificação da empresa responsável pelo recapeamento para a execução de obras de correção no trecho apontado.