Audiência: Campo Mourão cobra mais segurança para a área rural

por adm publicado 05/09/2017 08h51, última modificação 05/09/2017 08h51

Com a presença de um bom número de produtores rurais e de representantes de várias entidades e empresas locais relacionadas ao agronegócio, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão realizou audiência pública na noite desta quinta-feira (22/6) para buscar soluções para o avanço da criminalidade e a insegurança no meio rural do Município. Mais viaturas para os órgãos de segurança e a contratação de mais policiais serão reivindicadas ao Governo do Estado, mas as autoridades ligadas ao setor foram enfáticas: é necessário também que os produtores rurais adotem medidas preventivas e que se organizem para ajudar no combate a criminalidade.

Ubiratã e Maringá foram citados como municípios exemplos em termos de mobilização da comunidade no apoio aos órgãos de segurança pública para o enfrentamento a violência. Durante a audiência pública, vários produtores rurais usaram da palavra para relatar casos de roubo de gado, defensivos agrícolas, equipamentos e outros produtos. Também foi informado que o 11º Batalhão de Polícia Militar possui apenas um veículo para a Patrulha Rural e dois policiais para atender Campo Mourão e outros 11 municípios de sua jurisdição.

A audiência pública para tratar da insegurança que impera na zona rural de Campo Mourão foi resultado de proposição apresentada pelo vereador Edson Battilani (PPS). O evento foi conduzido pela Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública do Poder Legislativo, que é presidida pelo vereador Jadir Soares - "Pepita". Também os vereadores Cícero Pereira de Souza e Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz compõem a comissão.

O encontro teve a participação de oito vereadores, o deputado estadual Márcio Nunes e de representantes da 16º Subdivisão Policial, do 11º Batalhão de Polícia Militar e do Governo e da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Também o vice-prefeito, Beto Voidelo, além de representante do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), integraram a mesa principal.