Audiência pública sobre o uso de postes de iluminação

por adm publicado 17/04/2018 08h08, última modificação 17/04/2018 08h08

Por iniciativa do vereador e advogado Sidnei Jardim (PPS), a Câmara Municipal de Campo Mourão vai realizar audiência pública para tratar sobre o cumprimento da legislação referente ao uso adequado dos postes da rede elétrica/iluminação pública por empresas privadas. A data e horário do evento ainda não foram definidos pelo Poder Legislativo.

“É comum observarmos em postes por toda a cidade fios arrebentados e soltos nas vias públicas. Ou ainda amarrados em árvores, por exemplo. Na maioria dos casos, essa fiação pertence a empresas dos ramos de telefonia fixa, internet e tv a cabo, entre outras”, acentua o vereador. Sidnei Jardim explica que a intenção da audiência pública é discutir o problema e encontrar soluções viáveis para que a situação não continue a ocorrer no Município.

Na justifica do requerimento em que propôs a realização da audiência pública, o vereador observa que a os fios arrebentados e pendurados, além de causar uma grande poluição visual, pode causar prejuízos ao sistema de distribuição, comprometendo os postes e as próprias instalações. “Além disso, expõe ao risco toda a população, principalmente idosos e crianças, que por vezes passam próximo à fiação exposta sem saber se está conectada a energia elétrica ou não”, alerta.

Para a audiência pública serão convidados representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Procon local, prefeitura, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Copel, operadoras de telefonia e de empresas de internet.

Melhorias

Sidnei Jardim também apresentou indicações para que a prefeitura de Campo Mourão providencie a execução de diversas melhorias nos bairros da cidade. Por exemplo: substituição de luminárias queimadas nas seguintes vias públicas: Pioneiro Alfeu Teodoro de Oliveira (jardim Cidade Nova), Pica Pau (conjunto habitacional Milton Luiz Pereira), Lourival Borba (jardim Isabel), Guilherme Nalmann (jardim Bandeirantes, Pioneiro Antonio Minikoski (jardim Maria Barletta), Guarani (jardim Lar Paraná), Chafic Bader Maluf (jardim Country Club), Germano Francisco Rodolfo Bathke (jardim Santa Cruz), Prefeito Devete de Paula Xavier (centro), Jorge Walter (centro), Interventor Manoel Ribas (centro), Turquesa (jardim Tropical I), Ponta Grossa (jardim Tropical II), Prefeito Dr. Horácio Amaral (jardim Santa Cruz) e Dom Bosco (jardim Lar Paraná).