Autismo: Indicação para garantir benefícios

por adm publicado 30/07/2018 16h48, última modificação 30/07/2018 16h48

Indicação Legislativa para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe projeto de lei a Câmara Municipal reconhecendo o transtorno do espectro do autismo como deficiência foi apresentado pelo vereador Edson Battilani (PPS). O objetivo é assegurar que os portadores da deficiência aproveitem os direitos sociais garantidos pela Lei Orgânica e a legislação ordinária de Campo Mourão.

“A iniciativa objetiva assegurar direitos que o Município concede a outros deficientes em sua legislação ordinária e na Lei Orgânica”, explica Battilani. Ele destaca ainda a importância da identificação precoce da doença pelos pais e responsáveis “buscando o auxílio imediato do poder público, amparando a dignidade da pessoa humana, para efeitos, em conjunto com a cidadania”, acentua.

Na justificativa da Indicação Legislativa, o vereador enfatiza que pesquisas apontam que quanto antes há o tratamento para crianças com risco do Transtorno do Espectro do Autismo, como uma especialidade específica, maiores as chances de haver o desenvolvimento funcional e alguns especialistas arriscam-se a falar até em cura.

O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento. Ou seja, algo que faz parte da constituição do indivíduo e afeta seu desenvolvimento, provoca alterações na interação social, na comunicação e no comportamento. Em geral, costuma manifestar-se até os três anos de idade e persiste durante a vida adulta. Entretanto, há outros distúrbios do desenvolvimento que se enquadram no perfil.