Benemérito: Francisco Claudino homenageado ao completar 50 anos de C. Mourão

por adm publicado 14/09/2017 09h19, última modificação 14/09/2017 09h19
Cerimônia teve a presença de autoridades do Piauí, parentes do homenageado
O primeiro ortopedista de Campo Mourão e sócio proprietário da Central Hospitalar, médico Francisco Fernandes Claudino, recebeu na noite desta sexta-feira (8/9) o Título de Cidadão Benemérito do Município, outorgado pelos Poderes Executivo e Legislativo. Embora a concessão da honraria oficial do Município tenha sido aprovada em 2003, a entrega do diploma comemorou também os 50 anos de atividades do médico na cidade.
A sessão solene da Câmara de Vereadores para a entrega do diploma a Francisco Claudino foi realizada nas dependências do Recanto do Criador (Parque de Exposição Getúlio Ferrari), com a presença de grande número de convidados. Entre os presentes, o senador Elmano Ferrer (do Piauí); do suplente de senador e irmão do homenageado, João Claudino (Piauí); e do ex-senador João Vicente Claudino (sobrinho de Francisco Claudino).
Doze - dos 13 atuais vereadores - participaram do evento, bem como boa parte dos vereadores que fizeram parte da legislatura que aprovou o projeto de resolução concedendo o título ao homenageado. Também participaram médicos e outros profissionais da saúde, representante do Poder Judiciário, lideranças empresariais e comunitárias, dirigentes de instituições e autoridades locais.
Coube aos vereadores Olivino Custódio e Miguel Batista Ribeiro conduzir Francisco Claudino a mesa principal. Após a execução do Hino Nacional e da leitura de um trecho bíblico, a Câmara Municipal prestou homenagens às autoridades vindas do Piauí. Na condição de autor do projeto de resolução que concedeu a honraria, o ex-vereador Luiz Carlos Kehl destacou a atuação do novo Cidadão Benemérito do Município, ressaltando a sua dedicação e empreendedorismo. Ao final, agradeceu por tudo que o médico Francisco Claudino fez e continua fazendo por Campo Mourão e a região.
O prefeito Tauillo Tezelli enfatizou que o homenageado radicou-se na cidade com cerca de 30 anos e praticamente dedicou toda a sua vida a Campo Mourão. Também acentuou que enquanto muitos hospitais fechavam as portas na cidade e em outros municípios, Francisco Claudino continuou a investir, a ampliar seu hospital, sempre prestando relevantes serviços a toda a comunidade. Ao finalizar, Tezelli enfatizou que os mourãoenses têm muito a agradecer ao homenageado e ressaltou que recentemente a Central Hospitalar passou também a realizar cirurgias cardíacas, que era uma antiga aspiração de todo o Vale do Piquirivaí.
Também as autoridades vindas do Piauí usaram da palavra para manifestar a satisfação de participar da cerimônia. Revelaram-se surpresos com Campo Mourão e enalteceram Francisco Claudino pela dedicação a medicina. Já o vereador professor Cícero Pereira de Souza prestou homenagem ao novo Cidadão Benemérito e aos visitantes apresentando um cordel.
Após receber o diploma de Cidadão Benemérito de Campo Mourão, das mãos do ex-vereador Luiz Carlos Kehl e do prefeito Tauillo Tezelli, Francisco Claudino falou sobre sua vinda para Campo Mourão, das dificuldades enfrentadas nessas cinco décadas de atuação e a implantação da Central Hospitalar. Também agradeceu o apoio recebido dos profissionais de saúde e todos os demais funcionários, enaltecendo o apoio da família.
A sessão solene foi encerrada com um breve pronunciamento do presidente da Câmara de Vereadores, Edson Battilani, além da execução do Hino de Campo Mourão.