C. Mourão: Cidadania Honorária para José Elmo Alvarez Linhares

por adm publicado 04/09/2017 16h05, última modificação 04/09/2017 16h05
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza sessão solene no dia 9 de junho para fazer a entrega de Título de Cidadania Honorária do Município a José Elmo Alvarez Linhares. Com início marcado para às 19 horas, a cerimônia vai acontecer no plenário do Poder Legislativo.

A outorga da principal honraria do Município ao advogado, agricultor e vice-prefeito de Campo Mourão na gestão 1989-1992 é resultado de projeto de resolução apresentado pelo vereador Edoel Rocha em abril de 2012. Outros nove vereadores da legislatura 2009-2012 subscreveram o projeto: José Pochapski, Isidoro Moraes, Nelita Piacentini, José Roberto Voidelo, Sidnei Jardim, Saul Sachettti, Eraldo Teodoro de Oliveira, Helton Borges e Ademir Franco de Lima.

Na mensagem justificativa do projeto que concedeu o título, Edoel Rocha destaca que o homenageado, ao longo da vida, sempre contribuiu para o desenvolvimento de Campo Mourão. Também acentua que na atividade de advogado, Elmo Linhares “é um exemplo para toda a sociedade”, acentua.

Homenageado

Elmo Linhares nasceu em Nonoaí (Rio Grande do Sul) em 24 de abril de 1944. Radicou-se em Campo Mourão no ano de 1972, depois de se formar em Direito pela Universidade Federal do Paraná e de se casar com a também advogada Márcia Maria Queiroz Linhares (procuradora autárquica federal aposentada), filha de Armando Queiroz de Moraes (que residiu em Campo Mourão, deputado estadual por três mandatos pelo Vale do Piquirivai, presidente da Assembleia Legislativa, chefe da Casa Civil no governo de Jaime Canet e conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado).

Por duas vezes, o novo cidadão honorário assumiu interinamente a chefia do executivo mourãoense (em uma dessas vezes, sancionou a lei que instituiu o Carneiro no Buraco como prato típico de Campo Mourão e criou a festa nacional da iguaria, em atendimento a pleito da extinta Confraria Boca Maldita). Em setembro de 1980 recebeu moção da Câmara Municipal parabenizando-o pelo brilhante desempenho frente à administração municipal.

Depois de participar da criação e implantação da Secretaria de Indústria e Comércio na estrutura administrativa da prefeitura de Campo Mourão, assumiu a chefia do órgão e implantou o Programa de Expansão da Economia Urbana. Pelo trabalho realizado frente ao órgão foi agraciado em 1990 com diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Rotary Gralha Azul. Também recebeu moção de aplauso do Poder Legislativo Municipal, onde é destacado o seu trabalho “... sempre incansável na adoção de medidas e iniciativas que induzem e possibilitem o crescimento da cidade de Campo Mourão e da região”.

Seu vasto currículo aponta ainda que foi o coordenador da campanha “Sou Campo Mourão de Coração”, ganhadora do prêmio Top de Marketing, da ADVB. Por três vezes foi o Procurador Jurídico do Município, em duas gestões presidiu a Fundescam (fundação mantenedora da faculdade e do Colégio Agrícola) e também foi coordenador geral do Governo Municipal.

Outros cargos ocupados e funções desempenhadas por Elmo Linhares: presidente da Associação dos Advogados de Campo Mourão e Peabiru, presidente do Diretório Municipal do PMDB (três vezes), secretário da Associação Comercial e Industrial – Acicam (foi o presidente da comissão pró-construção da sede própria da entidade), professor titular das cadeiras de Direito Administrativo e Teoria Geral do Estado do curso de Administração da Fecilcam, presidente da Companhia de Desenvolvimento, Urbanização e Saneamento (Codusa), presidente da Associação Nacional dos Concessionários SLC, membro do Conselho da Associação Brasileira dos Distribuidores de Veículos Automotores (Abrave/Fenabrave), membro do Conselho de Administração do Banco do Estado do Paraná (Banestado).

Quando a Câmara de Vereadores aprovou a outorga do Título de Cidadania Honorária, Elmo Linhares era presidente do Hospital Regional Santa Casa. Pelo desempenho no cargo recebeu diploma de Honra ao Mérito e votos de congratulações concedidos pelo Rotary Campo Mourão e a Assembleia Legislativa do Paraná.

O homenageado também atuou na área empresaria,, foi líder estudantil e aos 17 anos escreveu o livro “Lágrimas de Herói”. Na mensagem justificativa do projeto que outorgou a honraria, o vereador Edoel Rocha acentua: “Entre tantas atividades que exerceu sempre trabalho com respeito ao próximo, lealdade, mas principalmente com amor. Isso faz a grande diferença”, finaliza.