C. Mourão: Propostos novos programas

por adm publicado 04/09/2017 11h26, última modificação 04/09/2017 11h26
Proposta contemplam as áreas da saúde e prevenção à violência e o uso de drogas
A criação e implantação do Programa Municipal de Saúde Vocal do Professor da Rede Municipal de Ensino de Campo Mourão foi proposta ao prefeito Tauillo Tezelli pela vereadora Nelita Piacentini (PR) através de indicação legislativa apresentada no Poder Legislativo.
De acordo com a minuta do projeto de lei para a criação do programa deverão ser realizados exames médicos e fonoaudiólogos em todos os profissionais da educação, com a finalidade de detectar eventuais indícios de alterações vocais ou outras patologias. Também deverão ser realizadas oficinas de saúde vocal e auditiva, palestras e outras ações de promoção da saúde vocal, além de cursos semestrais de capacitação, adequação do processo de trabalho para reduzir o esforço vocal com o desenvolvimento de tecnologias.
A proposta estabelece ainda a garantia de atendimento médico e fonoaudiológico para reabilitação. "Alterações vocais podem causar sérios danos na conduta vocal do professor, prejudicando também o aluno em sua aprendizagem, em função da dificuldade de compreensão da mensagem falada", observa a vereadora.
Prevenção
Nelita Piacentini também apresentou indicação legislativa que propõem a criação de programa de pais para prevenção a violência e ao uso e abuso de drogas, através da educação familiar. Outra indicação legislativa de autoria da vereadora é para que a prefeitura de Campo Mourão institua o Programa Saúde do Homem, com atividades físicas, recreativas, sociais e culturais.