C. Mourão: Titulo de Cidadão Honorário foi entregue a Iran Brzezinski

por adm publicado 05/09/2017 15h21, última modificação 05/09/2017 15h21
Honraria foi entregue no dia do aniversário do homenageado

  Foi marcada pela presença de autoridades e de lideranças da comunidade a sessão solene da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, realizada na noite de sábado (26/8), para a entrega do Título de Cidadão Honorário do Município ao advogado Iran Roberto Brzezinski. O plenário do Poder Legislativo ficou praticamente lotado e a homenagem contou com a presença, inclusive, do ex-senador Osmar Dias.

   Todos os oradores que fizeram uso da tribuna destacaram a dedicação, competência, dinamismo e a conduta ilibada que marcou a passagem do homenageado à frente de vários órgãos e instituições estaduais e federais. Também foram unanimes ao enaltecer sua atuação como advogado e a sua ativa participação junto a sociedade, através de diversas instituições.

   Iran Roberto Brzeinski foi conduzido a mesa principal pelos vereadores Luiz Alfredo e Jadir Soares - Pepita. Em seguida, o vereador Roberto Cruz Mendes - Cabo Cruz fez a leitura de um trecho bíblico. A solenidade prosseguiu com o pronunciamento do vereador e advogado Edoel Rocha, autor do projeto de resolução que concedeu a honraria.

   A entrega do diploma de Cidadão Honorário de Campo Mourão foi entregue a Iran Roberto Brzezinski pelo vereador Edoel Rocha e o procurador geral do Município, advogado Robervani Pierin do Prado, que representou o prefeito Tauillo Tezelli.

   Na sequência discursaram: o juiz Ruiz Antônio Cruz (que representou o Poder Judiciário), o ex-senador Osmar Dias e o procurador geral do Município, Robervani Pierin do Prado.

   O novo Cidadão Honorário de Campo Mourão discursou em seguida. Ele acentuou que sua família deixou a cidade de Mallet para radicar-se em Campo Mourão quando tinha apenas quatro anos. Também falou sobre a atuação do seu pai - Roberto Brzezinski - na região em desbravamento até ser eleito prefeito. Há apenas 10 dias da eleição para a eleição de seu sucessor, Roberto Brzezinski faleceu em acidente automobilístico próximo a Engenheiro Beltrão, junto com o candidato que apoiava: Harrison José Borges.

   O novo cidadão honorário também discorreu sobre a sua passagem no comando de órgãos estaduais e federais e agradeceu a homenagem recebida. Fez ainda questão de registrar a presença de colegas advogados que se formaram junto na Universidade Federal do Paraná.

   O encerramento da sessão foi com o pronunciamento do presidente da Câmara de Vereadores, Edson Battilani, além da execução do Hino de Campo Mourão.

 

O homenageado

 

   Em sua infância e adolescência, Roberto Brzezinski estudou no grupo escolar Marechal Rondon (quando funcionava onde hoje é a prefeitura) e no ginásio de Campo Mourão (na época, próximo ao estádio municipal). O científico cursou no Colégio Estadual do Paraná (em Curitiba).

   Em 1966 ele ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Também chegou a ingressar na Faculdade de Sociologia, Política e Administração Pública, do Bom Jesus, porém não concluiu o curso porque teve que trabalhar para garantir seu sustento. Durante o curso de Direito fez vários cursos de extensão e, em 1982, foi aos Estados Unidos para estudar o Sistema Prisional, Meio Ambiente e Tráfico Internacional, na Universidade de New York.

   Após trabalhar um período no escritório de advocacia do irmão, Francisco Irineu Brzezinski (in memoriam), montou o seu próprio escritório e casou-se com a professora Iara Maria Doré Brzezinski. Eles têm três filhos, que residem em Curitiba: Roberto Brzezinski Netto (advogado especialista em Direito Processual Penal e Direito Penal Econômico), Rodrigo Doré Brzezinski (médico endocrinologista) e Isadora Doré Brzezinski (arquiteta e urbanista).

Atuação

   Iran Roberto Brzezinski presidiu a Associação dos Advogados de Campo Mourão e Peabiru. A frente da entidade teve participação decisiva na mobilização pela conquista de novas varas para a comarca de Campo Mourão e também para a construção do atual fórum da justiça estadual. Esteve ainda à frente da instalação da Subseção da Ordem dos Advogados (OAB) e foi o seu primeiro presidente.

   Em 1985, a convite do senador Álvaro Dias (então presidente estadual do PMDB) assumiu o cargo de superintendente do IAPAS (Instituto de Administração Financeira da Previdência Social). Era para colaborar por seis meses e acabou permanecendo por 10 anos. Foi nesse período que aconteceu a construção do prédio da Previdência Social em Campo Mourão.

   Com a eleição de Álvaro Dias para o governo do estado, foi convidado e assumiu a presidência do Instituto de Terras, Cartografia e Florestas (ITCF). Posteriormente acumulou o cargo de secretário de Assuntos Fundiários (Reforma Agrária). Presidiu ainda a Banestado Reflorestadora (BANF). Em 1995 retomou a advocacia em Campo Mourão.