Caçamba Social em Campo Mourão

por adm publicado 21/12/2017 14h53, última modificação 21/12/2017 14h53

Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita indicação legislativa de autoria do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL) que propõe a instituição do programa Caçamba Social. O objetivo é instalar e disponibilizar caçambas metálicas em áreas públicas, por meio de parceria com empresas privadas, para que a população faça o descarte regular de lixo e entulhos.

O autor da proposição justifica que a iniciativa vai contribuir com a higiene e limpeza pública no Município. Mas destaca que a medida contribuirá, sobretudo, no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti “uma vez que o percentual de infestação do mosquito da dengue está quatro vezes acima da média do índice tolerado pelo Ministério da Saúde”, alerta. Ele explica que o índice tolerado pelo órgão federal é de 1 por cento e a média atual dos bairros de Campo Mourão chega a 4,23 por cento.

A minuta do projeto de lei para a implantação do programa observa que trata-se de uma ação em caráter social e que as caçambas devem ser colocadas em bairros carentes, em pontos estratégicos, denominados de EcoPontos, determinados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. O órgão, de acordo com a minuta do projeto, fica responsável pela orientação, fiscalização e o gerenciamentos dos EcoPontos.

O vereador Cabo Cruz salienta que a falta de locais específicos para o despejo de materiais de construção e objetos como móveis quebrados e tantos outros é sentida por toda a população de Campo Mourão, gerando constantes reclamações e reivindicações, principalmente nas redes sociais.

“Somando-se à ausência dos pontos de descarte, há a falta de educação e cidadania de várias pessoas que jogam irregularmente entulhos e os mais variados objetos (sofás, cadeiras, mesas, vasos sanitários, bancos, etc.) em fundos de vale, ás margens de rodovias e estradas rurais, em terrenos baldios e até mesmo em canteiros na área central”, desabafa o vereador.