Cães e gatos podem ser castrados até a próxima quarta-feira (08)

por Dirceu Portugal publicado 07/07/2020 12h36, última modificação 07/07/2020 12h36

Termina amanhã, quarta-feira (08), a castração de cães e gatos, uma ação coordenada pela vereadora Elvira Schen - parceria entre a Protetores de Animais Independentes, o município e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável.

A castração, que começou no último domingo (05), termina amanhã, na quarta-feira (08) e está sendo realizada na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA).

Nesta etapa serão castrados gratuitamente 550 animais, previamente cadastrados no dia 17 de junho. A castração visa atender animais de proprietários com comprovação de renda de até três salários mínimos, controlando a população de cães e gatos e a prevenção de zoonoses.

“É uma grande iniciativa do Governo do Estado para melhorar a saúde dos animais e das pessoas que convivem com eles”, lembrou o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes. “É importante frisar que os serviços veterinários se encaixam como atividades essenciais”, disse.

A castração é realizada numa unidade móvel com a participação de 19 profissionais e 12 voluntários. “A intenção é realizar mais uma etapa ainda este ano. O ideal seria castrar de 1.500 a 2.000 animais por ano”, contou Elvira Schen.

Segundo ela, das 550 vagas abertas para os três dias de ações, todas foram preenchidas em minutos. “Tivemos de ampliar em mais um dia a castração, pois as vagas foram preenchidas em poucas horas. Estamos articulando para realizar novas ações”.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.