Câmara aprova Comissão para acompanhar intervenção na Santa Casa de CM

por Dirceu Portugal publicado 12/03/2024 17h31, última modificação 12/03/2024 17h31

Os vereadores da Casa Legislativa de Campo Mourão aprovaram – por unanimidade - nesta terça-feira (12), durante a sessão ordinária, um requerimento de urgência, de autoria do parlamentar Marcio Berbet, sugerindo a criação de uma Comissão Especial para acompanhar a intervenção na Santa Casa.

O documento, com o pedido da criação da Comissão Especial, será encaminhado para análise do departamento jurídico do Legislativo e depois, os líderes de bancada irão definir os vereadores participantes da Comissão. “A princípio será composta por pelo menos três parlamentares, escolhidos na forma regimental. A Comissão especial é importante, porque nos dá uma condição de trabalhar de forma mais organizada e estruturada, visando uma resposta a sociedade, cumprindo desta forma a vereança”, destacou Berbet.

Segundo ele, o grupo terá por objetivo, fiscalizar, orientar e manifestar sobre os assuntos relacionados a Saúde. “A Comissão irá analisar os valores destinados ao município e forma de repasse para Santa Casa, analisar o critério de destinação, fiscalizar o andamento orçamentário, analisar os processos licitatórios para contratação de empresas, buscar informações sobre o número de pacientes, critérios de seleção e qualidade dos serviços prestados, formas de contratos com médicos, além de solicitar relatórios trimestral dos atendimentos, gastos e receitas no período de intervenção”.

Na sessão da última segunda-feira (11), os parlamentares aprovaram por unanimidade, o decreto municipal de intervenção na Santa Casa. “Na segunda votamos o referendo que é de extrema importância para a Santa Casa, tendo em vista que o hospital atende moradores de Campo Mourão e da região da COMCAM”, lembrou Berbet.

O vereador e Líder de governo na Casa de Leis, Escrivão Parma, destacou a importância da Comissão. “O Poder Legislativo é muito cobrado em relação a Santa Casa e quanto mais atuarmos frente ao hospital, mais daremos respaldo a população que nos elegeu. Como líder de governo, tenho interesse em fazer parte dessa Comissão”, disse.

A vereadora, Procuradora da Mulher e presidente da Comissão de Saúde, Educação e Segurança Pública, Naiany Hruschka Salvadori, comentou a importância da criação da Comissão. “No início do mandato, formamos uma Comissão para analisar a situação do hospital com a falta de serviços prestados à população, e foi graças ao trabalho da Comissão que conseguimos levantar muitas informações que nos deram respaldo para levar denúncias ao Ministério Público. É essencial a abertura desta Comissão”, disse.