Câmara aprova Projeto de Lei denominando Estrada Tropeiro João Mateus Tavares

por Dirceu Portugal publicado 30/05/2023 16h22, última modificação 30/05/2023 16h22

Os 13 parlamentares da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade - na última sessão ordinária da Casa de Leis - um projeto de Lei, de autoria do vereador Olivino Custódio, que denominou a Estrada Tropeiro João Matheus Tavares, a rodovia que tem início no Km 07 da BR-487 (Estrada Boiadeira) até o Km 06 da BR -282, que conecta Campo Mourão a Farol.

De acordo com o autor do Projeto de Lei, a denominação foi dada para homenagear um pioneiro que se dedicou pela cidade. “João Matheus Tavares nasceu em Campo Mourão em 1907. Seus pais desbravaram essas terras, vindos de Guarapuava, em 1903. João Matheus Tavares casou com Eugênia Maria Ferreira com quem teve 10 filhos. Ele foi Juiz de Paz e vereador na primeira Legislatura no município de Araruna. Por iniciativa própria doou as terras para construção da Igreja e do cemitério, que resultou na formação da Comunidade de São Benedito, onde viveu toda sua vida”.

Olivino Custódio, contou que as histórias contadas pelos netos sobre o avô mostravam que ele foi pioneiro em tocar tropas de burros e porcos na região. “Com isso abriu trincheiras rumo a Estrada Boiadeira, que após alguns anos se tornou a Estrada do São Benedito”.