Câmara aprova projeto de Lei reconhecendo "esports" ou "eSports" como modalidade esportiva

por Dirceu Portugal publicado 21/08/2023 11h26, última modificação 21/08/2023 11h26

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram na última sessão ordinária, o projeto de autoria do parlamentar, Márcio Berbet reconhecendo a prática eletrônica denominada "esports" ou "eSports" como modalidade esportiva em todo o município.

A prática ocorre em uma plataforma digital e envolve dois ou mais competidores ou equipes, em partidas online ou presenciais sincrônicas e montadas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência com recursos das tecnologias da informação e comunicação ou outra tecnologia similar, com a mesma finalidade. “É um conceito relativamente novo, mas o jogo competitivo sempre esteve presente. O primeiro torneio de vídeo games ocorreu há mais de 45 anos na Universidade de Stanford”, comentou Berbet.

A prática esportiva, de acordo com o projeto, tem os seguintes objetivos; a inclusão e acessibilidade a todos os interessados pela modalidade esportiva, o desenvolvimento intelectual e cultural dos competidores, fortalecendo o raciocínio e habilidade motora de seus praticantes, além de propiciar a prática esportiva educativa, levando os jogadores a se entender como adversários e não como inimigos, na origem do jogo justo (fair play), para a construção de identidades, baseada no respeito, na valorização da boa convivência, cidadania, diversão e aprendizagem para os praticantes da modalidade sejam crianças, adolescentes ou adultos.

O crescimento dos "esports" tem sido acelerado. Os patrocinadores levaram os torneios de pequenos salões para grandes centros de convenções e fizeram dos jogos uma lucrativa escolha de carreira. A última peça do quebra-cabeça foi o surgimento da transmissão ao vivo através de plataformas como o Twitch, permitindo que jogadores em todo o mundo conseguissem uma renda estável sem ter que viajar e ganhar dinheiro em torneios.

O autor do projeto lembra que no Brasil mais de 7,8 milhões de pessoas acompanham o setor e 11,4 milhões de brasileiros jogam competitivamente. “O país é líder na América Latina e o 3º maior do mundo nos jogos eletrônicos, atrás apenas dos EUA e China. O esporte eletrônico "esports" necessita do reconhecimento por parte do Ministério do Esporte”, diz.

Berbet acredita que o reconhecimento no município atribui uma série de benefícios e garantias que o poder público, atuando como fomentador de uma modalidade e sua disseminação nos termos constitucionais do esporte como benefício para a sociedade.