Câmara aprova projeto do Colar de Girassol

por Dirceu Portugal publicado 21/03/2022 16h25, última modificação 21/03/2022 16h32

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade - em primeiro turno de discussão e votação - nesta segunda-feira (21) em sessão ordinária, o projeto de Lei 07/2022, de autoria do vereador Tio Leco, que estabelece o uso do Colar de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas, em Campo Mourão.

São classificadas por doenças ocultas, o autismo, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa, fobias relacionadas a voos e a síndrome de Tourette, transtorno neuropsiquiátrico caracterizado por tiques súbitos e repetitivos, em geral motores (como piscar e contrair os músculos da face). Em alguns casos, os tiques se manifestam através de gritos, palavrões ou gestos considerados inadequados. As principais características dessas deficiências estão relacionadas à interação social, comunicação (verbal e não verbal), comportamentos restritivos e destemperos emocionais.

De acordo com o vereador, autor da proposta aprovada, a ideia e a iniciativa da apresentação projeto partiu de uma moradora de Campo Mourão, portadora da Síndrome de Tourette, doença rara e sem cura, mas que tem tratamento. “A moradora conta que começou a desenvolver os primeiros sintomas aos 14 anos em 2004, mas só conseguiu diagnostico em 2019 aos 29 anos, depois de diversas tentativas infelizes a diversos médicos, fazendo tratamentos errôneos, até encontrar finalmente seu diagnostico. Hoje faz uso de medicamentos adequados para amenizar as crises”.

Tio Leco conta, que a moradora busca inclusão, respeito e compreensão social e para isso quer alcançar o máximo de pessoas, com informações sobre a Síndrome de Tourrette. “O Cordão existe para facilitar a identificação das pessoas que tem alguma doença oculta”, disse.

Segundo ele, é importante o uso do Cordão Girassol para pessoas com deficiência ocultas. “O Cordão tem como principal objetivo auxiliar a identificação de pessoas com deficiências ocultas em estabelecimentos. Ele é composto por uma faixa estreita verde e estampada com figuras de girassóis para sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado a indivíduos com deficiências. Quando uma pessoa com o Cordão Girassol é identificada, as equipes de atendimento devem priorizar a assistência a essa pessoa”.

Para o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), o projeto aprovado vai beneficiar as pessoas com deficiências ocultas. “O projeto é de fundamental importância para dar mais tranquilidade e segurança às pessoas com deficiências ocultas”, comentou.