Câmara aprova R$ 41,8 milhões e mudança de horário das sessões

por Dirceu Portugal publicado 13/10/2021 10h45, última modificação 13/10/2021 16h45

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão, aprovaram na manhã desta quarta-feira (13), em primeiro turno de discussão e votação, os três projetos de Lei – de autoria do Poder Executivo – e um projeto de Resolução, de autoria da Mesa Executiva do Poder Legislativo.

Com a aprovação dos projetos, o Executivo poderá contratar operação de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 41,8 milhões.

Os recursos provenientes do empréstimo, segundo o projeto, serão utilizados na elaboração de estudos e projetos; obras civis; no terminal rodoviário municipal, Estanislau Gurginski, na construção do Centro de Inovação e Tecnologia, na Praça do Fórum, na revitalização do ginásio de esportes Valternei de Oliveira, na revitalização da Escola do Trabalho, no aeroporto municipal Geraldo Guia de Aquino e no cemitério São Judas Tadeu.

“Esses recursos são bem vindos. Acredito que o poder público irá olhar com mais carinho para o São Judas Tadeu, onde estão nossos entes queridos e que com frequência precisa de manutenções”, disse o vereador Paulo Pilatte.

O presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita), também lembrou a responsabilidade dos moradores nos cuidados com a cidade. “Os moradores precisam colaborar com a manutenção dos túmulos, muitos estão abandonados pelas famílias. O poder público não consegue atender sozinho, a demanda da cidade. Nos vereadores cobramos do prefeito e dos secretários, mas a população precisa ajudar”, enfatizou.

O dinheiro proveniente do empréstimo também será investido em obras na Rua Afonso Germano Hruschka, na ponte, do prolongamento da Avenida das Torres, na Avenida João Batista Salvadori, na Rua Lauro de Souza, na pavimentação asfáltica, no recape, no micro revestimento, no tratamento superficial duplo em estradas rurais, no anti-pó na comunidade São Benedito e na mobilidade urbana.

“Sempre estamos pedindo por obras que beneficiam os moradores, principalmente no Lar Paraná. Parabéns aos vereadores sempre empenhados no bem estar da cidade”, lembraram os vereadores Tio Leco e Toninho Machado.

O vereador Miltinho Cidade Nova acredita que os recursos de R$ 41,8 milhões irão responder aos anseios da população. “A cobrança da população está nesses recursos que serão transformadas em obras e consequentemente em melhorias aos moradores”.

Para o vereador Escrivão Parma - líder de governo na Câmara - a boa gestão administrativa faz a diferença em um município. “Apoio a gestão administrativa, modelo desenvolvido pelo prefeito, Tauillo Tezelli, que vai transformar a cidade em um canteiro de obras”, comentou.

Mudança de horário – Outro projeto aprovado em sessão extraordinária, na manhã desta quarta-feira (13), alterou o horário das sessões ordinárias - realizadas a cada 15 dias – das 19 horas para às 09 horas. O novo horário começa a valer para as próximas sessões, no dia 18. “A Câmara fará economia realizando as sessões no período da manhã. Não iremos gastar com horas extras, com energia elétrica e ainda teremos toda a estrutura do Legislativo à disposição da sessão", comentou Pepita.

O vereador Paulo Pilatte afirmou que a economia justifica a alteração do horário das sessões. “O fato de fazer economia aos cofres públicos, justifica a economia”.

Edilson Martins frisou a falta de tempo das pessoas. “Nem todos tem disposição de horário para estar na Câmara às 19 horas e nem mesmo, assistir pelo Youtube. No novo horário, às 09 horas, quem tem interesse e um radinho no serviço, poderá acompanhar o debate enquanto trabalha”, disse.

Os projetos aprovados nesta quarta-feira (13), em sessão extraordinária, serão apreciados em segundo turno de discussão e votação na manhã da próxima quinta-feira (14).