Câmara aprova Setembro Lilás para beneficiar terceira idade em CM

por Dirceu Portugal publicado 09/03/2022 16h34, última modificação 09/03/2022 16h34

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, aprovaram - por unanimidade - na última sessão ordinária, o projeto de Lei 03/22 de autoria do Poder Executivo, que institui a campanha Setembro Lilás, que irá ajudar nos cuidados com a Saúde da terceira idade em Campo Mourão.

O projeto foi encaminhado pela prefeitura à Câmara para análise e aprovação dos vereadores, após um pedido - via Indicação Legislativa - de autoria do parlamentar Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano).  “Em atendimento à Indicação Legislativa 1417/2021, de autoria do Vereador Sidney Ronaldo Ribeiro, encaminhamos para apreciação o projeto de Lei que Institui a Campanha Setembro Lilás em prol da saúde do idoso no Município de Campo Mourão”, diz a justificativa do Executivo.

Na Indicação Legislativa, Tucano, justificou o pedido do envio do projeto a Câmara, pois segundo ele, o objetivo era instituir no município a Campanha Setembro Lilás em prol da saúde dos idosos, promovendo ações à população da terceira idade. De acordo com dados levantados pelo parlamentar, no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campo Mourão conta com cerca de 96.102 mil habitantes, sendo que 11,2% são pessoas com mais de 60 anos que merecem atenção especial.

Pelo projeto aprovado pela Câmara, durante a Campanha Setembro Lilás serão desenvolvidas ações de prevenção de doenças, promoção à saúde direcionada a melhoria da qualidade de vida dos idosos e conscientização da sociedade para questões referentes à saúde física e mental dos idosos. “Considerando que 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Idoso e a cor lilás representa e simboliza respeito e dignidade, a Campanha instituída pelo projeto será uma forma de cuidado e respeito com a população da terceira idade, em Campo Mourão”, disse Tucano.

Após aprovado pela Câmara, o projeto segue para ser sancionado pelo prefeito Tauillo Tezelli.