Câmara: Aprovada a transferência de feriado e criação do Codecam

por adm publicado 26/10/2017 11h03, última modificação 26/10/2017 11h03
Transferência do feriado de 10 de outubro e criação do Codecam aprovados nas últimas sessões.
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou nesta semana a transferência do feriado do aniversário do município (10 de outubro) para a segunda feira seguinte e também a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam). Oriundos do Poder Executivo, os projetos foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes as sessões desta segunda e terça-feira.

A criação do Codecam é resultado de ampla discussão que movimentou a sociedade organizada local. A Associação Comercial e Industrial (Acicam) e outras entidades empresariais, além de clubes de serviços e várias outras instituições, participaram da mobilização coordenada pelo projeto Tâmara – Educação para a Cidadania, liderado pelo Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul.
Dirigentes e técnicos de órgãos semelhantes ao Codecam existentes em outras cidades estiveram em Campo Mourão para discorrer sobre o trabalho realizado e os resultados alcançados. O projeto aprovado especifica que o conselho tem caráter deliberativo e consultivo para formular, propor, promover e fazer executar políticas de desenvolvimento econômico.

O Codecam terá um Conselho Pleno, Mesa Diretora e Câmaras Temáticas Permanentes e Temporárias. Um espaço para a instalação do órgão já foi cedido pela Associação Comercial e Industrial (Acicam)..

Feriado

A transferência do feriado de 10 de outubro era uma antiga reivindicação da Acicam e de outras entidades empresariais do Município. Evitar que o comércio local feche em dois dias na mesma semana é a intenção. A situação era agravada pelo feriado municipal acontecer na antevéspera do Dia das Crianças, uma das principais datas especiais do ano para o comércio.
A partir de 2018, o feriado do aniversário do Município será na segunda feira subsequente a data (sempre que não coincidir com o domingo da semana em que se comemora o Dia da Padroeira do Brasil - 12 de outubro).