CM fará economia de R$ 300 mil mês após Câmara assinar R$ 16 milhões em LED

por Dirceu Portugal publicado 10/03/2023 15h30, última modificação 10/03/2023 15h38

Economia de cerca de R$ 300 mil por mês, eficiência na iluminação pública e retorno do investimento em cerca de dois anos. Esses foram os pontos principais abordados durante a assinatura do contrato com a empresa que irá substituir a iluminação pública por lâmpadas de Led, em Campo Mourão.

A assinatura do contrato foi feita na manhã desta sexta-feira (10), pelo prefeito Tauillo Tezelli, pelo presidente da Câmara Edilson Martins e pelos vereadores Olivino Custódio, Bina, Toninho Machado, Elvira Lima e Escrivão Parma (líder de governo na Câmara). O investimento será de R$ 16 milhões, deverá ser implantado em 26 etapas e deve durar cerca de 32 meses.

Em um primeiro momento, a troca vai iniciar pelas avenidas João Bento, Armelindo Trombini e Pedro Viriato, atravessando a cidade. Pelo estudo realizado, a implantação de luminárias de Led garante uma economia de 60 a 70 por cento no consumo.

“Parabenizo o prefeito pelo projeto, uma demanda antiga. Desde o início do primeiro mandato estamos conversando com pessoas envolvidas nesse projeto da substituição das lâmpadas tradicionais pelas de Led. Diariamente os vereadores fazem contatos com servidores da prefeitura por conta dos inúmeros pedidos de troca de lâmpadas queimadas. Às vezes um único contribuinte nos procura mais de três vezes por semana para trocar a mesma lâmpada queimada. A cidade vai ficar ainda melhor e mais iluminada com essa importante substituição”, comentou o presidente da Câmara Edilson Martins.

O sistema de iluminação pública de Led é um dos requisitos iniciais para a cidade passar para o patamar de smart city (cidade inteligente). Com a substituição das lâmpadas tradicionais de vapor de sódio, a iluminação pública torna-se a porta de entrada para sistemas inteligentes nas cidades.

“A administração municipal elencou como urgente políticas que incluam a gestão eficiente da iluminação pública, com medida eficaz, economicamente mais viável e ambientalmente mais responsável”, sintetizou o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Ireno dos Reis Pereira.