Câmara de CM participa de reunião emergencial após atentado em Blumenau (SC)

por Dirceu Portugal publicado 05/04/2023 17h56, última modificação 05/04/2023 17h56

O presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, participou na tarde desta quarta-feira (05), de uma reunião emergencial no gabinete do prefeito Tauillo Tezelli para tratar da segurança nas escolas municipais de Campo Mourão.

Para tratar do assunto foram convocados, os comandantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, o delegado da Polícia Civil, a secretária de Educação e coordenadores do município.

A reunião emergencial foi marcada após o atentado em uma creche em Blumenau (SC), na manhã desta quarta-feira (05), quando um homem de 25 anos invadiu o estabelecimento de ensino particular, matou quatro crianças e feriu outras cinco, utilizando uma machadinha. As crianças mortas tinham entre 4 e 7 anos, sendo dois meninos de 4 anos, um de 5 e uma menina de 7 anos.

No momento do ataque de fúria, a escola abrigava 40 crianças.  Após cometer os crimes, o agressor se apresentou a Policia Militar e foi preso. Segundo a Polícia, ele não tinha ligações com a creche, sofreu um surto psicótico, pulou o muro e atacou as crianças com golpes na cabeça.

“A Câmara e os vereadores também estão muito preocupados com todos esses acontecimentos. Estamos à disposição das ações emergenciais que forem definidas pela prefeitura e pelas forças de segurança. Hoje a Casa de Leis conta com dois parlamentares Escrivão Parma e Subtenente Macedo com grande experiência em segurança pública e junto aos demais vereadores estão dispostos a fazer o melhor pela população”, enfatizou o presidente do Legislativo.

A secretária de Educação, Tania Caetano, lembrou que após tomar conhecimento do atentado em Santa Catarina, alertou novamente os diretores das escolas a ficarem ainda mais atentos. “Nossas 44 escolas que atendem cerca de 11 mil alunos, possuem câmeras, mas mesmo assim todos os responsáveis pelas escolas foram orientados a ficar ainda mais alerta. Caso percebam a presença de pessoas estranhas, tem de ligar para Polícia Militar, imediatamente. Vamos estar tomando outras ações para proteger ainda mais nossos alunos”, disse.

O Comandante da Policia Militar lembrou que haverá aumento de efetivo e de rondas próximas às escolas de Campo Mourão. “Serão realizadas rondas ostensivas próximas a todas as escolas. Importante orientar pais e moradores para que em caso de pessoas suspeitas próximas aos estabelecimentos de ensino, comunicar urgente a polícia, através do 190”, lembrou.

Em maio de 2021, um homem de 18 anos invadiu a creche Aquarela, na cidade de Saudades (SC), e assassinou três crianças e duas funcionárias com facadas. Ele foi preso e aguarda julgamento.

No fim de março, em São Paulo, um aluno de 13 anos atacou diversas pessoas com uma faca no interior de uma escola estadual. Uma professora e outras quatro pessoas ficaram feridas, entre elas, três professoras e um aluno.