Câmara de CM participa de reunião sobre contagem populacional

por Dirceu Portugal publicado 07/12/2022 18h11, última modificação 07/12/2022 18h11

O presidente e a vice-presidente do Legislativo de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita) e a vereadora Naiany Hruschka Salvadori, participaram nesta quarta-feira (07), de uma reunião com o prefeito Tauillo Tezelli e com o coordenador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcos Vinicius Vicente, que apresentou números preliminares do censo de 2022.

Das residências visitadas pelos recenseadores em 2,5 mil não foram encontrados moradores nas várias tentativas realizadas pelos pesquisadores do IBGE. Em outras 514 os moradores se recusaram a atender e responder o rápido questionário.

De acordo com ele, o trabalho de coleta termina no próximo dia 18 de dezembro. Por isso uma ‘força-tarefa’ será realizada no próximo fim de semana para tentar encontrar os moradores ausentes.

Em Campo Mourão o IBGE disponibiliza ainda um número de telefone com aplicativo WhatsApp  (99181-0346) para atender ligação de quem ainda não respondeu o Censo. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

“Os dados corretos sobre os números de habitantes são importante para o município, pois é com base no número de habitantes que o governo federal repassa os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)”, explicou o coordenador do IBGE.

O último Censo Demográfico foi realizado em 2010 e contabilizou uma população de 87.194 habitantes em Campo Mourão. A nova contagem que deveria ter sido realizada em 2015 foi cancelada pelo governo federal em razão de corte de verbas.

“É extremamente importante que os moradores de Campo Mourão recebam e respondam o questionário rápido dos recenseadores. Todos serão beneficiados”, comentaram os parlamentares.