Câmara de CM recebe equipe técnica da Sanepar

por Dirceu Portugal publicado 29/08/2023 16h04, última modificação 29/08/2023 16h04

O presidente da Câmara, Edilson Martins e os parlamentares Bina, Miltinho Cidade Nova, Escrivão Parma, Toninho Machado, Marcio Berbet e Tio Leco receberam nesta terça-feira (29), o Coordenador Comercial da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Marcos Melniski, o Técnico do Setor de Planejamento, Sergio Vicente e o Gestor de Atendimento, Maikon Furtado.

A equipe técnica da empresa pública de saneamento apresentou aos vereadores dois programas, um social e outro com caráter ambiental; Tarifa social e Fatura digital.

O programa Tarifa social foi implantado pela companhia com o propósito de beneficiar as pessoas de baixa renda, através da tarifa residencial diferenciada. Para ter direito ao benefício, as pessoas devem seguir algumas exigências da Sanepar; imóveis com áreas construídas de até 70 m² (setenta metros quadrados), para fins residenciais.

O consumo mensal deve ser de até 10m³/mês e para as famílias com mais de quatro pessoas e consumo superior a 10m³/mês, deverá ser considerado o consumo de até 2,5m³/mês por residente no imóvel. A renda da família residente no imóvel deve ser de até ½ salário mínimo por pessoa ou de até dois salários mínimos (federal) para imóveis com até quatro ocupantes, vigente na data de solicitação do benefício.

Para realizar o cadastramento ou o recadastramento no benefício, é necessário apresentar ou enviar os seguintes documentos: Conta mensal de serviços de água e esgoto da Sanepar; IPTU atual do imóvel, documento de autorização da prefeitura ou de autoridade superior;

Do(s) morador (es): RG, CPF ou certidão de nascimento para menores de 18 anos;
Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Caso não possua comprovante de renda, o cliente deve apresentar documento comprobatório de serviços autônomos expedido por associação de moradores ou clubes de serviços, onde é necessário constar a renda recebida, e em anexo, cópia da Ata da nomeação do presidente da entidade.

Se o usuário estiver cadastrado em algum benefício do Governo Federal, Estadual ou Municipal deverá ser apresentado o último extrato contendo o valor recebido. O cadastramento terá validade de 24 meses, podendo ser renovado por igual período mediante comprovação documental e atendimento aos critérios.

A equipe da Sanepar também apresentou um programa voltado à consciência ambiental. Os dados da sua conta de água/esgoto e serviços estão disponíveis também em formato digital. O cliente tem a possibilidade de receber a conta por e-mail e/ou no aplicativo Sanepar Mobile.

Para fazer adesão, é necessário fazer a atualização do aplicativo Sanepar Mobile para ter disponível a nova funcionalidade e também, confirmar as informações cadastrais e registrar um e-mail para recebimento da Fatura Digital.

O cliente pode realizar a adesão da Fatura Digital em todas as matrículas vinculadas ao seu CPF/CNPJ, individualmente.