Câmara debate qualidade do ensino escolar em audiência Pública

por Dirceu Portugal publicado 15/03/2023 08h45, última modificação 15/03/2023 08h55

A Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública da Câmara de Campo Mourão, preside na manhã desta quarta-feira (15), a audiência pública para tratar da qualidade do ensino escolar “IDEB” no município.

A Comissão formada pelos parlamentares Naiany Hruschka Salvadori (Presidente), Claudemir Macedo de Souza e Paulo Cesar Pilatte convidou para o debate, o prefeito Tauillo Tezelli, a secretária de Educação, Tânia Aparecida Caetano Pinto Silveira, diretores da rede de ensino municipal, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão – CODECAM, Fernando Yukio Mizote, a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, e Clubes de Serviços de Campo Mourão.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

“A composição do (IDEB) é calculada como a média dos resultados padronizados do Saeb de português e matemática, multiplicados pela taxa de aprovação do Censo Escolar, e conforme o site “Edu”1, o município aplicou as notas regulares para 1ª a 5ª, já de 6ª a 9ª as notas foi abaixo da media. Neste sentido, a audiência visa esclarecer a população quais as caminhos o município de Campo Mourão pode trilar para melhorarmos a educação municipal, e também debater Politicas Públicas de desenvolvimento Escolar nos próximos IDEB”, explicou Berbet.