Câmara entrega voto de louvor a PM contra Novo Cangaço

por Dirceu Portugal publicado 04/11/2022 11h39, última modificação 04/11/2022 11h39

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão, Naiany Hruschka Salvadori, Miltinho Cidade Nova, Olivino Custódio, Edilson Martins, Escrivão Parma, Paulo Pilatte, Toninho Machado, Tico Leco e Bina entregaram ao comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel, Adauto Nascimento Giraldes Almeida, um voto de louvor, pelas ações durante a simulação de um ataque aos bancos pela quadrilha denominada ‘novo cangaço’. A homenagem foi proposta pelos vereadores Edilson Martins, Escrivão Parma e Subtenente Macedo.

Toda a ação - com uso de bombas, tiros de festim e bloqueios das principais avenidas do centro da cidade, onde estão localizados bancos, possíveis alvos da quadrilha, envolveu ‘bandidos’ e policiais e teve início às 23 horas do último dia 22 de setembro, se estendendo durante toda a madrugada.

As quadrilhas denominadas “novo cangaço”, são grupos criminosos fortemente armados que preferem atacar instituições que guardam dinheiro em cidades pequenas onde as forças de segurança não tem poderio bélico para enfrentar bandos fortemente armados.

O ‘novo cangaço’ está cada vez mais ousado, atacando com armamento pesado, usando, inclusive, reféns como escudos humanos para dificultar a ação policial.

A última ação da quadrilha instalou um clima de guerra e aterrorizou o município de Guarapuava, na Região Central do Paraná, deixando um morador e dois policiais feridos, em abril deste ano.

O bando, em oito veículos sendo cinco blindados, tentou assaltar uma empresa de valores, mas fugiu sem levar o dinheiro. A Secretaria de Segurança Pública acredita que o ‘novo cangaço’ contou com pelo menos 30 homens fortemente armados - com fuzis e duas armas ponto 50 – além de equipados com mochilas de mantimentos, com kits de primeiros socorros e capacetes balísticos.

“O voto de louvor é uma homenagem pelo excelente trabalho de prevenção e preparação da PM de Campo Mourão na simulação”, lembraram os vereadores Edilson Martins, Escrivão Parma e Subtenente Macedo.

Após a homenagem, os parlamentares também participaram da entrega de duas novas viaturas para o trabalho dos policiais militares, em Campo Mourão.